You are on page 1of 5

Administrao da Produo: Tipos de Sistemas de Produo Renato Hallal 1

TIPOS DE SISTEMAS DE PRODUO. Objetivos desta aula: Apresentar os tipos de sistema de produo. Sumrio Classificao tradicional. Sistema de produo contnua. Sistema de produo intermitente. Sistema de grandes projetos. Classificao schroeder. Sistema orientado para estoque. Sistema orientado para encomenda. Tipos de sistema de produo
(Relacionar esta aula com o modelo input-transformao-output, ver artigo sistema de produo)

Cada empresa adota um sistema de produo para realizar suas operaes e produzir seus produtos/servios da melhor maneira possvel, garantindo com isso sua eficincia e eficcia (CHIAVENATO, 1991, pg.13). Segundo Chiavenato (1991), sistema de produo a maneira pelo qual a empresa organiza seus rgos e realiza suas operaes de produo, adotando uma interdependncia lgica entre todas as etapas do processo produtivo, desde o momento em que os materiais saem do almoxarifado at chegarem ao depsito como produtos acabados. Dependendo do tipo de operao (volume ou variedade) de produo, podemos ter diferentes tipos de sistemas de produo. Deste modo sero apresentados dois tipos de classificao para os sistemas de produo: a Classificao Tradicional e a Classificao Cruzada de Schroeder (MOREIRA, 2000). 1) Classificao Tradicional A classificao tradicional leva em considerao o fluxo do produto para determinar os tipos de sistemas de produo. Dentre eles, temos: a) Sistema de produo contnua ou fluxo em linha. Consideraes: Os produtos so padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa seqncia prevista; Apresenta uma seqncia linear para se fazer o produto; Deve haver balanceamento das etapas para que as mais lentas no retardem a velocidade do processo.
Administrao da Produo: Tipos de Sistemas de Produo Renato Hallal 2

Este tipo de sistema pode ser dividido em dois tipos: a1) Sistema de produo em massa Caractersticas: Fabricao em larga escala de poucos produtos, com grau de diferenciao relativamente pequeno (ou seja, padronizado, pouqussima flexibilidade). Exemplos: automveis, geladeiras, foges, aparelhos de ar condicionados (bens durveis), abate de aves, gado, etc. a2) Sistema de produo propriamente continua. Caractersticas: Alta eficincia (devido ao fato de haver a substituio do homem pela mquina, sendo eficientemente utilizados); Produtos totalmente padronizados; No h flexibilidade no sistema; Processo altamente automatizado (conectado por tubulaes, por exemplo);

Operrios existem apenas para manuteno e movimentao; Grandes volumes de produo. Exemplos: indstrias siderrgicas (ao), papel, qumica, etc. b) Sistema de produo intermitente ou em lote (batch) o sistema de produo utilizado por empresas que produzem quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Essa quantidade limitada denominada lote de produo. Cada lote de produo dimensionado para atender a um determinado volume de vendas previsto para um determinado perodo de tempo. Terminado um lote de produo a empresa inicia outro lote, e assim por diante. Cada lote recebe uma identificao, sendo um nmero ou um cdigo. Caractersticas: O produto flui de forma irregular, de um centro de trabalho a outro; A produo feita em lote (apresenta uma mdia variedade de produtos na produo); Os equipamentos so genricos, ou seja, os equipamentos permitem adaptaes, deste modo, exige uma mo de obra mais especializada; Apresenta uma relativa ineficincia, devido perda de tempo na calibragem das mquinas; Flexvel (consegue atender a variedade de produtos requeridos pelo mercado). O sistema de produo intermitente utilizado por indstrias txteis (produz de acordo com a moda, por exemplo: roupas), moveleiras, embalagens, alimentos industrializados (milho, por exemplo), sapatos, entre outras.
Administrao da Produo: Tipos de Sistemas de Produo Renato Hallal 3

c) Sistema de produo de grandes projetos. O sistema de produo de grandes projetos tem como finalidade o atendimento de uma necessidade especfica do cliente, com todas as suas atividades voltadas para essa meta. Caractersticas: No h fluxo do produto; Cada projeto um produto nico (ou poucas quantidades); Produo em altssima variedade; Mo de obra intensiva (por exemplo, na fabricao de um avio: necessitam de eletricista, soldador, pintor, mecnico, etc.); Alta flexibilidade. O sistema de produo de grandes projetos utilizado por fabricantes de avies, navios edifcios, usinas hidroeltricas, etc. Os trs sistemas de produo esto resumidamente representados na figura 1 abaixo:
Figura 1: Tipos de sistemas de Produo. Fonte: MOREIRA (2000).

2) Classificao Cruzada de Schroeder Este modelo de classificao, devido a Schroeder (1981), busca completar a classificao tradicional, podendo atender um maior nmero de casos prticos. A classificao cruzada d-se ao longo de duas dimenses. De um lado, temos a dimenso fluxo do produto (j apresentada na classificao tradicional), do outro, temos a dimenso por tipo de atendimento ao consumidor, que podem ser divididos em: Sistema orientado para estoque (make to stock - MTS) Sistema orientado para encomenda (make to order - MTO)
Projeto Lote Massa Contnuo Baixo Volume Alto Baixa Alta

Variedade Sistema de Produo de Grandes Projetos Sistema de Produo Intermitente Sistema de Produo Contnua Administrao da Produo: Tipos de Sistemas de Produo Renato Hallal 4

O sistema orientado para estoque oferece servio rpido (atendimento ao consumidor); no entanto a flexibilidade do cliente na escolha do produto evidentemente menor que no caso de um sistema orientado para encomenda. No sistema orientado para estoque, o estoque criado antes da demanda e usado para atender as necessidades dessa demanda ou para suavizar as necessidades de capacidade segundo o que foi determinado pelo planejamento de produo. J no processo orientado para encomenda as operaes so ligadas a um cliente em particular, com o qual se discute o preo e o prazo de entrega da mercadoria em questo. Na classificao cruzada, os exemplos devem ao mesmo tempo atender aos requisitos das duas dimenses (fluxo do produto e atendimento ao cliente), veja tabela 1:
Tabela 1: Classificao Cruzada de Schroeder: Exemplos. Orientado para estoque (Make to stock) Orientado para encomenda (Make to order) Sistema de Produo Contnua Fbrica de automveis; Fbrica de papel; Siderrgicas, etc. Veculos especiais; Eletricidade; Gs, etc. Sistema de Produo Intermitente Fbrica de Mveis; Restaurante Fast Food; Etc. Mveis sob encomenda; Restaurante; Etc. Sistema de produo de grandes projetos Arte para exposio; Casas pr-fabricadas; Etc. Edifcios; Navios; Avies, etc. Fonte: MOREIRA (2000).

Vale ressaltar que, a produo continua esta mais voltada a sistema orientado para estoque (MTS), enquanto a produo por projeto tipicamente orientada para encomenda (MTO) e a produo intermitente, leva tanto a um, como a outro sistema (veja Figura 2).
Figura 2: Classificao Cruzada de Schroeder X Classificao Tradicional Fonte: Elaborado pelo autor.
Projeto Lote Massa Contnuo Baixo Volume Alto Baixa Alta Variedade Sistema de Produo de Grandes Projetos

Sistema de Produo Intermitente Sistema de Produo Contnua Tipo de poltica de ordem de fabricao (OF) MTO MTS Administrao da Produo: Tipos de Sistemas de Produo Renato Hallal 5

OBS IMPORTANTE: interessante que ao final desta aula, o aluno leia o capitulo 1 do TUBINO (2007). O autor faz uma classificao dos tipos de sistemas de produo associando-os com o planejamento e controle da produo (PCP). Critrios competitivos da produo Definem-se prioridades competitivas como sendo um conjunto consistente de critrios que a empresa tem de valorizar para competir no mercado. Ou seja, em funo das competncias internas da empresa, ou seja, do tipo de mercado que ela quer atuar, do grau de concorrncia deste mercado e do tipo de produto que ela produz, a empresa ter de escolher entre algumas prioridades competitivas, aproveitando, de tal forma, os seus recursos, capacidades e oportunidades de mercado com o intuito de se tornar competitiva. Observa-se, ento, que dependendo dos recursos humanos, tecnolgicos e da observao das necessidades dos clientes, devem-se definir os critrios competitivos mais adequados e estruturar a funo produo, da melhor maneira possvel, para que ela seja capaz de dar suporte a esta escolha (NETO et. al. 2003). Segundo TUBINO (2006) durante muito tempo a prioridade competitiva da funo produo foi busca incessante da eficincia. Porm, atualmente, verifica-se que esta no mais a nica prioridade do setor e que, dependendo do mercado e do desejo do cliente, outras podero ser mais valorizadas. Dentre os critrios competitivos da produo (critrios de desempenho ou objetivos de desempenho) destacam-se: custo, qualidade, confiabilidade, rapidez e flexibilidade. Outros livros destacam-se a inovao e a tica social. Qualidade: produzir bens/servios com desempenho de qualidade mais alto do que a concorrncia; Rapidez e Confiabilidade: ter confiabilidade e velocidade nos prazos de entrega dos bens/servios melhores que a concorrncia; Flexibilidade: ser capaz de reagir de forma rpida a eventos repentinos e inesperados; Custo: produzir bens/servios a um custo mais baixo do que a concorrncia; Inovao: ser capaz de anteciparem-se as necessidades dos consumidores; tica social: produzir bens/servios respeitando a tica nos negcios e a sociedade em geral. Exemplo: respeitar as leis ambientais. Exemplo: Fbrica de automveis Qualidade (reduz custo eliminando defeitos, aumenta a confiabilidade) Todos os componentes so fabricados conforme as especificaes; A montagem atende as especificaes; O produto atraente e sem defeito. Rapidez (reduz custo pois rapidez minimiza estoque, reduz risco fazendo previso)
Administrao da Produo: Tipos de Sistemas de Produo Renato Hallal 6

O tempo entre o pedido de um carro encaminhado por um revendedor e sua entrega ao consumidor mnimo; O tempo de espera na assistncia tcnica mnimo. Confiabilidade (reduz custo evita cancelamento de pedido, reduz tempo tudo programado) Entrega dos veculos aos revendedores no tempo previsto;

Entrega de peas de reposio aos centros de servios no tempo previsto. Flexibilidade (agiliza tempo troca de produto na produo e conseqentemente melhora o custo por ser mais rpido, aumenta a confiabilidade ou seja, o cliente pode exigir que a fbrica corresponda as suas necessidades, por exemplo: fazer carro com turbina). Introduo de novos modelos; Habilidade de se ajustar ao nmero de veculos fabricados. Custo Custo de materiais, funcionrios e tecnologia. Vale ressaltar que, cada um dos critrios citados acima afeta o critrio custo (SLACK et. al. 2008, captulo 2, pgina 83). Referencias Bibliogrficas MOREIRA, D. A. Administrao da produo e operaes. 5. ed. So Paulo: Pioneira, 2000. SLACK, N; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administrao da produo. So Paulo: Atlas, 2008. TUBINO, D. F. Planejamento e Controle da Produo: Teoria e Prtica. So Paulo: Atlas, 2007. TUBINO, D. F. Manual de planejamento e controle da produo. So Paulo: Atlas, 2006. NETO, Jos de Paula Barros; FENSTERSEIFER, Jaime Evaldo; FORMOSO, Carlos Torre. Os critrios competitivos da produo: um estudo exploratrio na construo de edificaes. RAC. Nmero 1. Volume 7. 2003.

You might also like