You are on page 1of 56

Blender 3D

Apresentao Pessoal Marcos Amaral

Tecnlogo em Sistemas para Internet Faculdade Anhanguera Rio Grande-RS Palestrante na V Conferncia Nacional Blender Pro 2011 Salvador-BA Palestrante na IV Conferncia Nacional Blender Pro 2010 Fortaleza-CE Mestrando em Modelagem Computacional FURG Desenvolvimento de aplicativos 3D

O Blender 3D

Ao contrrio do que possa parecer, trabalhar com o Blender no uma tarefa difcil. Com um nmero pequeno de comandos, constantemente estudados, qualquer pessoa capaz de fazer algo interessante e agradvel aos olhos. Seguindo a lgica do sucesso, ou seja, o fato de ser acessvel (livre, gratuito), prtico (pequeno para baixar, multiplataforma) e fcil, o Blender 2.6x uma ferramenta ideal para quem deseja entrar nessa rea da computao grfica.

Blender 3D: o que e o que faz

O Blender uma espcie de editor 3-D. Nele ns criamos cenas, objetos, alteramos as propriedades desse objeto, como as cores, dimenses, rotao. Importamos uma srie de arquivos externos, escrevemos textos em 3-D dentre outras inmeras possibilidades.

Modelagem Animao Simulao de de plos e cabelo Simulao de tecidos Simulao de fluidos Motor de Jogos (Game Engine)

Game Engine

A Game Engine um mdulo do Blender que permite a criao de jogos e aplicaes 3-D interativas. Com ele podem ser feitos jogos de naves, de tiros em primeira pessoa, RPGs e afins. Como ilustrado acima, pode ser usado para apresentaes em tempo real na rea de arquitetura, tanto em ambientes internos decorados, para fachadas e grandes empreendimentos.

Conceitos iniciais de modelagem 3D

Lanando mo do cubo, um elemento 3-D primitivo e alguns poucos comandos, ele consegue reproduzir uma cena que lembra muito a referncia inicial.

Conceitos iniciais de modelagem 3D

Essencialmente, a regra para quem est comeando :

Simplifique aquilo que voc v.

Conceitos iniciais de modelagem 3D

Ao observar qualquer elemento em seu dia-a-dia, procure reduzi-lo em objetos slidos simples, como a caixa de presente acima.

Depois de um tempo a mente fica treinada e essa atividade pode se converter em um delicioso vcio intelectual.

Como funciona o 3D

Antes de comear a trabalhar com o Blender de suma importncia que voc compreenda a filosofia em voga na maioria dos programas de modelagem.

Voc j deve ter ouvido falar em coordenada cartesiana. Se no ouviu, ou ouviu vagamente, vamos a uma rpida explicao.

Como funciona o 3D

coordenada cartesiana

X = vermelho Y = verde Z = azul

Como funciona o 3D

No Blender importante apenas voc identificar os eixos e as cores. O mais interessante que essas cores so padronizadas nos programas de modelagem mais populares do mercado. Outra coisa que voc precisa saber desde j e que por ora no vai fazer muito sentido, que toda a modelagem que voc fizer no Blender pode ser reduzida em trs blocos formadores de slidos. So elas: vertex, edge e polygon.

Como funciona o 3D

Por que esses blocos so to importantes?

So importantes por que a partir deles voc modela praticamente tudo o que precisa. Desde uma residncia at um aliengena com tentculos.

Como funciona o 3D

Veja, por exemplo esse simptico mascote de uma empresa de produtos eltricos. Num primeiro momento, parece se tratar de um ser orgnico complexo dotado de pele, vsceras, clulas e toda a complexidade existente no mundo animal.

Como funciona o 3D

Mas na verdade, ele no passa de um monte de faces, modificadas estrategicamente para darem a impresso de um ser vivente.

Como funciona o 3D

Sua aparncia arredondada nada mais do que um comando facilitador, ativado automaticamente que age como uma lixa, tornando-o mais orgnico e polido.

Sim, d muito trabalho. No, no precisa fazer os pontinhos.

Como funciona o 3D

A experincia acumulada dos programadores do Blender e dos demais softwares de modelagem, permitiram-os criar uma srie de elementos facilitadores para os profissionais que utilizam suas ferramentas. Um desses elementos so as chamadas primitivas 3D.

Elas facilitam muito a vida do modelador, oferecendo um elemento de referncia pr modelado ou, em alguns casos, parte de um elemento pronto.

Como funciona o 3D

Como funciona o 3D

Como funciona o 3D

Como funciona o 3D

O que voc vai ver essa plane a sua esquerda, se transformar milagrosamente nesse pote a sua direita.

Como funciona o 3D

O grande segredo de se deformar um objeto simples como o plane, transformando-o em outra coisa mais " volumtrica " o uso da ferramenta extrude. Ela desloca o objeto em um eixo criando faces entre suas extremidades.

Como funciona o 3D

Como funciona o 3D

Continuando, a lgica dos passos a mesma. Atravs do comando extrude a malha deformada at que no passo 24 ativado o que chamamos de modificador, que arredonda o objeto.

Como funciona o 3D

Quando aplicamos o modificador SubSurf ele apenas arredonda, deixando uma aparncia de objeto quadriculado, como mostrado no pote da esquerda. Resumindo, o processo utilizado para modelar a cumbuca foi: Primitiva 3 D > Extrude > SubSuf > Smooth

Blender 2.50 conhecendo a interface

A palavra de ordem testar e testar lembra conviver com o que pretendemos dominar. Grande parte das pessoas que pretendem aprender o Blender no se do conta de que para modelar num ambiente tridimensional necessrio ter uma boa prtica de manipulao desse mesmo ambiente. Isso implicar saber movimentar o mouse na rea de trabalho especfica, deslocar-se na cena, rotacionar um objeto em rbita para mapear a sua forma e assim por diante. De nada adianta voc ser um gnio da geometria analtica tridimensional se no consegue dar um zoom eficiente na rea de trabalho.

Blender 2.50 conhecendo a interface

Voc vai se deparar com um cubo margeado por uma linha alaranjada. Por que esse cubo est a? Bem, desconheo os motivos filosficos que levaram o desenvolvedor a coloc-lo nessa posio, o importante a saber que essa a cena padro do Blender. Ela vem com um cubo, uma cmera e uma lmpada. Mas ns vamos nos ater a primeira lio que o Orbit da cena. Iremos desloc-la de modo a ver as vria faces do nosso cubo.

Blender 2.50 conhecendo a interface

Blender 2.50 conhecendo a interface


Numa hora dessas voc deve estar se perguntando, como se faz para deslocar a tela sem rotcion-la. Pois , se voc quiser deslocar a tela, comando conhecido como Pan, basta seguir alguns poucos passos.

Blender 2.50 conhecendo a interface


Por default, ou por padro, o Blender abre a janela 3-D (viewport) em modo perspectiva.

Blender 2.50 conhecendo a interface


Vamos alterar o tipo de perspectiva para ortho. Para fazer isso v nas teclas de nmero que ficam agrupadas na parte direita do teclado NumPad e pressione o 5.

Manipulando Objetos

Imagine que voc est diante de uma mesa com uma caixinha cheia de peas com formas simples, como cubos, cilindros, cones, etc. Parece piada , mas muito comum a pessoa ativar os comandos de agarrar , rotacionar e etc. sem ter selecionado o objeto e no entender por que as coisas no esto funcionando.

Manipulando Objetos

Selecionando Objeto Para desselecionar tecle A

Agarrando (movendo) objetos


Nada melhor para ilustrar o sistema de movimentao por eixo do que o espeto.

Agarrando (movendo) objetos


O 3D Manipulator Widget, basta clicar nos cones referentes a manipulao desejada na parte inferior da 3D Window.

Deslocando por teclas de atalho


G = Ativa o Grab X,Y e Z as coordenadas Enter = Confirma

Duplicando (copiando) objetos

Rotacionando Objetos

Rotacionando Objetos

Redimencionando Objetos

Para fechar a santa trindade, hora de aprender o comando scale.

Editando objetos

O segredo em modelar objetos mais complexos est justamente na arte de manipular essas estruturas bsicas. Grande parte dessa manipulao reside nos comandos que antecederam essa captulo, no caso o grab, o rotate e o scale.

Modo de edio

Modo de edio

Modo de edio

Modo de edio

Modo de edio

Modo de edio

Extruso

Extruso

Extruso
Tecle E para extrudar

Segundo RUSSO (2006 p. 46) o algoritimo proposto por Edward Catmull e Jim Clark (em 1978!) o mais largamente conhecido e usado. Quando a malha subdividida, novos vrtices (pontos da face) so posicionados no centro de cada face bruta e no centro de cada edge bruta, e ento novas edges so criadas para conectar esses novos vrtices.

Subdivision Surface e o Shade Smooth

Subdivision Surface e o Shade Smooth

Subdivision Surface e o Shade Smooth

O algoritimo usado para esse arredondamento chama-se Catmull-Clark.

Subdivision Surface e o Shade Smooth

Por segurana o Blender permite subdivises at o valor 6. Isso acontece por que quanto maior a diviso, mais cobrado de processamento e memria do computador.

Subdivision Surface e o Shade Smooth

Ao aplicar o Shade Smooth o objeto tem a sua superfcie alisada. O fato interessante envolvendo o mtodo de alisamento descrito acima o de que ele mais antigo que o Subdivision Surface, pois fora desenvolvido em 1971!

Subdivision Surface e o Shade Smooth

blender

Concluso Perguntas Contatos http://realidadevirtual3d.blogspot.com marcosamaralrg@gmail.com

blender
Material adaptado da Apostila Curso para iniciantes em Blender por Ccero Moraes Bowers, Brian. Sir Charles Wheaststone. -- 2nd ed. (IEE history of technology series; no. 29) Brito, Allan. Blender 3D: guia do usurio / Allan Brito. -- 4. ed. rev. e ampl. -- So Paulo : Novatec Editora, 2010. McConnell, Jeffrey J. Computer graphics : theory into practice / Jeffrey J. McConnell. -- 1 ed. -- London : Jones and Bartlett Publishers, Inc., 2006. Michaelis. Lder | Dicionrio Portugus, acessado em 16 de abril de 2011, <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=l%EDder> Russo, Mario. Polygonal Modeling : basic and advanced techniques / by Mario Russo. -- 1 ed. -- Texas : Wordware Publishing, Inc., 2006. Sevo, Daniel E. History of Computer Graphics, acessado em 17 de abril de 2011, <http://hem.passagen.se/des/hocg/hocg_1960.htm> Tocci, Ronald J. Sistemas digitais: princpios e aplicaes, 10 edio / Ronald J. Tocci, Neal S. Widmer, Gregory L. Moss; traduo: Cludia Martons; reviso tcnica: Joo Antonio Martino. -- 10 ed.-- So Paulo : Pearson Prentice Hall, 2007.

You might also like