You are on page 1of 5

Faculdades Integradas de Jacarepagu. Aluno: Tiago Vidal Corra. Curso: Artes Matria: Esttica e Histria da Arte.

Construo de uma produo textual referente a apostila de Esttica e Histria da Arte.

A esttica, do grego aisthsis, que significa percepo, sensao, um ramo filosfico que tem por finalidade o estudo do Belo, do Sublime.
A ligao da esttica com a arte ainda mais estreita, se considerada que o objeto artstico aquele que se oferece ao sentimento e percepo. Assim, podemos compreender que, enquanto disciplina filosfica, a esttica tenha tambm se voltado para as teorias da criao e percepo artsticas. (GUIA DE ESTUDOS Artes, pg. 10).

Tem sua origem junto sociedade grega, onde se comea os primeiros estudos estticos sobre o Belo e os fundamentos da Arte. Esta filosofia do Belo permite o julgamento e a percepo do que considerado belo dentro de determinado perodo histrico. Em Scrates, filsofo grego, mentor de Plato, observa-se o Belo colocado ao lado das maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. Os dilogos de Scrates com Hpias, j se observa uma refutao dos conceitos originalmente atribudos ao belo, porm, Scrates no ir atribuir definio ao Belo julgando-se incapaz de explicar o Belo em si. J para o filsofo e matemtico grego Plato, que construa sua filosofia por meio de dilogos, o homem est inserido permanentemente dentro de dois tipos de realidade: a inteligvel e a sensvel. A primeira das realidades imutvel, igual a si mesma. A segunda est relacionada a todas as coisas que nos afetam os sentidos, so realidades dependentes, mutveis e so imagens da realidade inteligvel.

Para Plato, a beleza a nica idia que resplandece no mundo. Se, por um lado, ele reconhece o carter sensvel do belo, por outro continua a afirmar a sua essncia ideal, objetiva. Somos assim obrigados a admitir a existncia do belo em si independente das obras individuais que, na medida do possvel, devem se aproximar desse ideal universal. (GUIA DE ESTUDOS Artes, pg.10)

O Belo para Plato encontra-se justamente dentro da realidade inteligvel, ou plano ideal, mas a idia do Belo em si era colocada por Plato como absoluto e eterno, no dependeria dos objetos, da materialidade, era em si a prpria ideia da perfeio, estava plenamente e perfeitamente completo, restando ao mundo sensvel apenas imitar a perfeio desta beleza perfeita. Assim, Plato dissociava o Belo do mundo sensvel, ligando este Belo ao mundo das ideias, juntando-se ao bem, a verdade, ao imutvel e a perfeio. O Belo para Plato serviria ento para conduzir o homem perfeio, a imitao fiel do mundo das ideias dentro do mundo sensvel. Seguindo os filsofos gregos, encontra-se Aristteles, discpulo de Plato, que vindo na mo oposta a seu mestre, constri seu pensamento esttico sobre o Belo a partir da realidade sensvel, permitindo assim que o Belo deixe de ser algo abstrato e passe a ser algo concreto, o Belo ento se materializa a beleza dentro desse pensamento aristotlico no imutvel e eterna, assim, podendo evoluir. A construo filosfica de Aristteles d o primeiro para a separao do Belo ligado estritamente a ideia de perfeio, pois trar para a concepo do Belo a natureza humana, ou seja, no traduz o Belo como algo separado do homem, mas intrnseco a ele. Junto ao pensamente aristotlico abrem-se as portas para o julgamento do fazer artstico, onde se confere ao artista possibilidade da individuao, assim sendo, o Belo aristotlico seguir critrios como simetria, composio, ordenao, proposio e equilbrio. Passando-se da Grcia antiga para a Modernidade percebe-se que a filosofia do Belo em arte aplicada a partir do sc. XVIII pelo filsofo alemo Baumgarten. Dentro deste perodo moderno destaca-se a revoluo francesa e a revoluo industrial como pontos marcantes para o desenvolvimento do pensar esttico. O escocs David Hume, o ango-irlandes Edmund Burke foram pensadores que contriburam bastante para o movimentar do pensamento esttico, propondo e contrapondo ideias para a construo do que o pensar

do Belo, porm, o filsofo prussiano Immanuel Kant foi um dos mais relevantes tericos que falaram sobre o Belo, prova disso que aps Kant expor suas ideias, nenhum outro terico que v falar sobre o Belo deixa de citar Kant; Immanuel se torna um referencial sobre a esttica. At ento, a beleza era algo que a razo no poderia compreender.
Quando dizemos subjetivo ou objetivo, referimo-nos ao ponto de vista do sujeito que conhece e que, num caso, se acha centrado em si prprio e em outro caso, est descentrado. Kant, numa tentativa de superao dessa dualidade objetividadesubjetividade, afirma que o belo aquilo que agrada universalmente, ainda que no possa justific-lo intelectualmente. Para ele, o objeto belo uma ocasio de prazer, cuja causa reside no sujeito. O princpio do juzo esttico, portanto, o sentimento do sujeito e no o conceito do objeto. No entanto, h a possibilidade de universalizao desse juzo subjetivo na medida em que as condies subjetivas da faculdade de julgar so as mesmas em todos os homens. Belo, portanto, uma qualidade que atribumos aos objetos para exprimir um certo estado da nossa subjetividade. Sendo assim, no h uma ideia de belo nem pode haver regras para produzi-lo. H objetos belos, modelos exemplares e inimitveis. (GUIA DE ESTUDOS Artes, pg.13).

Para Kant, o juzo esttico oriundo do sentimento e funciona no ser humano como intermedirio entre a razo e o intelecto, assim sendo a prtica a funo da razo e a capacidade de elaborar teoria sobre os fenmenos a funo do intelecto. Com isso, os fenmenos que so percebidos atravs dos sentidos, transformam-se em algo compreensvel, o que possibilita nesse momento uma construo de um juzo esttico. importante observar que tal formao de juzo esttico no permite ao sujeito obter um conhecimento intrnseco do objeto observado, o que no permitiria a construo de um valor cognitivo significativo e tambm no teria a construo de um juzo sobre a perfeio do objeto ou fenmeno, independentemente dos conceitos ou das sensaes produzidas pelos objetos. Os sentimentos de prazer e desprazer em Kant esto ligados as sensaes estticas, assim sendo, pertencem ao sujeito, so sentimentos subjetivos, e so eles que emitem o conceito do Belo, so eles os formadores do juzo do gosto. Dentro do pensamento kantiano se percebe que no impossvel encontrar regras tericas para a construo de belos objetos, pois a beleza no est na construo fsica do

objeto, e sim no senso de prazer gerado por tal objeto, assim sendo, o prazer a ligao principal que Kant faz com o Belo.
A crtica feita por Kant meta fsica na Crtica da razo pura provocou o aparecimento de duas linhas divergentes entre os filsofos posteriores. De um lado, os materialistas (Feuerbach) e os positivistas (Comte), sendo que estes reduzem o trabalho da filosofia mera sntese dos resultados das diversas cincias particulares, no cabendo ao filsofo teorizar sobre ideias sem contedo. De outro, os idealistas (Fitche, Schelling e Hegel), que levam s ltimas conseqncias a capacidade que Kant atribua razo de impor formas a priori ao contedo dado pela experincia. Portanto, para os idealistas, a filosofia o estudo dos processos pelos quais a realidade deriva dos princpios constitutivos do esprito: o mundo o produto de um movimento do pensamento. (GUIA DE ESTUDOS Artes, pg.15).

O filsofo alemo Hegel foi outro pensador que se destaca dentro do pensamento esttico. Parecendo concordar com Plato, Hegel dizia que a beleza s pode se exprimir na forma, porque ela s manifestao exterior atravs do idealismo objetivo do ser vivente e se oferece nossa intuio e contemplao sensveis.
Hegel, [...], introduz o conceito de histria. A beleza muda de face e de aspecto atravs dos tempos. E essa mudana (devir), que se reflete na arte, depende mais da cultura e da viso de mundo vigentes do que de uma exigncia interna do belo. (GUIA DE ESTUDOS Artes, pg.15).

Hegel dedica-se a anlise do ideal, onde ele atribui conceitos morais e espirituais, que so pertencentes natureza humana, transfigurando-se atravs do imaginrio em formas atribudas a deuses ou seres superiores a si mesmo, permitindo assim ao sujeito uma tentativa de transportar sua realidade dura e cruel de uma vida cotidiana e ao mesmo tempo gerar exemplos a serem seguidos como ideal de perfeio. Para Hegel, o Belo algo espiritual, pois parte da gneses da inexistncia material do Belo, colocando assim o Belo na categoria de conceito sem realidade fsica, assim pertencendo ao plano espiritual, ao plano da imaginao do sujeito. A formao do conceito do Belo algo que est dentro das inquietudes do sujeito. Momentos como a formao da sociedade grega, expanso, consolidao e queda do imprio

romano, Idade Mdia, Moderna, Contempornea, trazem consigo novas formas do pensar esttico sobre o Belo. No diferente nos dias atuais. Com conceito da globalizao, o surgimento da internet, a formao do conceito esttico do Belo, do sublime se modifica. Novas formas de interpretar, de se expressar aparecem cada vez mais, acrescentando assim dentro do pensamento esttico cada vez mais ramificaes tericas e prticas sobre o que o Belo, sua definio, suas caractersticas. Independentemente de quantas mais novas formas surjam para habitar dentro do intelecto humano, a questo do Belo sempre ser intrnseca ao sujeito, pois sempre haver sentimentos, mesmo que com os mais diversos valores. Dentro do mbito educacional, alm dos estudos referentes esttica j criada e sua Histria, preciso ensinar aos discentes a importncia da qualidade esttica que permeia a mente e sentimentos de cada pessoa, uma vez que o pensar sobre o Belo determina a fluidez de boa qualidade de vida, pois se refere a conviver com o gosto, que algo inerente a cada sujeito.

You might also like