You are on page 1of 2

O que tm em comum andar de bicicleta e fazer contas?

Estudo publicado Nature indica que mobilidade perdida pode ser restaurada atravs do pensamento
2012-03-04

Rui Costa participou no estudo

Neurocientistas da Fundao Champalimaud e da Universidade de Berkeley (Califrnia, EUA) acabam de demonstrar que os circuitos cerebrais utilizados para aprender habilidades motoras, como andar de bicicleta ou guiar, podem ser utilizados para desenvolver tarefas puramente mentais, at mesmo as arbitrrias. As experincias recentes demonstram um novo nvel de flexibilidade no crebro permitindo acreditar que o controlo de uma prtese (interface crebromquina- IMC), pode passar a ser completamente normal porque essa aprendizagem est a usar os circuitos cerebrais existentes para o controlo motor natural.

As concluses deste estudo, publicado hoje na revista Nature, indicam que podem vir a ser criadas prteses, controladas mentalmente, para restaurar a mobilidade a pessoas que sofram leses medulares, acidentes vasculares cerebrais, com deficincia nos membros ou com doena de Lou Gehrig. O estudo foi conduzido por investigadores da Universidade de Berkeley, e do Programa de Neurocincia da Fundao Champalimaud, em Lisboa. Actualmente, os investigadores que desenvolvem neuroprteses tipicamente tentam descodificar os circuitos cerebrais utilizados na circulao natural, a fim de imitar o padro para o controlo de uma prtese. Este novo estudo sugere que possvel treinar uma parte do crebro para fazer algo que normalmente no faz - um conceito chamado de plasticidade - ampliando assim a gama de prteses potenciais que podem ser controladas apenas pelo pensamento. Embora a capacidade dos circuitos cerebrais especficos para incorporar diversas habilidades fsicas tenha sido demonstrada antes, no ficou claro se essa plasticidade poderia ser alargada aprendizagem de habilidades abstratas, como por exemplo jogar xadrez. Estudos anteriores falalharam em excluir o papel do movimento fsico da aprendizagem para usar uma prtese.

" como mudar as regras do jogo", refere Rui Costa, da Fundao Champalimaud, prmio Seeds of Science 2010 na categoria Cincias da Vida. . "O crebro pode aprender regras abstratas arbitrrias muito rapidamente e usar a plasticidade dos circuitos cerebrais para se adaptar a essas regras. "Isso fundamental para pessoas que no podem se mover", afirma Jose Carmena, que tambm co-diretor do Berkeley-UC UCSF Center for Neural Engineeering and Prosthesis. A maioria dos estudos interface crebromquina tm sido feitos em sujeitos saudveis, com capacidades motoras, por isso ficava sempre em aberto a questo de saber se os resultados poderiam ser transferidos para um paciente que ficou completamente paralisado", diz.

You might also like