You are on page 1of 3

PROCESSO

ARRANCAMENTO
Por Srgio Rossi Filho

Arrancamento, arrepelamento e delaminao so problemas semelhantes, que tm as mesmas causas, mas variam de intensidade na impresso

correm por incompatibilidade entre o tack da tinta e a resistncia do papel, e referem-se ao desprendimento de partculas ou fibras da superfcie do papel por ao do tack da tinta, quando o filme de tinta dividido entre a blanqueta e o papel. Arrancamento a seco (dry pick) O arrancamento a seco refere-se ao desprendimento de fibras, aglomerados de fibras, partculas de carga mineral ou fragmentos da camada fracamente presas estrutura do papel. Ocorre principalmente com papis no-revestidos e mais pronunciado do lado feltro. As partculas arrancadas aderem blanqueta e, por serem higroscpicas, so umedecidas e rejeitam tinta, produzindo um vazio nas reas de grafismo. Na seqncia, so transferidas para a chapa e, desta, para os sistemas de tintagem e molhagem da impressora, contaminando a tinta, alterando o pH da soluo de molhagem da mquina e provocando desgaste prematuro das chapas, se forem abrasivas. O arrancamento mais evidente na impresso de chapados, particularmente nas reas prximas da contrapina da folha, visto que o papel tende a acompanhar a blanqueta e forma um ngulo agudo no ponto de separao, enfraquecendo as ligaes internas naquele ponto.

A resistncia do papel ao pick seco pode ser determinada pelo mtodo das ceras Dennison (TAPPI T459) ou pelo teste de printabilidade IGT (TAPPI T499), usando tintas de tack graduado. O teste das ceras Dennison no recomendado para papis revestidos contendo ligantes termoplsticos. Conhea a seguir as possveis causas de arrancamento, visivelmente percebido nos impressos que apresentam tal problema de impresso: Causa 1: Tinta de impresso com tack muito alto para o tipo de papel (ou outro tipo de suporte) Soluo: preciso reduzir o tack da tinta com pasta antitack; Reduzir a velocidade da mquina impressora (a ao do tack funo da velocidade) ou; aumentar a alimentao de tinta. Se necessrio, cortar a fora da tinta com um verniz branco transparente. Quanto mais delgado o filme (camada) de tinta, maior a fora necessria para dividi-lo.

Fibras arrancadas do papel (no-revestido)

Fibra arrancada do papel

O que significa tack?


a principal propriedade de uma tinta de impesso offset que governa a aceitao de um filme (camada) de tinta sobre outro; os valores de tack devem ser decrescentes da primeira para a ltima cor impressa, caso contrrio, a tinta de maior tack promove o arrancamento da tinta j impressa se esta apresentar menor valor de tack; quanto o maior valor de tack, melhor a definio dos pontos de retcula impressos; entretanto, se o tack da for excessivo, pode ocorrer arrancamento

de partculas do papel; a ao do tack sobre o papel diretamente proporcional viscosidade da tinta de impresso, velocidade da impressora e rea coberto pela tinta,e inversamente proporcional ao cubo da espessura do filme de tinta. So problemas que ocorrem quando a fora de ligao interna das fibras ou a fora de ligao da camada ao papel-base no so suficientes para suportar a puxada da blanqueta entintada (na impressora offset). Tanto a falta de resistncia do papel quanto o tack excessivo das tintas podem ser as causas.

42

Edio 77

2005

www.professionalpublish.com.br

PROCESSO
Causa 2: Presso de impresso (presso de contra ou; presso especfica entre cilindros da mquina impressora) muito alta. Quanto maior a presso, maior a rea de contato e, portanto, maior a aderncia do papel na blanqueta. Soluo: Reduzir a presso de impresso; usar blanqueta compressvel de desprendimento rpido (quick releasing).
Arrancamento de partculas da camada couch, mais intenso na partes mais altas

Causa 3: Resistncia superficial do papel muito baixa (papel mal colado). Soluo: Se possvel, imprimir no lado tela do papel os motivos com maior rea de chapado; substituir o papel; consultar o fornecedor de papel; reduzir o tack das tintas com pasta antitack; substituir a blanqueta por outra do tipo compressvel de desprendimento rpido (quick releasing). Causa 4: Blanqueta pegajosa. Soluo: Substituir a blanqueta; utilizar somente produtos recomendados para limpar as blanquetas. Causa 5: Velocidade da impressora muito alta para o tipo de suporte. Soluo: Reduzir a velocidade da impressora. Arrancamento a mido (wet pick) O arrancamento a mido resultado da reduo da resistncia superficial causada pelo umedecimento do papel pela soluo de molhagem transferida pela blanqueta. Acontece a partir da segunda unidade de impresso e aumenta de intensidade nas unidades subseqentes devido ao umedecimento sucessivo do papel. Causa: Papel tem boa resistncia ao arrancamento a seco, mas enfraquecido pelas sucessivas aplicaes de umidade. Nesse caso, o problema s se manifesta a partir da segunda unidade de impresso. Soluo: Reduzir a alimentao da soluo de molhagem, tanto quanto possvel; aumentar a concentrao de lcool isoproplico, desde que o revestimento do papel no seja formulado com lcool polivinlico (PVA); reduzir a presso de impresso; Substituir o papel. Arrancamento de segmentos de vasos (vessel segments) Os vasos constituem o sistema tubular das clulas individuais de certas rvores de madeira dura, principalmente o eucalipto, muito utilizado para a produo de fibras curtas.

Os vasos tm caractersticas de absoro diferentes das fibras e, quando presentes em grande quantidade, produzem um resultado irregular na impresso. Os segmentos de vasos so partculas de formato trapezoidal caracterstico que, quando arrancadas da folha por ao do tack das tinta s, fixam-se blanqueta ofsete, reproduzindo vazios no impresso. Geralmente ocorrem com grande incidncia num pequeno volume de papel, exigindo a imediata interrupo do processo para a limpeza das blanquetas. Causa: Problema caracterstico do papel fabricado partir de fibras de eucalipto e outras madeiras fontes de fibras curtas (madeira dura). Soluo: No h o que fazer, a no ser limpar as blanquetas, remover cerca de 500 a 700 folhas superiores da pilha de alimentao da mquina impressora e reiniciar a impresso. Arrancamento de casca de revestimento (coating hickey, coating lump) Defeito de impresso caracterizado por um caroo circundado por um halo branco que, ao absorver umidade, torna-se gradualmente vazio, causado por uma partcula descorada, brilhante, dura e quebradia presente na superfcie da camada couch do papel. A ocorrncia de pintintas est geralmente associada ao sistema de aplicao com lmina e secagem infravermelha (IR). A tinta couch seca e torna-se quebradia, desprendendo-se da lmina aplicadora, fora da rea de aplicao, caindo na superfcie do papel ou do papelcarto. Visto que no esto firmemente presas superfcie do suporte, so arrancadas pela tinta de impresso e se fixam s blanquetas, cumulativamente. Num primeiro momento, aceitam a tinta e reproduzem um caroo circundado por um halo branco. Gradualmente, desagregam-se e absorvem gua, produzindo um vazio. Causa: Papel revestido (couch) com sistema de aplicao a lmina e secagem infravermelha. Soluo: No h o que fazer, a no ser limpar as blanquetas, remover cerca de 500 folhas da pilha de alimentao e retomar a impresso; rejeitar a bobina quando necessrio; comunicar ao fabricante do papel.
2005 www.professionalpublish.com.br

Arrancamento a mido da camada do papel

Arrancamento de segmentos de vasos em papel norevestido

Arrancamento de segmentos de vasos de papel ou carto revestido (couch)

Casca de coating

44

Edio 77

Glossrio de termos tcnicos utilizados nesta matria


Lado feltro: Lado superior do papel formado sobre a tela da mquina de fabricar papel; O lado preferido para imprimir, embora seja o mais propenso ao arrancamento de partculas e fibras no momento da impresso. Contrapina da folha: Borda traseira de uma folha de papel, ou outro suporte de impresso, oposta borda de pina Parte posterior ou traseira de uma folha de papel ou chapa de impresso. Mtodo das ceras Dennison: Mtodo de avaliao da resistncia de um papel ao arrancamento a seco, que emprega uma srie de ceras de pegajosidade graduada; O equipamento de anlise desta propriedade possui um conjunto de bastes de cera de pegajosidade graduada empregados para avaliar a resistncia superficial de papis no-revestidos. Printabilidade: Ensaio de laboratrio realizado para determinar a direo das fibras ou a resistncia de um papel ao rasgo; O aparelho para este teste de printabilidade e resistncia superficial de papel e carto indicado para todos os tipos de processos de impresso e tambm aplicvel em testes de impresso e resistncia mido. Soluo de molhagem: aplicada por meio de um sistema instalado na mquina impressora offset, que consiste em fazer a molhagem das chapas e que poderia ser somente com gua, entretanto, sua eficincia seria baixa e a quantidade necessria

Os termos tcnicos aqui aprestados fazem parte do Glossrio de termos tcnicos em comunicao grfica, que possui ao todo 746 pginas; Autor: Srgio Rossi Filho - Esse glossrio pode ser adquirido por meio da Dabra Editora.

para umedecer a chapa seria muito grande, prejudicando o papel e a tinta; os produtos qumicos adicionados gua aumentam a sua eficincia de umectao, proporcionando diversos benefcios durante o processo de impresso.

You might also like