You are on page 1of 31

ProtocolodeRoteamento

Disc.:ProtocolodeRedes sc otoco o de edes JefersonBussulaPinheiro Email:jeferson@jpinheiro.net


1

Introduo
A Internet uma coleo de redes interconectadas, e os pontos de ligao so os roteadores. Estes, por sua vez, esto organizados de forma hierrquica, onde alguns roteadores so utilizados apenas para trocar dados entre grupos de redes controlados pela mesma autoridade administrativa; enquanto outros roteadores fazem tambm a comunicao entre as autoridades administrativas. A entidade que controla e administra um grupo de redes e roteadores chama se Sistema Autnomo [RFC 1930](Request for Comments).
2

OQueroteamento? O Que roteamento ?


A Internet uma coleo de redes interconectadas, e os pontos de ligao so os roteadores. E d Estes, por sua vez, esto organizados de forma hierrquica, onde alguns roteadores so utilizados apenas para trocar g p p dados entre grupos de redes controlados pela mesma autoridade administrativa; enquanto outros roteadores fazem tambm a comunicao entre as autoridades administrativas. d i i t ti
3

ORoteamentoeSeusComponentes O Roteamento e Seus Componentes


O roteamento a principal forma utilizada na p g p Internet para a entrega de pacotes de dados entre hosts (equipamentos de rede de uma forma geral geral, incluindo computadores computadores, roteadores etc.).

ProcessodeFuncionamento Processo de Funcionamento


O modelo de roteamento utilizado na internet o do saltoporsalto (hopbyhop), onde cada roteador que recebe um pacote de dados, abreo, verifica o endereo de destino no cabealho IP calcula o prximo salto que vai IP, salto, deixar o pacote um passo mais prximo de seu destino e entrega o pacote neste prximo d i i salto. Este processo se repete e assim segue at a entrega do pacote ao seu destinatrio destinatrio.
5

HopByHop Hop By Hop

RoteamentoDireto Roteamento Direto


OrigemeDestinonamesmarede

Vrias topologias Vriastopologias


Lembreseequipamentosdenvel2notratamendereoIP
7

Roteamentoindireto Roteamento indireto


OrigemeDestinoestoemredesdiferentes

TabeladeRoteamento Tabela de Roteamento


Tabelas de roteamento so registros de endereos de destino associados ao numero de saltos at ele, podendo conter varias outras informaes informaes. Quem monta a tabela de roteamento o protocolo de roteamento. l

10

Cada linha uma entrada da tabela. Por p g q exemplo, a linha a seguir que define o Default Gateway a ser utilizado:

11

Camposdeumatabelade roteamento
Uma entrada da tabela de roteamento possui os campos indicados no esquema a seguir e explicados l li d logo em seguida: id

12

Endereo de Rede: Este o endereo de destino. Pode ser o endereo de uma rede (por exemplo exemplo: 192.168.10.0), o endereo de um equipamento da rede, o endereo de uma sub rede ou o endereo da rota subrede padro (0.0.0.0). A rota padro significa: "a rota que ser utilizada, utilizada caso no tenha sido encontrada uma rota especfica para o destino". Por exemplo, se for definida que a rota padro deve ser envida pela interface com IP 192.168.10.0 de um determinado roteador, sempre que chegar um pacote para o qual no existe uma rota pacote, especfica para o destino do pacote, este ser enviado pela rota padro que no exemplo seria a interface padro, 192.168.10.0. Falando de um jeito mais simples: Se no souber para onde mandar manda para a rota padro mandar, padro.
13

Mscaradarede:Amscaradesubrede utilizadaparaaredededestino.

14

Ender gateway: Endereo IP da interface para Ender. a qual o pacote deve ser enviado. Considere o exemplo a seguir como sendo uma entrada de seguir, um roteador, com uma interface de WAN configurada.

15

Interface: a interface atravs da qual o pacote deve ser enviado. Por exemplo, se voc estiver analisando a tabela de roteamento interna, de um computador com o Windows Server 2003, o nmero IP do campo interface ser sempre interface, o nmero IP da placa de rede, a no ser que voc tenha mais de uma placa de rede instalada.

16

Custo/Metric: A mtrica um indicativo da distncia da rota, entre destino e origem, p em termos de hopes. Conforme descrito anteriormente, pode haver mais de um roteador entre origem e destino Tambm destino. pode haver mais de um caminho entre origem e d ti destino. S f encontrada d Se for t d duas rotas para t um mesmo destino, o roteamento ser feito pela rota de menor valor no campo Metric. , , Um valor menor indica, normalmente, um nmero menor de hopes (roteadores) entre origem e destino destino.
17

AnalisedatabeladeRoteamento Analise da tabela de Roteamento


Paraexibiratabeladeroteamentodeum computadorcomoWindowsServer2003(ou comoWindows2000,ouWindowsXP),abra com o Windows 2000, ou Windows XP), abra umPromptdecomando(Iniciar>Programas >Acessrios>Promptdecomando),digiteo > Acessrios > Prompt de comando) digite o comandoindicadoaseguirepressioneEnter:

routeprint p
18

19

Vamosanalisarcadaumadestasentradase explicarafunodecadaentrada,paraque explicar a funo de cada entrada para que vocpossaentendermelhorosconceitosde roteamento. roteamento Rota padro E t rota i di d por uma id tifi d Esta t indicada identificao de rede 0.0.0.0 com uma mscara de subrede 0.0.0.0. Quando o TCP/IP tenta encontrar uma p , rota para um determinado destino, ele percorre todas as entradas da tabela de roteamento em busca de uma rota especfica para a rede de destino.
20

ProtocolodeRoteamento Protocolo de Roteamento


Protocolos de roteamento determinam o j contedo das tabelas de roteamento, ou seja, so eles que ditam a forma como a tabela montada e de quais informaes ela composta. Os protocolos l de roteamento so responsveis pela divulgao de rotas e atualizao das tabelas de roteamento.
21

Prot.RoteadoVsProt.Roteamento
Protocolo roteado aquele que fornece informao adequada em seu endereamento f d d d de rede para que seus pacotes sejam roteados, como o TCP/IP e o IPX. Protocolo de roteamento possui mecanismos para o compartilhamento de informaes de rotas entre os di t t dispositivos d roteamento d iti de t t de uma rede, permitindo o roteamento dos pacotes de um protocolo roteado. Exemplo de p protocolo de roteamento: RIP, IGRP etc. ,
22

TabeladeRoteamento Tabela de Roteamento

23

AlgoritmosdeRoteamento Algoritmos de Roteamento


Existem dois tipos de algoritmo atualmente p p em uso pelos protocolos de roteamento: o algoritmo baseado em Vetor de Distancia (Distance Vector (DistanceVector Routing Protocols) e o algoritmo baseado no Estado de Enlace (Link State Routing Protocols) Protocols).

24

Mtricasderoteamento
Mtodo pelo qual um algoritmo de roteamento determina que uma rota melhor d que a d lh do outra. Uma variedade de mtricas de roteamento podem ser utilizadas para calcular o melhor caminho entre dois caminhos. O trabalho de um protocolo de roteamento feito mediante clculos utilizando mtricas pr pr definidas contidas no protocolo. De um modo geral, um protocolo d roteamento prefere a l l de f mtrica de nvel mais baixo disponvel para fazer isto.
25

VetorDistncia Vetor Distncia Mtrica


Aescolhadomelhorcaminhobaseadana lh d lh i h b d comparaodamtricadoenlace. p
Normalmente:Melhor=menorcaminho

A mtrica o custo de envio em um enlace Amtricaocustodeenvioemumenlace Podeserdiferentesinformaes


Taxadetransmissoembps Vazo Atraso Nmerodesaltos(no.dehops)(+usado) ( p )( )
26

ClculosdasMtricas

27

RoteamentoInterno Roteamento Interno


O Os roteadores utilizados para t t d tili d trocar informaes dentro de Sistemas Autnomos so chamados roteadores internos (interior ) p routers) e podem utilizar uma variedade de protocolos de roteamento interno (Interior Gateway Protocols IGPs) Dentre eles esto IGPs). os seguintes protocolos: RIP, IGRP, EIGRP, OSPF eI t Integrated IS IS t d ISIS.

28

RoteamentoExterno Roteamento Externo


Roteadores que trocam dados entre Sistemas Autnomos so chamados de roteadores externos (exterior routers) e routers), estes utilizam o Exterior Gateway Protocol (EGP) ou o BGP (Border Gateway Protocol). Protocol) Para este tipo de roteamento so considerados basicamente colees de prefixos CIDR ( (Classless Inter Domain Routing) identificados pelo numero de um Sistema Autnomo.
29

BGP(BorderGatewayProtocol) BGP (Border Gateway Protocol)


O BGP [RFCs 1771, 1772, 1773, 1774, 1657] p assim como o EGP, um protocolo de roteamento entre domnios, criado para uso nos roteadores principais da Internet Internet. O BGP foi projetado para evitar loops de roteamento em topologias arbitrarias, o mais l b serio problema de seu antecessor, o EGP (Exterior Gateway Protocol).
30

TRABALHO RABA H
ALGORITMO DE ROTEAMENTO ALGORITMODEROTEAMENTO
(Explicarofuncionamentodoalgoritmoderoteamento)

NOVOS PROTOCOLOS DE ROTEAMENTO NOVOSPROTOCOLOSDEROTEAMENTO


INTERNOeEXTERNO
(pesquisareinformarosnovosprotocolosde roteamento,explicandoofuncionamentodecadaum deles).

Desenvolvimento Impresso NormasdaABNT p Datadeentrega

13/11/2009 SextaFeira.
31

ObrigatrioaApresentao

You might also like