You are on page 1of 8

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Ciências Biológicas
7ª Série Biogeografia e Geoprocessamento
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e

supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão. Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Julia Bernardino
Centro Universitário Anhanguera Leme

de modo a estar preparado à contínua mudança do mundo produtivo. DESAFIO Neste desafio os alunos deverão construir um Mapa Educativo do Brasil. em escala 1: 1. Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos. representados por cores e outra para as Unidades de conservação. Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das ciências biológicas. realizando demonstrações. considerando os aspectos éticos. fronteiras secas e oceânicas e legendas (uma para os biomas.7ª Série .Biogeografia e Geoprocessamento Pág. intitulado “Brasil: Biomas e Unidades de Conservação". os alunos irão organizar uma exposição pública dos materiais produzidos. tecnologias. comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento. Organização de exposição pública de mapas confeccionados.000. bem como contribuir e socializar os conhecimentos adquiridos com esta ATPS. explicações e apresentações dos mesmos. Produção Acadêmica • • • Relatórios parciais. linhas imaginárias pertinentes. serviços e produtos resultantes da atividade profissional. que terá a função de transmitir o resultado da leitura de temas e conceitos sobre Biogeografia e Geoprocessamento. representada por ícones variados). intitulado "Brasil: Biomas e Unidades de Conservação". Atuar multi e interdisciplinarmente. Pretende-se também promover discussões sobre as informações trabalhadas visando à conscientização e a promoção de ações sustentáveis de melhoria social e ambiental.500. sociais e epistemológicos. utilizando para essa construção exclusivamente materiais recicláveis. você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir. Para finalizar a atividade. Confecção de mapa do Brasil. interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais. A relevância deste desafio encontra-se na possiblidade de compreender conceitos teóricos de Biogeografia e Geoprocessamento através de uma atividade prática diferenciada e sustentável. Julia Bernardino . O mapa "Brasil: Biomas e Unidades de Conservação" deverá apresentar: título.Ciências Biológicas . Pretende-se que o aluno entenda conceitos primordiais da disciplina a partir do estudo teórico e confecção prática de mapas. Será uma confecção de material didático acadêmico. 2 de 8 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Ao concluir as etapas propostas neste desafio. Será uma excelente oportunidade de prestar serviços à comunidade.

PASSOS Passo 1 Compor seu grupo de estudo. Julia Bernardino . Curso e Disciplina. Unianhanguera. contendo: • nome de sua Unidade de Ensino. ISBN 978-85-366-1170-9. apresentação ou publicação. devem ser em fonte tamanho 10. Padronização O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1. RAs e e-mails ao professor(a) da disciplina.unianhanguera.Biogeografia e Geoprocessamento Pág. Biogeografia: temas e conceitos. Esta atividade é importante para que você defina seu grupo de trabalho e selecione as informações necessárias para a confecção das legendas do mapa que será confeccionado.html>. os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de 5 participantes e entregar seus nomes.5 entre linhas.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index. Para realizá-la.Ciências Biológicas . direita e inferior de 2cm. São Paulo: Scortecci. formato A4. • com capa. • nome do professor(a) da disciplina. • se houver citações com mais de três linhas. no máximo com 5 (cinco) integrantes. • nome e RA de cada participante. • cidade e data da entrega. • espaçamento de 1. Passo 2 Ler no livro-texto da disciplina o item: Biogeografia e interesse de seu estudo. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas. 2008. é importante seguir os passos descritos. • título da atividade. Referência do Livro-Texto da Disciplina: ROMARIZ. 1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. cor preta. 1ª edição. Dora de Amarante. • com margens esquerda e superior de 3cm. com o seguinte padrão: • em papel branco. Disponível em: <http://www. que deverá ser o mesmo para todas as tarefas pedidas. 3 de 8 Participação Para a elaboração desta atividade. • fonte Times New Roman tamanho 12.7ª Série . com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas. ETAPA 1 Aula-tema: Biogeografia – Interesse de seu estudo.

as quais irão compor a construção do mapa. 2010.Biogeografia e Geoprocessamento Pág. Julia Bernardino .Ciências Biológicas . após a leitura. os quais irão agregar mais conhecimento e auxiliar na confecção do Mapa. 1ª edição. Lembre-se que essa é apenas uma sugestão de leitura. PASSOS Passo 1 Ler.shtm>. São Paulo: Scortecci. sobre o tema: Andares de Vegetação. o item: Fitogeografia: principais relacionamentos.socioambiental. solicitado no desafio. que irão agregar mais conhecimento e auxiliar na confecção do Mapa. Passo 3 Acessar o site disponível em: <http://www. selecionar as informações pertinentes para a elaboração das legendas do mapa. ainda nessa referência citada acima. Nele você poderá monitorar áreas protegidas. ETAPA 2 Aula-tema: Regiões Zoogeográficas e Fitogeográficas. Para realizá-la. Você também terá a oportunidade de denominar a importância da Fitogeografia para a Biogeografia. ISBN 978-85-366-1170-9. 2008. que será o resultado final deste desafio. Passo 4 Acessar. Fazer um relatório com uma síntese desse material e guardálo. nas páginas 14 a 16. é importante seguir os passos descritos. Biogeografia: temas e conceitos. Você poderá realizar uma pesquisa e levantar diversos outros materiais interessantes sobre o assunto.org/prg/mon. na página 40. Passo 2 Ler. que será o resultado final deste desafio. Esta atividade é importante para que você conheça as Regiões Zoogeográficas e Fitogeográficas. 4 de 8 Lembre-se que essa é apenas uma sugestão de leitura.7ª Série . Dora de Amarante. no livro-texto da disciplina. para que você tenha essas informações formalizadas e em mãos no momento de construir o Mapa do Brasil. Acesso em: 05 out. Você poderá realizar pesquisas e levantar diversos outros materiais interessantes sobre o assunto. o material sugerido acima. Referência do Livro-Texto da Disciplina: ROMARIZ.

Para realizá-la. disponível em: < http://www. formações vegetais e a dinâmica da cobertura vegetal.br/mei_l.net/ceama/os-domnios-morfoclimticos-do-brasil-461267>. Acesso em: 05 out. 2010.php?t=001>. Acesso em: 05 out. Você poderá realizar uma pesquisa e levantar diversos outros materiais interessantes sobre o assunto. 2010. Fazer um relatório com uma síntese desse material e guardá-lo.slideshare.Biogeografia e Geoprocessamento Pág. Nele você poderá encontrar mais informações úteis para a confecção de seu mapa.7ª Série . as informações pertinentes referentes às questões Fitogeográficas para a elaboração de seu mapa.brasilescola. ETAPA 3 Aula-tema: Domínios morfoclimáticos. que irão agregar mais conhecimento e auxiliar na confecção do Mapa.crmariocovas. Julia Bernardino . que será o resultado final deste desafio. para confecção do mapa "Brasil: Biomas e Unidades de Conservação". Passo 4 Selecionar. Lembre-se que essa é apenas uma sugestão de leitura. solicitado no desafio. PASSOS Passo 1 Acessar o site disponível em: <http://www. é importante seguir os passos descritos.gov. 5 de 8 Passo 3 Acessar o site disponível em: <http://www.com/geografia/paisagens-naturais. Acesso em: 05 out. Esta atividade é importante para que você desenvolva novas percepções em relação à diversidade e dinâmica do meio ambiente biótico e abiótico. 2010.Ciências Biológicas .sp. para que você tenha essas informações formalizadas e em mãos no momento de construir o Mapa do Brasil. Nele você encontrará conceitos sobre Domínios morfoclimáticos. Passo 2 Acessar o site. segundo o geógrafo Aziz AB’Sáber. após a leitura e acesso ao material sugerido acima.htm>>.

Utilizar esse site para coletar e processar dados que serão utilizados na confecção do mapa. para que você tenha essas informações formalizadas e em mãos no momento de construir o Mapa do Brasil. montanhas. entre outros elementos do espaço geográfico brasileiro. desmatamentos. Para realizá-la.br/>. florestas. gerada pela utilização da informática. através do sistema de aproximações sucessivas.7ª Série . 2010 e conhecer sistemas informatizados de coleta de dados sobre a geografia do planeta. Esta atividade é importante para que você amplie as possibilidades de aprender a coletar e processar dados sobre a geografia do planeta. Passo 2 Acessar o site disponível em: <http://www. Passo 3 Elencar as características de cada domínio morfoclimático e complementar a organização das legendas do mapa "Brasil: Biomas e Unidades de Conservação". Passo 4 Fazer um relatório com uma síntese desse material e guardá-lo.Biogeografia e Geoprocessamento Pág. buscando compreender o que é o SIG. detalhes das cidades.cnpm. solicitado no desafio. Passo 4 Julia Bernardino . Passo 3 Visualizar.embrapa. 6 de 8 Nele você poderá pesquisar as Unidades de Conservação.Ciências Biológicas . ETAPA 4 Aula-tema: SIG – Sistema de Informação Geográfica. PASSOS Passo 1 Realizar uma pesquisa na internet. Acesso em: 05 out. quais suas funções e aplicações. é importante seguir os passos descritos.cdbrasil. áreas industriais.

Neste momento.7ª Série . você também estará contribuindo para ações socioambientais. é importante seguir os passos descritos. utilizando materiais reciclados. 7 de 8 Fazer um relatório com uma síntese deste material e guardá-lo. a fim de que ele fique. para que você tenha essas informações formalizadas e em mãos no momento de construir o Mapa do Brasil. ou ainda maior. caso contrário. Passo 2 Realizar a confecção do mapa "Brasil: Biomas e Unidades de Conservação". tenha em mãos todos os relatórios e sínteses montadas nas etapas anteriores deste desafio. ETAPA 6 Aula tema: Exposição do mapa confeccionado. utilizando materiais reciclados. Passo 3 Reunir-se com sua equipe e entregar o mapa ao professor(a) na data determinada. solicitado no desafio. Definir quais materiais representarão cada estrutura. Julia Bernardino . do tamanho de uma cartolina. Passo 1 Reunir materiais reutilizáveis que servirão para a confecção do mapa. além de anexar a identificação do grupo.Ciências Biológicas . Dessa forma. pelo menos. elas serão de suma importância para fundamentar teoricamente a construção e delimitação das áreas do mapa. Para essa construção. uma vez que o material utilizado normalmente seria destinado ao lixo e agora servirá como instrumento didático.Biogeografia e Geoprocessamento Pág. ETAPA 5 Aula-tema: Construção do Mapa "Brasil: Biomas e Unidades de Conservação". Para realizá-la. Esta atividade é importante para que você utilize os conhecimentos adquiridos nas Etapas Anteriores e construa o Mapa proposto no desafio sobre biomas e unidades de conservação brasileiras. além de ficar desinteressante para posterior exposição. ficará muito pequeno e dificultará a utilização dos materiais reciclados. Não se esqueça de acrescentar ao mapa uma legenda e um texto explicativo sobre as áreas. Lembre-se de escolher uma escala adequada para a construção de seu mapa.

Essa exposição deverá ser aberta ao público e a equipe poderá enviar convites para visitação. explicações e apresentações dos mesmos. Sendo assim.Ciências Biológicas . 8 de 8 Esta atividade é importante para que você socialize o material confeccionado por meio de uma exposição pública dos mesmos. é importante seguir os passos descritos. educadores e afins. Será uma excelente oportunidade de prestar serviços à comunidade. bem como contribuir e socializar os conhecimentos adquiridos com esta ATPS. Sugestões: Essa exposição também pode fazer parte do cronograma de atividades da “Semana da Biologia”. para instituições escolares. escolas públicas. por exemplo. Julia Bernardino . instituições de ensino.7ª Série . utilizando-os como material didático para aprendizagem dinâmica. Para realizá-la. ONG’s.Biogeografia e Geoprocessamento Pág. organizar um evento para expor todo esse material. Organizar esse material didaticamente distribuído em um espaço que possa mostrar ao público. com o auxílio do professor(a). para que a informação seja compartilhada e assim realizar inclusão social e educação para todos. ele poderá ser doado para comunidades carentes. realizada pela sua unidade. PASSOS Passo 1 De posse dos mapas construídos durante o decorrer dessas etapas. Lembre-se que o material produzido ao longo do cumprimento das etapas da ATPS possui caráter didático. e realizar demonstrações.