You are on page 1of 4

Ministrio da Educao Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica Instituto Federal de Mato Grosso do Sul Campus Corumb

DOC --IFMS COMET DATA ----

Apostila: Captulo 1 Introduo e histria da Gentica Disciplina: Biologia Professora: Me. Michele Soares de Lima Curso: 111, 211, 121, 221, 331 Turno: Matutino/Vespertino/Noturno Data:

UNIDADE 2 GENTICA Captulo 1 Gentica Introduo e histria da Gentica.


Neste Captulo voc dever aprender a: Compreender a hiptese da pangnese de Hipcrates e explicar por que Aristteles se opunha a ela; Compreender a hiptese da prformao e epignese, comparando-os; Conhecer como os gametas foram Conceito de Gentica Gentica a rea da Biologia que estuda a herana biolgica, ou hereditariedade, que a transmisso de caractersticas de pais para filhos, ao longo das geraes1. A Gentica, como campo de estudo da Biologia, desenvolveu plenamente somente no sculo XX. Apesar disso, desde os primrdios da civilizao a compreenso sobre as transmisses de caracteres hereditrios que passavam de pai para filho eram baseados no senso comum1. Muitas das caractersticas presentes em animais e plantas, que eram desejveis para atender s necessidades humanas, foram selecionadas e isoladas pelo homem, permitindo assim o surgimento de espcies domesticadas1. Hermafroditismo aparecia no descendente quando o smen ocorria em iguais propores1. Empdocles de Acragas (492-432 a.C.): Afirmava que o calor do tero determinava o sexo1. O calor do tero determinava o sexo: tero quente gerava homens. tero frio produzia mulheres1. Anaxgonas de Clazomene (500-428 a.C.): smen ocorria apenas no homem e continha um prottipo de cada rgo do futuro ser1. A mulher era apenas nutridora1. Hipcrates e Aristteles: influenciaram fortemente o pensamento ocidental a partir do Renascimento. Hipcrates (460-370 a.C.): Considerado Pai da Medicina. Elaborou uma das primeiras idias consistentes sobre herana biolgica1. Segundo a hiptese de Hipcrates, denominada pangnese, cada rgo ou parte do corpo de um organismo vivo produzia partculas hereditrias chamadas de gmulas, que eram transmitidas aos descendentes no momento da concepo1. Essa hiptese permitia explicar a herana de caracteres adquiridos, e na qual Lamarck e Charles Darwin acreditavam1. Tal idia predominou at o final do sc. XIX1.

A noo de hereditariedade na Grcia Antiga Os filsofos divergiam quanto aos mecanismos da hereditariedade1: Alcmeon de Crotona (500 a.C.): Acreditava na preponderncia do smen de um dos pais1. Afirmava que homens e mulheres tinham smen e que este se originava no crebro1. O sexo das crianas era determinado pela preponderncia do smen de um dos pais1.

Fig. 1 Hipcrates. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3crates.

Aristteles (384-322 a.C.): Um sculo depois de Hipcrates, Aristteles escreveu o tratado intitulado De generatione animalium (Gerao dos animais) na qual distingue 4 tipos de gerao, pela qual os animais surgiam1: o Abiognese (gerao espontnea) o Brotamento (reproduo por brotos) o Reproduo sexuada sem cpula o Reproduo sexuada com cpula a fmea nutria e o macho fornecia a essncia (alma). Sobre a reproduo sexuada, Aristteles acreditava que, caso o desenvolvimento do feto fosse normal, ele seria parecido com o pai1. J se o ocorresse uma pequena falha no desenvolvimento com uma falha, o feto pareceria com a me1. Falhas maiores, o feto pareceria com os avs, e assim por diante1. Aristteles questionava a teoria de Hipcrates: como se dava a herana de caractersticas noestruturais (fala, jeito de andar, comportamentos)? E como caractersticas no-estruturais presentes nos pais apareciam nos filhos? A teoria de Hipcrates no permitia elucidar essas questes. Por conta disso, Aristteles rejeitou a teoria da Pangnese de Hipcrates1. A idia de Aristteles preponderou at o final do sc. XIX. At ento, grande parte dos naturalistas acreditavam na gerao espontnea.

Fig. 2 O filsofo grego Aristteles foi discpulo do grande filsofo Plato, e foi professor do conquistador Alexandre Magno. Fonte: http://www.consciencia.org/aristoteles.shtml.

Do Renascimento ao final do sculo XVIII A idia de William Harvey (15781657, mdico ingls) foi uma importante contribuio para o conhecimento da herana biolgica1. Ele props na poca que todo animal se origina de um ovo (ex ovo omni). Ele achava que o ovo produzido pela fmea necessitava ser fertilizado pelo smen do macho para originar um novo ser1. Essa idia foi importante porque se opunha teoria da gerao espontnea, largamente difundida na poca1. A forma de desenvolvimento desse ovo fertilizado tinha duas linhas de hiptese: o O material para produzir um novo ser j estaria no ovo fertilizado, tendo apenas de ser moldado; o O material para formar o ser teria que ser produzido medida que o desenvolvimento ocorresse, ao mesmo tempo em que o organismo era moldado. No sculo XVIII, os defensores das idias de Harvey dedicaram-se a explicar como um ovo fertilizado desenvolver um novo ser1. Surgiram ento duas correntes: Teoria da pr-formao ou prformismo: afirmava que havia um ser pr-formado no ovo1. O desenvolvimento consistia apenas no crescimento. Defensores desta teoria eram denominados ovistas (para os quais o ser pr-formado estava no vulo) e espermistas (para os quais o ser pr-formado estava no esperma)1.

Fig. 3 Concepo prformista de Leonardo da Vinci: Studies of embryos (1509 1914), Royal Library, Windsor. Fonte: http://obelogue.blogspot.com/2009/10/o-carteiroquando-um-nao-quer-dois-nao.html.

Fig. 4 Concepo prformista do homnculo no esperma, segundo ideia de Nicolas Hartsoeker, um espermista. Fonte: http://www.hps.cam.ac.uk/visibleembryos/s1_4.html.

Descoberta dos gametas Em 1667, o microcopista holands Antonie van Leewenhoek (espermista) observou que smen de machos contm inmeros microrganismos (espermatozides)1. Leewenhoek imaginava que os espermatozides tinham algo com a reproduo, e quem em cada espermatozide existia uma ser pr-formado em miniatura1. Inicialmente, muitos cientistas da poca contestaram que os espermatozides faziam parte da reproduo, pois os consideravam como parasitas do aparelho reprodutor masculino1. O termo espermatozide (spermatos =semente, zoon = animal, oide = forma de) siginifica literalmente animal do esperma1. Em 1784, o padre e cientista italiano Lazzaro Spallanzani (um ovista), fez experimentos com smen de rs e concluiu equivocadamente que os espermatozides no participavam da reproduo1. Foi somente em 1841 que o anatomista e fisiologista suo Rudolf Albert von Klliker (1817-1905), ao estudar a anatomia dos testculos, demonstrou que os espermatozides no eram parasitas, mas sim clulas modificadas1. Depois, George Newport (1803-1854) estudou espermatozides de r e evidenciou que eles entram no vulo durante a fecundao1.

Epignese: afirmava que o ovo fertilizado continha um material inicialmente amorfo, mas com potencial para originar um novo ser, que iria se estruturando e se diferenciando ao longo do desenvolvimento1. Apesar de Harvey ter sugerido essa possibilidade, essa teoria s foi formalmente proposta por Caspar Friedrich Wolff (17331794), na Theoria generationis (1759), e em Theorie von der Generation (1764)1. Ele acreditava que a fmea fornecia uma unidade de matria mais ou menos homognea (o vulo), enquanto o macho contribua com a potencialidade, a vis essentialis, para seu desenvolvimento em um novo ser1.

O vulo de animais vivparos s foi descoberto por Regnier de Graaf (16411673), que relacionou os inchaos (folculos) observados nos ovrios das fmeas de mamferos com a formao dos elementos reprodutivos (vulo)1. Karl Gegenbaur (18261903) demonstrou definitivamente o papel do vulo na reproduo1. Gametas e fecundao Aps a confirmao da existncia dos gametas, o conceito do pr-formismo definitivamente descartado1. Na 2 metade do sc. XIX consolida-se da idia de que na reproduo de animais e plantas, h a fuso de dois gametas: um masculino e outro feminino. Gregor Mendel era partidrio da idia da fuso de 2 gametas, porm Charles Darwin admitia a possibilidade da participao de vrios gametas masculinos para fecundar o vulo1. A partir do conhecimento sobre a fecundao, foi possvel avanar na compreenso da hereditariedade1. Se os gametas so a nica ligao nica entre as geraes, ento eles devem conter toda a informao para transmisso de caracteres hereditrios1. Cromossomos e Divises celulares Na metade do sculo XIX, diversos cientistas tais como os franceses Henri Dutrochet (1776-1847) e Franois Raspail (1794-1878) e os alemes Mathias Jakob Schleiden (1804-1881), Theodor Schwann (1810-1882) e Rudolph Virchow (1821-1902) promoveram um marco importante no estudo da clula: a elaborao da Teoria celular, que pode ser entendidada como todo ser vivo constitudo por clula1. Vrios outros cientistas promoveram descobertas importantes, que foram fundamentais para o desenvolvimento da Gentica: Friedrich Anton Schneider (1831-1890): foi um dos primeiros a descrever a transformao da clula durante a mitose1. Walther Fleming (1843-1905): descreveu o comportamento de filamentos nucleares no decorrer da mitose cromossomos1. August Friedrich Leopold Weismann (1834-1914): previu acertadamente, que na diviso dos gametas ocorre uma diviso especial1. Constatao da existncia da meiose: Theodor Heirinch Boveri (1862-1915), Wilhem August Oskar Hertwig (1849-

1922) e Edouard van Beneden (18461912)1.


REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS (1) AMABIS, J. M.; MARTHO, G.R. Biologia. V.1. 2. ed. So Paulo: Moderna, 2004.

EXERCCIOS

1 O que Gentica? 2 Explique em que consiste a hiptese da pangnese. 3 Em que consiste a teoria da prformao, ou pr-formismo? 4 O que diz a teoria da epignese?

You might also like