You are on page 1of 102

Sistemas de Comutao

Tecnologias

Introduo
A Finalidade de um sistema de comutao a interligao entre dois terminais de assinantes, possibilitando-lhes um caminho para troca de informaes. Os sistemas de comutao so classificados, conforme sua utilizao, em comutao telefnica, comutao de dados, comutao de imagem, etc.

Comutao Telefnica
O caso mais simples: a interligao entre o assinante chamador ( origem da chamada ) e o assinante chamado ( recebe a chamada) seria a interligao fixa entre eles, ou seja, ligao ponto a ponto.

Fig. 1.1 - Ligao ponto a ponto.

Configurao de uma Rede em Ligao Ponto a Ponto


Existe uma limitao, pois medida que o nmero de pontos aumenta, torna-se impossvel fazer ligaes entre eles, vez que sua efetivao seria economicamente invivel. Sendo n o nmero de assinantes a quantidade de conexes fixas seria . n(n 1)
2

Fig. 1.2 - Configurao de uma rede numa ligao ponto a ponto para 5 assinantes.

Utilizao da central de comutao


Cada assinante deve ter a possibilidade de se interligao a qualquer outro, a qual, aps estabelecida, ser mantida sob o controle dos assinantes durante tempo desejado, sendo desfeita em seguida. Assim, necessrio que todos os aparelhos telefnicos estejam ligados a uma central de comutao, responsvel pelas ligaes entre os assinantes.

Fig. 1.3 - Utilizao de uma central de comutao

Funcionalidades da Comutao

Ao invs de ligaes permanentes entre aparelhos de assinantes, feita uma ligao permanente entre cada assinante e um equipamento central, responsvel pela comutao, que tambm realiza, a desconexo no final da conversao. Comutao o conjunto de operaes envolvidas na interligao de circuitos, para o estabelecimento de uma comunicao entre dois assinantes.

Comutao - Conexes Temporrias

Exemplo de Comutao

Telefonia fixa
Todas as conexes entre os assinantes e a central telefnica so realizadas via pares de fios, de forma que cada aparelho telefnico esteja fisicamente interconectado a central telefnica.

Fig. 1.4 - Conexo dos aparelhos telefnicos a uma central telefnica


8

INTEGRAO DA CENTRAL DE COMUTAO COM OUTROS SISTEMAS

Estao de Telecomunicaes com Torre, antenas para transmisso e recepo de sinais 9 e prdio onde esto alojados os equipamentos diversos e a central telefnica

Sistema de Telefonia Mvel


Sistema de telefonia celular: uma central telefnica pode realizar a comutao entre assinantes mveis, ou seja, entre assinantes que no esto fisicamente conectados a central em virtude de estarem em permanente deslocamento.

Fig. 1.5 - Estrutura bsica de um sistema mvel celular

10

Estao Rdio Base

Topo da Torre e antena parablica para conexo com CCC.

Destque ERB instalada em Torre de Concreto e Antenas Setorizadas

11

Caractersticas do Sistema Mvel


Cada regio com um formato terico de uma clula atende a determinado grupo de assinantes mveis que se comunicam via canais de rdio com a Estao Rdio Base (ERB). O nmero de canais para cada clula dimensionado a partir de dados de trfego telefnico. A ERB se comunica com a central telefnica por meios de transmisso existentes tais como cabos, fibras ticas, rdio, etc. A central telefnica responsvel por todas as conexes entre os diversos tipos de chamadas: Assinante mvel para assinante mvel; Assinante mvel para assinante da rede fixa; Assinante da rede fixa para assinante mvel.

12

Estao Rdio Base com Equipamentos de Transmisso e Recepo

Equipamentos de Transmisso e Recepo do Sinal

13

Caractersticas do Sistema Mvel


A CCC possui uma interface programvel para interpretar os diversos eventos que ocorrero quando um assinante com telefone mvel est ativo e utilizando todos os servios telefnicos como se fosse um assinante ligado diretamente a uma central telefnica. A central telefnica de uma importncia mpar em todos os eventos telefnicos, pois atravs dela que so realizados todos os encaminhamentos para as conexes telefnicas.
14

Sistema manual
Caractersticas: O "comutador" era uma mesa onde cada assinante era representado por um jack e uma lmpada. Conexes feitas com cordes ou chaves, interligando os terminais envolvidos em uma chamada.

15

Uma instalao externa de 1909

Foto do Detalhe de uma instalao externa de 1909

16

Comutador manual

Fig. - 1.6 Comutador manual


17

Operadora em Mesa Telefnica - 1919

18

Estabelecimento de uma Chamada Manual


O processo de estabelecimento de uma chamada pode ser resumidamente descrito como: Aviso de identificao; Acende a lmpada do terminal A; Recepo de informao: Telefonista fala com A; Teste de B: Telefonista verifica se B est livre; Sinalizao: Telefonista chama B;
19

Estabelecimento de uma Chamada Manual


Conexo: Telefonista interliga A e B; Superviso: Telefonista acompanha o andamento da ligao; Tarifao: Telefonista registra o trmino da chamada para efeito de cobrana; Liberao: Telefonista desfaz a conexo entre A e B.

20

Sistema Manual So Paulo 1950

21

Desvantagens
Com o crescimento da demanda apareceram os troncos entre mesas distintas, comeou a haver necessidade de mais de uma telefonista participando do processo de conexo: Mtodo lento; Caro,considerando-se o tempo das telefonistas; Sem garantia de sigilo.

22

Quanto forma de alimentao


Equipamento manual de bateria local - A alimentao da linha feita atravs de uma bateria localizada no prprio aparelho do assinante. Para sinalizar na mesa operadora o aparelho emprega o princpio do magneto, que consiste no uso de uma manivela que ao ser acionada, gera uma corrente alternada que induzida num dispositivo que permite a operadora identificar a solicitao da chamada. Equipamento manual de bateria central - A mesa telefnica possui bateria central que serve para alimentar todos os aparelhos telefnicos que estejam a ela conectadas. A sinalizao operadora realizada no momento em que o assinante retira o fone do gancho, quando o circuito correspondente ao assinante fechado, acendendo a lmpada indicativa na mesa da operadora.
23

Equipamento de Alimentao Central

24

Automao dos sistemas de comutao


Destinada a substituir os sistemas manuais, a automao baseava-se no princpio de possveis erros que poderiam ser cometidos pela operadora, alm da prpria limitao para uma possvel expanso do nmero de assinantes, associado vantagem do carter sigiloso da conversao. No equipamento automtico, mecanismos eletromecnicos, eletromagnticos ou eletrnicos encarregam-se da conexo entre os dois terminais. Estes dispositivos so conhecidos como "seletores" ou "comutadores substituem a ligao efetuada pela operadora.
25

Classificao do Sistemas Automticos

Os sistemas automticos so divididos em: Sistemas automticos de comando direto; Sistemas automticos de comando indireto; Sistemas automticos de controle comum.

26

Sistemas automticos de comando direto


Principais caractersticas: Os rgos de seleo (seletores) so comandados diretamente pelos pulsos do disco do aparelho telefnico; O nmero de estgios de seleo est diretamente relacionado com o esquema de numerao; Impossibilidade de estabelecer grandes grupos de troncos com acessibilidade razovel;

27

Comutao por comando direto


Os primeiros sistemas de comutao utilizavam esse tipo de comutador com movimentos de elevao e giro em torno de um eixo vertical. O primeiro comutador automtico, criado por Almon Strowger, que devido as caractersticas de funcionamento ficou conhecido como sistema "passo a passo" ou "step by step".

Figura 1.7 - Princpio da comutao por comando direto


28

Seletor Automtico Strowger

Foto do Seletor Automtico Strowger original, patenteado em 1981 .

29

Seletor Automtico Strowger de 2 Movimentos

Foto do Seletor Automtico Strowger de dois Movimentos

30

Comutao por Comando Indireto


A principal diferena entre este sistema e o de comando direto consiste no fato que os impulsos do disco no tm deciso direta sobre os comutadores, permanecendo armazenados em rgos de controle chamados de registradores, os quais, com auxlio de rgos auxiliares denominados tradutores, tm capacidade de analisar os algarismos e comandar os seletores para estabelecer as interligaes. O tradutor um rgo programvel, com lgica cabeada que possibilita o encaminhamento das rotas.

31

Comando indireto utilizando registrador e tradutor

Fig. 1.8 - Sistema de comando indireto utilizando registrador e tradutor


32

Sistemas de controle comum


So os sistemas caracterizados por uma separao ntida entre a rede de conexo (ou comutao) e os rgos de controle. Os seletores so totalmente comandados por meio do equipamento de controle, sendo a ligao estabelecida simultaneamente atravs dos estgios de seleo.

33

Sistemas de controle comum


Central analgica automtica Tipo NC 400, com mecanismos letromecnicos, eletromagnticos ou eletrnicos como "seletores" ou "comutadores tipo Crossbar, com Capacidade para 10.000 Terminais, Fabricao NEC

34

Vantagens do comando indireto


A operao do seletor, sob o controle do registrador, no mais depende da velocidade ou de outras limitaes impostas pela discagem executada pelo assinante; Modificaes que envolverem a rede de comutao repercutem apenas na lgica cabeada do tradutor, no implicando em maiores conseqncias para o assinante; Facilidade de encaminhamento a estaes trnsito ou Tandem. Qualquer prefixo pode ser facilmente encaminhado as centrais trnsitos, pois esses prefixos encontram-se armazenados nos rgos programveis, como os tradutores, que fazem encaminhamento para cada um dos tipos de chamadas; Comea a existir uma separao ntida entre as funes de conexo ( comutao ) e as funes de controle. 35

Conceito de CPA
Desenvolvida em 1965 pela BeIl System a central telefnica eletrnica (ESS-l) alterou a concepo arquitetnica de uma central telefnica. Todos os rgos programveis existentes, tais como registradores, tradutores e marcadores, foram substitudos pelo computador. O conceito de Controle por Programa Armazenado (CPA) significa que as funes anteriormente realizadas pelos diversos rgos de controle existentes nas centrais convencionais tornaram-se programveis pelo computador Possibilitou a implementao de outros servios de assinantes que de difcil execuo nao lgica cabeada, ou seja, necessidade de se realizar conexo fsica entre os contatos dos diversos rels responsveis pelos encaminhamentos das chamadas telefnicas. 36

Conceito de CPA
O computador responsvel pelo controle tem uma funo importante visto que todas as aes desempenhadas pela central so centralizadas no computador, surgindo da a concepo de controle centralizado. Posteriormente, j na dcada de 70, com o desenvolvimento dos microprocessadores um novo passo foi dado, surgindo o conceito de controle descentralizado ou distribudo. O controle comum em uma central pode ser de 2 tipos: Controle centralizado; Controle descentralizado ou distribudo.
37

Controle centralizado
O controle centralizado est baseado no princpio de que um computador de grande porte dedicado, com elevada capacidade de tratamento de chamadas telefnicas e elevada confiabilidade do software residente o responsvel pela operao da central telefnica.

Fig. 1.9 - Sistema por controle centralizado

38

Controle Centralizado
Na matriz de comutao necessrio prover pontos de comutao para voz e para mensagens de sinalizao, visto que todos os eventos telefnicos tm que passar pelo computador centralizado e, todas as mensagens entre os rgos da periferia (assinantes, troncos, etc.) necessitam ponto de comutao com o computador para que sejam realizados os encaminhamentos das chamadas telefnicas. De forma a garantir alta confiabilidade ao sistema, o computador duplicado e normalmente trabalha em 2 modos: Duplex; Partio de carga (load sharing).
39

Modo Duplex
Neste caso, ambas CPU esto on line e operando simultaneamente. Normalmente uma CPU designada como ativa e a outra em reserva ativa (hot standby), porm os dois processadores recebem as mesmas mensagens de sinalizao e executam a mesma seqncia de instrues conforme o programa armazenado. Os mdulos perifricos (assinantes, troncos) tm seu processador local que atuam no tratamento dos principais eventos telefnicos, ficando ao processador central a responsabilidade de realizar o processamento do encaminhamento das chamadas alm da manuteno do sistema. Por confiabilidade necessria tambm a duplicao do mdulo de comutao.

40

Trocas de Mensagens

Fig. 1.10 - Mensagem entre um processador perifrico e as UCPs no caso de duplex .


41

Modo Partio de Carga


sistemas centralizados que trabalham no modo de partio de carga tambm mantm duas CPUs e atuam da seguinte forma: Cada CPU tem acesso a todos perifricos telefnicos; Cada processador (CPU) opera, alternadamente, sobre a periferia da central; Para manter atualizados os mapas de memria dos processadores, eles enviam mutuamente mensagens; A carga partilhada entre os dois processadores, isto , cada um escoa metade do trfego.
42

Modo Partio de Carga

Fig. 4.11 - Sistema de controle centralizado no modo de partio de carga

43

Controle distribudo ou descentralizado


O utilizao do microprocessador possibilitou o desenvolvimento de um sistema completamente distribudo, onde as funes de controle so providas por microprocessadores atuando em pequenos grupos de circuitos terminais (assinantes, troncos, etc.). A comunicao entre os diversos processadores realizada atravs de uma rede independente de comutao de pacotes, liberando o mdulo de comutao para comutao de circuitos. O controle distribudo adotado nas centrais Trpico R/RA e outros fabricantes.A Motorola adota nos sistemas EMX2500/EMX5000 caractersticas semelhantes, porm com filosofia sistmica com algumas particularidades, especialmente no que se refere confiabilidade dos microprocessadores.
44

Sistema de controle descentralizado

Fig. 1.12 - Sistema de controle descentralizado


45

Sistema de Comutao CPAT

Central EWSD fabricao Siemens - Capacidade 100.000 terminais

46

Vantagens controle distribudo


Software mais simples,a cada processador efetuar somente determinada tarefa, por exemplo, o controlador de assinantes s trata eventos dos assinantes (fone fora do gancho, discagem, etc.); Devido ao item anterior, podem-se empregar processadores existentes no mercado; Ocorrncia de falha em um processador s afeta um pequeno nmero de terminais; No h necessidade de duplicao dos controladores; No h necessidade de se utilizar pontos da matriz de comutao para transmitir dados de sinalizao como em alguns sistemas centralizados existentes.
47

Estgios de seleo
Na regio em que esto entrando os terminais de assinantes, apenas uma porcentagem deles teria condies de realizar a chamada. Estatisticamente no h possibilidade de todos os assinantes, em um determinado momento, realizarem chamadas simultneas conforme j foi dito anteriormente. Assim a regio de concentrao, como o prprio nome indica, apresenta um nmero total de entradas bem superiores ao nmero total de sadas. Este estgio normalmente conhecido como "pr-seleo. O estgio de expanso, o responsvel pelo encaminhamento das chamadas a um determinado assinante sendo, portanto, o inverso do estgio de concentrao.

48

Estgios de seleo
O estgio de distribuio tem a finalidade de encaminhar o trfego proveniente de uma determinada entrada a um determinado grupo de sadas, sem envolver nenhuma concentrao. Nele o nmero de entradas igual ao nmero de sadas. O estgio de concentrao e expanso correspondem aos mdulos de terminais de assinantes enquanto que o estgio de distribuio corresponde ao mdulo de comutao. No exemplo a seguir configurou-se um grupo de 1.000 terminais de assinantes, distribudos em 10 grupos de 100 assinantes. Devido relao de concentrao ser de 10%, apenas 10 assinantes de cada grupo teriam meios para a realizao de uma chamada.
49

Estgios de seleo
Na central telefnica necessrio prover interfaces apropriadas para sua conexo com outras centrais, ou seja, junes para os troncos de entrada e de sada. No deve haver nenhuma restrio, todo o trfego de entrada deve chegar na matriz de comutao e da acessar a quaisquer dos grupos de assinantes, assim como as chamadas originadas pelos diversos grupos de assinantes, quando for uma chamada com destino a uma outra central, tem que acessar o grupo de troncos para aquela direo (rota). Uma matriz de comutao que opere dessa forma, permite a acessibilidade a todos os grupos, no fazendo nenhuma restrio de acesso, dita uma matriz no bloqueante. A funo Trnsito/Tandem realizada,quando em uma chamada, um dos troncos de entrada est conectado a um outro tronco de sada atravs da matriz de comutao. 50

Distribuio dos Estgios de seleo

Fig. 1.13 - Distribuio dos 3 estgios de seleo em uma central telefnica

51

Classificao dos sistemas telefnicos quanto rede de comutao


Sob o aspecto da rede de conversao (comutao) as centrais telefnicas podem ser classificadas em um dos seguintes tipos: Sistemas de comutao espacial; Sistemas de comutao temporal.

52

Sistemas de comutao espacial

Um sistema de comutao convencional, tipo eletromecnico ou semi-eletrnico, utiliza para a ligao entre o assinante chamador e o chmamado, um caminho fsico individual e especfico para cada ligao, de modo que as ligaes so estabelecidas por caminhos fisicamente separados, ou seja, por circuitos espacialmente diferentes. Tipo de comutao para a cadeia de conversao utilizada pela telefonia clssica, em que o equipamento de comutao estabelece um caminho fsico, bem definido no espao, durante todo o tempo da chamada.
53

Sistema de Comutao Espacial


Este tipo de comutador possui os pontos de conexes em linhas e colunas, em forma de uma matriz, possibilitando que as informaes, geralmente digitais, provenientes dos enlaces de entrada (linhas horizontais alcancem qualquer sada (linhas verticais), atravs de um dos contatos livres, existentes nos cruzamentos das linhas com as colunas.

Fig. 1.4 - Comutador espacial.


54

Princpio do Seletor Crossbar


Um Seletor Crossbar essencialmente uma matriz de comutao espacial, na qual a ligao entre uma determinada entrada e uma determinada sada estabelecida atravs de um grupo de contatos especficos que depende unicamente do cruzamento ou interao entre dois pontos para realizar a conexo. Uma chamada originada em uma determinada entrada H poder ser comutada para quaisquer das sadas V dependendo unicamente do ponto de contato que estaria acionado sob o comando de um controlador que no est ilustrado no desenho.

55

Matriz de 5 entradas e 5 sadas

Fig. 1.14 - Matriz de cinco entradas e cinco sadas


56

Seletor de Comutao Crossbar

Foto do Seletor de Comutao Crossbar .


57

Sistema de Comutao Espacial

Fig. 1.15 - Diagrama simplificado de uma central do tipo espacial.

58

Sistema de Comutao Espacial


Para que a realizao de uma conexo seja possvel so necessrios rgos de controle, que definam para cada linha a conexo necessria. Observe que, para quatro assinantes, so necessrios doze pontos de conexo na matriz de comutao do tipo espacial.

As centrais que utilizam comutadores barras cruzadas (crossbar) tais como ARF, PC-1OOO, NC-400 so definidas como sistema de comutao espacial..
59

Sistemas de comutao temporal


Nesta comutao necessrio que o sinal de voz analgico esteja completamente transformado em digital, visto que se trata de uma comutao que realizada entre canais PCM no tempo. Para comutao entre canais diferentes torna-se obrigatrio a existncia de uma memria onde so armazenados os dados dos canais do enlace de entrada. Esses dados so em seguida lidos, sob controle de uma Memria de Controle que indica a cada tempo de canal qual ser o endereo que ser lido para os canais de sada.

60

Comutao de Canais
Exemplo de comutao de canais

61

Comutao Temporal
As informaes armazenadas na memria de dados so mudadas a cada tempo de amostragem, isto , a cada 125 microssegundos, porm as informaes armazenadas na memria de controle permanecem enquanto durar cada uma das conversaes alocadas nos respectivos canais.

Fig. 1.15 Princpio da comutao temporal.

62

Comutao Temporal - Espacial


O comutador espacial-temporal transfere as informaes de um enlace PCM para outro enlace PCM (estgio espacial) e de um ITC de um enlace PCM, para outro ITC deste enlace PCM. Os assinantes da central de comutao espacial-temporal so interligados central atravs de uma interface, onde os assinantes so concentrados e multiplexados de forma digital (PCM). A quantidade de terminais de assinantes bem maior do que o nmero de enlaces PCM que saem desta interface para a matriz de comutao temporal-espacial, e da a necessidade do concentrador de terminais de assinantes. Os enlaces referentes aos juntores de entroncamento so apenas multiplexados na central de comutao digital, portanto, sem probabilidade de existir bloqueio de trfego nestes enlaces, devido central de comutao temporal-espacial.

63

Comutao Temporal - Espacial

Fig. 1.18 - Exemplo de comutao do tipo espacial-temporal.

64

Classificao em relao tecnologia dos componentes

Sistemas eletromecnicos; Sistemas semi-eletrnicos; Sistemas eletrnicos.

65

Sistemas eletromecnicos

Caracterizam-se pelo fato de que tanto a cadeia de conversao como o equipamento de controle, so constitudos basicamente de componentes eletromecnicos, tais como rels, seletores, etc.

66

Sistemas semi-eletrnicos
Caracterizam-se pelo fato de que o equipamento de controle utiliza basicamente componentes eletrnicos, enquanto que a rede de conversao utiliza dispositivos eletromecnicos, tais como, seletores (normais ou miniaturas), rels com contatos encapsulados (rels tipo reed), etc. Esto englobados neste tipo, as centrais CPAs (Controle a Programa Armazenado), onde o controle realizado por processadores enquanto que a rede de conversao (comutao) realizada por seletores. para que haja compatibilizao com o espao fsico so utilizados, , mini-seletores ou ento rels encapsulados.

67

Sistemas eletrnicos

Caracterizam-se como sistemas de comutao em que a cadeia de conversao e os rgos de controle, utilizam basicamente componentes eletrnicos.

68

Digitalizao do sinal de voz


Como as centrais CPA processam os sinais de uma forma totalmente digital, tem-se algumas etapas para a transformao do sinal de voz, que tem uma forma analgica, para a forma digital. Cada terminal de assinante possui, no respectivo terminal da central telefnica, um conversor do sinal da forma analgica para a digital.

69 Figura 1.16 - Converso do sinal analgico para digital e vice-versa

Converso do sinal analgico para digital


Aps passar pela matriz de comutao (MACO) na forma digital, o sinal convertido novamente para a forma analgica, agora, j no terminal do assinante B. O sinal de voz, constitudo de ondas que ser propagam no ar provocando vibraes de suas molculas. Essas ondas tm caractersticas peridicas e podem ser decompostas em uma srie de sinais senoidais denominados de harmnicos. Assim, o sinal aqui analisado ser tratado como um sinal senoidal. A digitalizao um processo pelo qual o sinal analgico representado por uma modulao de pulsos codificados (PCM).

70

Etapas de Digitalizao do Sinal


As principais etapas para a digitalizao do sinal analgico so: Amostragem; Quantizao; Codificao.

71

Amostragem
Shanon demonstrou que um sinal analgico pode ser reconstitudo desde que sejam retiradas as amostras em tempos regularmente espaadas. Harry Nyquist provou que se for retirada amostras de um sinal a uma freqncia de pelo menos duas vezes a maior freqncia desse sinal, possvel reconstitu-lo novamente na recepo. Em telefonia, o canal de voz de 4 KHz, assim, basta que se retirem amostras a uma freqncia de 8 KHz para que o sinal seja reconstitudo. As fases da amostragem do sinal esto representadas a seguir, resultam em amostras PAM que ainda uma representao analgica do sinal. A prxima etapa ser o processo de quantizao que estabelece um nvel para o sinal PAM, possibilitando a sua codificao em valor binrio. 72

Amostragem do sinal analgico

Fig. 1.17 Processo e amostragem do sinal analgico

73

Quantizao
O processo de quantizao corresponde ao estabelecimento de nveis discretos para os pulsos PAM. Este processo tanto mais preciso quanto maior o nmero de nveis estabelecidos. De qualquer maneira, a quantizao introduz um erro (rudo de quantizao). Estes nveis so padronizados em 28 = 256 intervalos de quantizao. Para esse nmero de nveis o rudo de quantizao pode ser considerado desprezvel.

74

Codificao
A cada um dos intervalos de quantizao associado uma palavra de 8 bits. Desta maneira a cada pulso est sendo associado um cdigo de 8 bits que identifica o nvel discreto mais prximo da amplitude desse pulso. Como resultado desse processo resulta um canal de 64Kbps, resultado da digitalizao do canal de voz analgico de 4kHz. 8.000 amostras x 8 bits = 64kbps segundo amostra

75

Quantificao e Codificao do Sinal


A figura ilustra um exemplo de quantizao e codificao para um sistema com 8 nveis de quantizao (4 positivos e 4 negativos) em cdigos de 4 bits em cada amostra.

Fig. 1.18 - Quantificao e codificao do sinal


76

Quantificao e Codificao
As funes de quantizao e codificao so executadas por um dispositivo conhecido como Conversor Analgico/Digital que transforma os pulsos PAM em palavras digitais de 8 bits completando assim o processo de modulao por pulsos codificados (PCM). Uma vez transmitido o sinal digital, necessrio transform-lo em um sinal analgico no destino. Um processo inverso tem lugar, no outro extremo da linha para se reconstituir o sinal original.Este processo conta com a participao de um Conversor Digital/Analgico. Na amostragem, com retirada de 8.000 amostras por segundo, resulta o tempo decorrido entre duas amostras sucessivas do mesmo sinal de l25 s. Nesse perodo de 125 s possvel transmitir amostras de outros sinais, possibilitando no mesmo 77 perodo amostras de vrios sinais diferentes.

Intervalo entre amostras consecutivas


Este processo, conhecido como multiplexao, resultou em dois padres de combinao de vrios canais de 64 Kbps em um nico feixe de bits de maior velocidade, o TDM (Time Division Multiplex).

Fig. 1.19 - Intervalo entre amostras consecutivas


78

Padres
Os padres estabelecidos so: Padro Europeu - associa 32 canais de 64 Kbps em um feixe de 2,048 Mbps, ou simplesmente 2 Mbps, conhecido como El. Dos 32 canais assim obtidos, 30 so utilizados para voz e 2 para controle. Quando se fala em interconexo a 2 Mbps ou por um canal E1, so subentendidos 30 canais de voz. O padro Europeu foi adotado no Brasil. Padro Americano - associa 24 canais de 64 Kbps em um feixe de 1,544 Mbps, ou simplesmente 1,5 Mbps conhecido como T1.
79

Sistema de Energia, Climatizao e Aterramento

O sistema de energia, associado s centrais telefnicas e aos equipamentos de telecomunicaes, fornece o suprimento de energia para o funcionamento dos equipamentos dentro das caractersticas exigidas e deve ter uma confiabilidade muito grande para no comprometer a confiabilidade global do sistema de telecomunicaes associado.

Para atender a esses objetivos, desejvel que o sistema tenha um percentual de falhas pelo menos de uma ordem de grandeza menor do que a dos equipamentos de telecomunicaes.

80

Sistema de Energia e Aterramento

Antes das implantaes ou expanses de equipamentos em plantas existentes, deve-se checar se o sistema de energia possui margem suficiente para alimentar os novos equipamentos.

Em caso negativo, o sistema de energia deve ser expandido para suportar essa carga extra devido entrada desses equipamentos ou sistemas.

81

Dimensionamento dos Equipamentos

O dimensionamento do sistema de energia e o aterramento so normalmente de responsabilidade da rea de infra estrutura. Este dimensionamento realizado em funo dos parmetros de energia dos equipamentos, como o consumo de cada quipamento, variao de tenso permitida, valor de ripple, etc.
82

Sistema de Energia para Equipamentos Rdio e Centrais Telefnicas


A maioria dos equipamentos utiliza alimentao DC. Os valores mais comuns das tenses DC utilizadas so:
-48 Vcc -24 Vcc +24 Vcc

Alguns equipamentos compactos possuem no bastidor ou no rack unidades retificadoras que transformam a alimentao AC em DC, dispensando nestes casos fontes externas. Na maioria das estaes, os equipamentos rdio compartilham o sistema de energia com outros equipamentos instalados na mesma planta, como o Multiplex, Sistemas de Gerncia e outros, exceto em estaes repetidoras de rdio.

83

Sistema de Energia para Equipamentos de Rdio e Centrais Telefnicas


A composio do sistema de energia varia muito em funo das caractersticas da estao. Os sistemas rdio de longa distncia utilizam, muitas vezes, estaes repetidoras situadas em localidades de difcil acesso e em certos casos sem disponibilidade de energia AC. Nestes casos, devem ser providos de GMG (grupo motor gerador) ou baterias solares, dependendo do valor do consumo dos equipamentos e outros aspectos tcnico - econmicos. Nas estaes no atendidas, os sistemas de proteo como as baterias devem autonomia maior do que nas estaes atendidas.

84

Principais Componentes do Sistema de Energia


USCA - um selecionador e tambm uma unidade de superviso de corrente alternada. Na falta de energia comercial, a USCA automaticamente aciona o GMG, e essa tenso enviada ao retificador que converte C.A. em C.C. e envia ao banco de baterias. A prioridade da tenso para o retificador a energia comercial. Na falta de energia comercial a USCA aciona GMG e na volta dela desliga o GMG. Havendo falha no acionamento do GMG, a carga assumida nica e exclusivamente pelo banco de baterias cuja autonomia depende do projeto do banco.

85

USCA

Unidade de Superviso de Corrente Alternada

86

Principais Componentes do Sistema de Energia


GMG Grupo Motor Gerador Normalmente utilizado em grandes estaes, em que existe a necessidade de manter no somente a energia CC como a AC, alm da importncia da estao na rede.Opera na falta de energia externa, alimentando as unidades retificadoras, alm de prover energia AC para equipamentos essenciais. USCC A unidade de superviso de corrente contnua controla a atuao das unidades retificadoras, como tenso de sada e corrente, entre outros parmetros, para os consumidores e o banco de baterias. A unidade retificadora tem tenso e corrente constantes, e tem a finalidade de transformar a energia CA vinda da rede externa ou do GMG em energia CC compatvel com a bateria e consumidor. 87

Grupo Moto Gerador Abrigado

Visualizao de um GMG diesel tpico Abrigado.

88

GMG Abrigado de Grande Porte

89

Grupo Moto Gerador em Conteiner

90

USCC

Unidade deSuperviso de Corrente Alternada

91

URS

Unidade Retificadoras

92

Principais Componentes do Sistema de Energia


Em condies normais, a bateria permanece em flutuao pelo retificador. A corrente para o consumidor provm do retificador. Ocorrendo falha de CA e caso no haja GMG, o retificador deixa de operar, e a corrente para o consumidor passa a ser fornecida pelo banco de baterias. Ao voltar a energia comercial, a corrente para o consumidor volta a ser fornecida pelo retificador e o banco de baterias carregado em regime de flutuao.

93

Principais Componentes do Sistema de Energia


Banco de Baterias Os bancos de baterias trabalham em regime de flutuao e so os responsveis pela alimentao dos equipamentos da estao na falta de energia. Toda alimentao DC da estao est conectada a esses bancos que diferem em tamanho, dependendo do tempo de autonomia requerido em cada projeto. Existem ainda em vrias estaes baterias do tipo chumbo cido, que precisam de manuteno preventiva. J nas novas estaes so utilizadas as do tipo selada que dispensam esta atividade.
94

Principais Componentes do Sistema de Energia

Banco de Baterias

95

Principais Componentes do Sistema de Energia


Distribuidor Intermedirio (QDCC, QDF, PDB, etc.)
Quadro de distribuio de corrente contnua Quadro de distribuio de fora Power Distribution Board Os distribuidores so sistemas que visam facilitar a instalao e manuteno dos equipamentos, alm de organizar a distribuio de energia entre eles. Existem vrios modelos e tipos de distribuidores, mas todos seguem o mesmo padro, variando apenas a capacidade em ampres e a quantidade de disjuntores. O distribuidor conectado ao retificador e banco de baterias, e nele so instalados vrios disjuntores que podem ser de capacidades iguais ou no, e a partir de cada disjuntor alimentado um determinado equipamento.
96

Configurao Sistema de Alimentao

Fig.1.23 Diagrama do Sistema de Alimentao de Energia da Central

97

Sistema de Alimentao DC

98

Principais Componentes do Sistema de Energia


Bateria Solar Os sistemas de alimentao a partir de clulas fotovoltaicas so ainda minoria nas estaes de telecomunicaes. Devido ao seu custo elevado, a energia solar usada em casos em que no possvel viabilizar o suprimento de energia por meios convencionais.

99

Sistema de Aterramento
O assunto aterramento um tanto polemico, haja vista que no existe um consenso da melhor forma de aterramento para uma estao ou equipamento. Cada fabricante ou mesmo cada operadora tem um modelo prprio de sistema de aterramento, portanto nossa abordagem ser de forma genrica, apresentando uma idia geral sobre o assunto. As caractersticas e a eficcia dos aterramentos devem satisfazer as prescries de segurana das pessoas e funcionais da instalao. Os objetivos do aterramento so: Proteger os usurios; Proteger os equipamentos; Eliminar fontes de distrbios e interferncias eltricas.

100

Sistema de Aterramento
O sistema areo deve ser aterrado malha de terra da estao, observando sempre a recomendao do fabricante do sistema areo, alm das normas da operadora em que se est instalando o equipamento. A Andrew recomenda que seja instalado um aterramento no topo da torre e outro no incio da subida do guia de onda na torre, e em intervalos de 60 metros se for o caso. Vale ressaltar que para instalao de equipamentos em ambiente externo, que usam o mesmo cabo (cabo coaxial) para transmitir sinal (FI) e alimentao juntos, deve ser consultado o manual do fabricante do equipamento para verificar a possibilidade ou no de fazer aterramento nesse cabo. Alguns fabricantes, segundo suas normas, no aterram o cabo coaxial ao passo que outros exigem o aterramento, mas todos aterram o equipamento em ambientes externos. Os equipamentos internos so aterrados na malha da estao, sendo que em alguns casos utilizado o aterramento lgico (ou digital), dependendo do fabricante ou operadora.
101

Sistema de Climatizao

102

You might also like