You are on page 1of 5

Contedo do curso

Convenes
Para localizar rapidamente os diferentes pontos desenvolvidos atravs dos Mdulos, foi realizado um desenho de grficos que sero referncia para cada tema. Desta forma o participante poder localizar cada contedo sem realizar um esforo extra na busca e aproveitando ao mximo o tempo dedicado ao estudo de cada uma dos Mdulos apresentados. Na tabela a seguir pode ser visto cada grfico e o seu significado: Conveno Descrio Objetivos So as metas propostas pelo curso ou mdulo.

Conceitos chave o contedo que, pela sua relevncia de significado, prope definies, descries ou informaes s quais o participante deve prestar ateno especial.

Riscos Qualquer situao que ameaa o sucesso do projeto em geral ou afeta a capacidade da equipe de trabalho. Um problema que no aconteceu, mas que poderia causar prejuzos ou ameaar o sucesso do projeto, acontece. (Wiegers, 1998) Exemplos So situaes conceituais, reais ou hipotticas de aplicao dos conceitos tratados e seu propsito apoiar a compreenso dos conceitos ao associ-los com possveis formas de aplicao ou de interpretar aquelas propostas.

Pgina 1 de 5

Conveno

Descrio Estudo de Caso Exemplo desenvolvido detalhadamente ao longo do curso. Ao finalizar o curso, o participante poder reunir estas sees e ter um exemplo de desenvolvimento completo.

Estatsticas So dados quantitativos provenientes de estudos realizados por fontes confiveis que permitem dimensionar a importncia dos sistemas de BI. Da mesma forma que os Exemplos e as Perguntas de reflexo, mostram a associao do contedo conceitual com ambientes de aplicao de aprendizagem. Perguntas de Reflexo So formulaes que servem como guia para controlar o desenvolvimento do projeto. No final do ltimo Mdulo estas perguntas esto reunidas formando um Check List. Lies aprendidas So frases ou afirmaes no final de cada captulo que sintetizam o que o participante deve ter aprendido e permitem explicar a informao chave.

Diagramas, esquemas, fotografias, tabelas, negritos e cor nas fontes

So recursos que facilitam a leitura e a compreenso pois destacam, organizam, classificam, hierarquizam, ilustram e/ou representam o contedo com o propsito de facilitar a interao do participante com o curso.

Pgina 2 de 5

Objetivos
Esta Academia tem por objetivo fornecer os conceitos tericos necessrios de Business Intelligence, proporcionando aos profissionais de TI uma base consistente para adquirir posteriormente os conhecimentos mais avanados desta tecnologia. No final do curso o profissional ter os conhecimentos suficientes para compreender o que Business Intelligence, sua necessidade, utilidade, seu desenvolvimento e implementao. Ela direcionada aos profissionais que trabalham com bancos de dados, bem como estudantes e profissionais de TI que desejam saber mais sobre o funcionamento e os benefcios de se implantar uma soluo de Business Intelligence.

Contedo
Os seguintes Mdulos e Temas sero desenvolvidos ao longo do curso, atendendo s expectativas propostas nos objetivos que o aluno dever atingir ao longo desta proposta educacional.

Mdulo 1. O que Business Intelligence?


No Mdulo 1 ser apresentado, de forma introdutria, o conceito de Business Intelligence, revendo o que significa contar com uma soluo de BI, sua potencialidade na tomada de decises e por que atualmente as empresas apostam nisso.

Mdulo 2. Definindo Solues OLAP


No Mdulo 2 sero recordados os conceitos bsicos de um sistema OLTP com seus exemplos, explicando a seguir um sistema OLAP. Sero mencionadas e explicadas as caractersticas de um Data Warehouse junto com seus componentes. Sero tratados tambm os dados de origem que alimentam o Data Warehouse e como eles comeam a se transformar em informaes de negcios. No final do Mdulo sero vistos alguns dos possveis processos de seleo e transformao de dados (ETL) que permitem alimentar as tabelas auxiliares que suportaro a estrutura multidimensional.

Mdulo 3. Desenhando uma soluo OLAP


No Mdulo 3 ser descrito o esquema da base que formar o plano sobre o qual ser edificada a estrutura multidimensional (cubo) e seus componentes (Tabelas de Fatos, Dimenses e Medidas).

Mdulo 4. Construindo uma soluo OLAP


No Mdulo 4 sero vistas consideraes especficas da construo e processamento de um cubo.

Pgina 3 de 5

Mdulo 5. Implementando Cubos OLAP


No Mdulo 5 ser abordado como um usurio pode acessar a informao em um sistema de BI, levando em considerao a segurana e o tipo de ferramenta de consulta utilizada. Mdulo 1 O que Business Intelligence? 1.1 Introduo 1.2 Quais so as empresas interessadas em BI? 1.3 O que Business Intelligence? 1.4 O que o Business Intelligence pode oferecer? 1.5 Quem precisa de solues de Business Intelligence? 1.5.1 Obteno catica de informao 1.5.2 Quem precisa analisar a informao? 1.6 Primeiros passos? 1.7 O futuro do Business Intelligence

Mdulo 2

Definindo Solues OLAP 2.1 Sistema Transacional (OLTP) 2.1.1 Caractersticas 2.1.2 Usos comuns de OLTP 2.2 Sistemas OLAP 2.2.1 Bancos de Dados (Estruturas) 2.2.2 Usos Comuns de OLAP 2.3 Dados de Origem X Informaes do Negcio 2.3.1 Converter Dados em Informaes 2.3.2 Transformao e agrupao de dados ETL

Mdulo 3

Desenhando uma soluo OLAP 3.1 Introduo 3.2 Construir o data mart 3.3 Esquema Estrela 3.3.1 3.3.2 Tabela de Fatos Dimenses Relaes e Estrutura de uma dimenso

3.3.2.1

Pgina 4 de 5

3.3.2.2 3.3.2.3 3.3.2.4 3.3.2.5 3.3.2.6 3.4 Medidas 3.4.1 3.4.2

Esquema Estrela Esquema Floco de Neve Pai Filho (Parent- Child) Dimenses Virtuais A dimenso Tempo

Medidas Naturais Medidas Calculadas

Mdulo 4

Construindo uma soluo OLAP 4.1. 4.2. Introduo Tipos de Armazenamento 4.2.1. MOLAP 4.2.2. ROLAP 4.2.3. HOLAP 4.3. 4.4. 4.5. 4.6. 4.7. Definio de Agregaes Processamento de cubos Cubos Virtuais Parties A difcil busca do equilbrio

Mdulo 5

Implementando Cubos OLAP 1.8 Introduo 1.9 Segurana 1.10 1.11 Consultas Ferramentas de visualizao 5.4.1 A Tabela Dinmica 5.4.2 O Painel de Controle 1.12 1.13 Concluses Check List

Pgina 5 de 5

You might also like