You are on page 1of 25

N-1996 CONTEC

Comisso de Normalizao Tcnica

REV. B

12 / 2008

SC-06
Eletricidade

Projeto de Redes Eltricas em Envelopes de Concreto e com Cabos Diretamente no Solo


1a Emenda

Esta a 1a Emenda da PETROBRAS N-1996 REV. B, e se destina a modificar o seu texto nas partes indicadas a seguir: NOTA 1 As novas pginas com as alteraes efetuadas esto colocadas nas posies correspondentes. NOTA 2 As pginas emendadas, com a indicao da data da emenda, esto colocadas no final da norma, em ordem cronolgica, e no devem ser utilizadas. Figura A-2: (1a Emenda) Alterao da figura.

____________

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

1 pgina

N-1996

REV. B

FEV / 2000

PROJETO DE REDES ELTRICAS EM ENVELOPES DE CONCRETO E COM CABOS DIRETAMENTE NO SOLO


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Esta Norma a Revalidao da reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos itens da mesma.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

Requisito Mandatrio: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segu-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnicogerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada (no-mandatria): Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das "no-conformidades" com esta Norma, que possam contribuir para o aprimoramento da mesma, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC - Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 06
Eletricidade

Apresentao
As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelos Representantes Locais (representantes das Unidades Industriais, Empreendimentos de Engenharia, Divises Tcnicas e Subsidirias), so aprovadas pelas Subcomisses Autoras SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando os rgos da Companhia e as Subsidirias) e aprovadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Superintendncias dos rgos da Companhia e das suas Subsidirias, usurios das normas). Uma norma tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 (cinco) anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N -1. Para informaes completas sobre as normas tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. PROPRIEDADE DA PETROBRAS

23 pginas

N-1996
PREFCIO

REV. B

FEV / 2000

Esta Norma PETROBRAS N-1996 REV. B FEV/2000 a Revalidao da Norma PETROBRAS N-1996 REV. A AGO/99, no tendo sido alterado o seu contedo.

1 OBJETIVO

1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis para projeto de redes eltricas em envelope de concreto e com cabos lanados diretamente no solo, para instalaes da PETROBRAS.

1.2 Esta Norma se aplica a servios iniciados a partir da data de sua edio.

1.3 Esta Norma contm Requisitos Mandatrios e Prticas Recomendadas.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma.

PETROBRAS N-298

PETROBRAS N-305 PETROBRAS N-1711 PETROBRAS N-1818 PETROBRAS N-1842 PETROBRAS N-2040 PETROBRAS N-2356 NFPA 70 IEC 287

- Simbolos Grficos e Designaes Empregados nos Desenhos de Detalhamento de Instalaes Eltricas Industriais; - Acessrios para Caixas de Enfiao (Manholes-EMH); - Detalhes de Caixa de Enfiao (Manholes-EMH) para Uso em Rede Eltrica Subterrnea; - Eletroduto Rgido - Requisio de Material; - Caixa de Enfiao com Tampa Lisa - Requisio de Material; - Apresentao de Projetos de Eletricidade; - Implantao de Rede Telefnica em Prdio e Unidade; - National Electrical Code; - Calculation of the Continuous Current Rating of Cables (100 % Load Factor).

3 DEFINIES Para os propsitos desta Norma so adotadas as definies indicadas nos itens 3.1 e 3.2.

N-1996
3.1 Rede Eltrica Subterrnea Principal

REV. B

FEV / 2000

Conjunto de instalaes destinado a efetuar a interligao entre as diversas subestaes que compem o sistema eltrico de distribuio e a central de gerao e/ou de recebimento de energia eltrica. Esta alimentao compreende principalmente a alimentao de fora, controle, sinalizao e comunicao.

3.2 Rede Eltrica Subterrnea Secundria Conjunto de instalaes eltricas no abrangido pelo item anterior.

4 CONDIES GERAIS

4.1 Escolha do Tipo da Rede

4.1.1 Cabos Lanados Diretamente no Solo Este tipo de instalao deve ser adotado, apenas, quando ocorrerem todas as seguintes condies: a) solo sem contaminao qumica capaz de afetar o cabo; b) disponibilidade de rea para instalao; c) instalao externa reas de processo; d) estudo tcnico-econmico indique ser vantajoso; e) solo com caracterstica fsica adequada. Nota: Solo pantanoso com recalque contnuo um exemplo de solo inadequado.

4.1.2 Cabos em Envelopes de Concreto Este tipo de instalao deve ser adotado preferencialmente. Seu uso obrigatrio nos seguintes casos: a) exigncia de normas especficas como por exemplo, alimentao de unidades por parte de concessionria de energia eltrica; b) instalao do sistema de comunicaes, conforme norma PETROBRAS N-2356.

4.2 Interferncias com Sistemas e Estruturas

4.2.1 A escolha do caminhamento das redes principais deve atender aos seguintes critrios: a) evitar passagem por reas destinadas a futuras instalaes; 3

N-1996

REV. B

FEV / 2000

b) evitar passagem em: - unidades de processo; - interior de diques de tanques; - casas de bombas; - reas destinadas instalao de equipamentos externos das subestaes; - reas pavimentadas; c) evitar que a rede fique instalada paralelamente: abaixo ou acima de tubulaes subterrneas; ou sob tubulaes aparentes; d) minimizar o comprimento da rede; e) permitir ampliaes; f) minimizar as mudanas de direo; g) reduzir o volume de escavao e os servios de recomposio do terreno; h) facilitar o lanamento e a manuteno dos cabos e redes.

4.2.2 A escolha do caminhamento das redes secundrias deve atender aos seguintes critrios: a) idem alneas a), d), e), f), g), h) anteriores; b) manter espaamento adequado de linhas ou equipamentos que operam com temperatura externa acima do ambiente; c) manter espaamento adequado entre cabos do sistema de instrumentao e os outros sistemas.

4.3 Detalhamento

4.3.1 O projeto deve prever a identificao atravs da pigmentao vermelha (vermelho) na face superior dos envelopes. Quando utilizada lajotas para proteo dos cabos diretamente enterrados conforme FIGURA A-2, a pigmentao tambm necessria.

4.3.2 O afloramento das redes deve ser feito atravs de eletroduto de ao galvanizado do tipo pesado, especificado de acordo com a norma PETROBRAS N-1818 e protegido por envelope de concreto. Caso a continuao da rede aps o afloramento (instalao aparente) seja em eletrodutos de alumnio, a transio entre o eletroduto de ao e o eletroduto de alumnio deve ocorrer na luva embutida no concreto. (item 4.3.6)

4.3.3 A locao do afloramento dos eletrodutos de alimentao, controle e aterramento de motores deve ser posicionada em plantas ou desenhos de detalhes.

4.3.4 A extremidade livre do eletroduto aflorado deve se situar a 300 mm acima do piso acabado e ser dotada de luva roscada.

4.3.5 A profundidade da rede nos pontos de afloramento deve permitir a execuo do raio mnimo de curvatura para os eletrodutos de proteo dos cabos, de forma que a curva se inicie e termine abaixo do nvel do solo. 4

N-1996

REV. B

FEV / 2000

4.3.6 Devem ser previstas luvas nos postos de afloramento de eletrodutos, embutidas no concreto, a 50 mm da superfcie de afloramento, de forma a permitir uma fcil substituio de partes corrodas dos eletrodutos.

4.3.7 O raio mnimo de curvatura para eletrodutos deve ser estabelecido em funo do raio mnimo de curvatura para os cabos que devem ocup-los, bem como em funo da capacidade de dobramento dos eletrodutos sem sofrer danos mecnicos (8 vezes o dimetro externo do eletroduto).

4.3.8 No projeto da rede eltrica deve-se procurar minimizar o volume de escavao e o de recomposio do terreno.

4.3.9 A bitola mnima para eletroduto de ao galvanizado deve ser 25 mm (1) e para eletroduto no metlico 50 mm (2).

4.3.10 A taxa de ocupao dos eletrodutos por cabos de baixa e mdia tenso deve ser a seguinte: a) 53% no caso de um condutor ou cabo; b) 31% no caso de dois condutores ou cabos; c) 40% no caso de trs ou mais condutores ou cabos.

4.3.11 A capacidade de conduo de corrente dos cabos instalados em redes subterrneas deve seguir as recomendaes da IEC 287.

5 CONDIES ESPECFICAS

5.1 Cabos Lanados Diretamente no Solo

5.1.1 Na escolha do caminhamento da rede deve ser considerado os seguintes raios de curvatura dos cabos: a) cabos secos no armados: - 8 vezes o dimetro externo; b) cabos armados ou blindados: - 12 vezes o dimetro externo; c) cabos isolados com papel impregnado: - 20 vezes o dimetro externo.

N-1996

REV. B

FEV / 2000

5.1.2 A distncia horizontal entre a parede da vala e redes de esgoto, drenagem, tubulaes subterrneas e fundaes no deve ser menor do que 300 mm.

5.1.3 O espaamento mnimo entre os cabos de uma rede deve atender aos valores indicados na TABELA 1.

TABELA 1 - ESPAAMENTO MNIMO ENTRE DIRETAMENTE ENTERRADAS

CABOS

EM

REDES

Caso Entre cabos de fora Entre cabos de fora e controle Entre cabos de controle

Espaamento (mm) 200 150 100

Nota:

3 cabos unipolares em formao triflio devem ser considerados como um cabo de fora tripolar para efeito da TABELA acima.

5.1.4 A disposio dos cabos na rede deve atender ao recomendado nas FIGURAS A-1 e A-2 do ANEXO A.

5.1.5 O afloramento dos cabos deve ser feito atravs de eletroduto metlico em envelope de concreto, conforme FIGURA A-3 do ANEXO A.

5.1.6 Pode-se conseguir uma reduo na profundidade de lanamento dos cabos usando-se o critrio: para cada 50 mm de concreto de proteo (lajotas), a profundidade pode ser reduzida de 150 mm. [Prtica Recomendada]

5.1.7 A profundidade mxima recomendada para a vala deve ser de 1 200 mm. O recobrimento mnimo da rede eltrica deve respeitar as tabelas 300-5 e 710-4 b do NFPA 70. [Prtica Recomendada]

5.1.8 O caminhamento das redes com cabos diretamente enterrado deve ser identificado atravs de marcos, de acordo com a FIGURA A-4 do ANEXO A, localizados da seguinte maneira: a) nos pontos onde os cabos sofram mudana de direo; b) em pontos regularmente espaados com distncia no superiores a 30 m.

N-1996
Notas:

REV. B

FEV / 2000

1) Cada marco deve conter, no mnimo, um nmero de identificao e informaes sobre o tipo e tenso dos cabos sinalizados pelo marco. 2) Em rea pavimentada a sinalizao deve ser feita no piso, conforme FIGURA A-2 do ANEXO A.

5.1.9 Os cruzamentos das redes com rodovias, ferrovias ou outros tipos de vias de trnsito pesado devem ser projetados de acordo com a FIGURA A-5 do ANEXO A.

5.1.10 Os cruzamentos entre cabos de fora, fora com controle e/ou instrumentao devem seguir as recomendaes contidas nas FIGURAS A-6, A-7, A-8 e A-9 do ANEXO A.

5.1.11 Os cabos devem ser cobertos conforme FIGURA A-2, com misturas de areias naturais com granulometrias escolhidas a fim de se obter um alto grau de compactao do solo com elevada densidade a seco e, protegidos ainda por placas de concreto (lajotas). Acima das placas de concreto deve ser depositada areia compactada at o nvel do piso.

5.1.12 Cabos de aterramento com funo especfica de interligao malha de terra podem correr na mesma vala dos cabos isolados, dispostos nos cantos inferiores. Cabos de aterramento integrantes da malha de aterramento no devem correr na mesma vala dos cabos isolados.

5.2 Redes Eltricas em Envelopes de Concreto

5.2.1 Devem ser utilizados eletrodutos de ao galvanizado do tipo pesado. O uso de eletrodutos de PVC aceito para circuitos de iluminao pblica desde que o envelope seja especfico para esta finalidade.

5.2.2 Nas travessias de ruas e em locais de movimentao de veculos pesados e/ou cargas, a rede deve ser suficientemente armada com vistas a absorver os esforos provenientes das sobrecargas que porventura existirem durante a fase de construo e/ou operao.

5.2.3 O envelope deve ser projetado de maneira a no haver acmulo de gua no interior dos eletrodutos. No devem existir pontos baixos na rede entre extremidades dos segmentos do envelope.

5.2.4 Devem ser tomados cuidados na execuo do projeto da rede de envelopes, a fim de evitar o acmulo dgua nas caixas de passagem. Para tal, deve ser estudado o tipo mais adequado do sistema de drenagem a ser utilizado.

N-1996

REV. B

FEV / 2000

5.2.5 As declividades mnima e mxima dos envelopes devem ser, respectivamente, 0,25 % e 20 %.

5.2.6 As extremidade dos eletrodutos de afloramento no devem ficar em nvel mais baixo do que a caixa subterrnea de onde parte o segmento do envelope.

5.2.7 O dimensionamento da seo do envelope deve ser feito de acordo com a FIGURA A-10 do ANEXO A.

5.2.8 Cada envelope deve conter no mximo 36 eletrodutos. Na impossibilidade de atender ao recomendado, a projetista deve consultar a PETROBRAS sobre a possibilidade de se aumentar este nmero.

5.2.9 A distncia mxima permitida entre caixas consecutivas para redes principais e secundrias deve ser, respectivamente, de 100 m e 60 m. A distncia mxima de 100 m para as redes principais aplica-se apenas a trechos retos. Distncias maiores so permitidas desde que justificadas atravs de memria de clculo.

5.2.10 A soma de todas as deflexes existentes no trecho do envelope entre dois pontos de puxamento no deve ultrapassar 270. O esforo de trao no puxamento e o esforo lateral nos campos de trajeto devem ser verificados por memria de clculo.

5.2.11 A distncia mnima entre envelopes paralelos deve ser de 500 mm.

5.2.12 Nas reas classificadas no so permitidas caixas de passagem subterrneas. Neste caso devem ser utilizadas caixas acima do solo com tipo de proteo adequado classificao de rea.

5.2.13 Nas Redes Eltricas principais devem ser utilizados caixas do tipo manhole.

5.2.14 O dimensionamento dos manholes deve ser conforme a norma PETROBRAS N-1711. Os acessrios para caixas de enfiao devem ser conforme a norma PETROBRAS N-305.

5.2.15 As caixas de passagem no cobertas pelo item anterior devem respeitar as seguintes recomendaes: a) a distncia mnima entre a face inferior da janela e o fundo da caixa deve ser de 200 mm; 8

N-1996

REV. B

FEV / 2000

b) a distncia mnima entre a face vertical da janela e a parede adjacente deve ser de 300 mm.

5.2.16 A formao dos envelopes deve seguir os seguintes critrios: a) os eletrodutos do sistema de comunicao devem se situar na parte superior do envelope, com espaamento conforme norma PETROBRAS N-2356; b) os eletrodutos ocupados por cabos de fora devem se situar na periferia do envelope; c) deve ser observada a posio do eletroduto em relao a direo de sua ramificao, tendo em vista evitar os cruzamentos e interferncias; d) a seo reta do envelope deve ser retangular; e) a disposio e a quantidade de eletrodutos devem evitar o recorte desta seo.

5.2.17 A determinao da quantidade, bitola e locao dos eletrodutos reservas funo dos critrios de projeto especficos para a instalao. Na ausncia dessa orientao especfica, devem ser previstos no mnimo, 20 % de eletrodutos reservas em cada seo de envelope, critrio este aplicvel a sees contendo 3 ou mais eletrodutos. Esses eletrodutos devem ser levados at o interior da subestao ou da unidade, aflorando de forma distribuda.

5.2.18 Nas interferncias entre as redes de envelopes e as tubulaes enterradas ou canaletas de drenagem deve-se utilizar os procedimentos indicados na FIGURA A-11 do ANEXO A.

5.2.19 Em redes principais utilizando manholes os pontos de puxamento dos cabos telefnicos devem ser providos por meio de handholes conforme indicado na FIGURA A-12 do ANEXO A. Os dutos telefnicos devem ser desviados para estas caixas de maneira tal que as curvas sejam suaves e em concordncia geomtrica.

5.2.20 Os eletrodutos destinados ao sistema de instrumentao devem ocupar envelopes separados dos destinados aos circuitos de fora e controle.

5.2.21 O sistema de aterramento deve acompanhar o envelope de concreto, sendo o cabo terra lanado paralelamente a este, diretamente no solo e a uma profundidade mnima de 600 mm. 0 cabo terra deve ser interligado caixa atravs de haste de aterramento, conforme indicado na FIGURA A-12 do ANEXO A.

5.2.22 A distncia horizontal entre a parede da vala e redes de esgoto, drenagem, tubulaes subterrneas e fundaes no deve ser menor do que 300 mm. Deve tambm ser respeitada uma distncia horizontal mnima de 600 mm entre o envelope de concreto e redes de esgoto, drenagem, tubulaes subterrneas e fundaes.

N-1996

REV. B

FEV / 2000

5.2.23 Devem ser previstos acessrios para a terminao dos eletrodutos visando a proteo mecnica dos cabos e o aterramento dos eletrodutos.

5.2.24 Os acessrios para suporte dos cabos nas caixas tipo manhole devem estar de acordo com a norma PETROBRAS N-305.

5.2.25 A profundidade mnima do topo dos envelopes de concreto deve ser 600 mm, sendo admitido, excepcionalmente, para soluo de interferncia, 450 mm.

6 ACEITAO DO PROJETO

6.1 A aceitao do projeto fica condicionada observncia desta Norma.

6.2 A apresentao do projeto deve ser conforme a norma PETROBRAS N-2040.

_____________

/ANEXO A

10

You might also like