You are on page 1of 7

Questes de Topografia

1. Sobre a declinao magntica, correto afirmar: a) Varia de 0 a 180 e formado pelo eixo norte- sul verdadeiro e uma direo qualquer. b) Varia de 0 a 90 e formada pelo eixo norte-sul magntico e uma direo qualquer. c) Varia de 0 a 180 e formada pelo eixo norte-sul verdadeiro e norte-sul magntico. d) Varia de 0 a 90 e formada pelo eixo norte-sul verdadeiro e norte-sul magntico. 2. Apesar de a superfcie terrestre ser bastante irregular, formada de

depresses e elevaes, por que possvel consider-la regular?


Em face da reduzida dimenso destes acidentes em relao ao raio da Terra, uma vez que a mxima depresso ou elevao inferior a 10 km, desprezvel ante a extenso do raio mdio da Terra, aproximadamente igual a 6.371 km. 3. Quais as finalidades das estacas intermedirias? Marcar vrtices, d o relevo e cruzamento de ruas. 4. Cite alguns aparelhos utilizados na Topografia. Taquemetro, Teodolito, Bssola, Estao total, Trena, GPS...

5. O que Geodsia? A CINCIA QUE ESTUDA A REPRESENTAO DETALHADA DE UM TRECHO LIMITADO DA SUPERFCIE DA TERRA, LEVANDO EMCONSIDERAO A CURVATURA RESULTANTE DE SUA ESFERACIDADE Geodsia a cincia que estuda a forma e as dimenses da Terra buscando determinar, tambm, o seu campo externo de gravidade. Em suas aplicaes considera a curvatura da Terra na busca do melhor referencial de pontos de coordenadas conhecidas, permitindo a melhor definio da superfcie terrestre e do seu campo de gravidade. 6. O que um levantamento topogrfico? o conjunto de mtodos e processos que atravs de medies de ngulos horizontais e verticais e de distncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumento adequado exatido pretendida, determinando suas coordenadas topogrficas. Estes pontos se relacionam aos pontos de detalhes, visando a sua exata representao planimtrica e altimtrica por intermdio de curvas de nvel ou cotas. 7. D algumas utilidades para topografia Antes de qualquer obra, fica necessria a presena de topogrfico para demarcar com exatido os locais que sero aterrados ou cortados, dos locais onde sero perfuradas e colocadas as fundaes das edificaes, a determinao das medies exatas do alinhamento das estradas e entre outras infinidades de trabalhos. 8.

Defina Taqueometria.

a parte da topografia que executa o levantamento de uma poligonal, encontrando

distncias indiretamente. Ela faz o levantamento plano-altimtrico e usada em terrenos acidentados.

9. Diga do que se compem um taquemetro. Suporte, temos os parafusos calantes, trava do aparelho ao suporte e nvel esfrico. Limbo, escala de ngulos, e Alidade, temos o nvel tubular, prumo tico e luneta. 10. Sobre o taquemetro, correto afirmar: a) Leitura de at 150,00m com preciso de minutos. b) Leitura de 600,00m a 1.800,00m com preciso de segundos. c) Leitura segura at 150,00m; preciso de segundos e equipamento mais seguro para calcular altura/profundidade. d) Distancimetro de 150,00m a 1.800,00m e equipamento mais seguro para calcular altura/profundidade. 11. No taquemetro, para que servem os parafusos calantes? Serve para nivelar perfeitamente o aparelho, fazendo com que o mesmo fique totalmente na horizontal. 12. Defina o que topometria. A topometria estuda os processos clssicos de medida de distncia, ngulos e diferena de nvel. Encarrega-se, portanto, da medida das grandezas lineares e angulares, quer seja no plano horizontal ou no plano vertical, objetivando definir o posicionamento relativo dos pontos topogrficos. 13. Fale sobre as divises da topometria. A topometria se divide em planimetria que estuda e estabelece os procedimentos e mtodos de medida, no plano horizontal, de distncias e ngulos, e a consequente determinao de coordenadas planas (X, Y) de pontos de interesse. E em altimetria que estuda e estabelece os procedimentos e mtodos de medida de distncias verticais ou diferenas de nvel, incluindo-se a medida de ngulos verticais. A operao topogrfica que visa o levantamento de dados altimtricos o nivelamento. 14. Quais as diferenas entre taquemetro e teodolito? Podemos dizer que um taquemetro um teodolito que no retculo da luneta possui referencias simtricas relativas ao centro. E que permitam definir uma estadia. 15. Relacione a coluna 1 com a 2.

a) Parafusos calantes b) Nvel esfrico

(d) Centralizar no piquete (c) Confirmar a horizontalidade da alidade

c) Nvel tubular d) Prumo tico

(a) Horizontalizar o aparelho (b) Confirmar a horizontalidade do suporte

16. Descreva as operaes para horizontalizar o taquemetro e centralizar no

piquete.
Arma-se o trip, depois se coloca o aparelho em cima do trip fixando-o com um parafuso. Depois comea o processo de horizontalidade utilizando os parafusos calantes, olhando para o nvel esfrico at que a bolha se encontre no centro. Olha-se agora para o nvel tubular, caso no esteja a bolha no centro, usando os parafusos calantes nivelar a alidade. Trava-se a alidade e observa-se com o prumo tico a centralizao no piquete. 17. Relacione:

(1) Trip (1) Baliza (2) Passo aferido (1) Bssola

(1) Amarrao angular ( 2) Amarrao linear

18. Fale sobre a Estao total. A Estao total um instrumento eletrnico utilizado na medida de ngulos e distncias, a juno do teodolito eletrnico digital com o distancimetro eletrnico. A estao total capaz de inclusive armazenar os dados recolhidos e executar alguns clculos mesmo em campo.

19. Defina levantamento expedito. O levantamento expedito, como o prprio nome sugere, consiste de operaes rpidas de medida no campo; de preciso grosseira, tem apenas a finalidade de oferecer informaes de carter geral do terreno. Estas informaes serviro para a definio e o planejamento do levantamento regular a ser realizado a posteriori. Com estes dados iniciais possvel definir a equipe de trabalho, o equipamento a utilizar, a preciso das medidas, o mtodo de levantamento a empregar, a durao e o custo dos trabalhos. 20. Fale sobre os elementos bsicos de um levantamento expedito. Pontos visados determinam o contorno da poligonal e os detalhes naturais e artificiais. A nomenclatura que uma estao representada por letra maiscula, os vrtices com nmero romano e detalhes com letras minsculas. 21. Dos 6 elementos que compem a tabela de um levantamento expedito,

cite, pelo menos 4. Ponto visado, azimute, passo aferido, estao, nmero de passos e distncia.

22. Na representao do taquemetro, os fios so chamados de:

a) fios de preciso b) taqueomtricos c) Fios estadimtricos d) fios topogrficos A linha que liga duas estaes recebe o nome de: a) Linha de ligao b) Linha da poligonal c) Linha de f d) Linha de referncia
23. 24. Qual a diferencia entre levantamento poligonal e locao? O levantamento poligonal pega os dados e pem na planta enquanto que a locao pega os dados da planta e pem no campo 25. Diga os tipos de poligonal e d exemplos. Pode ser aberta, por exemplo, estradas, ou pode ser fechada, por exemplo, terreno. 26. Fale sobre a triangulao topogrfica. Para a topografia, uma distncia de 100 km um ponto de tangncia da Terra, que significa que um ponto que linha reta. A curvatura da Terra no exerce influncia. 27. Relacione a coluna 1 com a 2.

a) b) c) d)

Topologia Topometria Taqueometria Aerofotogrametria

(b) Possui mtodos para fazer uma planta (d) Levantamento areo de uma poligonal (a) Processos e mtodos para identificar um acidente (c) Executa o levantamento de uma poligonal.

28. Sabendo que a unidade estaca 5m, calcule a distncia AC (Dado:

BC=30m). A=0 B=5+1m D=25+2m c

Sendo, U(e)=5m, ento, AB 5(5)+1=26. Sendo BC=30m, ento, AC= AB+BC 26+30= 56, ou seja, C=11+1m.
29. Quais os trs erros possveis com medio direta?

Falta de horizontalidade, catenria, dilatao de instrumentos, elasticidade de instrumentos... 30. Qual a diferencia entre norte verdadeiro e norte magntico. Norte verdadeiro aquele que no leva em conta o campo magntico da Terra, a orientao norte-sul vertical. O norte magntico, como o nome propem, leva em conta o campo magntico da Terra, aquele o qual a ponta da bssola indica, tem a orientao norte-sul inclinada. 31. Comente sobre a catenria. Catenria: curvatura ou barriga que se forma ao tencionar o diastmetro e que funo do seu peso e do seu comprimento. Para evit-la, necessrio utilizar diastmetro leves, no muito longos e aplicar tenso apropriada (segundo normas do fabricante) s suas extremidades. 32. Comente sobre a falta de horizontalidade na medio direta. Ocorre quando o terreno muito inclinado. Assim, mede-se uma srie de linhas inclinadas em vez de medir as projees destas linhas sobre o plano horizontal. 33. Comente sobre a influncia da falta de verticalidade da baliza na medio

de uma distancia.
ocasionado por uma inclinao da baliza quando esta se encontra posicionada sobre o alinhamento a medir. Provoca o encurtamento ou alongamento deste alinhamento caso esteja incorretamente posicionada para trs ou para frente respectivamente. Este tipo de erro s poder ser evitado se for feito uso do nvel de cantoneira 34. O que coordenada polar? a amarrao de um ponto atravs de um ngulo horizontal e uma distancia horizontal. 35. O que declinao magntica? Declinao magntica a diferena angular entre o norte geogrfico e o norte magntico, para uma determinada localizao. 36. Quais as diferenas entre rumo e azimute? O azimute parte sempre do norte no sentido horrio at a direo, variando de 0 a 360. O rumo parte do norte ou do sul, no sentido horrio ou anti-horrio, formando o menor ngulo com o norte ou com o sul, variando de 0 a 90. 37. Diga quais so as relaes entre rumo e azimute nos quadrantes.

No 1quadrante: Az = R / 2quadrante: Az + R=180 / 3quadrante: Az + R=270 / 4quadrante: Az + R=360


38. O que deflexo?

o ngulo formado pelo prolongamento de uma direo com a direo seguinte. 39. Qual a relao entre azimute e deflexo? Az = Az anterior + Deflexo direita ou Az = Az anterior Deflexo esquerda 40. Determine o rumo correspondente ao azimute de 1561037.

180 -15610'37" = 2349'23"


41. Converter os rumos em azimutes:

a) 600530 NE = 600530 b) 3040 SE = 180 - 3040 = 14920 c) 8020SO = 8020 + 180 = 26020 d) 4010 NO = 360 - 4010 = 31950
42. Converter os azimutes em rumo:

a) 4010 = 4010 NE b) 12030 = 180-12030 = 5930 SE c) 21040 = 21040 180 = 3040 SO d) 30020 = 360 - 30020 = 5940 NO
43. Qual a relao entre Azimute e declinao magntica?

Az verdadeiro = Az magntico (+ ou -) Declinao


44. O que o passo aferido e como calcular.

a medida de nosso passo, pode ser calculado andando 100m por seis vezes e calculando o nmero de passos dados, depois fazer uma mdia por seis e dividir 100 por essa mdia obtida.
45.

Comente a utilidade do passo aferido.

Ele pode ser utilizado por exemplo em um levantamento expedito, como o prprio nome j indica, por ele ser expedito utilizando-se o passo para medir distncias e com o auxilio da bssola para medir os ngulos necessrios para obter uma planta de um local qualquer.

Exerccio Respondido de Topografia

CURSO: Tcnico de Edificaes IFCE TURMA: S2. Noite DATA: 26/02/2012

You might also like