You are on page 1of 4

Fora de Atrito

Quando empurramos ou puxamos um copo qualquer de massa m percebemos que existe certa dificuldade, e em alguns casos percebe-se que o corpo no entra em movimento. Qual a explicao para isso? O que acontece que toda vez que puxamos ou empurramos um corpo, aparece uma fora que contrria ao movimento. Essa fora chamada de Fora de Atrito. A definio de fora de atrito a fora natural que atua sobre os corpos quando estes esto em contato com outros corpos e sofrem a ao de uma fora que tende a coloc-lo em movimento, e ela sempre contrria ao movimento ou tendncia de movimento. A fora de atrito aparece em razo das rugosidades existentes nas superfcies dos corpos. O atrito depende da fora normal entre o objeto e a superfcie de apoio, quanto maior for a fora normal maior a fora de atrito. Matematicamente podemos calcular a fora de atrito a partir da seguinte equao: Fat = .N Onde o (letra grega mi) chamado de coeficiente de atrito que depende da natureza dos corpos em contato e do estado de polimento e lubrificao da superfcie. Essa uma grandeza adimensional, ou seja, ela no tem unidade. No Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de fora de atrito o Newton. Existem dois tipos de fora de atrito: fora de atrito esttico e fora de atrito cintico. Tanto um quanto o outro esto sempre contrrios tendncia de movimento ou movimentao dos corpos.

Fora de Atrito Esttico Representado por Fe ela a fora que est contrria tendncia de movimento. Por exemplo, quando queremos trocar o mvel de lugar tentamos empurr-lo ou pux-lo at onde queremos que ele fique, no entanto, em alguns casos percebemos que ele no sai do lugar, pois a fora que imprimimos sobre ele no suficientemente grande para que ele possa sair do estado de repouso. O que acontece que a fora de atrito maior que a fora que aplicamos sobre o mvel que queremos trocar de lugar. Essa fora que aparece quando os corpos esto em repouso chamada de fora de atrito esttico e representado da seguinte forma: Fate = e.N Onde e o coeficiente de atrito esttico.

Fora de Atrito Cintico Tambm chamado de fora de atrito dinmico, esse o atrito que aparece quando os corpos esto em movimento, ou seja, ele contrrio movimentao dos corpos. Por exemplo, quando um carro est se locomovendo em uma estrada e precisa frear o carro bruscamente, o carro para, no entanto esse fato s possibilitado devido fora de atrito, contrria ao movimento do carro, existente entre os pneus e o asfalto. Matematicamente, temos que a fora de atrito cintico escrita da seguinte forma: Fatc = c.N Onde c chamado de coeficiente de atrito cintico. Comparando a equao geral da fora de atrito com a fora de atrito esttico e dinmico, temos que para um corpo que est em repouso a fora de atrito varivel at N, ou seja, at a eminncia do movimento. E para um corpo que est em movimento tem-se que a fora de atrito constante e igual a N. Obs.: Existem superfcies de mesmo material onde o coeficiente de atrito cintico menor que o coeficiente de atrito esttico. Isso ocorre porque a fora de atrito cintico varia conforme a velocidade do corpo.

Concluso

Atravs deste experimento e dessa pesquisa foi possvel analisar que atrito resulta na interao entre dois corpos. Em fsica, o atrito uma fora natural que atua apenas quando um objeto est em contacto com outro e sofre a ao de outra fora que tende a coloc-lo em movimento. Esta fora causada pelo contacto dos dois corpos ou meio em que se move o corpo em movimento neste caso especial, designado por viscosidade. O atrito com uma superfcie depende da Fora Normal entre o objeto e a superfcie; quanto maior for a Fora Normal maior ser o atrito. Passar um dedo pelo tampo de uma mesa pode ser usado como exemplo prtico: se se pressionar com fora o dedo, o atrito aumenta e o dedo pra.

Referncias
http://www.brasilescola.com/fisica/forca-atrito.htm

You might also like