You are on page 1of 14

RESUMO DO LIVRO CAINDO NA REAL O que Caindo na Real? Quer construir uma aplicao web de sucesso?

? Ento hora de Cair na Real. Caindo na Real o menor, mais rpido e melhor caminho para construir software. * Caindo na Real sobre pular todas as coisas que representam a realidade (cartas, grficos, caixas, setas, esquemas, wireframes, etc.) e realmente construir a coisa real. * Caindo na Real menos. Menos massa, menos software, menos funcionalidades, menos papis, menos tudo que no essencial (e a maioria do que voc pensa ser essencial realmente no ). * Caindo na Real permanecer pequeno e ser gil. * Caindo na Real inicia com a construo da interface, ou seja, as telas reais que as pessoas iro utilizar. Comea com as experincias reais dos clientes, construindo a partir disso para trs. Dessa forma voc obtm a interface adequada antes de obter um software errado. * Caindo na Real sobre iteraes e baixar os custos da mudana. Caindo na Real tem tudo a ver com lanamento, refinamento e melhorar constantemente, o que o torna o caminho perfeito para software baseado em web. * Caindo na Real entrega exatamente o que os clientes precisam e elimina qualquer coisa que no precisam. Os benefcios de Caindo na Real Caindo na Real entrega melhores resultados porque o fora a lidar com os problemas reais que est tentando resolver em vez de suas idias sobre esses problemas. Ele o fora a lidar com a realidade. Caindo na Real pula especificaes funcionais e outras documentaes transitrias em favor de construir telas reais. Uma especificao funcional para ingls ver, uma iluso de um acordo, enquanto uma pgina web pronta realidade. isso que seus clientes iro ver e usar. isso que importa. Caindo na Real o leva l mais rpido. E isso signfica que est tomando decises de software baseado na coisa real em vez de noes abstratas. Finalmente, Caindo na Real a maneira que se encaixa idealmente para software baseado em web. O modelo convencional de entregar software em uma caixa e ento esperar um ano ou dois para entregar uma atualizao est desaparecendo. Diferente de software instalado, aplicaes web podem evoluir constantemente de maneira diria. Caindo na Real abre essa vantagem por tudo que ele vale. Como Escrever Software Vigoroso Escrita vigorosa concisa. Uma sentena no deve conter palavras desnecessrias, um pargrafo no deve conter sentenas desnecessrias, pela mesma razo que desenhar no deve ter linhas desnecessrias e uma mquina no deve ter partes desnecessrias. Isso requer no que o escritor torne todas as sentenas curtas ou evite todos os detalhes e trate os assuntos apenas em tens, mas sim que cada palavra fale. --De "Os Elementos de Estilo" de William Strunk Jr. Nmeros de verso? Jogue pela janela. Voc precisa construir, lanar e refinar. Ento recomece e repita.

Acreditamos que software muito complexo. Funcionalidades demais, botes demais, coisa demais para aprender. Nossos produtos fazem menos do que a concorrncia -- intencionalmente. Construmos produtos que funcionam de forma mais esperta, que parecem melhor, que lhe permitem fazer suas coisas e so mais fceis de usar. O primeiro passo quebrar em pequenas unidades. Quando existem pessoas demais envolvidas, nada acontece. Quanto mais enxuto voc for, mais rpido e melhor as coisas acontecem. Lance menos funcionalidades, mas de qualidade. Voc no precisa usar a forma big bang com todo novo lanamento e amontoados de funcionalidades. D aos usurios pedaos minsculos que eles possam digerir. Construa software para voc mesmo Uma grande maneira de escrever software comear resolvendo seus prprios problemas. Voc ser o pblico-alvo e saber o que importante e o que no . Isso lhe d um bom adiantamento na entrega de um produto fora de srie. A chave aqui entender que no est sozinho. Se estiver tendo problemas, provvel que centenas de milhares de outras pessoas esto no mesmo barco. Esse seu mercado. No foi fcil? Basecamp se originou em um problema: como uma empresa de design precisvamos de uma maneira simples de comunicar nossos clientes sobre os projetos. Comeamos fazendo isso atravs da extranet dos clientes, que atualizvamos manualmente. Mas modificar o HTML na mo toda vez que o projeto precisava ser atualizado simplesmente no estava funcionando. Esses sites de projetos sempre pareciam ficar travados e eventualmente eram abandonados. Era frustrante porque nos deixava desorganizados e deixava os clientes no escuro. Ento comeamos a procurar outras opes. Ainda assim cada ferramenta que encontrvamos ou 1) no fazia o que precisvamos ou 2) era gorda de funcionalidades que no precisvamos como cobrana, controles estritos de acesso, planilhas, grficos, etc. Sabamos que deveria haver uma maneira melhor ento decidimos construir nossa prpria. Quando resolvemos nossos prprios problemas, criamos uma ferramenta que nos apaixona. E paixo a chave. Paixo significa que realmente a usaremos e cuidaremos dela. E essa a melhor maneira de fazer os outros se sentirem apaixonados sobre ela tambm. Arranhando sua prpria coceira O mundo de Cdigo Aberto abraou esse mantra h muito tempo eles chamam de arranhando sua prpria coceira. Para os desenvolvedores de cdigo aberto, significa que tero as ferramentas que querem, entregues da maneira que querem. Mas os benefcios vo mais a fundo. Como designer ou desenvolvedor de uma nova aplicao, voc precisa encarar centenas de microdecises todos os dias: azul ou verde? Uma tabela ou duas? Esttica ou dinmica? Abortar ou recuperar? Como tomamos essas decises? Se algo que reconhecemos como importante, poderamos perguntar. O resto, chutamos. E todos esses chutes constroem um tipo de dbito em nossas aplicaes uma rede interconectada de coisas que assumimos.

Como um desenvolvedor, detesto isso. O conhecimento de todas essas bombas-relgio em pequena escala nas aplicaes que escrevo somam-se ao meu stress. Desenvolvedores de cdigo aberto, arranhando suas prprias coceiras, no sofrem isso. Porque eles so seus prprios usurios, eles sabem a resposta correta para 90% das decises que precisam tomar. Acho que uma das razes que as pessoas chegam em casa aps um dia duro de trabalho de codificao e ainda trabalham com cdigo aberto: relaxante. Dave Thomas, The Pragmatic Programmers Voc precisa de importar sobre isso Quando voc escreve um livro, precisa de mais do que uma histria interessante. Precisa ter um desejo de contar a histria. Precisa investir pessoalmente de alguma maneira. Se vai viver com alguma coisa por dois anos, trs anos, o resto de sua vida, precisa se importar sobre isso. ""Precisa sentir paixo"". Malcolm Gladwell, autor (de Algumas Finas Fatias de Malcolm Gladwell) Dinheiro de fora plano B A primeira prioridade de muitas empresas iniciantes adquirir fundos de investidores. Mas lembrese, se nos viramos para gente de fora para fundos, teremos que responder a eles tambm. Crescem expectativas. Investidores querem seu dinheiro de volta e rapidamente. O fato triste que dinheiro entrando nem sempre significa a construo de um produto de qualidade. Atualmente no preciso muito para comear. Hardware barato e uma boa parte de grandes softwares de infra-estrutura so cdigo aberto e de graa. E paixo no vem com uma etiqueta de preo. Ento faa o que puder com o dinheiro que tem em mos. Pense muito e determine o que realmente essencial e o que pode viver sem. O que pode fazer com trs pessoas em vez de dez? O que pode fazer com R$ 40 mil em vez de R$ 200 mil? O que pode fazer em trs meses em vez de seis? O que pode fazer se puder manter seu emprego e construir sua aplicao nas horas vagas? Restries foram a criatividade Dirija com recursos limitados e ser forado a contar com restries mais cedo e mais intensamente. E isso uma coisa boa. Restries dirigem inovao. Um retorno rpido bem improvvel. Ento foque em construir uma ferramenta de qualidade que voc e seus clientes podero viver com por um bom tempo. Nunca jogue mais tempo ou dinheiro em um problema, apenas diminui o escopo. O mais tarde eterno, o agora est voando. Lanar alguma coisa grande que est um pouco menor em escopo do que o planejado melhor do que lanar alguma coisa medocre e cheio de buracos porque precisou atingir uma janela mgica de prazo, oramento e escopo. Agora, com tudo isso dito, tambm importante no ficar muito obcecado com a concorrncia. Analise demais outros produtos e voc vai comear a limitar sua maneira de pensar. D uma olhada e v em frente para sua prpria viso e suas prprias idias.

Se sua aplicao no o excita, algo est errado. Se est trabalhando nela apenas para ganhar dinheiro, isso vai aparecer. Da mesma forma, se voc se sentir apaixonado pela aplicao, tambm vai aparecer no produto final. As pessoas conseguem ler nas entrelinhas. Entusiasmo se manifesta prontamente, claro, mas indiferena igualmente inesquecvel. Se seu compromisso no vem com paixo genuna para o trabalho s mos, isso se torna um vazio que quase impossvel de conciliar, no importa o quo elaborado ou atrativo o design. Khoi Vinh, Subtraction.com Quanto mais enxuto for, mais fcil para mudar Quanto mais massa tiver um objeto, mais energia necessria para mudar sua direo. uma verdade tanto para o mundo dos negcios como para o mundo fsico. Deixe as limitaes lhe guiar para solues criativas Nunca h suficiente para dar a volta. Sem tempo suficiente. Sem dinheiro suficiente. Sem pessoal suficiente. Isso uma coisa boa. Em vez de se desesperar com essas restries, aceite-as. Deixe que elas o guiem. Restries incentivam inovao e foram o foco. Em vez de tentar remov-las, use-as em seu benefcio. Diferencie-se das companhias maiores sendo amigvel e pessoal Muitas pequenas empresas cometem o erro de tentarem atuar grande. como se elas entendessem seu tamanho como uma fraqueza que precisa ser encoberta. Muito ruim. Ser pequeno pode realmente ser uma grande vantagem, especialmente quando isto representa comunicao. Pequenas empresas gostam de menos formalidades, menos burocracia e mais liberdade. Menores empresas so mais prximas dos clientes por padro. Isto significa que elas podem se comunicar com seus clientes de forma mais direta e pessoal. Se a empresa pequena, pode-se usar uma linguagem familiar ao invs de jargo. Seu site e seu produto podem ter uma voz humana ao invs de soar como um zumbido corporativo. Ser pequeno significa poder falar com os clientes, e no se submeter a eles. Sempre disponvel No importa em qual negcio voc est, um bom servio ao cliente tornou-se o maior requisito que qualquer cliente estabelecer. Ns demandamos isso dos servios que usamos ento por que com nossos clientes seria diferente? Desde o comeo ns deixamos fcil e transparente para nossos clientes contatar-nos por toda e qualquer questo que tiverem. Em nosso website ns listamos um grande nmero de ferramentas gratuitas que redireciona para nossos celulares e nossos cartes de visita listam os nmeros de cada um de ns. Ns enfatizamos para nossos consumidores que eles podem nos contatar a qualquer hora independente do problema. Nossos clientes apreciam esse nvel de confiana ningum jamais abusou deste servio. Edward Knittel, Diretor de Vendas e Marketing, KennelSource

Faa um Mantra Organizaes precisam de pontos-guia. Precisam de linhas gerais; funcionrios precisam saber a cada dia quando acordam porque esto indo trabalhar. Essas linhas devem ser curtas e doces, e bem compreensivas: Por que voc existe? O que o motiva? Chamo isso de mantra uma descrio de trs ou quatro palavras de porque voc existe. Guy Kawasaki, autor (de Make Mantra) Sucesso e satisfao esto nos detalhes Entretanto, o sucesso no a nica coisa que encontrar nos detalhes. Tambm encontrar estagnao, desacordo, reunies e atrasos. Essas coisas podem acabar com a moral e diminuir suas chances de sucesso. Quantas vezes se encontrou travado em um nico design ou elemento de cdigo por um dia inteiro? Quantas vezes se deu conta de que o progresso que fez hoje no foi progresso real? Isso acontece quando voc foca nos detalhes cedo demais no processo. H tempo suficiente para ser um perfeccionista. Apenas faa isso mais tarde. No se preocupe com o tamanho da fonte do cabealho na primeira semana. Voc no precisa empregar o tom perfeito de verde na segunda semana. No precisa mover em trs pixels o boto de submeter na terceira semana. Apenas coloque as coisas na pgina por enquanto. Ento use. Garanta que funciona. Mais tarde voc pode ajustar e aperfeioar. Os detalhes se revelam ao se usar o que est construindo. Voc ver o que precisa de mais ateno. Sentir o que est faltando. Saber quais crateras pavimentar porque ficar sempre caindo nelas. quando precisa prestar ateno, e no antes. O Diabo est nos Detalhes Quase me cansei da atitude entre nos detalhes imediatamente depois de tomar algumas aulas de desenho Se comear a desenhar os detalhes imediatamente pode ter certeza que o desenho ser uma droga. De fato, voc est perdendo completamente o ponto. Voc deve comear pegando as propores corretas da cena toda. Ento rascunha os grandes objetos na sua cena, indo at os menores. O rascunho deve ser bem vago nesse ponto. Ento pode proceder sombreando, o que consiste em dar volume vida. Voc comea com apenas trs tons (claro, mdio, escuro). Isso d um rascunho de tons. Ento, para cada poro do seu desenho reavalia trs tons e os aplica. Faa isso at os volumes aparecerem (requer mltiplas iteraes) ... Funciona do grande para o pequeno. Sempre. Patrick Lafleur, Creation Object Inc. (de Signal vs. Noise) Faa Software que tem Opinio Seu aplicativo deve tomar partido Algumas pessoas defendem que o software deve ser agnstico. Dizem que arrogante da parte dos desenvolvedores limitar a funcionalidade ou ignorar pedidos de novos recursos. Dizem que o software deve ser sempre o mais flexvel possvel.

Para ns isso papo-furado. O melhor software traz consigo uma viso. O melhor software toma partido. Quando algum usa um software, no est procurando apenas recursos, est procurando uma abordagem. Est procurando uma viso. Decida qual sua viso e atenha-se a ela. E lembre, se no gostarem da sua viso h um monte de outras vises por a. No corra atrs de quem voc nunca ir contentar. Um timo exemplo o projeto original do wiki. Ward Cunningham e seus amigos deliberadamente desproveram o wiki de muitos recursos que no passado eram considerados parte indispensvel da colaborao de documentos. Em vez de atribuir cada mudana do documento a uma pessoa determinada, eles removeram muito da representao visual de propriedade. Eles tornaram o contedo atemporal e destitudo de ego. Eles decidiram que no importava quem escreveu o contedo ou quando ele foi escrito. E isso fez toda a diferena. Essa deciso despertou nas pessoas um senso de comunidade e foi pea-chave no sucesso da Wikipdia. Nossos aplicativos trilharam um caminho parecido. Eles no tentam ser todas as coisas para todas as pessoas. Eles tm uma atitude. Eles vo atrs de clientes que so no fundo parceiros. Eles tm apelo para as pessoas que partilham de nossa viso. Ou se est do lado de dentro ou se est do lado de fora. Comece com No Cada vez que voc diz sim para uma funcionalidade, voc est adotando um filho. Voc tem que levar seu beb atravs de toda uma cadeia de eventos (exemplo: design, implementao, testes etc.). Uma vez que est funcionalidade est l, voc est preso a ela. Apenas tente remov-la e veja o quo irados ficaro os clientes. No concorde com tudo Faa com que cada funcionalidade d duro para ser implementada. Ponha cada uma delas prova e mostre que uma sobrevivente. como no filme O Clube da Luta. Voc deveria considerar apenas funcionalidades que estejam dispostas a ficar aguardando na porta por trs dias para serem aceitas. por isso que voc tem que comear com um no. Cada novo pedido de funcionalidade que vem at ns ou de ns encontra um no. Ns ouvimos mas no agimos. A resposta inicial agora no. Se o pedido continua a aparecer, ento sabemos que hora de um olhar mais profundo. Somente ento ns comeamos a pensar na funcionalidade de fato. E o que dizer s pessoas que reclamam quando ns no adotamos a sua idia? Lembre-os do porque eles gostam da aplicao em primeiro lugar. Voc gosta dele porque ns dizemos no. Voc gosta dele porque ele no faz outras 100 coisas. Voc gosta dele porque ele no tenta agradar a todos sempre. Crie algo que voc possa gerenciar Deixe os clientes informarem o que importante Os clientes querem absolutamente tudo. Eles viro com uma avalanche de pedidos de funcionalidades. D uma olhada nos fruns de nossos produtos; A categoria pedido de funcionalidade sempre sobrepuja as com larga vantagem.

Ns vamos ouvir sobre essa pequena funcionalidade extra ou no pode ser difcil ou no seria fcil colocar isso ou vai levar apenas uns segundos para inser-la ou se voc adicionar isso, eu pagaria o dobro e assim por diante. Claro que no podemos culpar as pessoas por pedir funcionalidades. Ns as encorajamos e queremos ouvir o que elas tem a dizer. A maior parte das funcionalidades que inserimos em nossos produtos comearam como sugestes de nossos clientes. Mas, como dissemos antes, sua primeira resposta deve ser um no. Ento o que voc faz com todos esses pedidos? Onde voc os guarda? Como voc os gerencia? Voc no faz isso. Voc apenas os l e ento os joga fora. Sim, leia, jogue fora e esquea-os. Pode soar como heresia mas os realmente importantes iro, com certeza, reaparecer. Esses so os nicos que voc precisa se lembrar. Esses so os realmente esseciais. No se preocupe em organizar e guardar cada pedido que aparecer. Deixe seus clientes serem sua memria. Se a funcionalidade for realmente necessria, eles te lembraro at que voc no consiga esquecer. Da Idia Implementao V do brainstorm esboos HTML codificao Aqui vai o processo que usamos para Cair na Real: Brainstorm Traga idias tona. O que este produto ir fazer? Para o Basecamp, ns olhamos para nossas prprias necessidades. Queramos publicar atualizaes de projeto. Queramos participao dos clientes. Sabamos que projetos tinham datas-chave. Queramos centralizar arquivos para que as pessoas pudessem revisar coisas antigas com facilidade. Queramos ter uma viso da figura maior, uma vista area do que estava acontecendo com todos os nossos projetos. Juntas, estas premissas e algumas outras, serviram como nossa fundao. Esse estgio nao sobre os mnimos detalhes. sobre grandes questes. O que a aplicao precisa fazer? Como saberemos quando ser til? O que exatamente faremos? Isso sobre idias de alto nvel, nao discusses no nvel dos pixels. Nesse estgio, esses tipos de detalhe simplesmente no tm sentido. Papel de Padeiro Esboos so rpidos, sujos e baratos e exatamente como voc quer comear. Desenhe coisas. Rabisque coisas. Caixas, crculos, linhas. Arranque as idias da cabea para o papel. O objetivo nesse ponto deve ser converter conceitos em designs grosseiros de interface. Esse passo apenas sobre experimentao. No h respostas erradas. Crie telas HTML Faa uma verso HTML dessa funcionalidade (ou seo, ou fluxo, se for mais apropriado). Pegue algo real e publique para que todos possam ver como fica na tela. Para o Basecamp, primeiro fizemos a tela de postar mensagens, ento a tela de editar mensagens e a coisa prosseguiu da. No escreva nenhum cdigo de programao ainda. Apenas faa um prottipo em html e css. A implementao vem depois.

Codifique Quando o prottipo parecer bom e demonstrar o suficiente das funcionalidades necessrias, v em frente e conecte o cdigo de programao. Durante todo esse processo, se lembre de permanecer flexvel e esperar mltiplas iteraes. Voc deve se sentir livre para jogar fora qualquer parte entregvel de qualquer passo particular e comear novamente se ela se mostrar lixo. natural passar por esse ciclo mltiplas vezes. Teste sua aplicao com uso do mundo real No tenha reunies Voc precisa mesmo de reunies? Reunies geralmente acontecem quando um conceito no est claro o suficiente. Ao invs de recorrer a uma reunio, tente simplificar o conceito, para que voc possa discut-lo rapidamente por email ou IM ou Campfire. O objetivo evitar reunies. Cada minuto que voc gasta em uma reunio um minuto que voc poderia estar trabalhando. No existe nada mais txico produtividade do que uma reunio. Aqui vo alguns motivos: * Elas quebram seu trabalho dirio em pequenos perodos, que acabam por quebrar o fluxo do trabalho * Elas geralmente tratam apenas de palavras e conceitos abstratos, no de coisas reais (como um trecho de cdigo ou algum detalhe do design de interface) * Elas geralmente tratam de uma pequena quantidade de informaes por minuto * Elas quase sempre tem uma pessoa que inevitavelmente vai fazer com que todos percam o tempo com assuntos no relacionados * O assunto principal vai embora muito facilmente * Freqentemente tem pautas to vagas que ningum tem certeza do assunto principal * Requerem uma preparao prvia, que quase ningum faz Em casos em que reunies so realmente necessrias (faa disso um raro evento), siga estas regras simples: * Coloque um alarme pra 30 minutos. Assim que ele tocar, a reunio acabou. Ponto final. * Chame o menor nmero de pessoas possvel. * Nunca tenha uma reunio sem uma pauta bem clara. Trabalhe com possveis funcionrios na base do teste antes Uma coisa olhar o portflio, curriculum, exemplo de cdigo ou trabalhos anteriores. Outra coisa efetivamente trabalhar com algum. Sempre que possvel, faa um test-drive com possveis novos membros da equipe. Isso significa que voc pode julgar pessoas pelas aes ao invs de apenas palavras. Voc pode tomar decises com base no que realmente importa: * Qualidade do trabalho Muitos programadores falam bonito, mas afinam na hora do vamos ver. Com open source, voc consegue ver com detalhes as prticas e conhecimentos de programao de uma pessoa. * Perspectiva cultural

Programar tomar decises. Muitas delas. Decises so tomadas com base na cultura, nos valores e em ideais. Veja as decises especficas feitas por um candidato enquanto est programando e testando, e veja seus argumentos na comunidade para ver se o candidato est dentro do que a empresa espera. Se no se encaixa na empresa, as decises podem parecer erradas. * Nivel de paixo Por definio, envolvimento em projetos open source requerem um nvel mnimo de paixo. Se no, porque outro motivo a pessoa perderia tempo na frente de um monitor? O tamanho do envolvimento em movimentos open source mostra quanto um candidato realmente se importa com programao. * Porcentagem de finalizao Toda a inteligncia, toda a cultura e paixo no se transformam em software de valor se o candidato no consegue termin-lo. Infelizmente, muitos programadores no terminam seus projetos. Ento, procure a exceo. Contrate aquele que consegue sair pela porta e est disposto a fazer as trocas pragmticas que o trabalho exige. * Lado social Trabalhar com algum por um bom perodo de tempo, durante tanto as horas de stress e descontrao e altos e baixos vo mostrar a verdadeira personalidade do candidato. Se algum no tem modos ou um lado socivel, deixe-os de lado. Procure por generalistas que aprendem rpido em vez dos especialistas limitados Nunca contrataremos algum que seja um arquiteto de informao. simplesmente especfico demais. Com uma equipe pequena como a nossa, no faz sentido contratar pessoas com um conjunto de conhecimento to limitado. Equipes pequenas precisam de pessoas que possam vestir diferentes chapis. Precisamos de designers que saibam escrever. Precisamos de programadores que entendam de design. Todos devem ter noo de como arquitetar informao (seja l o que isso signifique). Todos precisam ter mentes organizadas. Todos precisam saber se comunicar com clientes. E todos precisar querer e serem capazes de diminuir a marcha pela estrada. Tenha em mente que equipes pequenas eventualmente precisam mudar de direo rapidamente. Queremos algum que possa se ajustar, aprender e fluir ao contrrio de um p-na-lama que s consegue fazer uma coisa. Contrate bons escritores Se est tentando decidir entre poucas pessoas para preencher uma posio, sempre contrate o melhor escritor. No importa se essa pessoa um designer, programador, marketing, vendedor ou o que for, essa habilidade leva a escrever mais efetivamente e concisamente cdigo, design, emails, mensagens instantneas e mais. Isso porque ser um bom escritor mais do que apenas palavras. Bons escritores sabem como se comunicar. Eles tornam as coisas mais fceis de entender. Eles podem se colocar no lugar dos outros. Eles sabem o que omitir. Eles pensam claramente. E essas so as qualidades que voc precisa.

Uma Mente Organizada Boas habilidades de escrita so um indicador de uma mente organizada que capaz de arranjar informao e argumentos de uma maneira sistemtica e tambm ajudar (no fazer) outras pessoas a entender as coisas. Isso aparece no cdigo, comunicao pessoal, mensagens instantneas (para aqueles colaboradores de longa distncia) e at esses conceitos exotricos como profissionalismo e confiana. Dustin J. Mitchell, developer (de Signal vs. Noise) Escrita Clara leva a Pensamento Escrita clara leva a pensamento claro. Voc no sabe o que sabe at tentar expressar esse conhecimento. Boa escrita em parte uma questo de carter. Em vez de fazer o que fcil para voc, faa o que mais fcil para seu leitor. Michael A. Covington, professor de cincias da computao da Universidade da Gergia (de Como Escrever mais Claramente, Pensar mais Claramente e aprender Material Complexo mais Facilmente) Faa Design para quando as coisas derem errado Vamos admitir: As coisa vo dar errado online. No importa o quo cuidadoso voc faa o design de sua aplicao, no importa quanto teste fizer, os clientes ainda vo encontrar problemas. Ento como voc gerencia essas quedas inevitveis? Com design defensivo. Escolha ferramentas que estimulem e motive o seu time Um programador feliz um programador produtivo. por isso que ns otimizamos para felicidade e voc deveria fazer o mesmo. No escolha as ferramentas e prticas baseado simplesmente no padro do mercado ou mtricas de desempenho. Avalie os atributos intangiveis: a ferramenta foi criada com paixo, orgulho e dedicao?. Voc seria feliz trabalhando neste ambiente oito horas por dia? O Cdigo Fala Oua quando seu cdigo diz "no" Oua seu cdigo. Ele oferecer sugestes. Ele ir dizer "no". Ele lhe dir onde ficam as armadilhas. Ele ir sugerir novas maneiras de fazer as coisas. Ele ir ajud-lo a se manter em um modelo de menos software. Uma nova funcionalidade est requerendo semanas de tempo e milhares de linhas de cdigo? Isso seu cdigo lhe dizendo que provavelmente existe uma maneira melhor. Existe uma maneira simples de codificar alguma coisa em uma hora em vez de uma maneira complicada que consumir dez horas? Novamente, esse seu cdigo o guiando. Oua. Seu cdigo pode gui-lo a consertos que so baratos e leves. Preste ateno quando um caminho mais fcil emerge. Claro, a funcionalidade que fcil de fazer pode no ser exatamente a mesma que voc originalmente tinha em mente, mas e da? Se funciona bem o suficiente e lhe d mais tempo para trabalhar em outra coisa, um ganhador.

Oua No se preocupe com o design, se ouvir seu cdigo um bom design vai aparecer ... Oua as pessoas tcnicas. Se eles esto reclamando sobre a dificuldade de fazer mudanas, ento leve essas reclamaes a srio e lhes d tempo para consertar as coisas. Martin Fowler, Cientista Chefe, ThoughtWorks (de Is Design Dead?) Abra as Portas Publique dados para o mundo via RSS, APIs, etc. No tente prender seus usurios. Deixe que eles possam ter acesso a suas informaes quando quiserem, da forma que preferirem. Para tal, voc precisa deixar de lado a idia de manter os dados de seus usurios trancados a sete chaves. Em vez disso, deixe que a informao flua. Garanta o acesso informao atravs de feeds RSS. Oferea APIs que permitam a terceiros construir aplicaes integradas sua. Tais atitudes tornaro a vida dos usurios mais conveniente e expandiro as possibilidades do que sua aplicao capaz de fazer. No passado, as pessoas acostumaram-se a pensar nos feeds RSS apenas como uma boa maneira de se agregar contedo de sites de blogs e sites de notcia. Contudo, os feeds so mais poderosos que isto. Eles tambm podem permitir ao usurio manter-se atualizado sobre mudanas internas aplicao sem a necessidade de logar-se repetidas vezes. Atravs do site do Basecamp, por exemplo, o usurio pode cadastrar sua url em um agregador de RSS e assim receber notificaes de mensagens de projetos, listas de tarefas e objetivos sem a necessidade de conectar-se constantemente ao site em busca de informaes atualizadas. APIs permitem que desenvolvedores construam plugins adicionais sua aplicao, que geralmente agregam valor ao seu produto. Por exemplo, a API disponibilizada pelo Backpack foi utilizada pela Chipt Productions na construo de um widget para o Mac os X. A pequena aplicao permite aos usurios adicionar e editar lembretes, listagens de items e muito mais a partir de seus desktops. Muitos usurios apontaram o widget como uma tima ferramenta, e alguns mesmo apontaram-no como um fator decisivo na escolha da utilizao do Backpack. Outros bons exemplos de empresas que liberaram dados como uma maneira de conseguir um efeito bumerangue: * A API do Google Maps permitiu o surgimento de toda sorte de pequenas aplicaes que recuperam dados de outras fontes (ex.: uma listagem de apartamentos) e os exibem em um mapa. * Linkrolls oferece aos usurios exibir seus ltimos bookmarks do del.icio.us em seu prprio site. * O Flickr permite que outros negcios acessem as suas APIs comerciais, de forma a permitir aos usurios comprar livros de fotos, posters, backups em DVD e selos. O objetivo manter as portas completamente abertas e permitir o maior nmero possvel de possibilidades de utilizao de suas fotos, diz Stewart Butterfield, do Flickr. Um Widget Faz a Diferena Quando a 37signals lanou o Backpack, h algum tempo atrs, minha primeira impresso foi er... bem... Ocorreu mais ou menos na poca em que a Chipt Productions lanava um widget Backpack para o Sistema Operacional Tiger que parecia interessante demais para passar despercebido com isso dei uma segunda olhada no Backpack. O resultado? Uma grande diferena.

Hoje, sempre que uma nova idia surge, abro o widget, digito e salvo e pronto. Recebo algum email com algo que devo fazer? Abro o widget, digito e salvo e pronto. O widget tornou-se um tipo de bloco de notas indispensvel, que instalo em todo Mac que uso. E por se tratar de uma aplicao totalmente web, no h necessidade de nenhum tipo de controle de verso ou sincronizaao de dados apenas a fluidez de digitar-se dados sem ter que se preocupar em saber para onde os dados foram, nem como acess-los mais tarde. Todd Dominey, fundador, Dominey Design (de Trying on Backpack) Amostra Grtis D alguma coisa de graa um mundo barulhento l fora. Para que as pessoas o notem no meio da multido, d alguma coisa de graa. Empresas espertas sabem que dar brindes uma excelente maneira de fisgar clientes. Veja a Apple. Eles oferecem o software iTunes de graa de forma a gerar demanda para o iPod e a loja de msica iTunes. No mundo offline, as lojas fazem a mesma coisa. A Starbucks diz que uma nova compra estimulada para cada cinco amostras de bebidas que eles do aos clientes. Nada mau. Para ns, Writeboard e Ta-da list so aplicativos completamente grtis que usamos para colocar as pessoas no caminho para usar nossos outros produtos. Adicionalmente, sempre oferecemos algum tipo de verso grtis de todos os nossos aplicativos. Queremos que as pessoas experimentem o produto, a interface, a utilidade do que construmos. Uma vez fisgados, eles so muito mais propensos a atualizar para um dos planos pagos (que permitem mais projetos ou pginas e d acesso a funcionalidades adicionais como upload de arquivos e encriptao de dados com SSL). Pedacinhos Faa pedacinhos: crie ofertas especializadas, pequenas para que os clientes mordam. Subdivida pelo menos um produto ou servio em pedacinhos que so baratos, fceis ou divertidos. Ben McConnell e Jackie Huba, autores do Church of the Customer Blog (de What is customer evangelism?) D Sua Msica de Maior Sucesso Considere doar uma de suas msicas (por lbum) como download gratuito promocional para o mundo para ser como um trailer de cinema como o single de sucesso enviado ao rdio a msica que faz as pessoas quererem comprar sua msica. No se preocupe com pirataria dessa msica. Deixe as pessoas tocarem, copiarem, compartilharem. Tenha a confiana que, se o mundo a ouviu, iro pagar por mais. Derek Sivers, presidente e programador, CD Baby e HostBaby (de Free Promo Track) Um Poderoso Site Promocional V do Trailer para a Prvia para o Lanamento A melhor ferramenta promocional um grande produto. A palavra vai se espalhar se tivermos uma aplicao que as pessoas acham realmente til. Ainda assim, precisamos de um bom site promocional tambm. O que devemos incluir nesse site? Algumas idias:

* Apresentao: Explique sobre a aplicao e seus benefcios. * Turismo: Guie as pessoas pelas vrias funcionalidades * Fotos de tela e vdeos: Mostre s pessoas como sua aplicao realmente se parece e como usla. * Manifesto: Explique a filosofia e idias por trs dela. * Estudos de Caso: D exemplos reais que mostram o que possvel. * Euforia: Frases testimoniais de clientes, revises, imprensa, etc. * Frum: Oferea um local para membros da comunidades se ajudarem uns aos outros. * Precificao e Assinatura: Leve as pessoas aplicao o mais rpido possvel. * Weblog: Blogs mantm seu site atualizado com notcias, dicas, etc. Sinta a Dor Derrube as paredes entre suporte e desenvolvimento No negcio de restaurantes, existe uma enorme diferena entre aqueles que trabalham na cozinha daqueles que esto na linha de frente lidando com clientes. importante para ambos os lados entender e simpatizar com o outro. por isso que escolas de culinria e restaurantes normalmente tero chefs trabalhando como garons para que a equipe da cozinha possa interagir com clientes e ver como realmente estar na linha de frente. Muitas empresas desenvolvedoras de software tem uma diviso similar. Designers e programadores trabalham na cozinha enquanto o suporte lida com clientes. Infelizmente, isso significa que chefs de software nunca ouvem o que o cliente realmente est dizendo. Isso problemtico porque ouvir clientes a melhor maneira de se ligar nas partes fortes e fracas do seu produto. A soluo? Evite construir paredes entre seus clientes e a equipe de desenvolvimento/design. No terceirize o suporte a seus clientes. Faa voc mesmo o suporte. Voc e sua equipe inteira, devem saber o que seu cliente est dizendo. Quando seu cliente est incomodado, voc precisa saber disso. Voc pecisa ouvir as reclamaes. Voc precisa ficar incomodado tambm. Na 37signals, todos os e-mails de suporte so respondidos pessoalmente pelo pessoal que realmente construiu o produto. Por que? Primeiro, isso fornece melhor suporte aos clientes. Eles esto recebendo uma resposta diretamente do crebro de algum que construiu a aplicao. Alm disso, isso nos mantm em contato com a pessoa que usa nossos produtos e com os problemas que esto encontrando. Quando esto frustrados, ns ficamos frustrados. Podemos dizer sinceramente que eu sinto sua dor. Pode ser tentador se apoiar em anlises estatsticas para revelar seus pontos problemticos. Mas estatsticas no so como vozes reais. Voc precisa eliminar a maior quantidade possvel de atravessadores entre voc e as vozes reais de seus clientes. As linhas de frente so onde a ao est. V at l. Faa seus chefs trabalharem como garons. Leia e-mails de clientes, oua suas frustraes, escute suas sugestes e aprenda com elas. Treinamento Zero Use ajuda em contexto e FAQs para que seu produto no precise de um manual ou treinamento Voc no precisa de um manual para usar o Yahoo! ou Google ou Amazon. Ento por que voc no pode construir um produto que no requer manual? Se esforce para construir uma ferramenta que requer treinamento zero.

Como fazer isso? Bem, como mencionamos antes, voc comea mantendo tudo simples. Quanto menos complexa for sua aplicao, menos precisar ajudar as pessoas sem necessidade. Depois disso, uma grande maneira de suporte pr-ativo usando ajuda em contexto e FAQs em potenciais pontos de confuso. Por exemplo, oferecemos suporte pr-ativo na tela que permite as pessoas a fazer upload de seus logotipos ao Basecamp. Algumas pessoas experimentaram um problema onde continuavam vendo um logotipo antigo por causa do cache do browser. Ento, prxima rea de envie seu logotipo, adicionamos um link a um FAQ que instrua os clientes a forar um recarregamento de seus browsers para ver o novo logotipo. Antes de fazermos isso recebamos 5 e-mails por dia sobre esse problema. Agora, no recebemos nenhum. Em Frum Afinado Use frums ou chats para deixar os clientes se ajudarem Frum e chats de grupo baseados na web so uma grande maneira de deixar clientes fazerem perguntar e ajudar uns aos outros. Eliminando o intermedirio esse voc voc fornece uma linha aberta de comunicao e economiza seu tempo no processo. Em nossos fruns de produtos, os clientes publicam dicas e truques, requisies de funcionalidades, histrias e mais coisas. Ns aparecemos de tempos em tempos para oferecer assistncia, mas os fruns so principalmente um lugar para a comunidade se ajudar e compartilhar experincias com o produto. Voc ficar surpreso com quantas pessoas querem se ajudar. Original em: http://gettingreal.37signals.com/GR_por.php

You might also like