You are on page 1of 14

RELAO ENTRE HOMEM E MULHER

E AS SUAS RESPOSTAS VOL. 2

AS PERGUNTAS QUE OS ADOLESCENTES LANAM FREQUENTEMENTE ACERCA DA

Recentes estudos feitos em Tanznia mostram que uma porcentagem grande de adolescentes tem tido experincias com drogas ou substncias como tabacco e lcool a uma baixa idade. Ao mesmo tempo eles faltam conhecimento bsico sobre os efeitos e perigos de seu consumo. Este ignorence os pe freqentemente a risco. Problemas de sade, doenas, inclusive HIV/SIDA e problemas sociais so real ameaa a mocidade desinformada. Este folheto foi desenvolvido com respeito a esta situao. significado proporcionar para mocidades informao sobre os factos mais cruciais e os guiar a para a tomada duma boa deciso e que sejam responsveis na vida delas. Sem conhecimentos suficiente os adolescentes no podem fazer escolhas informadas, e experincia mostrou que muita das vezes o jovem informada escolha a opo mais segura. Foram colecionadas todas as perguntas neste folheto no ano 2001 de alunos nas escolas primrias e secundrias. Os jovens sairam de regies diferentes de Tanznia e as suas idades foram de 11 a 20 anos. Por favor note que nenhuma das perguntas foram feito por adultos!

O folheto foi desenvolvido por um grupo multidisciplinar de cientistas, doutores na medicina e especialistas de educao. Os adolescentes eram envolvidos em todas as fases do processo. Com a publicao de folheto, esperamos contribuir preveno de sofrimento evitvel de adolescentes, causado pela sua ignorancia.
Regina georgen, MSc, MPH, PH.D., Lider do groupo PEDRO/GTZ

ndice
1. Pessoas dizem que bom conhecer a pessoa que vais casar, mas como posso conhecer, se ns vivemos longe de um ao outro? 2. Que qualidades eu deveria procurar numa pessoa para casar? 3. Que podes fazer para que os seus pais escolhem a mesma pessoa como namorado ou namorada? 4. Que posso fazer para ter certeza que meu companheiro ou companheira no tenha outra namorada ou namorado? 5. Como posso tornar uma relao numa relao duradoura? 6. Qual a melhor idade de se casar? 7. H algum problema se uma jovem tiver uma relao sexual com um homem muito velho (por exemplo de 40 or 45 de idade)? 8. Pessoas fazem sexo para ter crianas. Qual o propsito de fazer sexo se no querer ter crianas? 9. Por que os adolescentes so ditos para no fazer sexo? 10. Se a pessoa no tiver relaes sexuais por muito tempo, conduz a qualquer dano ou doena? 11. Sera que as pessoas velhas de 60 anos ainda fazem sexo? 12. Que eu deveria fazer como um adolescente, uma vez que eu sinto desejos sexuais? 13. Como posso vencer tentaes de fazer sexo, especialmente das pessoas mais velhas? 14. Se quer esperar fazer sexo depois de casar, como posso evitar ser humilhado por esses que pressionam outros dizendo que no devo esperar? 15. Que posso fazer parar ter a certeza que eu tenho sexo sem qualquer risco?

Pessoas dizem que bom conhecer a pessoa que casars, mas como posso conhecer, se ns vivemos longe de um ao outro? At mesmo se vivem longe de um ao outro pode fazer uma investigao completa do comportamento do teu parceiro. Podes fazer perguntas a ele ou ela acerca do lugar onde o seu parceiro vive e sobre a sua vida familiar. Tente comunicar intensamente com seu parceiro e fazer perguntas que lhe fazem com que ela ou ele lhe explique bem. Tambm, podes fazer perguntas a pessoas que vivem perto dele ou dela. Se o estiveres a fazer a tal investigao, importante que o saibas as caractersticas que desejas que ter a pessoa aprocuranda. Tais investigaes podem ajudar voce a conseguir saber as caractersticas de seu amigo ou amiga, porm, eles no so uma substituio total para voce no poder conhecer a pessoa de perto. Ainda precisa passar tempo com seu amigo ou amiga para conseguir o conhecer dele ou dela e para construir a voa relao. Porm, importante lembrar daquele comportamento no e muito fcil de descobrir ou explicar abertamente, especialmente se ests apaixonado s

vezes isso pe te muito difcil. Alm disso, o comportamento de uma pessoa podem mudar quando ele ou ela estiver envelhecer. Que qualidades eu deveria procurar numa pessoa para casar? Escolhendo a pessoa certa para casar uma das decises de um adolescente que deve ser feito muito cuidadosamente. ideal que, a sua companheira algum que escolhes para toda sua vida. Ainda nessa escolhendo, tens que se recordar que cada pessoa tem as suas prprias idias acerca do que e importante para procurar. E frequntemente emoes so mais fortes que as deciso tomadas racionalmente. No obstante, h certas diretrizes teis por escolher um namorado ou namorada. Tente escolher uma pessoa que respeitas as pessoas mais velhas dele ou dela. Deves escolher uma pessoa que podes confiar. Selecione uma pessoa com a que podes falar, com quem pode debater e discutir sem entrar em argumentos. Procure algum aproximadamente a mesma idade com a sua. Tente achar uma pessoa que gosta de fazer coisas semelhantes as suas. Escolha uma pessoa que pode entender seus problemas e que est pronto para o te

ajudar a achar solues. Tambm considere a sade da pessoa. Informe seus pais quem escolheu alguem como seu parceiro e apresenta a pessoa aos seus pais. Ao mesmo tempo tente conseguir conhecer os pais dele ou dela. No apresse com as coisas, leve seu tempo para conseguir saber e entender bem seu parceiro. O que podes fazer para que os seus pais escolhem a mesma pessoa como namorado ou namorada? Entendender bem os seus pais muito importante. Isto verdade e importante para a escolha de seu parceiro, mas tambm para todas as outras questes fundamentais da vida. Ento, o primeiro passo tentar entender um ao outro. Frequntemente os adolescentes pensam que os pais no podem entender a vida dos jovens estes dias. s vezes adolescentes pensam que tradies impedem os jovens de tomar as decises que eles gostariam de fazer. Outros pensam que as alvos dos pais em vida esto em conflito com as alvos dos jovens. Se tal uma situao surgir, muito importante tentar falar com os seus pais para entender por que suas

idias e as idias de seus pais se divergem. No esquea que os pais regularmente querem o melhor para as suas filhas ou filhos. Quando estares a falar com os seus pais, tenta explicar a eles, com respeito, porque que no concordas com as ideias deles e por que que pensas que sua deciso melhor que deles. muito bem possvel que fazendo assim podes adquirir o consentimento dos seus pais. Se nunca falaste seriamento com os seus pais antes, no to fcil comear. Tente comear com um assunto fcil. Escolha um tempo bom para falar, quando seus pais no esto muito cansados ou ocupados. Tente estar aberto com seus pais e mostrar lhes que preocupas com a opinio deles. Mostre que respeitas a eles. Fazendo assim ganhars a confiana deles e a vontade deles provavelmente para concordar comsigo em assuntos mais difceis poderia aumentar. Normalmente leva muito tempo para estabelecer uma boa comunicao com os seus pais, no espere que tudo ande bem, da primeira vez que tu tentares. Mas, o mais cedo que comeares, mais cedo alcanars a sua meta que boa comunico com eles. O que posso fazer para ter certeza que meu companheiro ou companheira no tenha outra namorada ou namorado?

A coisa mais importante comunicar de perto para entender as idias e os problemas de seu namorado ou namorada. Tenha certeza que tu ests aberto e no esconde a verdade. Se entenderem se bem um ao outro, poderas desfrutar discusses frutferas. Tambm, tu estars pronto para ajudar um ao outro para achar uma soluo no caso de um ou ambas estiverem em dificuldades. Juntos mantero os voos espritos unidos e bem altos. Para fazer sua relao de duradoura, mostre o seu namorado ou namorada com todo o seu corao quanto que lhe ama. Tu tens que abster-se de ter outros namoradas/namorados e tens que ter a certeza que o seu namorada/namorado est atento de sua fidelidade. Conseguirs conhecer bem o seu namorado/namorada, se tu discutes frequntemente sobre a vossa vida. Por exemplo, tu podes falar como continuar a voa relao, sobre coisas tu gostaria de fazer depois de trabalho ou depois de estudar, ou sobre pessoas que esto perto de si. Se comunicar-se bem e se observares o comportamento ou o relacionamento do seu parceiro com outras pessoas, poders sentir tem se confiana completamente um ao outro.

Porm, se no consegues confiar completamente o teu parceiro e se tu tens o sentimento que ele ou ela no confiam em te, tu devers se perguntar a se mesmo por que isto assim. Poderia ser que a pessoa no certa? Ou poderia ser que o vosso amor no to forte para resistir outras tentaes? Como posso tornar uma relao numa relao duradoura? O primeiro passo para criar uma relao duradoura entre um moo e uma moa construir uma boa fundao para a relao. Ento, quando escolheres um namorado ou namorada, tente procurar uma pessoa com quem tu podes falar e pode discutir abertamente sem entrar em argumentos. Procure algum aproximadamente da mesma idade comsigo. Tente procurar uma pessoa que gosta de fazer coisas semelhantes das suas. Escolha uma pessoa que pode entender seus problemas e que est pronto para te ajudar a procurar solues. Procure uma pessoa que tu respeita, tanto como tambm os seus ancies ou velhos dela/dele e uma pessoa em quem realmente confias.

A relao entre se e o seu parceiro tem que se reativar cada momento. No basta escolher a pessoa certa no princpio, tambm tem que continuar falar com um ao outro, discutindo assuntos importantes e trabalhando para achar solues para qualquer problemas que surgirem. Assim, podes criar uma relao longa e duradoura. Qual a melhor idade de se casar? Casar quer dizer tomar a responsabilidade por completo da sua vida, e ser um cnjuge bondoso. Em a maioria dos casos, tambm casar o meio de ter crianas. muito difcil de indicar a idade apropriada para o matrimnio, porque as pessoas diferentes esto prontas para assumir esta responsabilidade a tempos diferentes. Alguns esto prontos idade de 20, enquanto outros s ficam prontos quando eles adquirirem muito mais velho. Porque matrimnio ligado a se tornar um pai ou me, h certos aspectos mdicinais. Uma menina debaixo de idade 18-20 no deveria dar luz, porque o corpo dela no est pronto para dar parto. Os ossos plvicos dela ainda so muito estreitos e os rgos sexuais no so bastante fortes. A vagina da menina pode ser

prejudicada permanentemente ao dar parto, como ainda muito pequeno e no forte bastante. Ento, es aconselhado que espere de se casar at que a menina alcancem idade que est seguro para aguentar o parto e at que tenhas uma fundao slida para sua vida futura. Antes de estares pronto de se casar, ainda podes ter um namorado ou uma namorada. Podes comear a saber o comportamento dele ou dela lentamente, podes gostar e podes repugnar e podes ainda construir uma fundao slida para sua relao. H algum problema se uma jovem tiver uma relao sexual com um homem muito velho (por exemplo de 40 or 45 de idade)? No impossvel uma menina jovem ter uma relao sexual boa com um homem muito mais velho. Porm, a experincia mostrou que frequntemente muito difcil. Em primeiro lugar uma questo de maturidade e os modos de como desfrutar a vida. Se por exemplo duas pessoas de idade semelhante (vinte anos ou mais) se casa, eles podem discutir assuntos atuais e eventos de vida facilmente. Mas se as idades deles forem muito diferentes, os interesses deles tambm sero muito diferentes. Alm disso, os seus amigos sero de uma idade completamente diferente e haver muito

poucas atividades que trazem prazer igual a ambos. Frequntemente, isto conduz a uma relao superficial entre a mulher e o seu marido de idade mais velha dela. Em segundo lugar, h certas reservas relativo a cerca de ter crianas. Cuidar as crianas at que sejam adultos requer muita energia. Se ao mesmo tempo o marido j envelheceu, ele tambm precisar de cuidado especial. Ser muito difcil a mulher levar ao cuidado das crianas e do marido para assegurar que a inteira famlia est bem. Alm disso, o desejo do marido para uma relao sexual j pode estar diminuindo enquanto o desejo da mulher ainda esta muito alto. Tal uma situao pode conduzir a disputas entre os dois. Se tu consideras uma relao com um homem muito mais velho, considera os anteriores argumentos e tenhas um olhar a sua prpria situao. Em muitos casos, relaes so mais fceis manter, se casares com uma pessoa do mesmo ou uma idade semelhante. Pessoas fazem sexo para ter crianas. Qual o propsito de fazer sexo se no querer ter crianas?

verdade que um dos propsitos de ter sexo ter crianas. Mas isso no a nica razo. Outras razes so prazer, excitao, adquirindo sua mente fora outras coisas, como tambm construindo uma relao duradoura e adquirindo o sentimento que ambos necessitam e amar um ao outro. No obstante, importante um par se lembre de planeamento familiar. Para que relaes sexuais seja realmente agradvel e para evitar ter uma criana no conseguirs cuidar, deves fazer planeamento familiar. Use mtodos anticoncepcionais, se queres evitar gravidez! Por que os adolescentes so ditos para no fazer sexo? Adolescncia o perodo entre infncia e maturidade. Durante esse tempo o seu corpo tem varias mudanas, suas aspiraes e suas idias. Adolescncia o tempo que o seu corpo amadurece e o tempo que comea a construir uma fundao para sua vida futura. So ditos para os adolescentes a no fazer sexo, por causa dos muitos problemas que eventualmente podem surgir. Primeiramente, os jovens que gastam de pensar todo o tempo deles a cerca do amor usam a energia que

poderiam usar para coisas que melhoram a vida futura deles, como estudar, trabalhar, colaborar em grupos dos jovens ou fazer exerccios fsico. Em segundo lugar, ter grvida a uma idade jovem envolve muitos problemas um dos quais ser expulso da escola ou ser rejeitado pela sociedade. Alm disso, perigoso para a sade da menina, porque o corpo dela no contudo pronto para dar parto. Em terceiro lugar, os adolescentes ainda no construram a fundao para vida, nem ainda esto pronto para ser completamente responsvel pela sua prpria vida. Outra razo para os adolescentes no fazer sexo o perigo de ser infectado com uma doena sexualmente transmitida ou HIV/SIDA. Estas doenas podem causar muita dor, infertilidade ou mesmo a morte. Se pensares em todas estas razes, percebers que fazer sexo a uma idade jovem pode se arriscar o seu bem estar e pode interferir com os seus objectivos da vida. Se so pedidos os adolescentes para que no tenham sexo, porque a sociedade quer os proteger de ter dificuldades. Porm, se em todo caso tu no puder se abster-se do sexo, tenha a certeza de se proteger usando um preservativo!

Se a pessoa no tiver relaes sexuais por muito tempo, conduz a qualquer dano ou doena? A verdade que no h nenhum problema de sade se se abster-se por muito tempo do sexo. Nenhum dano ser feito a ou suas partes privadas ou qualquer outra parte de seu corpo. E, se uma pessoa comear a fazer sexo depois de muito tempo, ela pode sentir prazer e excitao. H um rumour de que se abster-se por muito tempo de sexo que adquirir espinhas em sua face ou em suas partes privadas, ou que ter problemas psicolgicos. No verdade que espinhas ou problemas psicolgicos so causados por no fazer o sexo, as causas destas condies tm as razes delas em outro lugar. Podes estar seguro que no tendo sexo totalmente seguro para te. Mas como ns mencionamos acima, enquanto tendo sexo poder conduzir a muitos problemas como gravidez no planejada, a doenas sexualmente transmitidas e HIV/SIDA.

O que eu deveria fazer como um adolescente, uma vez que eu sinto desejos sexuais? Como um adolescente tu deves desenvolver sentimentos para o seus semelhantes do sexo oposto e tu dras conta desses sentimentos sexuais. Isto perfeitamente normal e uma parte natural de alcanar a maturidade. Mas o que deveria fazer sobre seus sentimentos sexuais? Podes tentar se distrair e pode envolver em outras actividades, como exerccio fsico, estudando, enquanto ajudando em casa ou se juntando a um grupo de jovens da comunidade. Alguns jovens dizem que eles tomam uma ducha (bancho) fria para esfriar os sentimentos sexuais deles/delas abaixo. Sentimentos sexuais tendo ou uma ereo no significa que tu tens que fazer sexo. Relaes sexuais s um modo de expressar sentimentos sexuais. H muitos outros modos falando por exemplo com um ao outro, segurando mos, abraando, beijando e tocando um ao outro.

Outro modo de contender com esses sentimentos sexuais se masturbar. Masturbao quando uma menina esfregar o prprio clitris dela suavemente at que ela sente excitao sexual ou quando um menino esfrega o prprio pnis dele at que ele ejacula. A maioria das pessoas que se masturbam prefere fazer assim, quando eles esto ss. Masturbao no tem nenhuma consequncia negativa para sua sade um modo de fazer " sexo seguro." Como posso vencer tentaes de fazer sexo, especialmente das pessoas mais velhas? Muitas pessoas jovens so encontradas em problemas srios, como gravidez na adolescencia, abortos, doenas sexualmente transmitidas ou HIV/SIDA porque eles aceitam presentes de outros sem entender a razo para estes presentes. Alguns homens usam dinheiro para seduzir as meninas e algumas meninas se acostumam a adquirir dinheiro para satisfazer as suas necessidades dirias. Estes dias algumas mulheres comearam a seduzir os meninos. Ento muito importante para ambos meninos e meninas terem cuidado e sempre perguntar se mesmo para que este presente est sendo oferecido.

Tambm pense nos benefcios e os perigos de ter sexo, sempre que penses em fazer isso. Se lembre dos perigos envolvidos em fazer o sexo e ters a fora de dizer " no" e evitar a tentao. Se quer esperar fazer sexo depois de casar, como posso evitar ser humilhado por esses que pressionam outros dizendo que no devo esperar? Se decidiu no ter sexo antes de se casar, isso uma deciso muito boa. seu prprio direito pessoal para levar esta deciso, como todas as outras pessoas so permitidos tambm tomar decises sobre as prprias vidas. No h nenhuma razo para sentir humilhada se seus amigos falarem sobre haver tido sexo e sobre quanto eles desfrutaram. Tu mereces reconhecimento que conseguiu resistir. Esteja atento que muitos adolescentes que falam sobre sexo, muitas das vezes exageram. Se seus amigos continuarem molestrar te, tenta explicar a eles por que decidiu no ter sexo antes de matrimnio. Explique os perigos de ter sexo a uma idade jovem. Se eles ainda continuarem, talvez a nica soluo escolher outros amigos com quem se dar melhor.

O que posso fazer para ter a certeza que eu tenho sexo sem qualquer risco? Sexo seguro sexo que no envolve qualquer risco de gravidez no planejadas, doenas sexualmente transmitidas ou HIV/SIDA. Sexo mais seguro inclui contactos fsicos que no envolvem a penetrao do pnis na vagina por um lado. Por outro lado inclui sexo penetrativo, se as precaues de segurana exigidas so levadas. Alguns meios de satisfazer desejo sexual sem a penetrao do pnis na vagina incluem beijando, enquanto abraando, segurando mos e masturbao. Todas essas coisas esto perfeitamente seguras. Se teres relaes sexuais (penetrao do pnis em vagina), tens que ter a certeza de tomar precaues de segurana necessrias. Uma precauo e ser totalmente fiel de um ao outro. Isto requer porm que ambos no eram infectados com qualquer doena na primeira vez teveram sexo. Outra precauo usar um preservativo. Os preservativos podem prevenir gravidez, como tambm doenas sexualmente transmitidas.

As pessoas velhas com a idade de 60 anos ainda fazem sexo? Sim, possvel para pessoas envelhas sessenta o desejo de fazer sexo, porm depende do par. Alguns ainda tem o desejo e a energia de fazer o sexo, outros j so cansados ou no tm nenhum desejo sexual. Cada indivduo tem o seu prprio tempo para deixar de fazer sexo.

Reconhecimentos: Ns gostaramos de agradecer todos os adolescentes envolvidos no desenvolvimento destes folhetos pela sua valiosa contribuio. Estes so primeiramente os alunos das escolas seguintes que contriburam levantando as suas perguntas: Mnero e Escolas primrias de Ruhokwe, Mkonge e Lindi Escolas Secundrias (Lindi), Changa e Escolas primrias de Mpirani, Mkwakwani Escolas Secundrias (Tanga), Escola primria de Msimbazi e Jangwani e Azania Escolas Secundrias (es de Dar Saudam com salamaleque). Por revisar e traduzir as perguntas ns gostaramos de agradecer dois grupos de pedagogos semelhantes dinmicos de UMATI (Temeke) e SPW (es de Iringa/Dar Saudam com salamaleque) respectivamente. Muitos obrigado tambm vai para Sr. Walter Mbunda e Sra. Efrasia Teloa (UMATI) como tambm para Sr. Yassim Ally (SPW estudante Sociedade Mundial) para a sua facilitao, como tambm para os directores das escolas mencionas. A mesma gratido devida a DR. Sylivia Kaaya para hr\er conselho mdico e para Ms Akwillina Mlay para as suas percias na sade adolescente. Ns somos gratos a Dr. Zubeida Tumbo - Masabo (o Companheiro de Pesquisa de Superior em cargo, Instituto de

Pesquisa de Kiswahili) para a prova de leitura. Muitos obrigado tambm vai para o caricaturista Sr. David Chikoko e o fotgrafo Sr. Ulrich Doering pelo sua valiosa contribuio para a ilustrao dos folhetos.

Este folheto faz parte de umas sries de oito folhetos com os ttulos seguintes. 1. Crescer 2. Relao entre homem e mulher 2. Relaes sexuais 4. Gravidez 5. Relaes sadaveis 6. HIV/SIDA e a Nova Gerao 7. Drogas e Abuso de Droga 8. lcool e Cigarros Se voc estiver interessado em qualquer do folheto, sinta livre contactar:

You might also like