You are on page 1of 2

Fundao Centro de Cincias e Educao Superior a Distncia do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educao Superior a Distncia do Estado do Rio

de Janeiro

AP1 Introduo Informtica 2009/1


Nome: Plo:
Identifique a Prova, colocando Nome, Matrcula e Plo.

Matrcula: Data:
expressamente proibido o uso de corretivo nas respostas. Inclua suas respostas apenas nos espaos indicados em cada questo da sua Prova. No utilize folha de resposta. As respostas devero ser respondidas caneta.

Para que voc fique devidamente informado a respeito do curso de Introduo Informtica e tenha um bom aproveitamento nos seus estudos essencial que voc leia atentamente o Guia da Disciplina, nele voc aprender, dentre outras coisas, que o clculo das mdias de Introduo Informtica diferente do clculo das mdias das demais disciplinas. Para acessar o Guia da Disciplina de Introduo Informtica voc precisa acessar a Plataforma CEDERJ ou a plataforma LANTE. Questo 1 [2,5 pt] Analise as afirmativas abaixo, em seguida, marque V para verdadeiro e F para falso. ( V ) Pode-se entrar na Plataforma CEDERJ atravs do endereo www.cederj.edu.br, e na Plataforma Lante atravs do endereo www.lante.uff.br/info. ( F ) Para acessar a Plataforma CEDERJ ou a Plataforma LANTE preciso estar conectado Internet e usar um programa para navegao conhecido por provedor de acesso. ( V ) Na Plataforma CEDERJ possvel deixar mensagens, atravs do ambiente chamado Sala de Tutoria, para os tutores lerem e responderem. ( F ) Atravs da plataforma CEDERJ voc acessa suas notas atravs do link Informaes Acadmicas. ( F ) No possvel trocar sua senha na plataforma CEDERJ. Questo 2 [0,5 pt] As seguintes afirmativas concernentes s funes dos sistemas operacionais esto corretas, exceto: a) ( ) gerenciar recursos para os softwares aplicativos. b) (X) produzir documentos, planilhas e arquivos de apresentao. c) ( ) prover interface com o usurio. d) ( ) gerenciar os recursos do computador tais como impressoras, memrias e perifricos, para os diversos programas. Resposta: Letra B. Estas funes so de aplicativos, como BrOffice.org e Microsoft Office. Questo 3 [0,5 pt] As seguintes afirmativas concernentes ao gerenciamento de arquivos esto corretas, exceto: a) (X) os gerenciadores de arquivos administram o armazenamento das informaes de acordo com a disponibilidade da memria RAM . b) ( ) os gerenciadores de arquivos normalmente oferecem recursos para copiar, mover, renomear e excluir arquivos e pastas ou diretrios. c) ( ) os gerenciadores de arquivos tm programas utilitrios que permitem que os arquivos sejam organizados de forma hierrquica e organizada na memria secundria. d) ( ) um diretrio uma rea identificada de armazenamento que pode conter arquivos e outros diretrios. Resposta: Letra A. Os gerenciadores de arquivos administram o armazenamento de informaes em memria secundria e no na memria RAM que uma memria primria.

Fundao Centro de Cincias e Educao Superior a Distncia do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educao Superior a Distncia do Estado do Rio de Janeiro

Questo 4 [1,0 pt] O que o Linux ? Qual a sua funo? R. um sistema operacional. O sistema operacional o software que controla a alocao e uso dos recursos de hardware, como as memrias, a unidade central de processamento (CPU) e os perifricos. Outra funo do sistema operacional o gerenciamento dos programas que esto sendo executados. Questo 5 [1,0 pt] Qual a diferena entre freeware e shareware. Freeware: software proprietrio que disponibilizado gratuitamente, mas no pode ser modificado. Shareware: o software disponibilizado gratuitamente por um perodo de tempo ou com algumas funes abertas, mas que implica no posterior pagamento pela sua licena.

Questo 6 [4,5 pt] Observe a imagem do BrOffice.org representada abaixo e, a partir dela, responda as perguntas que se seguem:

6.1. [0,5 pt] O que significa o valor 10 na imagem? R. tamanho da fonte na posio corrente do texto ou de um texto selecionado. 6.2. [0,5 pt] Qual a funo do cone ? R. alterar a cor de um texto selecionado. 6.3 [0,5 pt] Qual tipo de alinhamento de texto est selecionado? R. alinhado esquerda. 6.4. [0,5 pt] Qual o nome da fonte que esta sendo utilizada no texto? R. Verdana. 6.5. [0,5 pt] Qual a funo dos seguintes cones ? R. desfazer (seta para esquerda) e refazer (seta para direita, quando ativa). 6.6. [1,0 pt] Cite quatro formatos de arquivo (extenses) possveis de serem gerados no Br.Office.org? R ods para planilhas odp para apresentaes odt para documentos (processador de texto) odg para desenhos odb para banco de dados odf para equaes matemticas Formatos do Microsoft Office como: doc, xls,.. Tambm possvel criar arquivos em formatos PDF, HTML entre outros. 6.7. [0,5 pt] Em qual item da barra de menu possvel encontrar opes para definir as margens da pgina? R. Formatar 6.8. [0,5 pt] Em todos os aplicativos do Br.Office.org, no menu Arquivo, existem as opes Salvar e Salvar como, qual a diferena entre elas? R A opo Salvar grava as modificaes no documento corrente, enquanto que a opo Salvar como solicita um nome de arquivo para gravar o documento com as modificaes.

You might also like