You are on page 1of 2

O que Terapia Comportamental?

A Terapia Comportamental pode ser entendida como um processo de aprendizagem, qu e tem por objetivo auxiliar as pessoas na resoluoo de problemas e dificuldades da vida. Ela um espao para ampliar a auto-observao, trazendo conscincia uma parcela ma or daquilo que fazemos e, principalmente, das razes que nos levam a fazer o que f azemos. A Terapia Comportamental fundamenta-se na idia de que, ao promovermos nosso autoc onhecimento, possvel aumentar nossa capacidade para agirmos no mundo da maneira qu e queremos. Desta forma, podemos melhorar nossos pensamentos e sentimentos, em r elao ao mundo e a ns mesmos. importante lembrar que, embora algumas das causas dos nossos problemas possam es tar na nossa infncia, a compreenso das situaes pelas quais passamos ou que vivenciam os no cotidiano de nossos relacionamentos que pode fornecer a chave para as muda nas que desejamos ou que necessitamos. O que faz um Terapeuta Comportamental?

O terapeuta comportamental no um conselheiro e tambm no algum que apenas ouve e int rpreta aquilo que lhe contam: ele busca, junto com aquele que procura a ajuda ps icoteraptica, encontrar estratgias alternativas de ao, visando produzir mudanas efeti vas em sua vida. Buscando uma definio clara dos objetivos da psicoterapia para cada pessoa, cabe ao terapeuta comportamental abrir um leque de opes de conduta, auxiliando na anlise d as conseqncias positivas e negativas de cada uma e, ento, aceitar e colaborar na de ciso que a pessoa toma. A Terapia Comportamental uma forma de Anlise do Comportame nto aplicada aos diversos problemas da vida Espera-se encontrar na Terapia Comportamental uma ajuda fundamentada em conhecim entos aprofundados acerca do comportamento humano, que ultrapassem o senso comum . Nesse sentido, vale a pena tambm lembrar que a Terapia Comportamental se apia em um campo da Psicologia denominado Anlise do Comportamento, que estuda o comporta mento humano de uma maneira diferente daquela que se encontra na maioria dos liv ros de auto-ajuda ou em prticas msticas (como, por exemplo, Astrologia, Tar, Florai s de Bach, Reiki, Terapia de Vidas Passadas-TVP etc). Ao invs de seguir crenas, do gmas e o senso comum, a Anlise do Comportamento faz pesquisas criteriosas com bas e no mtodo cientfico e conta com pesquisadores academicamente conceituados em dive rsas Universidades ao redor do mundo inteiro. Quando procurar a ajuda da Terapia Comportamental? Muitas pessoas procuram a Terapia Comportamental em funo daquilo que esto sentindo, diante de problemas especficos (por exemplo, transtornos de ansiedade, depressoo , stress, problemas psicossoticos e sexuais) ou diante de problemas difusos (que e las no sabem especificar). Mas no h mal nenhum em pensar a Terapia Comportamental t ambm como uma importante fonte de auxlio, sempre que no nos percebemos capazes de l idar sozinhos com questes impostas pelas diferentes situaes da nossa vida. "Como as pessoas se sentem freqentemente to importante quanto o que elas fazem"

Esta frase, de um importante psiclogo do sculo XX (B. F. Skinner, 1904-1990), resu me muito do que est por trs da psicoterapia: a relao entre nossos sentimentos e noss as aes. Da mesma forma que j se comprovou haver relao entre a sade fsica e o bem-est psicolgico, j sabemos que no faz sentido nos preocuparmos com uma nica dimenso do ser humano. Somente com uma viso integrada de tudo aquilo que faz com que sejamos o que somos que poderemos encontrar o caminho para uma vida mais saudvel e mais fel iz.

You might also like