You are on page 1of 8

Eletricidade Carga Eltrica No sculo XVIII, Benjamin Franklin verificou experimentalmente que existem dois tipos de

cargas diferentes, a as batizou como cargas negativas ( ) e positivas ( ). Nesta poca os cientistas pensavam que a carga era um fludo que podia ser armazenado nos corpos, ou passar de um para outro. Atualmente, dizer-se que carga eltrica uma propriedade intrnseca de algumas partculas. Assim como massa, a carga uma propriedade elementar das partculas. A experincia realizada por Harvey Fletcher e Robert Millikan desmosntrou que a quantidade de carga eltrica uma grandeza quantizada, ou seja, no pode assumir qualquer valor. Essa

descoberta levou concluso de que a quantidade de carga eltrica inteiro vezes a quantidade de carga elementar :

sempre um nmero

onde . A unidade SI da carga eltrica o ou . Tipos de Materiais Em relao eletricidade, os materiais so classificados como condutores ou isolantes. Para que um material seja condutor de energia eltrica, necessrio que ele possua portadores de carga eltrica livres (eltrons, ons positivos ou ons negativos) e mobilidade para esses portadores. Os metais so bons condutores de eletricidade, pois possuem eltrons "livres" e mobilidade para esses eltrons; o mesmo acontece com as solues eletrolticas, que apresentam os ons como portadores de carga eltrica, e com os gases ionizados, que possuem eltrons e ons como portadores de carga eltrica. O vidro, a gua pura, a madeira e os plsticos de modo geral so bons isolantes de eletricidade. Alm dos condutores e dos isolantes, existem os materiais semicondutores, como o silcio e o germnio. Eletrizao por Atrito Ao atritar vigorosamente dois corpos, e , estamos fornecendo energia e pode haver transferncia de eltrons de um para o outro. Se os corpos atritados esto isolados, ou seja, no sofrem a influncia de quaisquer outros corpos, as cargas eltricas cedidas por um so exatamente as adquiridas pelo outro:

Isto , e adquirem quantidades de carga eltrica iguais em mdulo, mas de sinais contrrios. A figura representa o que acontece quando um pedao de metal atritado com um pano de l.

(a)

(b) Quando esfregamos as mos, no eletrizamos nenhuma delas. Para que haja eletrizao por atrito, uma condio necessria que os corpos sejam de materiais diferentes, isto , eles no podem ter a mesma tendncia de ganhar ou perder eltrons. Em Qumica, essa tendncia traduzida por uma grandeza denominada de eletroafinidade. Os materiais podem ser classificados de acordo com essa tendncia, elaborando-se a chamada srie triboeltricas:

Vidro

Mica

Seda

Algodo

Madeira

mbar

Enxo

fre Metais Ao atritarmos dois materiais quaisquer de uma srie triboeltrica, o que estiver posicionado esquerda ficar eletrizado positivamente; o que estiver direita ficar eletrizado negativamente. Na eletrizao por atrito, pelo menos um dos corpos deve ser isolante. Se atritarmos dois condutores, eles no vo manter a eletrizao. Eletrizao por Contato A eficincia nessa forma de eletrizao depende de os corpos serem condutores ou isolantes. Se um dos corpos for isolante, a eletrizao ser local, isto , restrita aos pontos de contato. Se os dois corpos forem condutores - um eletrizado e o outro neutro - e colocados em contato, poderemos imagin-los como um nico corpo eletrizado. A separao entre eles resultar em dois corpos eletrizados com cargas de mesmo sinal. Na figura, um dos condutores est inicialmente neutro (a eletrizao por contato pode ocorrer tambm com dois condutores inicialmente eletrizados).

(a)

(b)

(c) Generalizando, podemos afirmar que, na eletrizao por contato: os corpos ficam ou eletricamente neutros ou com cargas de mesmo sinal; quando o sistema formado por corpos isolados das influncias externas, a quantidade de carga eltrica total final igual quantidade de carga eltrica total inicial (princpio da conservao de carga eltrica):

Na expresso acima,

representa a quantidade de carga eltrica inicial e e forem iguais:

, a quantidade

de carga eltrica final. Em particular, se os corpos

Podemos ainda observar que: 1. se os corpos colocados em contato so de tamanhos diferentes, a diviso de cargas proporcional s dimenses de cada um; 2. quando um corpo eletrizado colocado em contato com a Terra, ele se torna neutro, uma vez que sua dimenso desprezvel se comparada com da Terra. Simbolicamente, a ligao Terra representada conforme a figura.

(a)

(b)

Em

, o corpo est isolado da Terra e, portanto, mantm sua carga eltrica. Quando o

contato com a Terra estabelecido , o corpo se neutraliza Eletrizao por Induo Nesse tipo de eletrizao no h contato entre os corpos. Vejamos como acontece.

(a)

(b)

Primeiramente, precisamos de um corpo eletrizado

, chamado de indutor, que pode ser

condutor ou isolante, pois no ter contato com o outro. O segundo corpo a ser eletrizado, chamado de induzido, dever ser condutor, podendo ser uma soluo eletroltica ou dois corpos B1 e B2 ligados eletricamente.

(a)

(b)

O indutor eletrizado positivamente, atrai as cargas eltricas negativas do induzido . Assim, na face do induzido mais prxima do indutor, temos acmulo de cargas negativas, que no chegam ao indutor porque o ar entre eles isolante. Por outro lado, a face do induzido

mais afastada do indutor fica positiva. A essa altura, podemos nos perguntar se o corpo est eletrizado. Ele no est, pois o nmero de prtons no corpo continua igual ao nmero de

eltrons. Dizemos que o corpo est induzido, porque houve apenas uma separao das cargas. Quando retiramos o indutor, as cargas no induzido se reagrupam e ele volta situao neutra. Para eletrizar o induzido, devemos, na presena do indutor, estabelecer o contato do induzido (corpo ) com um terceiro corpo, chamado de terra. Esse terceiro corpo pode ser um outro corpo qualquer, at mesmo o planeta Terra.

(a)

(b)

Na presena do indutor, desfazemos o contato entre

e a Terra; em seguida, afastamos os

corpos: o corpo fica eletrizado com carga oposta do indutor . Pense um Pouco! Uma pessoa pode levar um pequeno choque ao descer de um carro num dia seco. Explique. Atritando-se dois materiais diferentes criamos carga eltrica? Por qu? Exerccios de Aplicao 1. Dispese de trs esferas metlicas idnticas e isoladas uma da outra. Duas delas, e ,

esto neutras, enquanto a esfera primeiro a esfera das esferas ,

contm uma carga eltrica

. Faz-se a esfera

tocar

e depois a esfera e

. No final desse procedimento, qual a carga eltrica

, respectivamente?

2. "Srie triboeltrica um conjunto de substncias ordenadas de tal forma que cada uma se eletriza negativamente quando atritada com qualquer uma que a antecede e positivamente quando atritada com qualquer uma que a sucede. Exemplo: vidro - mica - l - seda - algodo cobre." Baseado na informao acima, responda: a) Atrita-se um pano de l numa barra de vidro, inicialmente neutros. Com que sinais se eletrizam? b) E se o pano de l fosse atritado numa esfera de cobre, tambm inicialmente neutro? 3. Uma esfera metlica neutra encontra-se sobre um suporte isolante e dela se aproxima um basto eletrizado positivamente. Mantm-se o basto prximo esfera, que ento ligada terra por um fio metlico. Em seguida, desliga-se o fio e afasta-se o basto. a) A esfera ficar eletrizada positivamente. b) A esfera no se eletriza, pois foi ligada terra. c) A esfera sofrer apenas separao de suas cargas. d) A esfera ficar eletrizada negativamente. e) A esfera no se eletriza, pois no houve contato com o basto eletrizado. 4. Dispe-se de uma esfera condutora eletrizada positivamente. Duas outras esferas condutoras, e , encontram-se inicialmente neutras. Os suportes das trs esferas so isolantes. Utilizando os processos de eletrizao por induo e por contato, descreva procedimentos prticos que permitam obter: I. as trs esferas eletrizadas positivamente II. a eletrizada positivamente e B negativamente III. a eletrizada negativamente e B positivamente Exerccios Complementares 5. (U. Fortaleza-CE) Um basto atritado com um pano. A seguir, repele uma esfera eletrzada negativamente. Pode-se afirmar corretamente que o basto foi eletrizado a) positivamente, por contacto com o pano. b) positivamente, por ter-se aproximado da esfera. c) negativamente, por ter-se aproximado da esfera. d) negativamente, por atrito com o pano. e) neutralizado, ao aproximar-se da esfera 6. (PUCC-SP) Dispe-se de uma barra de vidro, um pano de l e duas pequenas esferas condutoras, A e B, apoiadas em suportes isolados, todos eletricamente neutros. Atrita-se a barra de vidro com o pano de l; a seguir coloca-se a barra de vidro em contato com a esfera A e o pano com a esfera B. Aps essas operaes: a) o pano de l e a barra de vidro estaro neutros. b) a barra de vidro repelir a esfera B. c) o pano de l atrair a esfera A.

d) as esferas A e B se repeliro. e) as esferas A e B continuaro neutras. 7. (UNIRIO-RJ) Uma esfera metlica, sustentada por uma haste isolante, encontra-se

eletrizada com uma pequena carga eltrica . Uma segunda esfera idntica e inicialmente descarregada aproxima-se dela, at toc-la, como indica a figura ao lado. Aps o contato, a carga eltrica adquirida pela segunda esfera : a) Q/2 b) Q c) 2Q d) 0 8. (UF-PI) Temos uma placa condutora apoiada em um suporte isolante. Estando ela inicialmente neutra, aproxima-se pela sua esquerda, um basto carregado negativamente. Em conseqncia da induo eletrosttica, ocorrer uma redistribuio de cargas na placa. Esquematicamente, teremos: a) -- +++ b) -- -c) +++ -d) +++ --

You might also like