You are on page 1of 2

GEOGRAFIA 9.

Ano
PROPOSTA DE SOLUES
Verso 1 Grupo I 1. 2. (B) da sia, pelos montes Urais. (A)
Pas 1: Latitude 66 N Longitude 20 E Pas 3: Latitude 40 N Longitude 0 Pas 2: Latitude 50 N Longitude 10 E Pas 4: Latitude 50 N Longitude 20 E

a
Verso 2 Grupo I 1. 2. (A) o oceano Atlntico. (D)
Pas 1: Latitude 66 N Longitude 20 E Pas 3: Latitude 40 N Longitude 0 Pas 2: Latitude 50 N Longitude 10 E Pas 4: Latitude 50 N Longitude 20 E

3. 4.

(C) Sucia; Alemanha; Espanha; Polnia. (B) 1. 1995; 2. 1957; 3. 1986; 4. 2004

3. 4.

(A) Sucia; Alemanha; Espanha; Polnia. (C) 1. 1995; 2. 1957; 3. 1986; 4. 2004

Grupo II 1. 2. 3. (B) temperado mediterrneo. (C) sete meses. (C) ao vale em V fechado, onde a ao da dinmica fluvial dominante o desgaste. (A) da regularizao do caudal dos rios, controlando as cheias e garantindo caudais mnimos.

Grupo II 1. 2. 3. (D) temperado martimo. (D) zero meses estao seca. (A) Ao vale aberto, onde a ao da dinmica fluvial dominante a sedimentao. (B) da regularizao do caudal dos rios, controlando as cheias e garantindo caudais mnimos.

4.

4.

Grupo III 1. 2. 3. 4. (C) na Europa. (B) em frica. (D) primrio. (A) pertencem aos pases em desenvolvimento, onde predomina uma agricultura de subsistncia.

Grupo III 1. 2. 3. 4. (C) na Europa. (C) muito elevado. (B) primrio. (C) pertencem aos pases em desenvolvimento, onde predomina uma agricultura tradicional.

Grupo IV 1. As causas da estrutura etria do Nger, jovem, so a elevada taxa de natalidade e a ainda baixa esperana mdia de vida, contrariamente, estrutura etria, envelhecida, de Portugal e do Japo, resultante da baixa taxa de natalidade e da elevada esperana mdia de vida. Os pases que apresentam uma estrutura etria jovem, como o Nger, so os que registam o maior nmero de nascimentos em cada mil mulheres, entre os 15 e os 19 anos, localizando-se predominantemente no hemisfrio sul, nos pases em desenvolvimento de frica, da Amrica do Sul e Central e do sudeste asitico. Os pases, como Portugal e o Japo, que apresentam uma estrutura etria envelhecida, encontram-se, com exceo da Austrlia e Nova Zelndia, no hemisfrio norte; a Amrica do Norte, a Europa e a sia so os que registam o menor nmero de nascimentos em mulheres entre os 15 e os 19 anos, por cada mil habitantes. A elevada taxa de natalidade na adolescncia no Nger resulta: da baixa escolaridade e elevada taxa de analfabetismo registadas, sendo esta realidade mais acentuada nas mulheres; das questes culturais e religiosas, onde o casamento precoce ainda uma realidade sobretudo nas mulheres; da ausncia de planeamento familiar; da prevalncia de famlias numerosas, onde o elevado nmero de filhos uma mais-valia para a ajuda nos trabalhos domsticos e nos campos. Esta realidade j no se verifica em Portugal e no Japo uma vez que nestes pases a escolaridade obrigatria, as taxas de alfabetismo so elevadas, h campanhas de sensibilizao e esclarecimento sobre o uso de anticoncecionais, bem como a divulgao do planeamento familiar. Estes fatores, entre outros, tm contribudo para a diminuio da taxa de natalidade na adolescncia.

2.

3.

AREAL EDITORES

Verso 1 e 2

You might also like