You are on page 1of 4

DIABETES MELLITUS

Carlos Antnio F. Rodrigues Fabian Rpke Pereira Carlos Antnio F. Rodrigues Kelly Aparecida Petroski Prof. Antnio Csar da Silva Centro Universitario Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Enfermagem (enf.ENF21) Metodologia do Ttrabalho Aacadmico 16/05/2008 Apenas uma linha em branco apos a data. RESUMO Grupo de doenas metablicas, sendo principal sintoma a hiperglicemia, classificada como diabtis mellitus, sendo mais conhecida como diabtis inspida. Sendo que diabtis mellitus tipo 1 ataca as clulas Beta do pnceas, causando um dficit de insulina, e indispensvel a prtica de exerccios fsicos e uma alimentao balanceada. J o diabtes tipo 2 associada muitas vezes ao uso prolongado de corticides, onde as clulas Beta do pncreas aumentam a produo de insulina chegando a exausto, contudo para um indivduo com diabtis ter qualidade de vida preciso ter hbitos saudveis e apoio familiar. O resumo deve aparecer sem abertura de pargrafo. Palavras-chave: Diabetes Mmellitus; Glicose; Insulina. 1 INTRODUO Diabetes mellitus um grupo de doenas metablicas caracterizadas por hiperglicemia (aumento dos nveis de glicose no sangue), resultado de deficincias na secreo de insulina, em sua ao ou ambos. Trata-se de uma doena complexa, na qual coexiste um transtorno global do metabolismo dos carboidratos, lipdios e protenas. multifatorial pela existncia de mltiplos fatores implicado em sua patognese. Calcula-se uma prevalncia estimada na populao adulta de 7,4% (1995), com um valor esperado ao redor de 9% para 2025.

2 DIABETES MELLITUS CORPO DO TRABALHO 2.1 .CLASSIFICAO

O termo diabetes, geralmente se refere diabetes mellitus, mas existem muitas outras condies, mais raras, tambm denominadas como "diabetes". No incio pensava-se que o fator que predispunha enfermidade era um consumo alto de carboidratos de rpida absoro. Depois viu-se que no havia um aumento das probabilidades de contrair diabetes mellitus com o consumo de carboidratos de assimilao lenta (ABCDASAUDE, 2008). A atividade fsica melhora a administrao das reservas de acar do corpo. As reservas de glicognio aumentam e se dosificam melhor quando o corpo est em forma, j que os lipdios se queimam com mais facilidade, reservando mais os carboidratos para esforos intensos ou em caso de que a atividade seja muito longa que as reservas aguentem mais tempo. Negrito para chamar a ateno. No caso da Diabetes mellitus tipo 1, esta aparece quando o sistema imunitrio do doente ataca as clulas beta do pncreas. A causa desta confuso ainda no foi definida, apesar de parecer estar associada a casos de constipaes e outras doenas. O tipo de alimentao, o estilo de vida, etc. no tm qualquer influncia no aparecimento deste tipo de diabetes. Sempre deixar duas linhas em branco antes de um titulo de secao.

2.2. DIABETES MELLITUS TIPO 1 titulos de segunda ordem no negritados 2.2 DIABETES MELLITUS TIPO 1 Normalmente se inicia na infncia ou adolescncia, e se caracteriza por um dficit de insulina, devido destruio das clulas beta do pncreas por processos auto-imunes ou idiopticos. S cerca de 1 em 20 pessoas diabticas tem diabetes tipo 1. Este tipo de diabetes se conhecia como diabetes mellitus insulino-dependente ou diabetes infantil. Nela, o corpo produz pouca ou nenhuma insulina. As pessoas que padecem dela devem receber injees dirias de insulina. A quantidade de injees dirias varivel em funo do tratamento escolhido pelo endocrinologista e tambm em funo da quantidade de insulina produzida pelo pncreas. A insulina sinttica pode ser de ao lenta ou rpida: a de ao lenta ministrada ao acordar e ao dormir; a de ao rpida indicada logo aps grandes refeies. Para controlar este tipo de diabetes necessrio o equilbrio de trs fatores: a insulina, a alimentao e o exerccio fsico.

Sobre a alimentao preciso ter vrios fatores em conta. Apesar de ser necessrio algum rigor na alimentao, h de lembrar que este tipo de diabetes atinge essencialmente jovens, e esses jovens esto muitas vezes em crescimento e tm vidas ativas. Uma vez que muitas vezes se faz uma dieta demasiado limitada para a idade e atividade do doente. Para o dia a dia, desaconselhvel a ingesto de carboidratos de ao rpida (sumos, bolos, cremes) e incentivado os de ao lenta (po, bolachas, arroz, massa, etc....) de modo a evitar picos de glicemia. O diabtico deve praticar exerccios fsicos, pois este contribui para um melhor controle da diabetes, queimando excesso de acar, gorduras e melhorando a qualidade de vida. Por vezes, tornase necessrio dobrar um pouco as regras: para praticar exerccios que requerem muita energia preciso consumir muita energia, ou seja, consumir carboidratos lentos e rpidos.

2.3. DIABETES MELLITUS TIPO 2 a mesma coisa Diabetes mellitus tipo 2, tem mecanismo fisiopatolgico complexo e no completamente elucidado. Parece haver uma diminuio na resposta dos receptores de glicose presentes no tecido perifrico insulina, levando ao fenmeno de resistncia insulina. As clulas beta do pncreas aumentam a produo de insulina e, ao longo dos anos, a resistncia insulina acaba por levar as clulas beta exausto. Desenvolve-se freqentemente em etapas adultas da vida e muito freqente a associao com a obesidade; Vrios frmacos e outras causas podem, contudo, causar este tipo de diabetes. muito freqente a diabetes tipo 2 associada ao uso prolongado de corticides, freqentemente associada hemocromatose no tratada.

3 CONCLUSO Todos os problemas aparecem quando h um descontrole. Ou seja, um diabtico controlado ter tantos problemas como um indivduo sem a mesma doena. Devido a falta de meios de controle da diabetes h uns anos atrs, era comum um diabtico ter as chamadas complicaes tardias da diabetes. Atualmente possvel ter um controle excelente da doena, sem ter complicaes.

4 REFERNCIAS ABCDASAUDE. Diabetes Mellitus. Disponvel em: <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?127> Acesso em 05 maio. 2008. DIABETESNOSCUIDAMOS. O que Diabetes Disponvel em: <http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/conteudo.asp?id=3>. Acesso em 05 maio. 2008. DPGARCIA. Noes gerais sobre diabetis. Disponvel em: <http://www.dpgarcia.com/sp_int.php? ses=65>. Acesso em 05 maio. 2008.

O papel usado no trabalho deve ser o A4.

You might also like