You are on page 1of 5

Vulco uma estrutura geolgica criada quando o magma, gases e partculas quentes (como cinzas) escapam para a superfcie

e terrestre. Eles ejectam altas quantidades de poeira, gases e aerossis na atmosfera, interferindo no clima. So frequentemente considerados causadores de poluio natural. Tipicamente, os vulces apresentam formato cnico e montanhoso.

A erupo de um vulco pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequncias planetrias. Assim como outros desastres dessa natureza, as erupes so imprevisveis e causam danos indiscriminados. Entre outras coisas, tendem a desvalorizar os imveis localizados em suas vizinhanas, prejudicar o turismo e consumir a renda pblica e privada em reconstrues. Na Terra, os vulces tendem formar-se junto das margens das placas tectnicas. No entanto, existem excepes quando os vulces ocorrem em zonas chamadas de hot spots (pontos quentes). Por outro lado, os arredores de vulces, formados de lava arrefecida, tendem a ser compostos de solos bastante frteis para a agricultura.

A palavra "vulco" deriva do nome do deus do fogo na mitologia romana Vulcano. A cincia que estuda os vulces designa-se por vulcanologia.

Tipos de Erupes As erupes vulcnicas variam desde extruses de fluxos de lavas at exploses extremamente violentas de fragmentos de rochas vulcnicas e gases. Esta variabilidade eruptiva amplamente relacionada com a composio do magma que est sendo erupcionado, aliado a viscosidade, a temperatura e a quantidade de gua presente. Os tipos de erupes determinam os tipos de fluxos de lava e material vulcanoclstico erupcionados e os seus volumes relativos, consequentemente influindo na forma e tamanho dos vulces.

Utiliza-se o termo pulso eruptivo tanto para uma exploso com pluma eruptiva como tambm para extruso de um fluxo de lava. Um pulso eruptivo pode durar uns poucos segundos at

alguns minutos. Uma fase eruptiva pode durar algumas horas at dias, consistindo de numerosos pulsos eruptivos que podem alternarem-se entre exploses e fluxos de lava. Uma erupo vulcnica ou episdio eruptivo composta de muitas fases eruptivas, que podem persistir alguns dias, meses ou anos. Durante uma erupo os estilos de atividades e tipos de produtos vulcnicos podem variar em minutos ou horas, dependendo das variaes na composio do magma, volteis ou em outras condies na cmara magmtica ou no conduto. Tipos de Erupes Vulcnicas: Efusivas ou Explosivas

Erupes vulcnicas podem ser efusivas ou explosivas (piroclsticas). H um espectro de variao entre erupes efusivas e erupes explosivas ou piroclsticas. A natureza da erupo como o tipo de explosividade depende das propriedades do magma e como ele armazenado, a razo de ascenso do magma e condies ambientais, tais como a presso confinante sobre o corpo magmtico e se houve um aporte externo de gua ao magma.

Erupes efusivas produzem fluxos de lavas e ocorrem se o contedo de elementos volteis do magma que est erupcionando baixo em relao a presso do ambiente. O contedo de elementos volteis do magma pode ser baixo originalmente ou pode estar baixo devido a uma lenta perda dos gases da cmara magmtica ou se os volteis tenham sido usados em alguma erupo explosiva inicial. Magmas de baixa viscosidade podem facilmente perder os elementos gasosos e comumente alcanam a superfcie com fluxos de lavas. Magmas de mais alta viscosidade podem perder os elementos volteis atravs de fraturas nas paredes do conduto ou quando a atividade explosiva remove o contedo de volteis do topo de uma cmara magmtica. Os fluxos de lavas originados em erupes efusivas de magmas silicosos no conseguem se movimentar por longas distncias, devido a elevada viscosidade, e tipicamente formam domos de lavas.

Erupes explosivas ou piroclsticas so produzidas pela gerao e expanso rpida da fase gasosa que se separa do magma. Para a fragmentao explosiva ocorrer a fase gasosa deve ser

capaz de expandir instantaneamente. As exploses governadas pela fase gasosa pode ser originada em dois caminhos: (i) rpida separao e descompresso da fase gasosa; (ii) atravs da interao entre magma e gua externa.

Erupes vulcnicas explosivas comumente envolvem trs estgios: (1) fragmentao do magma e/ou junto com as rochas encaixantes; (2) erupo da massa fragmentada atravs de um conduto na atmosfera ou hidrosfera (dentro dgua); e (3) transporte e deposio das partculas vulcnicas. Tipos de vulco

Uma das formas de classificao dos vulces atravs do tipo de material que eruptido, o que afecta a forma do vulco. Se o magma eruptido contm uma elevada percentagem em slica (superior a 65%) a lava chamada de flsica ou "cida" e tem a tendncia de ser muito viscosa (pouco fluida) e por isso solidifica rapidamente. Os vulces com este tipo de lava tm tendncia a explodir devido ao facto da lava facilmente obstruir a chamin vulcnica. O Monte Pele na Martinica um exemplo de um vulco deste tipo.

Se, por outro lado, o magma relativamente pobre em slica (contedo inferior a 52%) chamado de mfico ou "bsico" e causa erupes de lavas muito fluidas capazes de escorrer por longas distncias. Um bom exemplo de uma escoada lvica mfica a do Grande jrsrhraun (Thjrsrhraun) originada por uma fissura eruptiva quase no centro geogrfico da Islndia h cerca de 8000 anos. Esta escoada percorreu cerca de 130 quilmetros at ao mar e cobriu uma rea com 800 km.

Vulco-escudo: o Hava e a Islndia so exemplos de locais onde so encontrados vulces que expelem enormes quantidades de lava que gradualmente constroem uma montanha larga com o perfil de um escudo. As escoadas lvicas destes vulces so geralmente muito quentes e fluidas,

o que contribui para ocorrerem escoadas longas. O maior vulco deste tipo na Terra o Mauna Loa, no Hava, com 9000 m de altura (assenta no fundo do mar) e 120 km de dimetro. O Monte Olimpo em Marte um vulco-escudo e tambm a maior montanha do sistema solar.

Cones de escrias: o tipo mais simples e mais comum de vulces. Esses vulces so relativamente pequenos, com alturas geralmente menores que 300 metros de altura. Formam-se pela erupo de magmas de baixa viscosidade, com composies baslticas ou intermedirias.

Estratovulces: tambm designados de "compostos", so grandes edifcios vulcnicos com longa atividade, forma geral cnica, normalmente com uma pequena cratera no cume e flancos ngremes, construdos pela intercalao de fluxos de lava e produtos piroclsticos, emitidos por uma ou mais condutas, e que podem ser pontuados ao longo do tempo por episdios de colapsos parciais do cone, reconstruo e mudanas da localizao das condutas. Alguns dos exemplos de vulces deste tipo so o Teide na Espanha, o Monte Fuji no Japo, o Cotopaxi no Equador, o Vulco Mayon nas Filipinas e o Monte Rainier nos EUA. Por outro lado, esses edifcios vulcnicos so os mais mortferos da Terra, envolvendo a perda da vida de aproximadamente 264000 pessoas desde o ano de 1500.

Caldeiras ressurgentes: so as maiores estruturas vulcnicas da Terra, possuindo dimetros que variam entre 15 e 100 km. parte de seu grande tamanho, caldeiras ressurgentes so amplas depresses topogrficas com uma massa elevada central. Exemplos dessas estruturas so a Valles (EUA), Yellowstone (EUA) e Cerro Galan (Argentina).

Vulces submarinos: so aqueles que esto abaixo da gua. So bastante comuns em certos fundos ocenicos, principalmente na dorsal meso-atlntica. So responsveis pela formao de

novo fundo ocenico em diversas zonas do globo. Um exemplo deste tipo de vulco o vulco da Serreta no Arquiplago dos Aores.

You might also like