You are on page 1of 20

A criana de 4 a 6 anos

Como a criana de 4 a 6 anos

Brinque: lendo histrias, cantando e desenhando.

A criana se comunica usando frases completas para dizer o que deseja e sente, dar opinies, escolher o que quer. A criana muito criativa, gosta de inventar histrias. A brincadeira de faz-de-conta ajuda a desenvolver o pensamento da criana, que agora se apia nas idias e palavras. Ela j capaz de imaginar alm do que est vendo. A famlia deve convidar a criana a contar suas histrias. Tem mais domnio sobre suas aes e movimentos, permanece mais tempo brincando em atividades que exigem ateno, como encaixe de pequenas peas, recorte, colagem, desenho. J sabe segurar lpis, gravetos e desenhar formas que parecem sol, bonecos, casas. Por meio do desenho, ela expressa o que v e o que sente.

Desenhar ajuda a criana a, mais tarde, aprender a ler e escrever. O pensamento e a linguaguem da criana esto tornando-se mais complexos. A criana expressase com mais clareza. Sua habilidade de ouvir e sua ateno aumentaram. Preste ateno: A famlia escuta o que a criana fala e lhe responde? Faz perguntas que promovam a curiosidade? Os pais do limites, com firmeza e sem violncia? A criana tem liberdade para brincar e movimentarse? A famlia ouve a opinio da criana?

A brincadeira de faz-de-conta ajuda a desenvolver o pensamento da criana.

01

A criana de 4 a 6 anos

O que a criana gosta de fazer?

Como a criana de 4 a 6 anos

01

Entre 4 e 6 anos, a criana gosta de: Falar e conversar. Brincar de faz-de-conta, inventar histrias, situaes e personagens. Desenhar. Agradar e brincar com adultos e de ser amada e apreciada por eles. A criana mostra que j tem opinio e vontade. Diz o que quer e o que no quer fazer. Sabe fazer escolhas.

Quando a criana inventa histrias, ela no est mentindo, est brincando de faz-de-conta.

A criana de 4 a 6 anos

Participao

Pais e filhos aprendem juntos.

A criana influenciada pelo que as outras pessoas pensam dela. Por isso, muito importante que a famlia ensine a criana a ter auto-estima. Assim, ela ser mais confiante, ir melhor na escola e ser capaz de lidar com os desafios que encontrar. A criana precisa participar da vida familiar. Ela gosta quando os adultos a convidam para fazer pequenas tarefas. A famlia deve encorajar a colaborao da criana e valorizar o que ela faz, mesmo que o resultado no tenha sido satisfatrio.

A criana aprende com a sua famlia a conhecer, valorizar e respeitar os hbitos, costumes e forma de ser de outras pessoas. A criana deve ser ouvida e sua opinio considerada. A opinio da criana precisa ser respeitada, sempre que possvel. Mostre para a famlia que importante ensinar para a criana seu prprio nome e sobrenome, o nome completo dos pais e seu endereo. Assim, se ela se perder, no vai ficar assustada e poder informar onde mora.

Toda famlia deseja que suas crianas tenham conhecimentos que lhes permitam conquistar uma vida digna.

02

A criana de 4 a 6 anos

Por que a criana deve participar da vida da famlia?

Participao

02

Vov, me ensina a fazer uma boneca?

A famlia fortalece a sobrevivncia, o crescimento, a proteo e a participao da criana. A criana aprende observando e participando das atividades dos adultos e das crianas mais velhas. Os adultos precisam ensinar a criana com pacincia. Os pais devem perguntar a opinio da criana. O que a criana pensa precisa ser respeitado. Assim como toda criana, a criana soropositiva tem direito a uma famlia.

A criana aprende e se desenvolve observando e fazendo junto com os adultos o que os outros fazem, at conseguir fazer as coisas sozinha.

A criana de 4 a 6 anos

Educao para a igualdade

A educao assegura uma vida de melhor qualidade! Participe.

A criana aprende com sua famlia o que ser menino e menina, homem e mulher. Menino e menina, homem e mulher, todos tm direitos iguais, na cidade ou no campo, sejam negros, brancos, amarelos ou indgenas, sejam gordos, magros, altos, baixos ou atarracados, sejam ricos ou pobres, tenham ou no alguma deficincia.

Se os adultos respeitam as diferenas entre os sexos, dividem tarefas e responsabilidades e entendem que todas as pessoas tm direitos iguais, a criana vai aprender que meninos e meninas so diferentes no corpo, mas iguais nos direitos. Assim como no mundo do adulto no existem tarefas especficas de homem ou de mulher, no mundo da criana no existem brincadeiras s de menino ou s de menina. A criana pode brincar do que quiser.

Meninos e meninas so diferentes no corpo e iguais nos direitos.

03

A criana de 4 a 6 anos

Como educar menino e menina?

Educao para a igualdade

03

Menino e menina so diferentes no corpo. A famlia precisa ensinar as crianas que essas diferenas devem ser respeitadas. Menino e menina, homem e mulher, todos tm direitos iguais, na cidade ou no campo, sejam negros, brancos, amarelos ou indgenas, sejam gordos, magros, altos, baixos ou atarracados, sejam ricos ou pobres, tenham ou no alguma deficincia.

A famlia que reconhece e respeita as diferenas cria seus filhos sem preconceitos, com liberdade e respeito.

A criana de 4 a 6 anos

Educao para a cidadania

A educao uma tarefa de todos! Participe.

A famlia precisa conversar e explicar para a criana tudo o que for preciso, em todos os momentos. Cada famlia estabelece suas regras e normas. Algumas podem ser negociadas, outras no. A famlia precisa deixar bem claro para a criana o que pode e o que no pode ser feito. Mostre para a famlia que importante manter relaes de igualdade, de respeito mtuo, de respeito s diferenas. importante procurar soluo pacfica para os conflitos, por meio do dilogo, da colaborao, da solidariedade. A diversidade fascina as crianas nesta idade. Esse o momento de lhes ensinar a importncia

da diversidade e da tolerncia em relao a outras pessoas que possam ser diferentes delas. Essa uma primeira lio de cidadania e uma grande oportunidade para construir as bases de uma vida sem preconceitos e para ensinar a criana a se relacionar com outras pessoas.
Ateno: Fica mais fcil para a criana entender e cumprir

o que foi combinado, quando ela sabe o que vai acontecer, se deixar de faz-lo. A criana precisa aprender que h limites, direitos e deveres que devem ser respeitados e seguidos por todos, na famlia e na comunidade.

As regras e normas que a criana aprende com a famlia so importantes para a sua vida na comunidade.

04

A criana de 4 a 6 anos

Por que educar a criana para a cidadania?

Educao para a cidadania

04

A criana precisa aprender que h limites, direitos e deveres que devem ser respeitados e seguidos por todos, na famlia e na comunidade. A famlia deve dizer, com firmeza, o que a criana pode e o que no pode fazer. Combinar e manter regras ajudam a criana a respeitar o direito das outras pessoas. A famlia precisa definir uma rotina para a criana, como, por exemplo, hora de ir para a escola, hora do almoo e jantar, hora do banho e hora de dormir.

A criana aprende com a famlia a exigir direitos, cumprir deveres e respeitar as diferenas.

A criana de 4 a 6 anos

A criana e a comunidade

Chegou o momento de participar. Vamos?

A criana deve participar da vida social e cultural do lugar onde vive. Assim, ela conhece as pessoas, seus trabalhos e como se divertem, e aprende, tambm, a valorizar hbitos, cultura e costumes da comunidade. A criana que ativa dentro da comunidade e respeitada por ela, tem um forte sentido de pertencimento, identidade e auto-estima. Na famlia, inicia-se o aprendizado bsico de como se estabelecem as relaes de respeito mtuo, solidariedade e responsabilidade.

Preste ateno:
Se a criana e a famlia tm oportunidade de participar de festas, teatro, cinema, circo e outras atividades culturais. Se existem na comunidade espaos onde as famlias possam se reunir. Se existem, na famlia, o medo e a discriminao das crianas, das mulheres, das pessoas mais idosas ou das que tm alguma deficincia.

Conviver com outras pessoas ajuda a criana a compreender e a respeitar as diferenas.

05

A criana de 4 a 6 anos

Por que a criana deve participar da vida da comunidade?

A criana e a comunidade

05

A criana aprende com as pessoas a sua volta e se desenvolve. Por isso, importante que ela participe da vida da famlia e da comunidade. Festas, danas, cultos religiosos, teatro, cinema, circo so atividades que ajudam a criana a conhecer e valorizar os costumes do lugar.

Todas as crianas tm direito convivncia familiar e comunitria.

Estatuto da Criana e do Adolescente, art. 4

A criana de 4 a 6 anos

Brinquedotecas e bibliotecas

Mergulhe num livro: voc vai gostar.

As crianas devem ter um espao comunitrio para brincar e compartilhar idias, desenvolver a imaginao e a aprendizagem. As brinquedotecas e bibliotecas comunitrias so espaos onde as crianas e suas famlias se encontram para brincar, ler, contar e ouvir histrias, e construir brinquedos.

Incentive a famlia a: Unir-se com outras famlias para exigir do governo brinquedotecas e bibliotecas para a comunidade. Reunir livros, revistas, brinquedos para realizar atividades com as crianas.

direito das famlias ter, no lugar onde moram, espaos pblicos para atividades culturais e de lazer.

06

A criana de 4 a 6 anos

Brinquedotecas e bibliotecas Onde a criana pode ler e brincar?

06

As bibliotecas e brinquedotecas so espaos destinados ao lazer e cultura. Na brinquedoteca, as crianas encontram-se para brincar, ouvir e contar histrias. Na biblioteca, as pessoas de todas as idades podem ver e ler livros, assistir a filmes e palestras, participar de cursos e oficinas.

As famlias unidas tm mais fora para exigir do governo a criao e manuteno de espaos culturais e de lazer na comunidade.

A criana de 4 a 6 anos

Pr-escola
Preste ateno:

O futuro de toda criana comea na famlia e na escola.

importante que, a partir de 4 anos de idade, a criana freqente a pr-escola. Na pr-escola, a criana tem oportunidade de: Conviver com outros adultos e crianas. Conhecer e aprender a respeitar regras diferentes daquelas que aprendeu com sua famlia. Aprender a compartilhar. Preparar-se para a alfabetizao. A pr-escola deve conhecer e respeitar os valores da famlia e da comunidade onde a criana vive.

Se a famlia participa e acompanha a vida da criana na pr-escola, verifica seus progressos, valoriza suas conquistas se ajuda a criana a superar as dificuldades.

Uma boa pr-escola deve ter:


Participao dos pais. Professores e outros profissionais preparados. Salas espaosas, arejadas e bem iluminadas. Espaos para refeies, repouso e higiene. Mveis leves e adequados ao tamanho das crianas. Locais para atividades ao ar livre. Materiais como lpis, tesoura, papel, cola, tintas, massa de modelar. Brinquedos, jogos, livros, revistas.

A pr-escola um direito da criana e da famlia e um dever do governo municipal.

07

A criana de 4 a 6 anos

importante para a criana freqentar

a pr-escola?

07

Na pr-escola, na comunidade e na famlia, ela brinca, desenha, ouve histrias, participa de jogos. A famlia deve perguntar e encorajar a criana a contar o que ela fez e aprendeu na pr-escola e na comunidade. importante a participao dos pais na pr-escola. A criana com deficincia tambm tem direito a freqentar a pr-escola.

Se possvel, importante que a criana freqente a pr-escola a partir dos 4 anos.

A criana de 4 a 6 anos

O desenvolvimento para a aprendizagem

Respeite e estimule a imaginao da criana.

Quando dada a oportunidade criana de explorar e interagir com o ambiente em que vive, ela torna-se um aprendiz ativo e confiante. Para facilitar o aprendizado da leitura e da escrita, oferea criana:

Jogos de encaixar, agrupar ou juntar, de alguma forma, figuras, blocos e botes. Jogos de adivinhao. Quebra-cabeas. Esses jogos ajudam a criana a aprender conceitos como iguais, diferentes, maior e menor. Ajudam, tambm, a desenvolver habilidades para a resoluo de problemas.

A pr-escola prepara a criana para, mais tarde, aprender a ler e escrever.

08

A criana de 4 a 6 anos

O desenvolvimento para a aprendizagem

Como promover o pensamento e a aprendizagem da criana?

08

Emoo e aprendizagem esto muito ligadas nessa idade. A criana aprende melhor quando ensinada pela pessoa com quem tem laos afetivos. Em vez de responder rapidamente uma pergunta da criana, desafie-a e pergunte: o que voc pensa sobre isso? ou como voc pensa que podemos fazer isso?

Se a famlia responde criana com mentira, est ensinando-a a mentir.

A criana de 4 a 6 anos

A criana e o movimento

Vamos crescer, produzir em harmonia com a natureza.

A criana est em constante movimento a maior parte do tempo. Isso ocorre porque a criana usa seu corpo para expressar pensamentos e emoes que ainda no consegue exprimir pela palavra. Movendo seu corpo, entende melhor muitas palavras e conceitos que so novos para ela. Por exemplo, se voc comea a falar sobre avies, a criana abre seus braos e voa em torno do espao. A criana precisa desenvolver a coordenao entre os olhos e as mos e a coordenao de movimentos finos, que permitiro o desenvolvimento de uma grande variedade de habilidades, incluindo a escrita, o desenho e a manipulao de pequenos objetos.

Nessa idade, a criana j consegue usar talheres, tesoura, escova de dente, pente. Essas tarefas simples ajudam a coordenar melhor os movimentos do corpo. A criana se expressa por gestos e movimentos do corpo. Participar de jogos cantados e brincadeiras com ritmo, danar, pular corda, correr, jogar bola e saltar ajudam a criana a conhecer e controlar melhor o corpo. A criana deve brincar em praas e parques, onde possa subir, descer, pular e correr. importante que algum da famlia reserve um tempo do dia para passar em companhia da criana.

Criana precisa de espao onde possa brincar e movimentar-se com liberdade e segurana.

09

A criana de 4 a 6 anos

Voc brinca com sua criana?

A criana e o movimento

09

Reserve um tempo por dia para conversar e brincar com a criana. A criana precisa movimentar-se, subir e descer, correr e pular. necessrio ter, nas comunidades, parques infantis que ofeream lazer com segurana. As brincadeiras ajudam a criana a desenvolver-se e melhoram o equilbrio e a sustentao do corpo.

Criana sadia comunica-se tambm pelos gestos e pelo movimento do corpo.

A criana de 4 a 6 anos

Curiosidade

Respeite e estimule a curiosidade da criana.

A criana tem necessidade de tocar o seu corpo e saber como o corpo das outras pessoas. Por isso, pergunta por que menina diferente de menino, como o beb entra na barriga da mame, por que os adultos tm plos no corpo, entre outras questes. comum que os adultos tenham dificuldade para responder todas as perguntas que a criana faz. No entanto, as perguntas devem ser respondidas de forma simples e sem mentira. A criana costuma tocar todas as partes do seu corpo, inclusive os genitais, sem malcia ou maldade. Isso natural e no deve ser visto como distrbio de comportamento. Por esse motivo, a criana no deve ser punida nem castigada.

A curiosidade estimula a criana a descobrir e entender as coisas. Ao desmontar um brinquedo, a criana no est querendo destru-lo. O que ela quer entender como ele e como funciona. importante que a famlia: Incentive a criana a descobrir coisas novas. Explique como so, para que servem e como funcionam as coisas. Mostre para a criana no que ela pode e no que no pode mexer, e explique-lhe o porqu.

Criana saudvel tem curiosidade em conhecer o prprio corpo e o corpo de outras pessoas.

10

A criana de 4 a 6 anos

Por que a criana faz tanta pergunta e como responder as perguntas dela?

Curiosidade

10

A criana quer conhecer seu corpo e faz muitas perguntas, como, por exemplo, por que meninos e meninas so diferentes, como os bebs nascem, como entram na barriga da me. A famlia deve responder as perguntas de forma simples e sem mentiras. Criana saudvel criativa e curiosa. Pergunta sobre tudo, desmonta brinquedos e objetos, mexe em todas as coisas, para descobrir como so e para que servem. A criana gosta de objetos para montar e desmontar, abrir e fechar, cortar, colar, colecionar.

Criana sadia criativa e curiosa, precisa de espao, brinquedos e objetos.

You might also like