You are on page 1of 14

Mecnica dos Solos Segunda Parte

TENSES NO SOLO O solo, por ser composto por trs fases fsicas (slidos, lquidos e gases), apresenta um comportamento peculiar quando submetido a um carregamento. Tenses de cisalhamento s so suportadas pela camada slida, uma vez que a gua e o ar no oferecem nenhum tipo de resistncia a este tipo de tenso. As tenses normais so suportadas pelo esqueleto slido e pela parte fluida. Em solos saturados tais tenses podem ser divididas em outras duas: contato interpartcula e gua intersticial. A presso que atua na gua definida como presso neutra () e a tenso que atua nos contatos interpartculas definida como tenso efetiva (). Somando-se ambas tenses, obtm se a tenso total (). Portanto, para todo solo saturado sem movimento de gua, tem-se a expresso:

Em um solo nestas mesmas condies, a presso neutra corresponde presso hidrosttica, e tem a mesma intensidade em qualquer direo para qualquer ponto.

CAPILARIDADE Propriedade que os lquidos possuem de elevarem-se acima do nvel onde h presso atmosfrica (por meio de capilares tubos de pequenos dimetros), no caso da gua subterrnea, acima do nvel do lenol fretico. Este fenmeno causado pela tenso superficial da gua responsvel pela saturao acima do nvel fretico, pela coeso aparente das areias midas e contrao de argilas. A altura da coluna de gua acima do nvel fretico inversamente proporcional ao tamanho dos vazios do solo. Assim:

A presso neutra devido ascenso capilar negativa. No solo, os vazios interligados formam capilares; a formao de meniscos nestes provoca o aparecimento de tenses de contato. A ao das foras capilares desaparece caso ocorra saturao do solo.

ESFOROS GEOSTTICOS Ocorrem devido ao peso prprio do solo. Solo seco: considerando um terreno horizontal e um elemento de solo a uma profundidade z, a tenso total vertical em z vale:

Se o subsolo constitudo por camadas de diferentes tipos de solo, cada camada atuar de uma forma diferente na composio das tenses verticais totais, dessa forma:

No elemento de solo, tambm atuam as tenses horizontais, que so parcelas da tenso vertical e funo de um coeficiente de empuxo K.

Solo saturado: um solo s encontra-se saturado se estiver abaixo do nvel dgua. Suas tenses verticais so iguais a:

Ou, da mesma maneira: H ainda a presso referente coluna dgua, de igual valor (mesma direo e sentidos opostos), que torna a resultante das presses nula. Nem toda a tenso vertical total atuante num elemento de solo atua na fase slida do solo. A parcela que atua na fase slida (tenso efetiva) pode ser determinada como sendo:

ESFOROS EXTERNOS: Construes provocam em cotas de apoio cargas que se propagam no subsolo provocando acrscimos nas tenses efetivas do mesmo. A distribuio destes esforos obtida pela teoria da elasticidade. Assume-se que o solo apresenta comportamento elstico e linear. partir da, as formulaes para o clculo destas tenses depende do tipo e magnitude do carregamento, bem como a geometria da rea e cota do ponto em anlise. So tomadas como verdadeiras duas hipteses sobre o solo: homogeneidade e isotropia propriedades iguais em todas as direes. Soluo de Boussinesq Esta soluo se refere aos esforos provocados por cargas concentradas (P) atuantes num ponto 0 situado na superfcie do terreno e um ponto A, onde se deseja calcular as tenses com

coordenadas x,y,z e vetor posio R. Sua projeo no plano xy A, com distncia radial r da origem. As tenses verticais, radiais e de cisalhamento podem ser determinadas nas seguintes expresses: Tenses verticais: Tenses radiais: Tenses de cisalhamento: Temos tambm que Se o ponto de aplicao no coincidir com a origem, distando da mesma r, a primeira equao pode ser expressa como sendo:

Onde NB um fator de influncia determinado por bacos e tabelas. Extenses: a) Carregamento uniformemente distribudo em placa retangular (ex.: radier) Se a placa retangular com lados a e b (b>a). As tenses em um ponto situado a uma profundidade z, sob a origem 0 so expressas como sendo:

e Ou ainda, de forma reduzida: I um fator de influncia adimensional determinado em tabela. Se o ponto de aplicao da carga no passa pela vertical 0, devem-se adicionar e subtrair reas carregadas de modo a todas sofrerem influncia da rea carregada no ponto R. Assim:

Repare que o ponto de aplicao R est distante do carregamento ABDE.

Para calcular o fator I necessrio adicionar e subtrair reas convenientemente de modo a todas dependerem de R, assim: IR = IACGR IBCHR IDFGR + IEFHR b) Carregamento uniforme sobre placa retangular de comprimento infinito (ex. sapata corrida L 3B)

Obs.: ngulos em radianos c) Carregamento uniformemente distribudo sobre uma rea circular

Ou:

Se o ponto de aplicao na coincidir com o centro da placa, a soluo pode ser obtida por meio de bacos. d) Carregamento em forma de triangulo issceles de comprimento infinito

Obs.: ngulos em radianos

e) Carregamento em forma de trapzio retngulo de comprimento infinito

Obs.: ngulos em radianos

PERMEABILIDADE DOS SOLOS A permeabilidade dos solos a propriedade que permite expressar a maior ou menor facilidade da gua fluir por entre os vazios do solo. De maneira geral, a gua percola melhor por entre os gros em solos grossos. Nos solos finos as foras de superfcie entre as partculas so mais expressivas e afetam a permeabilidade dos mesmos. Ainda nos solos finos, a atrao das partculas eleva as presses na gua. A gua ento fica adsorvida entre as partculas, o que cria uma resistncia adicional denominada coeso verdadeira. LEIS DE FLUXO H dois tipos de escoamento: laminar e turbulento. O que define estes escoamentos basicamente a velocidade. O escoamento laminar, que ocorre em velocidades mais baixas e em trajetrias retas e paralelas, o que interessa na Mecnica dos Solos. Lei de Darcy determina a velocidade de descarga de um fludo em escoamento laminar. Onde k o coeficiente de permeabilidade de Darcy, H a perda de carga e L a distncia de percolao (i gradiente hidrulico relao entre a perda de carga e a distncia de percolao).

Ou ainda: (A a rea da seo transversal direita do escoamento) A carga hidrulica de um fludo incompressvel (H) pode ser determinada utilizando-se a lei de Bernoulli, na qual a mesma dividida em parcelas sendo: carga cintica ( ), carga piezomtrica ( ) e carga altimtrica. Em Mecnica dos solos, pode-se desprezar a carga cintica (pequenas velocidades), portanto:

OBTENO DO COEFICIENTE DE PERMEABILIDADE a) Indiretamente O coeficiente de permeabilidade pode ser obtido pela equao de Hazen, vlida para areias com CNU<5 (cm/s) De o dimetro efetivo do solo em centmetros, e C um coeficiente que varia entre 90 a 120. O valor mais utilizado 100. b) Diretamente

Os corpos de prova so tratados antes de serem colocados no permemetro, especialmente os de amostra indeformada. Estes so retirados no campo e protegidos com camadas espessas de parafina. Na hora de realizar o ensaio, o cilindro moldado de maneira a ficar por entre camadas de bentonita e isolado com parafina, para garantir que toda a gua do ensaio percole apenas o solo, sem que haja interferncia do meio externo. Ainda assim, os resultados devem ser analisados com cuidado, pois no devem representar fielmente o comportamento do solo na natureza. - carga constante O corpo de prova de altura L e rea A colocado no permemetro sendo submetido a uma carga hidrulica (h) constante que referente diferena de nvel entre os reservatrios superior e inferior. Com um cronmetro mede-se o tempo para a gua percolar o corpo de prova. Com uma proveta graduada colhe-se a gua percolada e determina-se o volume da mesma. O ensaio carga constante utilizado para solos granulares como areias e pedregulhos, com tempo de percolao curto, fcil de ser determinado. Equaes:

- carga varivel Em solos de permeabilidade baixa (solos finos), o tempo de percolao bem maior. Por conta desta caracterstica, o ensaio para determinao de k diferenciado. Neste caso, mede-se o tempo necessrio para a gua percolar no tubo de uma referncia de nvel h0 para outra de nvel h1. Equaes: ou

FATORES DE INFLUNCIA NA PERMEABILIDADE a) Caractersticas do fluido: No caso da gua, as caractersticas que mais influenciam so a massa especfica e a viscosidade (ambas variam com a temperatura). Para evitar erros no valor do

coeficiente obtido, comum utilizar k20, que o coeficiente de permeabilidade do solo para a temperatura de 20C. Assim: b) Caractersticas do solo: - Tamanho das partculas: o coeficiente de permeabilidade varia com o quadrado do dimetro efetivo. - ndice de vazios: a relao entre o logaritmo do coeficiente de permeabilidade do solo e o ndice de vazios bastante prxima de uma reta. - Grau de saturao: quanto maior o grau de saturao, maior o valor de k (o ar dificulta a percolao de gua) - Estrutura: solos no estado disperso so mais permeveis que solos no estado floculado. FORAS DE PERCOLAO Transferncia de energia da gua para o solo provocada pelo atrito viscoso. So responsveis pela instabilidade de taludes, aterros e barragens. Assim:

Por unidade

de

volume, tambm

pode-se

determinar a fora de

percolao:

AREIA MOVEDIA Se a fora de percolao gerada por um fluxo ascendente de gua igualar-se ou superar a fora efetiva da areia, ocorre uma perda de resistncia. Assim no ponto A, a tenso total e a presso neutra valem:

Quando a carga aumenta at que a tenso total se iguala presso neutra, a presso efetiva se anula, fazendo com que o solo perca resistncia se comporta como lquido.

FILTROS DE PROTEO Utilizados para evitar a ocorrncia do fenmeno da areia moveida. Funcionam aumentando a tenso efetiva e mantendo estveis as presses neutras. So constitudos de materiais granulares que drenam a gua mas mantm as partculas do solo.

Tais filtros devem possuir vazios de tamanho mdio pequenos de modo a impedir a passagem das partculas do solo e grandes de modo a possibilitar a livre drenagem da gua. Assim tem-se a relao de Terzaghi: PERMEABILIDADE DE TERRENOS ESTRATIFICADOS Nestes casos, o fluxo horizontal diferente do fluxo de gua vertical. Veja o exemplo com um solo constitudo por camadas de material grosso de permeabilidades k1, k2, k3, k4 e espessuras L1, L 2, L 3, L 4. Fluxo vertical: qv = Ak1(H1/L1) = Ak2(H2/L2) = Ak3(H3/L3) = Ak4(H4/L4) qv = Akv(H/L) H = H1 + H2 + H3 + H4 L = L1 + L2 + L3 + L4 kv = L/[(L1/k1)+ (L2/k2)+ (L3/k3)+ (L4/k4)] Fluxo horizontal: (m o comprimento do caminho de percolao) qh = k1(H/m) L1 + k2(H/m) L2+ k3(H/m) L3+ k4(H/m) L4 qv = kh(H/m) L kh = 1/L (k1 L1+ k2 L2+ k3 L3+ k4 L4) Coeficiente de permeabilidade: (mdia geomtrica dos coeficientes correspondentes s direes ortogonais)

ADENSAMENTO DOS SOLOS A variao de volume de um solo submetido a um esforo de compresso poder depender da compresso da fase slida ou fluida e at mesmo da drenagem da fase fluida dos vazios. Se admitirmos um solo saturado, a variao do volume ocorrer exclusivamente devido expulso da gua intersticial. Em solos de alta permeabilidade, a drenagem ocorre facilmente e bem rpido. J nas argilas, de baixa permeabilidade, a expulso de gua dever demorar o tempo necessrio a fim de que o solo equilibre-se com as novas tenses aplicadas. Tais variaes volumtricas podem provocar com o tempo recalques (abaixamentos) nas estruturas apoiadas sobre elas. Com um solo de espessura H que sofreu uma variao e do ndice de vazios, pode-se determinar o recalque H como sendo:

De outra maneira, o adensamento tambm pode ser definido como sendo uma transferncia gradual do acrscimo da presso neutra para a tenso efetiva. Depende dos carregamentos e do fluxo de gua no decorrer do tempo. O andamento do adensamento calculado por uma relao denominada porcentagem de adensamento.

V a variao de volume (aps um tempo t e depois de completado o adensamento). a variao de presso neutra (nos mesmos tempos da variao de volume). a sobrepresso hidrosttica. Pode ser: i : logo aps a aplicao do carregamento : num tempo t 0 : presso neutra existente. TEORIA DE ADENSAMENTO DE TERZAGHI Vale para as seguintes hipteses bsicas: - Solo homogneo e completamente saturado (idealizado); - Partculas slidas e gua intersticial incompressveis; - Adensamento unidirecional; - Escoamento de gua unidirecional (lei de Darcy); - Adotam-se como constantes caractersticas (na realidade variam com a presso); - Extenso a toda massa de solo teorias que se aplicam a elementos infinitesimais; - Relao linear entre e e apl. Equao fundamental do adensamento:

O coeficiente de compressibilidade expresso por: Alm disso, definem-se os coeficientes de adensamento (Cv), admitido como constante para cada acrscimo de tenso, e o coeficiente de deformao volumtrica (m v).

Assim, a equao fundamental do adensamento fica: SOLUES DA EQUAO FUNDAMENTAL DO ADENSAMENTO Assumem-se condies de contorno para a equao fundamental do adensamento, obtendose o valor da sobrepresso hidrosttica que dever ser dissipada. - A camada compressvel drenada por ambas as faces, situando-se entre duas camadas de alta permeabilidade. Assim, a distncia de drenagem (Hd) a distncia mxima que uma partcula de gua ter que percorrer at sair da camada compressvel; - A sobrecarga sobre a camada de argila se propaga linearmente ao longo da profundidade; - A sobrecarga hidrosttica inicial em qualquer ponto da camada de argila imediatamente aps a aplicao do carregamento ser igual ao acrscimo de tenses ( = ).

Assim, a sobrepresso que deve ser dissipada pode ser calculada: , onde , m inteiro.

Tv um fator adimensional que engloba todas as caractersticas do solo que interferem no processo de adensamento. Conhecido como fator tempo e determinado conforme a expresso: PORCENTAGEM DE ADENSAMENTO Determinada pela expresso: total sofrido pela camada). ( o recalque parcial aps o tempo t e H o recalque

A porcentagem somente funo do tempo, portanto pode-se determinar U em funo do fator tempo (considerando presso hidrosttica que varia linearmente com a profundidade).

U(%) TV

0 0,000

10 0,008

20 0,031

30 0,071

40 0,126

50 0,197

60 0,287

70 0,403

80 0,567

90 0,848

95 1,127

Ou utilizando-se as frmulas empricas: para U<=60% e para os demais valores de U. ENSAIO DE ADENSAMENTO Neste ensaio obtm-se os parmetros necessrios para o clculo de recalques. instalada uma amostra de solo dentro de um anel de lato de espessura 2,5 cm o qual colocado na condio drenada por ambas as faces por meio da utilizao de pedras porosas. O corpo de prova confinado no conjunto ento submetido a tenses verticais em vrios estgios de carga, utilizando-se uma prensa de adensamento. O estgio de carga mantido at que as deformaes causadas pelo carregamento imposto cessem (cerca de 24 horas). Quando isto ocorre, coloca-se o dobro do carregamento anterior e o ensaio prossegue, sucessivamente. Do ensaio, lem se as deformaes verticais do corpo de prova por meio da variao da altura do mesmo ao longo do tempo em cada estgio de carregamento. As variaes de volume so ento representadas pelos ndices de vazios finais para cada estgio, plotadas em um grfico monolog. O grfico obtido e x log .

O grfico apresenta trs trechos caractersticos: I parte ligeiramente curva que apresenta a recompresso do solo at um valor caracterstico denominado tenso de pr-adensamento, que corresponde mxima tenso que o solo j sofreu na natureza. II curva reta e inclinada, definida como reta virgem. O solo se submete a tenses superiores a mxima que ele j suportou. As deformaes so bem pronunciadas. O coeficiente angular da reta virgem denominado ndice de compresso (Cc). e, portanto o recalque vale: III curva quase horizontal, correspondente parte final do ensaio quando o corpo de prova descarregado gradualmente (sofre ligeiras expanses). TENSO DE PR-ADENSAMENTO (a)

importante saber a tenso de pr-adensamento, pois abaixo de seu valor acrscimos de tenses provocam deformaes quase desprezveis. Pode apresentar-se em trs situaes distintas: 1) A tenso ocasionada pelo solo sobrejacente ao local de onde foi retirada igual a tenso de pr-adensamento. O solo denominado normalmente adensado. 2) A tenso ocasionada pelo solo sobrejacente menor que a tenso de pradensamento. O solo denominado pr-adensado. A eroso a maior responsvel pela presena de solos pr-adensados (retirada de material reduz a tenso que atua sobre ele). 3) A tenso ocasionada pelo solo sobrejacente maior que a tenso de pradensamento. O solo conhecido como parcialmente adensado.

Mtodos grficos para a obteno da tenso de pr-adensamento:

Mtodo de Casagrande 1) 2) 3) Do ponto de inflexo (maior curvatura), traar uma horizontal e uma tangente. Determinar a bissetriz do ngulo formado pelas duas retas. A interseco entre a bissetriz e o prolongamento da reta virgem define a abscissa procurada.

Mtodo de Pacheco Silva 1) Prolonga-se a reta virgem at encontrar a horizontal que passa pelo ndice de vazios inicial do solo. Traa-se uma vertical passando pela interseco das duas retas anteriores encontrando-se com a curva. Deste ponto, traa-se uma horizontal at cruzar com a reta virgem. A abscissa deste ponto de interseco a procurada.

2)

3)

DETERMINAO DO COEFICIENTE DE ADENSAMENTO (CV) O coeficiente de adensamento admitido constante para cada incremento de carregamento e determina a velocidade de adensamento. Mtodos grficos para a obteno do coeficiente de adensamento: Mtodo de Taylor 1) Traa-se um grfico das deformaes em funo da raiz quadrada do tempo. Determina-se o ponto referente a 90% do recalque e o tempo t90 necessrio para tal. 2) Marca-se a abscissa m de um ponto qualquer sobre o primeiro trecho reto da curva. Sobre este valor m, acrescenta-se 0,15m e traa-se uma reta no final da mesma. 3) Pela interseco desta reta com a curva, obtm-se as coordenadas l90 e t90.

Neste grfico, a reta de 0 a 60% de U intercepta o eixo das ordenadas o ponto d0, diferente da leitura inicial l0. Pode-se obter a leitura de 100% do recalque terico pela expresso:

A compresso inicial vale (ao aplicar a carga), e a compresso primria vale , bem como a secundria, que vale . Mtodo de Casagrande 1) Traa-se uma curva de deformaes x log(tempo). 2) Da parte parablica, determinam-se os pontos inicial (1) e final (2). Da distncia vertical entre eles, rebate-se acima do ponto inicial a mesma medida (obtm-se d0). 3) Prolongam-se as duas partes retas do grfico. A interseco das retas obtidas o l100 e o t100. 4) l50 = d0 1/2(d0 l100)

COMPRESSO SECUNDRIA Variao adicional de volume que acontece aps a dissipao da sobrepresso hidrosttica. Acontece devido a acomodaes entre as partculas e suas interligaes no decorrer do tempo. RECALQUES POR COLAPSO Comuns em solos tropicais regio centro-sul do Brasil. Acontece quando sujeitos a carregamentos e aumento do grau de saturao (infiltrao de gua de chuva ou rompimento de canais de gua ou esgoto, por exemplo). Estes solos nestas situaes passam por repentina variao de volume mudana rpida do ndice de vazios. Os solos ento so denominados colapsveis, onde a coeso aparente ocasionada pela capilaridade desaparece.

You might also like