You are on page 1of 19

ASPECTOS POLMICOS E ATUAIS DA PROVA TESTEMUNHAL NO PROCESSO DO TRABALHO Mauro Schiavi1 Do conceito e admissibilidade da prova testemunhal no Processo do Trabalho

Testemunha pessoa fsica capaz estranha e isenta com relao s partes, que vem a juzo trazer as suas percepes sensoriais a respeito de um fato relevante para o processo do qual tem conhecimento prprio. Como destaca Moacry Amaral Santos2, so elementos caractersticos da testemunhas: a) uma pessoa fsica; b) uma pessoa estranha ao feito; c) uma pessoa que deve saber do fato litigioso; d)a pessoa deve ser chamada a depor em juzo; e)a pessoa deve ser capaz de depor. Inegavelmente, nos tempos modernos, a testemunha colaborador da Justia, que presta um servio pblico relevante, pois vem a juzo contribuir para se faa justia num caso concreto, esclarecendo os fatos controvertidos do processo. Ensina Cndido Rangel Dinamarco3: Testemunha , em sentido muito amplo e vago, quem pelos sentidos tomou conhecimento de algum fato, no importando se o faz pelo sentido da viso, audio, paladar, olfato ou tato, ou mesmo por informao de outrem. Em direito processual, a pessoa fsica chamada a cooperar com a Justia, informando ao juiz os fatos e circunstncias de interesse para a causa, dos quais tenha conhecimento. A prova testemunhal sucedeu s ordlias, dando-nos notcia desta nova espcie de prova, sobretudo, os livros do Antigo Testamento os quais acabaram, por sua vez, por se constituir em verdadeiros repositrios de princpios sobre a necessidade, a eficcia e as penas a que se encontrava sujeito o falso testemunho (princpios que, diga-se de passagem contaram com sua institucionalizao, no prprio direito processual como, por exemplo, o de que no pode haver condenao sem prova (Nmeros, 5, 13); proibio de testemunha em favor do culpado (xodo, 23, 1); ineficcia do depoimento nico (testis unus, testis nullus Deuteronmio, 19, 15), e tipo de pena aplicada quele que prestasse falso
1

Mauro Schiavi Juiz do Trabalho na 2 Regio. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Professor Universitrio (graduao e ps-graduao). Professor de Cursos Preparatrios para Concursos. Autor dos livros: A Revelia no Direito Processual do Trabalho; Aes de Reparao por Danos Morais Decorrentes da Relao de Trabalho; Competncia Material da Justia do Trabalho Brasileira Luz da EC 45/04, ambos publicados pela Editora LTr. 2 SANTOS, Moacry Amaral. Primeiras Linhas de Direito Processual Civil. 2 Volume. 17 Edio. So Paulo: Saraiva, 1995, p. 452. 3 DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de Direito Processual Civil, Volume III. So Paulo: Malheiros, 2001, p. 603.

testemunho (no caso, correspondente da falsa acusao formulada Deuteronmio, 19, 15-20)4. Como todo meio de prova que depende das percepes sensoriais do ser humano, a prova testemunhal falvel5. Embora seja apontada como o meio mais vulnervel das provas, ela ainda preponderante, no s na Justia Comum, mas, principalmente, na Justia do Trabalho, onde a quase totalidade das controvrsias so atinentes matria ftica (horas extras, justa causa, equiparao salarial, etc). Em razo disso, devem os operadores do Direito (juzes, procuradores e advogados) conviver com esse tipo de prova e procurar aperfeiola com tcnicas de inquirio e principalmente desenvolver a cultura da seriedade e honestidade dos depoimentos. Como bem destaca Cndido Rangel Dinamarco6, as distores da realidade pela testemunha nem sempre so intencionais. H fatos que acontecem de improviso, sem que a pessoa tivesse qualquer participao nem esperasse por eles, o que leva a ter uma percepo parcial e nem sempre correta do acontecido (acidente de veculos). H caso em que o decurso do tempo e as fantasias que s vezes se criam em torno dos acontecimentos da via real so responsveis pelo esquecimento daquilo que foi visto, ouvido, lido ou sentido. A experincia mostra ainda que as palavras da testemunha ao juiz nem sempre so suficientemente claras e nem sempre trazem ao esprito deste a correta representao da idia que ela pretende transmitir7. A prova testemunhal sempre admissvel, salvo se a lei dispuser de modo contrrio. Portanto, a admissibilidade a regra e a vedao exceo. Considerando ser o homem falho na captao de suas percepes, o legislador, na esfera processual civil, tratou a prova testemunhal com reservas, sendo esse o campo de maior incidncia do sistema da prova legal do Cdigo.
4

RODRIGUES, Manoel Cndido. A prova testemunhal no Processo do Trabalho. In: Compndio de Direito Processual do Trabalho. Coord. Alice Monteiro de Barros. 3 Edio. So Paulo: LTr, 2002, p. 351. 5 Para Srgio Pinto Martins, a prova testemunhal a pior prova que existe, sendo considerada a prostituta das provas, justamente por ser a mais insegura (Direito Processual do Trabalho. 26 Edio. So Paulo: Atlas, 2006, p. 329). Como bem destaca Marcelo Rodrigues Prata: A Doutrina cunhou algumas controvertidas mximas a respeito da prova testemunhal. A testemunha a prostituta das provas, segundo Mittermaier. Para Bentham, ao revs, ...as testemunhas so os olhos e os ouvidos da Justia.... J Pincherli as reprocha dizendo que ... so muitas vezes, olhos que no vem e ouvidos que no escutam... (A Prova Testemunhal no Processo Civil e no Processo do Trabalho. So Paulo: LTr, 2005, p. 31) 6 DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de Direito Processual Civil. Volume III, So Paulo: Malheiros, 2001, p. 601. 7 Nesse sentido, destacamos a seguinte ementa: Depoimentos testemunhais Contradio Horas extras. Apoiar-se em contradio dos depoimentos testemunhais, para o fim de julgar improcedente pedido de horas extras, data venia, profundamente injusto, uma vez que a contradio ocorre principalmente quando as testemunhas vm a juzo dar a sua impresso dos fatos ocorridos, sem um "ensaio" prvio. Em uma relao continuada, como a trabalhista, os fatos se sucedem e no se repetem sempre da mesma forma, pois no se cuida de mquinas, mas de homens. A formao do convencimento, quanto a existncia ou inexistncia de horas extras, portanto, deve sobrepor-se s eventuais contradies dos depoimentos testemunhais e basear-se no conjunto probatrio dos autos, levando-se em conta, especialmente, que a reconstituio da jornada trabalhada, mediante a avaliao de prova oral, se d quando no so juntados aos autos os cartes de ponto, ou quando se considera que estes no retratam a realidade. (TRT 15 R 5 T AC. n 13981/99 Rel. Jorge Luiz S. Maior DJSP 25.05.99 pg. 108)

Com feito, nos termos do artigo 400, do CPC, a prova testemunhal sempre admissvel, salvo as excees preconizadas nos incisos do referido diploma, quais sejam: a)os fatos j provados por documento ou confisso da parte; b)que s por documento ou por exame pericial puderem ser provados. A confisso de que trata o artigo 400 do CPC, confisso real, pois a confisso ficta pode ser elidida por prova em contrrio. Alm disso, mesmo havendo a confisso real, o Juiz do Trabalho poder ouvir testemunhas se no estiver suficientemente esclarecido sobre os fatos da causa. Exigindo a lei que a prova de determinado ato jurdico seja provado por documento ou o exame pericial, o Juiz poder indeferir a prova testemunhal, ou deferi-la com o objetivo de complementar as provas documental ou pericial. No Processo do Trabalho h duas hipteses em que no se admite a prova testemunhal, quando houver argio de insalubridade e periculosidade (artigo 195, da CLT) e a prova escrita do pagamento dos salrios (artigo 464, da CLT)8 Nos termos do artigo 401 do CPC, a prova exclusivamente testemunhal s se admite no contratos cujo valor ao exceda o dcuplo do maior salrio mnimo vigente no pas, ao tempo em que foram celebrados. O dispositivo acima, no nosso sentir, no se aplica ao Direito Processual do Trabalho, pois a prova testemunhal prova do processo do trabalho por excelncia, considerando-se que o empregado no tenha acesso documentao da relao de emprego e tambm em razo do princpio da primazia da realidade que norteia as relaes de trabalho. Da capacidade para ser testemunha. Das incapacidades, impedimentos e suspeies das testemunhas no Processo do Trabalho Podem depor como testemunhas todas as pessoas que no sejam incapazes, impedidas ou suspeitas. A CLT disciplina as hipteses de suspeio e impedimento de testemunhas, no artigo 829, da CLT, in verbis: A testemunha que fora parente at o terceiro grau civil, amigo ntimo ou inimigo de qualquer das partes, no prestar compromisso, e seu depoimento valer como simples informao. A CLT prev uma hiptese de impedimento, quando trata de parente at o terceiro grau civil9 de uma das partes e suspeio quando trata de amigo ntimo ou inimigo de qualquer das partes.
8

A Doutrina tem flexibilizado a necessidade de prova documental para o pagamento do salrio nas relaes de trabalho domstico, em razo das peculiaridades da relao do domstico e empregador domstico. 9 Como bem exemplifica sis de Almeida: 1 grau Pai e filho Genro e sogra Padrasto e madrasta Enteados Pais e filhos adotivos. 2 grau: Avs e netos e cnjuges destes Irmos, inclusive os meioirmos Cunhados Filhos dos enteados. 3 grau: Bisavs e bisnetos Tios e sobrinhos. Obs.: Cunhado no parente. O parentesco da nora ou do genro com os sogros cessa com a morte do cnjuge que o gerou (Manual de Direito Processual do Trabalho. 2 Volume. 9 Edio. So Paulo: LTr, 1998, p. 200).

Em razo de omisso de CLT e compatibilidade com o Processo do Trabalho (artigo 769, da CLT), restam aplicveis as hipteses de incapacidades, impedimento e suspeio de testemunhas, previstas no artigo 405 do CPC. As incapacidades e impedimentos so de ordem objetiva, enquanto que a suspeio de ordem subjetiva. Segundo 1 do artigo 405 do CPC, so incapazes: I o interdito por demncia; II o que, acometido por enfermidade, ou debilidade mental, ao tempo em que ocorreram os fatos, no podia discerni-los; ou, ao tempo em que deve depor, no est habilitado a transmitir as percepes; III o menor de 16 (dezesseis) anos; IV o cego e o surdo, quando a cincia do fato depender dos sentidos que lhes faltam. Nos termos do 2 do artigo 405 do CPC, so impedidos: I o cnjuge, bem como o ascendente e o descendente em qualquer grau, ou colateral, at o terceiro grau, de alguma das partes, por consanginidade ou afinidade, salvo se o exigir o interesse pblico, ou, tratando-se de causa relativa ao estado da pessoa, no se puder obter de outro modo a prova, que o juiz repute necessria ao julgamento do mrito; II o que parte na causa; III o que intervm em nome de uma parte, como o tutor na causa do menor, o representante legal da pessoa jurdica, o juiz, o advogado e outros, que assistam ou tenham assistido as partes. Conforme o 3, do artigo 405 do CPC, So suspeitos: I o condenado por crime de falso testemunho, havendo transitado em julgado a sentena; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973); II o que, por seus costumes, no for digno de f; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973); III o inimigo capital da parte, ou o seu amigo ntimo;; IV o que tiver interesse no litgio. Nos termos do 4 do artigo 405, do CPC, sendo estritamente necessrio, o juiz ouvir testemunhas impedidas ou suspeitas; mas os seus depoimentos sero prestados independentemente de compromisso (art. 415) e o juiz lhes atribuir o valor que possam merecer. No cotidiano das audincias trabalhistas so freqentes as hipteses de contraditas de testemunhas pelos seguintes motivos: a)amizade da testemunha com o reclamante; b)exercer a testemunha do ru cargo de confiana na empresa; b)mover o testemunha reclamao trabalhista em face da reclamada. a)amizade ntima: fato comum nas audincias trabalhistas, os reclamados argirem contradita em razo de amizade ntima entre reclamante e sua testemunha. Inegavelmente, a relao de trabalho, por ser contnua, gera uma proximidade maior entre trabalhadores que exercem a mesma funo. Mas esta aproximao inerente relao de emprego e no se confunde com a amizade ntima. A amizade ntima se revela por atos objetivos, como o contato do autor e

testemunha fora do contrato de trabalho, como freqncias recprocas s residncias10, sadas para passeios, etc11. Como bem alerta Wagner D. Giglio12, convm advertir que o termo amigo, na linguagem vulgar, de uso muito comum e, por isso, desvalorizado. Juridicamente, s a amizade ntima impede o testemunho. Ora, numa empresa, onde o contrato entre o pessoal dirio e estvel, durante longo tempo, todos se dizem amigos, no sentido de conhecidos. b)empregado que exerce cargo de confiana na empresa Quanto ao empregado que exerce cargo de confiana, por si s esse fato no gera suspeio para ser testemunha do empregador, pois tal hiptese no est prevista em Lei. Entretanto, deve o Juiz do Trabalho investigar outros elementos que revelem se o empregado exercente de cargo de confiana tem interesse ou no na soluo do litgio, como por exemplo representao do empregador perante terceiros, exerccio de encargos de gesto (artigo 62, II, da CLT), participao na Diretoria, etc. Como bem adverte sis de Almeida13, (...)para depor sobre fatos da relao de emprego, ningum melhor que outro empregado, presentes constantemente no recinto de trabalho; e, quanto ao exercente de cargo de confiana, este nem sempre desempenha funes que o tornem interessado direito no litgio; a suspeio poder ser aceita se ele participara dos resultados do negcio, ou tiver poder de mando idntico ao do empregador, inclusive na admisso e dispensa de empregados. c)testemunha que litiga contra o mesmo empregador e troca de favores Quanto testemunha que litiga contra o mesmo empregador, h discusses na doutrina e jurisprudncia sobre haver ou no suspeio da testemunha para depor. Autores h que consideram a testemunha, nesta hiptese, suspeita para depor e at mesmo inimiga do empregador. A CLT no disciplina a questo, portanto, a questo deve ser dirimida luz da doutrina e jurisprudncia. Para Valentin Carrion14:
10

Testemunha Configurao de amizade ntima Invalidao da prova. Tendo a testemunha declarado ao Juzo que visitava o reclamante cerca de trs vezes por semana, resta configurada a existncia de amizade ntima, no se prestando seu depoimento, portanto, a fazer prova das assertivas autorais. (TRT 15a R 5a T Ac. no 20216/2001 Rela. Olga Ada J. Gomieri DJSP 21.5.2001 p. 103) (RDT N 6/2001, pg. 65)
11

Testemunha. Iseno de animus.Comprovado durante a instruo processual que a testemunha indicada relaciona-se com a parte que a indicou fora do mbito laboral, freqentando, uma em companhia da outra, barzinhos, ou outros locais assemelhados, evidenciando desta forma a existncia de estreitos laos de amizade, afigura-se regular e justificvel o acolhimento da contradita lanada, porque demonstrada a suspeio da referida testemunha por faltar-lhe a necessria iseno de nimo, inconfundvel com a hiptese de mera cordialidade mantida entre colegas de trabalho. (TRT/SP 00415200407802006 RO Ac. 4 T 20060715060 Rel. Paulo Augusto Cmara DOE 22/09/2006). 12 GIGLIO, Wagner D. Direito Processual do Trabalho. 8 Edio. So Paulo: LTr, 1995, p. 257 13 Op. cit. p. 199. 14 CARRION, Valentin. Comentrios Consolidao das Leis do Trabalho. 30 Edio. So Paulo: Saraiva, 2005, p. 630.

A testemunha que est em litgio contra a mesma empresa deve ser equiparada ao inimigo capital da parte; o embate litigioso mau ambiente para a prudncia e iseno de nimo que se exigem da testemunha; entender de outra forma estimular as partes permuta imoral de vantagens em falsidades testemunhas mtuas, mesmo sobre fatos verdadeiros; extremamente fcil: reclamante de hoje, testemunha de amanh. ingnuo o argumento contrrio de que o litigante deve ser aceito como testemunha (e no como informante) porque tem direito de ao; se assim fosse, a suspeio da esposa para depor contrariaria o direito de casar. O impedimento no ao, mas credibilidade. Tambm no se trata de violao ao princpio constitucional do direito de defesa; a CF admite os meios lcitos mas no atribui fora probante ao incapaz, impedido ou suspeito. Outros afirmam que se a testemunha do reclamante move processo em face da reclamada, tal requisito no causa de suspeio em razo do direito constitucional de ao (artigo 5, XXXV, da CF), que a testemunha depe sobre compromisso de dizer a verdade e que no se pode sonegar o direito do empregado de ouvir testemunha que est em litgio em face do mesmo empregador, considerando todos os percalos que enfrenta o reclamante para conseguir testemunhas e provar suas alegaes em juzo. Nesse sentido a opinio de Dcio Sebastio Daidone15: (...)pessoas que litigam contra o mesmo ex-empregador de seu colega, em cujo processo foi chamado a depor, no estaro impedidas ou suspeitas, pois o direito de ao, constitucionalmente garantido, no pode servir de entrave para o cumprimento de uma obrigao e dever de cidado, principalmente quando se compromissar com a verdade, sob as penas da lei, a menos que esteja evidente o interesse de um e de outro em se protegerem reciprocamente. Caso contrrio, basta um empregador dispensar todos os seus empregados para que estivesse a salvo de qualquer prova testemunhal contrria aos seus interesses, pois todos estariam litigando contra ele, em processo distintos. No nosso sentir, o simples fato da testemunha litigar em face do mesmo empregador, no a torna suspeita, pois no Processo do Trabalho, h peculiaridades dificilmente encontradas nos demais ramos da esfera processual j que, em regra, as testemunhas do reclamante so ex-empregados do reclamado e as testemunhas do empregador lhe so empregados. Alm disso, dificilmente, em juzo, se d credibilidade a depoimentos de testemunhas que no trabalharam junto com o reclamante em razo em razo das peculiaridades da relao de trabalho, que uma relao jurdica que se desenvolve intuito personae em face do trabalhador e, normalmente, o local da prestao de servios est rodeado de outros trabalhadores. Sob outro enfoque, o direito constitucional de ao dirigido contra o Estado para o empregado obter os direitos que entende violados, e no contra o empregador que, via de regra, uma empresa, sendo certo que, muitas vezes, sequer o empregado sabe quem a administra. Por isso, o fato de mover ao em

15

DAIDONE, Dcio Sebastio. Direito Processual do Trabalho: Ponto a Ponto. 2 Edio. So Paulo: LTr, 2001, p. 216.

face do empregador, por si s, no motivo de suspeio ou impedimento da testemunha16, ainda que os fatos sejam idnticos17. Nesse sentido se inclinou a jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, conforme a redao da Smula 357, de sua jurisprudncia, in verbis: TESTEMUNHA. AO CONTRA A MESMA RECLAMADA. SUSPEIO No torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador. Sob outro enfoque, o Juiz do Trabalho quando colher o depoimento de testemunha que litiga em face da mesma reclamada deve investigar se no h outro motivo que torne suspeita a testemunha, e ao tomar o depoimento ter a cautela de observar as atitudes da testemunha ao depor, podendo inclusive levar em considerao o fato da testemunha litigar contra o mesmo empregador para valorar o depoimento. Como bem adverte Marcelo Rodrigues Prata18, ao juiz, sem embargos, no lhe facultada a ingenuidade. Ele deve perquirir se h identidade de objeto e de causa de pedir entre a reclamao da testemunha e da parte. Isso se verificando, haver de ser ainda mais circunspecto ao analisar o depoimento. Visto que poder existir um real interesse na causa por parte do depoente. Quanto testemunha que depe em processo em que o reclamante foi sua testemunha em processo anterior, pensamos que nesta hiptese h a chamada troca de favores que configura falta de iseno de nimo da testemunha, estando portanto, suspeita a testemunha. Entretanto, nesta situao, caso necessrio, deve a

16

Testemunha Ao contra a mesma reclamada Enunciado n 357 do c. TST. Nos termos do Enunciado de Jurisprudncia n 357 do c. TST, no torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou ter litigado contra o mesmo empregador. (TRT 12 R 1 T ROVA n 8060/2003.035.12.00-0 Ac. n 3369/05 Rel. Marcus P. Mugnaini DJSC 06.04.05 p. 293) (RDT n 05 de Maio de 2005). Testemunha Contradita Cerceamento de defesa. pacfico nesta Corte o entendimento de que: "No torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou ter litigado contra o mesmo empregador" (Enunciado n 357 do TST). Deciso do regional que conclui que correto o deferimento da contradita, uma vez que "a testemunha reconheceu a propositura de ao contra a reclamada e o ora reclamante foi sua testemunha naquele processo, configurando a troca de favores", contraria o verbete em foco. Recurso de revista provido. (TST 4 T RR n 67.581.2002.900.01.00-8 Rel. Mlton de Moura Frana DJ 28.5.04 p. 992) ( RDT n 6 junho de 2004)
17

Sem sentido contrrio, encontra-se a presentes ementa oriunda do Supremo Tribunal Federal, in verbis: PROVA TESTEMUNHAL SUSPEIO TESTEMUNHAS EM LITGIO COM A PRTE CONSIDERANDO O OBJETO DO PROCESSO As testemunhas arroladas pelos autores que demandam contra o ru, considerando o objeto do processo, tm interesse no desfecho desta ltima devendo serem tidas como suspeitas. Prova testemunhal. Arcabouo. Inexiste vcio a revelar transgresso ao devido processo quando a sentena condenatria lastreia-se em depoimento de testemunha do prprio ru, muito embora fazendo aluso, tambm, aos depoimento de testemunha que demanda, considerando o mesmo objeto do processo (STF, RE 220329/MT 2 T. Rel. Min Marco Aurlio, DJ 20.04.2001), In: Begalles, Carlos Alberto. Lies de Direito Processual do Trabalho; Processo de conhecimento e recursos, So Paulo: LTr, 2005, p. 280/281. 18 PRATA, Marcelo Rodrigues. A Prova Testemunhal no Processo Civil e Trabalhista. So Paulo: LTr, 2005, p. 213.

testemunha ser ouvida como informante19. Nesse sentido destacamos a seguinte ementa: Prova testemunhal Troca de favores. No configura troca de favores o simples fato da testemunha mover ao contra o mesmo empregador. Contudo, o fato da parte j ter sido arrolada como testemunha daquela, com evidncia de benefcio recproco, sem qualquer compromisso com a verdade, est inquestionavelmente configurada a troca de favores. (TRT 3 R 6 T RO n 270.2003.110.03.00-0 Rel. Paulo Roberto de Castro DJMG 2.9.03 p. 20) RDT n10 -Outubro de 2003. Depoimento da testemunha menor de 18 anos no processo do Trabalho. Diz o 1 do artigo 405 do CPC, so incapazes para testemunhar: (...)III o menor de 16 (dezesseis) anos. O presente dispositivo aplicvel ao Processo do Trabalho por fora do artigo 769, da CLT. No obstante, a questo sempre gerou polmicas, tanto no Processo Civil, como no Processo do Trabalho. O menor de 18 anos no tem capacidade penal e, portanto, como prestar compromisso se penalmente inimputvel? Parte da doutrina sustenta que o menor de 18 anos no pode depor, pois no tem capacidade penal20 e, portanto, no deve o Juiz do Trabalho ouvir menores de 18 anos. Outros argumentam que o menor de 18 anos, mas maior de 16, como tem capacidade para trabalhar (artigo 7, XXXIII, da CF), pode ser ouvido como testemunha no Processo do Trabalho. Nesse sentido a viso de Manuel Cndido Rodrigues21: (...)Embora seja certo que o menor de dezesseis anos se encontra legalmente inabilitado, para a prtica dos atos da vida civil, de se concluir que, uma vez considerado apto para a prtica dos principais atos relativos ao contrato de trabalho, a partir dos quatorze anos, jamais lhe poder ser subtrada tal aptido, para depor como testemunha, no Processo do Trabalho no s porque quem pode o mais pode o menos, mas tambm porque h casos em que a prtica contratual
19

Em sentido contrrio a seguinte ementa: Testemunhas. Troca de favor. Depor em Juzo no pode significar um favor quando a lei define a testificao um servio pblico (CPC, 419, pargrafo nico) e no consente com escusa contra o dever de colaborar com o Poder Judicirio (CPC, 339). O simples fato de uma parte depor como testemunha no processo de outro litigante no causa de suspeio (TRT/SP 00734200300702003 RO Ac. 6 T 20040322704 Rel. Rafael Edson Pugliese Ribeiro DOE 16/07/2004). 20 Artigo 27 do Cdigo Penal: Os menores de 18 (dezoito) anos so penalmente inimputveis, ficando sujeitos s normas estabelecidas na legislao especial. 21 RODRIGUES, Manoel Cndido. A Prova Testemunhal no Processo do Trabalho. In: Compndio de Direito Processual do Trabalho. Coord: Alice Monteiro de Barros. 3 Edio. So Paulo: LTr, 2002, p. 387.

hodierna se processa, exclusivamente, com menores de dezesseis anos (daqui se concluindo, portanto, que tal espcie de testemunha acaba por representar o nico meio disposio da parte e do prprio Juzo para esclarecimento de certas disputas laborais). No mesmo sentido a seguinte ementa: A idade no elemento impeditivo de depor apenas o depoimento do menor dever ser apreciado com reservas (TRT 2 Reg., 12.736/80, Ac. 3 T., 11.065/81, 6.7.81, Rel. Juiz Antnio Pereira Magaldi). In: Revista LTr 54/07-769. Pensamos que o menor de 18 e maior de 16 anos poder ser ouvido como informante, mas sem prestar compromisso legal, pois no tem imputabilidade penal. De outro lado, o Juiz do Trabalho somente deve ouvir testemunhas menores de 18 anos se for estritamente necessrio. O entendimento das Varas Trabalhistas tem acompanhado a doutrina e a jurisprudncia dominantes no sentido de no se admitir que o menor de 18 anos seja ouvido na condio de testemunha. Em ltimo caso, admite-se a oitiva na condio de informante, caso a parte no tenha outra testemunha. Nesse sentido, destaca-se a seguinte ementa: Testemunhas menores. Indeferimento da oitiva Cerceamento do direito de prova. O indeferimento do pedido de oitiva de testemunhas, ao fundamento de serem as mesmas menores de idade, constitui verdadeiro cerceio ao direito da parte de produzir prova. Diferentemente da vida civil, a maioridade trabalhista comea aos 18 anos e o trabalho permitido aos maiores de 14, na qualidade de aprendizes, e a capacidade relativa comea aos 16 anos. Todo trabalhador, no processo do trabalho, pode ser ouvido como testemunha, compromissados os maiores de 18 anos, como informantes os demais. Nulidade Processual acolhida, para determinar a oitiva das testemunhas (TRT 3 R., RO 12.619/99, Ac. 5 T., Virglio Selmi Dei Falci, DJMG 16.09.2000, p. 18). Nmero mximo de testemunhas no Processo do Trabalho Assevera o artigo 821, da CLT: Cada uma das partes no poder indicar mais de 3 (trs testemunhas, salvo quando se tratar de inqurito, caso em que esse nmero poder ser elevado para 6 (seis). Quanto ao rito sumarssimo, dispe o artigo 852-H, 2, da CLT: As testemunhas, at o mximo de duas para cada parte, comparecero audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao. Conforme se constata da redao dos referidos dispositivos legais, os nmeros mximos de testemunhas para cada parte so: a)Procedimento ordinrio: 3 testemunhas b)Procedimento sumarssimo: 2 testemunhas c)Inqurito Judicial para Apurao de Falta grave: 6 testemunhas.

Litisconsrcio Ativo: Em havendo litisconsrcio ativo, pensamos que o nmero de testemunhas deve ser, no mximo 3 para ambos os autores e no 3 testemunhas para cada autor, pois se os reclamantes optaram por propor suas pretenses numa nica reclamao, renunciaram tacitamente ao direito de ouvir mais de 3 testemunhas no processo. Ativo passivo: Em se tratando de litisconsrcio passivo, pensamos que cada litisconsorte pode ouvir at 03 testemunhas cada um, pois a circunstncia do reclamado estar ao lado de outro litigante no plo passivo condio que no decorre de sua vontade, e sim por iniciativa do autor na petio inicial, ou por provocao do reclamado nas hipteses de interveno de terceiros como chamamento ao processo e denunciao lide. Acreditamos que para o Juiz do Trabalho no h um limite mximo de testemunhas, pois em busca da verdade (artigo 765 da CLT) o Juiz poder ouvir outras testemunhas excedam o nmero mximo legal. As testemunhas que excedam o nmero mximo legal sero ouvidas como testemunhas do juzo. De outro lado, o artigo 821, da CLT se refere limite mximo de testemunhas para a parte e no para Juiz. Em casos excepcionais, a fim de no se obstar o acesso justia da parte, como na hiptese do reclamante ter trabalhado em vrios locais de trabalho, poder o Juiz, fundamentadamente, deferir que a parte possa ouvir mais de trs testemunhas. Da qualificao da testemunha. A testemunha que no porta documento poder ser ouvida? Diz o artigo 828, caput, da CLT: Toda testemunha, antes de prestar compromisso legal, ser qualificada, indicando o nome, nacionalidade, profisso, idade, residncia, e, quando empregada, o tempo de servio prestado ao empregador, ficando sujeita, em caso de falsidade s leis penais. A qualificao um ato formal, onde a testemunhas declina sua identificao: nome, nacionalidade, idade, residncia, estado civil, bem como se trabalhou ao empregador e se afirmativa a resposta por quanto tempo. Antes de ser qualificada, a testemunha no est apta a depor, pois sem a qualificao no h como se imporem eventuais sanes penais se a testemunha calar os ocultar a verdade. Nos termos do artigo 415 do CPC, ao incio da inquirio, a testemunha prestar o compromisso de dizer a verdade do que souber e lhe for perguntado. Pargrafo nico. O juiz advertir testemunha que incorre em sano penal quem faz a afirmao falsa, cala ou oculta a verdade.

10

Como bem destaca Jos Augusto Rodrigues Pinto22, a testemunha , sempre da Justia, nunca da parte. Pesa sobre ela o dever de informar com fidelidade o fato de que tem conhecimento, pois atual no processo como um instrumento de averiguao da verdade sobre a existncia e os efeitos do fato que informa para dar margem a uma correta prestao jurisdicional. Discute-se na doutrina e jurisprudncia, a testemunha que no porta documento, est qualificada? No nosso entendimento, embora a CLT e o CPC no exijam que a testemunha porte documento23, tal exigncia decorre de sua qualificao, vale dizer: sem o documento a testemunha no est devidamente qualificada. Como bem adverte Srgio Pinto Martins24: Antes de prestar compromisso de dizer a verdade, a testemunha dever ser qualificada, indicado seu nome, nacionalidade, profisso, idade, residncia. Caso tenha trabalhado para a reclamada dever indicar o tempo de servio a ela prestado (art. 828, da CLT), justamente para verificar se ao tempo da prestao de servios do reclamante, com ele tenha ou no laborado a testemunhas. Dever a testemunha ser inquirida se tem interesse no objeto do processo. O certo seria a testemunha exibir sua identidade ao apresentar-se para depor. Caso no o faa, no poderia haver a qualificao, sendo impossvel ser ouvida(...)A testemunha sem documento s poderia ser ouvida se a parte contrria ou outra pessoa presente a conhecesse, que a prpria parte que a trouxe. A seriedade e solenidade do ato de testemunhar exigem que a testemunha tenha documento, pois somente aps a qualificao a testemunha poder responder pelo delito de falso testemunho. Alm disso, os anos de prtica tm demonstrado que conveniente sempre o Juiz do Trabalho ler o documento da testemunha antes do depoimento, podendo inclusive constatar, de ofcio, eventuais incapacidade ou impedimento da testemunha, uma vez que so circunstncias de carter objetivo. Nesse sentido destacamos a seguinte ementa: Age corretamente o juzo ao dispensar a testemunha que comparece sem documento de identificao, uma vez que no pode ser qualificada, nem prestar compromisso, ex vi dos artigos 414 e 415 do CPC. O adiamento da audincia feriria os princpios da eventualidade ou da precluso que informa o Direito Processual do Trabalho (TRT 1 Regio, RO n. 35826/94, Rela. Juza Edith Corra, DJRJ 21.07.1997, p. 92).
22

RODRIGUES PINTO, Jos Augusto. Processo Trabalhista de Conhecimento. 7 Edio. So Paulo: LTr, 2005, p. 534. 23 Nesse sentido destacamos a seguinte ementa: Testemunha - Documento de identidade. Este eg. Tribunal tem-se pronunciado, de forma iterativa, de que inexiste norma legal obrigando a testemunha a portar documento de identidade, mas apenas declinar sua qualificao. Dvida sobre sua identidade sanvel, no comprometendo a colheita de seu testemunho, entendimento a que me rendo. Sentena que se anula reabrindo-se a instruo. (TRT - 18 R - Ac. n 3840/96 - Rel. Juza Dora M da Costa - DJGO 05.10.96 pg. 57).
24

MARTINS, Srgio Pinto. Direito Processual do Trabalho. 26 Edio. So Paulo: Atlas, 2001, p. 333.

11

Somente ser possvel a oitiva da testemunha sem documento em casos extremos, se ela no possuir qualquer documento, ou seja, no tenha tirados documentos, e for reconhecida incidentalmente pelas partes e testemunhas presentes. Por derradeiro, se a testemunha possui documento, mas no trouxe a juzo, deve o Juiz do Trabalho, a fim de no violar o direito ampla defesa, propiciar parte a substituio imediata da testemunha, ou adiar a audincia para que a testemunha comparea nova sesso portanto o documento. Da contradita Diz o artigo 414 do CPC: Antes de depor, a testemunha ser qualificada, declarando o nome por inteiro, a profisso, a residncia e o estado civil, bem como se tem relaes de parentesco com a parte, ou interesse no objeto do processo. 1o lcito parte contraditar a testemunha, argindo-lhe a incapacidade, o impedimento ou a suspeio. Se a testemunha negar os fatos que lhe so imputados, a parte poder provar a contradita com documentos ou com testemunhas, at trs, apresentada no ato e inquiridas em separado. Sendo provados ou confessados os fatos, o juiz dispensar a testemunha, ou lhe tomar o depoimento, observando o disposto no art. 405, 4o. 2o A testemunha pode requerer ao juiz que a escuse de depor, alegando os motivos de que trata o art. 406; ouvidas as partes, o juiz decidir de plano. A contradita a impugnao da testemunha pela parte contrria, argindo-lhe a incapacidade, impedimento ou suspeio. A CLT no disciplina o procedimento da contradita. Desse modo, acreditamos ser perfeitamente possvel a aplicao do CPC, por fora do artigo 769, da CLT. A contradita deve ser argida aps a qualificao da testemunha e antes do compromisso, sob conseqncia de precluso. Se durante o depoimento, aps compromissada, ficar comprovada alguma hiptese de impedimento, incapacidade ou suspeio da testemunha, acreditamos que o Juiz no poder descompromissar a testemunha, mas ter que levar em conta tal fato na valorao do depoimento. Como no processo do trabalho no existe rol prvio de testemunhas, uma vez que as testemunhas so trazidas pelas partes, independentemente de notificao, se a parte invocar a contradita e tiver provas a serem produzidas, mas no na ocasio da audincia, dever o Juiz adiar a audincia para que a parte que invocou a contradita possa produzir tal comprovao. Embora seja conveniente que o Juiz aprecie a contradita na prpria audincia antes do depoimento, acreditamos que se ele no estiver suficientemente convencido, poder, por cautela, tomar o compromisso da testemunha e, na sentena, decidir a contradita, pois tal procedimento no traz prejuzo s partes e tambm impede eventual nulidade futura do procedimento.

12

Ao contrrio do que pensam parte da jurisprudncia e doutrina, a parte no tem o direito de ouvir a testemunha cuja contradita foi deferida pelo Juiz, na qualidade de informante, pois o artigo 829, da CLT no obriga que o Juiz do Trabalho o faa, apenas assevera que o depoimento da testemunha que for parente da parte at o 3 grau, amiga ou inimiga no prestar compromisso. Da substituio das testemunhas A CLT no prev a possibilidade de substituio de testemunhas, pois, no Processo do Trabalho, as testemunhas comparecem para depor espontaneamente (artigo 825, da CLT). Desse modo, at o momento da oitiva das testemunhas, a parte pode substitu-las. Entretanto, situaes ocorrem nas quais a parte declina os nomes das testemunhas e requer que o juzo proceda as intimaes. Nesta hiptese, a parte apresenta o rol das testemunhas. Se as partes apresentarem o rol de testemunhas, h a possibilidade de substituio das testemunhas arroladas? Como a CLT no disciplina a questo, entendemos aplicvel hiptese o artigo 408 do CPC, por fora do artigo 769, da CLT, assim redigido: Depois de apresentado o rol, de que trata o artigo antecedente, a parte s pode substituir a testemunha: I-que falecer; II-que, por enfermidade, no estiver em condies de depor; III-que, tendo mudado de residncia, no for encontrada pelo oficial de justia. Nesse sentido, destacamos a seguinte ementa: Cabimento. No h previso legal expressa para a questo, mas apenas quanto possibilidade de o juiz ouvi-las como informantes, independentemente de compromisso, quando necessrio (arts. 829 da CLT, e 405, pargrafo 4, do CPC). Ora, se no h previso legal, tampouco h proibio para que se substituam as testemunhas na hiptese. Vale notar que o juiz pode promover, de ofcio, as diligncias que julgar necessrias, inclusive, a oitiva de testemunhas, de modo a formar sua convico, e encetar esforos na busca da verdade real. Desta forma, no h nulidade decorrente do acolhimento do pedido da substituio de testemunhas que no compareceram para prestar depoimento. (TRT - 15 R - 2 T - Ac. n 020493/94 - Rel. Lcio C. Pires - DJSP 05.12.94 - pg. 140) Da Produo da Prova Testemunhal no Processo do Trabalho O momento para requerimento da prova testemunhal, no Processo Civil, o petio inicial para o autor e o da contestao para o ru.(artigos 282, VI, e 300 do CPC). Todavia, no rito sumrio as testemunhas j devem ser arroladas
13

quando da prtica desses atos, enquanto no rito ordinrio o rol pode ser juntado. No prazo assinalado pelo Juiz (artigo 407 do CPC25), as partes depositaro o rol de testemunhas. Este prazo visa justamente outorgar parte contrria o conhecimento prvio de quem sero as testemunhas ouvidas no futuro ato, possibilitando a preparao de eventual contradita. O limite mximo de testemunhas para cada parte de dez, enquanto para cada fato controverso o juiz poder dispensar as que excederem o nmero de trs. No Processo do Trabalho, no existe rol de testemunhas, pois estas compareceram audincia, independentemente de notificao. Nesse sentido dispe o artigo 825, da CLT: As testemunhas comparecero audincia independentemente de notificao ou intimao. Se as testemunhas no comparecerem de forma independente o pargrafo nico do artigo 825 da CLT determina que elas sejam intimadas, de ofcio pelo juiz ou a requerimento da parte. Uma vez intimada a testemunha, injustificadamente, deixar de comparecer, ser conduzida coercitivamente26, alm de ter que pagar multa equivalente a um salrio mnimo (artigo 730 do CPC27). Caso a parte, na audincia em prosseguimento se comprometa a trazer a testemunha espontaneamente, sem notificao judicial, em no comparecendo novamente a testemunha, haver precluso, implicando a ausncia em desistncia tcita da oitiva. No h necessidade da parte comprovar o convite da testemunha para que possa requerer o adiamento da audincia e a conseqente intimao da testemunha ausente, pois o referido artigo 825, da CLT no o exige, exceto no rito sumarssimo em que o 3 do artigo 852-H, da CLT exige que a parte comprove o convite da testemunha que no compareceu. A prova do convite no precisa ser formal (escrita) e no precisa ser realizar necessariamente no mesmo ato da audincia em que no compareceu a testemunha. Por ser o ato de testemunhar servio pblico relevante, nos termos do artigo 822, da CLT, as testemunhas no podero sofrer qualquer desconto pelas faltas ao servio, ocasionadas pelo seu comparecimento para depor, quando devidamente convocadas. Pelo referido dispositivo o trabalhador tem direito a falta no trabalho, sem sofrer qualquer desconto para prestar depoimento na qualidade de testemunha28.

25

Artigo 407 do CPC: Incumbe s partes, no prazo que o juiz fixar ao designar a data da audincia, depositar em cartrio o rol de testemunhas, precisando-lhe o nome, a profisso, residncia e o local de trabalho, omitindo-se o juiz, o rol ser apresentado at 10 (dez) dias antes da audincia. 26 Tambm utilizada a expresso conduzir a testemunha sob vara, com fora policial. 27 Artigo 730 do CPC: Aqueles que se recusarem a depor como testemunhas, sem motivo justificado, incorrero na multa de (um) a 10 (dez) valores de referncia regionais. 28 Enquanto a testemunha tem direito de falta todo o dia no trabalho, a parte somente tem direito a ausentar do servio nas horas em que, efetivamente, permaneceu na Justia do Trabalho. Nesse sentido a Smula 155 do C. TST: As horas em que o empregado falta ao servio para comparecimento necessrio, como parte, Justia do Trabalho, no sero descontadas de seus salrios.

14

Conforme o artigo 824 da CLT, o juiz ou presidente providenciar para que o depoimento de uma testemunha no seja ouvido pelas demais que tenham de depor no processo. O presente dispositivo tem por objeto assegurar a seriedade da prova testemunhal e evitar que a testemunha, sabendo os fatos que a testemunha anterior j os declarou possa alterar seu depoimento. Por vigorar o sistema presidencialista na colheita da prova, o Juiz do Trabalho preside a instruo processual e a colheita da prova testemunha. Desse modo, nos termos do artigo 820, da CLT, cabe ao Juiz inquirir as testemunhas e, posteriormente as partes pessoalmente, ou por intermdio de seus advogados, reinquirir as testemunhas. Os depoimentos sero resumidos na ata da audincia ( nico do artigo 828, da CLT). A ordem da oitiva das testemunhas, caber ao Juiz do Trabalho, considerando-se o nus da prova de cada parte, nos termos do 2 do artigo 848, da CLT. Da acareao das testemunhas e testemunhas e partes. Diz o artigo 418 do CPC: O juiz pode ordenar, de ofcio ou a requerimento da parte: I a inquirio de testemunhas referidas nas declaraes da parte ou das testemunhas; II a acareao de duas ou mais testemunhas ou de alguma delas com a parte, quando, sobre fato determinado, que possa influir na deciso da causa, divergirem as suas declaraes. O Juiz do Trabalho preside as audincias e o destinatrio final da prova colhida neste ato processual. Desse modo, havendo divergncias entre as testemunhas ou entre testemunha e parte, pode o Juiz, de ofcio proceder a acareao delas. A acareao o fato de colocar as testemunhas ou as partes, cara a cara, ou frente a frente, com o objetivo de conseguir a retratao de uma delas ou de ambas, sobre um fato em que houve divergncia nos depoimentos. Como destaca Francisco Antonio de Oliveira29 Para atingir o objetivo desejado descobrir qual a testemunha falseante poder e dever o juzo usar de todos os meio ao seu dispor, direta ou indiretamente, desde que eficientes. Na acareao poder conseguir a retratao, fazendo ver testemunhas as conseqncias criminais ou, se tal no ocorrer, retirar do confronto os elementos de convico, v.g., testemunha que se desdiz ou apresente exagerado nervosismo, observao de atitudes, etc. O trabalho no fcil, mas em certos casos imprescindvel. Todavia, entendemos desnecessria a providncia e at mesmo ociosa quando o fato em divergncia no se mostra decisivo soluo do conflito.
29

OLIVEIRA, Francisco Antonio de. Manual de Processo do Trabalho. 3 Edio. So Paulo: LTr, 2005, p. 325.

15

Realizar a acareao faculdade do Juiz, por isso ele deve avaliar o custo benefcio em adota tal prtica. Muitas vezes, h grandes divergncias entre os depoimentos, mas o magistrado, em razo das divergncias conseguir firmar sua convico. Pensamos, embora no haja previso legal, que o Juiz do Trabalho, constatando divergncias entre os depoimentos, pode conceder um prazo para que as testemunhas se retratem por declarao na prpria Secretaria, pois e experincia tem demonstrado que, no calor das discusses em audincia, a testemunha tem uma tendncia natural de manter suas declaraes. Da valorao da prova testemunhal pelo Juiz do Trabalho Tanto no sistema processual civil como no processual do trabalho (artigos 131 do CPC e 765, da CLT), o juiz livre para valorar a prova testemunhal, devendo apenas expor os motivos de seu convencimento (princpio da persuaso racional ou livre convencimento motivado). Como destaca Jos Augusto Rodrigues Pinto30, o cuidado bsico na formao de juzo de valor sobre a prova testemunhal de despir-se o juzo do preconceito usualmente dirigido ainda hoje, contra a sua qualidade. A prova testemunhal pode ser to preciosa quanto qualquer outra. Em muito caos, no Dissdio Individual do Trabalho, decisiva, seno nica, no processo. Assim, portanto, deve ser vista como pea de um conjunto integrado, eu a prpria instruo processual. Diante da importncia da prova testemunhal para o Processo do Trabalho, deve o Juiz do Trabalho dar ateno especial ao colher o depoimento. Deve avaliar como a testemunha teve apreenso dos fatos, se de forma direta ou por terceiros, se sua verso est compatvel com os fatos declinados pela parte que a arrolou, o comportamento da testemunha ao depor (humildade, arrogncia), a espontaneidade no depoimento, tranqilidade, nervosismo, razoabilidade da verso31, grau de cultura, circunstncias em que presenciou o fato, idade, etc. O comportamento da testemunha deve ser sopesado pelo Juiz como elemento de prova. Como bem destaca Luciane Cardoso32: O comportamento processual das partes deve ser visto como meio de prova. As atividades das partes possuem relevncia como elementos aptos a forma a convico do juiz, o seja, como instrumentos instrutrios especialmente no que dizem respeito licitude ou no de tal comportamento. O comportamento
30

RODRIGIUES PINTO, Jos Augusto. Processo Trabalhista de Conhecimento. 7 Edio. So Paulo: LTr, 2005, p. 544. 31 Nesse sentido: Prova Valorao Princpio da razoabilidade. A produo da prova incumbe quele que alega, conforme preceitos insculpidos no art. 818 da CLT e art. 333 do CPC. O juiz, ao valorar a prova, no pode se afastar dos elementos existentes nos autos, devendo seguir as regras do art. 131 do CPC. Nessa formao de juzo de valor, no pode ser olvidado o princpio da razoabilidade, por meio do qual, busca-se revelar a realidade, a impedir que a letra fria da lei sirva como elemento legalizador de uma simulao. Somente assim, poder ser feita a verdadeira justia. (TRT 15 R 2 T RO n 330.2003.074.15.00-0 Rel. Lus Carlos C. M. S. da Silva DJSP 7.5.04 p. 15). 32 CARDOSO, Luciane. Prova Testemunhal: Uma abordagem hermenutica. So Paulo: LTr, 2001, p. 132.

16

processual das partes deve ser expresso do dever de veracidade que corresponde a um princpio do processo relacionado ao Estado e s partes. O primeiro, atravs do juiz, pode coibir a m-f, e s partes, pelo princpio dispositivo, devem dispor de suas armas com boa-f. Baseia-se na exceptio doli, espcie de clusula geral do processo que inadmite a conduta contrria a boa-f. O sistema oral coloca uma ntida possibilidade de contado o juiz com a parte na audincia, no momento do interrogatrioa prpria parte e das testemunhas. Por isso, embora a jurisprudncia do TST (Smula 136) tenha entendimento firmado de que no se aplica ao Processo do Trabalho o princpio da identidade fsica do juiz, de todo conveniente aplic-lo na valorao da prova, pois o Juiz que colheu diretamente os depoimentos tem melhores condies de valor-lo, e chegar ao acertamento mais prximo da realidade33. Deve o Juiz estar atento todas as vicissitudes da prova testemunhal, pois as testemunhas depem sobre fatos pretritos que muitas vezes j se passaram alguns anos e ainda a interpretao dos fatos varia de pessoa para pessoa. Por isso, pequenas divergncias entre testemunhas so normais, no devendo o Juiz desconsiderar a prova testemunha em razo de pequenas divergncias entre os depoimentos das testemunhas e a verso das partes. Como bem adverte sis de Almeida34, a testemunha no uma cmera fotogrfica que fornece a imagem de fato observado. Ela o v sob certo ngulo e, mesmo descrevendo-o o mais objetivamente possvel, vai fixando pontos de sua preferncia, abandonando outro involuntariamente, sob o comando e seu subconsciente. Esquece detalhes de um acontecimento ou omite atributos de uma coisa, porque h uma resistncia a rev-los. E, apesar de tudo isso, pode, como se v constituir a base de uma deciso. Muitas vezes o nico suporte de toda a uma instruo. Por derradeiro, deve ser destacado que a prova testemunhal se valora pela qualidade dos depoimentos e no pela quantidade, no vigorando mais no sistema processual brasileiro o brocardo testis unus testis nullus35.
33

Nesse sentido destacam-se as seguintes ementas: Valorao da prova Manuteno do convencimento do julgador de 1 grau. No ressaltando dos autos qualquer elemento que induza convico de que se equivocara o MM. O Juzo Primevo na valorao da prova coligida, deve prevalecer o convencimento por ele firmado, com base nas vivas impresses colhidas por ocasio da produo probatria. que o critrio de valorao da prova atende tanto ao princpio da imediatidade do contato com a prova produzida como ao princpio da razoabilidade, e, ainda, s normas de experincia comum, subministradas pelo que comumente acontece (artigo 335 do CPC). (TRT 3 R 8 T RO n 199/2005.003.03.00-1 Rel. Jos M. de Campos DJMG 18.06.05 p. 18)(RDT n 07 de Junlho de 2005). Prova oral Valorizao. Na anlise e na valorizao da prova oral, o Juiz a quo o que detm melhores condies de aferio da verdade, porque mais prximo das partes, testemunhas e informantes. Sua percepo deve ser ratificada, ressalvando-se, evidentemente, a ocorrncia de equvocos ou vcios na assentada, ou erro tcnico na apreciao da prova, o que no se observa no caso. (TRT 3 R 4 T RO n 455/2004.071.03.00-8 Rel. Antnio A. da Silva DJMG 16.10.04 p. 9) (RDT n 11 Novembro de 2004).
34

ALMEIDA, sis. Manual de Direito Processual do Trabalho. 9 Edio. So Paulo: LTr, 1998, p. 196. Nesse sentido destaca-se a seguinte ementa: Testemunha nica Valorao das provas. Ao proferir a sentena o magistrado analisa as provas constantes dos autos, sujeitando-se, to-somente, legislao em vigncia e sua prpria conscincia. Ao julgar, no conta as provas, mas as considera de acordo com o valor que possam merecer. Irrelevante, portanto, que a parte tenha providenciado o depoimento de uma nica testemunha que, como se sabe, presta seu depoimento sob o compromisso de dizer a verdade e, em
35

17

Do falso testemunho no Processo do Trabalho e o Juiz do Trabalho diante do falso testemunho Diz o artigo 342 do Cdigo Penal: Fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete em processo judicial, ou administrativo, inqurito policial, ou em juzo arbitral: (Redao dada pela Lei n 10.268, de 2001) Pena recluso, de um a trs anos, e multa. 1o As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta. (Redao dada pela Lei n 10.268, de 2001). 2o O fato deixa de ser punvel se, antes da sentena no processo em que ocorreu o ilcito, o agente se retrata ou declara a verdade.(Redao dada pela Lei n 10.268, de 2001) A tipificao penal do crime de falso testemunho tem por objeto preservar a dignidade da Justia, garantindo a seriedade do processo, bem como a efetividade processual. Na Justia do Trabalho, como destacamos, a prova testemunhal tem sido a prova mais utilizada e muitas vezes a nica modalidade de prova que possui o empregado, uma vez que os documentos da relao de emprego ficam na posse do empregador. Desse modo, situao freqente, o Juiz do Trabalho, durante as audincias se deparar com testemunhas que ocultam ou alteram a verdade dos fatos em juzo. Acreditamos que o procedimento do magistrado deve ser cauteloso diante do falso testemunho avaliar o conjunto probatrio, e considerar que pequenas divergncias so prprias da prova testemunhal, pois a testemunha depe sobre fatos pretritos e a interpretao dos fatos varia de pessoa para pessoa. Nesse sentido, destacam-se as seguinte ementas: Testemunhas. Falso testemunho. Inocorrncia. Depoimento testemunhais no so esperados e colhidos com harmonia e um coro; pequenas divergncias so absolutamente normais e, antes de desqualificarem o depoimento, do-lhes at mais credibilidade. A configurao do falso testemunho exige segurana de intencionalidade (TRT/SP 02223200203302001 RO Ac. 6 T 20040091095, Rel. Rafael Edson Pugliese Ribeiro DOE 19/03/2004)

no o fazendo, incorre em tipo penal (artigo 342 do Cdigo Penal). Se fidedigna, confere lastro suficiente manifestao jurisdicional, encontrando-se ultrapassada a mxima testis unus, testis nullus. Inteligncia do artigo 131 do Cdigo de Processo Civil. (TRT 15 R 3 T ROPS n 791/1998.021.15.00-0 Rel. Helena Rosa M. da S. Lins Coelho DJSP 19.11.04 p. 67).

18

Falso testemunho. O delito de falso testemunho s se configura pela divergncia entre o conhecimento dos fatos e o depoimento que se vem a prestar em Juzo, jamais pela divergncia entre depoimentos de duas testemunhas ou destas com a parte (TRT/SP 00571200225502008 RO Ac. 6 T 20040124562 Rel. Rafael Edson Pugliese Ribeiro DOE 02/04/2004). Alm disso, muitas vezes uma nova advertncia durante a oitiva pode resolver o problema, propiciando a retratao. Pensamos no ser prudente o Juiz, durante o depoimento, embora isso seja possvel, dar voz de priso testemunha que alterou a verdade dos fatos, pois na sentena que o magistrado avaliar o conjunto probatrio e ter melhores condies de convencimento sobre a existncia do delito de falso testemunho.

19

You might also like