You are on page 1of 6

Situa-se na base do encfalo, em uma cavidade do osso esfenide chamada tela trcica.

Nos seres humanos tem o tamanho aproximado de um gro de ervilha e possui duas partes: o lobo anterior (ou adeno-hipfise) e o lobo posterior (ou neuro-hipfise).

Alm de exercerem efeitos sobre rgos no-endcrinos, alguns hormnios, produzidos pela hipfise so denominados trpicos (ou trficos) porque atuam sobre outras glndulas endcrinas, comandando a secreo de outros hormnios. So eles: Tireotrpicos: atuam sobre a glndula endcrina tireide. Adrenocorticotrpicos: atuam sobre o crtex da glndula endcrina adrenal (supra-renal) Gonadotrpicos: atuam sobre as gnadas masculinas e femininas. Somatotrfico: atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a sntese de protenas e o desenvolvimento da massa muscular. Tambm aumenta a utilizao de gorduras e inibe a captao de glicose plasmtica pelas clulas, aumentando a concentrao de glicose no sangue (inibe a produo de insulina pelo pncreas, predispondo ao diabetes).

Controle endcrinos Quando as glndulas endcrinas funcionam mal, as concentraes sricas dos hormnios podem tornar-se anormalmente altas ou baixas, alterando as funes orgnicas. Para controlar as funes endcrinas, a secreo de cada hormnio deve ser regulada dentro de limites precisos. O organismo precisa detectar a cada momento a necessidade de uma maior ou menor quantidade de um determinado hormnio. O hipotlamo e a hipfise secretam seus hormnios quando detectam que a concentrao srica de um outro hormnio por eles controlado encontrase muito alta ou muito baixa. Os hormnios hipofisrios ento circulam na corrente sangnea para estimular a atividade de suas glndulas alvo. Quando a concentrao srica do hormnio alvo a adequada, o hipotlamo e a hipfise deixam de produzir hormnios, uma vez que eles detectam que no h mais necessidade de estimulao. Este sistema de retroalimentao regula todas as glndulas que se encontram sob controle hipofisrio. Caracterstica do Hormnio ADH A vasopressina, tambm conhecida como argipressina ou hormnio antidiurtico (HAD, emingls ADH, antidiuretic hormone), um hormnio humano secretado em casos de desidratao; fazendo com que os rins conservem a gua, concentrando e reduzindo o volume da urina. Este hormnio chamado de vasopressina, pois aumenta a presso sangunea ao induzir uma vasoconstrio moderada sobre as arterolas do corpo. O ADH atua no nfron, favorecendo a abertura dos canais de aquaporinas no Tbulo Contorcido Distal, impedindo que a gua seja eliminada pelo Ducto Coletor. A vasopressina secretada pela neuroipfise (poro posterior da hipfise), mas produzida por clulas nervosas do hipotlamo que estendem seus axnios at a neuroipfise. O lcool (do consumo de bebidas alcolicas) suprime a produo do ADH, aumentando a diurese. Caracterstica do Hormnio Ocitocina A ocitocina, oxitocina (portugus europeu) ou oxitocina (portugus brasileiro) um hormnio produzido pelo hipotlamo e armazenado na hipfise posterior (Neuroipfise), e tem a funo de promover as Contraes musculares uterinasdurante o parto e a ejeo do leite durante a amamentao. Ela ajuda as pessoas a ficarem juntas por muito tempo. Tambm um hormnio ligado ao que as pessoas sentem ao, por exemplo, abraar seu parceiro de longa data.

De acordo com um estudo da Universidade de Zurique,[1] caso a ocitocina seja pingada no nariz de pessoas prestes a comear uma discusso diminui a produo de cortisol, um hormnio produzido em resposta ao estresse da discusso. A ativao do crtex insular e cingular anterior e do ncleo paraventricular foi observada como precursora da produo de oxitocina no hipotlamo e sua consequente liberao pela hipfise posterior. Este hormnio responsvel pela sensao de prazer quando a me tem o seu beb e tambm quando o pai segura o seu filho nos braos. Vrios especialistas a denominam hormnio do amor. Assim como a prolactina, a concentrao de ocitocina aumenta 40% depois do orgasmo. Funes Endcrina e Excrina no Pncreas O pncreas um rgo localizado entre o bao, o duodeno e o intestino e fica atrs do estmago. Mede entre 15 e 25 cm e possui dupla funo: endcrina e excrina. A poro endcrina possui hormnios que participam na regulao de atividades metablicas e a poro externa secreta enzimas digestivas. Anatomia O pncreas dividido em trs regies: cabea, corpo e cauda. A cabea se encaixa no quadro duodenal e sua cauda afilada.

Funo O pncreas produz enzimas e hormnios. De acordo com suas funes dividido em poro endcrina e poro excrina.

Poro endcrina: composta por grupos de clulas chamadas ilhotas pancreticas, que possuem trs grupos de clulas, , que produzem glucagon, que produzem insulina e as , que produzem somatostatina. Os hormnios produzidos pelas ilhotas pancreticas so lanados diretamente na corrente sangunea. Poro excrina: a poro excrina do pncreas participa na digesto secretando enzimas digestivas, atravs de estruturas chamas cinos. As enzimas so secretadas para o duodeno. Patologias Danos ao pncreas podem causar doenas como diabetes, fibrose cstica, insuficincia pancretica, pancreatites, carcinoma e tumores.

O pncreas um rgo com aproximadamente 15 cm de comprimento, 04 de altura e 02 de espessura (formato alongado), dividido em cabea, corpo e cauda, localizado na cavidade abdominal abaixo do estmago, interligado por um canal (ducto de Wirsung) primeira poro do intestino delgado, ou seja, o duodeno. Trata-se de uma glndula anfcrina (mista), associada ao sistema digestrio humano, com uma poro endcrina produzindo hormnio, e outra poro com funo excrina responsvel pela sntese do suco pancretico, contendo enzimas que atuam na digesto de carboidratos (amilase pancretica), lipdeos (lpase pancretica) e protenas (proteases: tripsina, quimiotripsina e carboxipeptidase). A parte endcrina formada pelas ilhotas de Langerhans, formadas por dois tipos de clulas: as betas, produzindo a insulina, e as clulas alfa, produzindo glucagon. Ambos com efeitos antagnicos (contrrio) no controle de glicose no sangue, respectivamente diminuindo e aumentando o

nvel desse monossacardeo na corrente sangnea. Essa ao combinada mantm a normalidade da taxa de glicemia, proporcionando um adequado funcionamento do organismo.

CONTROLE GLICMICO Aps as refeies o nvel de glicose no sangue aumenta e o pncreas ento secreta insulina que ir deslocar a glicose do sangue em direo s clulas que compem os tecidos do corpo humano, ou armazenam a glicose nas clulas-alvo do fgado, na forma de glicognio (reserva energtica animal), abaixando a glicemia. Quando ficamos muito tempo sem comer, o nvel de glicose no sangue cai e o pncreas passa a produzir e secretar glucacon estimulando a glicogenlise (quebra do glicognio aumentando a taxa glicmica), disponibilizando glicose no sangue, transportado para as demais clulas. O incio da lactao se d com a produo de leite, que ocorre nos alvolos das glndulas mamrias. O leite sai dos alvolos e caminha at o mamilo atravs dos seios lactferos. O estrognio, associado aos hormnios da tireide, aos corticosterides adrenais e a insulina, promovem o desenvolvimento das mamas. Este desenvolvimento vai ser acentuado pela ao da progesterona, que tambm estimula a proliferao dos dutos. Durante a gravidez, h a necessidade de uma proliferao dos alvolos e dos dutos para a lactao. Isto ocorre devido ao dos hormnios progesterona e estrognio. O lactognio placentrio e a prolactina tambm so muito importantes na preparao das mamas. A prolactina comea a ser produzida ainda na puberdade, mas em pequena quantidade. O surto deste hormnio acontece em decorrncia da gravidez, e aumentado, gradativamente, durante a amamentao. Tal hormnio responsvel pelo crescimento e pela atividade secretora dos alvolos mamrios. O lactognio placentrio age como a prolactina, desenvolvendo os alvolos. Estes dois hormnios esto presentes durante toda a gravidez, porm suas quantidades no so aumentadas, devido a inibio causada pelos altos nveis de progesterona e estrognio. Ao final do trabalho de parto, h uma queda nos nveis destes dois ltimos hormnios, ocasionando um aumento nas quantidades de prolactina e lactognio placentrio, o que possibilita o incio da produo de leite. Enquanto houver a suco do mamilo pelo beb, a prolactina continuar produzindo leite. Isto acontece porque quando o beb faz esta suco nos mamilos, estimula o hipotlamo a secretar o fator liberador da prolactina, mantendo seus nveis e, conseqentemente, a produo de leite. A produo de leite s ir diminuir ou cessar completamente se a me no amamentar seu filho, pois neste caso, no haver mais a

estimulao decorrente da suco do mamilo. A suco do mamilo tambm estimular a hipfise posterior, que ir secretar ocitocina. Este hormnio o responsvel pela ejeo do leite. Tal mecanismo ocorre porque a ocitocina contrai os msculos ao redor dos alvolos, fazendo com que o leite caminhe at o mamilo. O leite s comea a ser produzido depois do primeiro dia do nascimento. At este perodo, haver a secreo e liberao do colostro, que um lquido aquoso, de cor amarelada, que contm anticorpos maternos.

Trabalho de Biologia
Nome: Ingrid Mari de Moraes Carvalho Srie: 3 Ensino Mdio Professor (a): Adriana Escola: Dinmica Data de Entrega: 30-Novembro-2011

You might also like