You are on page 1of 3

Ficha de trabalho: FUNES - DEFINIO.

Prof: Jorge Cruz

FICHA: Funes Definio


A ideia de funo baseia-se no princpio de uma ligao entra dois conjuntos. como se tivssemos uma ponte entre esses conjuntos que permitisse passar todos os elementos de um conjunto para o outro. Mais rigorosamente dizemos que uma funo uma correspondncia da A para B se faz corresponder a cada elemento de A um e um s elemento de B.

Observe-se atentamente os seguintes exemplos:

Profisso de Ana Marco Fernando Isabel Rui Mdico Mecnico Professor

Desporto Praticado

Pedro Paula Rita

Ginstica Futebol Andebol

Profisso de funo porque: _______________________________________________ _________________________________________________________________________ Desporto praticado no funo porque: _______________________________________
_____________________________________________________________________________________________________

Numa funo: Aos elementos do conjunto A chamam-se objetos e aos seus correspondentes no conjunto B chamam-se imagens. Ao conjunto A chamamos conjunto de partida ou domnio da funo e representamos por Df. Ao conjunto das imagens chamamos contradomnio da funo e representamos por Df. Ao conjunto B chamamos conjunto de chegada.

Ficha de trabalho: FUNES - DEFINIO. Prof: Jorge Cruz

No caso da funo profisso de, temos:

Ana Marco Fernando Isabel Rui Mdico Mecnico Professor

Df = {Ana, Marco, Fernanda, Isabel, Rui} Df = {Mdico, Mecnico} Conj. Chegada = {Mdico, Mecnico, Professor}

Consideremos agora uma funo, que nos d a correspondncia entre a quantidade de arroz e o seu preo numa mercearia. Faa o esquema, considerando 1kg, 2kg e 3kg e um preo de 0,95 por kg.

Os valores do peso e do preo do arroz so variveis. Como o preo depende da quantidade de arroz que se quer comprar, diz-se que o preo a varivel dependente e que o peso a varivel independente. Quando pensamos em varivel independente podemos lig-la ideia de os seus valores poderem ser escolhidos. Quando pensamos em varivel dependente podemos lig-la ideia de os seus valores serem uma consequncia dos valores escolhidos para a varivel independente. Na funo do exemplo anterior, podemos decidir se compramos um quilo de arroz, dois quilos ou trs quilos, mas, em cada caso, no podemos decidir quanto que a nossa compra vai custar. Usando as noes de varivel dependente e de varivel independente, podemos agora estabelecer uma nova definio de funo.

FUNO
Uma correspondncia entre duas variveis funo se a cada valor da varivel independente corresponde um e um s valor da varivel dependente.

Isto quer dizer que os elementos da varivel independente so os do domnio e que os valores da varivel independente so os do contradomnio.

Ficha de trabalho: FUNES - DEFINIO. Prof: Jorge Cruz

Exerccios: 1. O seguinte diagrama mostra o salrio ganho por 3 operrios de uma empresa: Operrios Salrios (em euros)

Romeu 725 Dinis 950 Manuel


1.1. O diagrama representa uma funo. Porqu? 1.2. Indique todos os elementos do contradomnio. 1.3. Indique todos os elementos do domnio. 1.4. Qual a imagem de Manuel? 1.5. Neste caso o conjunto de chegada coincide com o contradomnio. Porqu?

2. A relao seguinte funo? Justifique?

-1 1 4 9 3 -3 1 2 -2

You might also like