You are on page 1of 7

Depresso, o mal do sculo

DEPRESSO, O MAL DO SCULO: DE QUE SCULO?


DEPRESSION, THE ILLNESS OF THE CENTURY: WHAT CENTURY?
Cintia Adriana Vieira Gonales* Ana Lcia Machado**

RESUMO: Conhecer a histria da depresso nos leva a entender o ser humano como hoje o conhecemos e incorporamos. Este artigo tem por objetivo resgatar a histria da depresso no mundo ocidental. No se trata de reescrever a histria, mas sim de realizar uma anlise historico-social, revisitando o tema sob as perspectivas filosfica, potica e cientfica desde a antigidade at os dias atuais. Acreditamos ser de vital importncia o profissional da rea de sade conhecer quais os paradigmas em que ele se baseia no atendimento s pessoas com depresso, suas idias e seus conceitos. Muitas vezes pode no estar consciente, mas so demonstrados em seus atos. Conhecendo a histria da depresso, o profissional pode tornar esses conceitos explcitos, analis-los e decidir-se por mant-los no atendimento s pessoas com depresso ou transform-los, posicionando-se com conscincia. Palavras-chave: Depresso; histria da psiquiatria; histria de doena; filosofia. ABSTRACT: ABSTRACT: Acquaintance with the history of depression leads us to the understanding of the human being as we know and incorporate him today. This article aims at rescuing the history of depression in the West. It is not meant at rewriting that history, but at making a socio historical analysis, revisiting the theme under philosophic, poetic and scientific perspectives from early ancient days to date. It proves to be vital for the health care professional to know the paradigms ideas and concepts he/she addresses when caring for individuals with depression. Although he/she might not be aware of them at times, his/ her actions are always revealing. Familiar with the history of depression, the professional may resort to these concepts more consciously, may analyze them and decide whether to abide by them or transform them while caring for individuals with depression. Keywords: Depression; history of psychiatry; history of disease; philosophy.

INTRODUO

A depresso uma doena ps-moderna?


Alguns podem pensar que sim, pois est sendo muito comentada atualmente. O olhar da mdia direcionado para a depresso nos ltimos anos, no toa. No ultimo relatrio da Organizao Mundial de Sade (OMS), a depresso se situa em quarto lugar entre as principais causas de nus entre todas as doenas, e as perspectivas so ainda mais sombrias. Se persistir a incidncia da depresso, at 2020 ela estar em segundo lugar. Em todo o mundo, somente a doena isqumica cardaca a suplantar1. No entanto, apesar dessas estatsticas, a depresso no uma doena do sculo XXI. Perturbaes h muito chamadas de melancolia so agora definidas como depresso. Primeiramente, vale a pena conhecermos a definio de melancolia.
p.298 R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2007 abr/jun; 15(2):298-304.

Etimologicamente, a palavra vem do grego melano chole, significando blis negra. O termo depresso foi inicialmente usado em ingls para descrever o desnimo em 1660, e entrou para o uso comum em meados do sculo XIX2. Conhecer a histria da depresso nos leva a entender a inveno do ser humano como hoje o conhecemos e incorporamos. Este artigo*** teve como objetivo resgatar a histria da depresso no Ocidente. No se trata de reescrever a histria, mas sim de realizar uma anlise historico-social, revisitando o tema sob as perspectivas cientfica, filosfica e potica. Afinal, antigamente os grandes pensadores eram filsofos, telogos, matemticos, mdicos... Partimos do pressuposto que o conhecimento norteia a conduta do profissional. A depresso

Gonalves CAV, Machado AL

assunto atual e torna-se importante conhecer sua histria para que os paradigmas nos quais a prtica do profissional est baseada se tornem explcitos.

MTODO
oi realizado um levantamento bibliogrfico em artigos e livros, que versavam sobre o tema dentro das abordagens cientfica, filosfica e potica. Os textos abrangeram o perodo de 1993 a 2006. Para uma melhor organizao dos dados, estes foram divididos, didaticamente, em quatro fases da histria do mundo ocidental.

RESULTADOS

E DISCUSSO

de no deixar o doente sozinho. Diante de observaes de que mulheres melhoravam aps a menstruao, foram sugeridas sangrias e evacuaes, que perduraram pelos prximos 1500 anos4. Os filsofos gregos Plato e Aristteles e o poltico e filsofo romano Ccero trouxeram, em suas obras, significativas contribuies para se compreender tanto a psicologia humana quanto as doenas mentais. Aristteles afirmou que os melanclicos tm mais esprito que os outros5. Por cerca de oito sculos, o racionalismo grego influenciou as formas de lidar com as doenas na Europa. Entretanto, com a queda do Imprio Romano, chegamos a uma outra poca histrica, conhecida por muitos como a Idade das Trevas.

Trata do tema na Antiguidade, Idade Mdia,


Idade Moderna e Idade Contempornea.

Idade Mdia (450 a 1400)


O advento da Idade Mdia e a ascenso do Cristianismo como fora poltica e religiosa do Estado alterou completamente a forma como as doenas mentais eram vistas. O sobrenatural, a superstio e o misticismo ocuparam o lugar da medicina racional. Os tratamentos psicofarmacolgicos entraram em conflito com o paradigma da Igreja e foram sendo usados cada vez menos. Santo Agostinho declarou que o que separava os homens dos animais era o dom da razo. Portanto, a perda da razo era um desfavor de Deus, a punio para uma alma pecadora2. A depresso, ainda denominada melancolia, era uma doena especialmente nociva, uma vez que o desespero do melanclico sugeria no estar ele embebido de alegria ante o conhecimento certo do amor e da misericrdia divinos. A melancolia era considerada um afastamento de tudo o que era sagrado. Foi nessa poca, sculo V, que a depresso foi denominada por Cassiano apud Solomon2 como O demnio do meio-dia. Segundo Cassiano, outros pecados podem assolar a noite, mas esse, audacioso, consome dia e noite2. O tratamento para esses casos sem esperana era colocar o melanclico para fazer trabalhos manuais e abandon-lo, longe de todos. Na poca da Inquisio, no sculo XIII, a melancolia foi considerada um pecado e algumas pessoas eram multadas ou aprisionadas por carregarem esse mal da alma, que no tinha cura.

Antigidade (500 a. C. 100 d. C.)


Mente s em corpo so. Os gregos j partilhavam a idia moderna de que as doenas da mente esto conectadas de algum modo disfuno corporal. A prtica mdica grega era baseada na teoria dos quatro humores, que considerava o temperamento como conseqncia dos quatro fluidos corporais: fleuma, bile amarela, sangue e bile negra. A depresso foi por muito tempo ligada a um excesso de bile negra, que fria e seca. Entretanto, essa substncia no foi encontrada at hoje no ser humano. A teoria dos humores foi um marco na histria, pois consistiu na substituio da mitologia pela biologia e na adoo de um modelo de observao clnica. Hipcrates, no sculo V antes de Cristo, j conhecia e definia a depresso com a denominao de melancolia: uma afeco sem febre, na qual o esprito triste permanece sem razo fixado em uma mesma idia, constantemente abatido [...]3:14. Podemos perceber, pela definio, que a depresso era considerada uma doena muito similar como a vimos atualmente, inclusive os sintomas que Hipcrates apud Cuche e Gerard3:14 citava
[...] perda de sono, falta de apetite, desejo de morte [...]. J se procurava a origem biolgica da patologia: essa blis negra que ao nos invadir, age sobre o corpo e sobre a alma para criar tristeza e cansao.3:14.

O tratamento proposto consistia em mudanas na dieta, ginstica, hidroterapia e medicamentos orais, ervas catrticas, emticas e purgantes destinadas a eliminar o excesso da bile negra2. Ele acreditava tambm na importncia do dilogo e na necessidade

Idade Moderna (sculos XV a XIX)


Nesse perodo, vamos nos referir a grandes pocas culturais que ocorreram na Europa, como o Renascimento, o Iluminismo e o Romantismo.

R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2007 abr/jun; 15(2):298-304.

p.299

Depresso, o mal do sculo

Como o prprio nome nos leva a pensar, o Renascimento retoma o racionalismo cientfico, representado por uma releitura dos filsofos gregos, como Scrates, Plato e Aristteles. uma poca marcada pelo antropocentrismo, naturalismo e racionalismo. No sculo XVI, a noo de melancolia foi definida, parcialmente, pelos sintomas apresentados, entre eles, as idias delirantes. H relatos de pessoas que acreditavam ser animais, outros pensavam ser feitos de vidro ou de palha e outros imaginavam ser culpados por crimes6. Nesse mesmo sculo, notamos significativos contrastes entre os pensadores europeus. No sul, a melancolia foi glamourizada. Considerada como uma doena e uma qualidade inerente a um tipo de personalidade, indicava profundidade2. Marsilio Ficino, na Itlia, foi o filsofo que mais discutiu a depresso, supondo que a melancolia, presente em todos os homens, era a manifestao do anseio humano pelo grande e o eterno. Dizia que todo gnio um melanclico. J os pensadores ingleses continuaram, por um tempo, a acreditar que a melancolia vinha das relaes com anjos maus ou das suas intromisses, porm as pessoas afligidas pelo mal no eram responsveis por essas intromisses2. No final do sculo XVI e ao longo do sculo XVII, a melancolia tornara-se uma aflio comum que podia ser prazerosa ou desprazerosa. Os argumentos de Ficino ecoaram por toda a Europa, a melancolia entrou na moda, sendo desejada. Muito foi escrito sobre como a melancolia torna um homem melhor e mais inspirado. Shakespeare, com o personagem Hamlet, mostra a melancolia como essencial para a sabedoria e bsica para a loucura2. Burton, citado por Solomon 2, estuda a anatomia da melancolia e discorre sobre o tema de forma bastante complexa, unindo as idias de Aristteles, Ficino, Hipcrates, os personagens de Shakespeare e experincias pessoais de melancolia e introspeco2. At o comeo do sculo XVII, o debate sobre a melancolia permaneceu preso tradio dos quatro humores e suas qualidades essenciais que pertencem a uma substncia de consistncia espessa, fria e seca de temperamento6:263. No final do sculo XVII e incio do sculo XVIII, com o desenvolvimento cientfico, esse quadro muda totalmente. O filsofo e matemtico francs, Ren Descartes, no final do sculo XVII, inaugura o
p.300 R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2007 abr/jun; 15(2):298-304.

racionalismo moderno ao fazer do sujeito do conhecimento o fundamento de toda a verdade. Usando a razo e a dvida, chegou na frase Penso, logo existo, desvelando perfeitamente o pensamento dos filsofos dessa poca, conhecido como o Grande Racionalismo Clssico. Predominou a idia de conquista cientfica e tcnica de toda a realidade, a partir da explicao mecnica e matemtica do universo. desse perodo a convico de que a razo humana capaz de conhecer a origem, as causas e os efeitos das paixes e das emoes e, pela vontade orientada pelo intelecto, capaz de govern-las e domin-las5. O reconhecimento da dicotomia entre corpo e mente (dualismo cartesiano) vai causar uma enorme mudana no arcabouo da depresso. A mente, distinta do crebro, apresenta dvidas, interpretaes duvidosas e inconsistncias, mas no doena. A doena um aspecto fsico7. nessa poca que comeam os questionamentos que muitos ainda fazem. A mente influencia o corpo ou o corpo que influencia a mente? A depresso um desequilbrio qumico ou uma fraqueza humana2? O delrio vai deixando de ser o sintoma maior dos melanclicos em virtude dos dados qualitativos, como a tristeza, o amargor, o gosto pela solido, a imobilidade. Ao final do sculo XVIII sero classificadas como melancolia as loucuras sem delrio, porm caracterizadas pela inrcia, pelo desespero, por uma espcie de estupor morno6. O sculo XVIII foi marcado pelo Iluminismo, termo usado para descrever as tendncias do pensamento e da literatura na Europa e em toda a Amrica antecedendo a Revoluo Francesa. As novas descobertas da cincia, a teoria da gravitao universal de Isaac Newton e o esprito de relativismo cultural fomentado pela explorao do mundo ainda no conhecido foram tambm uma base importante. igualmente marcante a permanente f no poder da razo humana. Chegou-se a declarar que, mediante o uso judicioso da razo, seria possvel um progresso sem limites. Com o acelerado desenvolvimento cientfico nesse sculo, surgem as primeiras teorias que vo dar origem aos pensamentos atuais. Friedrich Hoffman foi o primeiro a sugerir que a loucura seria uma doena hereditria2. William Cullen, mdico escocs, afirmou que na melancolia ocorreria uma alterao da funo nervosa e no dos humores que levaria incapacidade de associar as idias e executar o julgamento como descrito4.

Gonalves CAV, Machado AL

A cincia avana, mas a posio social dos deprimidos retrocede. Numa Idade da Razo, os sem razo estavam em desvantagem. J existiam hospitais para abrigar os doentes mentais desde a Idade Mdia, porm, na metade do sculo XVII, resultante de uma reorganizao social, a loucura associada ociosidade e comea a ser vista como um elemento perturbador da ordem moral e social que precisa ser corrigida. Entre os doentes mentais, os deprimidos sofriam menos abusos que os demais por serem relativamente dceis. No entanto, a melancolia era considerada, por muitos, intratvel. Dessa forma, as pessoas que sofriam das formas mais graves eram submetidas a tratamentos aterrorizantes, como causar dor fsica, para distrair da dor da mente, afogamentos e dispositivos para fazerem os melanclicos vomitarem e desmaiarem2. O trabalho duro foi considerado, no sculo XVIII, como o melhor remdio para a depresso, visto que a melancolia, o desalento, o desespero e freqentemente o suicdio so a conseqncia da viso sombria das coisas no estado relaxado do corpo2. Interessante observarmos que muitas concepes atuais da depresso esto firmemente arraigadas nos pensamentos da Idade da Razo. As questes do cio, preguia, falta de vontade e a necessidade do trabalho braal ainda podem ser percebidas em alguns meios, quando ouvimos frases como: depresso doena de quem no tem o que fazer e o remdio um tanque cheio de roupa suja para lavar. Talvez em decorrncia das idias iluministas de liberdade e do pensamento naturalista nas cincias, surge a preocupao com a sade mental dos indivduos e com a assistncia prestada dentro das casas de internamento ou asilos. Philippe Pinel e o tratamento moral so dessa poca. Em 1801, publicou o Tratado mdico-filosfico da alienao mental ou mania, no qual classifica quatro espcies do gnero de loucura: mania, melancolia, demncia e idiotismo8. Esquirol, discpulo de Pinel, volta seu interesse para a clnica. Proclama que a psiquiatria deve ser entendida como uma medicina mental e deve buscar seu entendimento na anatomia cerebral e no nos metafsicos (filsofos) ou nos moralistas (a Igreja). Ele inicia uma classificao de dois tipos de melancolia, a lipemania e a monomania4. Percebemos uma grande preocupao dos estudiosos em classificar as doenas. Eles comeam a separar em grupos os transtornos do juzo e os quadros estritamente melanclicos.

No Perodo Romntico, a depresso vai ser novamente amada e desejada. Poetas e filsofos discorrem sobre o assunto de forma magistral. O Romantismo surge como uma reao parcialidade do culto razo apregoado pelo Iluminismo. As novas palavras de ordem eram sentimento, imaginao, experincia e anseio. Os romnticos professavam uma glorificao quase irrestrita do eu. A essncia da personalidade romntica , por isso mesmo, o gnio do artista. As mentes se voltam para o sublime, ao mesmo tempo magnfico e comovedor. Immanuel Kant sustentava que o sublime sempre fora acompanhado por algum terror ou melancolia. Leopardi apud Solomon2:292 escreve o destino no legou nossa raa nenhum dom exceto o de morrer. O depressivo, na viso do filsofo Arthur Schopenhauer, vive simplesmente porque tem um instinto bsico e, assim como Voltaire, acreditava no trabalho. No porque o trabalho gere alegria, mas porque distrai os homens de sua depresso essencial2. Soren Kierkegaard, precursor do existencialismo, fala do desespero, no como uma questo filosfica apenas, mas tambm como um problema concreto do dia-a-dia. Anteriormente, poetas e filsofos referiamse a indivduos melanclicos, mas Kierkegaard, diferentemente, v a humanidade como melanclica2. O sculo XIX trouxe descobertas na biologia, na fsica, na qumica, na anatomia, na neurologia, na bioqumica, o que permitiu relacionar as doenas mentais com a patologia orgnica do crebro. Foi um perodo de classificaes. Grandes tericos debateram a natureza da doena e seus parmetros, redefinindo, o que antes fora simplesmente identificado como melancolia, em categorias e subcategorias. Wilhelm Griesinger introduz a tradio clnica na Alemanha. Ele volta a sua ateno para Hipcrates e declara que doenas mentais so doenas do crebro. As autpsias cerebrais tornaramse comuns. Com Griesinger, a depresso veio a ser completamente medicalizada2. O sculo XIX tambm foi chamado por Pessotti9 de O sculo dos manicmios, devido ao enorme nmero de manicmios construdos e ao grande nmero de internaes realizadas nessa poca. O manicmio foi o ncleo gerador da psiquiatria como especialidade mdica. Michel Foucault sugeriu que essa medicalizao fazia parte de um plano de controle social2. O capitalismo imperialista e monopolista estava consolidado.

R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2007 abr/jun; 15(2):298-304.

p.301

Depresso, o mal do sculo

Friedrich Nietzsche declarou que Deus estava morto e que fomos ns que o matamos. O filsofo William James identificou uma alienao modernista em decorrncia da decadncia na f inquestionvel de um Deus supremo. Esse abandono da noo de Deus e de significado abriu caminho para agonias que suportamos at hoje2.

Idade Contempornea (sculo XX at os dias atuais)


No sculo XX houve a consolidao da psiquiatria, alm disso, surgiram os movimentos sociais e comunitrios que visavam modificar as formas de atendimento e assistncia ao paciente psiquitrico. Os avanos e descobertas em psicopatologia, farmacologia, anatomia patolgica, neurologia e gentica possibilitaram que a psiquiatria adquirisse fundamentao cientfica para os conhecimentos oriundos da prtica clnica, da observao e da experincia8. Em 1917, Sigmund Freud escreveu Luto e melancolia, texto no qual afirma que a melancolia uma forma de luto e que surge de uma sensao de perda da libido. Considera que, na melancolia, o ego se torna pobre e vazio2. Emil Kraepelin, em seu Compndio de Psiquiatria, publicado em 1883, representou a grande fora que impulsionou o aperfeioamento da nosologia psiquitrica no incio do sculo XX. Supunha que toda doena mental se erigia sobre uma base bioqumica interna. Separou a depresso em trs categorias, da mais suave mais grave, permitindo uma relao entre elas. Quanto sua etiologia, a hereditariedade se destacava, em 1970, com 80% dos casos2. Adolf Meyer adotou uma abordagem pragmtica, considerando o homem como um ser psicobiolgico, sujeito a experincias e aes sociais e biolgicas que interferiam no seu desenvolvimento mental. o comeo da psiquiatria como uma terapia dinmica2. O conhecimento da psicanlise e da bioqumica da depresso, mescladas com a Teoria da Evoluo, a Teoria da Relatividade e a Teoria Quntica, deixaram novamente a humanidade isolada e alienada. Ao nos confrontarmos com essa perda do Absoluto (Deus e as certezas fsicas e matemticas), deparamo-nos com lacunas de conhecimento ainda maiores nas esferas biolgica, psicolgica e social. Na dcada de 1950, os antidepressivos foram descobertos, ocasionando um avano para o tratamento da depresso. Os mecanismos de ao mantm relao com os neurotransmissores. Vrios

estudos foram realizados para se descobrir quais so os neurotransmissores que regulam as emoes, porm ainda no h pesquisas conclusivas. Os anos 90 foram denominados a dcada do crebro, em virtude dos progressos cientficos ocorridos em torno da compreenso e tratamento das enfermidades mentais. Amen10 relata estudos com eletroencefalograma (EEG), tomografia computadorizada de emisso de fton nico (SPECT) e tomografia com emisso de psitron (PET), os quais mostraram resultados interessantes.
Os padres do crebro se correlacionam com o comportamento, como as tendncias em relao depresso, ansiedade, distrao, obsesso e violncia10:10.

Com relao depresso, o autor cita algumas pesquisas que indicaram alteraes em algumas regies cerebrais, como a amgdala e o hipocampo, entre outras, mas ainda no conclusivos10. A psiconeuroimunologia aponta a existncia de uma comunicao bidirecional entre os sistemas imunolgico e neuroendcrino. Existem considerveis evidncias de que a depresso maior esteja associada a alteraes do sistema imunolgico11. O advento dos psicofrmacos e a criao da Organizao Mundial de Sade, em 1948, impulsionaram a tentativa de construir uma classificao internacional de doenas2. A depresso, no incio do sculo XXI, , com algumas excees, considerada uma doena mental, catalogada na Classificao Estatstica Internacional de Doenas e Problemas Relacionados com a Sade (CID) e no Manual de Diagnstico e Estatstica das Perturbaes Mentais (DSM), recebendo abordagens cientficas, como a mdica, a psicanaltica e a cognitivista. No senso comum, no menos importante, observamos ainda as vises filosfica, religiosa e potica. A preocupao atual com o diagnstico muito grande, porm pesquisas demonstram que, em mdia, 50% das pessoas que chegam rede bsica de sade com sintomas de depresso no recebem diagnstico e tratamento corretos12. Os Centros de Ateno Psicossocial (CAPS) surgiram como alternativa para o tratamento, substituindo o modelo do hospital psiquitrico tradicional. No cotidiano do trabalho nos CAPS so realizadas atividades que visam socializao da pessoa portadora de transtorno psquico, entre elas: educao fsica, oficinas culturais, oficinas de msica, de expresso corporal, de dana, caminhadas no bairro, entre outras13.

p.302

R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2007 abr/jun; 15(2):298-304.

Gonalves CAV, Machado AL

A depresso um tema muito estudado e com forte relevncia. Autores contemporneos vm realizando estudos que trazem novidades unidas a tratamentos antigos como exerccios fsicos. Um desses autores o neuropsiquiatra Servan-Shreiber14 que descreve sete abordagens de tratamento natural, centradas na mente e nos mecanismos de cura do prprio crebro para se recuperar de depresso, ansiedade e estresse.

demonstrados em seus atos. Conhecendo a histria da depresso, o profissional pode tornar esses conceitos explcitos, analis-los e decidir-se por mant-los no atendimento s pessoas com depresso ou transform-los, posicionando-se com conscincia.

REFERNCIAS
1. Organizao Mundial de Sade. Relatrio sobre a sade no mundo 2001: sade mental: nova concepo, nova esperana: Geneva (CH): MS;2001. 2. Solomon A. O demnio do meio-dia. Rio de Janeiro: Objetiva;2002. 3. Cuche H, Gerard A. No agento mais: um guia para compreender e combater a depresso. 2aed. Campinas (SP): Papirus;1994. 4. Cords TA. Depresso, da bile negra aos neurotransmissores: uma introduo histrica. So Paulo: Lemos Editorial;2002. 5. Chaui M. Convite filosofia. 11aed. So Paulo: tica; 1999. 6. Foucault M. Histria da loucura. 7aed. So Paulo: Perspectiva;2004. 7. Marinoff L. Mais Plato, menos Prozac. 2aed. Rio de Janeiro: Record;2001. 8. Ribeiro PRM. Da psiquiatria sade mental: esboo histrico. J Bras Psiq. 1999; 48:53-60. 9. Pessotti I. O sculo dos manicmios. Rio de Janeiro: Editora 34; 1996. 10. Amen DG. Transforme seu crebro, transforme sua vida. So Paulo: Mercuryo;2000. 11. Bauer MO, Gauer GJ, Nardi NB. Depresso maior e atividade do sistema imunolgico. Rev ABP-APAL. 1993;15:87-94. 12. Valentini W, Kohn R, Miranda CT, Mello AAF, Mello MF, Ramos CP et al. Treinamento de clnicos para o diagnstico e tratamento da depresso. Rev Sade Pblica. 2004;38:522-8. 13. Kantorski LP Souza J, Willrich JQ, Mielke FB. O , cuidado em sade mental: um olhar a partir de documentos e da observao participante. R Enferm UERJ. 2006;14:366-71. 14. Servan-Schreiber D. Curar o stress, a ansiedade e a depresso sem medicamento nem psicanlise. So Paulo: S Editora;2004.

CONSIDERAES FINAIS

Para o tema depresso, to antigo e atual, no

h ainda uma concluso, portanto apresentamos algumas consideraes finais deste artigo. Interessante observar que, aps 25 sculos, nos voltamos para Hipcrates, colocando a depresso como uma doena que envolve alteraes cerebrais. Obviamente, hoje temos uma tecnologia que no existia, o que nos possibilita demonstrar isso. Tecnologia que ainda no nos ajudou a saber a etiologia completa, os achados cerebrais no esto presentes em todos os pacientes, h vrios tipos de depresso diagnosticadas. Ainda no entendemos por que um paciente sofre de apenas um episdio depressivo, outros tm vrias recadas, tomando antidepressivos para o resto da vida e outros ainda cometem o suicdio. O estigma ainda muito grande, ouvimos frases que nos lembram a Idade Mdia, outras nos lembram a Idade da Razo. O dualismo e o reducionismo cartesiano esto muito presentes. As idias positivistas de que, com a tecnologia adequada, possuiremos todo o conhecimento sobre tudo ainda so observadas. A f cega na cincia positivista, em detrimento do ser humano, infelizmente, permanece presente. Acreditamos ser de vital importncia o profissional da rea de sade conhecer quais os paradigmas em que ele se baseia no atendimento s pessoas com depresso, suas idias e seus conceitos. Muitas vezes pode no estar consciente, mas so

R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2007 abr/jun; 15(2):298-304.

p.303

Depresso, o mal do sculo

DEPRESIN, LA ENFERMEDAD DEL SIGLO: DE QU SIGLO?


RESUMEN: El conocimiento de la historia de la depresin nos conduce a comprender el ser humano tal como hoy lo conocimos e incorporamos. Este artculo se propone rescatar la historia de la depresin en Occidente. No se trata de volver a escribir la historia sino realizar un anlisis sociohistrico, hacer una relectura del tema bajo perspectivas filosfica, potica y cientfica desde tiempos remotos hasta la actualidad. Creemos que es fundamental que el profesional del rea de la salud conozca cuales son los paradigmas en que l se basa para la atencin a personas con depresin, sus ideas y sus conceptos. Muchas veces puede no estar consciente pero los expone en sus actos. Conociendo la historia de la depresin, el profesional puede hacer esos conceptos explcitos, analizarlos y decidirse por mantenerlos cuando atiende a las personas con depresin o transformarlos, posicionndose con consciencia. Palabras Clave: Depresin; historia de la psiquiatra; historia de dolencia; filosofa. Recebido em: 17.02.2006 Aprovado em: 04.11.2006

Notas
Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem pela EEUSP Mestre em Enfermagem Psiquitrica, Docente do Centro Universitrio Nove de Julho , UNINOVE. E-mail cintiavieira@usp.br R.: Prof Roberval Fres, 44, Jd. Esplanada II, So Jos dos CamposSP CEP 12242-460. . ** Enfermeira, Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquitrico da EEUSP E-mail almachad@usp.br. . *** Trabalho extrado da Dissertao de Mestrado intitulada Depresso: experincia de pessoas que a vivenciam na ps-modernidade. Escola de Enfermagem da USP 2005. ,
*

p.304

R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2007 abr/jun; 15(2):298-304.

You might also like