You are on page 1of 7

OFICINA DE EBI Estudo Bblico Indutivo

O que um EBI? O Estudo Bblico Indutivo (EBI) uma forma de estudar a Bblia com um pequeno grupo de maneira interativa. Num EBI procuramos deixar que a Bblia fale por si mesma. A pessoa que lidera o EBI no faz um sermo sobre o texto, nem defende as concluses do seu estudo prvio, mas se coloca como um mediador e facilitador de uma discusso fazendo perguntas e promovendo a participao de todos. Algumas vantagens do EBI 1 Os educadores nos informam que uma pessoa lembra s 10% do que ouve, mas 50% do que ouve e fala. 2 Um lder pode dirigir este tipo de estudos, mesmo que no seja um grande conhecedor da Bblia. O papel dele no dar todas as respostas.
induo

s. f.

1. Ato ou efeito de induzir. 2. Sugesto. 3. Concluso. 4. Consequncia tirada dos fatos que se examinam.

3 H mais oportunidades para os participantes fazerem perguntas do que num culto ou numa palestra. A informalidade do grupo deixa as pessoas mais vontade para expressar suas dvidas e receber esclarecimentos. 4 Permite aos participantes a emoo de descobrir a verdade pessoalmente, em vez de ouvi-la proclamada por algum. Essa verdade, geralmente, tem mais significado para a pessoa e estimula o estudo pessoal da Bblia. 5 O Esprito Santo no concede toda a verdade a uma pessoa s. Voc pode aprender da contribuio dos outros e sua descoberta pode esclarecer algo a outro membro do grupo. Como preparar um EBI Como qualquer outro trabalho para Deus, a elaborao de um estudo bblico indutivo deve comear com muita orao, pedindo a orientao de Deus. Em seguida necessrio fazer a escolha de um texto bblico apropriado. Para isso, voc dever levar em considerao o seu pblico alvo. Se o pblico for cristos o foco deve ser crescimento. Se o pblico for no-cristos o foco deve ser evangelstico. Definindo isso, verifique: Seu texto no complicado demais para seu pblico? Ou ento, ser que no simples demais? Sua passagem bblica toca algum tema polmico? Este tema trar uma discusso produtiva? aconselhado que se evite temas polmicos em estudos evangelsticos, pois geralmente necessita-se de um conhecimento bblico maior, o que geralmente no o caso de um nocristo. Voc vai conseguir tirar algum resultado prtico, uma aplicao, para os participantes? Qual a concluso? Com o tempo de que dispe, voc conseguir completar todo o estudo?
O verdadeiro estudo bblico indutivo nunca comea com uma hiptese. E ele tem apenas uma pressuposio, a saber:

a inspirao divina, veracidade e integridade da Bblia, tal como revelada originalmente, e sua suprema autoridade em matria de f e conduta. [Ponto c das bases de f da ABUB.]

EBI JOIA:

A abordagem indutiva pode e deve ser usada sempre que nos aproximamos da Bblia. Mas certamente, quem se atreve a preparar um estudo bblico indutivo para os outros precisa comear com um estudo indutivo do texto. So quatro passos fundamentais a serem seguidos: Texto que vamos usar como exemplo: Marcos 2.1-12

Joelhos! Observao Interpretao Aplicao

Joelhos: PRECISO DA GRAA DE DEUS AQUI E AGORA

Nenhum mistrio aqui: Clame a Deus como pecador perdido,carente de luz e vida! Reconhea que Deus soberano: Ele quem revela o significado da Bblia. Reconhea a dureza do seu corao e pea ajuda para responder palavra estudada com f e obedincia. Pea vigilncia na observao, iluminao e entendimento para a interpretao, discernimento na aplicao e criatividade para montar o estudo!

Observao:O QUE O TEXTO DIZ?


Leia com cuidado! Olhe para ver o que de fato est escrito na passagem. Leia como se voc nunca tivesse lido. No suponha que voc j sabe o que est escrito!
Faa perguntas a si mesmo. Por exemplo: Que tipo de literatura este? [Narrativa, mensagem discursiva, poesia, texto filosfico, profecia] Qual a estrutura bsica dessa passagem?[Identifique os blocos principais e d um ttulo a cada um] Qual o contexto? - Contexto histrico [pessoas na histria: nacionalidade/cultura, onde esto, em que perodo da histria, etc] - Contexto literrio [como essa passagem se relaciona com a passagem anterior e a posterior? Qual sua funo no livro
todo? Como se relaciona com a Bblia inteira?]

O autor declarou/deu a entender seu objetivo? Pergunte: faa perguntas ao texto: Quem? Onde? Quando? O qu? Como? Por qu? Como o autor desenvolve seu raciocnio?(Pistas incluem tempos verbais, e
chaves gramaticais como porm, mas, ento e portanto, etc)

Junte o maior nmero de pistas possvel durante a observao; elas podero ser cruciais na interpretao.

Quanto ao texto de Marcos: Olhe:


1.Forma literria: Narrativa 2.Estrutura: 1-4 Os amigos trazem o paraltico; 5-10a Jesus e os fariseus; 10b-12 A cura do paraltico. 3.Contexto: a. Histrico: poca de Jesus, 30 d.C. O mundo estava sob controle do imprio romano; judeus inseguros e curiosos quanto a Jesus; conflitos dentro do judasmo. b. Literrio: Incio do ministrio de Jesus; s tinha 4 discpulos por enquanto; textos paralelos: Mt 9.1-8, Lc 5.17-26]; Jesus comea a mostrar quem era: o Filho de Deus com poder. 4.Chaves gramaticais: a. Verbos: tempo (passado/presente nas falas), modo (indicativo/imperativo), voz (ativa); b. Mudanas de pensamento: mas (6) oposio de idias; para que (10) finalidade, propsito, intuito; ento (12) conseqncia. Pergunte: 1.Personagens: Jesus, paraltico e seus amigos, multido, (discpulos?), escribas. 2.Circunstncias: Onde na casa em que Jesus estava (Cafarnaum); Quando de manh (Por que?); Situao: muitas pessoas no local. 3.Fato central: A cura do paraltico motivo: mostrar a autoridade de Jesus. (Ele Deus) 4.Consequncias: o povo deu glria a Deus; incitou os escribas. Observe: 1.Repetio de termos: perdoar pecados (3x), Deus (2x), arrazoar (2x). 2.Comparao de idias: no h. 3.Contrastes: Perdoar pecados x Curar (Qual maior? Qual Jesus fez?) 4.Proporo de espao dado a pessoas ou a idias chave: O espao dado ao paraltico e aos escribas; a idia mais trabalhada perdoar pecados. 5.Ordem das idias: a.Causa/Efeito: Perdo foi causa da cura. b.Meio/fim: A cura foi o meio de comprovar autoridade. c. Progresso de pensamento: O menor (cura) confirmou o maior (perdo). d. Declarao geral da passagem: Jamais vimos coisa assim!.

Interpretao:O QUE O TEXTO SIGNIFICA?


Na interpretao buscamos descobrir o significado do texto.
Analise o significado de palavras e frases chave, buscando a interpretao natural (mais bvio!), original (o que o autor quis dizer) e coerente (com o contexto imediato e bblico). Brinque com o texto tente escrever uma parfrase (usando suas prprias palavras) No simplesmente pule as partes difceis! Procure um amigo, se ele tambm no entender busque recursos bibliogrficos. Devemos ler o Novo Testamento luz do Antigo Testamento. (Mt 5:17ss) Devemos ler o Antigo Testamento pela lente do Novo Testamento. (Gn 22.18) A Bblia toda sobre Jesus: Lc24:44ss, Jo 5.39, Is 53, Sl 16.10. No estudo bblico, tire a mensagem correta de cada

Como Contexto Crucial:


Um exemplo de J
Este livro conta as conversas de J e quatro amigos dele, que discursam a respeito do sofrimento de J. Avalie:que diferena faria para sua leitura de J 22:1-11, e outros trechos, aps ter lido tambm J 42:7?

passagem. No comprove suas preferncias ou opinies fazendo a Bblia dizer aquilo que voc quer que ela diga. (John MacArthur)

Erros comuns de interpretao/aplicao: Js1:8, 1 Co 2:9, Fp 4.13, Tg 5.16b, Jr 29:11

E enfim...Concluir a interpretao escrevendo sua frase RESUMO:

Uma frase que resume a mensagem central da passagem.


Interpretao Mc 2.1-12

1.Palavras-chave: no podendo, f, perdo, pecado, Deus, levanta-te, autoridade. 2.Ideia mais importante: Jesus, o enviado e escolhido de Deus, veio para, primeiro, perdoar nossos pecados e depois nos curar de nossos males (Teologicamente falando, justificao e santificao). 3.Correlacionando idias: A cura evidenciou o carter e misso de Cristo (Ele Deus que perdoa) e fez o povo dar glria a Deus. 4.Termos especiais: tcnicos (escribas Copistas do AT, conhecedores das Escrituras); teolgicos (f, pecado); sentido figurado (no tem) 5.Resumo: Cristo est interessado em ns integralmente, perdoando nossos pecados em primeiro lugar (salvao) e depois, nos sarando de ns mesmos e com isso s podemos exclamar: Jamais vimos coisas assim! Somente a Deus a glria!

Aplicao:QUE REAO O TEXTO DEMANDA?


Deus no nos deu a Bblia somente para aumentar nosso conhecimento. Ele a deu para transformar nossas vidas. A aplicao o objetivo ltimo do EBI: ouvir a voz de Deus de maneira que frutifique em nossas vidas.
Maus hbitos na igreja evanglica... [aplicao bombril] No preciso inventar uma aplicao ela j est na Bblia! No apenas Deus, mas tambm os autores humanos da Bblia tinham uma aplicao em mente.
s vezes explcita (Ex: Sf 2:1-3; Jo20:31); s vezes mais sutil (Ex: Juzes 18:1, 19:1, 21:25)

Reaes que a Bblia encoraja... A aplicao no sempre a mesma! Estejamos atentos para:
-

Algo para crer (minha viso da verdade precisa mudar?) Um motivo de louvor ou celebrao Algo para ser corrigido na minha vida (ex: definindo os meus prpositos fundamentais; ou ento uma deciso que preciso tomar para que Jesus realmente reine em mim) Algo para pedir a Deus em orao Algo para empreender, praticar... etc.

Caso tenha mais de uma, procure a aplicao principal do texto Uma dica comear a frase com:Devemos...

Lder: Seja um modelo de submisso Bblia Aplicaes de Mc 2.1-12 1. Algo para crer: Ele salva e sara, por meio de Cristo, seu Filho. 2.Algo para louvar: Cristo milagrosamente nos transforma! Jamais vimos coisas assim! 3.Algo para corrigir: No podemos nem devemos duvidar de Cristo (o que fazemos com certa facilidade!) 4.Algo para pedir a Deus: Cuida de ns e de nossos colegas Senhor! Salva-os e santifica-os na verdade! 5.Algo para praticar: Levar nossos amigos com f at Jesus Cristo (Mesmo que tenha que desc-lo pelo telhado!). Pronto! Completamos o JIA. Agora vamos pensar em alguns assuntos prticos relacionados preparao e liderana de um estudo bblico indutivo...

Escolhendo uma passagem da Bblia -Evangelhos -Passagens narrativas Preparando um EBI 1. Como sempre, comece de joelhos. 2. Reveja as duas frases que resumem a passagem bblica: a resumo da mensagem central e o objetivo.
Mantenha elas sempre em mente ao preparar o estudo. (O estudo precisa ter a mesma mensagem central e o
mesmo objetivo!)

3. Escreva perguntas.
Por que perguntas?
Cruze a bola, no faa os gols
Com suas perguntas, voc conduz os participantes s concluses corretas. MAS lembre-se que suas concluses sempre podem ser melhoradas (ou mesmo corrigidas!)... a autoridade no estar contigo, mas com a Bblia. Na hora do estudo, esteja disposto a aprender algo novo da Palavra viva!

Que tipo de perguntas? - Perguntas cujas respostas esto no texto! - Perguntas que provocam observao, interpretao e

aplicao

- Nem difcil nem fcil demais! - Perguntas abertas x fechadas

Liderando e participando de um Estudo Bblico em Grupo

Boa recepo e introduozinha Foco no texto As perguntas devem sempre Envolva todos os participantes e os escute direcionar para as frases de resumo Nunca responda suas prprias perguntas! da Interpretao e da Aplicao. Seja gentil, mas dirija! Seja honesto (quando no sabe, fale que no sabe!) De olho no relgio Evite crents! No se contente com uma resposta, procure escutar opinies diferentes Deixe que o grupo resolva pontos de vista equivocados

Comentrios Finais:

Tradues da Bblia Uso de passagens bblicas adicionais Uso de vnculos culturais (poemas, msicas, quadrinhos,etc) Quanto tempo preciso separar para a preparao?

Encaremos o desafio com nimo! Os que foram semeados em boa terra so aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um. Mc 4:20

Aliana Bblica Universitria (ABU) Goinia Ncleo na Escola de Engenharia Todas s quartas-feiras 12:30 h Campus I UFG pszj17@gmail.com ; fb.com/abugyn ; abu-goiania.blogspot.com Jamais vimos coisas assim! Introduo: Muitas vezes enfrentamos problemas. Pessoais, acadmicos, familiares. O paraltico enfrenta um problema de sade (que pode gerar um psicolgico). Hoje vamos ver que Cristo curou o paraltico, porm havia um problema maior que a paralisia em si e que Cristo preocupou-se com ele primeiro.

Contexto: Este o incio do ministrio de Jesus. Ele j tinha quatro discpulos e alguma fama na regio. Evangelho segundo Marcos 2.1-12. Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. Ento muita gente se reuniu ali, de forma que no havia lugar nem junto porta; e ele lhes pregava a palavra. Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paraltico, carregado por quatro deles. No podendo lev-lo at Jesus, por causa da multido, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paraltico. Vendo a f que eles tinham, Jesus disse ao paraltico: Filho, os seus pecados esto perdoados. Estavam sentados ali alguns escribas, raciocinando em seu ntimo: Por que esse homem fala assim? Est blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a no ser somente Deus?Jesus percebeu logo em seu esprito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: Por que vocs esto remoendo essas coisas em seu corao? Que mais fcil dizer ao paraltico: Os seus pecados esto perdoados, ou: Levante-se, pegue a sua maca e ande? Mas, para que vocs saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados disse ao paraltico eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e v para casa. Ele se levantou, pegou a maca e saiu vista de todos, que, atnitos, glorificaram a Deus, dizendo: Jamais vimos coisas assim! Nota(s): Escriba: Estudiosos judeus que faziam copias das Escrituras (Bblia) Pecado: Ato de rebeldia/orgulho contra Deus, desobedecendo os seus mandamentos. 01 Quem so as personagens da histria? E onde eles estavam? (O locas estava cheio? Tenso? Calmo?) 02 O que que todos esperavam que Jesus fizesse com o paraltico? E o que ele fez? 03 O que os escribas questionaram? E como Jesus respondeu? 04 Como as pessoas se sentiram depois do que Jesus fez? 05 Qual problema era mais preocupante: os pecados ou a paralisia fsica? Por que os pecados so um problema? Para que Cristo usou a cura? 06 Um dos nomes de Jesus, Emanuel, significa Deus conosco. Jesus se importou com o paraltico? O que essa passagem nos ensina sobre Jesus? E o que deve ser corrigido em ns? E quem que pode corrigir? Como? E o que devemos agradecer a Jesus? 07 Baseados na atitude dos amigos do paraltico, o que devemos fazer e pedir a Deus?

Aliana Bblica Universitria (ABU) Goinia Ncleo na Escola de Engenharia Todas s quartas-feiras 12:30 h Campus I UFG pszj17@gmail.com; fb.com/abugyn ; abu-goiania.blogspot.com

Uma menina, um pai e um problemo. Introduo: A morte algo com o qual lidamos todos os dias em nossas vidas. Quer seja pelo noticirio, na nossa famlia, do nosso bichinho de estimao. Porm, ser que morte est limitada nesse escopo? A bblia muitas vezes nos diz que estamos mortos. Mas como entender isso? Vamos ver o que podemos aprender disso quando Jesus cuidou de um caso de morte real. Texto(s) bblico(s): Contexto: Jesus acabara de voltar de uma pequena viagem de barco pelo mar da Galileia (um pequeno mar na regio da Judeia). Mal ele chegou e j foi cercado por uma multido. Evangelho segundo Marcos 5.21-24a, 5.35-43. Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multido; e ele estava junto do mar. Eis que se chegou a ele o chefe da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus ps e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha est morte; vem, impe as mos sobre ela, para que seja salva, e viver. Jesus foi com ele. Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha j morreu; por que ainda incomodas o Mestre? Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: No temas, cr somente. Contudo, no permitiu que algum o acompanhasse, seno Pedro e os irmos Tiago e Joo. Chegando casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroo, os que choravam e os que pranteavam muito. Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroo e chorais? A criana no est morta, mas dorme. E riam-se dele. Tendo ele, porm, mandado sair a todos, tomou o pai e a me da criana e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. Tomando-a pela mo, disse: Talit cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou e ps-se a andar; pois tinha doze anos. Ento, ficaram todos sobremaneira admirados. Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ningum o soubesse; e mandou que dessem de comer menina. Nota: Chefe da sinagoga mantinha e programava os trabalhos no centro de adorao judaico. 01 Qual era a posio social de Jairo? Era aceitvel ele se prostar a algum? Ento por que ele fez isso? 02 Jairo suplicou insistentemente a Jesus. O que ele pediu? O que essa atitude demonstra? 03 Os conhecidos de Jairo zombaram de sua f e de Jesus. O que Jesus respondeu a Jairo? Como isso pode ser aplicado em nossas vidas hoje, com relao s nossos temores, dvidas, inquietaes? 04 As pessoas estavam chorando a morte da menina. O que Jesus diz sobre esse choro? 05 Quem deu vida menina? Ela por si mesma podia levantar, por sua prpria fora? 06 A admirao dos pais e sua alegria foi algo comovente, como vemos na figura. O que est passagem nos mostra sobre a morte e Jesus? Qual era a misso de Jesus aqui na terra (olhando para essa passagem)? 07 Jesus ensina algo valioso. A orao de Jairo mostra como Deus nos d a salvao. Voc consegue ver qual esse meio olhando para o texto? O que isso nos motiva a fazer por nosso amigos/parentes? 08 A bblia muitas vezes descreve a nos mesmos como mortos, cegos, sujos. Corresponde com a sua vida em alguma medida? Por que voc acha que isso ocorre? Ento, o que podemos aprender sobre morte e vida, f e medo com Jesus e essa menina que foi ressucitada?

ESTUDO PARA O GRUPO costume preparar uma folha de papel na qual constaro: horrio e local das reunies, ttulo, passagens bblicas (ou outros textos, use sua criatividade!) utilizadas e algumas perguntas que serviro para conduzir a reunio e lanar discusses. A elaborao das perguntas pode ser feita de diferentes formas, mas uma dica fazer perguntas de dois tipos: 1- Perguntas objetivas sobre os textos, que levem os participantes a prestarem ateno a trechos que voc considere importantes (Observao/Interpretao). 2- Perguntas de reflexo que faam conexo entre o texto bblico e o cotidiano (Interpretao/Aplicao). CONDUZINDO A REUNIO A Escolha do Horrio e Local Tem que ser conveniente para os visitantes (no necessariamente para ns!); Pode ser no campus ou moradias/repblicas e perto de onde a turma se rene nos momentos livres, pode ser tambm numa sala de aula no intervalo; Procure oportunidades. H um horrio quando h gente parada? Um Bom Lder de um Encontro Sabe como usar boas perguntas e no fica pregando. honesto (quando no sabe, fale que no sabe!) No fica satisfeito com a primeira resposta ... procura mais. No se assusta com discordncias ... leva o grupo a maior reflexo. Sabe resumir a discusso e lev-la at o objetivo planejado. Sabe manter a discusso dentro do assunto/tema do texto. Sabe incluir todo mundo equilibrando os faladores e os calados.

Avaliando o encontro depois O EBI trabalho de uma equipe e no de um indivduo. Isso especialmente importante na preparao de boas perguntas e na avaliao depois do encontro. Durante a reunio, o lder facilita e orienta a discusso e a equipe avalia e d apoio. O encontro comeou e terminou dentro do horrio combinado? O lder estava bem preparado? (falta de preparao normalmente resulta em tenso no lder e conseqentemente tenso nos participantes) Como funcionaram a introduo e as perguntas? Todos participaram da discusso? A contribuio de todos foi valorizada? O texto foi entendido e aplicado, ou o encontro ficou no nvel de opinio pessoal? A discusso chegou a alguma concluso ou s girou em crculos? O objetivo foi alcanado? O que fariam para melhorar o prximo encontro?

You might also like