You are on page 1of 4

Aluno(a):__________________________________________________N:_______ Disciplina:SociologiaProf(a).:Henrique Data:_____deagostode2009 1SriedoEnsinoMdio Turma:_____Unidade:NovaIguau 01. Aimprensatornaseomecanismodedivulgaodasideiase,pormeiodapublicaodelivros,constri umclimadeliberdadeparaodebate.

ebate.Aspublicaesenvolvemtantoasobrasnovascomoasantigaseabrem espao para o aumento das tradues que vo requerer um conhecimento no s do latim, mas tambm do gregoedohebraico.Aspublicaesnaslnguaslocaisseampliamfacilitandooacessoinformao.Acincia seseculariza.
(RODRIGUES,A.E.;FALCON,F."Aformaodomundomoderno".RiodeJaneiro:Elsevier,2006.)

Exerc ciosde Reviso

Combasenotexto,corretoafirmar: (A) Umavezregistradaepblica,aculturaescritadominoutodaaEuropamedieval. (B) Olatimeraalinguagemdaculturacrist,ogregodaclssicaeohebraicodabblica. (C) Aimprensafoifundamentalparaodomniocristoempreendidoalmmar. (D) Ainformaoexcessivacindiuaculturamodernaemvriossistemasdepensamento. (E) Adivulgaodossaberesfoiincrementadaeaceleradamedianteapublicaodelivros. 02. NossculosXIVeXV,aItliafoiaregiomaisricaeinfluentedaEuropa.Issoocorreudevido (A) iniciativapioneiranabuscadocaminhomartimoparaasndias. (B) centralizaoprecocedopodermonrquiconessaregio. (C) ausnciacompletaderelaesfeudaisemtodooseuterritrio. (D) neutralidadedapennsulaitlicafrenteguerrageneralizadanaEuropa. (E) combinaodedesenvolvimentocomercialcompujanaartstica. 03. Mas no uma conduta extraordinria, e por assim dizer selvagem, ocorrer todo o povo a acusar o Senado em altos brados, e o Senado o povo, precipitandose os cidados pelas ruas, fechando as lojas e abandonando a cidade? A descrio apavora. Responderei, contudo, que cada Estado deve ter costumes prprios,pormeiodosquaisospopularespossamsatisfazersuaambio[...].Odesejoquesentemospovosde serlivresraramenteprejudicaaliberdadeporquenascedaopressooudotemordeseroprimido.[...]Sejamos, portanto,avarosdecrticasaogovernoromano:atentemosparaofatodequetudooquedemelhorproduziu estarepblicaprovmdeumaboacausa.Seostribunosdevemsuaorigemdesordem,estadesordemmerece encmios,poisopovo,destaforma,assegurouparticipaonogoverno.Eostribunosforamosguardiesdas liberdadesromanas.
(MAQUIAVEL,Nicolau."ComentriossobreaPrimeiraDcadadeTitoLvio".3ed.,Braslia:EditoradaUNB,1994,p.3132.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociedade renascentista, correto afirmar que o pensamentodeMaquiavel: (A) restabeleceu no Mundo Moderno as formas clssicas do pensamento poltico, especialmente as da Repblica romana, que garantiram os mecanismos de representao popular nas novas Repblicas em formaonaItliaenonortedaEuropa. (B) introduziu o conceito de desordem no pensamento renascentista para explicar os processos evolutivos dos Estados e das formas de governos possveis, baseandose na proposio do modelo republicano romanocomoidealparaosEstadosmodernos.

(C) recuperou os princpios romanos e, afirmando que os fins justificam os meios, forneceu para os movimentossociaisdaEraModernaumajustificativaparaserebelaremcontraatiraniaeaopresso,em nomedeumaboacausaquelegitimariaumgovernoautoritriodecarterpopular. (D) inspirouse nas formas clssicas, especialmente romanas, idealizandoas para afirmar que os conflitos entreospoderososeopovocontribuemparaaampliaodasliberdadesrepublicanasequeosmodos dessesconflitosdependemdoscostumespolticosdospovos. (E) pretendeu estabelecer o princpio republicano democrtico romano como conceito bsico da poltica moderna, afirmando que, para satisfazer suas aspiraes, legitimo que o povo se rebele e promova desordenscomafinalidadedemudaroregimepolticoeaorganizaodaproduoeconmica. 04. SobreoconjuntodeideiasquemarcouoRenascimentocorretoafirmarque: (A) a Renascena contribuiu para o reforo de valores humanistas em toda a Europa. A valorizao do Homem como medida para todas as coisas se tornou uma idia importante para os pensadores renascentistas. (B) as ideias dos pensadores renascentistas tornaramse populares, influenciando movimentos revolucionrios.EssesideaisseriamretomadosnosculoXIXpelossocialistas. (C) ospensadoresdoRenascimentorecuperaramidiasda Antiguidadeclssica,estandodeacordocomas orientaesreligiosasdaIgrejaRomana. (D) a Igreja Catlica, como principal compradora de obras de arte, se tornou uma defensora das ideias renascentistas. (E) comomovimentointelectual,oRenascimentoprovocouumarupturanaIgreja,divididaapartirdeento emIgrejaOrtodoxaeIgrejaRomana. 05. AreflexosobreossignificadosdareligioeseupapelnassociedadesestevepresentenoRenascimento culturaleemoutrosmovimentos,entreosculoXVIeoXIX.Entreeles,podemosdestacar (A) asReformasprotestantes,quepermitiramatraduoealeituradiretadostextossagradosereforaram, dessamaneira,ocontroledosreligiosossobreosfiis. (B) o Classicismo, que recuperou a tradio politesta da antiguidade clssica e defendeu a supremacia dos cultospagossobreomonotesmocristo. (C) as Cruzadas catlicas, que contaram com ampla participao popular e nobre, na tentativa de reconquistarcidadessagradasocupadaspelosmouros. (D) a conquista da Amrica por espanhis, portugueses e ingleses, que se consideravam missionrios da evangelizaoedifusodepreceitosdocatolicismo. (E) oIluminismo,quereiterouocarterracionaldohomemerefutouainflunciareligiosasobreosEstados nacionaisesobreosindivduos. 06. Leiaotextoaseguir: Desde os tempos de Herdoto e Tucdides, a histria tem sido escrita sob variada forma de gneros: crnica monstica, memria poltica, tratados de antiqurio, e assim por diante. A forma dominante, porm, temsidoanarrativadosacontecimentospolticosemilitares,apresentadacomoahistriadosgrandesfeitos degrandeschefesmilitares,reis.FoiduranteoIluminismoqueocorreu,pelaprimeiravez,umacontestaoa essetipodenarrativahistrica.
Fonte:BURKE,P.AescoladosAnnales19291989:Arevoluofrancesadahistoriografia.TraduodeNiloOdlia.SoPaulo:Unesp, 1991,p.18.

Combasenotextoenosconhecimentossobreotema,corretoafirmar: (A) A mudana do gnero de narrativa histrica, iniciada com o movimento Iluminista, questionar uma histriadosgrandesheris. (B) A produo historiogrfica dos gregos e romanos antigos foi deixada de lado pelos pensadores iluministas,poisaRevoluoFrancesaqueimou,comonaInquisio,ostextosherticos. (C) Os monges buscaram perpetuar, por meio de suas crnicas monsticas, as realizaes consagradas do cotidianodeHerdotoeTucdidesproduzindo,assim,umgnerodeescritahistrica.

(D) AnarrativahistricafoirevolucionadaduranteoIluminismopelossbioslaicosquebuscavam,pormeio deseusestudos,alcanarosentidohistricoreligiosodahumanidade. (E) A histria, entendida como um dos principais campos do conhecimento humano, esteve, durante o perodoantigo,despreocupadacomapreservaodamemriapolticadosreis. 07. As revolues liberais burguesas inspiraramse em ideias de intelectuais iluministas que muito valorizavamarazo,procurandoexplicaesracionaisparatodasascoisas. Dentreestasidias,asquemaisestavamdiretamenterelacionadasquelesmovimentosrevolucionrios eram: I. AliberdadeindividualeraumentraveaofuncionamentodoEstadoedeveriaserabolida. II. O estado nada mais era do que o poder conjunto de todos os membros da sociedade, poder este limitado. IIIOpoderpolticodeveserindivisveleuno,poissomenteassimpodeatendersuasfinalidades. IV.EmoposioaoAntigoRegime,acentralizaoadministrativadeviaconcentrarospoderespolticos. V. O Mercantilismo deveria ser substitudo pelo Liberalismo, em oposio a qualquer tipo de regulamentao. Socorretasasafirmaes: (A) IeIV (B) IeIII (C) IIeV (D) IIIeIV (E) IVeV 08. OIluminismocontribuiuparaumasriedemodificaespolticasesociais.Entreelas,destacase: (A) fimdoDespotismoEsclarecido. (B) fortalecimentodopoderpapalapsosurgimentodaTeoriadoDireitoDivino. (C) apesardaintensidadedasideiasrevolucionriasiluministas,apenetraodessesideaisnochegavas colniasamericanas. (D) criou bases ideolgicas para a Revoluo Francesa e influenciou o desenvolvimento da cultura e da educaoocorridonaEuropa. (E) mesmocombasesrevolucionrias,defendiaaservido. 09. Adam Smith, terico do liberalismo econmico, cuja obra, Riqueza das Naes, constitui o baluarte, a cartilhadocapitalismoliberal,considerava (A) apolticaprotecionistaemanufatureiracomoelementobsicoparadesenvolverariquezadanao. (B) necessriaaaboliodasaduanasinternas,dasregulamentaesedascorporaesentoexistentesnos pases. (C) apropriedadeprivadacomoaraizdasinfelicidadeshumanas,datodaaeconomiaterdesercontrolada peloEstado. (D) aterracomofontedetodaariqueza,enquantoaindstriaeocomrcioapenastransformavamoufaziam circularariquezanatural. (E) otrabalhocomofontedetodaariqueza,dizendoque,comaconcorrncia,adivisodotrabalhoeolivre comrcio,aharmoniaeajustiasocialseriamalcanadas. 10. O fim maior e principal para os homens uniremse em sociedades polticas e submeteremse a um governoaconservaodesuaspropriedades,ouseja,desuasvidas,liberdadesebens.
AdaptadodeLOCKE,John."DoisTratadossobreoGoverno".SoPaulo:MartinsFontes,1998,p.495.

A autoproteo constitui a nica finalidade pela qual se garante humanidade, individual ou coletivamente,interferirnaliberdadedeaodequalquerum.Onicopropsitodeseexercerlegitimamenteo podersobrequalquermembrodeumacomunidadecivilizada,contrasuavontade,evitardanoaosdemais.
AdaptadodeMILL,J.Stuart."ALiberdade".SoPaulo:MartinsFontes,2000,p.17.

Os trechos anteriores referemse aos fundamentos do pensamento liberal. Sobre esse tema, assinale a alternativaqueapresentaaexplicaoINCORRETA. (A) Emdefesadarazoedaliberdade,vriospensadoreseuropeusinspiraramumasriedetransformaes sociais, econmicas e polticas, principalmente a partir do sculo XVIII, cujas conseqncias esto presentesathojenasociedadecontempornea. (B) As bases filosficas e polticas da sociedade civil e do Estado liberal moderno formaramse, primeiramente,naInglaterranosculoXVII,tendocomoumdeseusprincipaisidealizadoresJohnLocke. (C) Adefesadaliberdadeedapropriedadecomodireitoslegtimosdoindivduofoiimportantenaformao do iderio liberal, comum a dois importantes movimentos polticosociais europeus nos sculos XVII e XVIII:aRevoluoGloriosanaInglaterraeaRevoluoFrancesa. (D) Os princpios do liberalismo, defendidos por Locke e Stuart Mill, excluem os direitos do indivduo na sociedadeaojustificaremaadoodepuniesemfunodeameaasliberdadeepropriedade.

You might also like