You are on page 1of 2

O motor Wankel um tipo de motor a exploso, inventado por Felix Wankel, que utiliza rotores em forma de tringulo em vez

z dos pistes dos motores convencionais. A idia dos pistes rotativos revolucionou o mundo, afirmava em 1955 a publicidade da firma alem NSU, uma das que adquiriram a patente do motor rotativo idealizado e realizado por Flix Wankel. Neste tipo de motor, os pistes e as bielas no funcionam violentamente como nos motores convencionais. No existe neste motor, tambm, a rvore de manivela. Por esta razo, o novo motor funciona com tanta suavidade sendo, ao mesmo tempo, muito robusto. Era a primeira vez que o motor de exploso convencional tinha um rival aparentemente capaz de quebrar a sua hegemonia. Mas as coisas no seriam to simples como pensavam alguns. Aps a primeira euforia, veio a ressaca e a maioria das marcas interessadas no motor rotativo acabaram por recuar e abandonar o seu desenvolvimento. O conceito essencial era e simples na sua formulao, mas difcil na sua aplicao. Trata-se de um motor compacto que precisa de muito menos peas que um convencional, mas a sua fabricao resulta ser mais caro e no cumpre to facilmente com as normas, cada vez mais exigentes, sobre o consumo e a poluio. Apesar das suas indiscutveis qualidades de eficcia mecnica, baixo nvel de vibraes e rudo e utilizao de pouco espao para o motor, o motor ainda no conseguiu destronar o de pistes (Ciclo de Otto) de movimento alternativo, com longos anos de uso e um notvel grau de aperfeioamento tcnico e, consequentemente, econmico.

Funcionamento
Esse motor consiste essencialmente em uma cmara cujo formato interno se aproxima da forma de um oito. Dentro dela, um rotor mais ou menos triangular - o pisto do motor - gira excentricamente com relao ao eixo principal, que equivale ao virabrequim dos motores a pistes. As formas destes dois elementos so tais que enquanto os cantos do pisto esto sempre equidistantes das paredes da cmara - e muito prximos a elas, formando uma vedao - eles sucessivamente aumentam e diminuem o espao entre os lados convexos do tringulo - o rotor - e as paredes da cmara. Assim, se uma mistura for injetada numa das cmaras, quando est aumentando de tamanho, ser comprimida na reduo subsequente de volume, enquanto o rotor, ou pisto, gira. Deste modo, o ciclo clssico de quatro tempos - admisso, compresso, exploso e exausto - produzido e, alm disso, as trs faces do rotor esto em trs fases diferentes do ciclo, ao mesmo tempo.

Vantagens
As vantagens do motor Wankel sobre os motores a pisto convencional so muitas. Em primeiro lugar, no existem vibraes devido ao fato de que s h um movimento rotativo, isso significa ainda menor desgaste e vida mais longa. O motor Wankel no tem nada de complicado, pelo contrrio, tem poucos componentes e bem menor. Alm disso ele gera mais potncia e mais torque que um motor "convencional" de mesma

cilindrada. Isso porque cada lado de seu rotor encontra-se em uma fase do ciclo, gerando mais exploses por volta do eixo virabrequim do que um motor a pisto. A Mazda atualmente conta com uma nova gerao de motores rotativos, chamado de Wankel Renesis pela marca, que apresentam um consumo muito semelhante a carros concorrentes. Devido ao seu princpio de funcionamento, em que no existem mudanas bruscas de componentes (alterao no sentido de movimento dos pistes), as vibraes produzidas pelo motor so bem menores, assim como o nvel de rudo. Outro aspecto importante, fica por conta do torque, que disponibilizado de forma mais homognea e constante. Como se no bastasse, so muito mais compactos e leves, possibilitando cofres de motor tambm menores, centro de gravidade do carro mais baixo, frentes menores e com melhor aerodinmica (carros com motor dianteiro).

Desvantagens
Entre suas desvantagens incluem-se uma curva de potncia no muito elstica e os problemas em manter uma vedao ideal entre os cantos do rotor e as paredes da cmara de combusto devido dilatao trmica, o que causa algumas dificuldades devido ao rigor das especificaes do projeto e s tolerncias mnimas na produo. Alm disso o motor Wankel aquece muito mais que o motor a pistes, devido s altas rotaes, trabalhando sempre no "limite", por assim dizer. Outra desvantagem a alta taxa de emisso de gases poluentes.

You might also like