You are on page 1of 3

Conflito

Localizao Espacial E Temporal

Breve Caracterizao

Causas do Conflito

Consequncias do Conflito

Conflito Israel-palestino

Este conflito teve origem no fim do sc. XIX (1967), tendo-se desenrolado em territrios do Mdio Oriente.

-Expulso dos Judeus de Israel; -Israel tornas-se um Estado e os rabes iniciaram uma guerra para destruir o Estado Judeu; - Conflito entre rabes e o - Atravs da ONU os Judeus povo Israelita; conseguiram uma proposta - Invaso dos Judeus na de partilha da Palestina; Palestina o que - Os Hammas e os desencadeou uma revolta ao Hezbollah so grupos povo rabe. radicais islmicos que ataca o Israel opondo-se aos acordos de paz e a presena de Judeus no Sul do Lbano.

- Cinco guerras de grandes dimenses; - Conflitos armados; - Duas intifadas.

Conflito da Irlanda do Norte - IRA

Este conflito teve origem no decorrer dos scs. XVI e XVII, na Irlanda do Norte

-Conflito entre protestantes (maioria da populao da Irlanda do Norte) que defendiam a preservao dos laos com a GrBretanha, contra os catlicos (que ocupavam uma minoria da pop. da Irlanda do Norte) e que pretendiam a integrao e a independncia da Irlanda do Norte; - O IRA uma organizao terrorista mundialmente conhecida, surgiu em 1956, que tinha como principal objectivo a separao da irlanda do Norte do Reino Unido e promover a sua anexao Repblica da Irlanda.

- Ocupao de colonos Ingleses no territrio da Irlanda do Norte (ULSTER) - Oposio de ideias religiosos entre catlicos e protestantes

- Surgiu o IRA que defendia os ideias dos catlicos; -Atentados provocados pelo IRA que provocaram inmeras perdas humanas.

Conflito da Regio do Cucaso

- Regio do Cucaso palco de grandes tenses; - Surgiu este conflito quando o ditador Josef Stalin decidiu Surgiu a 1989 na regio do que o territrio da Osstia Cucaso (regio da Europa do Sul passaria a ser a Oriental e da sia Ocidental, Regio Autnoma da entre o mar Negro e o mar Repblica Socialista Cspio) Sovitica da Gergia, colocando os Ossetas dentro do domnio Georgiano sabendo que este no partilham dos mesmos ideias. Estes conflitos predominam na rea de frica e do Mdio Oriente. -Conflito entre egito e sudao pela controlo da curso das aguas do rio nilo

-A principal causa deste conflito a convivncia de cerca de 50 etnias num espao to aproximado, cada qual com a sua cultura, os seus ideias e as suas histrias.

- Srie de guerras civis, conflitos separatistas e at mesmo conflitos entre naes.

Guerras da gua

- Escassez de recursos est na origem e no desenvolvimento deste conflito internacional

- Pobreza extrema -Guerras civis - Tensoes etnicas - Fraco crescimento demografico - Mais de 500.000 pessoas foram massacradas; - Quase todas as mulheres foram estupradas; - Muitos dos 5.000 meninos nascidos dessas violaes foram assassinados. - Origem da ETA de sucedeu imensos atentados provocando inmeras perdas humanas; - Grandes conflitos armados.

Conflito do Ruanda

Conflito do Pas Basco ETA

Localiza-se em Ruanda - Genocdio no Ruanda foi a (pas do Centro-Leste da massacre perpetrado por frica) extremistas hutus contra 6 de abril e 4 de julho de tutsis e hutus moderados 1994 O Pas Basco uma regio autmomalocalizada ao -ETA - Euskadi ta norte da Espanha, junto ao Askatasuna (Ptria Basca e Golfo de Bis-caia, no oceano Liberdade): Atlntico. foi formado em 1959, pretendi-a , inicialmente, defender a lngua e as tradies culturais bascas.

- Crise alimentar - Fraca economia nacional - Dependncia do cafe

-Conflito armado entre o Estado Espanhol e o Movimento de Libertao Nacional do Pas basco que pretendia a independncia face Espanha e Frana

A FARC

Colmbia na dcada de 1960

- As duas principais foras polticas da Colmbia (liberais e conservadores) formaram a Frente Nacional;

As multinacionais interviram demasiado que os grupos liberais e socialistas declararam guerra contra o governo conservador. No final desta guerra, os grupos dos liberais deixam o grupo das esquerdas para se aliar ao lado conservador.

- Os sequestros e o trfico de droga, em especial da cocana, so prticas comuns nas Farc, para obter dinheiro para se equipar militarmente.

You might also like