You are on page 1of 2

Jornal Interno de Sade

(O Jornal Interno de Sade um documento interno do SMS da Engenharia/IETEG/IETR/CMDS, desenvolvido com o objetivo de levar aos colegas de trabalho informaes teis sobre o tema da Sade. As informaes aqui contidas no se destinam a prescrever medicamentos e nem induzir os colegas a automedicao. Quem deve avaliar o estado clnico e medicar o Mdico Especialista).

Assunto da Semana: TTANO

Sinnimos e Nomes Populares: TTANO O que ?


uma infeco grave causada pela toxina de uma bactria chamada clostridium que entra no organismo por leses de pele tais como cortes, arranhaduras, mordidas de bicho. O ttano no doena contagiosa.

Como se adquire?
A bactria encontrada nas fezes de animais ou humanos que se depositam na areia ou na terra. A infeco se d pela entrada das bactrias por qualquer tipo de ferimento na pele contaminado com areia ou terra. Queimaduras e tecidos necrosados tambm so porta de entrada para a bactria.

O que se sente?
A toxina da bactria causa espasmos musculares, inicialmente nos msculos do pescoo e da mastigao (trismo e riso sardnico), causando rigidez progressiva, at atingir os msculos respiratrios. As complicaes so graves e a pessoa infectada necessita de internao em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O tempo de incubao varia de 2 a 21 dias; quanto menor o nmero de dias, maior a gravidade.

Como feito o diagnstico?


Pelos sintomas clnicos e histria de leses de pele sem tratamento adequado.

Como se trata?
O tratamento consiste em: cuidados gerais para no estimular o paciente mantendo-o na penumbra e com pouco rudo, utilizao de antibiticos, sedativos e relaxantes musculares, limpeza dos ferimentos e aplicao de soro anti-tetnico.

Como se previne?
A preveno feita principalmente pela vacinao da populao, pela rotina e pelos reforos a cada 10 anos. A populao tambm deve ser ensinada de que todos os ferimentos sujos, fraturas expostas, mordidas de animais e queimaduras devem ser bem limpos e tratados adequadamente para no proliferar a bactria pelo organismo.

Vacinao e Imunizao:
Vacinao ou imunizao ativa acontece quando uma pessoa estimulada, por ao de uma vacina, a desenvolver uma defesa contra uma doena infecciosa. Vacinas liberadas nos Estado Unidos no ano 2000: Antraz, Tuberculose (BCG), Caxumba, Clera, Coqueluche (Pertussis), Difteria, Doena de Lyme, Encefalite Japonesa, Febre Amarela, Gripe, Hepatite A, Hepatite B, Hemfilos B, Meningococo, Peste, Pneumococo, Poliomielite, Raiva, Rubola, Sarampo, Tfo, Ttano, Varicela.

Administrao de mltiplas vacinas:

Navarro/2003 @ ABC da Sade

Jornal Interno de Sade


A maior parte das vacinas pode ser empregada de forma simultnea e eventualmente em preparao nica. Algumas necessitam aplicao em locais e por vias diferentes, brao e coxa, injeo intramuscular e subcutnea. Algumas vacinas no devem ser aplicadas simultaneamente (vacinas orais contra poliomielite e contra febre amarela ou contra clera).

Doses perdidas de vacina:


Caso tenha sido ultrapassado o prazo de aplicao de uma vacina no h necessidade de recomear a srie inteira da imunizao, a dose esquecida dever ser feita na primeira oportunidade.

Estado vacinal desconhecido ou incerto:


As pessoas com incerteza de seu estado de imunizao devem ser consideradas como suscetveis doena em pauta e imunizao apropriada dever ser administrada.

Dvidas na contra-indicao:
No est contra-indicada a vacinao nas seguintes situaes: doena aguda com febre moderada at 38 0C; diarria sem manifestao sistmica; fase de convalescena; tratamento com antibitico; reao prvia vacina com vermelhido, dor, edema local e febre moderada; prematuridade; gravidez materna; exposio doena infecciosa; amamentao; desnutrio.

Imunizao passiva:
A imunizao passiva implica na administrao de anticorpos pr-formados a um indivduo. Trs situaes genricas orientam a imunizao passiva: deficincia na elaborao de anticorpos (uso de corticides); exposio determinada doena em pacientes de risco importante (criana leucmica exposta ao sarampo); teraputica (quando uma pessoa j doente pode se beneficiar suprimindo efeitos txicos, como, por exemplo, no botulismo ou diminuindo uma reao inflamatria, como na doena de Kavasaki). Os produtos usados nestas situaes so geralmente gama-globulina ou similares.

Navarro/2003 @ ABC da Sade

You might also like