You are on page 1of 80

TravelMate srie 220/260

Manual do Utilizador

Direitos de Autor 2001. Acer Incorporated. Todos os direitos reservados. Manual do Utilizador do TravelMate srie 220/260 Verso original: Dezembro de 2001

Podero registar-se alteraes peridicas s informaes contidas na presente publicao sem qualquer obrigao de notificao sobre tais revises ou alteraes. As eventuais alteraes sero incorporadas nas novas edies deste manual ou de documentos e publicaes suplementares. A empresa no faz quaisquer afirmaes nem garantias, sejam elas explcitas ou implcitas, relativamente aos contedos do presente e rejeita especificamente as garantias implcitas relativamente comerciabilidade ou aptido para um fim especfico. Escreva o nmero de modelo, nmero de srie, data da compra e local de aquisio no espao que se segue. O nmero de srie e o nmero de modelo encontram-se na etiqueta afixada no computador. Toda a correspondncia relativa sua unidade deve incluir o nmero de srie, o nmero de modelo e as informaes relativas aquisio. Nenhuma parte da presente publicao pode ser reproduzida, guardada em sistemas de armazenamento de dados ou transmitida, de qualquer forma ou atravs de qualquer meio, seja ele electrnico, mecnico, por fotocpia, gravao ou de outra forma, sem a autorizao prvia e por escrito da Acer Incorporated.

Notebook TravelMate srie 220/260

Nmero de modelo: _______________________________ Nmero de srie: __________________________________ Data de compra: ___________________________________ Local de aquisio: _________________________________

Acer e o logtipo Acer so marcas comerciais registadas da Acer Incorporated. Nomes ou marcas de produtos de outras companhias so usados aqui apenas com fins de identificao e pertencem s suas respectivas companhias.

iii

Comecemos pelo princpio


Gostaramos de agradecer-lhe por ter escolhido a srie de computadores portteis TravelMate para as suas necessidades de computador mvel. Esperamos que esteja to satisfeito com o seu TravelMate como ns por faz-lo para si.

Os seus manuais
Para o ajudar a utilizar o seu TravelMate, preparmos uma srie de manuais:
Antes de mais, o cartaz Para Principiantes... ajuda-o a comear a fazer funcionar o seu computador.

Este Manual do Utilizador apresenta-o s muitas maneiras como o seu computador pode ajud-lo a ser mais produtivo. Este manual proporciona informaes claras e concisas acerca do computador, pelo que recomendamos que o leia atentamente. Caso precise de imprimir uma cpia, este manual do utilizador est tambm disponvel em formato PDF. Siga estes passos:

1 Faa clique sobre Iniciar, Programas, TravelMate. 2 Faa clique sobre TravelMate Users guide (Manual
do utilizador TravelMate). Nota: necessrio instalar o Adobe Acrobat Reader para visualizar o ficheiro. Se no possuir o Adobe Acrobat Reader instalado no seu computador, ao clicar em TravelMate Users guide (Manual do utilizador TravelMate) executado o programa de instalao do Acrobat Reader. Siga as instrues do ecr para finalizar a instalao. Para obter instrues sobre como utilizar o Adobe Acrobat Reader, v ao menu Help (ajuda). Um conveniente mapa Hot key pocket reference (mapa de teclas de acelerao) til para encontrar rapidamente combinaes de teclas funcionais.

iv

O Manual on-line a sua ajuda imediata, com acesso fcil e detalhado e informao associada sobre o seu computador. Acesso ao manual on-line:

1 Faa clique sobre Iniciar, Programas, TravelMate. 2 Faa clique sobre TravelMate Online guide (Manual
on-line TravelMate). Por fim, possvel que haja uma folha Read me first (l-me primeiro) includa no seu pacote e que contm importantes advertncias e actualizaes. Pelo que recomendamos que a leia atentamente.

Para mais informao sobre os nossos produtos, servios e informaes de assistncia, visite o nosso Web site (www.acer.com).

Cuidados bsicos e sugestes para utilizar o computador


Ligar ou desligar o computador
Para ligar o computador, simplesmente faa deslizar e depois liberte o interruptor que se encontra no lado esquerdo do TravelMate. Consulte Vista esquerda na pgina 4 para ficar a conhecer a localizao deste interruptor. Para desligar, faa uma das seguintes coisas: Utilize o comando Encerrar do Windows Clique em Start (iniciar), Turn off Computer (desligar computador); depois clique em Turn Off (desligar). Utilize o interruptor

Nota: Pode tambm utilizar o interruptor para realizar funes de gesto de energia. Consulte Gesto de energia na pgina 23.

Utilize as funes personalizadas para a gesto de energia Tambm pode desligar o computador fechando a tampa do monitor ou premindo a tecla de atalho Sleep (Fn-F4). Consulte Gesto de energia na pgina 23.

Nota: Se no for possvel desligar o computador, prima e mantenha premido o interruptor durante mais de 4 segundos para encerrar o computador. Se desligar o computador e pretender voltar a lig-lo, espere pelo menos dois segundos antes de efectuar a ligao.

Cuidados a ter com o computador


O seu computador ter uma durao alargada se tiver os devidos cuidados. No exponha o computador directamente luz solar. No coloque o computador prximo de fontes de calor, tais como radiadores. No exponha o computador a temperaturas inferiores a 0 C (32 F) ou superiores a 50 C (122 F). No exponha o computador a campos magnticos. No exponha o computador chuva ou humidade. No entorne gua ou qualquer outro lquido sobre o computador. No submeta o computador a choques ou vibraes fortes. No exponha o computador a poeiras ou impurezas. Nunca coloque objectos em cima do computador para evitar danos. Para evitar danificar o monitor, feche-o com cuidado. Nunca coloque o computador sobre superfcies instveis.

Cuidados a ter com o adaptador de corrente alternada


Aqui encontrar algumas instrues relativas aos cuidados a ter com o adaptador de corrente alternada: No ligue o adaptador a nenhum outro dispositivo. No pise o cabo de alimentao nem coloque objectos pesados sobre o mesmo. Encaminhe cuidadosamente o cabo de alimentao e outros cabos, de forma a ficarem afastados de locais com trfego de pessoas. Ao desligar o cabo de alimentao, no puxe pelo cabo em si, mas sim pela tomada. A amperagem total do equipamento ligado no dever exceder a amperagem do cabo elctrico se utilizar um cabo de extenso.

vi Alm disso, o ndice total de corrente de todos os equipamentos ligados a uma nica tomada de parede no deve exceder o ndice do fusvel.

Cuidados a ter com a bateria


Aqui encontrar algumas instrues relativas aos cuidados a ter com as baterias: Para fins de substituio, utilize apenas baterias do mesmo tipo. Desligue a corrente antes de remover ou substituir as baterias. No manipule indevidamente as baterias. Mantenha-as fora do alcance das crianas. Deite fora as baterias usadas, de acordo com os regulamentos locais. Recicle sempre que possvel.

Para limpar e fazer a manuteno


A limpeza do computador deve obedecer aos seguintes passos: 1 2 3 Desligue o computador da corrente elctrica e remova a bateria. Desligue o adaptador da corrente alternada. Utilize um pano macio, humedecido com gua. No utilize produtos de limpeza lquidos ou em forma de aerossol. O computador caiu ou foi danificado. Entornou-se lquido no interior do computador. O computador no funciona normalmente.

Se surgir algum dos problemas aqui referidos:

Consulte tambm "Troubleshooting my computer" (Resoluo de problemas do computador) em pgina 43.

Comecemos pelo princpio iii Os seus manuais iii Cuidados bsicos e sugestes para utilizar o computadoriv

1 Conhecendo o seu TravelMate


Um passeio pelo TravelMate Vista frontal Vista esquerda Vista direita Vista traseira Painel inferior Funcionalidades Indicadores Utilizar o teclado Teclas especiais Touchpad Princpios fundamentais do touchpad Armazenamento Disco rgido Unidade AcerMedia Unidade de disquetes udio Regular o volume Gesto de energia Transporte do TravelMate Desligar do ambiente de trabalho Transporte Levar o computador para casa Viajar com o computador Viajar no estrangeiro com o computador Segurana do computador Utilizar um bloqueio de segurana do computador Utilizao de palavras-passe

1
3 3 4 5 6 7 8 10 11 11 17 17 19 19 19 21 22 22 23 24 24 24 25 27 27 29 29 29

2 Personalizao do computador
Expandir atravs de opes Mdulos para compartimentos AcerMedia Opes de conectividade Opes de ampliao Utilizao de utilitrios do sistema Notebook Manager Launch Manager

33
35 35 36 39 41 41 41

Contedo

viii Utilitrio BIOS 42

3 Resoluo de problemas do computador


Perguntas frequentes Mensagens de erro Pedir assistncia Garantia Internacional de Viagem (ITW) Antes de telefonar

43
45 50 53 53 53

Apndice A Especificaes Apndice B Avisos ndice

55

61 69

1 Conhecendo o seu

TravelMate

Este computador combina um alto desempenho, versatilidade, caractersticas de gesto de energia e capacidades multimdia com um estilo exclusivo e um design ergonmico. Tire partido da inigualvel produtividade e fiabilidade que o seu novo e poderoso parceiro informtico lhe oferece.

Um passeio pelo TravelMate


Depois de instalar o seu computador, tal como ilustrado no cartaz Para Principiantes..., deitemos uma vista de olhos pelo seu computador TravelMate.

Vista frontal

# 1

Item Ecr de visualizao

Descrio Tambm chamado LCD (dispositivo de cristal lquido); exibe sadas de dados do computador. Dispositivo apontador sensvel ao toque, que funciona como um rato de computador. LED (diodo emissor de luz) que se liga e desliga quando a unidade de disquetes est activa. Unidade interna de disquetes; aceita disquetes de 3,5 polegadas. Prima este boto para ejectar uma disquete.

Touchpad

Indicador de actividade da unidade de disquetes

Unidade de disquetes

Boto de ejeco da unidade de disquetes

1 Conhecendo o seu TravelMate

# 6

Item Botes de clique (esquerdo, centro e direito)

Descrio Os botes da esquerda e da direita funcionam como os botes esquerdo e direito de um rato; o boto do centro funciona como um boto para cima/para baixo de deslocamento. rea de apoio confortvel para as suas mos quando usa o computador. Introduz dados no seu computador. LEDs (diodos emissores de luz) que se ligam e desligam para mostrar o estado do computador e as suas funes e componentes.

Descanso de mos

8 9

Teclado Indicadores de estado

Vista esquerda

# 1

Item Fechadura de segurana

Descrio Estabelece a ligao com um bloqueio de segurana de computador compatvel com Kensington. Estabelece a ligao com uma placa PC Card de 16 bits do Tipo III ou do Tipo II ou a uma placa PC Card CardBus de 32 bits. Ejecta placas PC Card da ranhura da placa. Liga o computador. Estabelece a ligao com os dispositivos de sada de linha udio (por exemplo, altifalantes, auscultadores).

Ranhura para placa PC Card

3 4 5

Boto de ejeco Interruptor de corrente Tomada de sada dos altifalantes/auscultadores

# 6

Item Tomada de entrada de linha

Descrio Aceita dispositivos de entrada de linha udio (por exemplo, um aparelho de reproduo de CD udio ou um walkman estreo). Aceita um microfone condensador monoaural/estreo.

Tomada de entrada de microfone

8 9

Controlo do volume Ranhura do kit de captura de vdeo

Controla o volume dos altifalantes. Aceita a opo do kit de captura de vdeo no lado esquerdo do computador.

Vista direita

# 1

Item Ranhura do kit de captura de vdeo Compartimento da bateria Unidade AcerMedia

Descrio Aceita a opo do kit de captura de vdeo no lado direito do computador. Aloja a bateria do computador.

Aloja mdulos de unidades multimdia removveis. Acende-se quando a unidade AcerMedia est activa. Ejecta o disco compacto da unidade. Ejecta o disco compacto quando o computador est desligado. Consulte pgina 47 para obter mais informaes.

Indicador LED

5 6

Boto de ejeco Furo de ejeco de emergncia

1 Conhecendo o seu TravelMate

# 7

Item Tomada de alimentao

Descrio Estabelece a ligao com um adaptador de corrente alternada.

Vista traseira

# 1

Item Porta PS/2

Descrio Estabelece a ligao com um dispositivo compatvel com PS/2 (por exemplo, um teclado/ rato/teclado numrico PS/2). Estabelece a ligao com um dispositivo de srie (por exemplo, um rato de srie).

Porta de srie

Porta paralela

Estabelece a ligao com um dispositivo paralelo (por exemplo, uma impressora paralela).

Portas USB (duas)

Estabelecem a ligao com qualquer dispositivo Universal Serial Bus (por exemplo, um rato USB, uma cmara USB). Estabelece a ligao com um dispositivo de visualizao (por exemplo, um monitor externo, um projector LCD) com uma resoluo mxima de 1280x1024 a 64K cores. Estabelece a ligao com uma linha telefnica.

Porta de monitor externo

Tomada do modem

# 7

Item Tomada de rede

Descrio Estabelece a ligao com uma rede Ethernet de base 10/100.

Painel inferior

# 1

Item Compartimento da memria Sistema de proteco antichoque para o seu disco rgido Ranhura de identificao pessoal

Descrio Aloja a principal memria do computador. Protege o disco rgido contra choques.

Introduza uma placa comercial ou uma placa de identificao semelhante para personalizar o seu computador. Solta a unidade AcerMedia para retirar e trocar. Aloja um mdulo de unidade AcerMedia. Aloja a bateria do computador.

Trinco de desbloqueio do compartimento AcerMedia Compartimento AcerMedia

Compartimento da bateria

1 Conhecendo o seu TravelMate

# 7

Item Trinco de desbloqueio da bateria Compartimento do disco rgido

Descrio Solta a bateria para a poder remover.

Aloja o disco rgido do computador (fixo por um parafuso).

Funcionalidades
Encontrar a seguir um breve sumrio das diversas funcionalidades do computador:

Desempenho
Processador Intel Mobile Pentium III com memria cache de 512 KB ou processador Intel Mobile Celeron co memria cache de 128 KB ou 256 KB Bus de memria de 64 bits Compartimento AcerMedia (unidade de CD ou DVD removvel) Unidade de disquetes incorporada Disco rgido Enhanced-IDE de alta capacidade Bateria de alta capacidade Sistema de gesto de energia ACPI (Advanced Configuration and Power Interface - Interface de Energia e de Configurao Avanada)

Monitor
Monitor grande LCD (dispositivo de cristal lquido) TFT (transstor de pelcula fina) True-Color de 32 bits a uma resoluo de 1024x768 XGA (Tabela Grfica eXtended) Capacidades 3D Suporte simultneo LCD e CRT do monitor Suporta outros dispositivos de visualizao de sada de dados, tais como painis de projeco LCD para apresentaes a grandes audincias A funcionalidade "Gestor automtico LCD" permite determinar automaticamente quais as melhores definies para o monitor e conservar a energia Capacidade de visualizao dupla

Multimdia
Som estreo de alta fidelidade AC97 de 16 bits com som 3D e sintetizador wavetable Altifalantes duplos incorporados Unidade de CD ou DVD de alta velocidade (compartimento AcerMedia)

Conectividade
Porta de fax/modem de alta velocidade Porta Ethernet/Fast Ethernet Portas USB (Universal Serial Bus)

Design e ergonomia centrados no utilizador


Design "tudo-em-um" (unidade de CD ou DVD, unidade de disquetes e disco rgido) Design moderno, suave e com estilo prprio Teclado de tamanho normal Dispositivo apontador touchpad centrado ergonomicamente

Expanso
Uma ranhura para placa PC Card (antiga PCMCIA) CardBus de Tipo III ou Tipo II Memria actualizvel

10

1 Conhecendo o seu TravelMate

Indicadores
O computador tem sete cones de estado de fcil leitura situados por baixo do ecr do monitor.

Os cones de estado Power (activo) e Sleep (suspenso) so visveis mesmo quando a cobertura do ecr estiver fechada, de forma a que o estado em que o computador se encontra possa sempre ser visualizado.
cone Funo Energia Descrio Acende-se quando o computador est ligado.

Sleep

Acende-se quando o computador entra no modo Standby (suspenso) e fica intermitente quando entra no modo de hibernao ou quando reentra em actividade. Acende-se quando a unidade de disquetes, o disco rgido ou a unidade AcerMedia estiverem activos. Acende-se quando a bateria est a ser carregada. Acende-se quando a funcionalidade Caps Lock est activada. Acende-se quando a funcionalidade Num Lock est activada.

Actividade dos suportes de dados Carga da Bateria

Caps Lock

Num Lock

11

Utilizar o teclado
O teclado composto por teclas de tamanho normal e um teclado numrico integrado, teclas do cursor separadas, duas teclas do Windows e doze teclas de funo.

Teclas especiais
Teclas de bloqueio
O teclado tem trs teclas de bloqueio que podem ser ligadas ou desligadas.

Tecla de bloqueio Caps Lock

Descrio Quando a tecla Caps Lock (bloqueio de maisculas) estiver activada, todos os caracteres alfabticos so digitados em maisculas. Quando a tecla Num Lock estiver activada, o teclado numrico integrado encontra-se no modo numrico. As teclas funcionam como uma calculadora (incluindo os operadores aritmticos +, -, * e /). Utilize este modo sempre que precisar de introduzir uma grande quantidade de dados numricos. Uma soluo melhor seria a de efectuar a ligao de um teclado numrico externo. Quando a tecla Scroll Lock est accionada, o ecr movido uma linha para acima ou para baixo quando as teclas de seta forem premidas para cima ou para baixo, respectivamente. A tecla Scroll Lock no funciona em algumas aplicaes.

Num Lock (Fn-F11)

Scroll Lock (Fn-F12)

12

1 Conhecendo o seu TravelMate

Teclado numrico integrado


As funes do teclado numrico integrado funcionam como as dos teclados numricos de um computador de secretria. So indicadas por pequenos caracteres situados no canto superior direito da superfcie das teclas. Para simplificar a legenda do teclado, os smbolos das teclas de controlo do cursor no esto impressos nas teclas.

Acesso pretendido Teclas numricas no teclado numrico integrado Teclas de controlo do cursor no teclado numrico integrado

Num Lock activado Digite os nmeros normalmente.

Num Lock desactivado

Mantenha a tecla Shift sobre presso quando utilizar as teclas de controlo do cursor.

Mantenha a tecla Fn sobre presso quando utilizar as teclas de controlo do cursor. Digite as letras normalmente.

Teclas principais

Mantenha a tecla Fn sobre presso quando digitar letras no teclado numrico integrado.

Nota: Se um teclado externo ou teclado numrico externo estiver ligado ao computador, a funcionalidade Num Lock automaticamente transferida do teclado interno para o teclado externo ou para o teclado numrico externo.

13

Teclas Windows
O teclado possui duas teclas para funes especficas do Windows.

Tecla Tecla do logtipo do Windows

Descrio Boto Iniciar. As combinaes com esta tecla tm funes de atalho. Encontrar a seguir alguns exemplos: + Tab (Activa o boto seguinte da barra de ferramentas) + E (Explorar O meu computador) + F (Localizar documento) + M (Minimizar tudo) Shift + + M (Anular minimizar tudo) + R (Apresenta a caixa de dilogo Executar...)

Tecla de aplicao

Abre um menu de contexto (funo idntica a fazer clique com o boto direito do rato).

Teclas de atalho
O computador utiliza teclas de acelerao ou combinaes de teclas para ter acesso maior parte dos comandos do computador como a luminosidade do ecr, a sada de som e o Utilitrio da BIOS.

14

1 Conhecendo o seu TravelMate

Para activar as teclas de atalho, prima e mantenha premida a tecla Fn antes de premir a outra tecla na combinao de teclas de atalho.

Tecla de atalho Fn-F1

cone

Funo Ajuda das Teclas de Acelerao Configurao

Descrio Apresenta ajuda para as teclas de atalho. Proporciona acesso ao utilitrio de configurao do computador. Comuta o esquema de gesto da energia utilizado pelo computador (funo disponvel se for suportada pelo sistema operativo). Consulte o manual on-line para obter mais pormenores. Coloca o computador no modo Sleep. Consulte o manual on-line para obter mais pormenores.

Fn-F2

Fn-F3

Comutador do esquema de gesto de energia

Fn-F4

Sleep

Fn-F5

Comutao de Visualizao

Comuta a sada dos dados de visualizao entre o ecr de visualizao, o monitor externo (se ligado) e tanto o monitor de visualizao como o monitor externo. Desliga a luz de fundo do ecr de visualizao para economizar energia. Prima qualquer tecla para retomar a actividade.

Fn-F6

Ecr em Branco

15

Tecla de atalho Fn-F7

cone

Funo Comutao de Touchpad Comutao de Altifalante Aumentar a luminosidade Diminuir luminosidade Euro

Descrio Liga e desliga o touchpad interno. Liga e desliga os altifalantes.

Fn-F8

Fn-

Aumenta a luminosidade do ecr. Diminui a luminosidade do ecr. Escreve o smbolo do Euro.

Fn-

Alt Gr-Euro

O smbolo do Euro
Se o esquema do seu teclado estiver definido para Estados UnidosInternacional ou Reino Unido, ou se tiver um teclado com um esquema europeu, pode digitar o smbolo do Euro no teclado.

Nota para utilizadores de teclado americano: O esquema do teclado definido quando configura o Windows pela primeira vez. Para o smbolo do Euro funcionar, o esquema do teclado deve ser definido para Estados Unidos-Internacional.

Para verificar o tipo de teclado: 1 2 3 4 Faa clique sobre Start (iniciar), Control Panel (painel de controlo). Clique duas vezes em Regional and Language Options (opes regionais e de idioma). Clique no separador Language (idioma) e clique em Details (detalhes). Verifique se o teclado utilizado para "En English (United States)" est definido como United States-International (Estados UnidosInternacional). Se no estiver, clique em ADD (adicionar); em seguida, seleccione United States-International (Estados Unidos-Internacional) e clique em OK.

16 5 Clique em OK.

1 Conhecendo o seu TravelMate

Para digitar o smbolo do Euro: 1 2 3 Localize o smbolo do Euro no seu teclado. Abra o editor de texto ou o processador de texto. Mantenha a tecla Alt Gr premida e prima o smbolo do Euro.

Alguns tipos de letras e software no suportam o smbolo do Euro. Visite http://www.microsoft.com/typography/faq/faq12.htm para obter mais informaes.

Teclas de incio
Na parte superior do teclado esto seis botes. Estes botes so chamados de teclas de incio. Esto designados por tecla 1, tecla 2, tecla 3 e tecla 4. Por predefinio, a tecla 1 utilizada para iniciar o browser da internet e a tecla 2 utilizada para iniciar a aplicao de e-mail. As teclas 3 e 4 iniciam a aplicao Launch Manager (gestor de inicializao). As quatro teclas de incio podem ser definidas pelo utilizador. Para definir as teclas de incio, execute o Acer Launch Manager (gestor de inicializao Acer).

17

Touchpad
O touchpad integrado um dispositivo apontador compatvel com PS/2 que sensvel ao movimento na sua superfcie. Isto significa que o cursor responde medida que o utilizador move o dedo na superfcie do touchpad. A localizao central no descanso de mos proporciona o mximo de conforto e apoio.

Nota: Ao utilizar um rato externo de srie ou USB, pode premir Fn-F7 para desactivar o touchpad. Se estiver a utilizar um rato PS/2 externo, o touchpad automaticamente desactivado.

Princpios fundamentais do touchpad


Os itens seguintes demonstram o modo de utilizao do touchpad:

Desloque o seu dedo pela superfcie do touchpad para movimentar o cursor. Prima os botes esquerdo (1) e direito (3), situados na extremidade do touchpad, para efectuar funes de seleco e de execuo. Estes dois botes so semelhantes aos botes esquerdo e direito de um rato. Tocar no touchpad produz resultados semelhantes. Utilize o boto (2) do centro (superior e inferior) para se deslocar para cima ou para baixo numa pgina. Este boto tem a mesma funo de que premir a barra de deslocamento direita das aplicaes Windows.

18

1 Conhecendo o seu TravelMate

Funo

Boto da esquerda Clique duas vezes rapidamente

Boto da direita

Botes do centro

Premir

Executar

Toque duas vezes (com a mesma velocidade com que faz duplo clique com o rato) Prima uma vez

Seleccionar

Clique uma vez Faa clique e segure, depois arraste o cursor no teclado tctil com o dedo. Clique uma vez

Arrastar

Toque duas vezes ( mesma velocidade com que faz duplo clique no boto do rato) e no segundo toque mantenha o dedo no touchpad para arrastar o cursor

Aceder ao menu de contexto Deslocar

Faa clique sobre o boto para cima/para baixo e mantenha-o sob presso

Nota: Utilize o touchpad apenas com os dedos secos e limpos. Mantenha o touchpad igualmente limpo e seco. O touchpad sensvel aos movimentos dos dedos. Assim, quanto mais leve for o toque, melhor ser a resposta. Tocar com demasiada fora no aumentar a capacidade de resposta do touchpad.

19

Armazenamento
Este computador proporciona o seguinte armazenamento de suportes: Disco rgido Enhanced-IDE de alta capacidade Unidade AcerMedia Unidade de disquetes

Disco rgido
O disco rgido de alta capacidade a resposta para s suas necessidades de armazenamento. aqui que os seus ficheiros de dados ficam armazenados.

Unidade AcerMedia
O compartimento da unidade AcerMedia aceita uma grande variedade de mdulos de unidades de suportes para uso com o computador. Estes incluem: Unidade de CD-ROM Unidade de DVD-ROM Unidade de DVD/CD-RW

Ejeco do tabuleiro de CD ou DVD


Para ejectar o tabuleiro da unidade de CD ou DVD quando o computador estiver ligado, prima o boto de ejeco da unidade (a); depois retire o tabuleiro.

Quando a corrente est desligada, pode ejectar o tabuleiro da unidade utilizando o orifcio de ejeco de emergncia. Consultar pgina 47.

20

1 Conhecendo o seu TravelMate

Reproduo de filmes DVD


Quando o mdulo da unidade de DVD est instalado no compartimento da unidade AcerMedia, pode ver filmes DVD no seu computador. 1 Ejecte o tabuleiro DVD e introduza um disco de filme em DVD; em seguida feche o tabuleiro do DVD.

Importante! Quando o leitor de DVD iniciado pela primeira vez, o programa solicita a introduo do cdigo da regio. Os discos de DVD esto divididos em 6 regies. Uma vez que a unidade de DVD est definida com um cdigo de regio, reproduzir discos em DVD apenas dessa regio. Pode configurar o cdigo da regio no mximo cinco vezes (incluindo a primeira vez). Depois disso, o ltimo cdigo de regio ficar permanente. Se recuperar o disco rgido no ir repor a zeros o nmero de vezes que o cdigo da regio foi configurado. Consulte a tabela a seguir apresentada nesta seco para obter informaes acerca do cdigo de regio para filmes em DVD.

Aps alguns segundos, o filme de DVD inicia-se automaticamente.


Cdigo da Regio 1 2 3 4 5 6

Pas ou Regio E.U.A., Canad Europa, Mdio Oriente, frica do Sul, Japo Sudeste Asitico, Taiwan, Coreia (Sul) Amrica Latina, Austrlia, Nova Zelndia Pases da antiga U.R.S.S., alguns pases africanos, ndia Repblica Popular da China

Nota: Para alterar o cdigo da regio, introduza um filme em DVD de uma regio diferente na unidade de DVD. Consulte a ajuda on-line para obter mais informaes.

21

Unidade de disquetes
A unidade interna de disquetes aceita disquetes standard de 3,5 polegadas e 1,44 MB.

Inserir e ejectar uma disquete


Insira uma disquete (com a etiqueta para cima) na unidade de disquetes. Ejecte a disquete premindo o boto de ejeco da disquete (a) e puxe a disquete para a retirar.

22

1 Conhecendo o seu TravelMate

udio
O computador est equipado com um sistema udio estreo de alta fidelidade AC97 de 16 bits. Os altifalantes estreo duplos incorporados tm um acesso fcil.

Existem portas udio no painel esquerdo do computador. Consulte Vista esquerda na pgina 4para obter mais informaes sobre dispositivos udio externos.

Regular o volume
A regulao do volume no computador fcil graas ao boto rotativo de controlo do volume que est no painel esquerdo. Rode o boto para a direita (no sentido dos ponteiros do relgio) para aumentar o volume; rode-o para a esquerda (no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio) para o diminuir.

23

Gesto de energia
Este computador possui uma unidade integrada de gesto de energia que controla a actividade do sistema. Da actividade do sistema faz parte qualquer actividade que envolva um ou mais dos dispositivos a seguir indicados: teclado, rato, unidade de disquetes, disco rgido, perifricos ligados s portas de srie e portas paralelas e memria de vdeo. Se no se registar qualquer actividade durante um determinado perodo de tempo (tempo de espera inactivo), o computador pra alguns ou todos estes dispositivos para conservar energia. Este computador utiliza um esquema de gesto de energia que suporta o ACPI (Advanced Configuration and Power Interface), o que permite a conservao mxima de energia e ao mesmo tempo um desempenho optimizado. O Windows gere todas as tarefas de economia de energia do computador. Consulte o manual on-line para obter mais informaes.

24

1 Conhecendo o seu TravelMate

Transporte do TravelMate
Este captulo d-lhe sugestes e dicas sobre como preparar-se quando viaja com o computador.

Desligar do ambiente de trabalho


Para desligar o seu computador dos acessrios externos, siga as etapas a seguir indicadas: 1 2 3 4 5 6 7 8 Guarde o trabalho em curso. Remova todos os suportes, disquetes e CDs da(s) unidade(s). Encerre o sistema operativo. Desligue o computador. Feche a cobertura do monitor. Desligue o cabo elctrico do adaptador de corrente alternada. Desligue o teclado, o dispositivo apontador, a impressora, o monitor externo e outros dispositivos externos. Se estiver a utilizar uma fechadura Kensington para proteger o seu computador, desligue-a.

Transporte
quando o computador deslocado ao longo de curtas distncias, por exemplo, da secretria do seu escritrio para uma sala de reunies

Preparao do computador
Antes de transportar o computador, feche e tranque a cobertura do monitor para colocar o computador no modo Sleep. Pode agora transportar com segurana o computador para qualquer parte dentro do edifcio. Para o computador abandonar o modo Sleep, abra o monitor. Se levar o computador para o escritrio de um cliente ou para um edifcio diferente, pode desligar o computador: 1 2 Clique em Start (iniciar), Turn Off Computer (desligar computador). Clique em Turn Off (desligar).

- ou -

25 coloque o computador no modo Sleep (suspenso), premindo Fn-F4. Em seguida, encerre e trave o monitor. Quando estiver pronto para usar novamente o computador, desengate e abra o monitor e prima qualquer tecla. Se o indicador de corrente estiver desligado, o computador entrou no modo Hibernao e desligou-se. Prima, faa deslizar e liberte o interruptor de corrente para voltar a ligar o computador. Tenha em ateno que o computador pode entrar no modo de Hibernao depois de um perodo de tempo no modo Sleep (suspenso). Ligue a corrente para acordar o computador do modo Hibernao.

O que levar para reunies de curta durao


O computador funciona com uma bateria totalmente carregada durante aproximadamente 2,5 horas sob um leque diversificado de condies. Se a sua reunio for mais breve do que o perodo indicado anteriormente, provavelmente s ser necessrio trazer o computador consigo.

O que levar para reunies de longa durao


Se a sua reunio demorar mais de 2,5 horas ou a bateria no estiver totalmente carregada, poder munir-se de um adaptador de corrente alternada para ligar ao computador na sala de reunies. Se a sala de reunies no tiver uma tomada elctrica, reduza o escoamento da bateria, colocando o computador no modo Sleep. Prima Fn-F4 ou feche a cobertura do monitor sempre que no estiver a utilizar o computador. Em seguida, toque em qualquer tecla ou abra o ecr para retomar.

Levar o computador para casa


quando transportar o computador do escritrio para casa ou vice versa

Preparao do computador
Depois de desligar o computador do ambiente de trabalho, siga as etapas a seguir indicadas para preparar o computador para o transporte para casa: Verifique se retirou todos os suportes, disquetes e discos compactos da(s) unidade(s). A no remoo dos suportes poder causar danos na cabea da unidade.

26

1 Conhecendo o seu TravelMate

Coloque o computador numa embalagem protectora, que evite que o computador deslize e acomode-o de forma a proteg-lo no caso de queda.

Ateno: Evite colocar objectos junto cobertura superior do computador. Exercer presso contra a cobertura superior pode causar danos no ecr.

O que levar consigo


Se ainda no tiver em casa alguns dos seguintes itens, traga-os consigo: Adaptador de corrente alternada e cabo de alimentao O manual do utilizador impresso Mdulo(s) de unidade(s) AcerMedia

Consideraes especiais
Siga estas indicaes para proteger o seu computador quando se deslocar de e para o trabalho: Minimize o efeito da oscilao de temperatura, mantendo o computador sempre consigo. Se precisar de se ausentar por um perodo de tempo alargado e no puder transportar o computador, deixe-o na mala do carro para evitar a sua exposio a calor excessivo. As alteraes de temperatura e de humidade podero provocar condensao. Deixe que o computador regresse temperatura ambiente e verifique se existe condensao no monitor antes de ligar o computador. Se a alterao da temperatura for superior a 10 C, deixe que o computador regresse lentamente temperatura ambiente. Se possvel, deixe o computador durante 30 minutos num ambiente com uma temperatura intermdia entre a temperatura exterior e a interior.

Instalar um escritrio em casa


Se em casa trabalha no computador com frequncia, talvez valha a pena adquirir um segundo adaptador de corrente alternada para utilizar em casa. Evita assim o transporte de um peso adicional entre a casa e o local de trabalho. Se em casa utilizar o computador por perodos de tempo significativos, poder igualmente acrescentar um teclado, um monitor ou um rato externos.

27

Viajar com o computador


quando se deslocar para locais mais distantes, por exemplo, do seu escritrio para o de um cliente, ou quando viajar localmente

Preparao do computador
Prepare o computador como faria para o levar para casa. Certifique-se de que a bateria do computador est carregada. A segurana nos aeroportos poder exigir que ligue o seu computador quando o levar para a zona de embarque.

O que levar consigo


Faa-se acompanhar dos objectos a seguir indicados: Adaptador de corrente alternada Baterias de reserva, totalmente carregadas Ficheiros de controladores de impressora adicionais, caso pretenda utilizar outra impressora Mdulo(s) de unidade(s) AcerMedia

Consideraes especiais
Para alm das directrizes para o transporte do computador para casa, siga as abaixo indicadas para proteger o seu computador quando estiver em viagem: Transporte sempre o computador como bagagem de cabina. Se possvel, submeta o computador a uma inspeco manual. As mquinas de raios-X para segurana do aeroporto so seguras, mas no passe o computador por um detector de metais. Evite a exposio de disquetes a detectores portteis de metais.

Viajar no estrangeiro com o computador


ao viajar de pas para pas

Preparao do computador
Prepare o computador como normalmente faria para viajar.

28

1 Conhecendo o seu TravelMate

O que levar consigo


Faa-se acompanhar dos objectos a seguir indicados: Adaptador de corrente alternada Cabos de alimentao apropriados ao pas de destino Baterias de reserva, totalmente carregadas Mdulo(s) de unidade(s) AcerMedia Ficheiros de controladores de impressora adicionais, caso pretenda utilizar outra impressora Prova de compra, no caso de ter de a mostrar a funcionrios da alfndega Passaporte da garantia International Travelers Warranty

Consideraes especiais
Siga as mesmas consideraes especiais utilizadas quando transporta o computador em viagem. Para alm das consideraes anteriores, as indicadas aqui podero ser teis em viagens ao estrangeiro: Quando viajar para outro pas, verifique se a voltagem local da corrente alternada e as especificaes do cabo de alimentao do adaptador de corrente alternada so compatveis. Caso no sejam compatveis, adquira um cabo de alimentao compatvel com a voltagem local da corrente alternada. No utilize kits de converso vendidos para electrodomsticos para alimentar a energia do seu computador. Se utilizar o modem, verifique se existe compatibilidade entre o modem e o conector e o sistema de telecomunicaes do pas de destino.

29

Segurana do computador
O seu computador um investimento valioso de que necessita cuidar. Aprenda como proteger e cuidar do seu computador. As funcionalidades de segurana incluem bloqueios de hardware e software: uma ranhura de proteco e palavras-passe.

Utilizar um bloqueio de segurana do computador


Um entalhe de fechadura de segurana situado no painel esquerdo do computador permite-lhe ligar um bloqueio de segurana de computador compatvel com Kensington.

Enrole um cabo de bloqueio de segurana do computador em torno de um objecto imvel, como por exemplo uma mesa ou o puxador de uma gaveta fechada. Introduza o bloqueio na ranhura da chave de proteco de segurana e rode a chave para proteger o bloqueio. Tambm esto disponveis modelos sem chave.

Utilizao de palavras-passe
So utilizados trs tipos de palavra-passe para proteger o computador de acesso no autorizado. A definio destas palavras-passe cria vrios nveis diferentes de proteco para o seu computador e dados: A Setup Password (palavra-passe de configurao) impede a entrada no autorizada no Utilitrio BIOS. Uma vez configurada, ter de registar esta palavra-passe para obter acesso ao Utilitrio BIOS. Consulte Utilitrio BIOS na pgina 42 e o manual on-line para obter mais informaes.

30

1 Conhecendo o seu TravelMate

A Power-On Password (palavra-passe de arranque) protege o computador de uma utilizao no autorizada. Combine a utilizao desta palavra-passe com pontos de verificao da palavra-passe no arranque e reincio a partir da hibernao, para o mximo de segurana. A Palavra-passe do Disco Rgido protege os dados, impedindo o acesso no autorizado ao seu disco rgido. Mesmo que o disco rgido seja removido do computador e movido para outro computador, no permite o acesso sem a Palavra-passe do Disco Rgido.

Importante! No esquea a Palavra-passe de Configurao e do Disco Rgido! Se se esquecer da palavra-passe, contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado.

Introduzir palavras-passe
Quando uma palavra-passe se encontra definida, -lhe pedido que introduza a palavra-passe no canto esquerdo do ecr. Quando a Setup Password (Palavra-passe de Configurao) estabelecida, -lhe feito o seguinte pedido quando premir F2 para entrar no Utilitrio BIOS no momento de inicializar o computador.

Introduza a Palavra-passe de Configurao e prima Enter para aceder ao Utilitrio BIOS. Quando a Palavra-passe de Arranque se encontra definida, so-lhe feitos os seguintes pedidos durante o arranque.

Introduza a Palavra-passe de Arranque (aparece o smbolo . por cada carcter introduzido) e prima Enter para utilizar o computador. Se digitar a palavra-passe incorrectamente, um smbolo x aparece. Tente novamente e prima Enter. Quando a Palavra-passe do Disco Rgido definida, -lhe feito o seguinte pedido durante o arranque.

31 Introduza a Palavra-passe do Disco Rgido ( apresentado o smbolo . por cada carcter introduzido) e prima Enter para utilizar o computador. Se digitar a palavra-passe incorrectamente, um smbolo x aparece. Tente novamente e prima Enter.

Importante! Voc tem trs oportunidades para introduzir uma palavra-passe. Se introduziu a palavra-passe com xito, apresentado o smbolo de palavra-passe introduzida com xito. Caso a palavra-passe no seja introduzida com xito ao fim de trs tentativas, apresentada a mensagem ou smbolo que se segue.

Mantenha o interruptor de corrente sobre presso durante quatro segundos para encerrar o computador. Neste caso, ligue novamente o computador e tente outra vez. Se no conseguir introduzir a palavra-passe do disco rgido correctamente, contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado.

Difinir palavras-passe
Pode definir palavras-passe atravs do: Notebook Manager Utilitrio BIOS

Consulte o manual on-line para obter mais informaes.

32

1 Conhecendo o seu TravelMate

2 Personalizao do

computador

Depois de ter aprendido as caractersticas bsicas do seu computador TravelMate, vamos conhecer as caractersticas avanadas do seu computador. Neste captulo, aprender como juntar opes, melhorar componentes para melhor execuo e personalizar o seu computador.

35

Expandir atravs de opes


O seu TravelMate oferece-lhe uma completa experincia mvel de computao.

Mdulos para compartimentos AcerMedia


Para trocar mdulos de unidade no compartimento da unidade de AcerMedia, siga estes passos: 1 2 3 4 Desligue o computador. Feche a cobertura do monitor. Volte o computador. Faa deslizar e segure o trinco de desbloqueio do compartimento da unidade AcerMedia (a); retire o mdulo da unidade para fora do compartimento da unidade AcerMedia (b).

5 6 7 8

Introduza um mdulo de unidade no compartimento AcerMedia. O trinco de libertao do compartimento fecha-se. Volte o computador. Abra a cobertura do monitor. Ligue o computador.

36

2 Personalizao do computador

Opes de conectividade
As portas permitem ligar dispositivos perifricos ao computador, tal como faria com um computador de secretria. Para obter instrues acerca de como ligar diferentes dispositivos externos ao computador, consulte o manual on-line.

Modem
O seu computador possui um modem AC97 Link V.90 de 56 Kbps incorporado.

Ateno! Esta porta do modem no compatvel com linhas de telefone digitais. Ligar o modem a uma linha de telefone digital pode danificar o modem.

Para utilizar o modem, ligue um fio de telefone entre a tomada do modem e uma tomada de linha telefnica.

Inicie o programa de software de comunicaes. Consulte o manual de comunicaes para obter instrues.

37

Rede
O computador possui funcionalidades incorporadas de Ethernet/Fast Ethernet. Para utilizar a funcionalidade de rede, ligue um cabo de Ethernet entre a tomada de rede e uma tomada de rede ou hub. Consulte o seu administrador de rede para obter mais pormenores.

Universal Serial Bus


A porta Universal Serial Bus (USB) um barramento de srie de alta velocidade que permite ligar e criar uma cadeia em margarida com perifricos USB, sem ter de recorrer a recursos preciosos do sistema. O computador possui duas portas disponveis.

38

2 Personalizao do computador

Ranhura para placa PC Card


Existe uma ranhura para placas PC Card CardBus Tipo II/Tipo III no painel esquerdo do computador. Esta ranhura aceita placas do tamanho de um carto de crdito que servem para melhorar o desempenho e as potencialidades do computador. Estas placas devem conter um logtipo de PC Card. As placas PC Card (anteriormente denominadas por PCMCIA) so placas suplementares para computadores portteis, que oferecem as possibilidades de expanso suportadas pelos ambientes de trabalho dos computadores pessoais. As populares placas de tipo III incluem memria flash, SRAM, modem de fax/dados, placas de LAN e SCSI. O CardBus representa um avano relativamente tecnologia da placa PC Card de 16 bits, uma vez que a largura da banda aumentada para 32 bits.

Nota: Consulte o manual da placa para obter pormenores acerca da respectiva instalao, utilizao e funes.

Introduo de uma placa PC Card


Introduza a placa na ranhura inferior e, se necessrio, efectue as ligaes adequadas (por exemplo, o cabo de rede). Consulte o manual da placa para obter pormenores.

Ejeco de uma Placa PC Card


Antes de ejectar uma placa PC Card: 1 Saia da aplicao que utiliza a placa.

39 2 Faa clique com o boto esquerdo no cone Safely Remove Hardware (remover hardware em segurana) na barra de tarefas e clique no item da placa PC Card. Clique em OK para confirmar. Prima uma vez o boto de ejeco (a) da ranhura para que ele sobressaia; em seguida prima novamente (a) para ejectar a placa (b).

Opes de ampliao
O computador proporciona potncia e desempenho superiores. Contudo, alguns utilizadores e as aplicaes por estes utilizadas podem exigir mais. Este computador permite actualizar os principais componentes, caso necessite de obter melhor desempenho.

Nota: Contacte o revendedor autorizado se decidir efectuar uma actualizao dos componentes principais.

Expanso da memria
A memria expansvel a 1 GB com soDIMMs (Small Outline Dual Inline Memory Modules) de 128/256/512 MB, standard da indstria. O computador suporta SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory). Existem duas ranhuras de memria no computador, uma das quais utilizada pela memria standard. Pode ampliar a memria instalando um mdulo de memria na ranhura disponvel, ou substituindo a memria standard por um mdulo de memria de maior capacidade.

40

2 Personalizao do computador

Instalao de memria
Para instalar memria, siga as etapas aqui indicadas: 1 Desligue o computador, desligue da corrente o adaptador de corrente alternada (CA), se estiver ligado, e remova a bateria. Em seguida vire o computador para poder ter acesso respectiva base. Remova o parafuso da cobertura da memria (a); depois levante e retire a cobertura da memria (b).

Introduza o mdulo de memria na diagonal na ranhura (a), exercendo uma ligeira presso at ouvir um pequeno estalido (b).

Substitua a cobertura da memria e fixe-a com o parafuso.

O computador detecta e configura automaticamente a dimenso total da memria.

41

Utilizao de utilitrios do sistema


Notebook Manager
O computador possui um programa integrado de configurao do sistema denominado Notebook Manager. O Notebook Manager baseado no Windows permite ao utilizador definir palavras-passe, sequncias de arranque das unidades e definies da gesto de energia. Tambm apresenta as configuraes de hardware actuais. Para iniciar o Notebook Manager, prima Fn-F2 ou siga as etapas aqui indicadas: 1 2 Faa clique sobre Start (Iniciar), Programs (Programas), Notebook Manager. Seleccione a aplicao Notebook Manager para executar o programa.

Consulte o manual on-line para obter mais informaes.

Launch Manager
O Launch Manager permite definir as quatro teclas de incio localizadas na parte superior do teclado. Consulte Teclas de incio na pgina 16 para a localizao da tecla de incio.

42

2 Personalizao do computador

Pode aceder ao Launch Manager fazendo clique sobre Start (Iniciar), Programs (Programas), Launch Manager para executar a aplicao.

Utilitrio BIOS
O Utilitrio BIOS um programa de configurao de hardware integrado no BIOS do computador (Sistema Bsico de Input/Ouput ). O computador j est devidamente configurado e optimizado e por isso no necessrio executar este utilitrio. Contudo, se surgirem problemas de configurao, possivelmente ter de executar o programa,. Para activar o Utilitrio BIOS, prima F2 durante o POST (power-on self test - auto teste de arranque) enquanto o logo TravelMate est a ser apresentado. Consulte o manual on-line para obter mais informaes.
BIOS Utility System Information Basic System Settings Startup Configuration Onboard Devices Configuration System Security Load Default Settings

= Move highlight bar, = Select, Esc = Exit

3 Resoluo de problemas do

computador

Este captulo oferece instrues sobre como proceder perante a existncia de problemas frequentes do sistema. Se surgir um problema, leia o tpico antes de chamar um tcnico. Para solucionar problemas mais graves necessrio abrir o computador. No tente abrir o computador sem a ajuda de um tcnico. Contacte o revendedor ou um centro de assistncia autorizado para procederem reparao.

45

Perguntas frequentes
A lista seguinte relativa a situaes que podem ocorrer durante a utilizao do computador. So fornecidas para cada uma respostas e solues fceis.

Liguei o interruptor e abri o monitor, mas o computador no inicia nem arranca.


Observe o indicador de corrente: Se no estiver aceso, o computador est sem corrente. Verifique o seguinte: Se o computador estiver a funcionar a bateria, poder haver descarga, o que implica que haja uma falha de energia no computador. Ligue um adaptador de corrente alternada para recarregar a bateria. Certifique-se de que o adaptador de corrente alternada est devidamente ligado ao computador e corrente elctrica. Se o indicador de Sleep estiver aceso, o computador encontrase no modo Sleep (suspenso). Prima uma tecla qualquer ou toque no touchpad para retomar. Introduziu uma disquete que no de arranque (que no do sistema) na unidade de disquetes? Remova-a ou substitua-a por uma disquete do sistema e prima Ctrl-Alt-Del para reiniciar o sistema.

Se estiver aceso, verifique o seguinte:

Os ficheiros do sistema operativo podem estar danificados ou em falta. Introduza a disquete de arranque criada ao configurar o Windows na unidade de disquetes e prima Ctrl-Alt-Del para reiniciar o sistema. Este procedimento efectua o diagnstico de eventuais problemas no seu computador e procede s correces necessrias.

No aparece nada no ecr.


O sistema de gesto de energia do computador apaga automaticamente o ecr para poupar energia. Prima uma tecla qualquer para ligar novamente o ecr. Se ao premir uma tecla o ecr no voltar ao normal, podero existir duas causas:

46

3 Resoluo de problemas do computador

O nvel de luminosidade pode ser demasiado baixo. Prima Fn- (aumentar) e Fn- (diminuir ) para regular o nvel de luminosidade. O dispositivo de visualizao poder estar ajustado para um monitor externo. Prima a tecla de atalho de comutao de visualizao Fn-F5 para alternar a visualizao para o computador.

A imagem no aparece na totalidade do ecr.


Certifique-se de que a resoluo se encontra definida para 1024x768. Esta a resoluo de origem do monitor do computador. Clique com o boto direito do rato no ambiente de trabalho do Windows e seleccione Propriedades para abrir a caixa de dilogo Propriedades do Monitor. Em seguida, clique no separador Definies para verificar se a resoluo est correctamente definida. As resolues inferiores especificada no aparecem no computador ou num monitor externo na totalidade do ecr.

O dispositivo udio do computador no funciona.


Verifique o seguinte: O volume pode estar desligado. Observe o cone do controlo de volume (altifalante) na barra de tarefas do Windows. Se estiver seleccionado, clique no cone e anule a seleco da opo Desligar Som. Os altifalantes podem estar desligados. Prima Fn-F8 para ligar os altifalantes (esta tecla de atalho tambm desliga os altifalantes). O nvel de volume pode estar demasiado baixo. Observe o cone do controlo de volume na barra de tarefas do Windows. Pode igualmente utilizar o boto de controlo de volume no painel esquerdo do computador para regular o volume. Se estiverem ligados auscultadores ou altifalantes externos tomada de sada no painel direito do computador, os altifalantes internos so automaticamente desligados.

47

Pretendo ejectar o tabuleiro de CD ou DVD sem ligar a corrente. No possvel ejectar o tabuleiro da unidade de CD ou DVD.
Existe um boto de ejeco mecnica na unidade de CD-ROM ou de DVD-ROM. Basta introduzir a ponta de uma esferogrfica ou um clip e empurrar para ejectar o tabuleiro.

A unidade de disquetes no acede disquete.


Verifique o seguinte: Certifique-se de que a disquete se encontra devidamente inserida na unidade de disquetes. Certifique-se de que a disquete se encontra formatada. Se a disquete no for a causa do problema, possvel que a unidade de disquetes esteja suja. Limpe-a utilizando um kit de limpeza apropriado. Siga as instrues includas no kit.

A unidade de CD ou DVD no acede ao disco.


Verifique o seguinte: Certifique-se de que o disco suportado pela unidade. Se o computador possuir uma unidade de CD-ROM, consegue ler CDs mas no consegue ler DVDs. Se o computador possuir uma unidade de DVD, consegue ler DVDs mas no consegue ler CDs. Quando colocar o CD ou o DVD no tabuleiro da unidade, certifique-se de que se encontra bem fixo no centro do tabuleiro. Certifique-se de que o CD ou DVD no contm quaisquer riscos ou manchas. Se o CD ou DVD estiver sujo, limpe-o utilizando um kit de limpeza apropriado. Lembre-se de seguir as instrues includas no kit.

48

3 Resoluo de problemas do computador

Se o problema no consistir do disco, possvel que a unidade de CD ou DVD esteja suja. Limpe-a utilizando um kit de limpeza apropriado. Siga as instrues includas no kit.

O teclado no responde.
Tente ligar um teclado externo ao conector PS/2 na parte posterior do computador. Se funcionar, contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado, uma vez que o cabo do teclado interno poder estar solto.

O rato de srie no funciona.


Verifique o seguinte: Certifique-se de que a ligao do cabo de srie porta de srie cumpre as normas de segurana. Durante o POST, prima F2 para aceder ao Utilitrio BIOS e verificar se a porta de srie est activada. Consulte Utilitrio BIOS na pgina 42 e o manual on-line para obter mais informaes.

Prefiro utilizar um teclado e um rato externos, mas ambos possuem conectores PS/2 e no computador existe apenas uma porta PS/2.
Para ligar dois dispositivos do tipo PS/2 ao computador, necessrio um conector opcional PS/2 em Y.

A impressora no funciona.
Verifique o seguinte: Certifique-se de que a impressora est conectada a uma tomada elctrica e que est ligada (On). Dependendo da sua ligao (USB ou paralela), certifique-se de que o cabo da impressora se encontra ligado e fixo porta apropriada do computador e porta correspondente da impressora. Durante o POST, prima F2 para aceder ao Utilitrio BIOS e verificar se a porta paralela est activada, caso utilize uma impressora paralela.

49

Pretendo configurar o local para utilizar o modem interno.


Para utilizar o software de comunicaes correctamente, necessrio configurar o local: 1 2 3 Faa clique sobre Start (iniciar), Control Panel (painel de controlo). Clique duas vezes em Phone and Modem Options (opes telefnicas e do modem). Clique no separador Dialing Properties (propriedades de ligao) e inicie a configurao do local.

Consulte a Ajuda e Suporte do Windows.

50

3 Resoluo de problemas do computador

Mensagens de erro
O computador porttil inclui uma concepo avanada que fornece relatrios com mensagens de erro no ecr para o ajudar a resolver problemas. Se receber uma mensagem de erro, tome nota da mensagem e actue de forma a corrigir o erro. A tabela que se segue apresenta uma lista das mensagens de erro por ordem alfabtica juntamente com as medidas a tomar.
Mensagens de Erro CMOS Battery Bad (Falha na Bateria CMOS) CMOS Checksum Error (Erro de Verificao CMOS) Disk Boot Failure (Falha no Arranque a Partir do Disco) Correco de Erros Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado. Insira uma disquete do sistema (de arranque) na unidade de disquetes (A:), prima depois Enter para reiniciar. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado.

Diskette Drive Controller Error or No Controller Present (Erro do Controlador da Unidade de Disquetes ou Nenhum Controlador Presente) Diskette Drive Error (Erro na Unidade de Disquetes) Diskette Drive Type Mismatch (No Correspondncia do Tipo de Unidade de Disquetes) Equipment Configuration Error (Erro de Configurao de Equipamento) Hard Disk 0 Error (Erro no Disco Rgido 0) Hard Disk 0 Extended Type Error (Erro de Tipo de Expanso do Disco Rgido 0) I/O Parity Error (Erro de Paridade de E/S)

Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado. Prima F2 (durante o POST) para aceder ao utilitrio BIOS; em seguida, prima Esc para sair e configurar novamente o computador. Prima F2 (durante o POST) para aceder ao utilitrio BIOS; em seguida, prima Esc para sair e configurar novamente o computador. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado.

Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado.

51

Mensagens de Erro Insira uma disquete do sistema e prima a tecla <Enter > para reiniciar. Keyboard Error or No Keyboard (Erro de Teclado ou Inexistncia de Teclado) Keyboard Interface Error (Erro de Interface do Teclado) Memory Size Mismatch (No Correspondncia do Tamanho da Memria) Missing operating system (Falta o sistema operativo)

Correco de Erros Insira uma disquete do sistema (de arranque) na unidade de disquetes (A:), prima depois Enter para reiniciar. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado.

Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado. Prima F2 (durante o POST) para aceder ao utilitrio BIOS; em seguida, prima Esc para sair e configurar novamente o computador. Prima F2 (durante o POST) para aceder ao utilitrio BIOS; em seguida, prima Esc para sair e configurar novamente o computador. Insira uma disquete do sistema (de arranque) na unidade de disquetes (A:), prima depois Enter para reiniciar.

Non-system disk or disk error (Disco que no do sistema ou erro no disco). Substitua e prima qualquer tecla quando estiver pronto Pointing Device Error (Erro do Dispositivo Apontador) Pointing Device Interface Error (Erro da Interface do Dispositivo Apontador) Protected Mode Test Fail (Falha no Teste de Modo Protegido) RAM BIOS Bad (Falha do BIOS de RAM) RAM Parity Error (Erro de Paridade de RAM) Real-Time Clock Error (Erro de Relgio de Tempo Real)

Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado.

Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado. Prima F2 (durante o POST) para aceder ao utilitrio BIOS; em seguida, prima Esc para sair e configurar novamente o computador. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado.

Video RAM BIOS Bad (Falha de BIOS de RAM de Video)

52

3 Resoluo de problemas do computador

Se continuarem a surgir problemas depois de ter seguido as indicaes acima descritas para corrigir eventuais problemas no computador, contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado. possvel resolver alguns problemas atravs do Utilitrio BIOS.

53

Pedir assistncia
Garantia Internacional de Viagem (ITW)
O seu computador est protegido pela International Travelers Warranty (ITW) que proporciona segurana e tranquilidade ao viajar. A nossa rede de centros de assistncia tcnica em todo o mundo existe para o ajudar a resolver problemas. O computador vem acompanhado de um passaporte ITW. Esse passaporte contm todas as informaes necessrias acerca do programa ITW. Neste guia prtico encontrar uma lista com os centros de assistncia tcnica autorizados. Leia atentamente este passaporte. Tenha sempre mo o passaporte ITW, especialmente ao viajar, para poder desfrutar das vantagens dos nossos centros de assistncia. Coloque a prova de compra do equipamento no bolso localizado na cobertura frontal do passaporte ITW. Se o pas de destino no tiver um centro de assistncia tcnica ITW autorizado pela Acer, poder contactar qualquer uma das nossas agncias em todo o mundo. Existem trs formas de aceder Acer para obter assistncia tcnica e informaes: Servio mundial de assistncia pela internet; visite www.acersupport.com Apoio telefnico nos Estados Unidos e Canad; ligue 1-800-816-2237 Nmeros de assistncia tcnica em vrios pases

Pode visualizar uma lista de nmeros de assistncia tcnica, seguindo as etapas seguintes: 1 2 3 Faa clique sobre Start (iniciar), Control Panel (painel de controlo). Faa duplo clique sobre Sistema. Faa clique sobre o boto Informaes de Suporte.

Antes de telefonar
Tenha junto de si as seguintes informaes quando telefonar para o servio on-line da Acer, e tenha o computador a funcionar. Com o seu

54

3 Resoluo de problemas do computador

apoio, podemos reduzir a durao da chamada e ajud-lo a resolver os problemas de uma forma eficaz. Se o seu computador emitir mensagens de erro ou sinais sonoros, anote-os no momento em que surgirem no ecr (ou o nmero e a sequncia no caso dos sinais sonoros). So-lhe solicitadas as informaes seguintes: Nome: ____________________________________________ Endereo: _________________________________________ __________________________________________________ Nmero de telefone: _______________________________ Mquina e tipo de modelo: _________________________ Nmero de srie:___________________________________ Data de compra: ___________________________________

Apndice A

Especificaes

Este apndice apresenta as especificaes gerais do computador.

57

Microprocessador
Processador Intel Mobile Pentium III com memria cache de 512 KB - ou Processador Intel Mobile Celeron com memria cache de 128 KB ou 256 KB

Memria
Memria principal expansvel a 1GB Dupla tomada de 144 pinos soDIMM (SDRAM - Synchronous Dynamic Random Access Memory) BIOS ROM Flash de 512 KB

Armazenamento de dados
Uma unidade de disquetes interna de 3,5 polegadas Disco rgido Enhanced-IDE de alta capacidade Uma unidade de CD-ROM, DVD-ROM or DVD/CD-RW interna e removvel de 5,25 polegadas (compartimento AcerMedia)

Monitor e vdeo
Monitor LCD (dispositivo de cristal lquido) TFT (transstor de pelcula fina) de 13.3" ou 14.1" True-color de 32 bits e uma resoluo eXtended Graphics Array (XGA) 1024x768 Capacidades 3D Suporte simultneo LCD e CRT do monitor Capacidade de visualizao dupla

udio
Som estreo AC97 de 16 bits com sintetizador wavetable incorporado Altifalantes duplos Compatvel com o Windows Sound System Portas udio separadas para dispositivos de sada dos altifalantes, entrada de linha e microfone

58

Apndice A Especificaes

Teclado e dispositivo indicador


Teclado Windows de 84/85/88 teclas Dispositivo apontador touchpad centrado ergonomicamente com funes de deslocamento

Portas de entrada/sada
Uma ranhura para placa PC Card de tipo II/tipo III (CardBus, PCMCIA) Uma tomada de telefone RJ-11 (modem de 56 Kbps V.90) Uma tomada de rede RJ-45 (Ethernet 10/100BaseT) Uma tomada de entrada CD (adaptador de Corrente Alternada) Uma porta paralela (compatvel com ECP/EPP) Uma porta do monitor externo Uma porta de teclado/rato PS/2 Uma tomada de sada de auscultador/altifalante (mini-tomada de 3,5 mm) Uma tomada de entrada de linha udio (mini-tomada de 3,5 mm) Uma tomada de entrada de microfone (mini-tomada de 3,5 mm) Duas portas USB Uma porta de srie RS-232 de 9 pinos (UART16550)

Peso e dimenses
3,16 kg para modelo TFT de 14.1" com bateria e unidade de CD-ROM 311 (L) x 260,5 (P) x 36,7 (A) mm

Ambiente
Temperatura Funcionamento: 5 C ~ 35 C No-funcionamento: -10 C ~ 60 C Funcionamento: 20 % ~ 80 % HR No-funcionamento: 20 % ~ 80 % HR

Humidade (no condensada)

59

Sistema
Microsoft Windows Suporte ACPI Em conformidade com DMI 2.0

Energia
Bateria Bateria de ies de ltio 4000mAh ou NiMH 4500mAh. Carregamento rpido de 2 horas/carregamento em utilizao de 2,5 horas 60 Watts Deteco automtica 100~240Vac, 50~60Hz

Adaptador de corrente alternada

Opes
Mdulo de actualizao da memria de 128/256/512 MB Cabo duplo PS/2 em Y Adaptador de Corrente Alternada e bateria adicionais Carregador de bateria externo Placa PC Card LAN sem fios InviLink 802.11b Ponto de acesso Lucent AP-100 802.11b

60

Apndice A Especificaes

Apndice B

Avisos

Este apndice apresenta os avisos gerais do computador.

63

Aviso FCC
Este dispositivo foi testado e est em conformidade com os limites de um dispositivo digital da Classe B de acordo com o artigo 15. das Regras do FCC. Estes limites foram concebidos para proporcionar uma proteco razovel contra interferncias numa instalao residencial. Este dispositivo gera, utiliza e pode irradiar energia de frequncia de rdio, a qual pode causar interferncia nociva a comunicaes de rdio se o dispositivo no for instalado e utilizado de acordo com as instrues. No entanto, no existem garantias de que as interferncias no ocorrero em determinadas instalaes. Se se verificar que este dispositivo causa de facto interferncias nocivas recepo de rdio ou de televiso, o que pode ser determinado desligando e voltando a ligar o dispositivo, o utilizador dever tentar corrigir a interferncia atravs de uma das seguintes medidas:

Reorientar ou alterar a localizao da antena de recepo Aumentar a distncia entre o dispositivo e o receptor Ligar o dispositivo a uma tomada num circuito diferente do receptor Consultar o fornecedor ou um tcnico especializado em rdio/televiso para obter ajuda

Aviso: Cabos blindados


Todas as ligaes a outros computadores devem ser efectuadas utilizando cabos blindados para manter a conformidade com as normas do FCC.

Aviso: Dispositivos Perifricos


Apenas perifricos (dispositivos de entrada/sada, terminais, impressoras, etc.) certificados e compatveis com os limites da Classe B podem ser ligados a este equipamento. O funcionamento de perifricos no certificados ter provavelmente como resultado a interferncia com a recepo de rdio e de televiso.

Ateno
Quaisquer alteraes ou modificaes que no sejam expressamente aprovadas pelo fabricante podem resultar na anulao da autorizao do utilizador, concedida pela Federal Communications Commission (FCC), para utilizar este computador.

Condies de utilizao
Este componente compatvel com o Artigo 15. das Normas FCC. O funcionamento est sujeito s duas condies seguintes: (1) este dispositivo no pode causar interferncias nocivas e (2) este dispositivo deve aceitar todas as interferncias recebidas, incluindo interferncias que possam causar um funcionamento inadequado.

64

Apndice B Avisos

Aviso: Utilizadores canadianos


Este aparelho digital de Classe B respeita todos os requisitos das Canadian Interference-Causing Equipment Regulations (regulamentaes canadianas para os equipamentos causadores de interferncia).

Notice: Canadian users


This Class B digital apparatus meets all requirements of the Canadian Interference-Causing Equipment Regulations.

Remarque lintention des utilisateurs canadiens


Cet appareil numrique de la classe B respected toutes les exigences du Rglement sur le matriel brouilleur du Canada.

Notas do modem
FCC
Este equipamento compatvel com o Artigo 68. das Normas da FCC. Na parte inferior do modem encontra-se uma etiqueta que inclui, entre outras informaes, o Nmero de Registo FCC e o Ringer Equivalence Number (REN) deste equipamento. Se lhe for solicitado, o utilizador deve fornecer as seguintes informaes companhia dos telefones. Se o equipamento telefnico causar danos rede telefnica, a companhia dos telefones poder suspender o servio temporariamente. Se possvel, o utilizador ser notificado com pr-aviso. No entanto, se um aviso prvio no se revelar praticvel, ser notificado logo que possvel. Ser ainda informado acerca do direito de apresentar uma reclamao junto do FCC. A companhia dos telefones pode efectuar alteraes nas respectivas instalaes, equipamento, funcionamento ou procedimentos susceptveis de afectar o funcionamento correcto do equipamento. Se tal suceder, o utilizador receber notificao prvia para ter uma oportunidade de manter o servio telefnico sem interrupes. Se este equipamento no funcionar correctamente, desligue o equipamento da linha telefnica para determinar se o mesmo est a ser a causa do problema. Se o problema residir no equipamento, deixe de o utilizar e contacte o revendedor ou fornecedor.

65

CTR 21
Este equipamento foi aprovado [Deciso do conselho 98/482/EC - CTR 21] para ligao Pan-Europeia de terminais nicos Public Switched Telephone Network (PSTN). No entanto, devido a diferenas entre as PSTNs individuais fornecidas em vrios pases, a aprovao no confere, por si s, uma garantia incondicional de funcionamento com xito em cada ponto terminal da PSTN. No caso de surgirem problemas, deve contactar em primeiro lugar o fornecedor de equipamento.

Instrues importantes sobre segurana


Leia estas instrues cuidadosamente. Guarde estas instrues para referncia futura.

1 2

Siga todos os avisos e instrues assinalados no produto. Desligue este produto da tomada elctrica antes de o limpar. No utilize produtos lquidos ou aerossis para limpeza. Utilize um pano hmido para limpeza. No utilize este produto perto de gua. No coloque este produto num carrinho, suporte ou mesa pouco estvel. O produto pode cair e sofrer danos graves. As ranhuras e as aberturas na caixa e na parte posterior ou inferior so destinadas a ventilao; para assegurar um funcionamento fivel do produto e proteg-lo contra aquecimento excessivo, estas aberturas no devem ser bloqueadas ou cobertas. As aberturas nunca devem ser bloqueadas como sucede se colocar o produto em cima de uma cama, sof ou tapete ou outra superfcie semelhante. Este produto no dever ser colocado perto de ou sobre um aquecedor ou outra fonte de calor, nem em quaisquer instalaes integradas sem ventilao adequada. Este produto deve funcionar com o tipo de energia marcado na etiqueta. Se no estiver certo quanto ao tipo de energia disponvel, consulte o revendedor ou a empresa que fornece a energia localmente. No coloque quaisquer objectos sobre o cabo de alimentao. No coloque este produto de forma a que possa ser pisado. Se utilizar uma extenso com este produto, certifique-se de que o ndice total de amperes do equipamento ligado extenso no excede o ndice de amperes do cabo. Alm disso, certifique-se de que o ndice total de corrente de todos os equipamentos ligados tomada de parede no excede o ndice do fusvel. Nunca introduza objectos de qualquer tipo no interior do produto atravs das ranhuras da caixa, uma vez que podem tocar em pontos perigosos de alta tenso ou provocar curtos circuitos em componentes que podero causar incndio ou choque elctrico. No derrame qualquer tipo de lquido sobre o produto.

3 4 5

7 8

66

Apndice B Avisos

10 No tente prestar assistncia a este produto sozinho, visto que a abertura


ou remoo das coberturas pode exp-lo a pontos de perigosa alta tenso ou outros riscos. Toda a manuteno deve ser realizada por pessoal de servio qualificado.

11 Desligue este produto da tomada elctrica e contacte o pessoal de servio


qualificado em qualquer das seguintes situaes:

a b c d

Quando o cabo de alimentao ou tomada esto danificados ou gastos Se derramou lquido para o interior do produto Se o produto esteve exposto chuva ou a gua Se o produto no funcionar normalmente e as instrues tiverem sido seguidas. Ajuste apenas os controlos abrangidos pelas instrues de funcionamento, visto que os ajustamentos incorrectos de outros controlos podem dar origem a danos e exigiro frequentemente assistncia intensiva por parte de um tcnico qualificado para repor o produto em condies normais. Se o produto tiver cado ou a caixa tiver sido danificada Se o produto demonstrar uma alterao visvel de desempenho, o que indica uma necessidade de assistncia.

e f

12 Substitua a bateria pelo mesmo tipo de bateria recomendado para o


produto. A utilizao de outro tipo de bateria pode representar um risco de incndio ou exploso. A substituio da bateria deve ser feita por um tcnico de servio qualificado.

13 Ateno! As baterias podem explodir se no forem manuseadas


devidamente. No as desmonte nem as deite fora no fogo. Mantenha-as longe das crianas e deite fora as baterias usadas logo que possvel.

14 Utilize apenas o tipo de cabo de alimentao de corrente adequado


(fornecido na caixa de acessrios) para esta unidade. Dever ser de um tipo amovvel: listado UL/certificado CSA, tipo SPT-2, amperagem 7A 125 V mnimo, aprovado VDE ou equivalente. O comprimento mximo de 4,6 metros.

Declarao de conformidade com as normas de laser


A unidade de CD ou DVD usada com este computador um produto laser. A etiqueta de classificao da unidade de CD ou DVD (mostrada a seguir) est localizada na unidade. PRODUTO LASER DE CLASSE 1 ATENO: RADIAO LASER INVISVEL QUANDO ABERTO. EVITAR EXPOSIO AOS RAIOS. CLASS 1 LASER PRODUCT CAUTION: INVISIBLE LASER RADIATION WHEN OPEN. AVOID EXPOSURE TO BEAM.

67
APPAREIL A LASER DE CLASSE 1 PRODUIT LASERATTENTION: RADIATION DU FAISCEAU LASER INVISIBLE EN CAS DOUVERTURE. EVITTER TOUTE EXPOSITION AUX RAYONS. LUOKAN 1 LASERLAITE LASER KLASSE 1 VORSICHT: UNSICHTBARE LASERSTRAHLUNG, WENN ABDECKUNG GEFFNET NICHT DEM STRAHLL AUSSETZEN PRODUCTO LSER DE LA CLASE I ADVERTENCIA: RADIACIN LSER INVISIBLE AL SER ABIERTO. EVITE EXPONERSE A LOS RAYOS.

Declarao sobre Bateria de Ltio


ATENO Perigo de exploso caso a bateria seja substituda de forma incorrecta. Substitua apenas pelo mesmo tipo ou equivalente recomendado pelo fabricante. Deite fora as baterias gastas de acordo com as instrues do fabricante.

Declarao de Conformidade com Normas Ano 2000


O Notebook TravelMate srie 220/260 contm o logtipo "Hardware NSTL Tested Year 2000 Compliant", que certifica que este modelo foi testado pelo NSTL, utilizando o teste YMark2000, e que cumpre com os standards NSTL para o Ano 2000.

Para obter mais pormenores, consulte o Acer Year 2000 Resource Center (Centro de Recursos para o Ano 2000 da Acer) em (http://global.acer.com/service/ pcy2000.html)

Declarao sobre pixels e LCD


A unidade do LCD produzida com tcnicas de fabricao de alta preciso. No entanto, alguns pixels podem, ocasionalmente, no funcionar bem ou aparecer como pontos negros ou vermelhos. Isto no produz nenhum efeito sobre o registo da imagem e no significa que est a funcionar mal.

68

Apndice B Avisos

Aviso de proteco de direitos de autor Macrovision


Este produto inclui tecnologia de proteco de direitos de autor protegida por registo de determinadas patentes dos E.U.A. e outros direitos sobre propriedade intelectual da Macrovision Corporation e de outros proprietrios de direitos. Esta tecnologia de proteco de direitos de autor no pode ser utilizada sem autorizao da Macrovision Corporation e, salvo em caso de autorizao da Macrovision Corporation, destina-se exclusivamente a utilizao domstica e a outras utilizaes de visualizao limitada. estritamente proibida a engenharia inversa ou a desmontagem. Concesso de N.s de Patente pelos E.U.A. a Aparelhos 4,631,603, 4,577,216, 4,819,098 e 4.907.093 com licena apenas para fins de visionamento limitados.

69

ndice
A
acesso do suporte indicador ligado 10 adaptador de corrente alternada cuidados a ter v ajuda manual on-line iv servios on-line 53 altifalantes resoluo de problemas 46 tecla de acelerao 15 armazenamento 19 disco rgido 19 unidade AcerMedia 19 assistncia quando telefonar vi udio 22 ajustar o volume 22 resoluo de problemas 46 aviso conformidade com o ano 2000 67 proteco de copyright DVD 68

funcionalidades 3, 8 indicador ligado 10 indicadores 10 levar para reunies 25 limpeza vi resoluo de problemas 44 segurana 29 teclados 11 transportar 24 transportar para casa 25 viagens internacionais 27 computer viagens locais 27 cuidados adaptador de corrente alternada v bateria vi computador v

D
disco rgido 19 disquete ejectar 21 inserir 21 DVD 20 resoluo de problemas

47

E
especificaes Ethernet 37 Euro 15 56

B
barramento de srie universal bateria cuidados a ter vi indicador de carga 10 37

F
FAQ. Ver perguntas frequentes filmes DVD reproduo 20

C
caps lock 11 indicador ligado 10 CD resoluo de problemas 47 CD-ROM ejeco 19 ejeco manual 47 resoluo de problemas 47 computador configurar um escritrio em casa 26 cuidados a ter v desempenho 8 desligar iv, 24

G
garantia International Travelers Warranty 53

I
impressora resoluo de problemas 48 indicadores de estado 10 informaes de suporte 53 ITW. Consulte a garantia

L
LEDs 10

70
limpeza computador vi luminosidade teclas de acelerao 15 luzes do indicador 10 CD-ROM 47 disquete 47 DVD 47 impressora 48 inicializao 45 monitor 45, 46 rato de srie 48 resoluo de problemas 44 teclado 48 unidade de disquetes 47

M
memria actualizaes 39 instalao 40 mensagens erro 50 mensagens de erro 50 modem 36 modo Hibernation tecla de acelerao 14 modo Standby indicador de estado 10 tecla de acelerao 14 monitor resoluo de problemas 45, teclas de acelerao 14

R
rato resoluo de problemas 48 rede 37 resoluo de problemas 44 sugestes 50

S
46 scroll lock 11 segurana aviso FCC 63 avisos do modem 64 CD-ROM 66 fechadura de segurana 29 instrues gerais 65 palavras-passe ~~~J~ 29 servios on-line 53

N
Notebook Manager 41 tecla de acelerao 14 num lock 11 indicador ligado 10

O
opes actualizao de memria 39

T
teclado 11 chaves de bloqueio 11 resoluo de problemas 48 teclado numrico incorporado teclas de acelerao 13 teclas do Windows 13 teclado numrico incorporado 12 num lock 12 teclas de acelerao 13 teclas do Windows 13 touchpad 17, 17?? tecla de acelerao 15 utilizar ?? 18

P
palavra-passe tipos 29 PC Card ejeco 38 insero 38 perguntas definio do local para utilizar o modem 49 dispositivos PS/2 mltiplos 48 perguntas frequentes 45 Placa PC Card 38 portas 36 POST (Power-On Self-Test) 42 problemas 45 CD 47

12

U
unidade AcerMedia 19 instalar e remover 35

71
trocar 35 unidade de disquetes resoluo de problemas Utilitrio BIOS 42 vista atrs 6 direita 5 esquerda 4 frente 4 vista frontal 3 volume ajustar 22

47

V
viajar viagens locais 27 voos internacionais 27

72

You might also like