You are on page 1of 3

Ttulo : Solues - solubilidade Contedo : Solubilidade de solues

Os principais fatores que determinam a quantidade de um soluto capaz de se dissolver totalmente em determinado solvente formando uma soluo so: semelhana qumica e quantidade de solvente disponvel em uma determinada temperatura. Com base nesses fatores, definimos o conceito de solubilidade ou coeficiente de solubilidade (CS). Assim, podemos dizer que:

Coeficiente de solubilidade a quantidade mxima de um soluto A capaz de se dissolver totalmente numa quantidade padro (100g, 1000g, 100 ml, 1L), do solvente B, em uma determinada temperatura. Assim, podemos classificar uma soluo como: Insaturada: contm uma quantidade de soluto dissolvido inferior ao CS numa determinada temperatura. Saturada: contm uma quantidade de soluto dissolvido igual ao CS numa determinada temperatura. Supersaturada: contm uma quantidade de soluto dissolvido superior ao CS numa determinada temperatura. Influncia da temperatura: A temperatura influi diretamente na solubilidade de um soluto em um solvente. Certos solutos tornam-se mais solveis com o aumento de temperatura; outros, ao contrrio, tornam-se menos solveis quando a temperatura aumenta.
O grfico a seguir mostra as curvas de solubilidade em gua, em funo da temperatura, dos sais KNO3 e MnSO4.

Com base nesse grfico, podemos inferir que a dissoluo do MnSO4 exotrmica e do KNO3 endotrmica.

Sob o prisma das trocas de energia, podemos dizer que:

- na curva de solubilidade do KNO3, podemos observar que quanto maior a temperatura, maior a quantidade de sal que dissolvemos em 100 mL de gua: o calor gerado com o aumento da temperatura do sistema utilizado para facilitar a dissoluo do KNO3. Assim, o soluto precisa absorver calor para ser dissolvido, o que caracteriza um processo endotrmico.

- na curva de solubilidade do MnSO 4, podemos observar que quanto maior a temperatura, menor a quantidade de sal que dissolvemos em 100 mL de gua: o calor gerado com o aumento da temperatura do sistema dificulta a dissoluo do MnSO4, pois a ligaco entre os tomos do MnSO4 se dissocia em condies de baixa energia (lembre-se: o aumento de temperatura aumenta a energia, em forma do calor, do sistema)

- Assim, chegamos s seguintes generalizaes: - Sempre que houver um aumento da solubilidade do sal com o aumento da temperatura (o que acontece na maioria dos casos, conforme visto em classe), a dissoluo endotrmica, e o processo pode ser representado por uma equao termoqumica conforme o exemplo abaixo:

KNO3 (s) K+ + NO3- (aq)

H > 0

OU AINDA...

KNO3 (s) + calor K+ + NO3- (aq)

H > 0

- Sempre que houver uma diminuio da solubilidade do sal com o aumento da temperatura (so as excees), a dissoluo exotrmica, e o processo pode ser representado por uma equao termoqumica conforme o exemplo abaixo:

MnSO4 (s) Mn+ + SO4- (aq)

H < 0

OU AINDA...

MnSO4 (s) Mn+ + SO4- (aq)

H < 0

You might also like