You are on page 1of 33

SERVIDORES NO ALM

FRANCISCO CNDIDO XAVIER Ditados por Espritos Diversos

INDICE SERVIDORES NO ALM


A Chama Divina Acende A Luz As Filhas Da Terra Ascendamos A Luz Da Vida Aula Viva Disciplina E Caridade Em Plena Alvorada Entre Falsas Vozes Estudos Da Vida Felicidade Mensagem De Bezerra Na Edificao Da F Nas Obras Da Assistncia Social Na Prova A F Na Romagem Do Mundo No Servio Redentor Nos Labores Medinicos Onde O Remdio Orientao Medinica Questo De Valor Redeno Sculo Xx Sombras No

A CHAMA DIVINA
Olavo Bilac

Na escurido hostil da primeira caverna, Enquanto o homem larval grita, sonha e tateia, Deus acende na furna humlima candeia Sobre simples sinais da natureza externa. A princpio claro de plida lanterna, Frgil, treme, vacila, ondula e bruxoleia, Depois, tocha imensa a crepitar sem peia, Descortinando ao mundo a Majestade Eterna! Facho excelso e imortal, desde ento fez-se guia Da civilizao que fulge e se irradia Em sublime esplendor, flamfero e disperso... E essa Chama Divina o Livro soberano, Hfen de sol, ligando o entendimento Humano grandeza da vida e Glria do Universo.

ACENDE A LUZ
Andr Luiz

Ao longo do caminho em que jornadeias para diante, encontrars a treva a cercar-te em todos os flancos. Trevas da ignorncia em forma de incompreenso, nevoeiros de dio em forma de desespero, neblinas de impacincia em forma de lgrimas e sombras de loucura em forma de tentaes sinistras. * Acende, porm, a luz da orao e caminha. A prece claridade que te auxiliar a ver a amargura das vtimas do mal, as feridas dos que te ofendem sem perceber, as mgoas dos que te perseguem e a infelicidade dos que te caluniam. * Ora e segue, adiante. O horizonte sempre mais nobre e a estrada sempre mais sublime, desde que a orao permanea em tua alma em forma de confiana e de luz.

AS FILHAS DA TERRA
Bittencourt Sampaio Do Seu trono de luzes e de rosas, A Rainha dos Anjos, meiga e pura, Estende os braos para a desventura, Que campeia nas sendas espinhosas. Ela conhece as lgrimas penosas E recebe a orao da alma insegura, Inundando de amor e de ternura As feridas cruis e dolorosas. Filhas da terra, mes, irms, esposas, No turbilho dos homens s das cousas, Imitai-A no dor do vosso trilho!... No conserveis do mundo o brilho e as palmas, E encontrareis no ntimo das almas, A alegria do reino de Seu Filho!

ASCENDAMOS A LUZ DA VIDA


Emmanuel Ressuscitai os mortos disse-nos o Senhor mas se verdade que no podemos ordenar a um cadver se levante, justo tentemos o reavivamento daqueles que nos acompanham, muitas vezes, mortificado pela dor ou necrosados pela indiferena. * No nos esqueamos. Os verdadeiros mortos esto sepultados na carne terrestre. * Alguns permanecem no inferno do remorso ou do sofrimento criado por eles mesmos, acreditando-se relegados a supremo abandono; outros jazem no purgatrio da aflio a que se arrojam, desprevenidos, em dolorosas splicas de auxlio; e ainda outros repousam, anadvertidamente, em supostos cus de adorao religiosa, que, em muitos casos, so simples faixas de ociosidade mental. * Aguai a viso e observemos a infortunada caravana de fantasmas que seguem, vacilantes e enganados, dentro da vida. * H quem morreu sufocado em orgulho vo, no mausolu da vaidade infeliz. * H quem permanea cadaverizado em sepulcro de ouro, incapaz de um simples olhar plena luz. * H mortos que vos partilham o po cotidiano, no tmulo das terrveis iluses que lhes anulam a existncia e h coraes paralticos no catre da crueldade e da incompreenso que nos armam ciladas de angstia, a cada passo, para os quais se faz imprescindveis a assistncia de nossa devoo fraternal infatigvel . * Se Cristo penetrou o templo de vossa alma, auxiliemo-los na necessria ressurreio. * Acendamos a luz da vida. * Trabalhemos no bem, enriquecendo as horas de peregrinao terrena com os melhores testemunhos de nossa boa vontade para com os semelhantes em nome do Mestre da Redeno, para quem o nosso esprito j se inclina, maneira da planta procura do sol, de vez que somente irradiando a luz do Amor Infinito conseguiremos aniquilar e vencer, na Terra, as densas trevas da morte.

AULA VIVA
Narcisa Amlia

Contemplo-te, roseira, em vagas de perfume... A exaltao da cor resplandece e domina... Ptalas de rubis na touca esmeraldina, Toda beleza em ti como que se resume!... Surge o Homem, porm... Lmina em fino gume, Decepa a veste em luz que te guarda e acetina... Relegada nudez, mutilada e mofina, Suporta na raiz nova carga de estrume!... No entanto, estranha ao lodo e aos podes agressores, Recobres-te de verde e lana novas flores, Leal vida em si que te nutre e socorre!... Alma, fita a roseira humilde, atenta e boa, Embora o fel do mundo, ama, serve, abenoa E encontrars com Deus o amor que nunca morre.

DISCIPLINA E CARIDADE
Emmanuel Milhes de pessoas se dedicam, na Terra, aos exerccios de aperfeioamento individual, em regime de solido. * Internam-se em celas, rochas, covas e pousos agrestes; deitam-se sobre espinhos, maceram o prprio corpo, adotam postura de auto-flagelao ou abraam dietas de fome, procurando realizar a unio com Deus, atravs de austeridades ascticas. * Efetivamente, todos esse sistemas de auto-educao se erigem por estradas respeitveis, cujo mrito no nos seria lcitas sonegar. * Entretanto, com Jesus, podemos esposar onde estivermos a disciplina da cruz, melhorando a ns prprios e amparando os outros. * No teremos de enfrentar o jejum de sacrifcio, mas seremos naturalmente chamados a severas restries da alma com a renncia ao apoio e ao afeto de seres queridos que nos reclamam abnegao e carinho para entenderem a vida com segurana. * No estaremos compelidos recluso nos ermos, no entanto, em muitos lances da existncia, sofreremos ostracismos no prprio lar, exemplificando tolerncia e devotamento. * No tentaremos repousar sobre pregos e espinhos, entretanto, carregaremos na alma, bastas vezes, incompreenses e provas convertidas em estiletes invisveis de angstia; e no nos veremos induzidos a exerccios que demandem tormentos corpreos, mas, em muitos episdios do dia-dia, nos reconheceremos constrangidos ao esforo constante nas obras do Bem, freqentemente, diante daqueles mesmos que nos agridem os melhores propsitos de elevao. * Se aspiras a encontrar libertao e burilamento, abraa a cruz de provas que a existncia no mundo te oferece, e, e seguindo as rotas de Cristo, na disciplina da caridade, jornadears sempre em caminho certo, porque o amor estar sempre contigo por fonte de vida e luz a brilhar.

EM PLENA ALVORADA
Carmem Cinira Mocidade crist, Abre os braos glria da manh, Na sublimada f que te conduz. Ara a terra da vida, enquanto cedo, Decifrando o segredo Da verdade e da luz. Mos no trabalho milagroso e santo, Faze ouvir o teu canto Belo e primaveril Do Grande Entendimento claro e novo, Ao sol de bnos mil. A luta humana luminoso prlio. Corre em busca das lureas do Evangelho Para o teu campo em flor... No te prendas carne inquieta e escura, Toda iluso sombra que procura Desencanto e amargor. Abre o teu peito a quem te bate porta, Esperando bondade que conforta No roteiro cristo. Todo aquele que chora, longe ou perto, De corao cansado e passo incerto, Em qualquer parte, sempre nosso irmo. Juventude do bem que regenera, Enquanto o mundo aguarda a nova era Sob a noite do mal, Ilumina com Cristo o cho da prova, Estendendo os clares da Boa Nova Para a Vida Imortal!...

ENTRE FALSAS VOZES


Emmanuel Se a Preguia te pede: - Descansa! -Responde-lhe com mais um pouco de esforo no trabalho que espera por teu concurso. * Se a vaidade te afirma: Ningum existe maior que tu! Retribue com a humildade, reconhecendo que a Vontade do Senhor impera sobre a nossa e que no passamos de meros servidores da vida, entre os irmos de luta, onde estivermos. * Se o Orgulho te diz: - No cedas! Aprende a esquecer-te, auxiliando sempre. * Se o Cime exclama aos teus ouvidos: - A posse tua! Guarda silncio em tua alma e procura entender que o amor e o bem so glrias do cu extensivas a todos. * Se o Egosmo te aconselha: - Retm! Abre as tuas mos e distribui o bem a todos os que te cercam. * Se a Revolta te assevera: - Reage e reivindica os teus direitos! Espera a Justia Divina, trabalhando e servindo com mais elevada abnegao. * Se a maldade te sugere: Vinga-te! Considera que mais vale amparar sempre ao companheiro, quanto temos sido auxiliados por Jesus, a fim de que o amor fulgure em nossas vidas. * Os falsos profetas vivem nos recessos de nosso prprio ser. Surge, cada dia, invariveis, na forma da intriga ou da maledicncia, da leviandade ou da indisciplina, induzindo-nos o corao a cerrar-se contra a nossa conscincia. * Se aceitarmos Jesus em nosso roteiro, ouamos o que nos diz o Seu ensinamento e apliquemo-nos prtica de Suas lies de Divinas. * Olvidemos as insinuaes da ignorncia e da treva, da crueldade ou da m f que nos enrijecem o sentimento, e de corao unido Vontade do Mestre, vendo a vida por Seus olhos e ouvidos os nossos irmos por Seus ouvidos, estaremos realmente habilitados posio de intrpretes do Seu Divino e Infinito amor, onde estivermos.

10

ESTUDOS DA VIDA
Fracasso no intimida Quem serve persiste e avana, S h derrota na vida Para quem perde a esperana. Jovino Guedes F por ser f no escapa Da prova por sentinela, Na f temos ns a capa, A fim de passar por ela. lvaro Martins Deus nos coloca em trabalho, Cada qual num compromisso, Se sei meu dever e falho, Deus no responde por isso. Sabino Batista Acumula a f contigo, Antes as provas que viro... O momento de perigo No de preparao. Jos Carvalho Perguntei onde morava bela dona alegria, Ela disse: - Onde o trabalho a beno de cada dia. Ulisses Bezerra Lio que no se desdiz E brilha em qualquer local: -Ningum pode ser feliz De pensamento no mal. Jos Carlos Jnior Aflies em derredor? Atende ao prprio dever.

11

Deus manda sempre o melhor Que se possa receber. Jos Nava Quem diz que o amor deve ser Desinibido e selvagem No viu a fora do rio Se contido na barragem. Rodolfo Tefilo Esprito que se ajuda, Espalhando o bem e a paz, Entende pelo que estuda E vale pelo que faz. Antonio Bezerra Na multido desvairada Em plena selvageria, Uma pessoa com Deus Representa maioria. Lopes Filho

12

FELICIDADE
Emmanuel Sbios existem que asseveram no ser a felicidade deste mundo, mas isso no quer dizer que a felicidade no seja do homem. * E sabendo ns outros que h diversos tipos de contentamento na terra, no podemos ignorar que h um jbilo cristo, do qual no ser lcito esquecer em tempo algum. * A alegria da mente ignorante que se mergulhou nos despenhadeiros do crime, reside na execuo do mal, ao passo que a satisfao do homem esclarecido, jaz no dever bem desempenhado, no corao enobrecido e na reta conscincia. * No olvidemos que se o Reino do Senhor ainda no deste mundo,nossa alma pode, desde agora, ingressar nesse Divino Reino e a encontrar a aventura sem mcula do amor vitorioso sob a inspirao do Celeste Amigo. * A felicidade do discpulo de Jesus brilha em toda parte, introduzindonos Beno Maior. * a beno de auxiliar. A construo da simpatia fraterna. A oportunidade de sofrer pela prpria santificao. O ensejo de aprender para progredir na Eternidade. A riqueza do trabalho. A alegria de servir, no s com o dinheiro farto ou com a autoridade respeitvel de Terra, mas tambm com o sorriso de entendimento, com o po da boa vontade ou com o agasalho ao doente e criana. * Tibrio era feliz e desventurado no Palcio de Capri, quando o Divino Mestre era ferido e glorificado na cruz em Jerusalm. * A felicidade, portanto, se ainda no deste mundo, j pode residir no esprito que realmente a procura na alegria de dar de si mesmo, de sacrificar-se pelo bem comum e de auxiliar a todos, quando Jesus soube, amando e servindo, subir do madeiro sanguinolento aos esplendores da Eterna Ressurreio.

13

MENSAGEM
Bezerra de Menezes

Filhos, o Senhor nos abenoe. Reunidos luz da prece, agradecemos ao Senhor as alegrias recebidas e suplicamos novo amparo, a fim de que se nos refaam as energias para o dever a cumprir. * Estamos reunidos repetimos e cada um de ns se caracteriza por mensageiro de problemas determinados perante o Senhor. Entretanto, sernos- til, decerto, comparar-nos a problemas diversos para Ele mesmo, o Eterno Amigo, que nos tutelou, perante a Divina Bondade, considerando-nos os destinos perante a Imortalidade. * E, nessa condio, ouamos a voz da nossa prpria Doutrina, atravs da mensagem de amor que ela irradia, com o fim de entendermos o amor como sendo a chave de soluo para todos os enigmas que nos desafiam a alma nas trilhas da evoluo. * E nesse amor a se expressar, como sendo a caridade em ao, que surpreendemos o grande Caminho. * Toda vez, filhos, em que se nos apresente a necessidade alheia, eis a para ns a oportunidade e a lio, a luz e a beno. * Semelhante necessidade se pluraliza de modos mltiplos. a injria que nos visita a pedir-nos compreenso e bondade; a sombra da incompreenso a exigir-nos entendimento e fraternidade; a dor a solicitarnos e lenimento; a lgrima a reclamar-nos consolo e esperana; a penria a esperar de ns braos socorredores que lhe atenue os padecimentos. * Reconheamos, dessa forma, na condio de companheiros do Cristo, que anseia agir por nossas mos e ver com os nossos olhos, abenoar com a nossa voz e amparar com o nosso discernimento na construo do Reino do Amor e Luz a que fomos trazidos, no s para teorizar e aguardar, mas tambm para renovar e fazer, elevar e construir. * Tudo, pois, queridos filhos, que pudermos realizar, se condensa na conjugao ativa do verbo servir.

14

* E servindo, encontraremos a soluo para todas as nossas lutas e a resposta para todas as nossas indagaes. Edifiquemos o bem e o bem se nos levantar na existncia em abrigo capaz de nos resguardar contra todos as vicissitudes da vida. * Comecemos, assim, de nossos prprios lares e de nossas prprias instituies, em cujas tarefas somos solicitados aos mais difceis testemunho do Evangelho vivo e ativo, em cujo clima, por fim, conseguiremos o Conhecimento Melhor para a conquista da Vida Maior. * Se no possvel, desse modo, algo vos dizer, tomamos a liberdade de repetir-vos: - Filhos, amemo-nos como o Senhor nos amou e todos os nossos problemas sero resolvidos para que a felicidade nos tome finalmente sua prpria conta, investindo-nos na posse da Vida Eterna. Conosco seja a paz do Senhor, hoje e sempre.

15

NA EDIFICAO DA F
Emmanuel

Ningum edificar o santurio da f no corao, sem associar-se, com toda alma, naquilo que belo e de superior dentro da vida. * Para alcanar, porem, a divina construo, no nos bastam os primores intelectuais, a eloqncia preciosa, o xtase contemplativo ou a desenvoltura dos clculos no campo da inteligncia. * Grandes gnios do raciocnio so, por vezes, demnios da misria e da morte. * Admirveis doutrinadores, em muitas ocasies, so vitrines de palavras brilhantes e vazias. * Muitos adoradores da Divindade, freqentemente mergulham-se na preguia a pretexto de cultuar a Glria Celeste. * Famosos matemticos, no raro, so smbolo de sagacidade e explorao inferior. * Amemos o trabalho que a Eterna Sabedoria nos conferiu, onde nos situamos, afeioando-nos sua execuo sempre mais nobre, cada dia, e seremos premiados pela grande compreenso, matriz abenoada de toda a confiana, de toda a serenidade e de todo o engrandecimento do esprito. * Para penetrar os segredos da estaturia, o escultor repete os golpes do buril milhares de vezes. * Para produzir o vazo de que se orgulhar em misso bem cumprida, o oleiro demora-se infinitamente ao contato da argila. * Para expor as peas com que enriquecer o conforto humano, o carpinteiro, de mil modos, recapitular, o aprimoramento do tronco bruto. * No te queixes se a f ainda no coroa a razo. Consagra-te aos pequeninos sacrifcios, na esfera de tuas dirias obrigaes; frente dos outros, cede de ti mesmo, exercita a bondade,

16

inflama o otimismo por onde passes, planta a gentileza de teus sonhos, movimenta-te no ideal de sublimao que elegeste para alvo de teu destino... * Aprende a repetir para que te aperfeioes... * No vale fixar indefinidamente as estrelas, amaldioando as trevas que ainda nos cercam. * Acendamos a vela humilde de nossa boa vontade, no cho de nossa pobreza individual, para que as sombras terrestres diminuam e o esplendor solar sintonizar-te- com a nossa flama singela. * A tomada insignificante o refletor da usina, quando ligada aos seus poderosos padres de fora. * Confessemos Jesus em nossos atos de cada hora, renovando-nos com Ele e sofrendo felizes em seu roteiro de renunciao, auxiliando a todos e servindo, cada vez mais, em Seu Nome, e, de inesperado, reconheceremos nossa alma inundada por alegria indizvel e por silenciosa luz... * que o trabalho de comunho com o Mestre ter realizado em ns a sua obra gloriosa, e a f perfeita e divina, por tesouro inalienvel, brilhar conosco, definitivamente incorporada nossa vida e ao nosso corao.

17

NAS OBRAS DA ASSISTNCIA SOCIAL


Emmanuel

No esperes ocasio favorvel para a resposta aos apelos do bem. Todo dia tempo de semear... Quantos se prendem teia escura da desconfiana e do medo, perdendo as mais belas oportunidades de elevao! * Se j pudeste aprender que a Humanidade a nossa famlia, levanta no centro da prpria alma o primeiro santurio de teu ideal, erguido extenso do reino do Amor! * Oferece em teu mundo ntimo um companheiro aos deserdados, um amigo aos oprimidos, um pai aos rfos, um irmo aos sofredores. * No exija do destino uma fortuna amoedada para que te convertas em trabalhador da grande renovao. O ouro, sem caridade que o dirija, moldura da avareza e do sofrimento. * A boa vontade ignora o bloco de cheques. A sinceridade no artigo de oferta e procura. A paz no se acumula nos bancos. No olvides que o trabalho o nico processo de aumentar a riqueza e nem te esqueas de que o servio o nico recurso de capitalizar a simpatia e a cooperao. * Se abraares o Evangelho, recorda que o nome de Jesus est empenhado em nossas mos. E, com o Mestre da Cruz, toda viso do caminho se modifica.Onde a ignorncia espalhou males incontveis observars o teu campo de ao e onde a misria plantou espinheiros e lgrima encontrar o teu ensejo sublime de auxiliar, valorosamente. * Com Cristo, a expectao no encontra lugar. Junto dDele, toda dvida perda de tempo. frente do Senhor, toda queixa descabida. No evangelho, no existem terras de ningum.

18

Nele, s uma recomendao prevalece: -amar sempre, aprender sem repouso e servir sem distino. * Quando uma centsima parte do cristianismo de nossos lbios conseguir expressar-se, em nossos atos de cada dia, a Terra ser plenamente libertada de todo o mal. * Em razo disso, traze tu mesmo, edificao da bondade e da luz no somente a tua palavra e a tua bolsa, mas acima de tudo, a tua f e o teu corao. * Lembra-te que a redeno do mundo principiou, no na queda do orgulho poltico e racial do Imprio Romano, mas no amor, na humildade, no servio e na coragem de Jesus, o nosso Divino Mestre do Senhor. * Traze tua alma s tarefas do bem e estars fazendo o melhor. No te encarceres nas impresses de ontem e nem te amedrontes frente do amanh. Hoje o nosso dia de comear.

19

NA PROVA DA F
Cornlio Pires -Irmos, guardai a f por luz divina!... -Pregava Nh Tato em Terra Branca Temos na f a lcida alavanca Que nos garante a fora da Doutrina!... pela f que o mundo nos ensina A viver na verdade doce e franca!... Nisso, a chuva horrorosa se destranca E cai da noite, estranha e repetida... O teto oscila... O medo a tudo invade... Nh Tato silencia... a tempestade... O povo reza luz de vela acesa!... Quase findo o aguaceiro inesperado, O povo busca o pregador, ao lado, E v Tato tremendo sob a mesa...

20

NA ROMAGEM DO MUNDO
Meimei Na romagem do mundo, no te algemes iluso. Tudo na vida se renova. A erva de hoje, amanh ser tronco robusto. * A gua da fonte humilde que te afaga os ps agora, confundida depois no rio imenso, suscetvel de afogar-te. * A lmina que afias capaz de ferir-te. * O perigo que no corrijes ameaa-te o caminho. * O companheiro que hoje concorda contigo, em certos aspectos da luta humana, provavelmente, mais tarde, ser opositor dos teus pontos de vista, noutros ngulos da jornada terrestre. * A juventude dirige-se para a madureza. O vinho, em muitas circunstncias, converte-se em vinagre. * A flor sublime, por vezes, faz-se o ninho de vermes destruidores. * Certamente, ningum conseguir viver em alegria, entre o pessimismo e a indeciso. * A confiana a filha da f. Mas nossa f precisa respirar sempre mais alto, no clima de valores imutveis do esprito. * Faze do bem o tema central da prpria vida. * Nem desespero, nem violncia. Auxilia e passa adiante, plantando a fraternidade que ilumina e consola. E, sem prender os outros nas teias da prpria dominao, a fim de que os outros no te prendam, nos crculos acanhados do egosmo que lhe s prprio, seguirs para a frente, ao encontro do Amor Divino, em cuja grandeza brilha a Luz da Felicidade Imortal.

21

NO SERVIO REDENTOR
Emmanuel

A aflio pode ser o preo do resgate, o recurso da dor que reajusta, o remdio que corrige ou o choque de retorno que redime, mas se modificares a tua aflio de lugar, no campo do prprio esprito, de certo, ser ela transformada em processo de tua gloriosa sublimao. * Aflige-te em pedir desculpas a quem ofendeste e no ters um credor para o caminho de amanh. * Aflige-te em auxiliar aos semelhantes e no sers relegado ao abandono. * Aflige-te em cumprir os deveres que te competem no crculo domstico e no sers provado pelo desrespeito ou pela ironia dos coraes que te circundam no ambiente familiar. * Aflige-te em procurar o bem, praticando-o com o teu corao, com a tua boca e com as tuas mos e o mal no te surpreenders em seus laos escuros. * Aflige-te em dar e o Senhor dar-te- dos Seus Suprimentos de Amor Infinito, a benefcio de ti mesmo. * Aflige-te em consertar e retificar o teu caminho de hoje e a harmonia estar contigo no futuro. * No te esqueas de que Jesus afligiu-se em redimir-nos e iluminar-nos e, por isso mesmo, alm da Cruz, a claridade dos sculos a convocar-nos, atravs do sacrifcio para a glria sublime da ressurreio e do amor

22

NOS LABORES MEDINICOS


Emmanuel

O apostolado medinico, dentro das atividades do espiritismo, constitui sempre um sinnimo de renncia pessoal e de profunda abnegao pela causa da verdade e da luz sobre a terra, e, de fato, um dos problemas de mais difcil soluo, nos ambientes da Doutrina, tem sido o de adestramento dos aparelhos medinicos, a fim de que tenham a precisa conscincia do cumprimento dos seus sagrados deveres. * No so poucos os que preconizam a organizao de sociedades protetoras dos mdiuns com a finalidade de ampar-los materialmente nas lutas da vida, evitando-lhes os percalos e as dificuldades na conquista laboriosa do po de cada dia, presumindo-se, em semelhante medida, o amparo de suas produes. * Todavia, no acreditamos que previdncias dessa natureza venham solucionar a questo de um modo geral, considerando ainda que, de sua adaptao, resultariam largas possibilidades para a formao injustificvel de classes privilegiadas, dentro da Doutrina, incompatveis com os seus princpios mais rudimentares. * Cremos na grande contribuio espiritual das associaes educativas dos mdiuns, que os obrigassem a estudo, observao e ao trabalho de sua prpria edificao moral e intelectual, mas seria iseno da luta e do sacrifcio comum, onde cada criatura busca forjar em si mesma o ao do carter e o ouro do corao. * Est claro que nenhuma posio social colide com o exerccio da mediunidade.Todos os estudiosos podem colaborar na grande tarefa. Mas, cada qual deve fornecer o seu esforo, no limite de suas possibilidades prprias, sem jamais ferir aquele sagrado preceito evanglico que nos manda dar o que de graa foi recebido. * Os espritos esclarecidos, consciente de sua posio e de sua situao no Mundo Espiritual, no pedem de seus irmos encarnados algo que venha exorbitar de suas possibilidades de trabalho, e, os mdiuns, por sua vez, devem conhecer essas verdades, a fim de bem trabalhar na tarefa que lhes foi designada. *

23

Uma certeza substancial deve prevalecer sempre em seus coraes, no dia em que forem obrigados a escolher entre a luta penosa de cada dia pelo po quotidiano e a mediunidade remunerada: a de que devem preferir a primeira com o absoluto abandono da segunda. * Nos tempos que passam, h necessidade dos Centros Espritas compreenderem essas realidades, atravs dos seus diretores e dos seus associados. H necessidade de se amparar os mdiuns.Que esse amparo se verifique, atravs da tolerncia e da compreenso de todos, acerca dos deveres e das obrigaes de cada um. * E os mdiuns, a seu turno, que tenham confiana nas suas faculdades, no grande labor da caridade evanglica, para o exerccio da qual no existem graus medinicos. Dentro dela grandes fatos e verdadeiros prodgios se verificaram pela intuio pura. Para o cumprimento desse sublime dever no existem horas privilegiadas e nem lugares escolhidos. * O que preciso no confundir nunca a caridade com a experimentao. Na primeira, prepondera a misericrdia do Senhor, derramando-se por toda parte. Na segunda, o desejo de algum que no sabe se merece o que pede. * A reside a grande diferena que requer de todos ns a mais severa vigilncia. Os espiritualistas sinceros devem amparar o mais possvel todos aqueles que trouxeram a tarefa medinica a desempenhar, mas nunca se esqueam de que a proteo mais importante que lhes cabe dispensar precisamente a da compreenso no trabalho dos mdiuns, procurando harmoniza-los com todas as circunstncias que os envolvem, isentos de preocupaes inferiores e que os mdiuns busquem na orao e na vigilncia, com o Divino Mestre, os melhores e mais fortes auxlios, e, indiferentes ao veneno de uma calnia ou equimose de uma pedrada, que ouam, antes de tudo, as vozes de suas prprias conscincias, no sagrado cumprimento de um grande dever.

24

ONDE O REMDIO?
Emmanuel

Meus amigos, muita paz. Se a noite das crianas, eu tambm quero fazer-me pequenino, dentro da humildade da minha posio espiritual e, de corao genuflexo com o vosso, elevo o pensamento sincero ao Senhor do Trabalho e da Seara, suplicando-Lhe Bnos Divinas para o vosso esforo, Bnos essas que muito particularmente desejo aos nossos irmos que vieram de longe, trazendo aos companheiros da causa da Verdade e da Luz, a palavra da fraternidade e do amor. Enquanto as ruinarias vo povoando o planeta, vtima dos mais srios desequilbrios, dentro da crise ideolgica e moral que h muito tempo, lhe trabalha o imenso organismo social e poltico, estais aqui no labor educativo, o caminho primrio do reerguimento humano, a estrada primordial da regenerao da vida terrestre, ansiosa de atingir as elevadas finalidades do seu alto destino. *

Os vossos tempos refletem amargamente a angstia coletiva de todos os povos, em face dessa aluvio de escombros que prenuncia terrvel para os anos prximos, como corolrio de desvios e de antagonismo irreconciliveis, to somente criados pela mentalidade humana, dentro de seu abuso de liberdade.
* Dores amargas se anunciam nesse paiol de abundncia e de super-produo, que a inteligncia da humanidade criou para a sua vida. E a verdade que as facilidades da civilizao deveriam constituir um ndice soberbo de aproveitamento espiritual, por parte das criaturas, detentoras dos mais notveis progressos cientficos nos tempos modernos. *

Entretanto, os penosos acontecimentos que se verificam nestes dias de confuso, de angustiosa expectativa, bem demonstram o contrrio.
O homem da estratosfera e das profundidades submarinas; o homem da mecnica e da eletricidade, da gentica e da biologia, da fsica e da qumica, da filosofia e das religies, em voltando para dentro de si, vem encontrando a sua mentalidade obscura de h dois milnios.

25

esse fenmeno de antagonismo evidente entre o homem fsico e o homem moral, a causa da subverso de todos os valores morais que vindes constatando.
Onde o remdio? Todos os pensadores se renem para comentar a necessidade dos tempos. Os polticos convocam ministrios e gabinetes; os filsofos aventam teorias novas em sociologia, mas a verdade que os cataclismos caminham no ar, sem que os poderes humanos consigam determinar-lhes a marcha. *

Todos os coraes sentem que existe algo para acontecer; aguardam angustiados uma novidade nos ares, como se sombrios vaticnios pesassem sobre a sua vida de relao e a realidade que nem os polticos e nem os filsofos, nem os economistas e nem os socilogos podem dirimir as profecias singulares e dolorosas, impossibilitados de recurso, desconhecendo o remdio necessrio paz coletiva e prosperidade mundial. * Mas uma corrente de lutadores batalha hoje na vanguarda dos tempos. Vive desprotegida de todo amparo oficial da poltica administrativa, no se veste com as penas de pavo do cientificismo do sculo. O txico do intelectualismo com todo os seus excessos perniciosos no lhe familiar.Os trabalhadores so humildes. Assemelham-se queles homens desprezados que construram com os seus martrios e com as suas lgrimas as bases augustas do Cristianismo na civilizao do Ocidente. * No tem ttulos, nem prerrogativas e nem sinais particularizados, mas de seus coraes e de suas palavras, dimana a lio preciosa dAquele que reenvia ao mundo os seus verbos luminosos. * So os trabalhadores do Espiritismo que, de fato, comeam pelo princpio, isto , pela educao, nico meio eficaz e seguro da realizao almejada. Educao no Evangelho Redivivo, na disseminao de verdades santas que as igrejas sectaristas abafam por mais de um milnio, no silncio frio de seus calabouos, calando interesses inconfessveis. * verdade que essa falange de operrios no poder modificar a face do mundo de um dia para o outro. No podero esses servos da ultima hora, afastar do esprito coletivo das multides delinqentes, o quadro nefasto da guerra e do extermnio, criado pela sua ambio e pelo seu despotismo, longe daquele Reino de Deus que se constitui de Sua Justia. *

26

A dor h de vir realizar a obra que no foi possvel ao amor edificar por si mesmo Todavia, o futuro est cheio daquela luz misericordiosa que promana do Alto para todos os coraes da nova gerao, dentro desse generoso labor do Espiritismo Cristo, na pedagogia renovada luz do Evangelho do Senhor e dentro dessas edificaes novas e sublimes, poderse- esperar o homem de amanh, que, consciente do seu dever e da sua obrigao divina, possuir a Terra e o Cu com os seus Infinitos Tesouros. * Prossegui em vosso esforo e que a paz de Jesus possa radicar-se em vosso ntimo, proporcionando-vos mais belas edificaes espirituais o que vos deseja o irmo e o servo humilde.

27

ORIENTAO MEDINICA
Natanael Para Para Para Para Para Para Para Para Para Para Para Para desenvolver aprender. aprender trabalhar. trabalhar confiar. confiar servir. servir esperar. esperar compreender. compreender auxiliar. auxiliar renunciar. renunciar sacrificar-se. sacrificar-se esquecer-se. esquecer-se iluminar-se. iluminar-se amar com Jesus, hoje e sempre.

28

QUESTO DE VALOR
Emmanuel

Ningum pode alegar insignificncia ou desvalia para fugir aos deveres que lhe compete na obra de elevao do mundo. * A pedra quase impermevel serve aos alicerces. * A areia spera valioso elemento na construo. * O remdio amargo instrumento da cura. * O mal de agora pode ser simplesmente um vu de sombra ocultando o bem de amanh. * H pessoas que se confessam inaptas ou imperfeitas para qualquer servio do Evangelho, entretanto, apenas se esquecem de que a direo entre os filhos da f, no pertence vontade humana. * O bloco de mrmore perdido no matagal simples calhau sem valor, mas nas mos do artista a fonte de que sair a obra-prima. * Uma enxada ao abandono traste intil, mas nos braos do bom lavrador precioso instrumento do nosso po. * O pntano em si pestilncia e runa, mas se recebe a assistncia do pomicultor d lugar vegetais que nos enriquecem a vida. * Um fio de cobre perdido na via pblica resduo destinado lata de lixo, mas se for ligado entre a usina e a lmpada o condutor imponente da luz e da energia que sustenta o progresso. * Se contarmos exclusivamente conosco, na realidade, somos meros tomos pensantes, mas se aceitarmos a direo de Jesus pra a nossa vida, a nossa experincia ser indubitavelmente rica de beno do Divino Mestre. * Pelo nosso passado, somos simples sombras, mas se o nosso presente procura imantar-se com o Cristo, nossa bssola indicar os horizontes da verdadeira luz em nosso favor.

29

* No te consideres to-somente pelo que s. Vejamo-nos em companhia de Cristo para que o Cristo esteja em ns. O zero esquerda do nmero ser sempre nada, mas direita do algarismo valor substancial, em ascenso crescente para o infinito. * Lembremo-nos de que Jesus a Divina Unidade e situemos nossa existncia direita do Nosso Senhor Mestre.

30

REDENO
Cruz e Souza

Bendize a cruz de pranto que te oprime O corao cansado!... Sofre e chora!... Suporta a noite, contemplando a aurora A resplender no longe em paz sublime... Nenhuma provao te desanime!... Inda que o mal te espanque e humilhe... Embora Os temporais de fel, a cada hora, Agradece a aflio que nos redime!... Bendize o doloroso itinerrio, Os espinhos e pedras do calvrio Sob o lenho de dor que te governa... Serve, perdoa e cr, ante o futuro!... Somente a luz do amor constante e puro Abre os caminhos para a Vida Eterna!...

31

SCULO XX
Amaral Ornellas Ante o sculo XX, em que a vida proclama A vitria solar do crebro sublime, Alastram-se no mundo a santidade e o crime, A glria senhoril e a decadncia em lama. Alteia-se no Espao a inteligncia em chama, Enquanto, a pleno cho, em lgrimas se exprime
Esprito sem f a que se colha ou arrime, Entre a aflio que o fere e a luta que o reclama...

Qual estrela, porm, sobre o estranho conflito Refulge o Espiritismo a fonte do infinito A verter, sem que o lodo a tisne ou sobrenade! A grandeza do Cu volve a falar de novo... Jesus que retorna ao corao do povo, Para erguer sobre a Terra a Nova Humanidade.

32

SOMBRAS NO
Iveta Ribeiro

No anotes na estrada A pedra que te magoa, Nem acalentes cicatrizes, Detm-te a recordar na caminhada O sol que te abenoa E os encontros felizes. No contes no jardim dos prprios sonhos Os espinhos da prova, Se a sombra da tristeza ainda te alcana, Lembra os dias risonhos No ideal que te ampara e te renova Em celeste esperana... No apontes brejais, esquecendo, de todo, A tentao que arrasa, a injria que devora, Nos pntanos que viste, Soma as flores colhidas sobre o lodo, Que induzam a ver, jornada afora, A grandeza de tudo quanto existe!... Enumera o tempo, a transformar-te, Os dons do amor na imperfeio vencida Os tesouros do bem que te conduz... E encontrars Deus, em toda parte, A burilar-te o ser para a glria da vida Arrancando-te treva e impelindo-te Luz!...

33

You might also like