You are on page 1of 5

EM BUSCA DA PERFEIO Isaas 58 Rev.

Alcenir Oliveira 20 de janeiro de 2012 O ser humano tem uma grande facilidade de se adaptar e se arraigar, ou agarrar, ao seu modus operandi, sua maneira de fazer e de viver as coisas. A isso ele associa seu habitat, ou o meio ambiente fsico em que vive, suas atividades, as pessoas com que se relaciona e as emooes e sentimentos envolvidos nesse contexto. Isso gera uma grande zona de conforto. Quando necessrio fazer alguma readaptao, correo de alguns aspectos ou mudana as resistncias so muito grandes. H algumas perguntas desafiadoras para ns nos dias de hoje. Gostariamos de ter Paz duradoura? Gostariamos de ter um corao que transborda de amor? Gostariamos de ter aquele tipo de f que v tudo at as nossas falhas e perdas luz do direcionamento de Deus para o bem? Gostariamos de ter aquele tipo de esperana que permanence grande, mesmo em circunstncias totalmente desencorajadoras? Essas so perguntas extradas do Livro Maravilhoso e Bom Deus (The Good and Beautiful God), de James Bryan Smith. Entretanto, so perguntas que mexem com os anseios de quem deseja mudar sua vida, mudar sua atitude. frustrante notar que, embora muitas pessoas desejam responder a essas perguntas na prtica, mudando sua vontade, por fora prpria, no conseguem. Depois de anos tentando, elas levam a vida crist em um desespero silencioso de frustrao, desejando mudar, mas esto certos que no conseguiro e ento passam a admitir sua impotncia de fazer alguma coisa e ficam resignados, ou seja, aceitam a situao como algo que no vai mudar e que tm que viver assim. Nem tentam mais;

adotam o complexo de Gabriela eu nasci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim e vou morrer assim .... Veja o comentrio que o autor do livro nos deixou. Ele diz o seguinte por muito tempo eu tentei, orei, implorei a Deus para mudar e ser um homem como Jesus prega no sermo do monte. Algum que ama os inimigos. Mas quando eu olhava para dentro de mim, eu descobria que no s no amava os meus inimigos, como tambm no amava alguns dos meus prprios amigos. Quando Jesus Cristo fala de uma transformao pessoal pelo novo nascimento atravs do Esprito Santo, Ele no est dizendo que pelo poder de nossa vontade, de nossa iniciativa prpria, do nosso querer ser diferentes e melhores, vamos nos tornar pessoas boas, caridosas, espirituais, sensveis ao sofrimento do prximo, sensveis ao trabalho que precisa ser feito no Reino de Deus em atendimento ao chamado e envio de Jesus Cristo at aos confins do mundo. Paz, amor, f e esperana no so se adquire no supermercado, no shopping, academia de ginstica, na loja online, ou lendo livro de auto-ajuda. Fora de vontade no ajuda a mudar, diz J. B Smith. No adianta fazer exerccios de vontade, aplicar princpios orientais de controle da vontade, ler os livros mais indicados para mudar a vontade porque ela no vai mudar. H trs influenciadores de nossa vontade, diz ele: a mente, o corpo e a sociedade. Em primeiro lugar, os pensamentos que geramos, as coisas que passam pela nossa mente, geram emoes que levam a tomar decises a respeito, porque tudo que h no mundo, a concupiscncia da carne, a concupiscncia dos olhos e a soberba da vida, no procede do Pai, mas procede do mundo.1 joo 2:16. Miquias diz que a a mente

deturpada e corrompida pelo pecado funciona assim: ... nas suas camas, intentam a iniqidade e maquinam o mal; luz da alva o praticam, porque est no poder da sua mo!. Miq 2:1. Em segundo lugar, quando temos sede ou fome o corpo envia mensagem da necessidade ao crebro que vai despertar nossa vontade para conseguir comida e gua. Esse um exemplo de necessidades primrias, essenciais, mas funciona da mesma forma com todas as necessidades do corpo, embora a maioria das funes do nosso corpo funcionam independentes de nossa vontade. Em terceiro lugar, a vontade influenciada pelo contexto social, ou seja, pelas pessoas com quem nos relacionamos, e o que acontece na sociedade. O Salmo 1 diz que O homem que no anda no conselho dos mpios, no se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores feliz e vencedor. A vontade no independente. Ela recebe comando da mente que interpreta as mensagens que recebe do corpo e do contexto social. O egosmo, por exemplo, uma atitude que est muito relacionada com a vontade. A pessoa bombardeada por necessidades que se aguam, mesmo estando satisfeitas, antecipando o seu grito de socorro; a pessoa influenciada tambm pelo comportamento daqueles que vivem ao seu redor, em conforto, luxo e status. Os seus sentidos enviam tudo isso, atravs de mensagens, para a mente que vai processar e comandar a vontade para ir em busca. Isaas demonstra que o povo servia a Deus por interesse prprio, para satisfazer seu prprio egsmo, quando diz: Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos prprios interesses e exigis que se faa todo o vosso trabalho.

4Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho inquo; jejuando assim como hoje, no se far ouvir a vossa voz no alto. Isa 58:3b-4. H uma doena chamada compra compulsiva. Lembro do comentrio de algum sobre uma pessoa que iniciou um negcio e j nos primeiros resultados adquiriu o melhor e mais caro carro de servio, se envolvendo em grande dvida, mesmo ainda no perodo experimental do seu comrcio. Os compradores compulsivos so pessoas, cujas necessidades fsicas, psicolgicas e sociais so facilmente aguadas, enviando mensagens mente que desperta a vontade e assim fazem compras irracionalmente; so movidas pelas emoes. Isaas leva ao povo uma mensagem de Deus a respeito disso. A respeito do receber, do ter, do prosperar, do viver para si. O povo orava, clamava, jejuava para que houvesse properidade, para que Deus provesse para eles bens materiais para alimentar seu luxo, seu egosmo, enquanto o prximo, o estrangeiro, as vivas, os desamparados no recebiam ateno. Isaas 58:6-13. O exemplo vivo disso Jesus Cristo. Aquele a quem o autor do livro referido acima quer ser imitador meu desejo praticar o que Jesus manda. Porm o Apstolo Paulo em Glatas d o exemplo de quem j domou sua vontade quando diz que j morri para o mundo, j morri para os desejos da carne, j morri para as influncias do contexto social, j fui crucificado com Cristo e morri. Agora no sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Gl 2:19-20 Na nossa caminhada rumo plenitude de Cristo, h algumas iniciativas que somos chamados a tomar, com a ajuda e encorajamento do Esprito Santo.

Em primeiro lugar, devemos cuidar devemos comear a alimentar, encher a nossa mente com mensagens que, se colocadas na prtica vo contribuir para a nossa mudana como pessoa na comunidade, na sociedade, no mundo e na igreja. Em segundo lugar, procurar entender como aqueles que levam uma vida material e espiritual abundante fazem para se nutrirem e crescer cada vez mais em direo plenitude de Cristo. O ser humano tem tendncia a se comportar em semelhana ao comportamento daqueles que lhes transmitem positividade na maneira de ser, de ver e de fazer as coisas. Em terceiro lugar, importante compartilhar com outros que esto buscando o mesmo caminho para que suas experincias se completem, porque alguns so bem sucedidos em situaes em que outros fracassam. Finalmente, temos que necessariamente estar sob o encorajamento, ocomando, e a orientao soberana do Esprito Santo na nossa caminhada em direo a um aperfeioamento de nossa vida como pessoa, como filhos da famlia de Deus, como membros do Corpo de Cristo.

You might also like