You are on page 1of 80

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI PROGRAMTICO DA AULA 1 Aula 1 Infrao penal: elementos, espcies,

, tipicidade e ilicitude. DA INFRAO PENAL Do conceito. Do conceito analtico. Do fato tpico: Conceito e elementos. Da conduta: Conceito de conduta. Da comisso e da omisso. CRIMES: Comissivos, omissivos e comissivos por omisso. Do dolo e da culpa. Do dolo. Das espcies de dolo. Da culpa. Do Resultado. Do nexo Causal. Da Tipicidade DO CONCEITO DE TIPICIDADE. DA TIPICIDADE MATERIAL. DA TIPICIDADE CONGLOBANTE. Da tipicidade nos crimes culposos. Da previso legal dos crimes culposos. Das modalidades de culpa. DOS ELEMENTOS DO FATO TPICO CULPOSO Da antijuridicidade (OU ILICITUDE). DESCRIMINANTES DA PARTE GERAL DO CDIGO PENAL. Do estado de necessidade. Da legtima defesa. Do estrito cumprimento do dever legal. Do exerccio regular de direito.

DO NEXO CAUSAL NOS CRIMES OMISSIVOS PRPRIOS e IMPRPRIOS.

DA INFRAO PENAL A expresso infrao penal deve ser entendida como o gnero do qual f e decorrem o crime ou delito e a contraveno penal. Portanto, temos duas me ou to o espcies de infraes penais: crime e contraveno.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI O Cdigo Penal e leis esparsas prevem as espcies de crimes. So exemplos de crimes previstos no Cdigo Penal o furto (art. 155 CP), o estelionato (art. 171 CP) e o homicdio (art.121 do CP). J a Lei das Contravenes Penais (Decreto-lei n 3.688, de 1941) traz o rol das espcies de contravenes. Na Lei das Contravenes Penais temos, por exemplo, as contravenes relativas paz pblica (artigos 39 a 42); organizao do trabalho (artigos 47 a 49), f pblica (artigos 43 a 46). Ali, no artigo 50, est a mais conhecida contraveno penal: prtica de jogo de azar (Exemplo: Jogo do bicho).

Substancialmente no h diferena entre as infraes penais. O que de fato distingue o crime da contraveno penal a pena cominada. No crime ela mais severa. Para o crime comina-se pena de recluso ou deteno. J para a contraveno penal comina-se a pena de priso simples. A menor v l i d severidade da priso simples est estampada no artigo 6 da Lei das Contravenes Penais. Art. 6 A pena de priso simples deve ser cumprida, sem rigor penitencirio, em estabelecimento especial ou seo especial de priso comum, em regime semi-aberto ou aberto. 1 O condenado a pena de priso simples fica sempre separado dos condenados a pena de recluso ou de deteno. A Lei de Introduo ao Cdigo Penal e Lei das Contravenes Penais, em seu artigo 1o, cuja literalidade segue, define crime e contraveno penal. Preferiu o legislador o critrio quantitativo para distinguir uma infrao penal da n i a o r g m o outra.
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
2

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI DECRETO-LEI N 3.914, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1941 (Lei de Introduo ao Cdigo Penal e Lei das Contravenes Penais Art 1 Considera-se crime a infrao penal que a lei comina pena de recluso ou de deteno, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; contraveno, a infrao penal a que a lei comina, isoladamente, pena de priso simples ou de multa, ou ambas, alternativa ou cumulativamente. Com isso, fica aqui demonstrado que o legislador ptrio adotou o sistema bipartido, onde infrao penal tanto crime, em sentido estrito, como contraveno penal.

O professor pergunta e voc responde: 1. No Cdigo Penal brasileiro, adota-se, em relao ao conceito de crime, o sistema tricotmico, de acordo com o qual as infraes penais so separadas em crimes, delitos e contravenes? Resposta do aluno:

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Do conceito. Antes de iniciarmos o nosso trabalho, vale a pena dispensarmos ateno s palavras de Toledo1 O crime, alm de fenmeno social, um episdio da vida de da uma pessoa humana. No pode ser dela destacado e isolado. No ma oa er la pode ser reproduzido em laboratrio, para estudo. No pode ser o r i a o d er decomposto em partes indistintas. Nem se apresenta, no mundo da e t a i na r a o u o realidade, como puro conceito, de modo sempre idntico, d d u n o e i estereotipado. Os dizeres de Toledo, acima transcritos, nos deve soar como um conselho. Em es de ma os ve ar mo um sntese, o grande mestre est nos dizendo que no podemos deixar de analisar a de re t do o realidade. Esta no pode ser desprezada, privilegiando-se as grandes teses ta er es er i e u t doutrinrias. Para ns, que vamos fazer concurso, isso quer dizer o seguinte: r a e o r ra er NO NOS PREOCUPEMOS COM OS DETALHES DO DIREITO, VAMOS DIRETO AO QUE O T O P M O T E O E E A R INTERESSA, VAMOS VER AQUILO QUE CAI NAS PROVAS. isso que vamos fazer. E A . ue Vamos, ento, ao conceito de crime. Crime, em sentido amplo (= a infrao penal), conceituado de vrias maneiras. A doutrina majoritria d ao crime trs conceitos. Para tanto, fala-se em conceitos material, formal e analtico. Vejamos cada um deles:

M F
1

aterial:

crime a conduta que ofende valores sociais d a u d r relevantes, exigindo interveno estatal mediante norma t g o ne o e i e a proibitiva de cunho penal. ho l.

O conceito material sintetiza ento o princpio da interveno mnima io da segundo o qual, normas penais s sero criadas quando houver afronta a valores sociais relevantes (ultima ratio).

ormal:

crime a conduta que ofende a norma penal ta proibitiva, isto , o bem juridicamente tutelado pela norma i v r a ne t o e la penal. J h a norma penal que define como criminosa a . conduta.

Toledo Francisco de Assis Princpios Bsicos de Direito Penal Editora Saraiva.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI O agente pratica ento uma conduta j definida como crime. Para Heleno l Cludio Fragoso crime toda ao ou omisso proibida pela lei sob io me o da la ameaa de pena. No conceito material h uma viso pr-legislativa, isto , antes de ser editada a lei que considera a conduta como criminosa. Assim, a conduta ainda no tem a forma de crime. J no conceito formal, a viso pslegislativa. Assim, a conduta agora, j possui a forma definida em lei como criminosa. Para alguns autores nacionais (Ex: Damasio Evangelista de Jesus e Fernando Capez), o conceito formal de crime tem significado idntico ao dispensado conceituao sob aspecto analtico. Assim, no prefiro. Comungo da opinio da doutrina majoritria, segundo a qual no h sinonmia entre os conceitos formal e analtico de crime.

A
delas.

naltico (estrutural):

De antemo, veremos que h De n e os u um apreciao estrutural do crime, a qual, sob o prisma de ma r r u e a ob s e do duas teoria que buscam explicar a ao (conduta) no mbito u as e s r o o t i jurdico penal, pode ser modificada ao adotarmos uma ou outra er da ao ma ou

O conceito analtico trata da estrutura do crime. Ingressaremos, ao tratar do conceito analtico, na estrutura do crime.
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
5

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Do conceito analtico. do conceito analtico que extrairemos os elementos ou caractersticas de o c l m n t r as uma infrao penal. Para a doutrina majoritria, crime : fato tpico, ma o l antijurdico e culpvel. H, todavia, aqueles que entendem que o crime fato tpico e antijurdico. Nesse caso, a culpabilidade seria pressuposto de aplicao da pena. Ressalto que trabalharemos com a teoria finalista da ao. Esta poder ser analisada de duas maneiras. A primeira uma viso tripartida, onde crime seria r a fato tpico, antijurdico e culpvel. A segunda traz uma acepo bipartida, crime seria ento fato tpico e antijurdico. A culpabilidade constituiria pressuposto de aplicao da pena. Ento, podemos concluir que o crime ser no mnimo um fato tpico e antijurdico (ilcito). Do fato tpico: Conceito e elementos. Primeiramente, devemos saber o que um tipo penal. Tipo penal o modelo n l o p de conduta descrito na norma penal (Exemplo: Artigo 121: Matar Algum). u o a a Fato tpico, por sua vez, o social que se amolda ao modelo normativo, isto , ao tipo penal. Assim, o sujeito, ao deferir facadas em um desafeto causando-lhe a morte, pratica um fato tpico, uma vez que sua conduta se amolda perfeitamente ao modelo (tipo penal) do crime de homicdio (Artigo 121: Matar algum). Ento, de forma singela, pode-se dizer que o fato tpico aquele acontecimento (fato concreto) que se ajusta ao modelo (tipo penal) previsto na lei penal. O fato tpico tem seus elementos. Para a doutrina majoritria, o fato tpico, de regra, composto dos seguintes elementos: Conduta; Resultado; Nexo causal; Tipicidade. s d

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI

Da conduta: Conduta penalmente relevante a manifestao exterior de vontade o or de voluntria e consciente. Ela pode ser positiva (ao) ou negativa (absteno). Para a teoria finalista da ao, a conduta, negativa ou positiva, no um e simples acontecimento mecnico, fsico. Ela traz em si um querer, um fim buscado pelo agente: a intencionalidade ou finalidade. e c a e

A finalidade vidente, causalidade cega. Nisso reside, precisamente, a grande diferena entre o conceito clssico causal da ao e o novo conceito finalista. No primeiro (clssico), a ao humana, depois de desencadeada, considerada em seus aspectos externos, numa sequncia temporal cega, de causa e efeito, como algo que se desprendeu do agente para causar modificaes no mundo exterior. No segundo, ela considerada, em sentido inverso, como algo que se realiza de modo orientado pelo fim (pelo objetivo) antecipado na mente do agente. uma causalidade dirigida. O direito penal est vinculado estrutura finalista da ao. O direito no pode ordenar s mulheres que apressem a gravidez e que em seis meses dem luz crianas capazes de sobreviver, como tambm no pode proibi-las de terem abortos. Mas pode o direito ordenar-lhes que se comportem de modo a no facilitar a ocorrncia de abortos, assim como proibi-las de provocarem
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
7

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI abortos. As normas penais no podem ordenar ou proibir meros processos causais, mas somente atos orientados finalisticamente (aes) ou omisses desses mesmos atos2. certo que o fim buscado pelo agente no se confunde com o conhecimento do injusto (com o conhecimento de que est se fazendo algo errado). A conduta a simples manifestao de vontade (ao ou omisso), voluntria e consciente, de algum em busca de um fim. O fim buscado pelo agente que indicar a a e e i existncia de DOLO ou CULPA. c O U P Grosso modo, diz-se dolosa a conduta quando o agente busca o resultado; e, por sua vez, culposa quando tal resultado advm da incria, falta de cautela, falta de cuidado do agente. Observe a conduta de algum que, com um copo de gua na mo, lev-o boca e, com sucesso, vem a saciar a sua sede. Pergunto: a conduta foi dolosa ou culposa? certo que dolosa, j que dirigida a um fim que foi efetivamente buscado pelo agente. Independentemente de ser uma conduta lcita ou ilcita (certa ou errada), houve dolo. Por isso, que ele (dolo) , adotada a teoria finalista da ao, natural e d no normativo. No dolo, ento, no h juzo de valor acerca da ilicitude do ato. H dolo at mesmo nas condutas lcitas. o o t a Imaginemos, agora, que, ao tentar beber a gua do copo, o agente deixa-a, por falta de cuidado, cair em sua roupa. obvio que o resultado que adveio da sua conduta no foi por ele buscado (buscava saciar a sua sede). Houve falta de cuidado que, por sua vez, deu causa a um resultado no pretendido. A conduta, portanto, culposa. Conceito de conduta. CONDUTA, adotada a teoria finalista da ao, toda ao ou O T omisso humana, consciente e voluntria, dirigida a uma i u s e o a a finalidade. So elementos conceituais da conduta: i

Toledo Francisco de Assis Princpios Bsicos de Direito Penal Editora Saraiva.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI

No h conduta, POR FALTA DE VOLUNTARIEDADE, nas seguintes situaes:

Nos movimentos reflexos, pois no expressam a vontade do agente. Exemplo: golpe de faca dado pelo aougueiro epiltico em seu auxiliar no momento de crise. Na coao fsica absoluta (vis absoluta), j que ausente a vontade. Exemplo: Antnio, dolosamente, empurra a mo de Jos que segurava uma faca contra o trax de Anastcio que vem a sofrer leso corporal. (Jos no responde, pois no praticou qualquer conduta. Antnio, por sua vez, responder pelo ilcito). Estados de inconscincia (desde que no decorra de ato do agente), uma vez que no h vontade. Exemplo: Jos, em crise de sonambulismo, vem a empurrar sua mulher, Joelma, da sacada do seu prdio, causando-lhe a morte.
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
9

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Nos casos mencionados, no h conduta por faltar-lhe voluntariedade. Se no h conduta, no h fato tpico. Se no h fato tpico, no h crime. l r l Ateno: A coao moral irresistvel exclui a culpabilidade

e no a conduta. Esta existe, uma vez que h um resduo de vontade. Fato tpico existir. Mas, ausente a culpabilidade por falta de exigibilidade de conduta diversa. (Exemplo: Joo, gerente de banco, sob coao praticada mediante o emprego de arma de fogo, vai at sua agncia e subtrai do cofre grande quantia em dinheiro). No caso, a conduta no desprezada pelo Direito Penal. Assim, praticou Joo um fato tpico.

O professor pergunta e voc responde: 2. A coao fsica irresistvel afasta a tipicidade, excluindo o crime? Resposta do aluno:

Da comisso e da omisso. A conduta poder se manifestar por meio de uma ao (conduta ativa) ou de uma omisso (conduta negativa). Em ambos os casos h conduta. A ao um agir, uma comisso contra o mandamento proibitivo da ra norma penal. (Exemplo: Homicdio: Matar Algum). ma A omisso um absteno, uma conduta negativa, diante de um dever ma d e i jurdico de agir imposto pela norma. (Exemplo: Condescendncia Criminosa Art. 320 - Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa).

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

10

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI

CRIMES: Comissivos, omissivos e comissivos por omisso. Os crimes podem ser comissivos, omissivos ou comissivos por omisso. So comissivos aqueles em que o verbo descrito no tipo penal denota uma conduta positiva um fazer (Ex: subtrair, no furto). Omissivos, por sua vez, so aqueles i em que o verbo descrito no tipo negativo, ou seja, indica uma absteno um no fazer (ex: deixar de responsabilizar, na condescendncia criminosa). Voc deve ter notado que, para estabelecermos os conceitos de crimes comissivos e omissivos dispensamos ateno exclusivamente aos verbos contidos nos tipos penais. Nos crimes comissivos por omisso (ou omissivos imprprios) o autor comete i o um crime comissivo (verbo descrito na norma positivo) por meio de uma absteno omisso. o que ocorre quando a me comete o homicdio crime comissivo e mata (verbo positivo) seu filho por deix-lo sem alimento.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

11

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI

O professor pergunta e voc responde: 3. Os crimes comissivos por omisso - tambm chamados de crimes omissivos imprprios - so aqueles para os quais o tipo penal descreve uma ao, mas o resultado obtido por inao? Resposta do aluno:

Do dolo e da culpa. No pargrafo nico do artigo 18 do CP, o legislador afirma que Salvo os casos em lei, ningum pode ser punido por fato previsto como crime, seno quando o pratica dolosamente. Portanto, s haver crime culposo quando a lei expressamente o admitir. Adotada a teoria finalista da ao, partiremos do pressuposto de que a conduta no um simples acontecimento fsico (mecnico). Ela tem um plus: a finalidade do agente (intecionalidade). A culpa se manifesta atravs da imprudncia, negligncia e impercia, que l d c e c p so as suas modalidades. Na verdade, haver culpa quando o agente atua com falta de cuida, falta de cautela.
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
12

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI O dolo, por sua vez, pode ser direto, quando o agente quis o resultado, ou t l indireto, quando assumiu ele o risco de produzi-lo. O dolo indireto, a seu iu turno, pode ser eventual ou alternativo. al ou Vejamos o artigo 18 do CP.

Do dolo. Sobre o dolo importante que conheamos trs teorias que buscam explic-lo. Teoria da representao: segundo a teoria da representao, a simples ia da anteviso do resultado, ou seja, sua representao ao agente, faz sua conduta ser dolosa. Adotada essa teoria, no existiria distino entre dolo eventual e culpa consciente3, pois em ambos os casos o agente antev o resultado danoso e, mesmo assim, age. Teoria da vontade: para os adeptos da teoria da vontade, a existncia de um ia da crime doloso exige que o agente tenha, diante da representao (anteviso), a vontade dirigida ao resultado antevisto. Assim, necessria a anteviso, representao, acrescida de vontade de agir.
3

Dolo eventual : anteviso (ou representao) + aceitao do resultado. Culpa consciente : anteviso (ou representao) + no aceitao do resultado.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

13

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Teoria do assentimento (ou do consentimento): segundo seus o ia o i n o i n : defensores, o dolo ocorre quando o agente, diante da representao do resultado, apesar de no quer-lo (de no ter vontade de caus-lo), aceita-o como possvel. H um desleixo. Entre o no fazer e o fazer com risco de causar o resultado, apesar de no quer-lo, o sujeito faz (age).

De acordo com o disposto no artigo 18 do CP, para que tenhamos um crime doloso, mister, primeiramente, que o agente tenha vontade dirigida ao resultado danoso (teoria da vontade = quis o resultado) ou, quando no, que, ao menos, o tenha aceitado como possvel (teoria do assentimento = assumiu o risco de produzir o resultado). Necessrio que, alm da representao, haja vontade dirigida ao resultado (dolo direto) ou a assuno do risco de produzi-lo (dolo indireto). Houve, por parte do nosso legislador, a opo pelas teorias da vontade e do assentimento para definir o que uma conduta dolosa juridicamente relevante. O dolo natural e no normativo. Assim, adotada a teoria finalista da ao o t e a dolo natural deve ser considerado como um simples querer, independente t r de o objeto da vontade ser ilcito ou ilcito.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

14

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Doutrinariamente, dolo definido como a vontade e conscincia de realizar todos os elementos constitutivos do tipo penal, ou seja, a vontade de matar algum (elementos constitutivos do crime de homicdio). Sobre os elementos constitutivos do tipo penal falaremos quando formos tratar do ltimo dos elementos do fato tpico, isto , quando da tipicidade.

O professor pergunta e voc responde: 4. A respeito das espcies de dolo, o Cdigo Penal adotou a teoria da vontade para o dolo direto e a teoria do risco para o dolo eventual? Resposta do aluno:

Da culpa. No crime culposo a conduta do agente dirigida a uma finalidade lcita. Mas, por falta de cuidado, que se manifesta por meio da imprudncia, negligncia e impercia, ele d causa a um resultado danoso no querido. r

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

15

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI

o que ocorre com o motorista de um veculo que pretende ultrapassar uma via preferencial e, por falta de cautela imprudncia -, d causa a um acidente de trnsito, levando outrem morte. Sua conduta era dirigida a um fim lcito: ultrapassar a via preferencial. No entanto, por falta de cuidado, ocorreu resultado diverso do pretendido: acidente de trnsito. A conduta do agente s ser considerada culposa se, em seu lugar, o homem comum tivesse tomado a cautela que ele no tomou. Portanto, para falar em culpa, precisamos comparar a conduta em concreto com o comportamento exigido do homem comum. A previsibilidade objetiva, isto , a possibilidade de o homem mdio prever o e t a resultado necessria para que haja fato tpico culposo. A previsibilidade subjetiva, isto , a possibilidade de o agente, nas condies e b em que ele se achava, prever o resultado danoso, no elemento do fato tpico culposo, mas condio necessria reprovao da conduta (requisito de culpabilidade). O crime culposo ocorrer, ento, quando o agente no prev o previsvel (impreviso do previsvel) e, com isso, d causa a um resultado danoso, no i o i querido. Em sntese, a culpa a impreviso do previsvel. Por ora, cuidamos da r i o i denominada culpa inconsciente, isto , daquela em que o agente no antev o pa resultado danoso, pois pressupe a ausncia de previso, em que pese previsvel o resultado danoso.
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
16

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI


O professor pergunta e voc responde: 5. A ausncia de previsibilidade subjetiva leva excluso da tipicidade nos crimes culposos.? Resposta do aluno:

Das espcies de culpa Culpa inconsciente a aquela que decorre da impreviso do previsvel. pa te Portanto, apesar de previsvel ao homem mdio, o sujeito no prev o resultado. A ausncia de previso (anteviso) o qu a diferencia da culpa consciente. A culpa consciente aquela em que, excepcionalmente, o sujeito antev o o n resultado e, antevendo-o, no o aceita. Nela h a previso do resultado e a sua no aceitao. O agente atua acreditando que sinceramente no dar causa ao resultado, uma vez que o previu. Note que na culpa dita consciente h a previso do resultado e, por isso, conhecida como culpa com previso. Culpa prpria aquela em que, de um atuar incauto (imprudncia, negligncia e a r impercia), o agente d causa a um resultado diverso do pretendido. o que ocorre, por exemplo, com aquele que, por falta de cuidado ao ultrapassar a via preferencial de trnsito, ocasiona a um acidente automobilstico do qual decorre a morte de algum. Culpa imprpria aquela que decorre do erro de tipo essencial e vencvel (artigo 20 do CP) e das descriminantes putativas (artigo 20, pargrafo 1o, do CP). Sobre o erro de tipo e descriminantes putativas trataremos nas aulas subsequentes. Do Resultado. O resultado a mudana do mundo, ou seja, a mudana exterior causada pela conduta. Assim, penalmente, o resultado naturalstico a mudana do mundo (um fenmeno) causada pela conduta. No so todos os crimes que possuem o ue resultado naturalstico. a do t t

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

17

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI H crimes que no exigem a ocorrncia de resultado para a sua consumao. Exemplo o crime de concusso (artigo 316 do CP):

A conduta , em sntese, exigir vantagem indevida. O crime de concusso se i a t g m i a aperfeioa no momento da exigncia. A obteno ou no da vantagem irrelevante, o denominado exaurimento do crime, tambm conhecido como pos factum impunvel. de se concluir que o bem tutelado pela norma penal sempre lesionado quando a lei penal afrontada. Isso, todavia, no leva, por si s, a crer que a leso ao bem tutelado d causa a um resultado naturalstico (mudana do mundo). Observe o crime de homicdio. A norma penal inserta no artigo 121 do CP (matar algum) busca tutelar o direito vida. Portanto, o bem protegido a vida. Quando se mata algum, h ofensa ao bem tutelado? Sim, pois houve a morte. Houve resultado jurdico? Sim, ofensa ao bem tutelado: Direito vida. Houve, por sua vez, resultado naturalstico? Sim, a morte de algum (mudana do mundo).

O professor pergunta e voc responde: 6. Todo crime tem resultado jurdico, porque sempre agride um bem tutelado pela norma? Resposta do aluno:

Do nexo Causal.
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
18

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI O nexo de causalidade, ou nexo causal, o liame estabelecido entre a o t l r me do conduta (causa) e o resultado (efeito). Assim, ser causa a conduta que ta do levou ao resultado. O nexo causal um dos elementos do fato tpico. Todavia, s existir xo al os o quando estivermos falando de crimes materiais, ou seja, de crimes cujo resultado naturalstico necessrio para seu aperfeioamento, para sua consumao. No se exige o nexo causal no crimes formais e de mera conduta, j que no o u l os m es er d u se consumam com o resultado, mas sim com a conduta. om as om ta Causa todo evento necessrio para que o resultado ocorra. Assim, tudo que antecede o resultado e que foi necessrio, que teve relevncia, para sua efetivao, causa. No , ademais, uma simples relao fsica entre a conduta (causa) e o resultado que levar existncia do fato tpico. Necessrio que a conduta seja ao menos e o culposa. O CP adotou a teoria da equivalncia causal ou da conditio sine qua non como regra. Segundo tal teoria, basta que haja relevncia no processo causal para que o evento seja tido como causa. Absolutamente eficiente o procedimento mental de eliminao para definirmos o que efetivamente causa para o nosso legislador. Assim, se ao retirarmos eventual acontecimento do processo causal concluirmos que o resultado sem ele no ocorreria, podemos afirmar que tal acontecimento sua causa. Excepcionalmente, todavia, a teoria utilizada pelo Cdigo Penal , de acordo com Fernando Capez e Edilson M. Bonfim, a teoria da causalidade adequada, segundo a qual causa somente ser o evento que, isolada e individualmente (desprezado o processo causal), teve idoneidade para produzir o resultado.4 De acordo com a teoria da causalidade adequada, no h entre vrios eventos de um contexto ftico relao de dependncia. Sero eles considerados isoladamente. S haveria uma causa, desprezando-se todo o processo causal.

Capez Fernando e Bonfim Edlson M. - Direito Penal Parte Geral Editora Saraiva 2 edio.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

19

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Observe a seguinte situao, para dimensionar os efeitos prticos da adoo de uma ou outra teoria. A vtima de um golpe de faca em um dos braos levada ao hospital, onde vem a falecer tendo em conta trauma craniano decorrente de acidente de trnsito ocorrido no trajeto da viatura de emergncia. Pela teoria da equivalncia dos antecedentes, o golpe de faca causa da morte, j que, sem ele, a vtima no estaria na ambulncia e, com isso, no sofreria a leso que a levou morte. Por outro lado, adotada a teoria da causalidade adequada, o golpe de faca no pode ser considerado causa, j que isolada e individualmente no teria condio de levar a vtima a bito. A teoria da causalidade adequada utilizada pelo legislador quando trata da supervenincia de causa relativamente independente (artigo 13, pargrafo 1, do CP).

O artigo 13 do Cdigo Penal trata da relao de causalidade, observe sua literalidade no quadro abaixo.
Relao de causalidade Art. 13 - O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

20

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI


Supervenincia de causa independente 1 - A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. Relevncia da omisso 2 - A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado.

Sabemos que, pela teoria da equivalncia causal, todo evento que leva ao resultado sua causa. Sabemos, tambm, que para imput-lo ao agente necessrio que este tenha agido ao menos culposamente.
DO NEXO CAUSAL NOS CRIMES OMISSIVOS PRPRIOS e IMPRPRIOS.

Nos crimes omissivos (omissivos prprios)5 no h nexo causal como o h e xo elemento do fato tpico, uma vez que nem mesmo resultado naturalstico h. So ma ue mo co crimes que se incluem no rol dos denominados crimes de mera conduta, onde o legislador descreve somente a conduta no tipo penal incriminador. No caso da omisso de socorro (artigo 135 do CP), para que o crime se aperfeioe basta a inao - o deixar de fazer -, no exigindo o tipo penal a ocorrncia de resultado. No preciso, assim, que a pessoa ferida, por exemplo, venha a sofrer dano decorrente da omisso. O crime j se aperfeioou quando da absteno. A dificuldade reside nos crimes comissivos por omisso (omissivos imprprios ou esprios), onde o sujeito pratica um crime comissivo por meio p i de uma absteno. O resultado ser a ele imputado por ter deixado de fazer. Vejamos: A me quando deixa de dar alimento a seu filho causando-lhe a morte comete o crime de homicdio (matar algum). O homicdio um crime comissivo, ou seja, em que o legislador descreve uma conduta positiva
5

O crime de omisso de socorro exemplo clssico de crime omissivo, observe a descrio tpica: Artigo 135 do CP Deixar de prestar assistncia quando possvel faz-lo sem risco pessoal, a criana abandonada ou extraviada, ou a pessoa invlida ou ferida, ao desamparado ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro a autoridade pblica. Pena deteno de um a seis meses ou multa.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

21

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI = matar. No entanto, por meio de uma omisso a me matou (crime comissivo por omisso). Entre absteno a da me e o resultado morte no h vnculo fsico, pois do nada, nada surge. Mas, de acordo com a doutrina, h vnculo normativo. J que o resultado morte ser a ela imputado em razo do dever de agir que lhe i e imposto. t Ento, nos crimes comissivos por omisso ou omissivos imprprios, o m es o os o i i nexo de causalidade normativo. m o

O professor pergunta e voc responde: 7. O crime de omisso de socorro qualifica-se como crime omissivo imprprio, bastando, para que se repute consumado, que o agente tenha se omitido quando deveria ter agido? Resposta do aluno:

Da Tipicidade Para que uma conduta seja considerada crime deve, inicialmente, ser dotada de tipicidade. Em linhas sintticas, tipicidade deve ser entendida como a adequao da conduta ao tipo legal (modelo descrito na norma) tipicidade formal. Ressalto, entretanto, que atualmente no basta a tipicidade formal o simples ajuste da conduta ao tipo. necessrio mais: tipicidade material. Mas, sobre a tipicidade material falaremos em outro momento. O tipo penal o modelo de conduta descrito na lei penal (Exemplo: Artigo o l a c a i e a 121: Matar Algum). Aqui, no estudo da tipicidade, devemos dispensar ateno aos tipos penais que descrevem condutas e estabelecem as respectivas penas (tipos penais incriminadores). Nos dizeres de Toledo, tipo penal um modelo abstrato de comportamento proibido6. Em que pese sua insuficincia, a doutrina tem conceituado tipo penal como o n conjunto dos elementos descritivos do crime contido na lei penal7. o o r a a
6

Toledo Francisco de Assis Princpios Bsicos de Direito Penal Editora Saraiva. Jesus Damasio Evangelista (Direito Penal Parte Geral Editora Saraiva)

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

22

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Para falarmos da tipicidade como elemento do fato tpico, dispensaremos ateno somente aos tipos penais que descrevem conduta e estabelecem a respectiva sano. Portanto, normas penais incriminadoras. DO CONCEITO DE TIPICIDADE. A Tipicidade a qualidade que passa possuir o fato concreto de (praticado pelo agente) ao se amoldar ao fato abstrato (descrito na norma penal). O fato social s pode ser considerado tpico quando se ajusta ao tipo penal. O ajuste, que deve abranger todos os elementos do tipo penal, sob pena de atipicidade da conduta, conhecido como adequao tpica. Ento, para que haja tipicidade necessrio que no fato social estejam presentes todos os elementos constitutivos do tipo penal. Observe que, no crime de seqestro (artigo 148 do CP)8, o agente no necessita querer nada alm da vontade de privao da liberdade. J no crime de extorso mediante seqestro (artigo 159)9, alm da vontade de privar a liberdade, necessrio que tenha um fim especial, isto , vontade de obter qualquer vantagem como condio ou preo do resgate. O que diferencia os ilcitos to-s o elemento consistente no fim especial exigido para a perfeio do crime do artigo 159 do CP. Caso ausente a finalidade especial, no se fala em extorso mediante seqestro, mas em seqestro ou crcere privado (artigo 148 do CP). Notamos, ento, que a tipicidade depende de uma integral correspondncia do fato concreto ao fato descrito na norma penal (tipo penal).

Seqestro e crcere privado Art. 148 - Privar algum de sua liberdade, mediante seqestro ou crcere privado: Pena - recluso, de um a trs anos. Extorso mediante seqestro Art. 159 - Seqestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate: Pena - recluso, de oito a quinze anos.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

23

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Esta subsuno do fato norma penal, ou seja, a correspondncia do fato social ao modelo de conduta descrito no tipo penal conhecida como tipicidade formal. A tipicidade formal pode ocorrer diretamente, oportunidade em que se fala em tipicidade direta ou imediata; ou indiretamente, quando se fala em tipicidade d e e a i indireta ou mediata ou por extenso. e

Ser direta quando o fato concreto j, primeira vista, se amoldar ao tipo penal. a Exemplo: Quando, com animus necandi (vontade de matar), Antonio desfere golpes de faca na regio torcica de Jorge, causando-lhe a morte, concretizou-se um fato que se ajusta ao tipo penal do crime de homicdio. H, aqui, uma adequao direta, j que, primeira vista, o fato se amolda ao tipo penal. A adequao tpica ser, por sua vez, indireta (ou mediata), quando a conduta, d a primeira vista, no se amolda ao tipo penal. Para solucionar o problema o legislador lanou mo de dispositivos que permitem tipicidade por extenso. Assim ocorre nos casos de tentativa e de participao (modalidade de concurso de pessoas).
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
24

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Exemplo: Considerando o exemplo anterior, pensemos que Antnio no tenha conseguido, por circunstncias alheias sua vontade (interveno mdica), matar Jorge, apesar de ter desferido os golpes de faca. A conduta se amolda perfeitamente tipo penal do crime de homicdio (matar algum)? certo que no, pois morte no houve. Ausente a elementar matar, atpica a conduta. A conduta, assim, primeira vista, atpica. Todavia, a norma de extenso inserta no artigo 14, II, do CP10, nos permite tornar tpica determinada conduta que primeira vista atpica. A tipicidade se d por meio da norma de extenso e no diretamente. DA TIPICIDADE MATERIAL. Atualmente, o fato social, para constituir um fato tpico, deve ter, alm de tipicidade formal (ajuste ao modelo de conduta previsto na lei), tipicidade i material. t r A tipicidade material a ofensa concreta ao bem protegido pela norma penal. a Por ofensa concreta devemos entender aquela que tem relevncia jurdico-penal. Assim, a conduta do sujeito, que, por falta de cuidado (negligncia), deixa que seu filho se machuque com um alfinete, sofrendo uma leso na ponta de seu dedo, apesar de possuir tipicidade formal - pois se ajusta ao crime de leso corporal culposa (artigo 129, pargrafo 6o, do CP) -, carece de tipicidade material, j que a ofensa irrelevante. Do conceito de tipicidade material advm a aplicabilidade do princpio da insignificncia como causa de atipicidade da conduta. Portanto, fato tpico aquele que tem tipicidade formal e material. ue Da tipicidade nos crimes culposos. O tipo penal que prev o crime culposo classificado pela doutrina com um tipo penal aberto, j que no descreve a conduta de forma precisa. Caber ao
10

Art. 14 - Diz-se o crime: II - tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Pargrafo nico - Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

25

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI julgador aferir a existncia, em concreto, de imprudncia, negligncia ou impercia. Da previso legal dos crimes culposos. J falamos que de regra os crimes so dolosos. Quando ao legislador interessa responsabilizar aquele que age culposamente, expressamente o faz. Assim, no silncio do legislador, o crime somente admitido na modalidade dolosa. o que se extrai do pargrafo nico do artigo 18 do CP11. Observe os crimes de furto e de homicdio. No crime de furto, o legislador s o admite na modalidade dolosa. J no homicdio, admite-se, alm da dolosa, a modalidade culposa. Quando prev a possibilidade de responsabilizar-se o agente tambm a ttulo de culpa, o legislador se vale de tcnica peculiar. Ele no descreve a conduta que considera culposa. Somente diz que, se o crime culposo, a pena ser de tanto a tanto. Observe abaixo a previso legal do crime de homicdio culposo. O mesmo ocorre com a leso corporal culposa.12 Homicdio culposo 3 Se o homicdio culposo: Pena - deteno, de um a trs anos. O legislador no descreve a conduta culposa, como o faz casuisticamente com as condutas dolosas. Apesar de no descrev-la, considera-se culposo o crime quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia (artigo 18, II, do CP). Art. 18 - Diz-se o crime: Crime culposo
11

Crime culposo Art. 18 - Diz-se o crime : II - culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia. Pargrafo nico - Salvo os casos expressos em lei, ningum pode ser punido por fato previsto como crime, seno quando o pratica dolosamente.
12

Leso corporal culposa 6 Se a leso culposa: Pena - deteno, de dois meses a um ano.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

26

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI II - culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia. Pargrafo nico - Salvo os casos expressos em lei, ningum pode ser punido por fato previsto como crime, seno quando o pratica dolosamente. Para se saber, ento, se a conduta constitui um crime culposo, primeiramente devemos observar o tipo penal incriminador, oportunidade em que vamos notar se ou no admitida a modalidade culposa. Posteriormente, analisar-se- a conduta do agente em concreto para saber se realmente incorreu em imprudncia, negligncia ou impercia. Imaginemos algum que, por falta de cuidado, pretendendo levar a sua bolsa, tenha levado a bolsa alheia. No caso, houve subtrao de coisa alheia mvel para si. Fato que se ajusta ao tipo penal do furto13. Observamos que a conduta no foi dolosa, pois por falta de cuidado levou a bolsa alheia. No entanto, no houve crime de furto, pois o legislador no admite furto na modalidade culposa. Assim, j no primeiro momento notamos que a lei no admite a modalidade culposa. Portanto, a conduta atpica. Agora, observe a situao daquele que, por descuido - imprudncia, tenha causado um acidente de trnsito do qual decorreu a morte de outrem. No caso, o legislador admite crime de homicdio culposo (artigo 121, pargrafo 3, do CP). Assim, notamos ser possvel o crime culposo, j que a lei admite a modalidade culposa. Aps concluirmos pela admissibilidade legal da modalidade culposa, devemos observar se a conduta em concreto foi culposa ou no. Conduta culposa aquela em que o agente causa um resultado no querido por falta de cuidado. A falta de cuidado se manifesta atravs da imprudncia, negligncia ou impercia. Estas so as conhecidas modalidades de culpa. Se o agente agiu com falta de cuidado e o tipo penal admite a modalidade culposa, responder ele, desde que tenha dado causa a um resultado danoso, por crime culposo.

13

Furto Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa.
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
27

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Observe o caso do beb que engatinha ao lado da piscina. No caso h negligncia - descumprimento do dever de cuidado - por parte de quem estava obrigado a zelar pelo beb. Mas, apesar da negligncia, no ocorrer o crime culposo se o beb passar inclume pela piscina e seguir engatinhando at a sala de estar, por exemplo. No ocorreu o resultado necessrio para que vissemos a ter um crime culposo. Se eventualmente ocorresse a morte, estar-se-ia diante de crime de homicdio culposo. J se viesse a ocorrer a leso corporal, o crime seria de leso corporal culposa. O crime culposo inexoravelmente material, ou seja, daqueles em que o legislador descreve a conduta - de forma peculiar certo - e o resultado, sendo este absolutamente necessrio para que o crime se consume.

Da antijuridicidade (OU ILICITUDE). n i r O I I Agora, vamos tratar do ltimo elemento conceitual de crime. Dispensaremos ateno ento antijuridicidade, ou seja, ilicitude da conduta. Para que tenhamos crime, adotada a teoria finalista da ao (aspecto tripartido), devemos ter um fato tpico, doloso ou culposo, alm de antijurdico ou ilcito e culpvel. Antijuridicidade ou ilicitude contrariedade da u ordenamento jurdico. Para Francisco de Assis Toledo14: conduta frente ao

Ilicitude a relao de antagonismo que se estabelece I entre uma conduta humana voluntria e o ordenamento jurdico, de modo a causar leso ou expor a perigo de leso um bem jurdico tutelado Em algumas oportunidades, apesar de constituir fato tpico, a conduta no antijurdica, pois acobertada pelo ordenamento jurdico. Ela jurdica e no antijurdica. o que ocorre quando algum em legtima defesa mata outrem. O fato tpico, mas no antijurdico. o que ocorre quando estiverem presentes as excludentes da ilicitude ou c e lc e descriminantes ou causas de justificao. Tais hipteses de excluso da ilicitude esto, de regra, arroladas na Parte Geral do Cdigo Penal. DESCRIMINANTES DA PARTE GERAL DO CDIGO PENAL.
14

Princpios Bsicos de Direito Penal Editora Saraiva 5a edio 11a tiragem.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

28

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI O Cdigo Penal, em sua parte geral, precisamente no seu artigo 23, cuja literalidade segue, arrola as hipteses de excluso da ilicitude. Excluso de ilicitude Art. 23 - No h crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legtima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito. Excesso punvel Pargrafo nico - O agente, em qualquer das hipteses deste artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo. Para que o agente atue acobertado por uma causa de justificao, necessrio que preencha os requisitos objetivos e subjetivos do tipo penal permissivo. e i t o b Portanto, necessrio que, alm de estar diante de um fato que lhe permita agir, saiba estar agindo acobertado pela excludente da ilicitude. Esta, ento, exige como no crime se exige o dolo a vontade de agir acobertado pela causa de justificao. Com isso, podemos afirmar que o sujeito que por vingana pretende matar seu desafeto no poder alegar que este estava armado e prestes a agredi-lo, mesmo que de fato a agresso injusta tivesse existido. Trataremos de forma sinttica de cada uma das causas de excluso. O agente para que seja beneficiado por uma das excludentes deve agir do modo em que a lei prev. Do estado de necessidade. A doutrina15 16 estabelece distino entre estado de necessidade justificante e estado de necessidade exculpante. Cezar Roberto Bitencourt diz que: Com o reconhecimento da teoria diferenciadora, produto de construo pretoriana, o estado de necessidade pode apresentar-se sob dois aspectos:

15 16

Bitencourt Cezar Roberto Tratado de Direito Penal Parte Geral Editora Saraiva. Toledo Francisco de Assis Princpios bsicos de Direito Penal editora Saraiva.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

29

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Estado de necessidade justificante quando o bem ou interesse sacrificado for de menor valor. Nessa hiptese, a ao ser considerada lcita, afastando sua criminalidade, desde que tenha sido indispensvel para a conservao do bem mais valioso. A doutrina reconhece que o legislador brasileiro, de acordo com a dico do artigo 24 do CP, sufragou a teoria unitria, segundo a qual o estado de necessidade s e i tem uma face: excludente da ilicitude. Portanto, de acordo com o Cdigo Penal, o estado de necessidade justificante e no exculpante. Tratando do estado de necessidade justificante, devemos afirmar que a conduta do agente deve se ajustar ao modelo descrito na norma penal permissiva para que ocorra a excludente da ilicitude. Alm de tipicidade formal (elemento objetivo), deve tambm haver o animus ou vontade de agir de acordo com a i lei (elemento subjetivo). Portanto, deve o agente saber que est agindo, por l e ) exemplo, em estado de necessidade. A lei descreve o que considera estado de necessidade. Assim, s ocorrer a excludente se agente agiu de acordo com a lei e com vontade de faz-lo. Estado de necessidade Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. 1 - No pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. 2 - Embora seja razovel exigir-se o sacrifcio do direito ameaado, a pena poder ser reduzida de um a dois teros. So requisitos do estado de necessidade: Existncia de perigo atual. ia de go Perigo no provocado voluntariamente pelo agente. r go o o ou t a e t t . Inevitabilidade do perigo. i b d r Inexigibilidade do sacrifcio do bem ameaado. i c e Conhecimento da situao justificante. to da o Inexistncia de dever legal de enfrentar o perigo. ia de al de

O professor pergunta e voc responde:

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

30

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI


8. Quanto ao estado de necessidade, o CP brasileiro adotou a teoria da diferenciao, que s admite a incidncia da referida excludente de ilicitude quando o bem sacrificado for de menor valor que o protegido? Resposta do aluno:

O professor pergunta e voc responde: 8. Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se? Resposta do aluno:

O professor pergunta e voc responde: 9. Sentindo-se acuado por um co de grande porte, e no tendo para onde fugir, o pedreiro Jos abateu o animal com nica marretada. Ocorre que o co pertencia a Mrio, era manso e, em busca de afagos, invadira o parque de obras no qual se encontrava Jos. Considerando essa situao hipottica, correto afirmar que a conduta de Jos no configurou infrao penal punvel, em razo de estado de necessidade putativo.? Resposta do aluno:

Da legtima defesa. A legtima defesa est prevista no artigo 25 do CP, cuja literalidade segue.
Legtima defesa Art. 25 - Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

S ocorrer a legtima defesa quando o agente souber da injusta agresso. Caso no o saiba, no ser beneficiado. Portanto, tambm aqui no basta a presena dos requisitos objetivos, necessrio tambm o requisito subjetivo: vontade de agir em legtima defesa.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

31

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Observe, por exemplo, a situao daquele que pretendendo matar seu desafeto, encontr-o e desfere vrios tiros, oportunidade em que j morto, descobre-se que ele portava uma arma e iria mat-lo. Como no sabia estar em legtima defesa, no ser beneficiado. Requisitos da legtima defesa: Agresso injusta, atual ou iminente. Meios necessrios e moderados.
O professor pergunta e voc responde: 10. Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem? Resposta do aluno:

Do estrito cumprimento do dever legal. O exerccio regular de direito e o estrito cumprimento de dever legal no possuem descrio precisa no Cdigo Penal. O legislador somente os arrola como hipteses de excluso de ilicitude. A doutrina, entretanto, define cada uma delas. Assim, enquanto os conceitos de legtima defesa e estado de necessidade podem ser encontrados na Parte Geral do Cdigo Penal. O estrito cumprimento de dever legal e o exerccio regular de direito somente encontraremos na doutrina o seu conceito. Guilherme de Souza Nucci define, em seu Manual de Direito Penal, Editora RT, o estrito cumprimento de dever legal e o exerccio regular de direito. Para ele, estrito cumprimento dever legal, , em sntese, a ao praticada em l cumprimento a um dever imposto por lei. A excludente s ocorre quando h um dever imposto pelo direito objetivo. As obrigaes de natureza social, moral ou religiosa, no determinadas por lei, no se incluem na justificativa17. certo que o dever legal poder estar definido em regulamento, decreto ou e t c qualquer ato emanado do poder pblico. Para que o sujeito seja beneficiado l o m n o er c
17

Jesus Damsio Evangelista Direito Penal Parte Geral Vol 1 Editora Saraiva.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

32

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI pela excludente necessrio que o cumprimento seja nos estritos ditames legais. Assim, se vai alm do que lhe permite a lei, no haver a excludente da ilicitude. So exemplos de estrito cumprimento do dever legal: 1- a execuo de pena de morte feita pelo carrasco, quando o sistema jurdico o admite; 2 - a morte do inimigo no campo de batalha, quando em guerra.

O professor pergunta e voc responde: 11. O estrito cumprimento do dever legal, causa de excluso da ilicitude, consiste na realizao de um fato tpico por fora do desempenho de uma obrigao imposta diretamente pela lei, no compreendendo a expresso dever legal a obrigao prevista em decreto ou regulamento? Resposta do aluno:

O professor pergunta e voc responde: 12. Para que haja estrito cumprimento do dever legal, a obrigao deve decorrer diretamente de lei stricto sensu, no se reconhecendo essa excludente de ilicitude quando a obrigao estiver prevista em decreto, regulamento ou qualquer ato administrativo infralegal? Resposta do aluno:

Do exerccio regular de direito.

O exerccio regular de direito , nos dizeres de Guilherme Nucci, o c io g i desempenho de uma atividade ou a prtica de uma conduta autorizada por lei. Como exemplos de exerccio regular de direito, traz o autor colao as seguintes hipteses: 1- tratamento mdico ou interveno cirrgica quando admitida em lei; 2- a coao para impedir suicdio (artigo 146, pargrafo 3, II, do CP). Para Damsio A expresso direito empregada em sentido amplo, abrangendo todas as espcies de direito subjetivo (penal e extrapenal).

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

33

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Observe que, ocorrendo qualquer das causas de excluso da antijuridicidade (ou ilicitude), no h crime, j que para existir crime necessrio que, alm de fato tpico, tenhamos a antijuridicidade. ATENO: Interessante a hiptese de violncia esportiva. H certos esportes cujas prticas podem levar a resultados danosos. Isso ocorre no futebol, no boxe e outros. No entanto, aquele que, obedecendo as suas regras, causa leso corporal ou at a morte de outrem, no comete crime, uma vez que est acobertado pelo exerccio regular de direito.

O professor pergunta e voc responde: 13. Arnaldo, lutador de boxe, agindo segundo as regras desse esporte, matou Ailton durante uma luta. Nesse caso, em razo da gravidade do fato, a violncia esportiva no ser causa de excluso do crime18? Resposta do aluno:

O professor pergunta e voc responde: 14. Um dos elementos do crime a ilicitude (antijuridicidade), a qual pode ser afastada pelas causas de excluso ou justificativas. So causas excludentes de antijuridicidade: estado de necessidade, legtima defesa, exerccio regular de direito e estrito cumprimento do dever legal? Resposta do aluno:

O professor pergunta e voc responde: 15. So causas que excluem a ilicitude do fato, no havendo crime em conseqncia, o estado de necessidade, a legtima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exerccio regular de direito. Em tais casos, se houver excesso, o sujeito ativo somente responder a ttulo de dolo? Resposta do aluno:

O professor pergunta e voc responde:


(CESPE/ESCRIVO/TOCANTINS/2008) Acerca dos temas de direito penal, julgue os prximos itens. 88 Considere que um boxeador profissional, durante uma luta normal, desenvolvida dentro dos limites das regras esportivas, cause ferimentos que resultem na morte do adversrio. Nessa situao, o boxeador dever responder por homicdio doloso, com atenuao de eventual pena, em face das circunstncias do evento morte. Item 88 incorreto.
18

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

34

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI


16. A responsabilidade penal do agente nos casos de excesso doloso ou culposo aplica-se s hipteses de estado denecessidade e legtima defesa, mas o legislador, expressamente, exclui tal responsabilidade em casos de excesso decorrente do estrito cumprimento de dever legal ou do exerccio regular de direito? Resposta do aluno:

O professor pergunta e voc responde: 17. Clio chegou inconsciente e gravemente ferido emergncia de um hospital particular, tendo o chefe da equipe mdica determinado o imediato encaminhamento do paciente para se submeter a procedimento cirrgico, pois o risco de morte era iminente. Luiz, irmo de Clio, expressamente desautorizou a interveno cirrgica, uma vez que seria necessria a realizao de transfuso de sangue, fato que ia de encontro ao credo religioso dos irmos. Nessa situao, o consentimento de Luiz com relao interveno cirrgica seria irrelevante, pois os profissionais mdicos estariam agindo no exerccio regular de direito? Resposta do aluno:

O PROFESSOR RESPONDE
O professor responde: 1. No Cdigo Penal brasileiro, adota-se, em relao ao conceito de crime, o sistema tricotmico, de acordo com o qual as infraes penais so separadas em crimes, delitos e contravenes?

Resoluo: ERRADO O Cdigo Penal no estabeleceu a distino entre crime, delitos e contravenes. o a sa t re m , r De fato a Lei de Introduo ao Cdigo Penal e Lei das Contravenes Penais, o e t u o a e as o v em seu artigo 1o define crime e contraveno penal. S h distino entre crime e o i me t o . i re contraveno penal. No h delito como uma terceira espcie de infrao penal. ma ra Assim, infrao penal crime e contraveno penal. al me
O professor responde: 2. coao fsica irresistvel afasta a tipicidade, excluindo o crime?

Resoluo: CERTO A coao fsica absoluta ou irresistvel exclui a condut e, com isso, o fato deixa i ca u ta ou s v lu ta x om s de ser um fato tpico, no se podendo falar em crime. Assim, dela decorre a to c d i e a e er m em re excluso do crime. l o i e
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
35

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI

O professor responde: 3. Os crimes comissivos por omisso - tambm chamados de crimes omissivos imprprios - so aqueles para os quais o tipo penal descreve uma ao, mas o resultado obtido por inao?

Resoluo: CERTO Nos crimes comissivos por omisso (ou omissivos imprprios) o autor comete os es os o os um crime comissivo (verbo descrito na norma positivo) por meio de uma e v v bo s m o i o e o de n absteno omisso. o que ocorre quando a me comete o homicdio crime u u o e c e comissivo e mata (verbo positivo) seu filho por deix-lo sem alimento. vo a t v bo tv or l i t eu l
O professor responde: 4. A respeito das espcies de dolo, o Cdigo Penal adotou a teoria da vontade para o dolo direto e a teoria do risco para o dolo eventual?

Resoluo: ERRADO A respeito do dolo o CP adotou a teoria da vontade para o dolo direto e a teoria to do lo ia da lo to da aceitao ou do assentimento para o dolo eventual. Portanto, um erro e o o e tm n o l t a t , ra afirmar que para o dolo eventua o CP tenha adotado a teori do risco. u t al n a a e ia o

O professor responde: 5. A ausncia de previsibilidade subjetiva leva excluso da tipicidade nos crimes culposos.?

Resoluo: ERRADO A previsibilidade subjetiva no constitui elemento do tipo penal culposo. A sua va ui to do po ausncia levar excluso da culpabilidade, mas no da tipicidade. O que levar o da as ue excluso da tipicidade a ausncia de previsibilidade objetiva. Esta sim c s o i d d s a e i a elemento constitutivo do fato tpico culposo. s t t o o p u o
O professor responde: 6. Todo crime tem resultado jurdico, porque sempre agride um bem tutelado pela norma?

Resoluo: CERTO
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
36

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Como todo crime, sob o aspecto formal, constitui ofensa norma penal, pode-se ob to ui sa ma afirmar que todo crime possui resultado jurdico: ofensa norma penal ou ofensa ar me ui al ou ao bem juridicamente protegido. em
O professor responde: 7. O crime de omisso de socorro qualifica-se como crime omissivo imprprio, bastando, para que se repute consumado, que o agente tenha se omitido quando deveria ter agido?

Resoluo: ERRADO O crime de omisso de socorro um crime omissivo prprio, j que o tipo penal e m o m s o e o u (artigo 135 do CP) descreve como criminosa a conduta de Deixar de prestar go sa ta de ar de assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou em extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente oa da ou ro ou em perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica: Pena r e s a a c a deteno, de um a seis meses, ou multa. e u a is

O professor responde: 8. Quanto ao estado de necessidade, o CP brasileiro adotou a teoria da diferenciao, que s admite a incidncia da referida excludente de ilicitude quando o bem sacrificado for de menor valor que o protegido?

Gabarito: ERRADO A doutrina reconhece que o legislador brasileiro, de acordo com a dico do artigo 24 do CP, sufragou a teoria unitria, segundo a qual o estado de necessidade s e i tem uma face: excludente da ilicitude. Portanto, de acordo com o Cdigo de Penal, o estado de necessidade justificante e no exculpante. O legislador, ento, no adotou a teoria diferenciadora, mas sim a unitria. t o e e o a n .
O professor responde: 9. Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se?

Resoluo: CERTO E De acordo com o disposto no artigo 24 do CP, Considera-se em estado de om necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou em to ra ar de go ue por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direit prprio ou alheio, cujo o em a ro a to r e or sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. o s c o r g Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
37

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI


O professor responde: 10. Sentindo-se acuado por um co de grande porte, e no tendo para onde fugir, o pedreiro Jos abateu o animal com nica marretada. Ocorre que o co pertencia a Mrio, era manso e, em busca de afagos, invadira o parque de obras no qual se encontrava Jos. Considerando essa situao hipottica, correto afirmar que a conduta de Jos no configurou infrao penal punvel, em razo de estado de necessidade putativo?

Gabarito: CERTO b r A reao ao ataque de animal bravio no leva legtima defesa, mas sim ao o ao ue de al io ma as estado de necessidade. O fato de a legtima defesa, luz do disposto no artigo 25 o e e e t ma z o o i do CP, exigir o sujeito se encontre diante de uma agresso injusta, no permite i r j c r t ma s , e ie sua existncia no caso do ataque de um animal. n an eu a u do a u Legtima defesa g a e Art. 25 - Entende-se em legtima defesa quem, usando 5 e i a ee u s moderadamente dos meios necessrios, repele injusta te os agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. al ou eu ou de Portanto, a necessidade de a agresso ser injusta exige que, para a ocorrncia da o ia legtima defesa, decorra de conduta humana. Esta deve ser ilcita, apesar de no ra de ta ve se exigir que constitua crime. ue Assim, no caso mencionado na questo h estado de necessidade e no legtima e c a u o h a do e e a defesa. certo, no entanto, que diant da percepo equivocada acerca do fato o t t te da i (acreditava estar diante de um ataque do animal) o sujeito acreditava que estava va ue diante de uma situao (estado de necessidade) que, se existisse, tornaria a ao ma o legtima. Agiu, com isso, acobertado por uma descriminante putativa: estado de i i s t rm a e u s d necessidade putativo. a v Descriminantes putativas 1 - isento de pena quem, por erro plenamente justificado 1 or ro te pelas circunstncias, supe situao de fato que, se existisse, as e o de to tornaria a ao legtima. No h iseno de pena quando o a o t a a nd de erro deriva de culpa e o fato punvel como crime culposo. e a o n o e o
O professor responde: 11. Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem?

Gabarito: CERTO
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
38

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI De acordo com o disposto no artigo 25 do CP, entende-se em legtima defesa om quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, te os ta atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. al ou eu ou de
O professor responde: 12. O estrito cumprimento do dever legal, causa de excluso da ilicitude, consiste na realizao de um fato tpico por fora do desempenho de uma obrigao imposta diretamente pela lei, no compreendendo a expresso dever legal a obrigao prevista em decreto ou regulamento?

Gabarito: ERRADO A excludente s ocorre quando h um dever imposto pelo direito objetivo. As d ne rr a m e p o e lo o b v . obrigaes de natureza social, moral ou religiosa, no determinadas por lei, no a r a o al i o r n se incluem na justificativa19. u a i a certo que o dever legal poder estar definido em regulamento, decreto ou ue er ar do em to qualquer ato emanado do poder pblico. to er
O professor responde: 13. Para que haja estrito cumprimento do dever legal, a obrigao deve decorrer diretamente de lei stricto sensu, no se reconhecendo essa excludente de ilicitude quando a obrigao estiver prevista em decreto, regulamento ou qualquer ato administrativo infralegal?

Gabarito: ERRADO A excludente s ocorre quando h um dever imposto pelo direito objetivo. As d ne rr a m e p o e lo o b v . obrigaes de natureza social, moral ou religiosa, no determinadas por lei, no a r a o al i o r n se incluem na justificativa20. em na certo que o dever legal poder estar definido em regulamento, decreto ou ue er ar do em to qualquer ato emanado do poder pblico. l m n o e b t
O professor responde: 14. Arnaldo, lutador de boxe, agindo segundo as regras desse esporte, matou Ailton durante uma luta. Nesse caso, em razo da gravidade do fato, a violncia esportiva no ser causa de excluso do crime21?

19 20 21

Jesus Damsio Evangelista Direito Penal Parte Geral Vol 1 Editora Saraiva. Jesus Damsio Evangelista Direito Penal Parte Geral Vol 1 Editora Saraiva.
(CESPE/ESCRIVO/TOCANTINS/2008) Acerca dos temas de direito penal, julgue os prximos itens.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

39

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Gabarito: ERRADO Dentre as causa excludentes da ilicitude o Cdigo Penal arrola o exerccio regular sa de go de direito. Diferentemente do ocorre com a legtima defesa e o estado de i o f e e o e i o e necessidade, o legislador no conceitu o exerccio regular de direito. c a e or o i ua c io g l r . Haver o exerccio regular de direito quando o agente atua amparado pelo ar de te ua do ordenamento jurdico e nos seus limites, exercendo um direito ou uma faculdade. to co os us do um ma Necessrio que o faa nos limites estabelecidos pelo prprio ordenamento. o e o t e i eo o e o Para Bitencour o limite lcit termina necessariament ond comea o abuso, e rt o i e to n e e s te de e a u posto que a o direito deixa de ser exercido regularmente, para mostrar-se to xa de abusivo, caracterizando sua ilicitude22. ua Segundo a doutrina majoritria, as prticas esportivas violentas, desde que os do r a t s r a s i o a u d atletas permaneam nas regras previstas para aquela determinada modalidade e m a as a ra el e i l e c l ar i o constituem exemplo de exerccio regular de direito. i u pl e No caso narrado na questo, se o agente respeitou as regras previstas para a do na te as ra modalidade esportiva, mesmo que o resultado seja a morte, no se pode deixar i o v o e l a e o o de x r de reconhecer o exerccio regular de direito. e e e

O professor responde: 15. Um dos elementos do crime a ilicitude (antijuridicidade), a qual pode ser afastada pelas causas de excluso ou justificativas. So causas excludentes de antijuridicidade: estado de necessidade, legtima defesa, exerccio regular de direito e estrito cumprimento do dever legal?

Resoluo: CERTO E De acordo com o disposto no artigo 23 do CP, No h crime quando o agente p o i e do e pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legtima defesa; III - em ca II estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito. to er io
O professor responde: 16. So causas que excluem a ilicitude do fato, no havendo crime em conseqncia, o estado de necessidade, a legtima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o
88 Considere que um boxeador profissional, durante uma luta normal, desenvolvida dentro dos limites das regras esportivas, cause ferimentos que resultem na morte do adversrio. Nessa situao, o boxeador dever responder por homicdio doloso, com atenuao de eventual pena, em face das circunstncias do evento morte. Item 88 incorreto.
22

Bitencourt Cezar Roberto Tratado de Direito Penal Parte Geral Volume 1 Editora Saraiva

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

40

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI


exerccio regular de direito. Em tais casos, se houver excesso, o sujeito ativo somente responder a ttulo de dolo?

Gabarito: ERRADO b r De acordo com o disposto no artigo 23, pargrafo nico, do CP, o agente em om fo te qualquer das hipteses de excluso da ilicitude, responder pelo excesso doloso as so ou culposo. l
O professor responde: 17. A responsabilidade penal do agente nos casos de excesso doloso ou culposo aplica-se s hipteses de estado denecessidade e legtima defesa, mas o legislador, expressamente, exclui tal responsabilidade em casos de excesso decorrente do estrito cumprimento de dever legal ou do exerccio regular de direito?

Gabarito: ERRADO De acordo com o disposto no pargrafo nico do artigo 23 do CP, a s o n o g responsabilizao pelo excesso culposo ou doloso ocorrer em todas as hipteses i a o e o o l l s r r de excludentes de ilicitude: estado de necessidade, legtima defesa, exerccio es de regular de direito e estrito cumprimento do dever legal. ar de to do
O professor responde: 18. Clio chegou inconsciente e gravemente ferido emergncia de um hospital particular, tendo o chefe da equipe mdica determinado o imediato encaminhamento do paciente para se submeter a procedimento cirrgico, pois o risco de morte era iminente. Luiz, irmo de Clio, expressamente desautorizou a interveno cirrgica, uma vez que seria necessria a realizao de transfuso de sangue, fato que ia de encontro ao credo religioso dos irmos. Nessa situao, o consentimento de Luiz com relao interveno cirrgica seria irrelevante, pois os profissionais mdicos estariam agindo no exerccio regular de direito?

Gabarito: CERTO b r De acordo com a doutrina, as intervenes cirrgicas constituem situao de t n t e i o i i a e om exerccio regular de direito. Deve, no entanto, ser realizada por pessoa habilitada io er or oa para o exerccio da Medicina. Caso quem faa a interveno no tenha habilitao so em a o ha para tanto, poderemos estar diante de um caso de estado de necessidade. a e a t a e a o EXERCCIOS DE FIXAO DA MATRIA Agora, vamos iniciar um trabalho para fixao da matria tratada. Depois de ler a os o da is de matria, responder as questes objetivas acima e de estudar a resoluo de as es ma ar o todas elas, voc vai responder as questes abaixo. Como voc far para ter maior as ai mo c r ra produtividade? Responder, t d ? o por or escrito, rt se em consultar l o material. e Posteriormente, ir corrigir mediant consulta aula. Desse modo, a matrias o n e r gi e te la l o a ficar bem sedimentada. Vamos l. e o
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
41

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI 123456789101112-

Qual a diferena entre crime e contraveno? re Crime, em sentido formal, a ofensa a bem j protegido pela norma penal? do do la Quais so os requisitos ou elementos mnimos para que tenhamos, em uma is os ue viso analtica, crime? o c e Quais so os elementos do fato tpico? a is e n os i t Todo crime ter resultado naturalstico? o t o u s o Os crimes comissivos por omisso so crimes formais ou matrias? or o es Explique. O que dolo geral? u o O crime culposo necessariament material? Explique. m p e te a a? x l e Quais so os elementos do tipo penal culposo? a is e n os o p O que se entende por tipicidade material? de O que se entende por tipicidade conglobante? de Quais so as excludentes da ilicitude previstas na parte geral do CP? o as de te

RESOLUO DOS EXERCCIOS DE FIXAO DA MATRIA 1Qual a diferena entre crime e contraveno? re RESOLUO: U Substancialmente no h diferena entre as infraes penais. O que de fato distingue o crime da contraveno penal a pena cominada. No crime ela mais severa. Para o crime comina-se pena de recluso ou deteno. J para a contraveno penal comina-se a pena de al na priso simples. p 2Crime, em sentido formal, a ofensa a bem j protegido pela norma penal? e e do a e s e o o e a RESOLUO: Sim. De acordo com a doutrina, sob o aspecto formal crime a conduta me que ofende a norma penal proibitiva, isto , o bem juridicamente de o m l t t , d e tutelado pela norma penal. J h a norma penal que define como ma criminosa a conduta. 3Quais so os requisitos ou elementos mnimos para qu tenhamos, em uma a is t i a ue a m a viso analtica, crime? o c e RESOLUO:

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

42

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Independentemente da teoria adotada, para que tenhamos um crime necessrio, ao menos, que haja fato tpico e antijurdico. Ento, sob aspecto analtico, no mnimo necessrio fato tpico e antijurdico para que tenhamos um crime. 4Quais so os elementos do fato tpico? a is e n os i t RESOLUO: De acordo com a doutrina, em regra o fato tpico composto dos seguintes elementos: conduta, resultado, nexo de causalidade e tipicidade. 5Todo crime ter resultado naturalstico? me r RESOLUO: U Nem todos os crimes possuem resultado naturalstico. Nos crimes formais e de mera conduta o resultado dispensvel. J nos crimes materiais o resultado imprescindvel. 6Os crimes comissivos por omisso so crimes formais ou materiais? e v o r m s e or Explique. p q RESOLUO: Os crimes comissivos por omisso ou omissivos imprprios so crimes necessariamente materiais. Uma vez que, de acordo com o disposto no artigo 13, pargrafo 2, do CP, o resultado ser imputado ao agente em razo do dever de agir que lhe impunha. Assim, apesar do dever de agir, o sujeito abstm-se e, com isso, d causa ao resultado. 7O que dolo geral? lo RESOLUO U O dolo geral ocorre quando o agente, acreditando que j consumou o crime, pratica conduta posterior objetivando a impunidade, o que leva de fato consumao do ilcito. o que ocorre quando o sujeito acreditando que a vtima j esta morta em razo dos ferimentos que lhe causara, joga o corpo no rio para assegurar a impunidade e causa-lhe a morte por afogamento. O crime culposo necessariament material? Explique. m p e te a a? x l e
www.pontodosconcursos.com.br
43

8-

Prof. Julio Marqueti

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI RESOLUO: U Sim. Os crimes culposos so crimes necessariamente materiais. Uma vez que o resultado ser imputado ao agente que age com imprudncia, negligncia ou impercia. 9Quais so os elementos do tipo penal culposo? a is e n os o p RESOLUO: U De acordo com a doutrina, so elementos do fato tpico culposo: conduta, resultado involuntrio, nexo causal, tipicidade, ausncia de previso, quebra do dever de cuidado objetivo por meio da imprudncia, negligncia ou impercia e previsibilidade objetiva. 10O que se entende por tipicidade material? u e i i a ? RESOLUO De acordo com a doutrina, a tipicidade material a ofensa concreta ao bem protegido pela norma penal. Por ofensa concreta devemos entender aquela que tem relevncia jurdico-penal. 11O que se entende por tipicidade conglobante? u e i i o a e RESOLUO: De acordo com a teoria da tipicidade conglobante, o fato tpico pressupe que a conduta esteja proibida pelo ordenamento jurdico como um todo, globalmente considerado. Assim, quando algum ramo do direito, civil, trabalhista, administrativo, processual ou qualquer outro, permitir o comportamento, o fato ser considerado atpico. O direito um s e deve ser considerado como um todo, um bloco monoltico, no importando sua esfera (a ordem conglobante). Seria contraditrio autorizar a prtica de uma conduta por consider-la lcita e, ao mesmo tempo, descrev-la em um tipo como crime. Ora, como, por exemplo, o direito civil pode consentir e o direito penal definir como crime uma mesma ao, se o ordenamento jurdico um s. Quais so as excludentes da ilicitude previstas na parte geral do CP? a u t a t de a a t RESOLUO: O De acordo com o disposto no artigo 23 do CP, as excludentes da ilicitude so: estado de necessidade, legtima defesa, exerccio regular de direito e estrito cumprimento do dever legal. DA TIPICIDADE:
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
44

12-

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI 1.DOLO E CULPA O U 1.(FCC/TER/AL/ANALISTA/2010) 48. Considere as assertivas abaixo. I. H dolo eventual quando o agente, embora prevendo o resultado, no quer que ele ocorra nem assume o risco de produzi-lo. II. H culpa inconsciente quando, embora previsvel o resultado, o agente no o prev por descuido, desateno ou desinteresse. III. No crime preterdoloso, a conduta inicial dolosa, mas o resultado dela advindo culposo. IV. Em todos os crimes contra o patrimnio, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) I, III e IV. (C) I e IV. (D) II e III. (E) II e IV. 2.(FCC/TC/RO/PROCURADOR/2010) 85. No dolo eventual, (A) o agente, conscientemente, admite e aceita o risco de produzir o resultado. (B) a vontade do agente visa a um ou outro resultado. (C) o sujeito prev o resultado, mas espera que este no acontea. (D) o sujeito no prev o resultado, embora este seja previsvel. (E) o agente quer determinado resultado. 3. (FCC/TER/AM/ANALISTA/2009) 53. Quando o agente no quer diretamente a realizao do tipo, mas a aceita como possvel, ou at provvel, assumindo o risco da produo do resultado, h (A) preterdolo. (B) dolo direto de segundo grau. (C) dolo imediato. (D) dolo mediato. (E) dolo eventual. 2.DO NEXO DE CAUSALIDADE O U I A 4. (FCC/TJ/PI/ANALISTA/2009) 59. O artigo 13, do Cdigo Penal Brasileiro, que trata do resultado, ou seja, do efeito material da conduta humana, no se aplica aos crimes: (A) habituais, comissivos e de mera conduta. (B) permanentes, formais e comissivos.
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
45

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI (C) formais, omissivos prprios e de mera conduta. (D) comissivos, culposos e formais. (E) omissivos prprios, habituais e culposos. 5. (FCC/DEFENSOR/PA/2009) 21. Para formao do nexo de causalidade, no sistema legal brasileiro, a supervenincia de causa relativamente independente (A) exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado, imputando-se os fatos anteriores a quem os praticou. (B) exclui a imputao quando em concurso com outra concausa produz o resultado, atenuando-se a responsabilidade do autor pelo fato anterior. (C) exclui a imputao quando produz o resultado com restrio da responsabilidade de quem praticou o fato subjacente ao limite de sua responsabilidade material. (D) exclui parcialmente a imputao, tornando os autores responsveis pelo fato subjacente no limite de suas responsabilidades. (E) no exclui a imputao do resultado superveniente. 6. (FCC/TC/SP/AUDITOR/2008) 27. A relao de causalidade (A) no excluda por concausa superveniente absolutamente independente. (B) no normativa, mas ftica, nos crimes omissivos imprprios ou comissivos por omisso. (C) imprescindvel nos crimes de mera conduta. (D) excluda pela supervenincia de causa relativamente independente que, por si s, produz o resultado, no se imputando tambm ao agente os fatos anteriores, ainda que tpicos. (E) regulada, em nosso sistema, pela teoria da conditio sine qua non. 7-(PGE/RORAIMA) 61. Em matria de tipicidade: a- o uso de expresses indevidamente, sem justa causa representa a presena, no tipo, de um elemento normativo. b. o uso de expresses para o fim de.... representa a presena, no tipo, de um elemento objetivo especial. c. no caso de tentativa, h tipicidade direta anormal. d. considera-se tipo permissivo a descrio abstrata de uma ao proibida. e. considera-se tipo anormal o que descreve hipteses de inimputabilidade total ou parcial. DA ILICITUDE L C D 8. (FCC/TC/RO/PROCURADOR/2010) 84. A licitude da conduta
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
46

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI (A) no exclui o crime, interferindo to-somente na pena. (B) no pode ser admitida em razo de causa de justificao no prevista em lei. (C) no repercute na esfera cvel, se reconhecida no juzo criminal. (D) afasta a culpabilidade da ao tpica praticada pelo agente. (E) no exclui a possibilidade de punio pelo excesso doloso ou culposo. 9. (FCC/MPE/SE/ANALISTA/2009) 58. No estado de necessidade, (A) a reao contra agresso humana deve ser atual. (B) a ameaa s pode ser a direito prprio. (C) h extino da punibilidade. (D) o agente pode responder pelo excesso doloso, mas no pelo culposo. (E) a situao de perigo no pode ter sido provocada por vontade do agente. 10. (FCC/TJ/PI/ANALISTA/2009) 58. Dos requisitos do estado de necessidade, subjetivo: (A) o conhecimento da situao de fato. (B) a ameaa de direito prprio ou alheio. (C) cujo sacrifcio era irrazovel exigir-se. (D) a situao no provocada pela vontade do agente. (E) a inexistncia do dever legal de enfrentar o perigo. 11. (FCC/ADAPTADA). Se o agente atua por erro plenamente justificvel pelas circunstncia e supe que se encontra em situao de perigo, haver A.Estado de necessidade putativo. B.Estado de necessidade real. C.Legitima defesa putativa. D.Legitima defesa real.

GABARITO DAS QUESTESA SEREM TRATADA EM AULA 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) GABARITO: GABARITO: GABARITO: GABARITO: GABARITO: GABARITO: GABARITO: GABARITO: D. A. E. C. A. E. E. E.
www.pontodosconcursos.com.br
47

Prof. Julio Marqueti

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI 9) GABARITO: E. 10) GABARITO: A. 11) GABARITO: A. DA RESOLUO DAS QUESTES 1.DOLO E CULPA 1.(FCC/TER/AL/ANALISTA/2010) 48. Considere as assertivas abaixo. I. H dolo eventual quando o agente, embora prevendo o resultado, no quer que ele ocorra nem assume o risco de produzi-lo. II. H culpa inconsciente quando, embora previsvel o resultado, o agente no o prev por descuido, desateno ou desinteresse. III. No crime preterdoloso, a conduta inicial dolosa, mas o resultado dela advindo culposo. IV. Em todos os crimes contra o patrimnio, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) I, III e IV. (C) I e IV. (D) II e III. (E) II e IV.

GABARITO: D.

I. H dolo eventual quando o agente, embora prevendo o resultado, no quer que ele ocorra nem assume o risco de produzi-lo. ITEM I ERRADO. Para que ocorra o DOLO EVENTUAL necessrio que o sujeito tenha a representao do resultado e, ainda, que o aceite. Ento, para explicar o DOLO EVENTUAL, adota-se a TEORIA DA ACEITAO OU DO ASSENTIMENTO. No basta N L E R I S E E prever, deve aceitar ou assentir. NO DOLO DIRETO, por sua vez, o sujeito prev e L T quer o resultado TEORIA DA VONTADE. Ento, o item est errado, pois se ele prev, mas no quer e nem aceita (no assume o risco), no h dolo eventual.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

48

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI

II. H culpa inconsciente quando, embora previsvel o resultado, o agente no o prev por descuido, desateno ou desinteresse.
M I E O ITEM II CERTO. Para a doutrina, h culpa consciente e culpa inconsciente. Vamos tratar da segunda, inicialmente. Na CULPA INCONSCIENTE, o sujeito, por L O C T falta de cuidado, no prev o resultado previsvel. o que ocorre quando o motorista, por imprudncia (falta de cuidado), avana o sinal vermelho e causa um acidente. Era-lhe previsvel o resultado. Mas, por falta de cuidado no conseguiu prev-lo. N I Na CULPA CONSCIENTE, o sujeito prev (antev) a possibilidade de dar causa ao resultado, mas, no o quer e nem mesmo o aceita. Se no quer e nem mesmo aceita, no h dolo. H, na verdade, culpa. Culpa com previso: culpa consciente. o que ocorre com o atirador de facas no circo. Ele prev a possibilidade de acerta a assistente que est com a maa sobre a cabea. No quer acert-la e aceita a possibilidade de tal resultado. Ele acredita sinceramente em sua habilidade. Caso venha a acertar a assistente, incorrer em CULPA CONSCIENTE.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

49

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI III. No crime preterdoloso, a conduta inicial dolosa, mas o resultado dela advindo culposo. ITEM III CERTO. Crime preterintencional ou preterdoloso o crime em que o tipo penal exige que o resultado agravador seja ao agente imputado a ttulo de culpa, sob pena de estarmos diante de outro ilcito. Assim, h uma conduta dolosa e um resultado culposo. o que ocorre com o crime de leso corporal seguida de morte (artigo 129, pargrafo 3, do CP). Observe que a lei exige que o resultado morte no decorra de dolo do agente. Leso corporal seguida de morte 3 Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo: Pena - recluso, de quatro a doze anos. Caso o evento morte venha a decorrer de dolo, direto ou indireto, no estaremos diante do crime em tela, mas sim do crime de homicdio. Ento, observe que a vontade do agente praticar leso corporal. Mas, por culpa, ele se excede e causa a morte. Aqui, h leso corporal seguida de morte. IV. Em todos os crimes contra o patrimnio, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. O. M R ITEM IV ERRADO O item IV trata do arrependimento posterior previsto no artigo 16 do CP. O arrependimento posterior constituir causa de diminuio de pena. Ser possvel nos crimes sem violncia ou grave ameaa pessoa. Veja a dico do artigo 16 do CP: Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. Nota-se, portanto, que no ser possvel em todos os crimes contra r e m i t o patrimnio, uma vez que no se aplica aos crimes com violncia e grave r ameaa pessoa. No se admite, por exemplo, o arrependimento posterior nos crime de roubo (artigo 157, do CP). 2.(FCC/TC/RO/PROCURADOR/2010) 85. No dolo eventual, (A) o agente, conscientemente, admite e aceita o risco de produzir o resultado. (B) a vontade do agente visa a um ou outro resultado. (C) o sujeito prev o resultado, mas espera que este no acontea. (D) o sujeito no prev o resultado, embora este seja previsvel. (E) o agente quer determinado resultado.
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
50

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI GABARITO: A.

(A) o agente, conscientemente, admite e aceita o risco de produzir o resultado. ALTERNATIVA A CERTA. O dolo eventual uma espcie de dolo indireto. Este ocorre quando a v u l a s o d o vontade do sujeito NO se dirige a certo e determinado resultado. H dolo t t r s t oo eventual quando o sujeito assume o risco de produzir o resultado, ou seja, n a aceita-o como possvel. No o quer, mas entre o agir e o no agir, assume o risco e age. (B) a vontade do agente visa a um ou outro resultado. ALTERNATIVA B ERRADA. I A alternativa trata na verdade do dolo alternativo. De acordo com a doutrina, quando a vontade do sujeito se dirige a um ou outro resultado (Ex: sujeito desfere golpes de faca na vtima com a inteno de ferir ou matar). O dolo alternativo constitui espcie do dolo indireto. (C) o sujeito prev o resultado, mas espera que este no acontea.
I ALTERNATIVA C ERRADA.

Quando o sujeito prev o resultado, mas no o aceita, no age com dolo. O dolo existir quando o sujeito quer o resultado (teoria da vontade) dolo direto; ou quando o aceita (teoria da aceitao ou do assentimento) dolo indireto. Quando no aceita o resultado apesar de prev-lo, h culpa. Neste caso, h culpa consciente ou culpa com representao ou culpa com anteviso. t (D) o sujeito no prev o resultado, embora este seja previsvel. ALTERNATIVA D ERRADA. Quando o sujeito no prev o resultado, no h que se falar em dolo. Haver v s t culpa. o que ocorre, por exemplo, em caso de imprudncia no trnsito. O acidente constitui resultado previsvel, mas que, por falta de cuidado, no foi previsto pelo agente. Ento, no crime culposo, h, em regra, um resultado previsvel no previsto pelo agente em razo da falta de cuidado.
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
51

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI (E) o agente quer determinado resultado. ALTERNATIVA E ERRADA. Quando o sujeito quer determinado resultado, age com dolo direto (teoria da vontade). No podemos nos esquecer que o dolo eventual uma espcie de dolo indireto. Portanto, para que tenhamos o dolo eventual necessrio que o sujeito no queira determinado resultado. 3. (FCC/TER/AM/ANALISTA/2009) 53. Quando o agente no quer diretamente a realizao do tipo, mas a aceita como possvel, ou at provvel, assumindo o risco da produo do resultado, h (A) preterdolo. (B) dolo direto de segundo grau. (C) dolo imediato. (D) dolo mediato. (E) dolo eventual.

GABARITO: E. Para resolvermos a questo, necessrio uma breve explanao a respeito do dolo. Vamos l. A respeito do dolo, em que pese a existncia de outras, so trs as teorias de maior relevncia no nosso ordenamento jurdico-penal. Teoria da representao: segundo a teoria da representao, a simples anteviso do resultado ilcito, ou seja, sua representao ao agente, faz sua conduta ser dolosa. Adotada essa teoria, no existiria distino entre dolo eventual e culpa consciente23, pois em ambos os casos o agente antev o resultado danoso e, mesmo assim, age. Teoria da vontade: para os adeptos da teoria da vontade, a existncia de um crime doloso exige que o agente tenha, diante da representao (anteviso), a vontade de praticar a conduta que configura um ilcito penal. Assim, necessria a anteviso, representao, acrescida de vontade de praticar o ilcito.

23

Dolo eventual: anteviso (ou representao) + aceitao do resultado. Culpa consciente: anteviso (ou representao) + no aceitao do resultado.
www.pontodosconcursos.com.br
52

Prof. Julio Marqueti

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Teoria do assentimento (ou do consentimento): segundo seus defensores, o dolo ocorre quando o agente, diante da representao do ilcito penal, apesar de no quer-lo (de no ter vontade de caus-lo), aceita-o como possvel. Para que tenhamos um crime doloso, mister, primeiramente, que o agente tenha vontade dirigida ao resultado danoso (teoria da vontade = quis o resultado) ou, quando no, que, ao menos, o tenha aceito como possvel (teoria do assentimento = assumiu o risco de produzir o resultado). Ateno: No nosso ordenamento jurdico, ento, a simples representao do resultado no faz da conduta uma conduta dolosa. A teoria da representao no foi acolhida pelo legislador. No dolo indireto h, como no direto, a anteviso do resultado. Este (o resultado), todavia, no querido pelo agente, o qual, diante de sua representao (anteviso do resultado), age aceitando-o (o agente se conforma com o resultado danoso, apesar de no quer-lo). O dolo indireto pode ser: 1- dolo eventual ou 2- dolo alternativo. No dolo eventual, primeira das duas espcies de dolo indireto, diante da anteviso do resultado, o agente prefere agir, aceitando-o como possvel, a deixar de faz-lo. Exemplo de dolo eventual: Substituto do atirador de facas no circo. Sem habilidade, o agente antev a possibilidade de acertar a moa e no a ma que est em sua cabea. Diante de tal possibilidade, ele aceita o resultado como possvel (se conforma com o resultado danoso) e age, acertando a ma, mas no a ma que estava em cima da cabea, e sim a ma do rosto da moa (sua face). J no dolo alternativo, a segunda das espcies de dolo indireto, o agente antev dois ou mais resultados possveis. Dirige, entretanto, sua conduta a um deles (dolo direto). Mas sabe que, ao agir, poder causar outro resultado lesivo. Mesmo diante dessa possibilidade, entre o fazer e o no fazer, ele age, aceitando e causando o outro resultado. Exemplo de dolo alternativo: Joo pretende dar um tiro na perna de Antnio. Jos, est perto da vtima. Joo antev a possibilidade de atingir tambm, ou unicamente, Jos. Busca um resultado (= atingir Antnio), mas aceita como possvel o outro resultado (= ferir Jos) e age, ferindo este.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

53

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Ateno: A aceitao do resultado o que difere o dolo eventual da culpa consciente24. Nesta, como no dolo eventual, o agente antev o resultado. Todavia, na culpa consciente espera sinceramente que ele no ocorra, no o aceita, mas age. Culpa consciente: uma espcie de culpa, onde o agente antev o resultado danoso possvel, mas no aceita sinceramente que ele ocorra. Aqui, estamos falando de uma culpa onde h a previso do resultado. ASSIM, CORRETA A ALTERNATIVA E. 2.DO NEXO DE CAUSALIDADE 4. (FCC/TJ/PI/ANALISTA/2009) 59. O artigo 13, do Cdigo Penal Brasileiro, que trata do resultado, ou seja, do efeito material da conduta humana, no se aplica aos crimes: (A) habituais, comissivos e de mera conduta. (B) permanentes, formais e comissivos. (C) formais, omissivos prprios e de mera conduta. (D) comissivos, culposos e formais. (E) omissivos prprios, habituais e culposos.

GABARITO: C. T Para resolvermos nossa questo precisamos fazer algumas consideraes a respeito do tema proposto: Nexo de causalidade. O nexo de causalidade, ou nexo causal, o liame estabelecido entre a o t l r conduta (causa) e o resultado (efeito). Assim, ser causa a conduta que a c s e l d i levou ao resultado. O nexo causal um dos elementos do fato tpico. Todavia, s existir xo al os o quando estivermos falando de crimes materiais, ou seja, de crimes cujo resultado naturalstico necessrio para seu aperfeioamento, para sua consumao. No se exige o nexo causal no crimes formais e de mera conduta, j que no o u l os m es er d u se consumam com o resultado, mas sim com a conduta. om as om ta Crimes MATERIAIS so aqueles que se consumam com um certo A resultado (ex: homicdio se consuma com o resultado morte).
24

N onsciente, o agente antev o resultado, mas no o aceita, no se conforma com ele. Ao agente age na crena de que no causar o resultado danoso. Exemplo: O atirador (no o substituto) de facas no circo. Ele atira a faca na crena de que, habilidoso que , acertar a maa. Mas, ao contrrio do que acreditava, ele acerta o rosto da moa.
www.pontodosconcursos.com.br
54

Prof. Julio Marqueti

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Os CRIMES FORMAIS so aquele em que a lei descreve o resultado. No entanto, no o exige para que o crime venha a se consumar. So conhecidos como crimes de consumao antecipada. Os CRIMES DE MERA CONDUTA so aqueles em que o legislador no faz qualquer meno ao resultado. Descreve to-s a conduta. Portanto, podemos dizer que somente os crimes materiais exigem o nexo de causalidade como elemento do fato tpico. O CP adotou a teoria da equivalncia causal ou da conditio sine qua non como regra. Segundo tal teoria, basta que haja relevncia no processo causal para que o evento seja tido como causa. Absolutamente eficiente o procedimento mental de eliminao para definirmos o que efetivamente causa para o nosso legislador. Assim, se ao retirarmos eventual acontecimento do processo causal, concluirmos que o resultado sem ele no ocorreria, podemos afirmar que tal acontecimento sua causa. O artigo 13 do Cdigo Penal trata da relao de causalidade, observe sua literalidade no quadro abaixo. Relao de causalidade Art. 13 - O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. Supervenincia de causa independente 1 - A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. Relevncia da omisso 2 - A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado. Sabe-se que, pela teoria da equivalncia causal, todo evento que leva ao resultado sua CAUSA. Sabe-se, ainda, que para imput-lo ao agente necessrio que este tenha agido AO MENOS CULPOSAMENTE. (A) habituais, comissivos e de mera conduta.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

55

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI ALTERNATIVA A ERRADA. A I Os CRIMES HABITUAIS, de acordo com a doutrina, so aqueles que exigem, para sua existncia, reiterao da conduta. Podem exigir ou no um resultado para sua consumao. Quando a consumao se mostra imprescindvel, haver o nexo de causalidade. Exemplo de crime habitual o favorecimento da prostituio (artigo 218-B do CP25). Ento, no se pode afirmar que o disposto no artigo 13 do CP no se aplica aos crimes habituais.
S I S Os CRIMES COMISSIVOS so aqueles em que a lei prev como tpica um conduta positiva um fazer (ex: subtrair, no furto; matar, no homicdio; obter, no estelionato). diferente dos crimes omissivos em que o legislador descreve um no fazer como conduta tpica (ex: deixar de praticar o ato de ofcio, na prevaricao; deixar de responsabilizar, na condescendncia criminosa). Os CRIMES COMISSIVOS podem ou no depender de resultado S para sua consumao. Quando exigem o resultado (ex: homicdio que depende da morte) aplicar-se- o disposto no artigo 13 do CP.

Os CRIMES DE MERA CONDUTA so aqueles em que o legislador no faz qualquer meno ao resultado. Descreve to-s a conduta. Se descreve somente a conduta, no h que se falar em resultado. Assim, no se aplica o disposto no artigo 13 do CP.

(B) permanentes, formais e comissivos.


I ALTERNATIVA B ERRADA. S R Os CRIMES PERMANENTES so aqueles em que a conduta se prolonga no tempo ao arbtrio do agente Diz a doutrina que so os crimes cuja conduta se protrai no tempo (ex: seqestro). Podem ou no depender do resultado para sua consumao.Quando do resultado dependem para se consumar, pode-se afirmar que se aplicar a regra inserta no artigo 13 do CP.

Os CRIMES FORMAIS so aquele em que a lei descreve o resultado. No entanto, no o exige para que o crime venha a se consumar. So conhecidos como crimes de consumao antecipada. Portanto, aos crimes formais no se aplicar o disposto no artigo 13 do CP.

Favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual de vulnervel (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) Art. 218-B. Submeter, induzir ou atrair prostituio ou outra forma de explorao sexual algum menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, facilit-la, impedir ou dificultar que a abandone: (Includo pela Lei n 12.015, de 2009)

25

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

56

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Os CRIMES COMISSIVOS so aqueles em que a lei prev como tpica um S I S conduta positiva um fazer (ex: subtrair, no furto; matar, no homicdio; obter, no estelionato). diferente dos crimes omissivos em que o legislador descreve um no fazer como conduta tpica (ex: deixar de praticar o ato de ofcio, na prevaricao; deixar de responsabilizar, na condescendncia criminosa). Os CRIMES COMISSIVOS podem ou no depender de resultado S para sua consumao. Quando exigem o resultado (ex: homicdio que depende da morte) aplicar-se- o disposto no artigo 13 do CP.

(C) formais, omissivos prprios e de mera conduta.


I E ALTERNATIVA C CERTA.

Os CRIMES FORMAIS so aquele em que a lei descreve o resultado. No entanto, no o exige para que o crime venha a se consumar. So conhecidos como crimes de consumao antecipada. Portanto, aos crimes formais no se aplicar o disposto no artigo 13 do CP. l i o o Os CRIMES OMISSIVOS PRPRIOS so aqueles em que o legislador descreve um no fazer como conduta tpica (ex: deixar de praticar o ato de ofcio, na prevaricao; deixar de responsabilizar, na condescendncia criminosa). Nestes, por no se exigir resultado, no se aplicar a regra inserta no artigo i n a i 13 do CP. O crime se consuma com a conduta. Os CRIMES DE MERA CONDUTA so aqueles em que o legislador no faz qualquer meno ao resultado. Descreve to-s a conduta. Se descreve somente a conduta, no h que se falar em resultado. Assim, no se aplica a o disposto no artigo 13 do CP. o t no ig 3 o (D) comissivos, culposos e formais.
I R ALTERNATIVA D ERRADA. S I S Os CRIMES COMISSIVOS so aqueles em que a lei prev como tpica um conduta positiva um fazer (ex: subtrair, no furto; matar, no homicdio; obter, no estelionato). diferente dos crimes omissivos em que o legislador descreve um no fazer como conduta tpica (ex: deixar de praticar o ato de ofcio, na prevaricao; deixar de responsabilizar, na condescendncia criminosa). Os CRIMES COMISSIVOS podem ou no depender de resultado S para sua consumao. Quando exigem o resultado (ex: homicdio que depende da morte) aplicar-se- o disposto no artigo 13 do CP. U O Os CRIMES CULPOSOS so aqueles em que o resultado ser imputado ao agente por ter ele agido com falta de cautela: imprudncia, negligncia ou

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

57

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI impercia. Os crimes culposos so necessariamente materiais. Assim, para que se consumem necessitam de resultado. Como necessitam de resultado, aplicar-se-se- o disposto no artigo 13 do CP. Os CRIMES FORMAIS so aquele em que a lei descreve o resultado. No R E O M I entanto, no o exige para que o crime venha a se consumar. So conhecidos como crimes de consumao antecipada. Portanto, aos crimes formais no se aplicar o disposto no artigo 13 do CP.

(E) omissivos prprios, habituais e culposos.


I ALTERNATIVA E ERRADA. A

Os CRIMES OMISSIVOS PRPRIOS so aqueles em que o legislador descreve um no fazer como conduta tpica (ex: deixar de praticar o ato de ofcio, na prevaricao; deixar de responsabilizar, na condescendncia criminosa). Nestes, por no se exigir resultado, no se aplicar a regra inserta no artigo i n a i 13 do CP. O crime se consuma com a conduta. Os CRIMES HABITUAIS, de acordo com a doutrina, so aqueles que exigem, para sua existncia, reiterao da conduta. Podem exigir ou no um resultado para sua consumao. Quando a consumao se mostra imprescindvel, haver o nexo de causalidade. Exemplo de crime habitual o favorecimento da prostituio (artigo 218-B do CP26). Ento, no se pode afirmar que o disposto no artigo 13 do CP no se aplica aos crimes habituais. Os CRIMES CULPOSOS so aqueles em que o resultado ser imputado ao U O agente por ter ele agido com falta de cautela: imprudncia, negligncia ou impercia. Os crimes culposos so necessariamente materiais. Assim, para que se consumem necessitam de resultado. Como necessitam de resultado, aplicar-se-se- o disposto no artigo 13 do CP.

5. (FCC/DEFENSOR/PA/2009) 21. Para formao do nexo de causalidade, no sistema legal brasileiro, a supervenincia de causa relativamente independente (A) exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado, imputando-se os fatos anteriores a quem os praticou.
Favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual de vulnervel (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) Art. 218-B. Submeter, induzir ou atrair prostituio ou outra forma de explorao sexual algum menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, facilit-la, impedir ou dificultar que a abandone: (Includo pela Lei n 12.015, de 2009)
26

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

58

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI (B) exclui a imputao quando em concurso com outra concausa produz o resultado, atenuando-se a responsabilidade do autor pelo fato anterior. (C) exclui a imputao quando produz o resultado com restrio da responsabilidade de quem praticou o fato subjacente ao limite de sua responsabilidade material. (D) exclui parcialmente a imputao, tornando os autores responsveis pelo fato subjacente no limite de suas responsabilidades. (E) no exclui a imputao do resultado superveniente. GABARITO: A. T O nexo de causalidade, ou nexo causal, o liame estabelecido entre a o t l r me do conduta (causa) e o resultado (efeito). Assim, ser causa a conduta que ta do levou ao resultado. O CP adotou, como regra, a teoria da equivalncia causal ou da conditio sine qua non. Segundo tal teoria, basta que haja relevncia no processo causal para que o evento seja tido como causa. Assim, ser considerada causa toda ao ou omisso sem qual o resultado no teria ocorrido (artigo 13 do CP). Excepcionalmente, todavia, a teoria utilizada pelo Cdigo Penal , de acordo com Fernando Capez e Edilson M. Bonfim, a teoria da causalidade adequada, o a a segundo a qual causa somente ser o evento que, isolada e individualmente (desprezado o processo causal), teve idoneidade para produzir o resultado.27 De acordo com a teoria da causalidade adequada, no h entre vrios eventos de um contexto ftico relao de dependncia. Sero eles considerados isoladamente. S haveria uma causa, desprezando-se todo o processo causal. Observe a seguinte situao, para dimensionar os efeitos prticos da adoo de uma ou outra teoria. A vtima de um golpe de faca em um dos braos levada ao hospital, onde vem a falecer tendo em conta trauma craniano decorrente de acidente de trnsito ocorrido no trajeto da viatura de emergncia. Pela teoria da equivalncia dos antecedentes, o golpe de faca causa da morte, j que, sem ele, a vtima no estaria na ambulncia e, com isso, no sofreria a leso que a levou morte. Por outro lado, adotada a teoria da causalidade adequada, o golpe de faca no pode ser considerado causa, j que isolada e individualmente no teria condio
27

Capez Fernando e Bonfim Edlson M. - Direito Penal Parte Geral Editora Saraiva 2 edio.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

59

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI de levar a vtima a bito. A teoria da causalidade adequada utilizada pelo legislador quando trata da SUPERVENINCIA DE CAUSA RELATIVAMENTE INDEPENDENTE P R N A L E E E E T (artigo 13, pargrafo 1, do CP). Esse o tema proposto em nossa questo. Para resolv-la, ento, basta aplicarmos o disposto no artigo 13, pargrafo 1, do CP. Relao de causalidade Art. 13 - O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. Supervenincia de causa independente 1 - A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. Relevncia da omisso 2 - A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado. Ento, aplicando-se o disposto no artigo 13, pargrafo 1, do CP, podemos afirmar que CORRETA EST A ALTERNATIVA A.

6. (FCC/TC/SP/AUDITOR/2008) 27. A relao de causalidade (A) no excluda por concausa superveniente absolutamente independente. (B) no normativa, mas ftica, nos crimes omissivos imprprios ou comissivos por omisso. (C) imprescindvel nos crimes de mera conduta. (D) excluda pela supervenincia de causa relativamente independente que, por si s, produz o resultado, no se imputando tambm ao agente os fatos anteriores, ainda que tpicos. (E) regulada, em nosso sistema, pela teoria da conditio sine qua non.

GABARITO: E. T

(A) no excluda independente.


Prof. Julio Marqueti

por

concausa

superveniente

absolutamente

www.pontodosconcursos.com.br

60

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI ALTERNATIVA A ERRADA. A I Caso exista uma causa posterior (superveniente) sem qualquer relao de dependncia com a conduta do agente (absolutamente independente) que tenha, por si s, levado ao resultado, este no ser imputado ao agente. Portanto, excluir a relao de causalidade. o que ocorre, por exemplo, quando Joo querendo matar Joaquim atinge-o com um golpe de faca no brao e este vem a falecer em razo de um choque eltrico de correm da queda de um raio. (B) no normativa, mas ftica, nos crimes omissivos imprprios ou comissivos por omisso.
I ALTERNATIVA B ERRADA.

Nos CRIMES OMISSIVOS (OMISSIVOS PRPRIOS)28 no h nexo causal como elemento do fato tpico, uma vez que nem mesmo resultado naturalstico h. So crimes que se incluem no rol dos denominados crimes de mera conduta, onde o legislador descreve somente a conduta no tipo penal incriminador. No caso da omisso de socorro (artigo 135 do CP), para que o crime se aperfeioe basta a inao - o deixar de fazer -, no exigindo o tipo penal a ocorrncia de resultado. No preciso, assim, que a pessoa ferida, por exemplo, venha a sofrer dano decorrente da omisso. O crime j se aperfeioou quando da absteno. A dificuldade reside nos crimes comissivos por omisso (omissivos imprprios ou esprios), onde o sujeito pratica um crime comissivo por meio p i ) de uma absteno. O resultado ser a ele imputado por ter deixado de fazer. Vejamos: A me quando deixa de dar alimento a seu filho causando-lhe a morte comete o crime de homicdio (matar algum). O homicdio um crime comissivo, ou seja, em que o legislador descreve uma conduta positiva = matar. No entanto, por meio de uma omisso a me matou (crime comissivo por omisso). Entre absteno a da me e o resultado morte no h vnculo fsico, pois do nada, nada surge. Mas, de acordo com a doutrina, h vnculo normativo, j que o l m o resultado morte ser a ela imputado em razo do dever de agir que lhe imposto i e e p (artigo 13, pargrafo 2, do CP). go fo
28

O crime de omisso de socorro exemplo clssico de crime omissivo, observe a descrio tpica: Artigo 135 do CP Deixar de prestar assistncia quando possvel faz-lo sem risco pessoal, a criana abandonada ou extraviada, ou a pessoa invlida ou ferida, ao desamparado ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro a autoridade pblica. Pena deteno de um a seis meses ou multa.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

61

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI

Ento, nos crimes comissivos por omisso ou omissivos imprprios, o m es o os o i i nexo de causalidade normativo. m o (C) imprescindvel nos crimes de mera conduta. ALTERNATIVA C ERRADA.
R R N T Os CRIMES DE MERA CONDUTA so aqueles em que o legislador no faz qualquer meno ao resultado. Descreve to-s a conduta. Se descreve somente a conduta, no h que se falar em resultado. Assim, no h nexo causal. Este prescindvel. Vale lembrar que aos crimes de mera conduta no se aplica o o se ca disposto no artigo 13 do CP. o o g 3

(D) excluda pela supervenincia de causa relativamente independente que, por si s, produz o resultado, no se imputando tambm ao agente os fatos anteriores, ainda que tpicos.
I R ALTERNATIVA D ERRADA.

A relao de causalidade ser excluda, nos termos do artigo 13, pargrafo 1, do CP, devendo o agente responder pelos atos at ento praticados, desde o o que tpicos. ue (E) regulada, em nosso sistema, pela teoria da conditio sine qua non. ALTERNATIVA E CERTA. I

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

62

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI O CP adotou, como regra, a teoria da equivalncia causal ou da conditio sine qua non. Segundo tal teoria, basta que haja relevncia no processo causal para que o evento seja tido como causa. Assim, ser considerada causa toda ao ou omisso sem qual o resultado no teria ocorrido (artigo 13 do CP).

7-(PGE/RORAIMA/FCC) 61. Em matria de tipicidade: a- o uso de expresses indevidamente, sem justa causa representa a presena, no tipo, de um elemento normativo. b. o uso de expresses para o fim de.... representa a presena, no tipo, de um elemento objetivo especial. c. no caso de tentativa, h tipicidade direta anormal. d. considera-se tipo permissivo a descrio abstrata de uma ao proibida. e. considera-se tipo anormal o que descreve hipteses de inimputabilidade total ou parcial.

GABARITO: E. A questo trata de tema absolutamente importante para o nosso concurso, j que no edital h meno de que devemos conhecer a tipicidade. E, para haver tipicidade, ou seja, ajuste do fato social ao abstrato, necessrio que presentes estejam todos os elementos constitutivos do tipo penal. Nossa questo exige se conhecer os elementos do tipo penal. Vamos, ento, a uma explanao sobre a matria para, ao depois, analisarmos cada uma das alternativas. 1DOS ELEMENTOS DO TIPO PENAL.

Os tipos penais (fato abstrato) tm seus elementos, os quais, de regra, vm descritos na lei. ELEMENTOS DO TIPO PENAL SO AS ELEMENTARES E EVENTUAIS CIRCUNSTNCIAS DESCRITAS NA NORMA PENAL. Observe, na descrio legal do crime N N S R S E A de furto, que a expresso coisa alheia um elemento, como tambm o o verbo subtrair. 29 Ento, observando a literalidade de cada dispositivo, notaremos os seus elementos. Vimos que os elementos podem ser as elementares, como tambm as circunstncias previstas no tipo penal. Devemos defini-las.

(Artigo 155 do CP - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena recluso, de um a quatro anos, e multa.)
29

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

63

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI ELEMENTAR O ELEMENTO SEM O QUAL O CRIME NO EXISTE. Observe mais uma vez o M N E U X E M N crime de furto. A expresso coisa alheia elementar do crime, pois se no houver a subtrao da coisa alheia, mas sim de coisa prpria, no h que se falar em crime de furto. CIRCUNSTNCIA, POR SUA VEZ, O ELEMENTO QUE, APESAR DE DESCRITO NA NORMA U L E T E E A E C T M U T I PENAL, PODE OU NO ESTAR PRESENTE QUANDO DA CONCREO DO FATO. A sua N L E A E N O R

ausncia no leva inexistncia do crime, pois ela nada mais que uma situao de fato ou de direito que rodeia, circunda, o crime. Observe o furto qualificado pela destruio ou rompimento de obstculo (artigo 155, pargrafo 4, inciso I, do CP).30 Independentemente de existir ou no a destruio ou o rompimento do obstculo, haver o furto.

De acordo com a doutrina, os elementos do tipo penal podem ser objetivos ou subjetivos. Vamos conceitu-los de acordo com a doutrina majoritria31, no se esquecendo jamais que entre os doutrinadores no h consenso32. Elementos do tipo penal:
OBJETIVOS: Tratam do fato em si (lugar, modo, objeto). Podem ser: 11descritivos ou 2-normativos. DESCRITIVOS so aqueles em que a literalidade (simples leitura) do dispositivo permite compreender o seu sentido. J os NORMATIVOS exigem um juzo de valor, a simples literalidade no nos permite I compreend-los. Necessitamos fazer uma valorao para extrair da norma o verdadeiro sentido do elemento normativo.

Exemplo: A elementar, FUNCIONRIO PBLICO, um elemento normativo, j que U I I L para, para sua compreenso, necessitamos fazer um juzo de valor. certo que a prpria lei penal nos d o conceito (artigo 327). Mas isso no retira do elemento seu carter normativo. Tambm elemento normativo o estado puerperal da me quando da prtica do infanticdio33.
SUBJETIVOS: Os elementos subjetivos guardam relao com a finalidade do B 2agente. O dolo e, para alguns, a culpa so elementos subjetivos do tipo penal. Alguns tipos penais, alm do dolo, exigem um fim especial do agente. o que ocorre, por exemplo, com o crime de extorso mediante seqestro, onde o

30

Furto qualificado 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: I - com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa;

31 32

Classificao adotada por Rogrio Greco (Curso de Direito Penal-Parte Geral-Editora Impetus). Para Damasio E. de Jesus (in Direito Penal - Parte Geral editora Saraiva) os elementos normativos no so espcies dos elementos objetivos. Tm autonomia em sua classificao os elementos normativos. 33 Infanticdio Art. 123 - Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps: Pena - deteno, de dois a seis anos.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

64

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI agente seqestra (priva a liberdade) com o fim de obter vantagem. H a vontade dirigida privao da liberdade acrescida de um fim especial. O fim especial que transcende o dolo do agente denominado pela doutrina como dolo especfico ou elemento subjetivo do injusto. Observe as questes que seguem: 64- "Praticar, com o fim de transmitir a outrem molstia grave de que est contaminado, ato capaz de produzir o contgio" (CP. art. 131). No texto "com o fim de transmitir" configura elemento: a) subjetivo b) naturalstico c) normativo d) subjetivo do tipo e) circunstancial Gabarito: D.

07- Constitui crime de tortura: I - constranger algum com emprego de violncia ou grave ameaa, causandolhe sofrimento fsico ou mental; a) com o fim de obter informao, declarao ou confisso da vtima ou de terceira pessoa Com o fim de obter informao configura: a- dolo b- preterdolo c- elemento subjetivo do tipo d- qualificadora e- agravante Gabarito: C. Elemento subjetivo do injusto ou dolo especfico h em alguns crimes. Portanto, no est presente em todos os ilcitos. Agora, vamos analisar cada uma das alternativas. a- o uso de expresses indevidamente, sem justa causa representa a presena, no tipo, de um elemento normativo.
I ALTERNATIVA A CERTA.

De acordo com o que foi dito, as expresses indevidamente, sem justa causa representam a representao de um elemento objetivo normativo, j que para compreend-las dependo de fazer juzo de valor. Portanto, podemos dizer que so elementos normativos.
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
65

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI

b. o uso de expresses para o fim de.... representa a presena, no tipo, de um elemento objetivo especial.
I ALTERNATIVA B ERRADA.

De acordo com o que foi explanado, o fim especial que ultrapassa os limites do verbo conhecido como elemento subjetivo do injusto ou elemento subjetivo do tipo ou, ainda, dolo especfico. No se trata de elemento objetivo, seja descritivo ou normativo. c. no caso de tentativa, h tipicidade direta anormal. ALTERNATIVA C ERRADA. No caso da tentativa, h tipicidade indireta, por extenso ou de forma mediata. A rigor, o fato social que no chega consumao, uma vez que no esto presentes todos os seus elementos, por circunstncias alheias vontade do agente (artigo 14, II, do CP) no guarda direta correspondncia com o a conduta descrita no tipo penal. o que ocorre com o homicdio tentado. Se no h morte, a conduta a rigor atpica frente o crime de homicdio descrito no artigo 121 do CP. No entanto, d-se tipicidade por extenso, j que a norma inserta no artigo 14, II, do CP que trata da tentativa , de acordo com a doutrina, uma norma de tipicidade por extenso, de tipicidade indireta e no direta.

d. considera-se tipo permissivo a descrio abstrata de uma ao proibida.

ALTERNATIVA D ERRADA. Os tipos penais (modelos de conduta) podem ser incriminadores ou no incriminadores. Aqueles so considerados os que descrevem as condutas indesejveis e estabelecem a respectiva pena. Os no-incriminadores so aqueles outros que no definem condutas criminosas. Estes (no incriminadores) podem ser explicativos, quando buscam explicar ou conceituar algo (exemplo: artigo 327 do CP que define o que funcionrio pblico) ou permissivos quando legitimam condutas tpicas, tornando-as, por exemplo, lcitas. o que ocorre com as excludentes da ilicitude (artigo 23 do CP). Ali h um tipo penal no-incriminador permissivo. A alternativa D est incorreta, pois trata na realidade de tipos incriminadores e no permissivos.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

66

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI e. considera-se tipo anormal o que descreve hipteses inimputabilidade total ou parcial. ALTERNATIVA E ERRADA.

de

Tipo pena anormal aquele que depende de juzo de valor para a al a compreenso de um de seus elementos (elementos normativos). O fato de o tipo penal trata de hipteses de inimputabilidade, total ou parcial, no lhe d a caracterstica de tipo penal anormal. Na realidade, o que o dar tal qualidade a existncia ou no de elementos em sua descrio que dependam de interpretao (juzo de valor). Os tipos penais que descrevem hipteses de inimputabilidade so tipos penais permissivos exculpantes e no necessariamente anormais. DA ILICITUDE L C D 08. (FCC/TC/RO/PROCURADOR/2010) 84. A licitude da conduta (A) no exclui o crime, interferindo to-somente na pena. (B) no pode ser admitida em razo de causa de justificao no prevista em lei. (C) no repercute na esfera cvel, se reconhecida no juzo criminal. (D) afasta a culpabilidade da ao tpica praticada pelo agente. (E) no exclui a possibilidade de punio pelo excesso doloso ou culposo. GABARITO: E. Para que haja crime a conduta deve ser, no mnimo, tpica e antijurdica (ilcita). Portanto, se houver uma excludente da ilicitude (antijuridicidade), no haver crime. o que ocorre, por exemplo, com a legtima defesa. Assim, independentemente da a teoria adotada (finalista tripartida ou bipartida), para que exista crime imprescindvel fato tpico e antijurdico. Para ilustra vejas os quadros abaixo:

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

67

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI

Quando presente uma excludente da ilicitude, diz-se que a conduta, apesar de tpica licita. ANTIJURIDICIDADE OU ILICITUDE contrariedade da ordenamento jurdico. Para Francisco de Assis Toledo34: conduta frente ao

34

Princpios Bsicos de Direito Penal Editora Saraiva 5a edio 11a tiragem.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

68

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Ilicitude a relao de antagonismo que se estabelece entre uma conduta humana voluntria e o ordenamento jurdico, de modo a causar leso ou expor a perigo de leso um bem jurdico tutelado Em algumas oportunidades, apesar de constituir fato tpico, a conduta no antijurdica, pois acobertada pelo ordenamento jurdico. Ela jurdica e no antijurdica. o que ocorre quando algum em legtima defesa mata outrem. O fato tpico, mas no antijurdico. A tipicidade d ao fato, prima facie, conotao de antijurdico, isto , de ilcito. A ilicitude ou antijuridicidade ser excluda quando, apesar de tpico, o fato A A T A O estiver acobertado por uma CAUSA DE JUSTIFICAO. o que ocorre quando estiverem presentes as EXCLUDENTES DA ILICITUDE OU DESCRIMINANTES OU CAUSAS DE JUSTIFICAO. Tais hipteses de excluso da ilicitude esto, de regra, arroladas na Parte Geral do Cdigo Penal. A questo trata da licitude da conduta. Portanto, partiremos do pressuposto de que h uma excludente da ilicitude. (A) no exclui o crime, interferindo to-somente na pena.
I ALTERNATIVA A ERRADA. A A falta de ilicitude leva ausncia de crime. No podemos nos esquecer de que, para que tenhamos crime, necessria , no mnimo, a existncia de fato tpico e antijurdico. Portanto, se lcita a conduta, no h crime.

(B) no pode ser admitida em razo de causa de justificao no prevista em lei. ALTERNATIVA B ERRADA. certo que as causas de justificao esto, em regra, previstas em lei. Assim ocorre com a legtima defesa, o estado de necessidade, o estrito cumprimento do dever legal e o exerccio regular de direito. No entanto, h outras causas que excluem a ilicitude e no esto previstas em lei. So as chamadas causas supralegais de justificao. A doutrina entende que o rol legal de causas de excluso da ilicitude no inibe a possibilidade de existirem outras que no estejam previstas em lei. H manifestaes no sentido de admitir, em algumas hipteses, o consentimento do ofendido com causa supralegal de excluso da ilicitude.
O E T N O CONSENTIMENTO DO OFENDIDO , nos dizeres de Fernando Capez, a manifestao de vontade no sentido de submeter a risco ou sacrifcio um bem jurdico de que

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

69

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI titular. Portanto, um equvoco afirmar que a licitude da conduta no t o m o f r u d pode ser admitida em razo de causa de justificao no prevista em lei. er da em sa o

(C) no repercute na esfera cvel, se reconhecida no juzo criminal.


I ALTERNATIVA C ERRADA. H casos em que o reconhecimento da uma excludente da ilicitude no juzo criminal repercute na esfera cvel e, com isso, inibe a responsabilizao por indenizao por danos. o que pode ocorrer, por exemplo, quando o sujeito age em legtima defesa. No pode o agressor inicial reclamar indenizao por dano causado por aquele que, para se defender de sua agresso, causou-lhe dano.

(D) afasta a culpabilidade da ao tpica praticada pelo agente. ALTERNATIVA D ERRADA. A CULPABILIDADE a reprovao da conduta tpica e antijurdica. Assim, eventual L licitude da conduta no afasta a culpabilidade, mas sim a existncia do crime. (E) no exclui a possibilidade de punio pelo excesso doloso ou culposo.
I ALTERNATIVA E CERTA. De fato, a licitude da conduta no afasta a possibilidade de responsabilizao por excesso doloso ou culposo. o que pode ocorrer quando o sujeito, para se defender de uma agresso injusta, pratica ato violento. E, no decorrer dos fatos, realiza ato excessivo. Vai alm do necessrio sua defesa. Nesse caso, responder pelo excesso culposo ou doloso. o que preceitua o artigo 23, pargrafo nico do CP (O agente, em qualquer das hipteses deste artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo).

09. (FCC/MPE/SE/ANALISTA/2009) 58. No estado de necessidade, (A) a reao contra agresso humana deve ser atual. (B) a ameaa s pode ser a direito prprio. (C) h extino da punibilidade. (D) o agente pode responder pelo excesso doloso, mas no pelo culposo. (E) a situao de perigo no pode ter sido provocada por vontade do agente.

GABARITO: E. T
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
70

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Para resolvermos a questo necessitamos conhecer um pouco a respeito do estado de necessidade. Assim, vamos a algumas anotaes a respeito desse tema. De acordo com o Cdigo Penal, o estado de necessidade justificante, ou seja, excludente da ilicitude. Para que ocorra o estado de necessidade, a conduta do agente deve se ajustar ao modelo descrito na norma penal permissiva para que ocorra a excludente da ilicitude.
E E E Alm de tipicidade formal (ELEMENTO OBJETIVO), deve tambm haver o animus ou vontade de agir de acordo com a lei (ELEMENTO SUBJETIVO). Portanto, deve o agente saber que est agindo, por exemplo, em estado de necessidade.

A lei descreve o que considera estado de necessidade. Assim, s ocorrer a excludente se agente agiu de acordo com a lei e com vontade de faz-lo. Estado de necessidade Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. 1 - No pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. 2 - Embora seja razovel exigir-se o sacrifcio do direito ameaado, a pena poder ser reduzida de um a dois teros. So requisitos do estado de necessidade: Existncia de perigo atual. Perigo atual a ameaa que se verifica no momento em que o bem r u l sacrificado. Diferentemente da legtima defesa, no estado de necessidade no se fala em perigo iminente. Assim, apesar de posturas doutrinrias em sentido contrrio35, em caso de perigo iminente no haver o estado de necessidade. No entanto, no se deve confundir perigo iminente com dano iminente. A iminncia de dano gera uma situao de perigo atual, o que legitima o estado de necessidade. O perigo pode decorrer de conduta humana ou no. Perigo no provocado voluntariamente pelo agente.
35

Toledo Francisco de Assis Princpios Bsicos de Direito Penal Editora Saraiva pag.185 5 edio.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

71

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Para que ocorra o estado de necessidade necessrio que o agente no tenha dado causa, voluntariamente, ao perigo que motiva a atuao legitimada. H divergncia doutrinria a respeito da possibilidade de o sujeito que culposamente d causa situao de perigo alegar com sucesso o estado de necessidade. Fernando Capez e Edilson Mougenot Bonfim, acredito que com acerto, entendem que somente o perigo causado dolosamente pelo agente exclui a possibilidade de caracterizao do estado de necessidade. De acordo com suas palavras: ... Assim, quem esquece um cigarro aceso na mata e d causa a um incndio pode invocar o estado de necessidade, j que no provocou o perigo por sua vontade, mas por sua negligncia. Inevitabilidade do perigo. A inevitabilidade do perigo condio necessria para que se posse ter presente o estado de necessidade. Se a situao de perigo pode ser evitada de qualquer modo, no se exige o sacrifico do bem. Inexigibilidade do sacrifcio do bem ameaado. S haver o estado de necessidade se do agente no era exigido o sacrifcio do bem ameaado de leso. Ento, o agente dever fazer um juzo de valor acerca dos bens confrontados. Caso venha a sacrificar bem de valor inferior quele exposto a perigo, h hiptese de estado de necessidade, j que dele no era exigido o sacrifcio do bem ameaado. No entanto, o juzo de valor dever levar em conta as circunstncias concretas em que se encontrava o agente, j que dele no se exige uma valorao perfeita e milimtrica dos bens em confronto. Conhecimento da situao justificante. Como visto anteriormente, as causas justificantes exigem que o agente atue sabendo estar diante de um estado que legitime o seu agir. Portanto, no basta a presena dos requisitos objetivos, necessrio o requisito subjetivo: vontade de agir em estado de necessidade. Inexistncia de dever legal de enfrentar o perigo. O agente a invocar o estado de necessidade no pode ser daqueles que tm o dever legal de enfrentar o perigo. Portanto, se o sujeito tem o dever legal de
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
72

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI enfrentar o perigo, no poder alegar o estado de necessidade. Esta afirmao, todavia, no deve ser absoluta, j que no se exige do sujeito, por exemplo, que exponha a vida a risco para salvar bem patrimonial. Aqui, tambm a razoabilidade deve imperar. No se deve olvidar a distino doutrinria entre estado de necessidade defensivo e agressivo. Segundo a doutrina, o ESTADO DE NECESSIDADE DEFENSIVO ocorre quando a agresso se dirige contra a coisa da qual advm a situao de perigo que o legitima. Exemplo clssico a morte de co bravio por aquele que sofre o seu feroz ataque. J o ESTADO DE NECESSIDADE AGRESSIVO se d qual a agresso se dirige contra coisa diversa daquela de onde advm o perigo que o legitima. Exemplo o do sujeito que para salvar seu filho de uma enchente danifica patrimnio alheio.

(A) a reao contra agresso humana deve ser atual. ALTERNATIVA A ERRADA. Para que haja o estado de necessidade no se exige que a conduta se dirija a uma agresso humana. Haver estado de necessidade quando o sujeito reage contra uma situao de perigo atual. A agresso humana constitui elemento necessrio para que haja a legtima defesa e no o estado de necessidade. A situao de perigo deve ser atual. (B) a ameaa s pode ser a direito prprio. ALTERNATIVA B ERRADA. O estado de necessidade poder legitimar a conduta daquele que sacrifica um bem para salvar de perigo atual direito prprio ou alheio. Portanto, possvel que o sujeito sacrifique o patrimnio de algum para salvar de perigo atual bem de terceiro. Artigo 24 do CP. Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, DIREITO PRPRIO OU ALHEIO, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se.

(C) h extino da punibilidade.


Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
73

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI


I ALTERNATIVA C ERRADA.

O estado de necessidade, juntamente com outras ex: legtima defesa -, constitui excludente da ilicitude e no da punibilidade.

(D) o agente pode responder pelo excesso doloso, mas no pelo culposo.
I R ALTERNATIVA D ERRADA.

O estado de necessidade no afasta a possibilidade de responsabilizao por excesso doloso ou culposo. o que pode ocorrer quando o sujeito, para se defender direito prprio ou alheio, pratica ato violento. E, no decorrer dos fatos, realiza ato excessivo. Vai alm do necessrio sua defesa. Nesse caso, responder pelo excesso culposo ou doloso. o que preceitua o artigo 23, pargrafo nico do CP (O agente, em qualquer das hipteses deste artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo). (E) a situao de perigo no pode ter sido provocada por vontade do agente.
I ALTERNATIVA E CERTA.

Para que ocorra o estado de necessidade necessrio que o agente no tenha dado causa, voluntariamente, ao perigo que motiva a atuao legitimada. Artigo 24 do CP. Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para E R V salvar de perigo atual, QUE NO PROVOCOU POR SUA VONTADE, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se.

H divergncia doutrinria a respeito da possibilidade de o sujeito que culposamente d causa situao de perigo alegar com sucesso o estado de necessidade. Fernando Capez e Edilson Mougenot Bonfim, acredito que com acerto, entendem que somente o perigo causado dolosamente pelo agente exclui a possibilidade de caracterizao do estado de necessidade. De acordo com suas palavras:

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

74

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI ... Assim, quem esquece um cigarro aceso na mata e d causa a um incndio pode invocar o estado de necessidade, j que no provocou o perigo por sua vontade, mas por sua negligncia.

10. (FCC/TJ/PI/ANALISTA/2009) 58. Dos requisitos do estado de necessidade, subjetivo: (A) o conhecimento da situao de fato. (B) a ameaa de direito prprio ou alheio. (C) cujo sacrifcio era irrazovel exigir-se. (D) a situao no provocada pela vontade do agente. (E) a inexistncia do dever legal de enfrentar o perigo.

GABARITO: A. Para que o agente atue acobertado por uma causa de justificao, necessrio que preencha os REQUISITOS OBJETIVOS E SUBJETIVOS do tipo penal permissivo. I O T U T S Portanto, necessrio que, alm de estar diante de um fato que lhe permita agir, saiba estar agindo acobertado pela excludente da ilicitude (REQUISITO SUBJETIVO). ) Esta, ento, exige - como no crime se exige o dolo a vontade de agir acobertado pela causa de justificao. So requisitos do estado de necessidade: q s o e d : 1) Existncia de perigo atual. 2) Perigo no provocado voluntariamente pelo agente. 3) Inevitabilidade do perigo. 4) Conhecimento da situao justificante. 5) Inexigibilidade do sacrifcio do bem ameaado. 6) Inexistncia de dever legal de enfrentar o perigo. Dentre os requisitos, h um que de ordem subjetiva. Trata-se do CONHECIMENTO DA SITUAO JUSTIFICANTE. Assim, as causas justificantes exigem que o agente U T A atue sabendo estar diante de um estado que legitime o seu agir. Portanto, no Q I U E basta a presena dos requisitos objetivos, necessrio o REQUISITO SUBJETIVO: vontade de agir em estado de necessidade.

11. (FCC/ADAPTADA). Se o agente atua por erro plenamente justificvel pelas circunstncia e supe que se encontra em situao de perigo, haver A.Estado de necessidade putativo. B.Estado de necessidade real. C.Legitima defesa putativa. D.Legitima defesa real.
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
75

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI GABARITO: A. Para resolvermos a questo notamos, de suas alternativas, que devemos conhecer as excludentes da ilicitude (artigo 23 do CP) e a possibilidade de sua existncia imaginria (DESCRIMINANTES PUTATIVAS). 1- ANTIJURIDICIDADE E SUAS EXCLUDENTES OU DESCRIMINANTES. Antijuridicidade (ou ordenamento jurdico. ilicitude) contrariedade da conduta frente ao

Em algumas oportunidades, apesar de constituir fato tpico, a conduta no antijurdica, pois agasalhada, acobertada pelo ordenamento jurdico. Ela jurdica e no antijurdica. o que ocorre quando algum em legtima defesa mata outrem. O fato tpico, mas no antijurdico. A tipicidade do fato d a ele, prima facie, conotao de antijurdico, isto , de ilcito. A ilicitude ou antijuridicidade ser excluda quando, apesar de tpico, o fato estiver acobertado por uma causa de justificao. Assim, ocorre quando estiverem presentes as excludentes da ilicitude ou descriminantes. Tais hipteses de excluso da ilicitude esto arroladas na Parte Geral do Cdigo Penal, oportunidade em que sero aplicadas a todos os crimes, na Parte Especial do Cdigo Penal, quando, ento, s incidiro em relao a crimes especficos e tambm em leis esparsas. O Cdigo Penal, em sua parte geral, precisamente no seu artigo 23, cuja literalidade segue, arrola as hipteses de excluso da ilicitude. Excluso de ilicitude Art. 23 - No h crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legtima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito. Excesso punvel Pargrafo nico - O agente, em qualquer das hipteses deste artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo. O agente para que seja beneficiado por uma das excludentes deve agir do modo em que a lei prev. Portanto, sua conduta, para que seja legitimada, deve ser tpica frente ao tipo penal permissivo, ou seja, frente norma que prev a excludente.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

76

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Observe o estado de necessidade. A lei descreve o que considera estado de necessidade. Assim, s ocorrer a excludente se agente agiu de acordo com a lei e com vontade de faz-lo. Estado de necessidade Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. 1 - No pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. 2 - Embora seja razovel exigir-se o sacrifcio do direito ameaado, a pena poder ser reduzida de um a dois teros. No caso da legtima defesa, assim tambm ocorre. Portanto, para que ocorra a legtima defesa necessrio que o agente atue com vontade de faz-lo de acordo com o que dispe a lei. A legtima defesa est prevista no artigo 25 do CP, cuja literalidade segue. Legtima defesa Art. 25 - Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. S ocorrer a legtima defesa quando o agente souber da injusta agresso. Caso no o saiba, no ser beneficiado. Observe, por exemplo, a situao daquele que pretendendo matar seu desafeto, encontr-o e desfere vrios tiros, oportunidade em que j morto, descobre-se que ele portava uma arma e iria mat-lo. Como no sabia estar em legitima defesa, no ser beneficiado, apesar de se ajustar sua conduta ao tipo penal que a prev. O exerccio regular de direito e o estrito cumprimento de dever legal no possuem descrio precisa no Cdigo Penal. O legislador somente os arrola como hipteses de excluso de ilicitude. A doutrina, entretanto, define cada uma delas. Assim, enquanto os conceitos de legitima defesa e estado de necessidade eu encontro na Parte Geral do Cdigo Penal. O estrito cumprimento de dever legal e o exerccio regular de direito encontrarei na doutrina o seu conceito. Guilherme de Souza Nucci define, em seu Manual de Direito Penal, Editora RT, o estrito cumprimento de dever legal e o exerccio regular de direito. Para ele,
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
77

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI estrito cumprimento dever legal, , em sntese, a ao praticada em cumprimento a um dever imposto por lei e, por sua vez, exerccio regular de direito, o desempenho de uma atividade ou a prtica de uma conduta autorizada por lei. Observe que, ocorrendo qualquer das causas de excluso da antijuridicidade (ou ilicitude), no h crime, j que para existir crime necessrio que, alm de fato tpico, tenhamos a antijuridicidade. 2- DAS DESCRIMINANTES PUTATIVAS ou EXCLUDENTES IMAGINRIAS. O legislador trata das descriminantes putativas no artigo 20, pargrafo 1 do CP. Nosso objetivo de forma clara estabelecer o conceito e conseqncia que decorre das descriminantes putativas. O prprio legislador conceitua descriminante putativa. Imediatamente abaixo, segue sua previso legal. Descriminantes putativas 1 - isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, supe situao de fato que, se existisse, tornaria a ao legtima. No h iseno de pena quando o erro deriva de culpa e o fato punvel como crime culposo. Ocorrem as descriminantes putativas quando o agente, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, acredita estar, por exemplo, em legitima defesa, quando, na realidade no est. Observe o caso de Joaquim, desafeto de Joo, que fora no dia anterior por este ameaado de morte. Diante de tal ameaa Joaquim passa a portar arma de fogo. Estando armado, encontra Joo que, incontinenti, leva a mo ao bolso. Joaquim, com isso, saca de seu revolver e mata Joo, pois acreditava que este iria sacar igual instrumento para mat-lo. Morto Joo, descobre-se que ele iria pegar um mao de cigarros em seu bolso. No caso, Joaquim acreditou que estivesse diante de uma situao de legtima defesa. Houve erro de tipo incidente sobre a elementar agresso injusta exigida para que tivssemos a excludente da ilicitude. Tal erro leva iseno de pena, caso inevitvel. No entanto, se evitvel, o agente responde a ttulo de culpa, caso se admita a modalidade culposa. Sntese conceitual:

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

78

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Descriminantes putativas: Descriminantes so as hipteses de excluso da ilicitude ou da antijuridicidade. Putatividade significa algo imaginrio ou que se apresenta como verdadeiro. Normalmente decorre de engano, equvoco, erro. Assim, descriminante putativa ocorrer quando por engano o agente acredita estar acobertado por uma excludente da ilicitude, quando na realidade no est. Erro: h erro quando o agente, diante das circunstncias, acredita em algo que no existe. Erro evitvel: aquele que poderia ser evitado, caso houve uma maior diligncia. Exclui dolo, mas admite responsabilizao a ttulo de culpa. Erro inevitvel: aquele que, por mais diligente que seja o agente, no tem ele condio de superar o equvoco. Isenta de pena.

Agora, temos condio de, satisfatoriamente, analisar cada uma das alternativas. Para tanto, devemos observar que do comando nos surge a obrigao de extrair das alternativas a descriminante que a ele se ajusta. A.Estado de necessidade putativo.
I ALTERNATIVA A CERTA.

Como nela h meno a uma hiptese de descriminante putativa quando o erro recai sobre a situao de perigo e esta elemento necessrio para que exista o estado de necessidade, s posso concluir que o comando da questo trata exatamente do estado de necessidade putativo. Observe a literalidade do artigo 24 do CP e note que a situao de perigo inerente ao estado de necessidade e no legtima defesa. Assim, ocorrendo erro sobre tal elemento, h estado de necessidade putativo. A resoluo da questo se resolve com a aplicao combinada do disposto nos artigos 24 e 20, pargrafo 1, do CP. Estado de necessidade Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. Descriminantes putativas
Prof. Julio Marqueti www.pontodosconcursos.com.br
79

DIREITO PENAL P/ DETRAN-DF (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: JULIO MARQUETI Artigo 20, 1 - isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, supe situao de fato que, se existisse, tornaria a ao legtima. No h iseno de pena quando o erro deriva de culpa e o fato punvel como crime culposo. No comando da questo, h a meno de que o agente atua por erro plenamente justificvel pelas circunstncias.... Portanto, s posso concluir que a questo trata de uma descriminante imaginria, putativa. ALTERNATIVAS B E D ERRADAS. b- Estado de necessidade real. d- Legitima defesa real. Nelas h a meno de descriminantes (estado de necessidade e legtima defesa) reais e no imaginrias. No h putatividade nas alternativas. C.Legitima defesa putativa. ALTERNATIVA C ERRADA. Apesar de tratar de hiptese de descriminante putativa, no se ajusta ao comandado da questo exatamente porque a legtima defesa no tem como um de seus elementos o estado de perigo e, no comando da questo, h meno sobre erro incidente sobre a situao de perigo. Poder haver legitima defesa putativa quando houver erro que recai sobre o elemento agresso injusta.

Prof. Julio Marqueti

www.pontodosconcursos.com.br

80

You might also like