You are on page 1of 16

gua.

Gesto Ambiental b

da nova BR-135

Cartilha de Educao Ambiental Tema: gua g gua. Ou todos preservam ou ela acaba. Ano II, nmero 1, I trimestre de 2011 Redao Filipy Henrique Bonm Andrade Robson Figueiredo Cunha Diagramao e Reviso Pblica Comunicao | 51 3330.2200 | atendimento@agpublica.com.br Impresso Stilo Grca e Editora Tiragem 15.000 exemplares
Programa de Educao Ambiental e Comunicao Social da BR-135 / Fundao BioRio. - Braslia : Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) , 2011. 1 Edio. 16 p. : il: 148x210mm 1. Educao Ambiental. 2. gua. 3. Gesto Ambiental. 4. DNIT

Ou todos preservam ou ela acaba.

gua. Ou todos preservam ou ela acaba


1 Edio

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT Braslia - 2011

UM TATU MUITO SABIDO


Oi, amiguinhos, eu sou o tatu-bola! Moro nas matas s margens da BR-135. Ainda no tenho a um nome artstico, mas vocs podem ajudar a escolher! Acessem o site www.br135.com.br: l tem uma enquete com a vrios nomes sugeridos pra vocs votarem nos preferidos. s Estou aqui para dar algumas dicas e aprender com vocs sobre vrios assuntos, sobre esta rodovia federal e, principalmente, como preservar o meio ambiente em que vivemos. Toda essa regio da BR-135 tem gesto ambiental da Fune dao Bio-Rio. O pessoal de l disse que vocs j sabem da campanha a Biomas e Queimadas. Gostaram das palestras? Que bom, assim vocs podem s colaborar para preservar o meio ambiente. Agora vou adiantar outro tema para vocs: vamos m aprender juntos sobre a gua. A gua, todos vocs sabem, uma coisa essencial para todo ser vivo. o Ningum vive sem gua e sem Ar. Nesta cartilha, vocs tm informaes vitais sobre b a importncia desse recurso do nosso bonito planeta. Os principais assuntos so estes: os usos da gua, o ciclo hidrolgico e o tratamento da gua e do esgoto. Vocs vo ler tambm dicas de higiene e e conservao da gua. A BR-135 uma obra que vai trazer muitas mudand as no dia a dia das pessoas e dos bichos como eu.

Ou todos preservam ou ela acaba.

Por isso importante aprender desde j a conviver com essas novidades e preservar o que existe ao nosso redor. Resumindo: a preservao da natureza e a garantia da vida e das geraes futuras dependem de cada um de ns hoje. Para isso, conto com vocs!

Venham comigo pelas prximas pginas, venham!

GUA PARA QUEM TEM SEDE

A N N A V A P

gua preciosa. Ela um elemento dos mais simples, formada apenas pela combinao dos tomos de hidrognio e oxignio. a sua fase lquida, a gua um solvente universal. Dependendo da sua origem, ela pode conter sais minerais e muitas outras substncias. osso organismo depende da gua. Sem ela, no h metabolismo. a garantia da sobrevivncia de animais e plantas.

maioria das atividades econmicas dependente do uso da gua, da a importncia dela em nosso sistema social, no mundo inteiro.

ocs sabiam que o nosso corpo composto de 70% de gua? E por comparao, nosso planeta tem 75%. gua est presente em todos os lugares, um tesouro natural.

odemos citar vrios usos da gua em nosso cotidiano. Voc sabe de algum? Para comear a lista, vamos citar alguns bons exemplos de usos: algu consumo humano consumo animal irrigao de culturas produo industrial gerao de energia navegao lazer e muitos outros.

Ou todos preservam ou ela acaba.

CICLO DA GUA, CICLO VITAL

gente vive to acostumado com a gua que nem paramos para compreender sua real importncia ou para tentar entender seu comportamento na natureza. Para iniciar, vamos lembrar os trs estados fsicos da gua: ela a encontrada na fase slida (geleiras e neve), na fase lquida (oceanos, rios e lagos) e na fase gasosa (vapor dgua).

E o mais decisivo para ns: a gua um elemento nito t na natureza. No se perde e nem se ganha gua, um sistema fechado. Por isso, devev mos pensar em quantidade e e qualidade de gua. A quantidade de gua no meio ambiente a mesma. O ciclo hidrolgico explica cada fenmeno natural que ocorre a todo instante. As nuvens nada mais so que gua no estado gasoso, so formadas pela evaporao dos oceanos, rios e lagos e pela transpirao das plantas. Por mudana de temperatura, ocorre a precipitao da chuva, quando toda a gua evaporada retorna para o meio ambiente. A seguir, a inltrao da gua no solo recarrega os aquferos e abastece os rios, lagos e oceanos. Por m, devemos prestar ateno na qualidade de gua: a poluio originada por agrotxicos, esgoto, lixo e substncias txicas modica as suas caractersticas essenciais. A partir desses danos, a gua se torna de m qualidade para os diversos usos, sobretudo imprpria para consumo.

CONSERVAR VIVER

N amiguinhos j viram, o Terra formaComo os75% de guaj. Podemosplanetaquestionar este do de at nome: por que no Planeta gua?
o h outro jeito: para preservar a vida na Terra, temos que conservar a gua e o solo. com essa imensa quantidade gua Mesmogeleirastoda somente 3%ainda estum deaqufeao nosso redor, doce: pouco parte das (2,10%), menos nos q p ros, que so as reservas subterrneas (0,87%) e apenas 0,03% ui pelos rios e lagos.

Ou todos preservam ou ela acaba.

A A T

valiando assim, preocupante: no temos tanta gua disponvel para uso de 7 bilhes de pessoas. Por isso o apelo conscincia de todos: vital cuidar deste recurso natural, essencial sobrevivncia da vida humana, da fauna e da ora.

ps saber que vital cuidar da gua, saiba de outra necessidade urgente: essencial cuidar do seu reservatrio, o solo. oda a gua que cai na forma de chuva inltra no solo, onde recarrega os aquferos, garantindo gua de qualidade e a permanncia de nossos rios. rios

10

CUIDADOS QUE GARANTEM A GUA

ara garantir a qualidade de toda a gua que ainda resta no planeta, algumas dicas de conservao podem ser adotadas por qualquer pessoa. Quer dizer, a contribuio individual pode ser o bem coletivo. Anote e divulgue as principais providncias: Revegetar reas desmatadas. Realizar o plantio direto (ver Cartilha de Queimadas). Utilizar tcnicas de conservao do solo como o plantio em curva de nvel. No lanar esgoto sem tratamento nos rios. No lanar lixo e pesticidas nos rios.

Tratamento de gua e esgoto:

nto, gravem bem: a gua para consumo humano deve ser sempre de qualidade. Na captao das guas em rios e poos artesianos, muitas impurezas esto presentes. Por isso existe a necessidade de tratamento, que pode ser realizado para atender a aspectos salutares da gua: higinicos: remoo de micro-organismos nocivos a sade, g atravs de ltros, que tornam a gua, enm, potvel; estticos: correo da cor, sabor e odor.

Ou todos preservam ou ela acaba.

11

clorao da gua poo uma medida e Apara evitar doenasdeatravs artesianooque se bebe eausa.ciente da gua recomendvel adicionar, na caixa dgua, equivalente uma colher de caf de cloro para 500 a 1.000 litros de gua consumida.

ssim como o tratamento da gua, devemos nos preocupar com o tratamento do esgoto que geramos. Em mdia, 80% de toda gua utilizada em nossas casas retornam como esgoto. esgoto nada mais do que uma mistura de gua com sujeiras, que vm dos banheiros, pias e ralos: um lquido contaminado por micro-organismos que provocam doenas nas pessoas.Uma forma simples de tratar o esgoto implantar fossas spticas. Elas devem ser construdas bem longe do ponto de captao de gua.

12

ECONOMIZAR GUA R EVITA A FALTA


Uso racional na higiene pessoal e na vida domstica:
Manter as torneiras bem fechadas. Torneir ra pingando desperdcio e aumenta o valor da conta. Quando usar a gua, tomar cuidado para no gastar em excesso. Sempre possvel gastar menos gua em cada tarefa. Manter a torneira fechada durante a escovao dos dentes. Todo banho demorado implica consumo exagerado de gua: 10 minutos so mais que sucientes para uma boa higiene corporal. No devemos dar descargas prolongadas ou devemo desnec cessrias. Depois de acionar a descarga ela pode gastar at 19 litros de ga, gua! Ao u mquinas lava-roupas ou lavausar lou convm utilizar no nvel alto. E as, sem mpre que possvel lavar com o mximo de material, numa s lavagem. Veri car sempre, com ateno, o coni sum dgua de sua casa. mo

Ou todos preservam ou ela acaba.

13

Uso racional no quintal, na calada e na rua:


A lavagem do carro mais econmica se for realizada com um balde e esponja. Nunca lavar as caladas com jatos de gua de mangueira. Na rua, ao vericar algum vazamento, avisar imediatamente a Empresa de Saneamento e Abastecimento de gua. Quem se preocupa com a qualidade alidade de vida no planeta, assim como a conservao dos recursos naturais, no cuida apenas do local onde mora. Preste ateno no seu bairro, na sua cidade, e divulgue todos esses cuidados e preocupaes com gua.

assim que o futuro de todos ns no ir pelo ralo.

14

Brincadeiras do Tatu!
LABIRINTO!

Ou todos preservam ou ela acaba.

15

CAA-PALAVRAS
gua - Tatu - Sustentabilidade - BR-135 Chuva - Oceano - Esgoto - Evaporao BioRio - DNIT - Natureza
A G A 1 2 U M S A B E V A P O R A A O P O D E S I P T Y 2 O L H B L I D M N O I 6 E S G O T O B I O C U D U E T A T I L A M I J 4 5 1 H U I H O J U N H N B V I U T D S D R I U D L O E O E D E K I S A D E 5 2 5 N P O 3 N D A P T O I Z A T H J A R P I A U C H U V A L I D E E Z A O T O I E E A D A A K I R I O B U I N O F I U T R E S D C X Z G J O N O I R 8 T E V A O O A D O S O M U O C E A N O S P J D S A T L A S P U B D R V A C A D E M A P O R P J D B V X Z O 5 D A I O A S T R M M F S L R A T O U R S I M E C H A M I 2 O B I D E S P 1 C D A S F S F S S F H G D F L H A D O 2 A T M I C I M C T 3 A T I N O M P A L F D N I T N P O E M A S S L A E 5 W P 5 O I S O A D A L B O I S O L C 2 2 1 T O W O I A I N O M B S V E B O R O Q R A D R A G L O B E T R T A M D A N D G U G A G U A X E O 5 4 3 P O M N O A M P O A S N O A S X M P Q A O S P A O I Q M O U F H U I M K R E T D O A D 2 1 8 0 A S D S A S D U G F O A G A N A T U R E Z A G U E P P O F D

Esta ar i h Es a Cartilha da gua gu para a pa a matar sua sede de de e conhecimento on eciment to. Apre d Ap enda e passe adiante. pa s di t So s So lies que podem e od m sal ar salvar a vida na Terra. r da

www.br135.com.br b c

You might also like