You are on page 1of 24

Licenciatura em Engenharia Electrotcnica Sistemas Elctricos de Energia

Realizao de programas em MatLab sobre a Mquina de Induo Trifsica

Trabalho Prtico de Algoritmia e Programao (disciplina integradora)

Eng. Raul Pinheiro 2011/2012

A mquina de induo trifsica pode ser representada pelo seguinte esquema equivalente por fase, em que os parmetros tm o seguinte significado: R1Resistnciadoestator R2Resistnciadorotorreferidaaoestator X1Reactnciadefugasdoestator X2Reactnciadefugasdorotorreferidaaoestator R0Resistnciaassociadasperdasnoferro XmReactnciademagnetizao

O deslizamento (s) depende da velocidade de sincronismo (ns) e da velocidade de rotao do motor (nr). ( s=(nsnr)/ns ) Os valores destes parmetros dependem das caractersticas da mquina, e podem ser determinados pelos chamados ensaios econmicos: ensaio em vazio e ensaio em com rotor travado (ensaio em curto-circuito) . O parmetro R1 o nico que se pode obter medindo directamente com um ohmmetro a resistncia entre duas fases estatricas Rab. (R1=Rab/2) O ensaio em vazio feito alimentando o motor sua tenso nominal e medindo qual a corrente e potncia absorvidas pelo motor. Como no h carga mecnica, o motor gira a uma velocidade muito prxima da velocidade de sincronismo, pelo que se pode considerar que o deslizamento nulo.

Desta forma, o esquema equivalente por fase aparece bastante simplificado, pois o ramo da direita transforma-se num circuito aberto.

Assim, com base nos valores da tenso (composta) de alimentao, da corrente absorvida e da potncia absorvida (pelas 3 fases), pode-se determinar a resistncia associada s perdas no ferro (R0) e a reactncia de magnetizao (Xm). O ensaio com o rotor travado feito alimentando o motor com uma tenso tal que a corrente por ele absorvida seja prxima da nominal. Como o rotor est travado, o deslizamento unitrio, pelo que o circuito equivalente por fase se simplifica:

Como a impedncia do ramo de magnetizao muito maior do que a do outro ramo, no se comete um erro grande em simplificar ainda mais o circuito retirando-lhe o ramo de magnetizao:

Usando este circuito simplificado, com base nos valores da tenso (composta) de

alimentao, da corrente absorvida e da potncia absorvida (pelas 3 fases) durante este ensaio, pode-se determinar os parmetros Rc=R1+R2 e Xc=X1+X2. Com os valores de Rc e de R1 obtidos, pode-se obter R2. Obtm-se assim todos os parmetros do esquema equivalente simplificado, uma vez que no necessrio decompor Xc nas suas componentes X1 e X2. (embora fosse possvel realizando o ensaio de deslizamento...) No esquema, a resistncia R2*(1s)/s representa a carga do motor. Da que a potncia nela dissipada a potncia entregue carga (Pu). O binrio no veio pode ser calculado por T=Pu/wr, em que wr a velocidade de rotao da mquina em rad/s. ( wr=nr/60*2*pi ) Os ensaios so normalmente realizados com a mquina temperatura ambiente (a frio). No entanto, quando a mquina est em funcionamento atinge temperaturas mais elevadas. um facto bem conhecido que a resistncia elctrica aumenta com a temperatura, pelo que os valores das resistncias obtidos nos ensaios tm que ser corrigidos para a temperatura de funcionamento. Esta correco faz-se presumindo que a resistncia varia linearmente com a temperatura e que vale 0 Ohm temperatura do zero absoluto (-235C).

http://www.dsee.fee.unicamp.br/~sato/ET515/node8.html

Considere um motor de induo trifsico tetrapolar, de 400V - 120A - 50Hz.

Tendo-se procedido aos ensaios em laboratrio do motor, foi possvel apurar o valor da resistncia entre fases estatricas, que de 0.13 (T=20C). Recolheram-se tambm os resultados dos ensaios econmicos a que o motor foi submetido, os quais se resumem na tabela seguinte: Ensaioemvazio Tensodealimentao:400V Frequncia:50Hz Correnteabsorvida:26A Potnciaabsorvida:3026W Temperatura:20C Velocidadederotao:1500rot/min Ensaiocomrotorbloqueado Tensodealimentao:63.2V Frequncia:50Hz Correnteabsorvida:150A Potnciaabsorvida:6190.3W Temperatura:20C

Parte 1 - Determinao dos parmetros do esquema equivalente a) Determine os parmetros do esquema equivalente do motor. Use o MatLab para fazer as contas. (R0=52.8751,Xm=9.0104,R1=0.0650,R2=0.0267,Xc=0.2253) b) Corrija os valores das resistncias para uma temperatura de funcionamento de 115C. (R0=72.5736,Xm=9.0104,R1=0.0892,R2=0.0367,Xc=0.2253) c) Escreva um programa em MatLab que automatize o clculo efectuado, de maneira a ser fcil proceder ao mesmo clculo para outro motor. d) Escreva o cdigo de uma funo em Matlab que receba os dados do ensaio em vazio e calcule e devolva a resistncia e reactncia de magnetizao: function[R0,Xm]=ensaiovazio(U0,I0,P0) e) Escreva o cdigo de uma funo em Matlab que receba os dados do ensaio com rotor travado e calcule e devolva a resistncia Rc e reactncia Xc: function[Rc,Xc]=ensaiorotortravado(Uc,Ic,Pc) f) Escreva o cdigo de uma funo em Matlab que faa a correo da resistncia com a temperatura: functionRf=corrigetemperatura(Re,Te,Tf) g) Altere o programa de modo a usar as funes construdas.

Parte 2 - Funcionamento do motor h) O motor alimentado a 400V, 50Hz e apresenta um deslizamento de 5%. Qual a corrente absorvida (I1) e o seu desfasamento (fi1)? Quais as potncias P e Q absorvidas (Pa e Qa)? Qual a potncia que entregue carga (Pu)? Qual a potncia de perdas (Pp) e qual o rendimento do motor (r)? Qual o binrio resistente da carga alimentada (T)? I1=281.7A;fi1=20.18;Pu=153.27kW;Pa=183.18kW; Qa=67.339kVAr;Pp=29.905kW;r=0.8367;T=1027.1Nm i) Acrescente cdigo ao programa de para calcular tambm estas grandezas. j) Altere o programa de modo a calcular as grandezas para a gama de velocidades (deslizamentos) possveis. (Em vez de s=0.05;, fazer nr=[0:ns];s=(nsnr)/ns; e calcular os correspondentes vectores I0,I2,I1,fi,Pu,Pa,Pp,r,Qa,T). k) Trace o grfico da corrente absorvida (I1) (mdulo e esfasamento) em funo da velocidade de rotao nr.

l) Trace o grfico de Pa, Pu e Pp em funo de da velocidade de rotao nr.

m) Trace o grfico do rendimento em funo da velocidade de rotao nr.

n) Trace a curva caracterstica do motor (binrio T vs velocidade nr).

o) A mquina de induo, quando acoplada a uma mquina primria, pode funcionar como gerador, desde que a velocidades superiores de sincronismo. Pode ainda funcionar como freio. Altere o seu programa de modo a que se obtenham os grficos para velocidades entre 0 e 2*ns. p) Trace o diagrama circular da mquina. (grfico em que o eixo xx representa a potncia reactiva absorvida pela mquina e eixo yy representa o a potncia activa absorvida pela mquina).

q) Identifique nos grficos as zonas de funcionamento da mquina como motor, gerador e freio. r) Determine a expresso analtica de Pu(s), conhecidos os parmetros do esquema e a tenso de alimentao. (Pu(s)=3*U^2*(R2(1s)/s)/((R1+R2/s)^2+(X1+X2)^2)) s) Determine a expresso analtica do T(s), conhecidos os parmetros do esquema e a tenso de alimentao, e a velocidade de sincronismo. (T(s)=3/ws*U^2*(R2/s)/((R1+R2/s)^2+(X1+X2)^2)) t) Qual valor da mxima potncia que possvel entregar carga? Qual o valor do deslizamento a que ocorre? Utilize as potencialidades de clculo simblico do MatLab para determinar estas expresses. (s_Pumax=0.1245,Pumax=208.34kW) u) Qual valor do mximo binrio que possvel entregar carga? Qual o valor do deslizamento a que ocorre? Utilize as potencialidades de clculo simblico do MatLab para determinar estas expresses. (s_Tmax=0.1515,Tmax=1536.3Nm) v) Uma carga impe ao motor um binrio resistente de Tr=1000Nm, independente da velocidade de rotao. Altere o seu programa de forma a calcular qual o ponto de funcionamento estvel do motor. s1=0.0480;s2=0.4764;s=0.0480; I1=272.6052A;fi1=19.8491;Pu=149.53kW;Pa=177.65kW; Qa=64.128kVAr;Pp=28.111kW;r=0.8418;T=1000Nm w) Assinale nos grficos obtidos este ponto de funcionamento.

Parte 3 Graphic User Interface Implemente um Graphic User Interface que permita ao utilizador explorar as potencialidades desenvolvidas.

Fase 1 Criao da GUI Criar uma GUI semelhante da figura. Usando o propertyinspector atribuir os valores por defeito e atribuir as seguintes tags aos respectivos objectos: Caixas de edio: edit_R0,edit_Xm,edit_R1,edit_R2,edit_Rc, edit_Tr,edit_Uc,edit_f,edit_p(polos) Caixas de texto: Botes: Grfico: Botes de Rdio: text_s,text_nr,text_I1,text_fi1, text_Pa,text_Pu,text_Pp,text_r pushbuttonFechar,pushbuttonRepor, pushbuttonEnsaioEmVazio,pushbuttonEnsaioRotorTravado, grafico radiobuttonRendimento,radiobuttonPotencia, radiobuttonCurvaCaracteristica,radiobuttonCorrente, radiobuttonDiagramaCircular uipanelEscolhaGrafico

Painel (s o que tem os botes de rdio):

Fase 2 Anlise do cdigo gerado Para alm do ficheiro .fig que contm a figura criada, tambm criado automaticamente um ficheiro .m com o mesmo nome com cdigo MatLab. Para copiar a GUI necessrio copiar os dois ficheiros! Para alguns objectos criada uma funo CreateFcn, que executada uma nica vez quando o objecto criado. Para alguns objectos criada uma funo de Callback, que executada sempre que se muda o valor associado a esse objecto. Nas funes associadas aos objectos indicados, aparecem muitos comentrios e algum cdigo desnecessrios. Aconselha-se a apagar o cdigo e comentrios associados a estes (e s a estes) objectos, para aumentar a legibilidade. No cdigo automaticamente criado, aparece entre outros o objecto especial handles. Neste (mega) objecto, so guardados todos os objectos da GUI e suas propriedades. Este objecto passado como varivel de entrada a todas as funes criadas, para que todas possam aceder s propriedades de todos os objectos. Assim, sempre que quisermos pr na varivel Uc o valor que est na caixa de edio edit_Uc fazemos: Uc=str2double(get(handles.edit_Uc,'String')); (l a propriedade String do objecto edit_Uc e converte-a num nmero.) Sempre que quisermos pr na caixa edit_R0 o valor por defeito fazemos: set(handles.edit_R0,'String',72.5736); (atribui propriedade String da caixa edit_R0 o valor 72.5736) Fase 3 Os botes de Fechar e Repor Escrever o cdigo das funes de Callback dos botes de Fechar e de Repor. O comando para fechar close. Para repor tem que se fazer o set da propriedade string de todas as caixas de edio e de texto para os valores por defeito. Testar. Fase 4 A funo que faz tudo Acrescentar uma funo - functionupdate(handles) que ir ser chamada sempre que se alterar algum dos valores de entrada. Esta funo deve ler os valores das caixas de edio (usando o get), calcular os valores a colocar nas caixas de texto (semelhante ao j feito), e preencher as caixas de texto com os valores calculados (usando o set).

Fase 5 Chamadas funo que faz tudo Nas funes de Callback das caixas de edio inserir uma chamada funo update. Desta forma, sempre que o utilizador altere um dos valores das caixas de edio (valores de entrada do problema), os valores das caixas de texto (valores de sada, resultados) sero alterados para os novos valores correctos. Fase 6 Os grficos A funo update, para alm de actualizar os valores das caixas de texto, tem ainda que actualizar o grfico. Acrescentar a esta funo o seguinte cdigo e complet-lo. axes(handles.grafico);%noobjectografico ifget(handles.radiobuttonCorrente,'Value')==1 cla%limpaogrficoquelestiver %Cdigoparaogrficodascorrentes end %Cdigoparaosrestantesgrficos Fase 7 - Pormenores Quando a GUI comea deve mostrar o grfico correcto, e no um grfico vazio. Podemos consegui-lo chamando a funo update quando a GUI abre (ou seja, na OpeningFcn da GUI). Quando se muda a escolha do grfico, um grfico diferente dever ser desenhado. Assim, tem ainda que se chamar a funo update na SelectionChangeFcn do uipanelEscolhaGrafico. Esta SelectionChangeFcn no foi automaticamente criada (pois habitualmente no necessria), mas podemos cri-la pelo propertyinspector do respectivo painel. Acrescentar tambm no final da Callback do boto Repor uma chamada funo update, de forma a que tambm o grfico seja actualizado quando se clica no boto. Testar. Acrescentar estes pormenores. Fase 8 (no obrigatria) Botes dos Ensaios Econmicos A ideia dos botes relativos aos ensaios econmicos que cada um deles faa aparecer uma nova GUI, onde o utilizador possa introduzir os valores lidos do ensaio (incluindo as temperaturas). A GUI deve calcular o valor dos parmetros R e X correspondentes e devolvlos GUI principal, que assume estes novos valores. Programar estas novas GUI, e estabelecer o interface com a GUI principal. Fase 9 (no obrigatria) Uma melhoria Substituir a caixa de edio do binrio por uma slidebar que permita mais facilmente variar o valor do binrio mecnico entre os seus valores limite. Os valores do binrio e dos seus limites devem ser mostrados.

Anexo 0 Normas de funcionamento e de avaliao O trabalho proposto neste enunciado deve ser realizado em grupos de 2 a 3 alunos que frequentem a mesma turma OT; O trabalho para ser realizado durante as aulas OT e fora delas; Durante as aulas OT cada elemento do grupo dever estar munido de um caderno, denominado de logbook, onde dever ser registada a evoluo dos trabalhos; O trabalho final dever ser apresentado perante dois docentes da disciplina na semana destinada avaliao dos trabalhos do final do semestre (18 a 22 de Junho), em data e hora a definir; A apresentao do trabalho final precedida pela submisso do trabalho atravs da plataforma Moodle at s 23h59m do dia 17 de Junho; A entrega final a submeter atravs da plataforma Moodle deve incluir todos os ficheiros .m desenvolvidos, comprimidos num ficheiro cujo nome deve ser constitudo pelos nmeros dos elementos do grupo, separados pelo smbolo _, como se ilustra no seguinte exemplo: 1100111_1101222_1090333.zip; A nota poder ser distinta para os diferentes elementos do grupo; A avaliao incidir sobre diferentes aspectos, tais como, o estado de evoluo do trabalho durante o semestre, a atitude durante as aulas OT, o contedo do logbook, o contedo da entrega final e a apresentao final do trabalho; A avaliao do trabalho incide apenas sobre a matria relativa s solues de implementao encontradas (programao), e no sobre o exemplo de aplicao escolhido (mquina de induo trifsica); A realizao do trabalho prtico obrigatria para todos os alunos, exceptuando aqueles que tendo obtido nota de frequncia positiva no ano lectivo de 2010/2011 solicitaram a sua manuteno no Portal do ISEP aquando da sua inscrio.

Anexo 1 Fenmenos Electromagnticos Uma corrente elctrica produz um campo magntico ao redor do condutor que atravessa. Ver: http://micro.magnet.fsu.edu/electromag/java/compass/index.html http://www.magnet.fsu.edu/education/tutorials/java/fieldlines/index.html

O sentido deste campo magntico dado pela regra do saca-rolhas: sentido da rotao de um saca-rolhas imaginrio de forma ao seu movimento longitudinal ser o da corrente elctrica. Ver: http://www.magnet.fsu.edu/education/tutorials/java/magwire/index.html

Para se obterem campos magnticos mais fortes enrola-se o condutor em forma de solenoide. Ver: http://www.magnet.fsu.edu/education/tutorials/java/solenoidfield/index.html

Uma corrente I que percorre um condutor rectilneo de comprimento l imerso num campo magntico B origina sobre o condutor uma fora F. Esta fora chamada fora de Lorentz.

A amplitude desta fora directamente proporcional intensidade do campo magntico B, intensidade de corrente I, ao comprimento do condutor e ao seno do ngulo entre a corrente elctrica e o campo magntico, o que se exprime pela Lei de Laplace: Lei de Laplace : F=BIlsen Se B e I forem perpendiculares (=90), ento F=BIl. A direco da fora F perpendicular ao plano formado pelos vectores B e I. O sentido da fora F dado pela regra dos trs dedos da mo direita: Alinha-se o polegar com o campo magntico B e o mdio com a corrente que passa no condutor. O sentido da fora F ento dado pelo dedo indicador da mo direita. Ver: http://www.magnet.fsu.edu/education/tutorials/java/lorentzforce/index.html http://www.magnet.fsu.edu/education/tutorials/java/parallelwires/index.html

De forma inversa, quando um condutor mergulhado num campo magntico se desloca por aco de uma fora F, aparece uma diferena de potencial U (ou fora electromotriz E) aos seus terminais. Se este condutor fizer parte de um circuito elctrico fechado, vai ser percorrido por uma corrente elctrica I.

O sentidoda corrente I (e da fora electromotriz E) dado pela regra dos trs dedos da mo esquerda: alinha-se o polegar com o campo magntico B e o indicador com a fora F que origina o movimento do condutor. O sentido da corrente I ento dado pelo dedo indicador da mo esquerda.

Uma superfcie plana de rea A que colocada na presena de um campo magntico uniforme de valor B. Seja n normal superfcie e o ngulo que n faz com a direco do campo magntico.

Podemos definir fluxo magntico pela letra , como sendo o produto entre o campo magntico, a rea da superfcie plana e o cosseno do ngulo formado, ou seja: =B*A*cos O campo magntico assim uma medida da densidade do fluxo magntico. Chama-se induo electromagntica ao fenmeno pelo qual aparecem tenses ou correntes num circuito elctricas, quando este est mergulhado num campo magntico varivel. O aparecimento de foras electromotrizes induzidas ou correntes induzidas num circuito ocorre por variao do fluxo magntico que atravessa o circuito. Ver: http://www.magnet.fsu.edu/education/tutorials/java/electromagneticinduction/index.html http://micro.magnet.fsu.edu/electromag/java/faraday2/index.html A lei de Faraday diz que a fora electromotriz induzida numa espira de um condutor igual, em mdulo, taxa de variao temporal do fluxo magntico que atravessa a espira. Lei de Faraday: E=/t O valor da fora electromotriz induzida dado pela variao temporal do fluxo magntico com o tempo. Se a espira fechada, a fora electromotriz induzida d origem a uma corrente elctrica induzida cuja intensidade pode ser calculada pela lei de Ohm. O sentido da fora electromotriz induzida e de respectiva corrente induzida, depende do sentido da taxa de variao do campo.

O sinal da corrente induzida tal que o campo de induo magntica por ela produzido se tende a opor variao do campo exterior - lei de Lenz. Esta lei pode ser enunciada mais genericamente como: os efeitos dos fenmenos electromagnticos so sempre tais que tendem a contrariar as causas que lhe deram origem. Assim, o sentido da corrente elctrica que aparece numa espira quando o fluxo magntico que a atravessa diminui tal que faz com que este fluxo aumente, e vice-versa. Ver:http://micro.magnet.fsu.edu/electromag/java/lenzlaw/index.html Se a variao do fluxo magntico atravs do circuito devida a uma variao da corrente elctrica que passa no prprio circuito, ocorre um fenmeno designado por autoinduo. Se a variao do fluxo magntico provocada por uma variao da corrente elctrica de um circuito elctrico prximo, o fenmeno designa-se por induo mtua.

Bibliografia / Agradecimentos Figuras retiradas de: http://www.geocities.ws/jcc5000/juvresposta18regrasdos3dedos.html http://www.brasilescola.com/fisica/fluxo-magnetico-lei-faraday.htm Animaes Java disponibilizadas por: http://www.magnet.fsu.edu/education/tutorials/ http://micro.magnet.fsu.edu/electromag/

Anexo 2 Teorema de Ferraris Um enrolamento percorrido por uma corrente alternada sinusoidal produz nas suas imediaes um campo magntico. Em qualquer ponto no espao nas imediaes deste enrolamento, o campo magntico tem uma direco fixa e a sua amplitude alternada sinusoidal. Chama-se a este campo magntico chama-se campo pulsante. Numa mquina elctrica trifsica, o circuito estatrico formado por trs enrolamentos afastados espacialmente de 120. Cada um destes enrolamentos percorrido por uma corrente alternada sinusoidal, pelo que cada um deles produz um campo magntico pulsante. As direces destes trs campos pulsantes esto afastados espacialmente de 120. Os enrolamentos estatricos so alimentados por um sistema de tenses trifsico sinusoidal. Ua=Up*cos(2**f*t+) Ub=Up*cos(2**f*t2*/3+) Uc=Up*cos(2**f*t4*/3+) As correntes estatricas constituem tambm elas um sistema de correntes trifsico sinusoidal. Ia=Ip*cos(2**f*t) Ib=Ip*cos(2**f*t2*/3) Ic=Ip*cos(2**f*t4*/3) As amplitudes dos campos magnticos provocados pelas correntes estatricas sero: |Ba|=Bp*cos(2**f*t) |Bb|=Bp*cos(2**f*t2*/3) |Bc|=Bp*cos(2**f*t4*/3) A figura mostra a evoluo temporal das amplitudes dos campos magnticos. Estes campos magnticos encontram-se afastados espacialmente de 120, pelo que: Ba=|Ba|ej0=Bp*cos(2**f*t)ej0 Bb=|Bb|ej2*/3=Bp*cos(2**f*t2*/3)ej2*/3 Bc=|Bc|ej4*/3=Bp*cos(2**f*t4*/3)ej4*/3

No interior da mguina, estes campos magnticos somamse vectorialmente,peloqueocamporesultanteBdadopor: B=Ba+Bb+Bc B=Bp*cos(2**f*t)ej0 +Bp*cos(2**f*t2*/3)ej2*/3 +Bp*cos(2**f*t4*/3)ej4*/3 Pelo teorema de Ferraris: B=3/2Bpej2**f*t Donde se conclui que o campo magntico resultante tem amplitude constante e roda no espao a velocidade constante. Chama-se a este tipo de campo magntico campo girante. Pode-se deduzir analiticamente o teorema de Ferraris recorrendo a frmulas trigonomtricas, mas algumas imagens valem mais que mil frmulas:

Anexo 3 Princpio de funcionamento do motor de induo trifsico O motor de induo trifsico uma mquina de corrente alternada, com o circuito da parte estatrica formado por trs bobinas de fase afastadas espacialmente de 120 (elctricos) e ligado a um sistema de alimentao trifsico, e com o circuito da parte rotrica formado por uma bobina polifsica curto-circuitada, submetida a fenmenos de induo magntica. O princpio de funcionamento do motor de induo trifsico pode ser enunciado da seguinte forma: o circuito estatrico alimentado por um sistema de tenses trifsico, que provocam a circulao de corrente elctrica nas bobinas das fases que formam o enrolamento; a passagem das correntes no enrolamento estatrico provoca o aparecimento de uma fora magnetomotriz girante, que roda no espao do entreferro velocidade de sincronismo ns = f/p*60 (rpm); (p o nmero de pares de polos de cada fase) (Lei de Faraday + Teorema de Ferraris) a fora magnetomotriz girante cria no circuito magntico da mquina um campo magntico girante, que gira no espao velocidade de sincronismo, ns; o movimento do campo magntico girante d origem a dois fenmenos de induo magntica; nas bobines estatricas induzem-se foras electromotrizes alternadas; (Lei de Faraday) nas bobines rotricas induzem-se foras electromotrizes alternadas (Lei de Faraday), com uma amplitude e uma frequncia que dependem da velocidade relativa entre o campo girante (ns) e o rotor (nr): nsnr; como o circuito rotrico est curto-circuitado, as foras electromotrizes alternadas rotricas do origem a correntes elctricas que circulam no enrolamento rotrico; estas correntes elctricas rotricas encontram-se a circular no interior de um campo magntico, o que provoca o aparecimento de foras mecnicas que se exercem sobre o rotor (Lei de Faraday); as foras mecnicas criam um binrio que faz rodar o rotor; o movimento do rotor tende a contrariar a causa que lhe deu origem (Lei de Lenz), que a velocidade relativa entre o campo magntico e o rotor; o movimento do rotor pois tal que tende a anular esta velocidade relativa; por isso, o rotor, por aco do binrio electromagntico, tende a atingir a velocidade do campo girante, embora nunca a consiga atingir.

Durante o funcionamento do motor de induo trifsico o rotor roda com uma velocidade ligeiramente inferior velocidade do campo magntico girante, e com uma diferena que depende do binrio de carga (binrio mecnico resistente). A velocidade do motor num determinado ponto de funcionamento esttico tal que o binrio produzido pelo motor iguala o binrio resistente da carga. Assim, o motor de induo trifsico uma mquina elctrica assncrona, porque no existe uma relao constante entre a velocidade de rotao da mquina nr e a frequncia das grandezas elctricas de alimentao (f). Um observador colocado no campo magntico girante veria o rotor rodar em sentido contrrio com uma velocidade muito reduzida: o rotor desliza em relao ao campo magntico. Por isso, chama-se deslizamento (s) razo entre a diferena de velocidade do rotor relativamente ao campo magntico e a velocidade do campo magntico, s=(nsnr)/ns. Bibliografia: A mquina assncrona - Escola Superior de Tecnologia de Viseu O Motor de Induo Trifsico - seleco e aplicao - Manuel Vaz Guedes

You might also like