You are on page 1of 80

Generalidades

O termo logstica tem uma origem militar, referindo-se necessidade de disponibilizar os bens e materiais necessrios para que uma determinada misso possa ser cumprida. A logstica inclui o abastecimento, o transporte e a manuteno dos exrcitos em campanha. A capacidade logstica define o nmero de tropas que pode ser transportado para o teatro de operaes, o nmero de tropas que pode ser abastecido e quanto tempo poder a operao demorar. Existem trs possveis origens do termo logstica, embora surgidos em tempos e lugares distintos, complementam-se e do sentido definio contempornea. O primeiro vem da Grcia antiga, onde logistikos significava habilidade e destreza em calcular. Mais tarde, logista era o termo em latim utilizado no imprio romano para designar o administrador. Mais recentemente na palavra a palavra francesa loger alojar. Tendo comeado a ser utilizada durante o sec. XVIII no reinado de Lus XIV designava-se por Marchal des Logis o responsvel pelo alojamento, fardamento, e alimentao das tropas em campanha.

Figura 1 Representao da logstica militar na II Guerra Mundial

Embora tenha adquirido maior importncia nos tempos modernos, as preocupaes militares com a logstica so bastante antigas. O maior exemplo da antiguidade de

uma cuidada logstica o exrcito de Alexandre o Grande. O xito de Alexandre assentou em quatro pontos chave: Utilizao da logstica no planeamento; Conhecimento dos exrcitos inimigos e condies do terreno; Incorporao de novos mtodos e tecnologias; Utilizao de um nico ponto de comando. A incluso da logstica no planeamento das campanhas militares permitiu que em pouco mais de uma dcada tenha construdo o que foi um dos maiores imprios da antiguidade. De facto, um dos maiores problemas no avano dos exrcitos prendia-se com o transporte de mantimentos para as tropas. Um soldado apenas podia transportar consigo alimentos para 10 dias, se a campanha durava mais os alimentos eram transportados em carroas, o que atrasava muito o ritmo do exrcito. Lembre-se que um exrcito podia ter mais de 10 mil soldados, Alexandre chegou a marchar com 35 mil soldados. A logstica do exrcito de Alexandre era superior quando comparada com os restantes exrcitos seus contemporneos. Alexandre melhorou substancialmente a aco do seu exrcito com as seguintes medidas: Eliminou vrios elementos que no eram do exrcito mas costumavam seguir os soldados, criados, esposas e carroas; Criou alianas com as naes conquistadas para estas fornecerem mantimentos ao seu exrcito (este apoio era fornecido em troca do no massacre das cidades conquistadas); Marchava ao longo de rios, os mantimentos eram fornecidos por barco; Procurava de antemo locais onde pudesse estabelecer bases em que fosse possvel abastecer o exrcito; Sempre que o exrcito fazia caminhadas longas em que no se era possvel abastec-lo por via martima ou fluvial, em vez de o exrcito transportar mais alimentos o ritmo de marcha era aumentado para a viagem ser mais rpida. Alexandre planeava de modo meticuloso o modo como a campanha iria ser realizada e a logstica necessria. O abastecimento ao exrcito era realizado por barco atravs de rios ou do mar. Os barcos podiam transportar uma grande quantidade de mantimentos (400 ton) e o seu movimento era independente do exrcito evitando as carroas que atrasavam o avano. As campanhas eram realizadas na altura das colheitas, deste modo, o exrcito teria acesso fcil a alimentos nas caminhadas e nos locais conquistados. Alexandre conseguiu organizar a mais longa campanha militar com o seu exrcito a caminhar 18.101 km em oito anos.

Figura 2 Representao de Alexandre o Grande

Alexandre deu uma grande importncia estratgia e planeamento bem como novos mtodos e tecnologias. Deste modo o seu exrcito inclua engenheiros e artesos para construrem torres de cerco e catapultas para utilizarem nos cercos. Neste aspecto o exrcito de Alexandre encontrava-se mais avanado que os exrcitos adversrios. Estes elementos ajudavam tambm na logstica pois muitas vezes construam pontes sobre rios para o exrcito passar. A destreza e capacidade destes elementos ajudaram muito ao avano dos exrcitos. Um exemplo a passagem do Rio Indo, demasiado profundo e largo para se construir uma ponte comum foi construda uma ponte que apoiava nos barcos utilizados para o abastecimento. Os romanos apesar de terem um exrcito poderoso no trataram a logstica com a mestria de Alexandre. A conquista do imprio romano foi muito mais longa no sendo necessria a rapidez de abastecimento dos exrcitos de Alexandre. Alguns princpios foram no entanto seguidos, ter um exrcito constitudo por soldados profissionais e treinados com grande sentido tctico e manter o nmero de elementos no combatentes que acompanhavam o exrcito reduzido ao mnimo. Refira-se que para conseguir o ltimo objectivo bem como para manter a disciplina os soldados romanos estivam proibidos de casar enquanto permanecessem ao servio. O servio mnimo era de 6 anos mas muitos dos soldados serviam durante 25 anos. Um elemento em que os romanos inovaram foi na rede de estradas que permitia transportar pessoas e bens de forma mais rpida. As estradas romanas foram construdas com o objectivo de mover os exrcitos de forma mais rpida. As estradas romanas eram construdas pelos engenheiros do exrcito para fins essencialmente militares, pois permitiam que os abastecimentos e movimentao das topas fossem mais rpidos. As estradas foram cruciais na estabilidade e expanso do imprio romano. Alm do uso militar as estradas tambm permitiram uma mais rpida circulao de informao e de trocas comerciais, constituindo um importante factor de desenvolvimento. A rede

de estradas romana chegou a ter 85.000 km de extenso. Ainda assim, o transporte martimo era o preferido para grandes distncias e cargas.

Figura 3 - Rede de estradas romana em 200 d.c.

A ttulo de curiosidade, uma estrada romana de primeira categoria era pavimentada e tinha uma largura superior a 5 metros. Os romanos tambm construram a primeira estrada de duas vias, a Via Portuensis, entre Roma e o porto de Ostia.

Figura 4 - Mapa das estradas romanas em Portugal

Durante a idade mdia o uso da logstica caiu. Os exrcitos enfrentavam inmeras dificuldades de abastecimento, as campanhas tornavam-se um martrio para os soldados mal nutridos, dos quais muitos tombavam doentes, e os problemas de disciplina agravavam-se. Com a construo de fortificaes e castelos estes problemas agravaram-se pois as batalhas eram muitas vezes de cerco em que os exrcitos estavam parados a cercar uma fortificao durante meses o que provocava enormes problemas de abastecimento. O abastecimento era preferencialmente realizado por barco pelo mar ou rios. Quando isso no era possvel os mantimentos eram transportados em carroas com o exrcito o que tornava o seu avano mais lento.

Figura 5 Figura representando a pilhagem de uma aldeia por soldados

Com o aumento do nmero de soldados que entravam em guerra a situao tendia a piorar. Durante e aps o sec. XVII os exrcitos podiam ter mais de 60.000 homens. Isto podia significar ter de fornecer mais de 50 ton de comida por dia. O cardeal Richelieu escreveu que A Histria conhecer mais exrcitos arruinados pela necessidade e pela desordem que pelos esforos dos seus inimigos. Napoleo aproveitou o melhor sistema de vias existentes na Europa no comeo do sec. XIX para levar a cabo as suas campanhas. Os soldados levavam o menos possvel deixando inclusive de transportar tendas. Embora Napoleo compreendesse a importncia da logstica, chegando a dizer que Um exrcito marcha com o seu estmago sofreu alguns reveses por a descurar. Uma das maiores derrotas de Napoleo deveu-se a problemas logsticos. A invaso da Rssia em 1812 foi desastrosa. Napoleo sabia que o seu sistema logstico no suportaria o exrcito durante a campanha. O objectivo era chegar a Moscovo e forar rapidamente uma derrota. No entanto devido ao clima e falta de apoio logstico Napoleo saiu com 450.000 homens e s 100.000 chegaram a Moscovo. Aps a sangrenta batalha de Borodino, e apesar da derrota russa, Napoleo perdeu perto de 30.000 homens. Mesmo com esta derrota as tropas Russas no se renderam. Acampado nos destroos de Moscovo, sem linhas de abastecimento, o rigoroso Inverno no permitia obter provises, Napoleo teve de se retirar. A retirada foi um longo tormento de um exrcito faminto e doente realizada num clima glacial a atingir os -25C. Durante a retirada Napoleo foi perseguido pelo exrcito russo, algumas

sangrentas batalhas foram travadas no caminho de regresso, os mortos eram deixados para trs, muitos s foram descobertos no degelo da Primavera. Do exrcito francs apenas 2% dos soldados regressaram (perto de 10.000 soldados).

Figura 6 Representao do regresso de Napoleo da campanha na Rssia

Aps vrias campanhas em que as falhas devidas a insuficincias logsticas provocaram milhares de mortos comeou a inverter-se esta situao. Os servios logsticos foram militarizados, criaram-se batalhes e unidades de logstica comandadas por oficiais de alta patente. As duas grandes guerras mundiais vieram revolucionar o campo da logstica. Conflitos globalizados, frentes de guerra muito extensas, exrcitos numerosos a combaterem em terra, no mar e no ar. Para alm dos alimentos surgiu a necessidade de transportar as mais diversas munies e combustvel. O abastecimento teve de ser realizado cada vez em distncias maiores, as tropas moviam-se em velocidades cada vez maiores, os consumos de alimentos, combustveis e munies aumentou. Os meios logsticos tornaram-se cada vez mais pesados e indispensveis. Os custos com a logstica foram crescendo gradualmente com os servios a serem cada vez mais complexos e em escala superior, com mais homens e mais equipamento. Um dos grandes saltos logsticos ocorreu durante a II Guerra Mundial. De facto ocorreu um desenvolvimento tecnolgico muito grande aps a I Guerra Mundial em termos de transportes e de armas o que se reflectiu na forma como a II Guerra Mundial decorreu. Milhes de toneladas de comida, armas, munies, combustvel e equipamentos e milhes de soldados foram transportados para diferentes teatros de operaes volta do globo. Os mantimentos eram transportados sobretudo de barco at portos prximos das zonas de operaes. O transporte terrestre era efectuado por

comboio e camio, mas tambm por mulas e s costas dos soldados quando necessrio. Na Europa, a grande operao de ataque pelo Norte Operao Overlord que comeou pelo desembarque na Normadia, no designado Dia-D, exigiu um planeamento logstico sem precedentes. O desembarque do Dia-D colocou 150.000 soldados na frente de combate. Toda operao envolveu a utilizao e conjugao de transporte areo e Martimo, cerca de 6000 embarcaes e 5000 aeronaves, o que permitiu em menos de uma semana colocar no terreno 320.000 homens, 54.000 veculos e 100.000 toneladas de mantimentos. Em cerca de 3 meses mais de 3.000.000 de homens foram transportados para as frentes de combate.

Figura 7 - Fotografia do desembarque no Dia-D

Um dos principais problemas de abastecimento ocorreu com a enorme necessidade de combustvel requerida para as frentes de combate dos aliados na Europa. A soluo encontrada passou por construir uma srie de pipelines que atravessavam o Canal da Mancha entre a Inglaterra e a Frana. Este sistema, designado por PLUTO (Pipe-Lines Under The Ocean) foi construdo em 1944 e 1945 e chegou a transportar perto de 4000 toneladas dirias de combustvel para a Frana, Holanda e Blgica. As pipelines iam sendo incrementadas conforme os exrcitos aliados iam progredindo em direco Alemanha.

Figura 8 Pipelines do projecto PLUTO

Os conflitos recentes demonstraram no entanto que a utilizao de armas de alta tecnologia (incluindo munies, ex. msseis inteligentes) tornaram a guerra demasiado dispendiosa. A perda de um tanque, um helicptero ou mesmo bombardeamentos com msseis com tecnologia de ponta implica um custo muito elevado. A racionalizao da guerra ganhou peso nas ltimas campanhas realizadas. Um dos campos onde essa racionalizao avanou mais rpido foi na logstica. O recurso a empresas privadas para efectuar o abastecimento de exrcitos actualmente recorrente, esta designada pelos detractores como logstica mercenria. Nos EUA o exrcito lanou o programa LOGCAP (Logistics Civil Augmentation Program) para a contratao de meios logsticos a empresas privadas. Esta prtica tem no entanto alguns aspectos negativos. O facto de os civis no estarem obrigados disciplina militar e de estarem sujeitos leis do trabalho, nomeadamente, terem seguros de trabalho que so altssimos para estas situaes tem levado a algumas quebras no abastecimento a algumas campanhas.

Figura 9 Coluna de abastecimento no Iraque

A NATO recomenda cinco princpios orientadores para as operaes logsticas, viso, economia, flexibilidade, simplicidade e cooperao.

Logstica Empresarial
Pode definir-se a logstica empresarial como as actividades que permitem levar o produto desde o fabricante at ao cliente final. Este conceito inclui cinco actividades, a aquisio, o planeamento, a produo, a armazenagem e o transporte de produtos. Deste modo a logstica compreende as operaes que permitem ter o produto certo, no local preciso, no momento pretendido na quantidade exacta e a um custo aceitvel. A concorrncia e a competitividade no dependem s da empresa e tm que ser compreendidas dentro das cadeias produtivas. A logstica includa no planeamento estratgico da empresa de modo a reduzir custos e aumentar o nvel de servio ao cliente. Empresas de construo de automveis ou de grande distribuio encaram a logstica como uma das reas fundamentais para a competitividade. A logstica hoje entendida como um Processo Estratgico (acrescenta valor, permite diferenciao, cria vantagem competitiva, aumenta a produtividade e rendibiliza a organizao) de planeamento, implementao e controlo dos fluxos materiais/produtos, servios e informao relacionada, desde o ponto de origem ao de Consumo. O processo de fabrico visto na sua plenitude englobando o conjunto de empresas que comeando na matria-prima colocam o produto final no mercado a designada cadeia de abastecimento. A cadeia logstica pode ser entendida como o alinhamento de empresas que coloca os produtos no mercado. A cadeia de abastecimento no inclui s os produtores, mas

10

tambm transportes, armazns, distribuidores e os prprios clientes. Os clientes so vistos como o elemento fundamental da cadeia pois nele que comea e acaba a cadeia de abastecimento. Descrevem-se sucintamente os elementos de uma cadeia de abastecimento genrica: Clientes O cliente desencadeia a cadeia de abastecimento quando decide comprar um produto que est a ser oferecido no mercado. O cliente pode pedir o produto empresa ou simplesmente compr-lo numa loja que depois ir pedir mais produtos. Em qualquer dos casos assim que existe essa procura sero realizados pedidos de encomenda de determinadas quantidades a ser entregue ao cliente ou loja. Estas quantidades iro sendo produzidas e percorrero a cadeia de abastecimento at chegar ao cliente. Planeamento A procura do produto pelos clientes analisada de modo a se adequar os ritmos de produo, aquisio de matrias-primas, necessidades de armazenamento, etc, procura existente. So definidas as aces a desenvolver de modo satisfazer as exigncias do cliente. definido antecipadamente o que se vai fazer, como se vai fazer, quando se vai fazer, por quem e com que meios. Aquisio A aquisio de matrias-primas ou componentes o primeiro passo para se proceder produo. O objectivo dos departamentos de aquisio disponibilizar para a produo a quantidade de matria-prima necessria no momento desejado a um preo aceitvel e com a qualidade pretendida de modo que a produo decorra conforme o planeado. Armazenamento As matrias-primas, os componentes e at os produtos acabados necessitam de ser armazenados. No caso das aquisies, durante o armazenamento procedem-se a controlos de qualidade. As aquisies so armazenadas at irem para a produo e os produtos acabados at serem transportados para os pontos de venda. Produo o processo que permite obter o produto acabado. A produo utiliza as matrias-primas adquiridas e armazenadas e produz a quantidade de produto desejada e conforme as especificaes pretendidas pelos clientes. Os produtos acabados so armazenados at serem expedidos para os clientes. Transporte O transporte engloba a movimentao dos produtos desde o local de armazenamento do produto acabado at ao cliente. necessrio realizar uma escolha do meio de transporte mais eficiente de modo a poder entregar o produto ao cliente na data pretendida mantendo ao menor custo possvel. O transporte termina quando o produto entregue ao cliente.

Planeamento
O planeamento o processo sistemtico e constante de tomadas de deciso. O planeamento desenvolve aces de modo a que se atinjam os objectivos definidos para o futuro da organizao. A cadeia de abastecimento tambm alvo de planeamento, esta actualmente planeada de modo a responder s exigncias do

11

cliente. Deste modo, devem ter-se em ateno alguns pontos-chave de modo proceder ao melhoramento contnuo da cadeia de abastecimento tornando-a mais eficiente. A quantidade de produto necessria em cada lote As quantidades a fornecer so grandes ou pequenas. Qual o tempo de espera que o cliente suportar o cliente avisa com pouca antecedncia e necessita do produto rapidamente ou avisa com antecedncia e pode aceitar algum tempo at se entregar a encomenda. A variedade de produtos necessria os clientes necessitam de um leque de produtos reduzidos ou pelo contrrio trabalham com uma grande variedade de produtos. O nvel de servio pretendido o cliente espera que todos os produtos estejam disponveis ou aceita que alguns produtos possam ser entregues com atraso. O preo do produto os clientes esto dispostos a pagar por um nvel de servio elevado ou procuram o menor preo independentemente das condies. O ritmo de evoluo dos produtos qual o ritmo de introduo de novos produtos tornando os existentes obsoletos. O planeamento nas organizaes geralmente assegurado a trs nveis diferentes: - Estratgico Neste nvel o planeamento centra-se em decises de topo que abrangem toda a organizao. Exemplo deste tipo de planeamento so as decises sobre a localizao de fbricas e armazns e as suas dimenses, estabelecimento de parcerias estratgicas com fornecedores, produtos a desenvolver ou terminar, mercados em que investe, etc. - Tctico So decises de nvel intermdio fundamentais para melhorar o desempenho da empresa. Estas decises devem estar de acordo com o planeamento estratgico realizado. As decises tcticas devem materializar as decises estratgicas procurando trazer benefcios reais para a organizao. So exemplo deste tipo de decises, seguir melhores prticas produtivas, melhorar poltica de aquisio, negociar para ter de transporte mais baratos, poltica de utilizao dos armazns, etc. - Operacional So decises quotidianas que incidem sobre o modo como os produtos evoluem na cadeia de abastecimento. Estas decises afectam a forma como os produtos so adquiridos, produzidos, transportados, armazenados e vendidos. As decises operacionais devem respeitar as directrizes estratgicas e tcticas. Estas decises envolvem a definio de calendrios de produo, negociao de contratos de transporte, quantidades a ter em armazenamento, etc.

12

Figura 10 - Definio dos nveis de Planeamento

Transporte
A escolha do meio de transporte fundamental no sucesso da CA. Esta escolha deve ter em considerao as caractersticas do produto, necessidades do cliente e disponibilidades existentes. Barco um meio bastante barato de transporte mas bastante lento. Est limitado a localizaes situadas ao p de portos. Ferrovia um meio barato mas tambm pode ser lento. Est restringido a ser utilizado entre locais servidos por ferrovias. Pipelines muito eficiente e barato, mas apenas pode ser utilizado para produtos que sejam lquidos ou gases (gua, petrleo, gs natural) Camio So bastante rpidos e flexveis, podem ir a qualquer lado. No barato, embora o custo varie com o preo do combustvel e as condies das estradas. Avio um meio de transporte rpido e com boa resposta. o meio de transporte mais caro e s pode ser utilizado entre locais com aeroportos. Transporte Electrnico rpido, barato e flexvel. S pode ser utilizado em produtos do tipo electricidade ou dados (msica, texto, imagem, etc.) Existe uma diferena substancial entre o transporte de pessoas e de carga. De facto o tempo para as pessoas muito valioso. Por exemplo, o transporte transocenico de carga realizado 99% em barco e 1% em avio enquanto e de pessoas ocorre 1% em barco e 99% em avio. Os sistemas logsticos de transporte de pessoas e de carga tm, por isso, caractersticas muito diferentes. Os custos de transporte tm duas componentes: Custos directos com combustvel, condutores e tripulao, depreciao dos veculos, gastos em manuteno, etc. Custos indirectos custos de carga e descarga, desalfandegamentos e taxas aduaneiras, custos administrativos, margens de lucro, etc.

13

As cadeias de abastecimento so geralmente intermodais combinando ao longo do ciclo diversos tipos diferentes de transporte. A interface entre os diferentes meios de transporte e entre a actividade de transporte e outras da cadeia logstica so pontos muito sensveis para o seu correcto funcionamento. Deste modo tem existido um esforo para a criao de plataformas logsticas que so reas onde se concentram actividades logsticas de carga, descarga, armazenamento, etiquetagem, etc. Nestas reas concentram-se diversos operadores das diversas actividades logsticas facilitando o ciclo de transporte e a utilizao de diversos meios de transporte.

Figura 11 Exemplo da intermodalidade na cadeia de abastecimento

A intermodalidade pode ser potenciada recorrendo ao uso de unidades de transporte que facilmente possam ser utilizadas em diferentes meios de transporte. A unidade de transporte mais utilizada o contentor (os mais comuns tm 20 ps e 40 ps de comprimento cerca de 6m ou 12m) com volumes de cerca de 33 m3 e 67 m3 respectivamente, permitindo transportar cargas com cerca de 20 a 25 ton. O contentor a unidade de transporte intermodal por excelncia podendo facilmente ser colocado em barcos, camies ou comboios. Tambm so utilizadas as caixas mveis (swap bodies) que so mais adequadas a utilizao em sistemas de transporte envolvendo camies e comboios. Para transporte rodovirio envolvendo um ou mais operadores utiliza-se o semi-reboque que permite versatilidade na troca de veculo. Os semireboques adaptam-se igualmente ao transporte de contentores.

Figura 12 Medidas habituais de contentores

14

Figura 13 - Principais tipos de contentores

Figura 14 - Transporte ferrovirio de cotentores

Armazenamento
Neste captulo iremos analisar com mais pormenor a armazenagem e as questes envolvidas nesta actividade. A actividade da armazenagem engloba questes como, onde se devem armazenar os produtos? Ou, quanto se deve armazenar? Destas questes pode compreender-se que a actividade de armazenagem est ligada ao nvel fornecido ao cliente. Muitos locais de armazenagem e muito quantidade armazenada

15

melhoram o nvel de servio no entanto reflectem-se num aumento de preo do produto. Os stocks podem ser definidos, de modo simples, como uma quantidade de um determinado bem com o objectivo de facilitar um processo produtivo ou satisfazer pedidos de clientes. No caso das indstrias os stoks so de matrias-primas que se destinam a serem transformadas noutros produtos, no caso de armazns comerciais ou outros no existe grande transformao dos produtos armazenados. A gesto de stocks tem por objectivo garantir que a operao de um armazm efectuada com o menor custo possvel, devendo levar definio da quantidade ideal de cada produto a ter em armazm em cada momento. Esta gesto realizada por fbricas, armazns do sector da distribuio grossista ou retalhista, etc. O objectivo essencial evitar manter stocks elevados o que acarreta custos de armazenamento e por outro lado no ter stocks levem a roturas consecutivas com a respectiva diminuio do nvel de servio ao cliente. Os stocks, ou seja a quantidade de produto armazenado, varia conforme os ritmos de sada e de entrada de produto. Se o ritmo de entrada e sada fossem iguais no haveria problemas de gesto de stocks. No entanto, as entregas costumam ser peridicas enquanto o ritmo de sada pode ser contnuo no caso de uma indstria ou depender da procura como no caso de um armazm. A funo do stock servir de como regulador entre os ritmos de sada e de entrada. Entre os diversos objectivos dos stocks podem-se mencionar: - Reduzir o risco Impedir que um aumento na procura possa significar a rotura do stock e a no satisfao dos pedidos; - Reduo de custos Com uma gesto eficiente de stocks possvel reduzir os custos dos produtos (comprar grandes lotes, reduzir o custo transporte por unidade de produto, aproveitar promoes comerciais, etc). - Antecipar as variaes da procura e da oferta Existem ocasies em que possvel prever variao da procura ou da oferta podendo aumentar-se o stock para estas circunstncias. Como exemplo podem-se citar as editoras de manuais escolares em que a procura muito localizada a no sendo possvel fabricar os conforme as encomendas, neste caso a criao de um stock vital para no defraudar os clientes. - Facilitar o transporte e distribuio Casos h em que os produtos tm que ser transportados em longas distncias e com diferentes meios de transporte. O transporte de produtos no pode ser realizado em contnuo, sendo necessrio o seu armazenamento e posterior transporte em lotes. Melhorar o nvel de servio O facto de o cliente ter o produto disponvel rapidamente por este estar em armazm e no ter que esperar conduz a um maior nvel de satisfao.

16

No esquema representa-se de um modo esquemtico e geral as operaes, do sistema interno, no funcionamento de um armazm: 1 Pedido do cliente realizado aos servios comerciais da empresa. 2 Processamento interno do pedido, criao da documentao necessria ao processamento do pedido. 3 Comunicao ao armazm do pedido com a documentao necessria. 4 Preparao do pedido. 5 Expedio do pedido para o cliente utilizando os meios necessrios. 6 Recepo do pedido pelo cliente. Para que este sistema funciona, existe um sistema interno que o tem que alimentar: A efectuado o controlo do stock e informam-se os servios de gesto. B Estes analisam a informao do stock e comparam com as previses da procura. C Quando necessrio efectuado o pedido de produto fbrica ou outro armazm. D A fbrica recebe os pedidos e envia o produto que tenha em stock ou se necessrio ajusta produo. E Quando disponha do produto a fbrica envia para o armazm. F Recepo do produto no armazm e actualizao da informao do stock.

TIPOS DE STOCKS
Em termos do grau de transformao do produto os stocks podem ser de: Matrias-primas materiais com vista a utilizao no processo de fabrico de produtos finais; Componentes peas a incorporar no produto final; Produtos em processo de fabrico materiais ou partes que esto entre duas fases do processo de fabrico;

17

Produtos semiterminados materiais que se encontram j sofreram parte do processo de transformao e esto perto de estarem concludos; Produtos terminados produtos que se encontram prontos para serem vendidos; Subproductos consideram-se secundrios relativamente os processo principal de fabrico do produto final. Materiais de consumo e reposio So materiais que se consomem no processo de fabrico, ex. combustveis. Embalagens Necessrias para o transporte e venda dos produtos.

Em termos funcionais podem-se classificar os stocks como: Stocks de ciclo Geralmente no tem sentido realizar as encomendas conforme se recebem os pedidos dos clientes. Neste caso realizam-se pedidos de quantidades superiores devido a vantagens econmicas, isto origina um stock que vai ser consumido ao longo de algum tempo aps o qual se processa outra encomenda. Este tipo de stock diz-se cclico, pois as encomendas so peridicas e desde modo origina-se um padro cclico no stock. No entanto stock de ciclos muito grandes aumentam os custos de armazenagem. Stocks de segurana So necessrios face incerteza da procura e aos prazos de entrega das encomendas, evitam que o produto se esgote no permitindo a satisfao de pedidos. Stocks de segurana muito grandes acarretam custos enquanto se forem demasiados pequenos pode ocorrer rotura do stock. Stocks sazonais O seu objectivo enfrentar grandes procuras localizadas no tempo. As empresas criam stocks durante os perodos de pequena procura para satisfazerem as necessidades nos perodos de muita procura.

Modelos de Gesto de Stocks


As variveis que interessam ao problema da gesto de stocks so diferentes consoante se esteja na presena de uma situao em que a reposio do stock seja realizada de modo imediato (caso geral dos armazns) ou uma situao em que essa reposio tenha que ser gradual (caso geral da indstria). No caso da reposio instantnea as variveis so: - A quantidade da encomenda Q e o perodo de reaprovisionamento P (perodo que medeia entre a realizao de duas encomendas). No caso da reposio gradual as variveis so: - O perodo entre arranques P (perodo que medeia entre o arranque de duas reposies) e a produo entre arranques Q (produo que se realiza entre dois arranques).

18

As principais grandezas que devem ser conhecidas para tomar decises fundamentadas sobre a gesto dos stocks so as seguintes: - A taxa de procura D, ou seja, a procura de produtos no armazm por unidade de tempo; - O tempo de espera L, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que uma encomenda realizada e o momento em que a encomenda chega; - A taxa de produo R, ou seja, a capacidade de produo do equipamento por unidade de tempo; - Os custos unitrios de operao do stock, estes custos envolvem diversas componentes, as mais importantes so: o Custo varivel de aquisio ou de produo c1; o Custo fixo por encomenda c2; o Custo varivel de armazenamento c3. Os custos referidos associados aos stocks encontram-se agrupados e a sua quantificao nem sempre simples. Entre os custos associados a stocks, includos nos indicados, podem-se enumerar: - Custos de processamento custos administrativos associados realizao de uma encomenda (ex. papel, fax, telefone, etc.); - Custos de capital resultam simplesmente de se investir dinheiro em stock, logo no se encontra disponvel para investir em solues de investimento; - Custos de deteriorao devido a produtos que se estragam com o tempo perdendo o seu valor (ex. produtos alimentares); - Custos de obsolescncia devido a artigos que passam de moda com o tempo, perdendo o seu valor (ex. vesturio). Os mtodos de gesto e controle de stocks referidos nesta publicao utilizam princpios matemticos algoritmos simples. Isto no implica que a sua aplicao seja simples, pois isso depende muito da recolha de informao e estimao das variveis que entram nos mtodos. Essa uma tarefa rdua e sujeita a imprecises que impreterivelmente afectam os resultados obtidos.

Modelos Determinsticos
Considera-se nestes modelos que os valores das variveis, nomeadamente do valor da procura, se encontram determinados. Estes modelos so designados por modelos do lote econmico ou EOQ (Economic Order Quantity) e destinam-se a determinar a quantidade de encomenda e o perodo entre encomendas que minimizam os custos totais do stock.

19

Modelo de aquisio sem rotura


O modelo mais simples de controle de stocks o de aquisio sem rotura. Este modelo tem aplicao em armazns com produtos de consumo rpido (ex. alimentares).

O andamento do stock cclico ao longo do tempo, sucedendo-se encomendas de quantidades Q em intervalos de P unidades de tempo de forma a satisfazer a procura D que constante. O tempo de espera L o tempo decorrido entre o pedido da encomenda e a sua chegada. O controle de stock realizado com o objectivo de se conseguirem os menores custos por unidade de tempo. O valor dos custos por unidade de tempo dado por:

C = C 'E
Com: C custo por encomenda; E nmero de encomendas por unidade de tempo. O custo por encomenda compreende trs componentes, uma componente varivel com a quantidade adquirida, uma componente fixa e uma componente varivel com a quantidade armazenada (que em mdia de Q/2). Logo:

C ' = c1 Q + c 2 + c3

Q P 2

Considerando que a quantidade Q tal que se esgota num perodo P ao ritmo de D unidades por unidade de tempo, pode-se escrever que:

20

Q = D P ; ou seja, P =
Deste modo:

Q D

C ' = c1 Q + c 2 + c3

Q2 2D

O nmero de encomendas por unidade de tempo :

E=

D 1 ; ou seja E = Q P

Ento:

C = C ' E = c1 D + c 2

D Q + c3 2 Q

Os custos por unidade de tempo so uma funo da quantidade da encomenda Q. Na figura apresenta-se graficamente a variao dos custos com a variao de Q.

A funo custo C obtm ento um mnimo para:

dC d 2C = 0 , com > 0 (condio de mnimo); dQ dQ 2


Neste caso:

c D c dC =0 22 + 3 =0Q= 2 dQ Q
e

2c 2 D c3

d 2 C 2c 2 D = > 0, Q > 0 dQ 2 Q3
Conclui-se ento que a quantidade ptima da encomenda :

21

Q=

2c 2 D c3 2c 2 Q = D c3 D

Logo, o perodo ptimo de reaprovisionamento de:

P=

A encomenda deve ser realizada L tempo antes do momento que corresponde ao esgotamento do stock, isto corresponde a ter um nvel do stock de:

N = D L
Com: N nvel do stock no momento da encomenda.

Ex. A Cristina administra uma loja especializada em vesturio industrial. A procura anual de luvas anti-corte de 1000 pares. O custo fixo por encomenda est estimado em 50,00 e o custo anual de armazenamento de 2,50 por unidade. Qual a quantidade de pares de luvas que ela deve realizar por encomenda?

Sol: Q =

2 50,00 1000 200 pares por encomenda 2,50

E=

D 1000 = = 5 encomendas por ano. Q 200

Modelo de aquisio com rotura


Este modelo semelhante ao anterior mas admite a ocorrncia de rotura de stock, isto , existirem perodos em que no possvel responder procura. O andamento do stock assim representado.

22

A ocorrncia da rotura de stock penalizada por um custo c4. O controle de stock realizado de modo a minimizar os custos por unidade de tempo mas incluindo o custo de rotura de stock que est relacionado com a dimenso da rotura S e o perodo durante o qual ocorre P2.

Como visto os custos vm dados por:

C = C 'E
Neste caso:

C ' = c1 Q + c 2 + c3
Com:

I max S P1 + c 4 P2 2 2

Imax stock mximo; P1 perodo em que existe resposta do stock; S valor mximo da rotura do stock; P2 perodo em que existe rotura no stock. Sabendo que:

I max = Q S ; I max = D P1 ; S = D P2
Obtm-se

C = c1 D + c 2

S2 D (Q S ) 2 + c4 + c3 Q 2Q 2Q

Esta funo tem um mnimo para:

C 2C = 0 , com >0 Q Q 2

23

2C C >0 = 0 , com S S 2
Verifica-se que estas condies se verificam para:

Q=
e

c + c4 2 c2 D 3 c3 c4 2 c2 D c4 c4 c3 + c 4

S=

Observe-se que quando o custo c4 ento:

Q=

2c 2 D , como seria de esperar, pois neste caso a minimizao dos custos c3

passaria por no aceitar a existncia da rotura de stock.

Modelo de Produo sem Rotura


Este modelo aplicado quando o stock tem uma alimentao gradual a uma taxa de R unidades por unidade de tempo. O funcionamento deste stock representa-se na figura.

O andamento do stock caracterizado pelos arranques de produo. Durante o perodo P1 existe produo a uma taxa R e uma procura de D, deste modo o stock cresce a uma taxa R-D (assume-se R>D pois de contrrio nunca se geraria um stock). No segundo perodo P2, no existe produo e o stock decresce taxa D at se esgotar, nesse momento deve iniciar-se de novo a produo. A produo ocorre em intervalos de P com a durao de P1.

24

O controle de stock realizado de modo a se minimizarem os custos. O valor dos custos dado por:

C = C ' A
Com: C custo por arranque; A nmero de arranques por unidade de tempo. O custo por arranque C o custo durante o perodo P, e engloba uma componente varivel com a quantidade produzida, uma componente fixa por arranque e uma componente varivel com a quantidade armazenada (que em mdia vale Imax/2).

C ' = c1 Q + c 2 + c3
Considerando que:

I max P 2

Q = D P ; P = P1 + P2 ; I max = ( R D ) P1 ; I max = D P2 e A =
possvel escrever:

1 P

C = c1 D + c 2

D D Q + c 3 1 R 2 Q

Pode-se ento determinar o valor mnimo da funo custo relativamente a Q, o que ocorre quando:

Q=

2 c2 D D c3 R

Observe-se que quando o custo R ento:

Q=

2c 2 D , como seria de esperar, pois neste caso a reposio de stock seria c3

instantnea, logo, a situao seria anloga ao modelo de aquisio sem rotura.

Modelos Estocsticos
Os modelos considerados assentam no pressuposto que a procura conhecida e constante, designam-se por esse facto de modelos determinsticos. No entanto a procura geralmente varivel apenas podendo ser descrita de forma probabilstica. Deste modo a procura ser descrita por uma distribuio de probabilidade. Os mtodos mais simples de anlise consistem em tomar um valor fixo para a varivel P ou Q, geralmente correspondente s condies mdias, respondendo aleatoriedade com a outra varivel. Consoante se fixe o valor de P ou de Q o controle do stock ser de reviso cclica ou de nvel de encomenda.

25

Modelo de Nvel de Encomenda


No modelo de nvel de encomenda considera-se uma quantidade de encomenda fixa que realizada com intervalos de tempo variveis. O objectivo a minimizao dos custos (os custos tambm sofrem de incerteza pois variam com a procura). O valor da encomenda que minimiza os custos dado por:

Q=

2 c2 D c3

Com: D taxa de procura mdia. O momento de realizar a encomenda deve ser escolhido de modo a tentar assegurar que no ocorra rotura de stock, ou seja, que a probabilidade de ocorrncia de rotura de stock seja baixa. Veja-se que se o objectivo for que nunca ocorra rotura de stock ento:

N = DL max = Dmax Lmax


Com: DLmax procura mxima no perodo Lmax; Dmax taxa de procura mxima; Lmax tempo de espera mximo. Deste modo pode dar-se resposta procura mxima durante o perodo de espera mximo da encomenda. No entanto, esta expresso apenas faz sentido considerando que seja possvel estipular um valor para a procura mxima e perodo de espera mximo (com nenhuma probabilidade de ser ultrapassado). Definindo probabilisticamente o problema pode-se considerar que exista rotura de stock em x% dos casos. Neste caso o nvel de encomenda dado por:

N = DLx
Com: DLx procura ao longo de L atingida em x% dos casos. O controle de stock com este sistema d origem a um stock com uma quantidade mdia de produto superior que existiria no caso de no se considerar a aleatoriedade. Ao excesso de stock que ocorre por haver aleatoriedade d-se o nome de stock de segurana. Como o nvel de stock para o qual se deve realizar nova encomenda de N = DLx .

Designando por D a procura mdia e L o tempo de espera mdia pode-se escrever que 26

para condies iguais mdia vem N = D L . Logo o valor do stock de segurana

definido por: SS = DLx D L

Modelo de Reviso Cclica


O Modelo de Reviso Cclica caracteriza por se considerar o perodo entre reaprovisionamento constante e as quantidades de encomenda variveis de modo a responder procura. O perodo de reabastecimento definido de modo a minimizar os custos, o seu valor dado por:

P=

2 c2 c3 D

Com: D taxa de procura mdia. A quantidade de cada encomenda escolhida de modo a que a probabilidade de rotura de stock se encontre nos valores desejados. Se for pretendido que nunca ocorra rotura do stock a quantidade de encomenda vem dada por:

Q = D( L + P ) max I = Dmax ( L + P ) max I


Com: D(L+P)max procura mxima ao longo de L+P; I quantidade existente no stock no momento de realizar a encomenda. Esta quantidade de encomenda garante que ser possvel responder procura at chegar a encomenda seguinte, que no mximo chegar (L+P)max unidades de tempo depois de realizada a encomenda. Admitindo rotura em x% dos casos obtm-se:

Q = D( L + P ) x I

Com: D(L+P)x procura ao longo de L+P que no superada em x% dos casos. O stock de segurana dado por: SS = D( L + P ) x D L + P

Comparao entre Modelos


O Modelo do Nvel de Encomenda permite ter stocks mais reduzidos pois o stock de segurana menor. O Modelo de Reviso Cclica tem a vantagem de apenas obrigar

27

a uma inspeco peridica do stock. Isto , no Modelo de Reviso Cclica apenas necessrio conhecer a quantidade em stock no dia de realizar a encomenda, no Modelo do Nvel de Encomenda necessrio conhecer sempre a quantidade em stock para se saber quando se atinge o ponto de fazer nova encomenda. No entanto a facilidade de controlo de stock que os meios informticos permitem quase aboliu a esta desvantagem do Modelo do Nvel de Encomenda. No se pode deste modo afirmar que um sistema seja melhor que o outro pois isso dependa das circunstncias do caso em estudo.

Ex: Uma loja de ferramentas faz de forma contnua o controlo do stock. A loja compra mscaras anti-poeira descartveis por 12,87 a unidade. A procura de 90 por semana com desvio padro de 10, o custo de encomenda de 32 por encomenda, o prazo de chegada aps encomenda de 1 semanas (6 dias de trabalho) e o custo de armazenagem de 30% do custo total do produto. Supondo que se quer um nvel de servio de 80%. a) Qual deve ser o nvel de stock para realizar uma encomenda?

D anual = 90 52 = 4680un
Q= 2 32 4680 = 278,52 280un 0,30 12,87

b) qual o tempo mdio entre encomendas?

P=

Q 280 = = 0,0598anos = 3,111semanas = 18,7 dias 3semanas D 4680

c) Qual deve ser o nvel para uma nova encomenda? N = D80% = D L + SS 80% = 90 * 1 + 8,4 100un
Com:

SS 20% = z L = 0,84 10 1 = 8,4un


Qual o custo anual do stock (sem custo aquisio)? Custo armazenamento:

Q 280 c3 = 0,3 12,87 = 540,54 2 2


Custo de encomenda:

D 4680 c2 = 32 = 534.86 Q 280


Custo total = 1075,40

28

Classificao de Artigos
necessrio realizar uma boa gesto de stocks de modo a que se possa manter o nvel de servio ao cliente. No entanto, se um armazm dispuser de uma grande diversidade de produtos gerir as quantidades e tempos de encomenda de um modo que exija alguns recursos pode ser complicado e ineficiente. Vejamos, se um determinado produto for caro pode no se conseguir comprar em grandes quantidades, se alm disso uma quebra de stock deste produto que provoque a no satisfao das necessidades dos clientes puder ser muito prejudicial ento a gesto de stock deste produto deve ser realizada criteriosamente. No entanto produtos baratos que possam ser facilmente comprados em grande quantidade, que no se estraguem em armazm ou cuja rotura de stock no provoque inconvenientes e que tenham um bom nvel de procura, ento a gesto de stock deste produto pode passar simplesmente por comprar grandes quantidades e encomendar mais quanto o stock se acabe. Para controlar da melhor forma os stocks e reduzir custos sem comprometer os nveis de satisfao importante classificar os produtos de acordo com a sua importncia relativa no stock. Esta necessidade deu origem curva ABC, esta curva a base do diagrama de Pareto (Vilfredo Pareto, economista italiano). A curva ABC a base da classificao dos artigos em stock e permite aplicar diferentes nveis de controle de stock com base na importncia do produto. Esta curva permite analisar a melhor forma de gerir os stocks de modo a minimizar os custos com um bom nvel de servio. Apresenta-se em seguida a representao grfica da curva ABC.

29

Ou na forma de tabela. Classificao A B C Quantidade Stock 20% 30% 50% Valor 80% 15% 5%

Deste modo os produtos podem ser classificados de acordo com a seu valor no stock. Classe A So os produtos mais importantes devendo o seu stock ser considerado de modo prioritrio devido sua importncia econmica. Estimase que em geral 20% dos artigos em stock constituam 80% do valor deste. Estes produtos devem ser objecto de um controlo apertado com monitorizao e inventrios frequentes e com preciso. Devem-se procurar tcnicas de prever a procura mais sofisticadas e exigir aos fornecedores bons nveis de servio. Classe B So produtos que apresentam valor econmico significativo e devem ser considerada ainda uma gesto de stock cuidada. Estima-se que estes produtos constituam 30% da quantidade total de produtos e aproximadamente 15% do valor global do stock. Para estes produtos podem-se utilizar as tcnicas convencionais de gesto de stocks com mtodos de reaprovisionamento rpidos e com nvel de servio aceitvel. Os stocks devem ser seguidos de modo preferencialmente automtico com uma gesto eficiente dos stocks de segurana. As quantidades de encomenda devem ser analisadas com critrio. Classe C So produtos baratos embora meream ateno pois a sua falta pode causar a insatisfao do cliente e danos na imagem do armazm. No entanto a sua gesto poder ser mais aligeirada devido ao pouco impacto econmico que provoca. assim assumido que geralmente 50% dos produtos em stock constituam 5% do seu valor. A monitorizao do stock pode ser reduzida e as quantidades de encomenda serem maiores. O controle pode basear-se em sistemas simples apenas tentando evitar stocks exagerados ou roturas frequentes. Como as quantidades so geralmente grandes a frequncia das encomendas baixa.

30

Ex. Determine as classes ABC dos seguintes produtos.

Cdigo R13 R5 R15 T35 T36 T37 T38 T39 R21 R22 G7 L9 L10 L11 R27

Custo Unit. 92.25 28.70 251.03 126.85 652.36 700.33 0.36 0.85 0.62 2.45 3.96 25.40 0.35 3.50 1.25

Cons. Anual 3200 2630 330 260 200 285 25000 3650 630 2500 1600 550 15000 1400 7000 SOMA=

Custo Anual 295200 75481 82839.9 32981 130472 199594.05 9000 3102.5 390.6 6125 6336 13970 5250 4900 8750 874392.05

Classificao % 33.76 8.63 9.47 3.77 14.92 22.83 1.03 0.35 0.04 0.70 0.72 1.60 0.60 0.56 1.00 100.00

Ordem 1 5 4 6 3 2 8 14 15 11 10 7 12 13 9

Classificao ABC A B A B A A C C C C C B C C C

80.98

100.00

94.98

A proporo de artigos em cada classe pode ento ser definida por:

A=

N ItensA 4 = = 26,7% N TotalItens 15 3 N ItensB = = 20,0% N TotalItens 15 N ItensC 8 = = 50,3% N TotalItens 15

B=

C=

Sistemas de Gesto da Sada de Produtos


Relativamente forma como se equaciona a ordem de sada dos produtos existem diferentes abordagens. Para seleccionar qual o produto a sair devem ser observados alguns critrios os quais esto intimamente relacionados com o seu prazo de permanncia em armazm. - O sistema mais expedito o FIFO (First In First Out) no qual o produto que primeiro chegou ao armazm o primeiro a ser expedido. Este o mtodo indicado para sectores dinmicos em que se quer obviar o aparecimento de produtos obsoletos. - O sistema LIFO (Last In First Out) no qual o ultimo produto a dar entrada no armazm o primeiro a ser expedido utilizado em sectores onde os produtos se

31

deterioram. Um exemplo ser o sector dos produtos alimentares nomeadamente os frescos. Garante-se que o produto que sai ser o mais fresco possvel, a deteriorao de alguns produtos em armazm assim assumida. - O sistema FEFO (First to Expire First Out) no qual o produto que primeiro expirar a validade ser o primeiro a sair o indicado para armazns que comercializam produtos com validade, como exemplo o sector de alimentos embalados ou os armazns farmacuticos.

CONCEITOS LOGSTICOS

Estratgias Pull e Push


Estes termos so utilizados para definir a forma como a cadeia de abastecimento colocada em movimento. No tradicional modelo Push, eram os fabricantes que desenvolviam um produto e que o colocavam no mercado sem saberem as necessidades ou terem uma ideia da aceitao do cliente relativamente ao produto. Ou seja os fabricantes empurravam (Push) o produto para o mercado. Os fabricantes produziam de acordo com o histrico de encomendas ou a sua percepo do mercado. Este mtodo levava geralmente a um maior volume de produo, transporte e armazenagem com tempos maiores de permanncia na cadeia logstica. No caso do sistema Pull existe um maior comprometimento em entender as necessidades do consumidor. O fabricante procura saber das necessidades do cliente, seja atravs de encomendas efectivamente realizadas ou com estudos de mercado profundos produzindo apenas o que com maior certeza ir vender. Deste modo o cliente que puxa (Pull) o produto. um mtodo que permite volumes de produo mais adequados s vendas minimizando os custos logsticos. O sistema Push tende a ser mais utilizado em sectores onde a incerteza relativamente s vendas baixa enquanto o sistema Pull preferido quando a incerteza superior. Embora o sistema Pull permita reduzir os custos logsticos tendo uma cadeia de abastecimento mais ligeira tambm necessrio que esta tenha uma resposta mais rpida na satisfao das necessidades do cliente.

Kaizen
Kaizen um termo japons composto de duas palavras kai, mudana, e zen, para melhor. Este termo tem um significado geral de procurar uma melhoria contnua e gradual da vida pessoal, familiar, social do indivduo. Nos anos 50 do sculo XX este conceito foi aplicado s empresas, na sequncia do Taylorismo que vinha a ser aplicado nos EUA e Europa. Deste modo esta filosofia seguida na empresa que busca sempre melhores forma de realizar os processos produtivos melhorando a

32

produtividade. O mote do kaizen poder ser escrito como Hoje melhor do que ontem, amanh melhor do que hoje!. Esta filosofia foi originariamente aplicada pela Toyota. Seguindo esta filosofia tenta encontrar tudo o que seja desperdcio de recursos (tempo, dinheiro) na empresa procurando elimin-los. Deste modo todos os processos da empresa, produo, manuteno, facturao contabilidade, etc., so analisados e melhorados de forma contnua procurando reduzir os desperdcios. Esta filosofia conta com a ajuda de todos sendo os operrios encorajados a apresentar solues para melhorar a produtividade. A aplicao desta filosofia gesto de stocks permitiu o aparecimento do modelo Just in Time em particular e logstica Lean no geral.

Just in Time
A ideia associada ao conceito Just in Time minimizar o stock e o tempo de stockagem. Isto conseguido ajustando o ritmo de reabastecimento procura tanto em termos de tempo como de quantidade. O objectivo que os produtos estejam disponveis na quantidade requerida no tempo certo. Este conceito requer uma grande flexibilidade da organizao de modo a que variaes na procura possam ser adaptadas rapidamente. O objectivo que os produtos cheguem e sejam imediatamente fornecidas. Deste modo as quantidades de reabastecimento so pequenas. Como as quantidades so pequenas o custo de armazenamento reduzido. Este sistema tem a desvantagem de no poder ser utilizado se os prazos de entrega estiverem sujeitos a incerteza, ex. problemas alfandegrios na importao de produtos. Tem vantagens com nveis de procura significativos e estveis em que se consegue uma reduo de custo. Embora as quantidades fornecidas sejam pequenas e a ritmo elevado as quantidades totais de produto encomendadas devem ser elevadas (embora entregues em pequenas quantidades de cada vez). No entanto este conceito ultrapassa o territrio do armazm e estende-se a toda a cadeia de abastecimento. Existe a necessidade de ajustar os mtodos e formao dos trabalhadores para a sua utilizao. O Just in Time comeou a ser utilizado pela Toyota na dcada de 50 e actualmente vulgar em toda a indstria automvel e muitas outras. Este conceito de gesto de stocks gerou outro conceito mais vasto de gesto da cadeia de abastecimento, a logstica lean. Esta uma linha de pensamento da cadeia

33

logstica em que se tende a simplificar os processos eliminando os que no apresentem valor acrescentado a designada logstica Lean.

Logstica Lean
O conceito da logstica Lean simplesmente procurar formas mais eficientes de realizar os processos permitindo reduzir o desperdcio. Numa organizao este conceito pode ser aplicado aos mais diversos sectores. - Desperdcio de recursos humanos; - Desperdcio de materiais; - Desperdcio em processos; - Desperdcio de energia e gua; - Desperdcio de tempo; - Desperdcio em defeitos e m execuo. Este conceito apareceu na sequncia de estudos realizados na indstria automvel, nomeadamente na Toyota, como referido. O estudo analisou diversos processos e identificou formas de os melhorar reduzindo o desperdcio. - Transporte Comearam a utilizar-se fbricas para componentes situadas nas redondezas da linha de montagem, fbricas satlite. Deste modo, reduziram-se os custos em transportes e a necessidade de stocks (conceito Just in time). - Armazenamento Diminuio de materiais e produtos, apenas estando em stock o estritamente necessrio para manter a produo. Evitar comprar quantidades desnecessrias de produtos porque o preo est baixo ou havia desconto. Evitar adquirir ou fabricar produtos porque se pensa que o cliente vai comprar e depois no compra (ver sistemas push-pull). Esperas Reduzir os tempos de espera em todas as operaes. O tempo em que se espera pelo horrio, pela chegada de materiais, pelas reunies, por uma ordem, etc. So tempos perdidos. A reduo destes tempos, a cultura da pontualidade, ajuda produtividade. Ajustar A necessidade de ajustar os equipamentos e os processos ao que se est a realizar. Muitas vezes compram-se equipamentos desnecessrios ou demasiado grandes ou poderosos para o que se pretende fazer. comum a justificao Nunca se sabe., no entanto muitas vezes estas situaes no ocorrem e portanto houve desperdcio. Defeitos O custo de no ter ficado bem feito primeira. Isto implica substituir ou arranjar o que ficou mal feito e portanto custos desnecessrios.

34

Figura 15 Uma aplicao dos conceitos da logstica e produo lean a uma fbrica o Kanban

Six Sigma
A filosofia Six Sigma pretende diminuir as variaes de performance que se verificam nos processos. Exemplificando, se num armazm um cliente esperar 1 dia para receber a sua encomenda enquanto outro que entre depois espera 5 dias para uma encomenda semelhante ento existe um problema de variao no tempo de resposta. Este conceito foi implementado primeiramente pela Motorola no princpio da dcada de 1990. A prpria designao Six Sigma tem uma origem estatstica. Sigma () a letra grega que se utiliza para representar a varincia estatstica. Numa distribuio normal a probabilidade de se obter um resultado que se situe a 6 da mdia de 0,9999966. Ou seja o objectivo ser por exemplo apenas ter em mdia 3,4 defeitos por milho de produtos. O objectivo do Six Sigma criar processos robustos e fiveis, pode ser no sistema de facturao, de contabilidade, de assistncia tcnica, de produo, etc. Os conceitos Lean e Six Sigma costumam ser ambos integrados na estratgia de planeamento da rede logstica para a obteno de melhorias. A logstica Lean procura reduzir a complexidade enquanto a Six Sigma procura melhorar a fiabilidade e eficincia. A juno destes conceitos permite melhorias mais consolidadas do que a sua aplicao separada. Como exemplo, numa cadeia de abastecimento o conceito de Logstica Lean consiste em procurar mtodos de reduzir o tempo de transporte, o tempo que demora a proceder ao envio de uma encomenda, reduo de burocracia desnecessria, reduo

35

de perdas de tempo com verificao de cargas e inventrios, melhorar a afectao de recursos humanos e materiais para responder procura, etc. O conceito Six Sigma consiste em procurar formas de garantir que o tempo de transporte, de resposta a encomendas, etc. Seja o mais uniforme possvel, ou seja devem-se procurar causa que causem variaes nos tempos ou nos custos das operaes e tentar elimin-las de modo a se garantir com maior exactido que uma determinada actividade demora X tempo e custa Y dinheiro. Isto permite uma melhor programao de actividades.

Figura 16 Relao entre a Logstica Lean (simplificao) e a Six Sigma (fiabilidade)

36

Logstica de Emergncia
Em todo o mundo os desastres naturais ou relacionados com o homem destroem as vidas e os meios de subsistncia a milhes de pessoas. Estes desastres podem ser definidos como acontecimentos inesperados que ocorrem de modo rpido e que afectam as populaes produzindo danos fsicos e materiais. Estes acontecimentos causam necessidade de auxlio que obriga interveno de meios extraordinrios. Estes desastres, por vezes tambm designados por catstrofes, podem ser distinguidos conforme as suas causas sejam: - Naturais, - Geolgicos (tsunamis, sismos, vulces, deslizes de terras, etc.) - Climticos (Ciclones, tufes, cheias, secas, incndios, etc.) - Bacteriolgicos (doenas, parasitas, fungos, etc.) - Humanas - Acidentes qumicos, industriais, transporte, ambientais, etc. - Movimentos em massa de pessoas; Emergncias complexas. De facto a terra um sistema dinmico incorporando subsistemas que interagem entre si, a civilizao humana pode ser considerada como um desses subsistemas. E se existem impactos da actividade humana nesses subsistemas tambm esses subsistemas podem interferir com a civilizao. Esses impactos podem traduzir-se em perdas de vidas, doenas, perdas econmicas, etc. Estes impactos advm essencialmente da dinmica da geologia e do clima e denominam-se de desastres naturais (Akkihal, 2006).

Figura 17 - Representao do conceito de desastre natural.

Os desastres naturais ou provocados pelo homem tendem a ser cada vez mais recorrentes e as suas consequncias tambm so mais avultadas. Para reduzir os efeitos destas situaes, principalmente nas pessoas mais vulnerveis, so indispensveis altos nveis de planeamento e preparao. Neste sentido tem-se verificado uma crescente preocupao com a capacidade logstica pois um factor

37

fundamental para uma resposta pronta e adequada sobre as pessoas e comunidades afectadas.

Figura 18 - Evoluo dos desastres naturais e perdas econmicas relacionadas

Tanto para emergncias a nvel interno como para ocorrncias noutros pases os estados e ONGs criaram e mantm unidades e foras com capacidade de pessoal e meios para poder intervir em caso de emergncia. Estas unidades apresentam actualmente bom nvel de preparao e resposta concentrando-se a sua resposta nos cuidados bsicos de sade, distribuio de mantimentos, captao e distribuio de gua e saneamento e telecomunicaes. As necessidades logsticas na resposta a emergncias requerem o desenvolvimento de unidades muito flexveis e de resposta rpida que incorporem alguns conceitos e solues extrados das experincias empresariais. No entanto as cadeias de abastecimento logstico apresentam algumas diferenas para as cadeias de

38

abastecimento empresariais, nomeadamente, uma procura bastante aleatria e imprevisvel, necessidade de tempos de espera curtos, polticas de armazenamento especficas e informao muitas vezes incompleta ou errnea.

Diferena entre as Cadeias de Abastecimento Empresariais e de Emergncia Caractersticas C. A. Empresarial C. A. Emergncia Procura Estvel e previsvel Muito imprevisvel Tempo de espera Definido pelo fabricante ou Necessidade de tempo de fornecedor espera nulo Controlo de stock Definido e bem estruturado Mal definido devido s variaes bruscas da procura Informao Fivel Incompleta, inexistente ou errnea. Objectivos Produzir bens, satisfazer Minimizar a perda de vidas e estratgicos clientes, minimizar custos e aliviar o sofrimento maximizar lucros Tipo de bens Produtos Pessoas e provises

Figura 19 Armazm do Programa Alimentar Mundial na Jordnia

As necessidades de uma resposta eficaz manifestaram-se com mais intensidade desde os finais dos anos 80 e princpios dos 90 do sec. XX, durante estes anos verificaram-se algumas situaes de desastre que exigiram grandes meios logsticos. (ex. sismo na Armnia, refugiados curdos na I Guerra do Golfo, crise nos Grandes Lagos, etc. Estas intervenes de grande escala puseram a descoberto alguns desajuste e carncias existentes.

39

Nos anos 90 reforam-se os meios para a resposta logstica a grandes emergncias, deste modo so criadas em muitos pases sistemas nacionais para enfrentar situaes de emergncia e desastre. Estes meios actuam dentro dos prprios pases mas muitas vezes so enviados para outras naes, essencialmente meios especializados, no caso de grandes desastres. Actualmente, num mundo cada vez mais globalizado, a comunicao e a coordenao entre diferentes entidades de ajuda humanitria para a resposta a situaes de emergncia esta mais facilitado. Isto tem permitido que a resposta seja mais rpida e eficaz disponibilizando-se os meios necessrios mas evitando a sobre-logstica, ou seja, o envio de meios que acabam por se revelar excessivos e que implicam custos associados ao envio e manuteno para o pas afectado. Neste sentido tem-se passado da logstica Just in Case que era utilizada nestes sectores para estratgias logstica Just in time que permitem maior eficcia com menos stocks. Por exemplo, durante a operao Tempestade no Deserto no incio dos anos 90 o exrcito dos EUA seguia a poltica de terem mantimentos armazenados para as tropas para 45 dias, just in case. Actualmente estabeleceram cadeias de abastecimento mais dinmicas que permitem obviar o armazenamento de tanto produto na zona de interveno. No entanto, a estratgia Just in Time e a Logstica Lean no so adequadas a crises, desastres e ambientes turbulentos, pois no criam vias alternativas de abastecimento nem tm resposta caso exista alguma quebra de fornecimento. Ainda que dinamizando a cadeia de abastecimento, na resposta a emergncias e desastres, necessrio adoptar sempre um certo nvel de Just in Case. Existe ainda muito a fazer, nomeadamente, na resposta a grandes catstrofes de nvel mundial, neste sentido a comunidade internacional traa as seguintes linhas orientadoras para melhorar a resposta a estas situaes: - Criao de unidades de interveno e logstica internacionais com autonomia e capacidade de movimento de modo a complementar os meios locais de resposta; - Procurar uniformizar e coordenar a informao internacional sobre desastres e necessidades logsticas; - Melhorar as capacidades de previso e planeamento de necessidades logsticas e melhorar os meios e sistemas de resposta locais. Nas operaes de emergncia a logstica deve apoiar a organizao e implementao das aces de resposta no sentido de as tornar mais rpidas e eficazes. O transporte de pessoal e material necessrio para a operao ou a evacuao de vtimas ou populaes afectadas requerem um sistema logstico preparado para as realizar de modo eficiente. Deve ter-se em considerao que a logstica de resposta a situaes de emergncia no deve ser improvisada no momento de actuao. A resposta logstica deve estar includa no planeamento para situaes de emergncia. A possibilidade de utilizar adequadamente os recursos disponveis e de poder ter acesso a alguns que possam estar em falta depende da identificao prvia do nmero, localizao e

40

disponibilidade bem como ter protocolos com entidades ou saber quais as organizaes que possam fornecer aqueles que possam estar em falta. Todos os processos necessrios para circular a informao, controlar e monitorizar os meios e equipamentos e outras actividades necessrias para assegurar a logstica durante a emergncia devem ser planeadas, preparadas e testadas com antecedncia. A cadeia logstica dos mantimentos geralmente efectuada por diversas instituies, necessrio compreender que elas so elos numa corrente, a eficincia da gesto em cada um deles repercute-se nos restantes. Deste modo, a cadeia de mantimentos deve ser analisada integralmente numa abordagem que integre todos os segmentos considerando a forte interdependncia existente entre eles.

Figura 20 Esquematizao simplificada de uma C. A. de Emergncia

A cadeia de abastecimento logstica em emergncia compreende deste modo quatro elementos fundamentais. - Identificao Consiste em identificar os recursos necessrios para satisfazer as necessidades existentes, isto inclui identificar os fornecedores ou dos meios e locais de aquisio. - Transporte So os meios pelos quais os produtos so transportados para o local onde so necessrios. Devem-se identificar os meios de transporte necessrios e as disponibilidades reais e avaliar as alternativas para garantir a entrega. - Armazenamento Destina-se a proteger os mantimentos at que sejam distribudas, bem como garantir reservas para utilizao futura. - Distribuio o objectivo final da cadeia de abastecimento. Consiste em fazer chegar a assistncia s vtimas ou s organizaes que prestam apoio s vtimas. A distribuio deve garantir a equidade e justia evitando ao mximo abusos e desperdcios.

41

Estes quatro elementos devem sempre ser analisados em conjunto pois o sucesso da operao depende de todos pois existe uma forte interdependncia entre eles. Por exemplo, se o transporte bem feito mas no h lugar de armazenamento ou se so realizados donativos mas no existe transporte para os levar s vtimas ento todo o esforo foi perdido e em vo. A componente logstica est relacionada com diferentes vertentes das operaes a realizar. Deste modo existe um grande nmero de actividades que podem ser identificadas e que so necessrias para garantir uma resposta logstica adequada: No campo deve-se planear, organizar e dirigir as operaes relacionadas com a quantidade e controlo de mantimentos e equipamentos, reabastecimento, distribuio de mantimentos, equipamentos e servios, remoo de desperdcios entre outras actividades de suporte. Transporte e evacuao de pessoal. Incluem-se por vezes na logstica o apoio mdico e servio as de sade. Instalaes de apoio - localizao dos instalaes, montagem, localizao, servios e operaes relacionadas com instalaes so tambm parte da componente logstica. Sistemas de apoio gesto dos transportes, tecnologias de comunicao e informao e servios administrativos (ex. correio, cpias, etc.). Estas diferentes reas realizam o seu trabalho no s quando so accionadas para a situao de emergncia, mas deve existir um trabalho de preparao prvio de modo diferenciado e complementar, deste modo;
Antes da emergncia:

- Aquisio de equipamento; - Armazenagem de mantimentos, medicamentos, material, etc. - Planeamento dos meios e instalaes necessrias a operaes; - Planeamento e realizao de instalaes de treino; - Estabelecer protocolos de inter-ajuda com outras instituies; - Preparar check lists para emergncias.
Durante a emergncia:

- Fornecer mapas e cartas para os servios de emergncia; - Fornecer informao de segurana e utilizao sobre os equipamentos materiais utilizados; - Disponibilizar e colocar equipamento de apoio; - Manuteno do equipamento; - Disponibilizar o necessrio para apoio mdico, alimentao e transporte; - Disponibilizar instalaes de abrigo; - Disponibilizar redes energticas; - Disponibilizar comunicaes.
Aps a emergncia:

- Ajudar na reconstruo de infra-estruturas e edificaes; - Realizar operaes de limpeza e remoo de destroos resduos, etc.

42

Situaes de Desastre e suas Consequncias


Cada desastre nico, os seus efeitos no esto s relacionados com o facto de ter origem natural ou humana mas tambm com a situao social, econmica e mdica da zona. Os seguintes factores devem ser tidos em considerao ao analisar um desastre: - Existe uma correlao entre o tipo de desastre e o seu impacto nas populaes, nomeadamente no nmero de vtimas. Por exemplo, os sismos causam um grande nmero de vtimas enquanto as cheias lentas causam poucas vtimas; - Alguns desastres no causam um efeito imediato na sade pblica mas colocam perigos potenciais. Populaes deslocadas e alteraes ambientais aumentam o risco de epidemias (embora no se possa dizer que estas sejam causadas pelos desastres naturais); - Perigos imediatos e potenciais que possam ocorrer aps um desastre natural geralmente no ocorrem simultaneamente. Eles tendem a ocorrer separadamente e com intensidade varivel dentro da zona afectada. Exemplo, vtimas com ferimentos graves aparecem com o impacto do desastre, exigindo cuidados imediatos, enquanto que o risco do aparecimento de doenas transmissveis atinge a mxima intensidade com a sobrelotao de instalaes e a falta de higiene. - Aps um desastre a necessidade de comida, roupas, abrigo, e cuidados de sade bsicos no radical, geralmente existem recursos para satisfao dessas necessidades bsicas pelos prprios meios. Verifica-se que em muitas situaes as vtimas dos desastres recuperam rapidamente do estado de choque e participam espontaneamente em operaes de busca e salvamento assim como nas operaes de armazenamento e distribuio de mantimentos; - As guerras e conflitos polticos geram um leque particular de problemas de sade e obstculos s operaes. Ultrapassar estes obstculos pode significar lidar com questes polticas, sociais, tnicas, religiosas, geogrficas, etc.

43

Efeito

Sismos

Mortes Feridos graves com necessidade de tratamento hospitalar Risco de doenas contagiosas Danos em instalaes de sade Danos nos sistemas de abastecimento de gua Problemas com alimentao Deslocaes de pessoas

Muitas Muitos

Tempestades de Ventos Fortes sem Inundaes Poucas Moderado

Tsunamis e Inundaes Rpidas Muitas Poucos

Existente Severos (estruturas e equipamento) Severos

Existente Severos

Existente Severos mas localizados Severos

Ligeiros

Pouco provvel Raro (s em zonas urbanas muito afectadas) Cheias Lentas Poucas Poucos

Pouco provvel Raro (s em zonas urbanas muito afectadas) Desabamentos e Alumentos Muitas Poucos

Comuns Raro (s em zonas urbanas muito afectadas) Vulces Muitos Poucos

Efeito Mortes Feridos graves com necessidade de tratamento hospitalar Risco de doenas contagiosas Danos em instalaes de sade Danos nos sistemas de abastecimento de gua Problemas com alimentao Deslocaes de pessoas

Provvel Severos (equipamento) Ligeiros

Existente Severos mas localizados Severos mas localizados

Existente Severos (estruturas e equipamento) Severos

Comuns Comuns

Raros Raro (s em zonas urbanas muito afectadas)

Raros Raro (s em zonas urbanas muito afectadas)

44

Figura 21 Imagem de Banda Aceh aps o tsunami (2005)

Avaliao da capacidade logstica em reas de interveno


Quando se prepara uma resposta a uma situao de emergncia existe a necessidades de avaliar a disponibilidade logstica na rea de interveno e para avaliar o apoio e meios que podem ser utilizados. Estas capacidades devem ser revistas com frequncia de modo a actualizar a informao. A avaliao desta capacidade deve incluir todas as organizaes em actividade na zona afectada. Deste modo podem-se sistematizar algumas das questes a analisar: - Fazer um inventrio dos fornecedores e localizao dos diferentes tipos de mantimentos e outros produtos que possam ser necessrios durante a emergncia, incluindo material mdico, alimentos, cobertores, combustveis e material de resgate e primeiros socorros. Deve ter-se em ateno os tempos de entrega. - Examinar os locais de interveno para estabelecimento de bases logsticas, centros de recolha e locais de reabastecimento, locais de armazenamento, fbricas e outras instalaes que possam ser adaptadas e utilizadas, tanto pblicas como privadas; - Identificar locais com peas de substituio ou oficinas de reparao dos equipamentos utilizados (tanto pblicas como privadas); Alm destas questes necessrio ter em ateno o problema dos transportes. A anlise dos meios de transporte disponveis para materiais e pessoas e a sua capacidade ou os caminhos que possam ser utilizados fundamental. Apresentam-se em seguida alguns itens a ser verificados na anlise da capacidade de transporte em zonas afectadas.

45

Avaliao Geral:

- Identificar portos, estradas e caminhos, linhas de caminho de ferro, rios navegveis, aeroportos, aerdromos e zonas com possibilidade de aterragem de aeronaves, heliportos na zona afectada e imediaes; - Analisar o relevo identificando as elevaes e suas cotas, zonas susceptveis a inundaes, pontes danificadas ou destrudas, zonas e estradas susceptveis a aluimentos ou com problemas de segurana; - Estudar o clima e avaliar o seu impacto nas operaes de transporte, armazenamento e distribuio. - Avaliar a segurana mas zonas de interveno e definir corredores de segurana em estradas, rios e caminhos de ferro identificando as medidas de segurana necessrias para proteger o transporte e armazenamento de mantimentos (incluindo a necessidade de escolta armada); - Presses e efeitos polticos nas operaes logsticas.
Portos:

- Localizao, capacidade relativamente ao nmero e dimenso das embarcaes (comprimento e profundidade); - Capacidade de descarga para armazns, camies, comboio, etc; - Existncia e capacidade de equipamento de descarga (gruas, empilhadores, etc) e seu estado de funcionamento (verificar necessidades de reparao); - Questes relacionadas com a segurana; - Questes relacionadas com burocracia e alfndegas; - Identificar pontos que possam ser a causa de estrangulamento e atrasos e identificar medidas para os superar;
Rios:

- Profundidade, velocidade da corrente, navegabilidade, tipo de embarcaes que podem ser utilizadas e capacidade destas; - Necessidade de pilotos experimentados; - Para rios que passem por diferentes pases identificar questes relacionadas com alfndegas; - Disponibilidade de embarcaes; - Normas e costumes locais relacionados com navegao; - Questes relacionadas com a segurana; - Identificar pontos que possam ser a causa de estrangulamento e atrasos e identificar medidas para os superar;
Aeroportos (operacionalidade):

- Localizao (coordenadas e altitude), comprimento e largura da pista, tipo de piso e orientao; - Localizao e cota de obstculos navegao para aterrar/levantar; - Presena de factores climticos que possam interferir com a navegao (ex. nevoeiro, ventos fortes, formao de gelo, etc.) - Tipo de avies que podem operar; - Ajudas navegao existentes;

46

- Possibilidade de efectuar voos nocturnos; - Horrios de operao, capacidade de operao e acomodao de aeronaves; - Questes burocrticas; - Existncia de voos comerciais regulares.
Aeroportos (controlo e segurana):

- Existncia de torre de controlo e relatrios meteorolgicos; - Procedimentos para obter licena de voo; - Existncia de equipamento de combate a incndio e emergncia; - Perigos relacionados com a presena de pessoas ou animais ou pssaros na pista; - Permetro de segurana demarcado, existncia de foras de segurana, controle de bagagens e outras medidas de segurana.
Aeroportos (apoio no solo):

- Capacidade de parqueamento, tipo e nmero de avies que podem estar parqueados, existncia de hangares cobertos; - Capacidade de reabastecimento (tipo de combustvel e equipamento para abastecimento), manuteno e reas de descarga; - Servios de apoio como o tratamento de resduos do avio, equipamento de reboque, etc.

Figura 22 Utilizao de pistas improvisadas por avies de ajuda humanitria

Aeroportos (instalaes para passageiros e carga):

- Equipamento para movimentar carga, rampas de carga, armazns, etc; - Acesso de camies zona de descarga dos avies; - Procedimentos de embarque/desembarque de passageiros e instalaes existentes; - Transporte de passageiros e carga para o aeroporto; - Identificar pontos que possam ser a causa de estrangulamento e atrasos e identificar medidas para os superar;

47

Transporte Rodovirio (condies das estradas):

- Identificar estradas que possam ser utilizadas na zona abrangida; - Identificar o tipo de estrada (principal, secundria, municipal, etc.); - Identificar estradas que tenham ficado ou possam vir a ficar intransitveis (ex. no caso de cheias, neve, minas terrestres, insegurana, aluimentos, etc), - Tipo de camies que podem transitar nas diversas estradas; - Pontes, tipo e limites de peso; - Existncia de declives exagerados; - Necessidades especficas relacionadas com a segurana em determinados trajectos; - Portagens, ferries, etc; - Identificar pontos que possam ser a causa de estrangulamento e atrasos e identificar medidas para os superar;
Transporte Rodovirio (capacidade de camionagem):

- organizao do mercado de transporte rodovirio (individual, associaes, empresas, etc); - Existncia de empresas de camionagem, frotas existentes e sua capacidade, tipos de camio, peso mximo, custo/km, restries circulao de veculos pesados; - Existncia de entidades estatais com frotas de veculos pesados, tipo de veculos, estado de manuteno, etc. - Identificar pontos que possam ser a causa de estrangulamento e atrasos e identificar medidas para os superar;
Transporte Rodovirio (veculos ligeiros)

- Tipo de veculo que melhor se adequa s necessidades; - Disponibilidade dos veculos para alugar, comprar (preos, etc);
Transporte Rodovirio (Pontos de acesso e atravessamento de fronteiras)

- Localizao; - Questes burocrticas; - Velocidade de desalfandegamento; - Horrio de funcionamento; - Instalaes de apoio a condutores e passageiros, telecomunicaes e abastecimento; - Existncia de engarrafamentos e atrasos; - Problemas de segurana; - Identificar pontos que possam ser a causa de estrangulamento e atrasos e identificar medidas para os superar;
Transporte Ferrovirio

- Identificar linhas disponveis; - Identificar condies das linhas e o nmero de viagens realizadas; - Identificar capacidade de transporte por viagem; - Identificar pontos com maior movimento; - Identificar tipo e nmero de carruagens e sua capacidade, tipo de portas, volumetria, equipamento de carga, etc.

48

- Condies de segurana das viagens; - Identificar tipo, capacidade e nmero de locomotivas; - Instalaes de carga e descarga e armazenamento; - Identificar pontos que possam ser a causa de estrangulamento e atrasos e identificar medidas para os superar;
Armazns

- Localizao; convenincia na utilizao, susceptibilidade a inundaes e assaltos, capacidade; - Condies de manuteno, segurana, limpeza e higiene; - Disponibilidade de mo de obra para a gesto do armazm e custos associados; - Existncia de equipamento de carga; - Possibilidade de expanso utilizando construes adjacentes; - Condies de acesso a veculos;

AVALIAO DAS NECESSIDADES EM SITUAES DE EMERGNCIA

A avaliao das necessidades procura determinar, o mais aproximadamente possvel, quais as necessidades das populaes afectadas e das equipas de interveno e destas quais so satisfeitas pelos meios existentes. Esta avaliao procura caracterizar a rea afectada determinando o tipo e gravidade dos danos e que reas so prioritrias. Esta avaliao fundamental na definio do tipo e quantidade de ajuda que necessrio enviar para a zona afectada. No entanto devido sua complexidade incerteza no possvel esperar pela sua concluso para comear a enviar ajuda dar inicio interveno, deste modo, esta avaliao um processo contnuo interactivo. A avaliao das necessidades deve contemplar as seguintes reas: - Avaliao das Necessidades - Necessidades da Populao; - Necessidades Operacionais. - Avaliao das capacidades - Disponibilidade da infra-estrutura local; - Disponibilidade dos recursos locais. e e e

Avaliao das Necessidades


fundamental avaliar as necessidades no s das populaes mas tambm das organizaes que prestam auxlio. Algumas das questes que devem ser respondidas nesta avaliao so: - O que necessrio? - Quanto necessrio? - Quando necessrio (urgente? ou No urgente?) - Onde necessrio?

49

Esta avaliao serve para avaliar as necessidades actuais prever a sua evoluo futura, no entanto o cenrio de desastre dinmico e mutvel pelo que este um processo iterativo.
Necessidades da populao

Como foi referido, as consequncias dos desastres dependem no s do tipo de desastre mas tambm das condies socio-econmicas e de outros aspectos das populaes e reas afectadas. No entanto a experincia em situaes anteriores pode ajudar a determinar quais as reas e sectores populacionais que so mais vulnerveis e quais as necessidades que surgem. Como exemplo das necessidades mais correntes nas populaes tem-se: - Sade A maior parte dos desastres tem um grande impacto na sade das populaes afectada, feridos no prprio evento ou afectados por doenas, criando necessidades urgentes neste sector; - gua muito corrente os sistemas de abastecimento de gua sofrerem danos limitando o acesso das populaes a este recurso; - Alimento Nem todos os desastres provocam graves deficincias de alimentos, mas quando existem pessoas que ficam sem casa ou pertences normal que possam precisar de ajuda alimentar ainda que temporria; - Abrigo Mais corrente em desastres que provocam danos em habitaes pelo que necessrio procurar alojamentos temporrios at que os problemas habitacionais estejam resolvidos. A urgncia e qualidade dos alojamentos temporrios dependem muito das condies climatricas. - Saneamento Os danos nas comunidades e infra-estruturas, o deslocamento de populaes e o seu agrupamento em locais no preparados pode provocar impactos ambientais causando situaes com efeitos negativos sua sade. Uma primeira avaliao das necessidades pode ser realizada em funo do tipo de desastre e deste modo definir-se o tipo de ajuda que dever ser necessria de modo a responder o mais rapidamente possvel. A avaliao realizada da rea e populaes permitir ento ir definido mais especificamente o tipo de ajuda e quantidade necessria.
Necessidades Operacionais

Frequentemente as organizaes que intervm na para enfrentar a emergncia no tm recursos prprios para responder s necessidades. importante avaliar os recursos que esto disponveis e os que esto em falta e quais os meios de que precisam para cumprirem a sua misso de modo adequado.
AVALIAO DAS CAPACIDADES EM SITUAES DE EMERGNCIA Disponibilidade da infra-estrutura local

50

Sabendo que os desastres afectam infra-estruturas vitais entre as quais linhas de comunicao importante avaliar rapidamente a disponibilidade e funcionamento destas infra-estruturas e quais os meios que podem ser utilizados para a recepo, transporte e distribuio dos mantimentos. Esta avaliao j foi referida anteriormente.
Disponibilidade dos recursos locais

frequentemente possvel encontrar provises e mantimentos identificados como necessrios no local de interveno ou zonas limtrofes. A avaliao aos recursos locais deve identificar estas disponibilidades, incluindo os que esto disponveis no mercado local (ex. lojas, hipermercados, mercados) e no sector pblico e privado que possam vir a ser utilizados no auxlio. A disponibilizao destes recursos s organizaes que prestam assistncia torna a resposta mais rpida e menos dispendiosa. A aquisio de produtos nas zonas afectadas ou nas zonas limtrofes deve em determinados casos ser analisada com reservas. Se frequentemente permite dar uma resposta mais rpida e mais racional (no necessrio transportar os produtos) podem existir alguns inconvenientes. A aquisio em grande escala para auxlio pode dificultar o acesso das populaes no afectadas a esses produtos pois diminui a sua quantidade no mercado e pode aumentar o seu preo. Por outro lado esta poltica favorece a economia local. Os donativos embora tenham a vantagem de no terem custo de aquisio, compreendem a maioria dos produtos transportados para as reas afectadas. No entanto, podem criar problemas se no existir triagem e forem transportados para a rea afectada itens que no so necessrios ou prioritrios. Os donativos so no entanto fundamentais para a ajuda em grande escala pois permitem que as organizaes, especialmente as ONGs possam fazer mais com custos limitados.

51

Vantagens e Desvantagens de Diferentes Polticas de Aquisio Poltica Vantagens Desvantagens


- Entrega rpida. - Menores custos de transporte. - Melhora economia local. - Nem sempre existem produtos em quantidade e qualidade desejvel. - Pode criar concorrncia entre diferentes organizaes para a compra de um produto. - Pode levar escassez desse produto no mercado local. - Tempo de resposta mais demorado. - Custos de transporte mais elevados.

Compras no Local

Importaes

- Permite obter melhor qualidade e mais quantidade. - Permite obter itens especficos e especializados no disponveis localmente. - Sem custos de aquisio. - Encoraja a solidariedade e mobiliza a sociedade. - Chegam rapidamente.

Donativos

Aluguer

- Quando difcil adquirir material e equipamento. - Reduz os custos operacionais dos equipamentos.

- Chegam produtos que no so necessrios. - Pode no chegar o que era necessrio. - Os produtos no desejados provocam desperdcio de tempo de dinheiro. - No possvel rejeitar os produtos inteis doados. - Depende das condies em que se realiza aluguer (tempo, etc). - Existe uma grande responsabilidade na sua utilizao e manuteno. - Problemas quando no se consegue cumprir as condies do aluguer.

As provises antes de serem enviadas deviam ser classificadas e ordenadas e os artigos de diferentes tipos deveriam ser embalados separadamente. Para esse fim algumas organizaes de ajuda humanitria (ex. Cruz Vermelha/Crescente Vermelho) utilizam o seguinte cdigo de cores para a etiquetagem: - Verde Medicamentos e material mdico; - Vermelho Alimentos; - Azul Vesturio e utenslios para o lar; - Amarelo Ferramentas e equipamento. Deve ser evitado o envio de produtos sem que se verifique o seu estado de conservao. Produtos com prazo de validade curto tambm no devem ser enviados sem que se assegure a sua distribuio atempada.

52

A rotulagem deve ser realizada com marcadores indelveis e realizada indicando sempre o nmero total, ex 1/250, 2/250, etc. As embalagens devem agrupar-se em paletes e anexar-se uma cpia da guia de remessa dentro um plstico. Sempre que seja enviada por avio deve ser evitado qualquer peso no necessrio na encomenda. As embalagens devem ter forma simtrica, ter entre 25kg a 50kg e um volume que permita serem movimentadas manualmente.

Figura 23 Embarque de ajuda humanitria


REALIZAO DE MAPAS

A utilizao de informao actualizada e completa fundamental na compreenso e planeamento das aces de emergncia, nomeadamente na identificao e localizao dos meios disponveis e populaes necessitadas. Esta informao frequentemente apresentada na forma de mapas ou associada a estes. Actualmente os sistemas de informao geogrfica SIG permitem uma gerao de mapas mais rpida e eficaz permitindo uma maior actualizao da informao bem como uma maior variedade na sua representao. Estes sistemas permitem igualmente controlar melhor a informao evitando enganos e erros na informao contida nos mapas. Os mapas so fundamentais nas aces de emergncia e recuperao contendo informaes teis sobre: - Disponibilidade de gua e sistemas sanitrios; - Instalaes de sade, localizao de vectores de doenas ou localizao de vtimas; - Informaes sobre a capacidade logstica (estradas, aeroportos, linhas de comboio, etc); - Segurana (zonas de risco, zonas de interveno, campos minados, etc); - Localizao de campos abrigo ou de acolhimento; - Localizao das populaes.

53

De modo a poder ser teis na anlise das situaes e poderem ser utilizados como ferramentas de planeamento os mapas devem ser: - Realizados atempadamente Os mapas devem estar disponveis no momento de anlise das situaes de modo a poderem ser utilizados como ferramentas de planeamento. A actualizao da informao contida nos mapas igualmente importante. Actualmente os SIG permitem de forma rpida actualizar a informao e gerar novos mapas disponibilizando a informao mais recente aos decisores. No entanto o tempo necessrio para a construo de uma base SIG poder no se coadunar com a urgncia de determinadas situaes. - Simples os mapas no devem ser complexos ou difceis de entender (evitar utilizar mais de 8 cores). Devem ser realizados em escalas apropriadas para a compreenso da situao. Quando se trabalha desenhando em cima de mapas as equipas tentam que a informao seja simples e resumida, no entanto ao se gerarem por computador por vezes devido facilidade que existe coloca-se muita informao. Uma forma de avaliar isso olhar para o mapa e ver se a informao contida poderia ter sido colocada mo livre de forma simples. - Precisos A informao contida nos mapas deve ser a mais precisa possvel. Em situaes de emergncia por vezes difcil conseguir dados fidedignos possvel, no entanto a dificuldade de obter informao e por vezes a informaes contraditrias tornam esta tarefa muito difcil. Um dos problemas que geralmente surge a concentrao dos meios em determinadas reas, surgido a demasiada informao muitas vezes confusa e contraditria, existindo depois reas sobre as quais pouco se sabe. A introduo de mtodos orientados de recolha de informao fundamental para evitar estas situaes. - Recolha de Informao Transparente Os sistemas de recolha de informao e a sua incluso nos mapas deve ser transparente e identificvel. A deteco pelos decisores de informao errnea nos mapas sem se saber qual a sua causa ou fonte faz com que se instale a dvida sobre todo o processo e informao contida nos mapas. A responsabilizao e idoneidade dos intervenientes e fontes bem como a rastreabilidade da informao so muito importantes. - Conter Informao Relevante Devido aos SIG possvel colocar uma grande dose de informao nos mapas, no entanto se esta for irrelevante para o processo de anlise e planeamento estando em excesso apenas vai dificultar a leitura do mapa. Um dos desafios na realizao dos mapas precisamente colocar a informao relevante de forma clara evitando excessos ou lacunas. - Existir treino na sua utilizao Os exerccios de treino so muito importantes pois tambm permitem aperfeioar a realizao de mapas e habituar os intervenientes sua leitura. A padronizao da informao e nomenclatura em mapas e a habituao dos intervenientes a esta torna mais rpida a realizao e interpretao dos mapas quando em situao de emergncia. A familiaridade com os SIG e as suas capacidades tambm podero ser melhoradas em exerccios de treino permitindo que os decisores possam melhorar o desempenho deste sector de transmisso de informao de modo a tambm melhorarem o seu prprio desempenho.

54

As Funes Logsticas Em Portugal tm sido definidas como funo logsticas, com base no que se adoptou no exrcito portugus durante a Guerra do Ultramar, as seguintes funes logsticas: - Reabastecimento Esta funo compreende o fornecimento dos artigos necessrios para equipar, manter e fazer actuar as foras de interveno. - Transporte Esta funo compreende o deslocamento de pessoal e material, bem como a direco e gesto do equipamento e dos meios que lhe esto associados. - Manuteno Esta funo integra o conjunto de actividades com o objectivo de conservar o material em condies de operacionalidade e de tornar operacional o material que sofreu avarias. - Evacuao e Hospitalizao Esta funo compreende o conjunto de actividades de carcter sanitrio que visam a preservao de efectivos e a recuperao de vtimas. - Servios - Abrange todas as actividades logsticas no integradas nas restantes funes logsticas. O exrcito criou servios para implementar estas funes logsticas no terreno, nomeadamente: - Servio de engenharia: trabalhos de construo, reparao e manuteno de instalaes e vias de comunicao, montagem e explorao de redes de distribuio elctrica, pesquisa e explorao de fontes de gua e fornecimento de cartas topogrficas; - Servio de transmisses: comunicao entre comandos e unidades, fornecimento do respectivo material, sua manuteno e reparao; - Servio de transportes: Organizao e execuo de transportes martimos e terrestres; - Servio de material: operaes de carcter tcnico relativas a armamento, viaturas e munies; - Servio de intendncia: abastecimento de vveres, combustveis e lubrificantes, de fardamento, calado, equipamentos e material de aquartelamento; - Servio de sade: preservao da sade das tropas e recuperao dos feridos e doentes, produo e distribuio de medicamentos. Alm destes, foram ainda implantados outros servios especiais, de que se destaca pela sua importncia: - Servio Postal Militar (SPM): responsvel pelo encaminhamento de toda a correspondncia oficial e particular. - Polcia Militar (PM): manuteno da disciplina, lei e ordem militar - Servio cartogrfico, cinematogrfico e fotogrfico (SCE): execuo de levantamentos cartogrficos, de reportagens cinematogrficas e fotogrficas; - Assistncia religiosa.

55

Actualmente, embora mantendo o esprito das funes logsticas, o exrcito conta com um Comando de Logstica chefiado pelo Quartel-Mestre-General do Exrcito e que inclui: 1) Comando e Gabinete; 2) Estado-Maior; 3) Centro de Finanas; 4) Direco de Material e Transportes, da qual dependem: Centro Militar de Electrnica, Regimento de Manuteno, Depsito Geral de Material do Exrcito, Regimento de Transportes; 5) Direco de Infra-Estruturas; 6) Direco de Sade, da qual dependem: Hospital Militar Principal, Hospital Militar de Belm, Hospital Militar Regional N 1, Hospital Militar Regional N 2, Centro de Sade de vora, Centro de Sade de Tancos/Santa Margarida; 7) Direco de Aquisies; 8) Direco de Finanas; 9) Instituto Geogrfico do Exrcito; 10) Unidade de Apoio da rea Amadora/Sintra; 11) Centro de udio-Visuais do Exrcito; 12) Conselho Fiscal dos Estabelecimentos Fabris; 13) Repartio de Apoio Geral.

Figura 24 Coluna logstica na guerra colonial

56

Como se pode observar cada uma destas funes compreende no entanto diversas reas. Para dar exemplo observe-se as diferentes reas definidas para o ILS (Integrated Logistic Support) do exrcito dos EUA. Este conceito foi criado para definir as como deve ser realizada a aquisio, planeamento, desenvolvimento, especificao, ensaio, uso e manuteno dos equipamentos para o exrcito dos EUA. rea Manuteno Descrio Estabelece planos de manuteno e requisitos de funcionalidade. Inclui, por exemplo, nveis de reparao, intervalos de manuteno, ensaios de funcionamento, necessidade de equipamento de apoio, formao de pessoal para manuteno, instalaes para manuteno, contractos externos de manuteno, manuteno em zona de emergncia, manuteno preventiva, etc. Esta funo tem um grande impacto no planeamento, desenvolvimento e aquisio de equipamentos para apoio a outras actividades. Compreende a identificao de necessidades de contratao de pessoal com a qualificao e formao requeridos para operar e manter os sistemas e equipamentos. Compreende as aces, procedimentos e tcnicas necessrias para determinar as necessidades de aquisio, armazenamento, transporte e remoo de peas de utenslios e mantimentos. Esta funo deve garantir que se tem os utenslios e mantimentos disponveis nas quantidades, no local, no momento e com o preo pretendido. Tambm esto includos o aprovisionamento inicial, a aquisio, distribuio e reabastecimento de stocks. Trata do equipamento (movl ou fixo) necessrio paro apoiar as operaes e manuteno dos sistemas. Inclui equipamentos de carga e manuteno, veculos, ar condicionados, geradores, ferramentas, etc. Representa a informao de natureza tcnica, como sejam, manuais tcnicos, desenhos de montagem, especificao tcnicas, etc. Este tipo de informao necessria correcta utilizao e manuteno dos equipamentos. Compreende as polticas, planos, equipamento e tcnicas de treino e formao. Inclu equipamentos para treino individual ou colectivo. Compreende a instalao de hardware, software, documentao e o apoio tcnico necessrio para operar com sistemas informticos.

Pessoal

Fornecimento

Equipamento

Informao Tcnica

Treino e Formao

Apoio Informtico

57

rea Instalaes

Expedio, Armazenamento e Transporte Especificaes Logsticas

Descrio Compreende as instalaes permanentes ou temporrias necessrias s operaes. Inclu a fase de projecto, localizao, dimensionamento, infra-estruturas e equipamento. Esto compreendidas instalaes de treino, armazenamento, de comando, alojamento, etc. Compreende os recursos, processos e equipamentos necessrios para garantir que todos os equipamentos de apoio, mantimentos, etc., so transportados e armazenados e distribudos em boas condies seja por terra, ar ou mar. Compreende a definio dos parmetros para a definio de operacionalidade dos meios e requisitos logsticos. Deste modo definem-se parmetros de fiabilidade, disponibilidade, manuteno, inoperabilidade, segurana, gesto de materiais perigosos, inspeco, mobilidade, eficincia energtica, etc.

Transporte
O transporte o elemento da cadeia de abastecimento que possibilita que os produtos cheguem onde so necessrios. Para se definir uma estratgia de transporte imprescindvel considerar os meios e recursos necessrios movimentao dos produtos bem como as possibilidades e alternativas existentes. Deste modo procurase que o transporte dos produtos possa ser realizado em qualquer na altura e pelos meios pretendidos e que isso passa ser realizado com segurana e atempadamente. O transporte envolve no s o de longa distncia, de outros pases ou regies para a zona afectada mas tambm aquele que tem que ser realizado dentro da zona afectada para distribuio s vtimas. O conjunto destes movimentos envolve geralmente a utilizao de vrios meios de transporte, quer seja por ar, mar ou terra. Os diferentes tipos de transporte tm vantagens e desvantagens na sua utilizao dependendo do tipo de operao a realizar e das condicionantes existentes. Referiase que a capacidade e o custo entre os diferentes tipos de transporte so bastante dspares. Apresentam-se em seguida as capacidades de transporte de diferentes meios.

58

Figura 25 Capacidade de transporte de diferentes meios

Figura 26 - Capacidade de transporte de navios martimos e fluviais.

59

Figura 27 Helicptero Sea King (Sikorsky S-61) em aco logstica

A deciso sobre o tipo de transporte tomada essencialmente com base nas necessidades encontradas e as disponibilidades existentes. Podem-se citar os seguintes aspectos a tomar em considerao: - Necessidades Urgncia na entrega, caractersticas dos produtos transportados, quantidade, dimenso, destino, distncia, etc. - Disponibilidades Meios de transporte disponveis, custos, condies de acesso ao destino (condies das estradas, aeroportos, climatricas, etc.) Por vezes no existem recursos para suportar os custos do meio de transporte mais adequado ou este pode no estar disponvel, ou as condies de acesso rea de interveno no permitem a sua utilizao. Deste modo, o sucesso da operao reside numa correcta avaliao das necessidades e das alternativas de transporte. Por cada meio de transporte utilizado deve existir um Plano B alternativo caso as condies existentes no permitam utilizar o meio previsto.

60

Tipo

Caractersticas dos Diferentes Meios de Transporte Caractersticas Vantagens Desvantagens


- Usados quando existe urgncia na entrega ou quando o acesso rea no permite a utilizao de outros meios. - Rpidos e fiveis. - Permitem o acesso a reas remotas. - Permitem um acesso rpido rea de interveno. - Custos elevados. - A capacidade de carga (em volume e peso) pode ser uma limitao em avies de menores dimenses. - Susceptibilidade s condies atmosfricas. - Requerem condies especficas para aterrar e levantar voo. - Utilizam combustveis especiais (ex. Jet A1) nem sempre existentes no local de interveno. - Capacidade de carga e alcance inferior dos avies. - As estradas podem estar em ms condies ou serem inexistentes. - O transporte rodovirio em reas de conflito muito perigoso (ataques, assaltos, etc.).

Avies

Helicpteros

- Mais versteis que os avies. - A sua utilizao depende das condies do traficabilidade (fsicas e de segurana) at rea de interveno.

Camies

- A sua utilizao depende da existncia de linhas e das condies destas.

- Permitem aterrar em reas remotas. - Elevada flexibilidade. - Econmico e de elevada disponibilidade ( mais fcil encontrar carros e camies que qualquer dos restantes meios). - Devido disponibilidade fcil formar frotas de elevada capacidade de transporte. - Boa capacidade para transporte de cargas muito pesadas. - Custos operacionais baixos. - Boa capacidade para transporte de cargas muito pesadas. - Custos operacionais baixos.

Comboio

Barco (mar)

- Utilizado em distncias elevadas (entre pases) e a sua utilizao depende da existncia de portos ou cais para atracar.

- Grande capacidade de transporte. - Econmico.

Barco (rio)

Homens e animais

- Ideal para chegar a populaes ribeirinhas transportando cargas moderadas. Muito til no caso de cheias. - Apenas interessa no transporte de pequenas cargas para zonas isoladas onde no existe o acesso de meios motorizados.

- Custos operacionais baixos. - Fornece acesso a reas que geralmente so de difcil acesso por outros meios. - Custos operacionais baixos. - Permite o acesso a reas de difcil acesso.

- Condies das linhas podem no ser as melhores. - O transporte ferrovirio em reas de conflito est sujeito a ataques. - As condies de carga e descarga nem sempre so as melhores nas estaes. - Geralmente so necessrios outros meios de transporte para colocar os produtos na rea de interveno ou no local de armazenagem. - Lento. -So necessrios outros meios de transporte para colocar os produtos na rea de interveno ou no local de armazenagem. - Cargas e descargas so geralmente muito demoradas. - Depende do tamanho da embarcao mas geralmente a capacidade de carga pequena. - A sua utilizao depende das condies de navegabilidade do rio. - Lento. - Pequena capacidade de transporte.

61

O nmero e tipo e veculos necessrios dependem de diversos factores, alguns destes factores so: - Tipo de produtos a transportar; - Quantidade de produtos a transportar; - Destino distncia, acesso ao lugar de entrega (ar, mar e terra), condies das estradas, etc. - Urgncia na entrega. O nmero de veculos necessrios pode ser avaliado de modo simples.

necessrio avaliar: Quantidade de carga a transportar (peso ou volume conforme o condicionante)? Tipo de carga? Distncia? - Quanto tempo demora a viagem (desde a partida ao regresso)? (Nunca se deve sobrestimar a velocidade e deve-se incluir o tempo de carga e descarga). - Qual a capacidade de carga do veculo? N. possvel de viagens por veculo:

N. de carregamentos:

N. de Veculos:

Nota: Acrescentar 25% para imprevistos. Este esquema est pensado para a limitao da carga ser relativamente ao peso, caso seja por volume possvel utilizar um esquema semelhante.

Seleco do itinerrio
A seleco do itinerrio depende do tipo de veculo, da urgncia da entrega, do horrio da entrega, etc. Contudo algumas precaues devem ser tomadas: - Frequentemente deve ser escolhido o percurso mais seguro, mesmo que no seja o mais curto. - Paragens para abastecer, refeies, descanso, servios mecnicos, etc. durante a viagem devem ser planeadas com antecedncia. - zonas crticas do percurso em termos de segurana, ms condies piso, zonas de assaltos, derrocadas, etc., devem ser identificadas.

62

- Qualquer alterao de percurso ou imprevisto deve ser comunicado imediatamente base. - Devem-se encorajar os condutores a viajarem em grupo mesmo que os critrios de segurana no o tornem obrigatrio.

Manuteno
A manuteno pode ser definida como o conjunto de actividades que tem por objectivo conservar o material em condies de operacionalidade ou ento as actividades de reparao que permitem devolver um nvel de operacionalidade ao material que o tinha perdido. Deste modo os objectivos da manuteno podem ser definidos como: - Auxiliar as Unidades a cumprirem as operaes; - Prever, evitar, detectar e corrigir falhas do material atravs de servios preventivos de manuteno e inspeces; - Conservar o material operacional; - Reduzir as necessidades quanto substituio de peas. A manuteno requer normalmente pessoal com nveis de formao e conhecimentos elevado, equipamentos e ferramentas de diagnstico e reparao especficos e por vezes dispendiosos e a necessidade de peas sobressalentes. As aces de manuteno dividem-se, quanto sua modalidade em: Manuteno programada Substituio planeada de componentes de um dado equipamento antes que eles falhem. Compreende servios de inspeco peridica dos equipamentos. Em muitos casos faz-se apenas uma inspeco visual do estado de funcionamento do equipamento e efectuam-se pequenas operaes de manuteno existem no entanto equipamentos em que periodicamente devem ser revistos e avaliado de modo mais profundo o seu funcionamento ou que tm peas de desgaste e componentes para os quais existem perodos definidos para a sua substituio (leos de lubrificao, rolamentos, pastilhas de travo, etc). Este tipo de manuteno bastante mais eficiente pois geralmente manuteno preventiva. Manuteno ps-avaria Ocorre quando detectada uma avaria geralmente pelo utilizador do equipamento ou durante uma inspeco. Pode ter que se realizar uma inspeco extensiva dos artigos e componentes principais para diagnosticar a avaria procedendo sua reparao de modo a devolver o mais possvel a operacionalidade ao equipamento.

63

Modo de Reparao
Relativamente ao modo como so efectuadas as reparaes podem-se seguir diversas estratgias conforme as disponibilidades e as circunstncias. Convm ento definir alguma da nomenclatura utilizada para estes servios: Reparao consiste em colocar em condies de operacionalidade um equipamento, isto realizado atravs da correco de uma avaria ou de uma condio de inoperacionalidade especfica. o Reparao Geral Restitui ao equipamento a condio de completa operacionalidade. o Reconstituio Algumas peas que no esto em condies so restitudas a um estado o mais possvel perto do original. o Reparao Local Quando a reparao efectuada na zona de interveno ou o mais perto desta possvel. o Reparao em Oficina Reparao realizada em oficina. As reparaes mais complexas geralmente s podem ser realizadas em oficina. Assistncia Tcnica Engloba as aces de aconselhamento, auxlio e instruo no que respeita instalao, operao e manuteno dos equipamentos. Volante de Manuteno - Conjuntos de peas completos que se destinam substituio de iguais conjuntos Inoperacionais por avaria de peas, quando a reparao destas excede os limites de tempo fixados. Podem ser utilizados para manuteno programada ou ps-avaria. Canibalizao Controlada Remoo a um equipamento inoperacional e no reparvel de peas operacionais para efectuar reparaes noutros equipamentos de modo a torn-los operacionais. Troca Controlada Remoo a um equipamento inoperacional, mas que ainda pode ser reparado, de peas operacionais, sobressalentes, ou componentes, necessrios para uso imediato na restaurao das condies de servio de artigo idntico. Troca Directa Utilizao de peas fornecidas em estado operacional em troca por componentes inoperacionais iguais. Reabastecimento Expedito So operaes rpidas de reabastecimento, em que se fornece a um equipamento consumveis de baixo custo e alto consumo (ex. combustvel). Evacuao/Recolha Movimentao ou transporte de material que no se encontra em condies de servio (ou se encontre abandonado), para local onde ser reparado. Quando em operao as operaes de manuteno tendem a privilegiar as reparaes realizadas no local recorrendo se necessrio canibalizao ou troca controlada de sobressalentes. Caso no seja possvel deve realizar-se a recolha o mais rpido possvel.

64

Figura 28 Imagem representando a manuteno de um carro de combate na II Guerra Mundial

A manuteno em operaes de auxlio coloca questes complexas e deve ser analisada atentamente, principalmente quando estas tendem a prolongar-se. Durante este tipo de operaes so usados diferentes tipos de veculos de provenincias diferentes, uns podero ser a diesel e outros a gasolina, uns estaro em boas condies e outros estaro mal conservados, uns sero alugados outros sero da organizao, etc. Deve-se deste modo avaliar a melhor forma de os manter em estado mecnico satisfatrio e estabelecer planos de manuteno e inspeco para maximizar o desempenho dos veculos. De facto, uma grande parte do sucesso das operaes logsticas de emergncia depende do transporte. Alguns conselhos prticos podem ser seguidos para melhorar as estratgias de manuteno: - Deve existir um responsvel pela manuteno. Esta pessoa deve encarregar-se de supervisionar os condutores e de fazer cumprir o plano de inspeco e manuteno bem como verificar a correcta utilizao dos equipamentos entre outras funes; - Deve implementar-se a utilizao de folhas de inspeco e controle. Cada veculo deve ter uma folha onde esteja registada toda a informao: o seu estado de conservao, condutor, registo de manuteno, kilometragem, consumo, etc; - Deve implementar-se uma poltica de um veculo-um condutor e deste modo atribuir a responsabilidade pelo veculo a uma pessoa. Observa-se que os danos nos veculos tendem a ser superiores quando vrias pessoas os utilizam, nesses casos torna-se tambm mais difcil responsabilizar algum por esses danos. - Devem ser dadas instrues claras aos condutores sobre as suas responsabilidades, preenchimento da folha do veculo, padres de comportamento, inspeco ao veculo, manuteno, etc.

65

- Os condutores devem inspeccionar os veculos com periodicidade informando o responsvel sempre que seja detectada alguma anomalia. Os itens a serem verificados com periodicidade so, nvel de combustvel, nvel do leo, nvel de gua do radiador, estado bateria, gua dos limpa pra-brisas, leo traves, leo sistema hidrulico, presso dos pneus (incluindo sobressalentes), condies dos faris, correia de distribuio, verificar material de substituio imediata, ferramentas e de emergncia. - Os documentos do veculo devem estar em ordem ser guardados dentro deste.

Reabastecimento

Os combustveis so dos consumveis mais valiosos, durante as emergncias a situao agrava-se pois geralmente tornam-se mais escassos. necessrio manter um controle muito apertado sobre as reservas de combustveis e lubrificantes armazenados devendo os seus consumos ser vigiados desde o incio. As formas de controlar os consumos podem incluir a distribuio aos condutores de senhas de reabastecimento conforme a kilometragem realizada ou de cartes de crdito. A poltica depender se o abastecimento for realizado em bomba prpria ou em bombas comerciais, e neste caso se possvel estabelecer um acordo com determinada bomba ou se o abastecimento ter que ser realizado em diferentes bombas de gasolina. O consumo de combustvel dos veculos deve ir sendo controlado pela pessoa responsvel atravs das datas de abastecimento e da kilometragem realizada. Consumo mdio indicativo por 100 km Gasolina Diesel

Ligeiro passageiros Pick-up Jipe (Land Cruiser) Carrinhas (Hiace)

8-12 litros 14-17 litros 21-27 litros 15-18 litros

Pickup 2x4 Pickup 4x4 Jipe (Land Cruiser) Pequenos camies (3,5 a 8 ton) Grandes camies

10-13 litros 13-16 litros 14-17 litros 18-28 litros 35-50 litros

Para avies e helicpteros existem diversos tipos de combustveis no mercado. Os mais comuns so a gasolina para aviao Avgas (usada em motores de pistes) e a gasolina para turbinas: - Avgas- Utilizada em helicpteros e pequenos avies de hlice (motores de pistes), existem diferentes tipos definidos pelaseu ndice de octanas, nomeadamente o 80/87, 100 LL e o 100/130. - Gasolinas para turbinas utilizadas em aeronaves a turboreactor ou turbopropulsor, existem dois tipos principais: - Querosene Jet A, Jet A-50, JP-8, e Jet A-1, so utilizados em avies comerciais (excepto o JP-8 que usado tambm em avies militares).

66

- Mistura Querosene/gasolina - Jet B e JP-4, so utilizados em avies militares. A maioria dos avies comerciais a turbina usa o Jet A ou o Jet A-50. Os avies militares usam o JP-4 ou o JP-8. O JP-8 muito semelhante ao Jet A mas contm aditivos anticongelantes, anticorrosivos e anti-esttica. As aeronaves com motor diesel a pisto tambm podem consumir combustveis do tipo Jet A-1. Estes combustveis podem ser distinguidos pela sua cor. Gasolina para Aviao - Avgas 80/87 100 LL 100/130 Vermelho Azul Verde Combustvel para Turbina (Jet A, Jet A-50, Jet A-1, Jet B, JP-4 e JP-8) Incolor ou Amarelo Palha

Os sistemas de abastecimento de Avgas e de combustvel para turbina so diferentes em termos de dimetros e bocais de modo a no existirem erros no abastecimento. Refira-se no entanto que o abastecimento de avies devido aos diferentes tipos de combustveis e sistemas de abastecimento utilizados deve ser analisado com ateno. Para alm desses cuidados necessrio estabelecer entre o avio (ou helicptero) uma ligao terra atravs de um cabo durante as operaes de abastecimento. Refira-se que apesar da grande gama de combustveis eles so muito versteis e geralmente as aeronaves podem consumir uma grande variedade deles.

Figura 29 Reabastecimento com Avgas,

67

Figura 30 Exemplo da colorao Avgas 100 LL e do Jet A

Figura 31 Abastecimento de um avio a turboreactor com Jet A-1

Armazenamento
As provises e mantimentos devem ser guardados at que sejam distribudos ou utilizados. O armazenamento deve estar organizado de modo a que se conhea qual a quantidade, tipo e localizao dos produtos armazenados. O armazenamento deve ainda responder s necessidades de segurana e conservao dos produtos. Existem edifcios criados para esse fim que apresentam caractersticas mais favorveis, nomeadamente, o espao, instalaes e equipamento de carga e descarga, etc. No entanto em caso de emergncia por vezes necessrio utilizar instalaes que se destinam a outros fins e que no foram dimensionadas para armazenamento, como sejam escolas, ginsios, gares de transportes, etc. possvel identificar diferentes tipos de armazns, ou reas de armazenagem conforme as suas caractersticas e funes. Esta distino relaciona-se com factores

68

como o tipo de produtos armazenados, dimenso e durao da armazenagem e da disponibilidade de espao. - Armazm Geral de Expedio nestes armazns os produtos ficam armazenados durante longos perodos ou enquanto esperam para serem enviados para a rea de interveno ou para outro armazm. So armazns localizados em grandes cidades ou pontos-chave das regies que pretendem servir. - Armazns de baixa rotatividade so armazns onde se guardam produtos que no so necessrios com urgncia ou que no so usados com muita frequncia (ex. peas sobressalentes, ferramentas, equipamentos, etc.). - Armazns de alta rotatividade para produtos que so muito necessrios e se enviam com frequncia elevada, podendo ser diria. So os que se encontram nas reas de interveno e armazenam os produtos de distribuio rpida s populaes afectadas. Relativamente gesto do armazm por deficiente que possa ser devido s circunstncias existem ainda assim alguns princpios que devem ser implementados: - Deve contabilizar-se o nmero e tipo de produtos entrados e sados. As guias de remessa devem ser verificadas com cuidado. - Todos os produtos que paream apresentar defeito ou estar imprprios, hmidos ou com parasitas devem ser separados imediatamente dos restantes. No caso de cereais e outros alimentos expostos a humidade ou parasitas devem ser analisados por uma autoridade de sade antes de entrarem na distribuio. - Os produtos devem ser mantidos secos e de preferncia acondicionados em paletes. - Devem-se utilizar sistemas FIFO (first in first out) pois limita o tempo que os produtos esto no armazm. - Devem-se separar na armazenagem produtos diferentes e dentro destes separar os que chegaram em remessas diferentes (ou pelo menos identific-los). - Deve-se tentar utilizar sistemas de arrumao que permitam contar o nmero de embalagens (sacas, barris, etc.) armazenadas. Deste modo podem-se realizar inventrios periodicamente. - Os roubos por pequenos que sejam devem ser investigados e denunciados s autoridades. Deve-se evitar despedir simplesmente os trabalhadores pois pode cair-se em despedimentos injustificados. Quando se recorre aos donativos necessrio tambm criar centros de recolha. Os donativos so geralmente entregues em escritrios da organizao, embora possam ser realizadas campanhas de recolha em supermercados, etc. Como estes espaos no tm condies de armazenagem os produtos devem ser levados para um armazm. contudo conveniente que no centro de recolha se possa realizar a identificao e separao dos produtos de forma a serem expedidos para o armazm correctamente de modo a facilitar todo o processo.

Avaliao das necessidades de Armazenagem em emergncia


A dimenso do armazm depende do nmero de produtos esperados. Em situaes de emergncia existe uma grande dificuldade em determinar a quantidade de produtos

69

que possam ser armazenados, acresce que em muitas ocasies chegam produtos que no tinham sido pedidos. Por estas razes sempre melhor utilizar edifcios com o maior espao disponvel possvel mesmo que numa primeira avaliao possa parecer exagerado. Existem situaes em que a determinao das necessidades pode ser melhor contabilizada, por exemplo, se a populao de uma vila ou cidade deslocada e apenas se est a fornecer mantimentos a esse nmero de pessoas que conhecido. Se no transporte o peso dos produtos pode ser o factor limitativo, na armazenagem o que geralmente condiciona a capacidade o volume ocupado. Apresentam-se em seguida exemplos do volume ocupado em mdia por uma tonelada de alguns tipos de produtos.

Volume Ocupado em Armazm Produto (1 ton)

Volume [m3]

Cereais (arroz, trigo, milho, acar, lentilhas, etc.) Leite em p (em saco ou caixa) Medicamentos leo vegetal (em lata ou barril) Cobertores (em embalagens, aprox. 700 cobertores) Cobertores (soltos) Roupas Tendas (aprox. 25 tendas familiares) Utenslios de cozinha (entre 35 a 40 caixas)
Determinao das necessidades de armazenamento de modo simples.

2 3 3 1,5 a 2 4a5 8 a 10 7 a 10 4a5 4,5

necessrio avaliar: - Nmero de pessoas que vai receber auxlio. - Quanto se vai distribuir a cada pessoa. - Frequncia da distribuio. - Perodo de auxlio. - Relao peso/volume. - Margem de imprevisto.

Exemplo para distribuio de tendas: 30.000 pessoas Uma tenda por famlia (6 pessoas em mdia). Frequncia de distribuio: 1 vez Perodo de auxlio 3 meses. 25 tendas 5 m3 1 ton 10% de margem 70

Estimativa: Nmero de tendas em:

Volume das tendas [m3]:

Superfcie de solo requerida se as caixas das tendas forem de 2 metros de altura [m2]:

Peso total tendas:

Peso por m2:

Para acesso e ventilao pode contabilizar-se uma margem de 20%, deste modo a rea requerida para o armazm seria de 550m2+30%=715m2.

Figura 32 Armazm de ajuda humanitria em Banda Aceh aps o tsunami

71

Se for necessrio armazenar produtos que possam perigosos para o homem no mesmo local, estes devem estar separados e claramente identificados. Nunca se deve colocar produtos alimentares em embalagens ou contentores cujo contedo anterior seja desconhecido pois podem ter transportado produtos perigosos. A armazenagem de produtos alimentares a que requer mais cuidados devido s necessidades de conservao destes. necessrio verificar as caractersticas dos locais de armazenamento e se necessrio melhor-las (ex. limpeza, fumigao, se necessrio revestir o solo para evitar contacto dos alimentos com este, melhorar ventilao, melhorar capacidade de refrigerao, etc.). Armazenamento de produtos para resposta a emergncias
Tipo Caractersticas
No geminados, sem impurezas, humidade mxima 15%

Armazenagem
Local seco, fresco e arejado. Em paletes. Humidade mxima do ar 70%. Local seco, fresco e arejado. Em paletes. Humidade mxima do ar 70%.

Prazo
Aprox. 6 meses.

Inspeco
Observar o cheiro, nvel de humidade e presena de parasitas.

Cereais

Farinha de cereais

Seca, cheiro doce, humidade mxima 15%. Latas sem ferrugem, sem decomposio, embalagem em bom estado indicando o contedo, sem escorrimentos, dentro do prazo de validade.

Aprox. 6 meses.

Observar o cheiro, nvel de humidade e presena de parasitas.

Comida embalada

Preferencialmente em paletes.

Depende do prazo de validade (em mdia de 6 a 12 meses).

Detectar embalagens danificadas. Se ao abrir uma embalagem sai gs porque est imprpria para consumo. Pode ser mantido no escuro durante 2 ou 3 anos a temperaturas a rondar os 15C. Pode endurecer, desde que o cheiro e cor no se alterem continua prprio para consumo. Pode ser mantido no escuro durante 2 ou 3 anos a temperaturas a rondar os 15C. Pode endurecer, desde que o cheiro e cor no se alterem continua prprio para consumo. Absorve humidade rapidamente criando grumos e endurecendo ainda assim permanece prprio para consumo.

Leite em p magro (em sacos)

Seco, cheiro limpo, cor branca.

Local seco, fresco, arejado. Evitar exposio solar.

1 ano.

Leite em p gordo (em sacos)

Seco, cheiro limpo, cor branca.

Local seco, fresco, arejado. Evitar exposio solar.

8 a 10 meses.

Acar

Seco, granulado, sem grumos, brilhante.

Local seco e arejado.

Vrios anos.

Medicamentos

Devem estar na validade, na embalagem original, as embalagens devem estar em bom estado.

Local seco, arejado. Armazenados preferencialmente em paletes. Alguns requerem refrigerao. No devem ser expostos aos elementos.

Depende do prazo de validade.

Controlar a temperatura para os que requerem refrigerao.

72

Armazenamento de produtos para resposta a emergncias


Tipo Caractersticas Armazenagem Prazo Inspeco
Os cobertores hmidos devem ser secos imediatamente. Evitar a presena de traas e moscas. As roupas hmidas devem ser secas imediatamente. Evitar a presena de traas e moscas. As tendas hmidas devem ser secas imediatamente.

Cobertores

Devem ser embalados.

Local seco e arejado.

No tem.

Roupas

Devem estar limpas e embaladas. Devem ser embaladas.

Local seco e arejado.

No tem.

Tendas

Local seco e arejado.

No tem.

Distribuio
A distribuio o culminar da cadeia de abastecimento. O objectivo de toda a operao a distribuio dos produtos entre as pessoas que necessitam. A distribuio deve ser realizada de modo se conseguir a maior justia e equidade a evitar abusos e desperdcios. O controlo da distribuio fundamental para o sucesso da interveno. A distribuio no pode ser descontrolada e indiscriminada. A distribuio dos produtos deve ocorrer quando eles se tornam necessrios para a sobrevivncia das populaes afectadas ou contribuam para a melhoria das condies de vida destas. Os critrios de distribuio devem ser estabelecidos e comunicados de forma inequvoca. Para realizar uma distribuio eficaz alguns princpios devem ser seguidos: - A ajuda deve ser distribuda s pessoas que realmente precisam e de acordo com as suas necessidades. - uma ajuda complementar e no resolve os problemas da populao, apenas as ajuda a sobreviver e a apoiar a sua subsistncia. - A ajuda deve ser adaptada aos costumes e tradies locais bem como s caractersticas da regio. - Deve ser temporria. A ajuda de longo termo deve ser evitada pois causa dependncia. Alm disso a ajuda exterior no beneficia a economia local. - A ajuda a populaes deslocadas poder ser mais longa, no entanto deve ser realizada de modo que promova a auto-suficincia e o regresso normalidade das populaes. Relativamente ao modo como esta realizada, directamente ou atravs de organizaes locais (ex. governamentais) depende do contexto e situao. As situaes em que ocorre carncia de alimento podem ser, de forma geral e no exaustiva agrupadas da seguinte forma: - Vtimas de desastre que causou danos nas suas habitaes e propriedades mas que ainda se encontram na rea afectada.

73

- Vtimas que foram evacuadas para alojamentos temporrios fora da sua rea de residncia. - Populaes deslocadas (muito comum em conflitos violentos) que se encontram fora da sua rea de residncia e cujo regresso incerto. - Pessoas em fuga (geralmente de conflitos) e assentam numa zona fora da sua rea de residncia. Estas pessoas so designadas por refugiados, muito embora esta classificao esteja dependente do reconhecimento pelo Alto-comissrio para os Refugiados das Naes Unidas. A distribuio pode ser levada a cabo directamente pelas organizaes ou confiada a organizaes locais. Caso seja realizada de forma directa deve-se ter em ateno os seguintes aspectos: - Devem-se identificar pessoas que conheam a bem a rea afectada para que possam ajudar na distribuio. Deve-se ter no entanto o cuidado de evitar manipulaes e abusos. - Na primeira distribuio devem-se identificar as pessoas a auxiliar de modo a controlar as futuras distribuies. Podem-se utilizar tickets, cartes de racionamento, etc. que futuramente devero ser apresentados pelas pessoas para receberem ajuda. Quando as pessoas recebem a ajuda deve ser realizada uma marca indelvel no carto ou um furo ou obliterar o ticket para evitar abusos. - O registo por famlias prefervel ao registo por pessoas. A distribuio torna-se menos confusa pois uma pessoa recebe a ajuda para toda a famlia. Sempre que se opte pela distribuio indirecta deve-se ter os seguintes cuidados: - Deve-se escolher organizaes locais dignas de confiana e que tenha conhecimentos ou presena na rea de interveno. - Os meios e critrios de distribuio e controlo devem ser acordados de forma clara e rigorosa. - Devem-se indicar observadores para avaliar a aco desenvolvida pela organizao local. Outra questo que se coloca est relacionada com o nmero de pontos de distribuio. Tambm neste ponto podem-se indicar desvantagens e vantagens para a poltica adoptada.

74

Vantagens e Desvantagens de Diferentes Polticas de Distribuio Poltica Vantagens Desvantagens


Atravs do Governo Local - Distribuio rpida e eficaz se a infra-estrutura local for razovel. - Melhora a capacidade local. - Respeita-se a cultura e os valores locais. - Facilita os estgios iniciais da operao. - Econmico e rpido. - Pode-se aligeirar o controlo da distribuio. - A capacidade das organizaes governamentais locais pode ser limitada. - O conhecimento da estrutura social e das relaes de poder locais indispensvel. - Apenas aplicvel em pases subdesenvolvidos ou em pequenas comunidades especficas. - Risco de abusos se os lderes locais forem corruptos. - Controlo e monitorizao difceis. - necessrio maior controlo na distribuio. - Apenas utilizvel se os novos lderes controlarem a situao. - Pouca informao das novas relaes de poder e ressentimentos existentes podem dificultar operao. - Elevado custo (especialmente em pessoal). - Pouca participao local. - Necessidade de senhas de racionamento ou equivalente.

Lderes Locais Tradicionais

Novos Lderes ou Juntas

- Menor risco de abusos. - Econmico. - Maior participao da comunidade.

Directamente s Famlias ou Grupos

Alimentos Cozinhados (Distribuio Directa s Pessoas)

- Indicado para comunidades desagregadas e desestruturadas. - Evita abusos. - Permite controlar o nmero de pessoas ajudadas. - Permite aplicar melhor os critrios de distribuio. - Controlo mais eficaz. - Evita discriminao e manipulaes na distribuio. - No so necessrias senhas de racionamento. - No necessrio identificar que necessita de ajuda. - Controlo simples. - Exige menos das infraestruturas locais (utenslios de cozinha, gua potvel, saneamento, etc)

- Muito caro (dinheiro e tempo). - Apenas para pequenos grupos. - Risco de concentrar as pessoas. - Risco de sade relacionados com a confeco das refeies.

75

Vantagens e Desvantagens de Diferentes Polticas do Nmero de Pontos de Distribuio Poucos pontos de Distribuio Muitos Pontos de Distribuio Vantagens - Menos problemas de concentrao de - Menos pessoal necessrio. pessoas. - Menos necessidade das infra-estruturas - Melhor acesso para pessoas mais dbeis. locais (estradas, armazns, etc.) - Menos distncia percorrida pelas pessoas. - Menos necessidade de transporte. - mais facilidade no controlo da distribuio. Desvantagens - Maior distncia percorrida pelas pessoas. - Mais necessidades de pessoal e de - Problemas com multides. transporte. - Maior facilidade de abusos. - Maior necessidade das infra-estruturas locais. - Acesso difcil a para pessoas mais dbeis.

76

Bibliografia
Akkihal, Anup R., Inventory Pre-positioning for Humanitarian Operations, Master thesis, Massachusetts Institute of Technology, Center for Transportation and Logistics, 2006 Antill, P. (22 August 2001), Focused Logistics, http://www.historyofwar.org/articles/concepts_focused_logistics.html Army Regulation 700-127, Logistics Integrated Logistics Support, Headquarters Department of the Army, Washington DC, 2007 http://scm.ncsu.edu/public/inventory/6eoq.html http://www.monografias.com/trabajos15/sistema-kaizen/sistema-kaizen.shtml http://pt.wikipedia.org/wiki/Comando_da_Log%C3%ADstica_%28Ex%C3%A9rcito_Por tugu%C3%AAs%29 PAHO, Humanitarian Assistance in Disaster Situations - A Guide for Effective Aid, PanAmerican Health Organization, Washington DC, 1999 Pais Antunes, Antnio Lies de Economia e Gesto Controle de Stocks, FCTUC, 1998 SUMA, Humanitarian Supply Management System - Manual Logistical Management of Humanitarian Supply, Panamerican Health Organization, Washington DC, 2000 WFP, Emergency Field operations Pocketbook, United Nations World Food Programme, 2002

77

ANEXO A

78

79

You might also like