You are on page 1of 22

FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES

ALESANDRA FAGUNDES DAIANE KANESHIGUE ELENILDA ALENCAR LAUDICELIA MONTE VERDE

AS CAUSAS E CONSEQUNCIAS EMOCIONAIS E PSICOLGICAS RELACIONADA VIOLNCIA DOMSTICA INFANTIL NA CIDADE DE ARIQUEMES

ARIQUEMES 2011

FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES

Alesandra Fagundes Daiane Kaneshigue Elenilda Alencar Laudicelia Monte Verde

AS CAUSAS E CONSEQUNCIAS EMOCIONAIS E PSICOLGICAS RELACIONADA VIOLNCIA DOMSTICA INFANTIL NA CIDADE DE ARIQUEMES

Artigo apresentado disciplina de Metodologia da Pesquisado curso de Cincias Contbeis para obteno parcial de nota das Faculdades Integradas de Ariquemes FIAR. Orientador: Prof.Ms. Aparecido Silvrio Labadessa

Ariquemes 2011

Alesandra Fagundes Daiane Kaneshigue Elenilda Alencar Laudicelia Monte Verde

AS CAUSAS E CONSEQUNCIAS EMOCIONAIS E PSICOLGICAS RELACIONADA VIOLNCIA DOMSTICA INFANTIL NA CIDADE DE ARIQUEMES

Artigo apresentado disciplina de Metodologia da Pesquisa do curso de Cincias Contbeis para obteno parcial de nota das Faculdades Integradas de Ariquemes FIAR.

Aprovado em ____de ________de _______

__________________________________________ Prof. Orientador: Aparecido Silvrio Labadessa

Ariquemes 2011

AS CAUSAS E CONSEQUNCIAS EMOCIONAIS E PSICOLGICAS RELACIONADA VIOLNCIA DOMSTICA INFANTIL NA CIDADE DE ARIQUEMES1
Ms. Aparecido Silvrio Labadessa Alesandra Fagundes3 Daiane Kaneshigue4 5 Elenilda Alencar 6 Laudicelia Monte Verde
2

RESUMO
Este presente artigo tem como finalidade apresentar a sociedade o crescimento da violncia infantil, tal ato traz grande preocupao, pois tem causado vrias seqelas fsicas e psicolgicas nessas crianas. Traz uma discusso das dificuldades no manejo dos maus-tratos infantis, em especial do abuso sexual. Apesar de o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) prever obrigaes e notificaes ao Conselho Tutelar at mesmos dos casos de suspeita, a subnotificao uma realidade que ocorre como conseqncia do despreparo dos profissionais, da falta de uma estrutura de apoio, do temor de envolvimento com questes legais bem como da atuao nem sempre satisfatria dos conselheiros tutelares. Isso gera um desconhecimento da real dimenso do problema, bem como a impunidade dos agressores.

PALAVRAS-CHAVES: violncia sexual; crescimento; direitos da criana. ABSTRACT


This present article is to present society the growth of violence, which is commonly directed at children, and is of great concern to the government and civil society must be fought vigorously. Violence is not always in proper physical aggression, there is the silent violence, obscure the eyes of society and the authorities, and that unfortunately goes unnoticed is the most difficult to combat. While the Statute of the Child and Adolescent (ECA) to provide notifications and obligations to the Council of Guardianship even suspected, underreporting is a reality that occurs as a result of the unpreparedness of the professionals, the lack of a support structure, the fear involvement with legal issues and the role of advisors is not always satisfactory and guardianship agencies. This creates a lack of real dimension of the problem as well as the impunity of perpetrators.

KEY WORDS:sexualviolence; growth; children's rights.

Artigo apresentado disciplina de Metodologia da Pesquisa do Curso de Cincias Contbeis, como requisito a obteno de nota bimestral parcial 2 Professor Orientador e docente das Faculdades Integradas de Ariquemes - FIAR 3 Discente do Curso de Cincias Contbeis 4 Discente do Curso de Cincias Contbeis 5 Discente do Curso de Cincias Contbeis 6 Discente do Curso de Cincias Contbeis

INTRODUO

A violncia contra uma criana uma crueldade, pois ela incapaz de se defender. Geralmente essas agresses vm sendo realizadas pelos prprios pais, tutores ou parentes prximos, que procura conquistar a confiana da criana e por fim a prtica dessa brutalidade. Por meio da pesquisa realizada foi constatado, queos maus-tratos com mais freqncia causado numa criana o dano fsico, emocional, negligncia e o abuso sexual. Esses agressores no machucam s o fsico de uma criana, mas tambm seu psicolgico. Causando traumas futuros, afetando suas relaes interpessoais, desempenho escolar e prejudicam seu emocional pela vida inteira. H alguns anos, pensava-se que as essas agresses eram conseqncias de transtornos psicolgicos individuais, como: alcoolismo, carncia financeira e educao. Infelizmente esses atos se repetem diariamente, e a forma dos agressores se justificarem alegando que seus pais tambm foram violentos com eles. Em muitos casos, as crianas so ameaadas de serem mortas pelo prprio agressor, onde o mesmo alega se ela conta o ocorrido, ningum acreditar nela e acontecer desintegrao familiar. Existem leis para defesa dessas crianas, comoa Lei 8.069/90, Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), que foi criada para dar mais proteo criana e adolescente, mas na maioria dos casos so acobertados pelos prprios pais e nem sempre chega ao conhecimento dos rgos competentes por falta de denncia da prpria comunidade (vizinhos e parentes).

1 VIOLNCIA INFANTIL

No Brasil, atualmente, a violncia exercida por pais ou responsveis contra crianas e adolescentes considerado pelo ministrio da sade como um problema de sade pblica.

O que existe na verdade um problema mundial que deve ser considerado um tema de grande preocupao de todos os poderes. No conseguimos resolver, apenas instituindo leis. (FRAIA, online, 2011). O Centro de Defesa da Criana e do Adolescente Maria Dos Anjos (CDCA RO), criado em 1993, assumiu o enfrentamento a violncia sexual contra criana e adolescente em Rondnia. A partir de 1997 o CDCA RO foi convidado a participar da formao de um grupo regional, denominado Rede TXAI, composta por representantes de entidades no-governamentais dos sete estados da regio Norte. Sua misso a promoo e defesa de direitos humanos de crianas e adolescentes pela interveno jurdico-social atravs da articulao, mobilizao e participao no controle social para a garantia de proteo integral. Neste processo mobilizatrio para o enfrentamento a violncia sexual a sociedade civil, articulada com a Frente Parlamentar, criou o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e explorao Sexual de Crianas e Adolescentes. (Dia 18 de Maio), que foi institudo pela Lei Federal de n 9970/00, de 17 de maio de 2000 (CAMPOS, 2009, p. 9). De acordo no disposto Art.227 da Constituio Federal assegura que as crianas e os adolescentes tm o direito a vida, a sade, a alimentao, a educao, ao lazer, a profissionalizao, a cultura, a dignidade, ao respeito, a liberdade e a convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. Segundo consta no Art. 22 do ECA7cabe aos pais o dever de sustento, guarda e educao dos filhos menores, cabendo-lhes, ainda, no interesse destes, a obrigao de cumprir e fazer cumprir as determinaes judiciais. No pargrafo nico do Art. 23 do Estatuto da Criana e do Adolescente diz: No existindo outro motivo, que por si s autorize a decretao da medida, a criana ou o adolescente ser mantido em sua famlia de origem, h qual dever obrigatoriamente ser includa em programas oficiais de auxilio. A concepo de infncia que conhecemos hoje vem evoluindo e se desenvolvendo desde o sculo XV; foi no fim desse sculo que comearam a acontecer s mudanas. At ento, o que denominamos de primeira infncia (trs ou

ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE

quatro anos), a criana era acompanhada pelos pais e tinha seus momentos de criana, isoladamente ou brincando e jogando com outras crianas. Logo depois, passam a jogar e brincar com os adultos; at mesmo das festividades esse pequenos participavam at acabar. As famlias no desenvolviam afetividade pelas crianas e no havia a preocupao em cuidar deles com sentimento fraterno. (KERR, online, 2000). A violncia domstica praticada contra uma criana est associada ao contexto histrico, social, cultural e poltico, que no pode ser compreendido como uma questo de conflitos interpessoal entre pais e filhos. Mais sim um relacionamento que revela as marcas de uma histria abusiva entre pai, me e filho, diante disto vemos que a violncia na famlia tratada pela sociedade de forma que banaliza suas caractersticas especificas. J a justia por sua vez ao tentar reproduzir esse senso comum, pode reproduzir, mais uma vez, a violncia contra criana. (ROQUE; FERRIANI, online, 2011). Convm estarmos atentos a algumas atitudes de manifestao que possa indicar que a criana tenha sofrido algum tipo de abuso.Em algumas situaes levam as crianas a cometertentativas de suicdios [...], dificuldades no aproveitamento escolar, complexibilidade de comunicao social. (AMARO, 2003). Enfatiza a coordenadora do Programa de Proteo Infncia do UNICEF no Brasil, que se uma criana vive em um ambiente de carinho com totais condies de acolhimento de seu bem estar, essa criana tem condies suficientes para entender que uma palmada no agresso e sim uma atitude de correo para o momento. Agora, se essa criana vive numa realidade onde a agresso fsica constante com total descontrole, tem tudo para se desenvolver um adulto violento, depressivo e receoso (OLIVEIRA, online 2004).
O Centro de Estudos e Atendimentos Relativos ao Abuso Sexual (CEARAS) um centro de estudos e atendimento especializados nas questes referentes ao abuso sexual intrafamiliar. Este define abuso sexual como sendo todo relacionamento interpessoal no qual a sexualidade veiculada sem o consentimento vlido de uma pessoa envolvida, faz atendimento psicolgicos s vtimas para que as mesmas encarem o transtorno de sua sade mental, e tambm faz atendimento a famlia, usando mtodo que conduza o processo de enfrentamento sem maiores danos. Este Instituto atende o abusador, como forma geral de tratamento de casos, que se define num parmetro estabelecido pela instituio que o fato de um abuso ser cometido, tido como doena e precisa ser tratado como forma de faz-lo enxergar o mal causado e afim de no voltar a cometer novos crimes. (CEARAS, 2009 apud SILVA e FERNANDES 2009, p.16).

As denncias sobre a violncia na famlia ocorrem em todas as classes sociais, dos mais ricos aos mais pobres. A nica diferena est na forma de buscar ajuda, e de dar encaminhamento ao problema. O que ocorre, na realidade, segundo a autora, que, nas classes sociais abastadas, procuram-se consultrios particulares, mantendo-se sigilo sobre a situao. Nas classes menos favorecidas, busca-se ajuda nas instituies. (ROQUE; FERRIANI,2002).

Dada a necessidade de refrear os impulsos nessa idade inclinando ao mal e no ao bem, aproveite com freqncia toda ocasio para castigar as crianas pequenas, mas com severidade. Chicotadas freqentes, mas no fortes, lhes fazem muito bem... Dobrai o castigo, se negam ou se culpam sua falta ou se no se submetem ao castigo... E isto deve prosseguir no apenas est com trs, quatro, ou cinco anos, mas enquanto o necessitarem at a idade de vinte e cinco anos... (LEVIN, 1997, p. 229, apud SILVA e FERREIRA, 2008, p.18). Darlan (1998, p.114) preconiza que ainda h pessoas que acreditam que crianas e bandidos so palavras capazes de convergirem no criana infratora e sim criana que reage violncia com prticas violentas, dentro do princpio universalmente oculto de legtima defesa.
um trabalho tambm corajoso no sentido de abordar um tema considerado difcil, que em geral no se deseja enfrentar em sua realidade, procurando desvelar tanto um aspecto da instituio familiar que se ope sua imagem primordialmente protetora, quando evidenciar a existncia concreta de um fenmeno em nossa sociedade, mais freqente do que se possa supor. (AZEVEDO e GUERRA, 2008, p.15).

Dentre as violaes mais freqentes a esses direitos, um crime especfico se sobressai aos demais, devido os altos nveis de incidncia no Brasil, [...] que deixa marcas na vida de inmeras crianas e adolescentes por todo o pas. (PRADO, online, 2007). A violncia psicolgica a que ocorre com mais freqncia, e a mais difcil de identificar. Na famlia onde algum membro da famlia alcolatra tem mais chance da criana sofrer violncia verbal e at fsica,quando a criana est no estagio de maus tratos avanado as conseqncias so assustadoras. Ela levar a criana se sentir-se desvalorizada, sofrer de ansiedade e adoecer com facilidade. Situaes que se arrastam por muito tempo e se agravam, podem provocar o suicdio (MAIA E WILLIAMS, online, 2005).
O desafio maior para as instituies e profissionais que articulam e mobiliza aes de enfrentamento a violncia sexual contra crianas e adolescentes pautar temas complexos como: sexualidade humana, desenvolvimento sexual, cidadania, direitos e violncia sexual (conceitos e caractersticas). Alem disso, ainda existem muitos paradigmas a serem quebrados e superados nessa rea de atuao e para isso necessrio o

aprimoramento profissional continuo para viabilizar o atendimento as vitimas e ao abusador (desafio do CDCA-RO). Nesse sentido, importante enfatizar a necessidade de buscar subsdios tericos para nortear o exerccio profissional (MELO, 2009, p.17).

De acordo com a realizao de pesquisas sobre violncia infantil, foi constatado que em mdia 18 mil crianas so vtimas de agresses domsticas, calcula-se que de hora em hora morre uma criana queimada, torturada ou espancada pelos prprios pais. (OLIVEIRA, online, 2011). Muraro (2008) enfatiza que cada 20 casos notificados, h no mnimo 20 outros casos omitidos pelas vitimas que na maioria das vezes sofrem algum tipo de ameaa. Essa a estatstica mundial produzida nos Estados Unidos. Mas aqui no Brasil esse nmero pode ser maior devido as notificaes de casos que aumentou 54% desde o ano de 2003.
A violncia sexual se configura como todo ato ou jogo sexual, relao hetero a homossexualidade entre um ou mais adulto e uma criana ou adolescente, tendo por finalidade estimular sexualmente est criana ou adolescente ou utiliz-los para obter uma estimulao sexual sobre sua pessoa e de outra pessoa. (AZEVEDO e GUERRA, 1989, apud AZEVEDO e GUERRA, 2008, p. 33).

Vemos que nem sempre verdade [...], que o lar o ambiente mais seguro para a criana. As pesquisas apontam que grandes partes dos casos de maus tratos da criana acontecem em casa, junto aos familiares. (LIMA e FARIA, online, 2011).
Os maus-tratos infligidos s crianas e as graves negligncias de que elas so vtimas vm, h dcadas, atraindo a ateno de um pblico amplo. Maus odiosas ainda so as violncias sexuais o que algumas delas so submetidas durante a infncia e adolescncia. Tais fatos permanecem s vezes dissimulados, devido ao silncio que os cerca: deve-se reticncia das vtimas em queixarem-se e surdez dos adultos que cuidem dessas crianas. (GABEL, 1997, p.07).

1.1 CONSELHO TUTELAR

A funo do conselho tutelar receber a denuncia e encaminhar para os rgos competentes ou as redes de atendimentos que so os, psiclogos, neurologistas, delegacias, promotoria etc. e eles tm a responsabilidade de aplicar as medidas, apurar os fatos e socorrer as crianas vitimas de violncia. Porm a situao atual que a rede de atendimento encontra-se inativa ou sobrecarregada,

fazendo com que estes atendimentos que so imprescindveis, fundamentais, ocorram com uma demora no admitida, nesta situao, ou muitas vezes os atendimentos nem acontecem. Assim sendo a ECA que uma lei de excelncia, que visa garantir o direito das crianas, fica na maioria das vezes, s no papel, por falta de Programas de Atendimentos na Rede Pblica, por isso faz-se necessrio uma melhor divulgao desta situao, para que haja uma maior participao da comunidade, atravs de empresrio e at mesmo das igrejas, nos sentido de criar Programas principalmente de Atendimento e Acompanhamento Familiar. Nos diz ainda que nossa cidade est precria nestes atendimentos,falta profissionais para atender essas crianas, que quando atendidas a demora grande. Enfatiza ainda que no s as crianas precisam de atendimentos, mas sim a famlia, ela tem observado que a situao de abuso, violncia fsica vem se repetindo de gerao em gerao, e que essas crianas se no tratadas hoje, no futuro sero possivelmente agressores, ou abusadores. A violncia fsica quando tratada por profissionais a tempo no gera traumas, problemas psicolgicos futuros, mas quando se trata de violncia sexual, so muito mais difceis de serem tratados e deixam marcas mais profundas. Relata-nos que muito precrio ainda o conselho, com um despreparo, sobrecarga, pois a demanda muito grande, que um rgo que muitas vezes esquecido, que falta melhorias para melhores condies de trabalho, mas que a eles por sua vez tentam fazer o melhor possvel para ajudar essas crianas. (Informao verbal) 8

2 METODOLOGIA

A pesquisa teve natureza exploratria e descritiva. De acordo com Gil (2002), a pesquisa exploratria serve para aproximar o pesquisador do problema. No caso em questo, a violncia infantil um estudo de caso na cidade de Ariquemes, apresentado ndices, nmeros desses acontecimentos no municpio. J a anlise descritiva, segundo Oliveira (2004, p.114) serve para explicao das relaes de
8

Entrevista concedida pela conselheira tutelar, Sra.Elizete Ramos Ferreira

10

causa e efeito dos fenmenos. Essa parte mostra como a violncia infantil afeta as famlias e a sociedade em geral, ajuda a identificar os tipos de violncia, causas e mostrar que no so apenas agresses fsicas, mas tambm agresses psicolgicas e emocionais. O estudo deste artigo se deu atravs de pesquisas bibliogrficas, internet e entrevista com conselho tutelar. A opo por essa abordagem baseia-se no interesse em compreender a complexidade de um fenmeno que decididamente no se limita a dados estatsticos e vem crescendo notoriamente em Ariquemes. A fim de alertar e mostrar para sociedade os maus que a violncia causa a criana. Com objetivo de apresentar as reais conseqncias da violncia domstica infantil, trazer informaes atravs de dados especficos a fim de esclarecer para pais, professores e a sociedade em geral que esses maus tratos no so apenas fsicos, mais tambm psicolgicos. Entretanto a metodologia adotada se sobressai pela evidncia e formao de dados colhidos de rgos competentes. Demonstrando que a famlia o alicerce e a base para formao do carter de uma criana, e essa deve ento preservar um lar com segurana, amor, respeito e compreenso.

3 RESULTADOS E DISCUSSO

Diante do exposto no decorrer do estudo, podemos dizer que a violncia contra uma criana pode trazer graves conseqncias ao seu futuro, devido aos traumas psicolgicos e emocionais. Observou-se ainda que na maioria dos casos os principais agressores so pessoas prximas as crianas inclusive familiares padrastos, madrastas e muitas vezes as prprias mes. considerado maltrato infantil domstico aquele que acontece dentro de casa, tendo como vtimas crianas e adolescentes e geralmente cometido pelo responsvel que deveria cuid-los. Inclui basicamente quatro tipos de situaes: o dano fsico, o dano psquico ou emocional, a negligncia e/ou o abandono e o abuso sexual.

11

O servio Disque Denncia Nacional de Abuso e Explorao Sexual Contra Crianas e Adolescente um servio que recebe, encaminha e monitora denncias de violncia contra crianas e adolescentes recebidas de todos os estados brasileiros. Acompanhe no Grafico 1 o numero de denuncias recebidas de casos de violncia infantil em um perodo de 7 anos.

DDN - 100 Denncia Recebidas por Regio Perodo: maio de 2003 a maro de 2010

15.592

11.865 Norte 11.865 denncias Nordeste 42.283 denncias Centro-Oeste 11.880 denncias Sudeste 38.643 denncias Sul 15.592 denncias

38.643 11.880

42.283

Grfico 1 Fonte: DDN 100 - Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidncia da Repblica

O Grfico 1 apresenta o total absoluto das denncias por Regio Brasileira considerando o perodo de maio de 2003 a maro de 2010. Verifica-se que a regio nordeste foi a que mais ofereceu denncias ao servio seguida da regio sudeste, sul, norte e centro oeste. O Grfico 2 a seguir apresenta o ranking das regies nas denncias recebidas pelo servio (considerando grupos de 100 mil habitantes na regio - IBGE 2007), no perodo de maio de 2003 a maro de 2010. Verifica-se que o centro-oeste a primeira regio no ranking, sendo a que mais oferece denncia: 90 denncias para cada grupo de 100 mil habitantes. Na seqncia esto s regies norte e nordeste

12

ocupando a 2 e 3 posio, praticamente juntas, seguidas pela regio sul e por ltimo, a regio sudeste.

DDN - 100 Denncias Recebidas por Regio por grupo de 100 mil hab. Perodo: maio de 2003 a maro de 2010

1 lugar

5 lugar 4 lugar Sudeste 49,62 den Sul 58,32 den Nordeste 82,05 den Norte 81,14 den Centro-Oeste 89,84 den 2 lugar

3 lugar

Grfico 2 Fonte: DDN 100 - Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidncia da Repblica

3.1 VIOLNCIA FSICA A violncia fsica a mais fcil de ser detectada, pois visvel,existem diferentes tipos: escoriaes, hematomas, luxaes, fraturas, queimaduras, feridas por objetos cortantes, desgarros, leses viscerais. As leses podem ser provocadas por impacto, penetrao, calor, uso de substncias acdas, substncias qumicas ou drogas.

13

3.2 VIOLNCIA PSICOLGICA

Nos casos de violncia psicolgica interessante destacar que uma das formas de maltrato infantil mais difcil de diagnosticar. Geralmente, detectam-se quando associado a outros quadros severos de maltrato e ainda que confirmada a suspeita, a interveno dos profissionais e/ou do sistema legal ocorre de forma mais cautelosa. a conseqncia da hostilidade verbal crnica em forma de burla, desprezo, crtica ou ameaa de abandono e constante bloqueio das iniciativas de interao infantil. Quem maltrata psiquicamente pode adotar atitudes tais como de humilhar a criana frente aos outros, priv-la de sadas e de sua integrao social, utilizando para isto desde apenas evitar a socializao como at encerrar a criana em casa.

3.3 NEGLIGNCIA

A negligncia quando o adulto permanece junto ao filho, privando-lhe parcialmente e em grau varivel de ateno adequada e necessria, como mostra a (Figura 01). Esta desateno pode provocar quadros de desnutrio de segundo e terceiro graus (sem que haja a princpio nenhum fator orgnico determinante), descuido frente a situaes perigosas e acidentes freqentes, imunizaes incompletas, deseres escolares, desconhecimento de atividades extra-familiares, desinteresse e sexuaiss de conhecimento quando denunciadas, por isso se faz necessrio que professores, pais, vizinhos, parentes, amigos, ao desconfiarem que algo esta errado com a criana, levar ao conhecimento de rgos competentes. 3.4 VIOLNCIA SEXUAL

uma das formas mais graves de maltrato infantil, consiste na utilizao de um menor para satisfao dos desejos sexuais de um adulto, encarregado dos cuidados da criana ou algum no qual este confie. Qualquer tipo de aproximao

14

sexual inadequada que acontea entre menores de diferentes etapas evolutivas e/ou o uso de algum tipo de coero (fsica ou emocional), tambm se considera abuso sexual. O abuso sexual reiterado no distingue classe social, nem nvel sciocultural, constitui um dos traumas psquicos mais intensos e tem conseqncias sumamente destrutivas na personalidade da vtima. Os maus tratos na infncia deixam seqelas no desenvolvimento emocional das vtimas e se tornam praticamente irreversveis quando o maltrato for crnico. Entre os antecedentes de jovens e adultos com transtornos graves de personalidade (neurticos), encontra-se sempre alguma forma de maltrato na infncia e na adolescncia. Sabe-se que em 20 de julho de 1990 foi criado o Estatuto da Criana e do Adolescente, lei 8069/90 para defesa e garantia dos direitos da criana e do adolescente. Constatamos que a grande dificuldade para aeficcia talvez de uma retaliao. Temos aqui em Ariquemes o CRAS9, para atendimentos preventivos no caso de suspeitas de maus tratos, CREAS10 atendimentos quando se detectado casos de violncias fsicas, psicolgicas e sexuais com psiclogos, onde tambm existem cursos de computao,bordados , manicure e assistentes sociais que atendem visitas domiciliar, esses rgos se encontram na SEMDS- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social , Centro de Reabilitao Belmira Araujo, atendimentos psicolgicos, fisioterapeutas e fonoaudilogos e tambm o CAPS11 atendimentos com psiclogos, psiquiatras e neurologistas. O Grfico 3 abaixo apresenta a distribuio das vtimas em porcentagem, por sexo e tipo de violncia ocorrida. Verifica-se o aumento de vtimas do sexo feminino nas situaes de violncia sexual. As situaes de negligncia e violncia fsica e violncia psicolgica apresentam praticamente o mesmo percentual de vtimas por sexo: 56% de vtimas do sexo feminino nas situaes de negligncia e 55% nas situaes de violncia fsica e violncia psicolgica.
Dados sobre vtimas Perodo: maio de 2003 a maro de 2010

desta lei ser

efetiva a falta de participao da famlia e da sociedade em denunciar por medo

Centro de Referncia de Assistncia Social Centro de Referncia Especializados de Assistncia Social 11 Centros de Ateno Psicossocial
10

15

Disque Denncia 100 - maio de 2003 a maro de 2010 Sexo das Vtimas em Porcetagem, por Tipo de Violncia

% vtimas do sexo masc. % vtimas do sexo fem.

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

38

44

45

62

56

55

Violncia Sexual

Negligncia

Violncia Fsica e Violncia Psicolgica

Grfico 3 Fonte: DDN 100 - Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidncia da Repblica

Visto que a violncia infantil vem crescendo assustadoramente no municpio de Ariquemes, no intuito de alertar e mostrar a populao s conseqncias de tamanha barbrie, que a violncia contra uma criana, um ser indefeso, sem malicias, incapaz de qualquer maldade. Foi realizadauma pesquisa, ondeconstatouse que os maus-tratos com mais freqncia causado a uma criana a negligncia com a higiene, abandono, violncia fsica, emocional e sexual. Longe de se constituir um estudo conclusivo a cerca desse problema, estes dados reforam a necessidade permanente de sistematizao das informaes relativas a violncia infantil em nosso municpio.

16

Municpios com maiores ocorrncias registradas


Porto Velho Ji-Paran Ariquemes Guajar-Mirim Candeias Vilhena Cacoal Machadinho Monte Negro Pimenta Bueno Grfico 4 Fonte: Centro de Apoio Operacional da Infncia e Juventude e da Defesa dos Usurios dos Servios de Educao

Quanto aos municpios de maior incidncia, a capital Porto Velho o que tem registrado o maior nmero de denncias- 65%, o restante distribudos nos demais municpios do interior, com destaque os municpios de Ji-Paran com 6%, Ariquemes, Guajar-Mirim e Candeias com 5%.

Casos Registrados no municpio de Ariquemes

45,20 %Maus-tratos 32,92%Abandono/Negligncia 19,41%Violncia Sexual 2,47%Violncia Psicologica

Grfico 5 Fonte: Conselho Tutelar dos Direitos da Criana e do Adolescente

17

As investigaes atuais demonstram que, na realidade, o produto de uma conjuno de fatores relacionados ao modelo familiar e social que valida violncia como procedimento aceitvel para a soluo de conflitos. Podem adotar distintas formas, algumas mais fceis de serem detectadas do que outras, mas todas denunciam um latente problema de sade, que demanda abordagens multidisciplinares e solues oportunas para cortar o ciclo da dor e resgatar a vtima de seqelas importantssimas, que a condicionar ao longo de sua vida. No se trata somente de redescobrir a criana, assim como suas necessidades reais e no fictcias; trata-se de reconhec-la tanto como protagonista na mesma qualidade de todos os outros atores que esto a seu lado, da construo de uma vida coletiva nova e diferente, dentro da qual os valores de que as crianas so portadoras estejam tambm presentes, tenham tambm importncia. Trata-se, tambm, de dar um novo sentido relao adultos/crianas, reconhecendo uma ao (e no somente uma reao) da criana e estabelecendo benefcios significativos que s podem nascer do reencontro acontecido entre duas autoridades, mesmo que elas sejam diferentes, mesmo que elas no estejam no mesmo plano. Educar uma criana dar o continente seguro que ela precisa para crescer. A casa no pode ser uma ameaa. Criana precisa de limites, mas com compreenso, com dilogo e principalmente com exemplos. Nunca, mas nunca mesmo se deve bater em uma criana, covardia! Pois se trata de um ser que no tem condies nem fsicas, nem psicolgicas de se defender. Toda forma de agresso, seja ela fsica ou psicolgica mostra a desestruturao e fragilidade emocional destes adultos, que deveriam rever suas atitudes e sua vida. Por tanto, num primeiro momento os dados aqui expostos serviro para sensibilizar o poder pblico e a comunidade, dando a visibilidade que a questo requer, precisamos enxergar a violncia infantil que se encontra camuflada no seio das famlias ariquemenses, para que a sociedade se mobilize e enfrente esse grave problema social.

18

CONSIDERAES FINAIS

O objetivo do presente artigo alertar a sociedade ariquemense, que a violncia infantil vem crescendo de forma preocupante, e que a falta de denncia, priva a criana de um tratamento adequado alm de deixar o agressor impune. Vale salientar aqui que os rgos competentes tm tentado de todas as formas suprir a demanda de atendimentos que muito grande, porm no possuem estruturas, pessoas capacitadas, e a ainda falta ajuda do municpio bem como prefeito, vereadores e deputados, faltam recursos e estruturas adequadas para que trabalhem de forma que possam ampliar seus atendimentos para suprir tamanha demanda, necessita-se de psiclogos, neurologistas para fazer o acompanhamento com as crianas. Com a finalidade de esclarecer para sociedade a extenso de um mal que cresce a cada dia em nosso municpio e pedir encarecidamente que o poder pblico cuide com mais carinho de nossas crianas. Considerando o tema proposto e os dados aqui expostos, percebe-se um quadro que requer mais ateno de todos como uma sociedade, a fim de que esses dados diminuam. Por causa de seu carter complexo, a partir de qualquer ngulo que seja abordado esse processo social, as analises tem que ser abrangentes e especificas, a abordagem das conseqncias da violncia infantil requer para seu enfrentamento estratgias conjugadas, quais sejam, polticas publicas para as reas scias, tratamento interdisciplinar do sistema familiar, envolvendo o agente e a vitima da violncia. E ainda pedir para que qualquer pessoa que se vier a suspeitar de que seu vizinho, seu parente, seu amigo seja causador de alguma violncia contra uma criana, denuncie. importante que toda a sociedade trabalhe em conjunto para que nossa cidade, nosso pas, seja um lugar melhor. As crianas so o futuro de qualquer nao, dessa forma inaceitvel no zelar e olhar por elas de uma forma mais atenciosa, dar educao, respeito e dignidade para que elas possam crescer e se tornar adultos formadores de opinies pessoas honestas, dignas que respeitem e sejam respeitadas.

19

REFERNCIAS

AMARO, Sarita. Crianas vitimas de violncia: das sombras do sofrimento genealogia de resistncia. Uma nova teoria cientfica/Sarita Amaro, - Porto Alegre: CAMPOS, Denise de Carvalho, A trajetria do centro de defesa no processo de mobilizao e articulao para o enfrentamento violncia sexual contra crianas e adolescentes em Rondnia.In:Projeto Jacamim I e II. CURY, Munir; PAULA, Paulo Afonso Garrido de; Marura, Jurandir Norberto, Estatuto da Criana e do Adolescente Anotado. 3 ed. Revistas dos TribunaisSo Paulo, 2002. DARLAN, Siro, Da infncia perdida criana cidad. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris Ltda, 1998. ESTATUTO DA CRIANA, disponvel em http://www.pgr.mpf.gov.br, acessado em 2011. FRAIA, Maria Helena. Violncia Infantil. Partes a sua revista virtual, So Paulo, disponvel em: http://www.partes.com.br/educacao02.html. Acesso em 29 de maio de 2011. GABEL, Marceline. Crianas vitimas de abuso sexual. [traduo Snia Goldfeder. So Paulo: Summus, 1997. GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2002. GLOBO, disponvel em http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com, acessado em 02 de Abril de 2011. GUERRA, Viviane, Violncia de pais contra filhos: a tragdia revisitada/Viviane Nogueira de Azevedo. 6 ed. So Paulo: Cortez, 2008.

20

KERR, Elisa. A Infncia aps a Idade Mdia. Histria Social da Infncia e da Famlia segundo Philipe Aries. Disponvel em: htpp://elisakerr.wordpress.com/criana-rupestre/a-infancia-aps-a-idade-media/. Acessado em 12 de junho de 2011. LIMA PD, FARIAS GM. Condutas adotadas pelos profissionais de sade com crianas hospitalizadas vtimas de violncia. Revista Eletrnica de Enfermagem. http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a10.htm, acessado em 03 de abril de 2011. MELO, Ana Carolina Ferreira deEstratgia de preveno no enfrentamento violncia sexual de crianas e adolescentes.In:Projeto Jacamim I e II. MURARO, Hedi. Coordenadora da Rede de Proteo Violncia contra Crianas e Adolescentes da Secretaria Estado do Paran- PR. Online 2011. OLIVEIRA, S. L. de. Tratado de metodologia cientifica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaes e teses.So Paulo: Pioneira, 2004. OLIVEIRA, Helena. Coordenadora do Programa Projeto Infncia do INICEF, http://zequinhabarreto.org.br/?p=7891/. Acesso em 11 de abril de 2011. PRADO. Anna Priscylla Lima. Violncia sexual contra criana e adolescentes: uma responsabilidade de todos. 2007. Revista Jus Vigilantibus. Disponvel em: <http://jusvi.com/artigos/28034/>. Acesso em: 30 maro 2011. ROQUE, Eliana Mendes de Souza Teixeira; FERRIANI, Maria das Graas Carvalho. Desvendando a violncia domestica contra criana e adolescente sob a tica do direito na Comarca de Jardinpolis-SP,Revista Latino-Americana Enfermagem acessado em 09 de abril de 2011. SILVA, Suiane Alves da; FERNADES, Vanessa Leite. Os Entraves ao Enfrentamento do abuso Sexual de Crianas e Adolescentes. 2009. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Faculdades Integradas de Ariquemes FIAR, Ariquemes, 2009. SILVA, Evania Rodrigues da; FERREIRA, Rosimeire Luciene. Os Reflexos da Violncia Domstica no Cotidiano Escolar. 2008. 57f. Monografia ( Licenciatura Plena em Pedagogia) Faculdades Integradas de Ariquemes FIAR, Ariquemes, 2008.

21

You might also like