You are on page 1of 5

Actividades na Creche

Os bebs e as crianas pequenas esto sempre dependentes do contacto humano, de se lhes falar, da ateno que lhes d e da ternura com que recebem. Os amplos processos de aprendizagens que se realizam nesta fase da vida, s podem ser accionados no calor seguro de uma relao harmoniosa entre pais, educadoras e crianas. Por isso muito importante:  Habituao ao contacto e necessidades de contacto atravs da proximidade corporal, carcias sempre repetidas de olhar para ela, conversar com ela, bem como a sua integrao no mundo das coisas.  Educao da audio e da ateno atravs de sons barulhentos (vozes, campainhas, pandeiretas, etc.) que mais tarde viro em direces diferentes, com alturas e sequncias de sons diferentes. Estimulao da prpria produo de rudos (bater palmas, sons de roca, etc.)  Educao da viso e da ateno atravs de estmulos luminosos e em movimento, atravs de objectos com formas simples e cores ntidas (bolas, rocas, etc.), para isso conveniente limitarmo-nos a poucos objectos que mostraremos muitas vezes. Mais tarde poderemos acrescentar outros objectos mais pequenos, bem como imagens simples.  Exerccios de movimentos bucais, suco, lombar, mastigar (mais tarde, quando se do alimentos slidos) e igualmente fazer brincadeiras com sopro.  Ensinar a apalpar, mexendo em vrios objectos com a mo (ao principio ser conduzida).  Exerccios para a movimentao das mos, com estimulao para agarrar, dar a mo, bater palmas, dizer adeus, bater porta, atirar uma bola, fazer construes, chapinhar, atirar com coisas, fazer brincadeiras simples com os dedos, etc.  Educao para a movimentao do corpo, levando os movimentos espontneos a adaptarem-se a um dado ritmo com uma pandeireta cantando; rastejar, rebolar-se, endireitar-se, pr-se em p, andar de mo dada. A articulao da criana atravs dos exerccios de ginstica rtmica tem uma importncia muito especial.

http://educarpartilhando.blogspot.com/search/label/Aprendizagem http://picasaweb.google.com/greice78

 Preparar a capacidade de comunicao da criana chamando-a pelo seu nome prprio, dizendo-lhe palavras ternas, dizendo o nome das pessoas e coisas e falandolhe incansavelmente durante todas as actividades.  Estmulo para fazer ritmos: em conjunto e para cantar sons e melodias. Ensinar a criana progressivamente a empregar palavras determinadas para exprimir os seus desejos, ao pedir determinado objecto, repetindo incansavelmente as palavras e tendo as reaces apropriadas.  Habituar a criana a pouco e pouco a beber pelo seu copo e a comer com a colher.  Habituar a criana a ter um determinado ritmo de vida.  Fazer surgir e aprofundar estmulos emocionais, como alegria, confiana, bem-estar, etc. dando criana possibilidade de fazer experincias, exteriorizando sentimentos, deixando-a participar e aprovando os seus esforos.  Tudo o que se faa ter sempre que ser adaptado maneira de ser da criana.  Mostrar criana como se faz, faz-la colaborar e estimular a sua participao e iniciativa.  Todas as capacidades adquiridas devem ser incansavelmente exercitadas e repetidas. Tudo o que queremos ensinar de novo dever ser incorporado somente atravs de pequenos passos.  Todas as ordens que se do, bem como os estmulos de aprendizagem devero ser simples, calmos mas enrgicos.  muito importante que a criana conhea e brinque com objectos que h em todas as casas (tigelas, colheres de pau, molas de roupa, botes, papis, etc.).  Alm disto so necessrios materiais como bolas, argolas para morder, bonecos de pano lavveis, cestinhos, bolsas, livros de imagens e mais da vida de todos os dias.

http://educarpartilhando.blogspot.com/search/label/Aprendizagem http://picasaweb.google.com/greice78

Aprender a Falar
A linguagem um dos grandes enigmas que os bebs tm para resolver. Um trabalho que comea ainda antes de pronunciarem as primeiras palavras. A comunicao que se estabelece entre um beb, mesmo recm-nascido, e as pessoas que o rodeiam fundamental para que, passados alguns meses, a criana comece a falar. Falar preciso. Muito. Mesmo antes de o beb ser capaz de emitir palavras e de lhes atribuir um significado. Neste processo, preciso ter em conta que cada criana tem um ritmo prprio de desenvolvimento e que a idade apontada para cada fase sempre a aproximada. Ou seja, nem todas as crianas vo dizer as primeiras palavras exactamente na mesma altura. A sucesso de fases que mais ou menos igual para todas. Comeam a palrar e depois passam s palavras soltas, destas saltam para as palavras-frase e depois um pulinho at s frases completas. Uma viagem que comea mais cedo do que possa pensar. 1 ms Reage a sons, especialmente a vozes conhecidas. Assusta-se com sons fortes. Enquanto se alimenta vai dando "deixas" me para observar as diferentes respostas. Por exemplo, pra de mamar e olha fixamente para a me. O que os pais devem fazer: Pegar-lhe ao colo e falar-lhe cara a cara. Responder s suas "deixas", falando-lhe, sorrindo-lhe ou ficando em silncio. Do 1 ao 4 ms Primeiro sorriso em resposta fala da me (geralmente por volta da quarta ou quinta semana). O choro torna-se mais expressivo. Reconhecimento de rostos e objectos familiares. O que os pais devem fazer: Aprender a distinguir os seus diferentes choros e responder-lhe de formas diferentes. Imitar os seus sons pode encoraj-lo a repeti-los. Encoraj-lo a sorrir e a rir. Do 4 ao 6 ms Reconhece e reage a sons familiares, vozes e objectos. Reage a diferentes tons de voz. Comea a juntar diversos sons quando palra: "ga", "gu". Produz sons para mostrar que est contente ou chateado. O que os pais devem fazer: Falar-lhe particularmente em resposta aos seus sons. Ele comear a ter novas experincias, a comida slida, os brinquedos, o que d aos pais novos temas de conversa. Do 6 ao 9 ms Compreende smbolos. Por exemplo, babete significa comida. Tambm compreende "upa" ou "o pap vem a". Responde ao seu prprio nome e a outros nomes familiares. Levanta os braos para que lhe peguem ao colo. Tenta pronunciar algumas slabas. Consegue imitar.

http://educarpartilhando.blogspot.com/search/label/Aprendizagem http://picasaweb.google.com/greice78

O que os pais devem fazer: Falar pausadamente, dizendo-lhe palavras soltas para que ele aprenda. Continuar a brincar com os sons e a falar das brincadeiras. Do 9 ao 12 ms Compreende brincadeiras como deixar cair e apanhar um boneco. Compreende "d c" e "no". Gosta de canes e compreende a sua rotina diria. Pode dizer as primeiras palavras, provavelmente "mam" ou "pai". O que os pais devem fazer: O discurso dos pais torna-se cada vez mais adaptado ao da criana. Outras pessoas que falem com ela vo tambm obter resposta. Do 12 ao 15 ms Aponta para imagens de coisas que conhece. Conhece partes do corpo, ouve atentamente quem fala com ele. Ri-se de coisas com piada, como expresses faciais engraadas e quedas. Diz 2 ou 3 palavras mas continua a produzir um palavreado rpido e sem sentido. O que os pais devem fazer: Continuar a falar-lhe com palavras novas, fazer-lhe perguntas. medida que a criana ganha mais mobilidade vo surgindo cada vez mais "nos". As conversas vo ter cada vez mais referncias a acontecimentos reais. Do 15 ao 20 ms Reconhece muitos objectos e imagens de objectos. Consegue antecipar o futuro. Comea a compreender "em", "onde", "me". Compreende coisas e acontecimentos da sua vida diria. O seu vocabulrio j inclui 6 a 8 palavras. Pergunta por coisas com uma entoao interrogativa, imitando os pais. O que os pais devem fazer: Falar, falar, falar. Do 20 ao 24 ms Compreende longas frases, reconhece inmeros objectos e imagens. Consegue combinar objectos familiares. Compreende "mais", "aqui" e "agora". Aprecia e segue pequenas histrias. O seu vocabulrio diariamente acrescentado e pode incluir 30 a 60 ou 70 palavras. Agrupa-as em pares de modo a produzir palavras-frases. O que os pais devem fazer: Nesta altura os pais tm muito para escutar. Tero tambm que interpretar muitas palavras para outras pessoas. Do 24 ao 30 ms Maior compreenso de conceitos como "grande", "pequeno", "um", "muitos". Consegue passar uma mensagem. Gosta de histrias e lembra-se de pormenores. Se lhe pedirem sabe nomear as imagens, define onde as coisas esto: "em", "de baixo", "fora", etc. Comea a compreender as relaes de causa e efeito. O vocabulrio comea a ser
http://educarpartilhando.blogspot.com/search/label/Aprendizagem http://picasaweb.google.com/greice78

impossvel de contabilizar: 200 a 400 palavras, muitas delas em curtas frases. Utiliza verbos, plurais e faz perguntas com as palavras "onde", "o qu", etc. O que os pais devem fazer: A conversa agora muito mais equilibrada. A criana j no um aprendiz da linguagem, mas sim um parceiro de conversa. Os pais podem raciocinar com a criana explicando-lhe razes e processos. Nesta altura ela at j consegue seguir a intriga de uma histria ou um programa televisivo com a ajuda dos pais. Do 30 ao 40 ms Compreende as diferenas de tamanhos, lembra-se de acontecimentos e consegue falar deles. Reconhece e corrige imprecises em histrias ou mensagens. Sabe antecipar e verbalizar o que vai fazer a seguir. Consegue memorizar rimas e brincadeiras. O que os pais devem fazer: Os pais j no so as principais pessoas com quem falar. A criana explica coisas a qualquer pessoa e fala com as outras crianas. Ela j uma pessoa com quem se pode conversar.

http://educarpartilhando.blogspot.com/search/label/Aprendizagem http://picasaweb.google.com/greice78

You might also like