You are on page 1of 28

Energias Renovveis

Como Utilizar o Poder das Energias Renovveis para um Futuro Melhor

Venda Geradores.com

1/28

AVISO LEGAL: A Editora tem-se esforado para ser to exacta e completa quanto possvel na criao deste relatrio, no obstante o facto de no garantir nem representar, a qualquer momento, a exactido das informaes aqui veiculadas devido rpida evoluo que caracteriza a Internet.

Embora tenham sido levadas a cabo quaisquer tentativas para verificar as informaes apresentadas nesta publicao, a Editora no assume quaisquer responsabilidades por erros, omisses ou interpretaes contrrias temtica aqui abordada. Quaisquer aluses a pessoas, povos ou organizaes especficas no so intencionais.

Em guias prticos, como em qualquer outra coisa na vida, no h garantias de receitas. Os leitores esto cientes que devem avaliar as circunstncias individuais para agir em conformidade.

Este livro no se destina a ser usado como fonte de aconselhamento jurdico, empresarial, contabilstico ou financeiro. Todos os leitores so aconselhados a procurarem os servios de profissionais competentes no campo jurdico, empresarial, contabilstico e financeiro.

Venda Geradores.com

2/28

ndice
Introduo .................................................................................................................... 4 O que so as Energias Renovveis? ........................................................................... 7 Tipos de Energias Renovveis ..................................................................................... 9 Energia Solar ............................................................................................................. 11 Energia Elica ............................................................................................................ 14 Energia hidrulica....................................................................................................... 19 Biocombustvel ........................................................................................................... 22 O Futuro das Energias Renovveis............................................................................ 25 Concluso .................................................................................................................. 27 Links teis .................................................................................................................. 28

Venda Geradores.com

3/28

Introduo
As sociedades em desenvolvimento percorreram um longo caminho para terem energia elctrica, e outras, necessrias para o abastecimento dos veculos e para um bom funcionamento das suas indstrias. Todos estes esforos dependem do uso de fontes de energia que provm de combustveis fsseis.

Estes so encontrados no solo e tm de ser processados para que possamos ter acesso ao combustvel e energia elctrica. So eles o carvo, o gs natural e o combustvel. Dependemos demasiado destas fontes de energia em nosso prprio proveito e por isso que to importante que se verifique uma mudana.

O problema, porm, que a nossa dependncia continua a crescer. Quanto mais pessoas h face do planeta Terra, mais energia usamos no dia-a-dia. A esperana de vida aumentou graas aos avanos que se verificam no sector da sade. Somos tambm, certamente, uma sociedade dependente dos aparelhos electrnicos.

Embora estes sejam aspectos positivos com os quais devemos alegrar-nos, o facto de estarmos a esgotar os combustveis fsseis no o certamente. Este tipo de fonte de energia no pode ser substitudo. Quando estiver esgotada, est-lo- para sempre e esta a realidade desta situao.

Nem tudo desaparecer durante as nossas vidas, mas isso representar um problema para as geraes futuras. Embora seja possvel envidar esforos com vista conservao de combustveis fsseis, eliminando grande parte do seu uso de modo a fazer realmente a diferena, isso no ocorrer enquanto no equacionarmos alguns mtodos alternativos.

A sociedade no vai voltar a usar cavalos e carruagens como meio de transporte. Tambm no vai voltar a usar velas para iluminar as casas noite. Com o uso dos computadores nossa volta, tanto em casa como no local de trabalho, no ser mesmo
Venda Geradores.com 4/28

nada prtico sugerir que deixemos de usar energia elctrica, visto que esta necessria para que possam funcionar.

Muitas vezes considermo-la como garantida ao girarmos, simplesmente, a chave na ignio para pormos o carro a trabalhar, ao ligarmos o termostato do aquecimento ou ar condicionado nas nossas casas, ou ao ligarmos o interruptor para termos luz suficiente numa diviso. Algumas pessoas so to egostas que no se preocupam com o que ir acontecer com as geraes futuras enquanto tiverem, neste momento, aquilo de que necessitam.

Felizmente, a maioria das pessoas no pensa desta forma. No usaro tudo o que podem sem olhar para trs. O problema, porm, que, muitas vezes, no percebem que aquilo que esto a usar poder ser um problema no futuro. E, embora percebam isso, possvel que no percebam que tm outras opes que devem tentar implementar.

Aprender a conhecer os vrios tipos de energia renovvel uma excelente maneira de reflectir acerca das mudanas que podemos implementar. Tem havido alguns esforos significativos nesta rea mas ainda preciso fazer muito mais. Em vez de recearmos aquilo que desconhecemos, prefervel aprendermos o essencial acerca de todas as possveis fontes de energias renovveis.

O governo dos Estados Unidos tem tambm participado na promoo das fontes de energias renovveis. Tm oferecido grandes incentivos financeiros queles que as utilizam, quer se trate de residncias particulares, quer se trate de empresas. Mesmo assim, os custos da implementao das energias renovveis so por vezes demasiado elevados, o que pode levar muitas pessoas a no salvarem os nossos recursos naturais, embora gostassem realmente de o fazer.

Estima-se que cerca de 13% da nossa energia actual so o resultado de energias renovveis. Com os fundos necessrios para cobrir as despesas, tecnologia avanada

Venda Geradores.com

5/28

e o desejo, por parte da sociedade, de continuar a us-las, possvel, ento, que vejamos esta percentagem aumentar significativamente. H imensas vantagens decorrentes do uso das energias renovveis, tais como no prejudicar o ambiente com poluentes.

Se se interroga sobre a razo de no optarmos neste momento por utilizar apenas energias renovveis, a resposta no to simples quanto isso. Em poucas palavras, ainda necessrio realizar bastantes investigaes. Tambm temos de enfrentar um custo elevado bem como vrias desvantagens relativamente a cada tipo de energia renovvel.

Se prosseguir a sua leitura, tambm se aperceber disso. Isso far, ento, sentido, bem como o cenrio geral do que realmente iremos obter com o uso de energias renovveis, quais as limitaes, e o que podemos esperar no futuro. Isto ajud-lo- a compreender com mais clareza as vantagens bem como os inconvenientes desta situao.

Venda Geradores.com

6/28

O que so as Energias Renovveis?


Os combustveis fsseis so usados para produzir a energia que utilizamos, mas assim que estiverem esgotados nunca mais sero repostos. O carvo, o petrleo e o gs natural encaixam, todos eles, nesta categoria. So utilizados em todo o lado, em grandes quantidades, de tal modo que possvel que no se aperceba de que o seu fornecimento limitado.

Estas formas de energia tm sido usadas por serem, sobretudo, acessveis e por no ocuparem muito espao para serem integradas. Podem ser transportadas para qualquer lugar sempre que necessrias. Com os recursos naturais necessrio que determinados elementos estejam implementados para que possamos tirar proveito deles.

O conceito de energias renovveis abarca a capacidade de usar os recursos que temos naturalmente, mas que nunca se esgotaro. Desta forma, podemos continuar a ter todas as vantagens que desejamos sem destruirmos a Terra.

Tambm no impediremos que as geraes futuras tenham a sorte de crescer e evoluir para alm daquilo a que assistimos nas nossas prprias vidas. Este processo envolve pegar neste tipo de recursos naturais e transform-los em produtos que possamos usar como energia.

Isto significa que necessrio recolher e avaliar uma grande quantidade de informaes e tecnologias. Muitos destes mtodos, embora continuem a estar sujeitos a progressos em termos de design e processamento, tornar-se-o ainda mais valiosos no futuro do que o so agora.

A maioria ser da opinio de que as fontes de energias renovveis so melhores para o meio-ambiente e que a queima de combustveis fsseis, como a gasolina e o carvo,

Venda Geradores.com

7/28

no o . Estes recursos naturais permitir-nos-o salvar os recursos e, ao mesmo tempo, viver num ambiente mais limpo do que agora.

Muitos acreditam que no prtico nem seguro depender apenas deste tipo de recursos, e isto porque o sol nem sempre brilha, pelo que a energia nem sempre pode ser recolhida. H muitos lugares onde o sol no aparece durante dias a fio devido mudana sazonal.

No possvel prever quanto vento ser produzido ou quanta energia pode ser retirada da gua. Isso variar significativamente, mas no h nenhuma razo para que no possamos depender dessas fontes de energia como principais fornecedores. Podemos, ento, depender dos combustveis fsseis como energia de reserva para que no nos falte energia.

Muito provavelmente, j ter ouvido falar nas vrias formas de energias renovveis, mas no de forma detalhada. Continue a ler e ter toda a informao necessria, incluindo os prs e contras de cada tipo de energia. Ver que cada um oferece alguma esperana para o futuro enquanto reduzimos a nossa dependncia quanto aos recursos que no podemos repor.

Venda Geradores.com

8/28

Tipos de Energias Renovveis


Quando pensamos sobre as coisas naturais que existem nossa volta, pensamos em duas ou trs coisas. Em primeiro lugar, h o sol, que continua a brilhar intensamente no cu dia aps dia. Fornece-nos uma grande quantidade de calor que pode ser convertido em energia. H dias em que o sol brilha e outros em que est escondido atrs das nuvens, pelo que a quantidade de energia captada, dia aps dia, varivel.

A seguir, h a gua, que cobre a grande maioria da superfcie da Terra. H tambm a humidade e a chuva que podem ser recolhidas com o passar do tempo. H energia na gua em movimento e esta pode ser convertida em energia nas centrais hidroelctricas.

Mesmo que esta seja escassa em determinados dias, tambm h o vento. H algumas regies que so sempre extremamente ventosas. Para que o equipamento usado para criar energia elica seja rentvel necessrio que o vento sopre, na maioria dos dias, a uma velocidade de pelo menos 15 milhas por hora.

A maioria das pessoas v isso como um incmodo, mas no se apercebem do potencial. No tm realmente conscincia de que o vento que est por toda a parte pode ser usado para criar energia renovvel. Tambm muito limpo para o ambiente pelo que no tm de se preocupar com os efeitos negativos que da podem advir.

O biocombustvel tambm uma fonte de energia renovvel e poucos so aqueles que sabem do que se trata. Este conceito envolve a utilizao de tipos de materiais que podem ser queimados para criar energia. Estes podem ser restos de papel e de madeira, lixo e at mesmo estrume de animais.

um conceito bastante interessante e que vai, certamente, querer descobrir. Pode ter a certeza de que esta uma rea de energias renovveis que continuar a crescer a passos largos durante a prxima dcada. No subestime quo valiosas estas podem

Venda Geradores.com

9/28

ser, alm de remover resduos do meio-ambiente. Este tipo de energias renovveis de natureza cientfica.

Venda Geradores.com

10/28

Energia Solar
A energia solar , provavelmente, a mais valiosa das fontes de energia renovvel disponveis, e isso porque abundante e porque a sua implementao a menos dispendiosa. possvel construir novos edifcios que integram estes conceitos, tal como residncias. H tambm painis solares que podem ser aplicados em edifcios j existentes. Assim, possvel modificar qualquer residncia ou local de trabalho de modo a usar a energia solar. Pode ser dispendiosa mas ver que pode ser um excelente investimento. Se tiver um prdio, com vrios apartamentos, cuja renda inclui a energia elctrica, isso poder ajudar a reduzir as despesas gerais. Em poucos anos o investimento estar pago.

Este processo envolve a colocao de colectores e de painis onde o sol chega, tal como o telhado. O processo de converso do que colectado em energia designa-se por processo fotovoltaico. Para que a converso ocorra, usa-se cilcio.

O conceito de energia solar tambm acabou por se estender aos veculos. Estes tm clulas que captam energia solar para fazer o veculo mover-se. O design avanado permite que a energia seja tambm conservada de forma contnua quando o automvel chega a um semforo.

Se conduzir o seu veculo por mais tempo do que a energia permite, no ficar encalhado no meio da auto-estrada. O veculo tambm no se desligar assim que anoitecer, e isso porque tambm funciona com combustvel.

A energia solar sempre consumida antes de qualquer combustvel ser usado. Continuar a usar combustvel para o carro funcionar at repor a energia solar. Alm disso, mesmo quando est a usar o combustvel com este tipo de veculo, este queimar de forma mais limpa e, portanto, no lanar para a atmosfera todos os poluentes produzidos pelos outros veculos.

Venda Geradores.com

11/28

Existem alguns modelos de veculos hbridos e, ao que parece, esto sempre a surgir mais no mercado. No entanto, podem ser muito caros para que possa adquirir algum. Custam um pouco mais do que os outros tipos de veculos disponveis no mercado. No entanto, se estiver procura de uma excelente maneira de depender de energias renovveis, esta uma boa forma de o fazer.

Se, neste preciso momento, estiver a gastar uma fortuna com o seu veculo actual, ento, esta soluo poder ser mais rentvel para si. Apesar de uma mensalidade mais elevada at a liquidao do valor do veculo hbrido, recuperar esse dinheiro atravs do que poupa em termos de combustvel.

As centrais de energia solar comearam a surgir em locais onde as pessoas jamais pensaram que surgiriam. Tanto a Califrnia como a Florida tm planos para criar pelo menos oito novos locais nos prximos cinco anos de modo a criar mais energia a partir da luz solar.

De facto, a Califrnia um dos lderes na promoo do uso da energia solar. Existe um plano em curso para criar 3.000 megawatts at 2017. O objectivo consiste em criar uma forma de a Califrnia ter toda a energia de que precise sem ter de usar os seus recursos naturais.

Muitos dos cidados da Califrnia no esto satisfeitos com esta iniciativa devido ao seu custo. Trata-se de um projecto que ir custar quase 3 milhes de dlares at ser concludo. No entanto, os dirigentes da Califrnia esto confiantes de que este um passo na direco certa. Esto confiantes de que isto ajudar, presentemente, todos os habitantes da Califrnia, bem como as geraes vindouras.

Muitos californianos esto, porm, a tomar a iniciativa de adoptar as energias renovveis, sendo-lhes reembolsadas grandes somas de dinheiro investido por instalarem painis solares nas suas casas e nos locais de trabalho. As empresas de

Venda Geradores.com

12/28

construo esto a receber incentivos para construrem novas estruturas onde aqueles j se encontram instalados.

A Califrnia no , porm, o nico estado a avanar com incentivos para os seus residentes. Verifique se o estado onde reside est disposto a reembolsar-lhe uma parte do montante que investiu na instalao dos painis solares. Esta pode ser uma ptima maneira de poupar dinheiro neste projecto. Por outro lado, est a contribuir para a reduo do consumo de energias no renovveis no seu lar.

essencial que aprendamos a fazer tudo o que podemos para captarmos a energia solar. Os especialistas acreditam que h mais energia solar a cada dia que podemos usar do que aquela que utilizamos atravs dos combustveis fsseis num ano. Esta uma avaliao surpreendente, com um grande significado para o futuro de todos ns.

Imagine, se recolhssemos e usssemos uma fraco dessa quantidade, o que seriamos capazes de preservar em relao aos recursos no-renovveis. Poder perguntar-se o que impede toda a gente de o fazer, e a resposta simples: o custo.

No entanto, como poder verificar, o uso de energias renovveis verificar-se- cada vez mais e cada pequeno pedao ser um passo na direco certa para obtermos, realmente, os resultados pelos quais nos esforamos enquanto sociedade. Isso levar dcadas para que l cheguemos, mas isso continua a ser melhor do que a alternativa. No h nenhuma razo para continuarmos a depender de energias no-renovveis quando tal no necessrio.

Estima-se que 20.000 proprietrios norte-americanos esto actualmente a obter pelo menos 80% da sua energia elctrica a partir da energia solar, o que representa uma economia de aproximadamente 50.000 toneladas de carvo por ano para produzir a mesma quantidade de energia. Isto representa uma pequena poro dos nossos recursos naturais a ser preservada por um pequeno nmero de pessoas envolvidas.

Venda Geradores.com

13/28

Energia Elica
Nas plancies, em terreno aberto, o vento capaz de soprar a altas velocidades e isso devido ao facto de no haver quaisquer edifcios ou casas na rea para interromper o seu curso, pelo que este o local perfeito para a gerao e recolha da energia elica.

O uso de moinhos de vento para gerar energia existe j h muitos anos. Claro que estes moinhos de vento eram bastante pequenos comparativamente aos que existem actualmente para criar energia. Nem todos os espaos so apropriados para a localizao de grandes turbinas elicas, pelo que se almeja locais onde o vento sopra a uma velocidade de, pelo menos, 15 milhas por hora.

Existem centenas de turbinas elicas de vrios metros de altura estrategicamente reunidas nessas reas de terreno aberto. O transporte de cada uma das lminas dessas turbinas feito atravs de camio, sendo estas, ento, instaladas com vrios elementos de equipamentos de construo. Embora funcionem sozinhas, o seu funcionamento acompanhado de perto para garantir que estejam a funcionar como deve ser.

Embora a sua instalao represente um grande custo e muito trabalho, cada uma tem uma vida til de 20 a 25 anos, o que significa que o investimento vale bem o seu custo, visto que no necessrio substitu-las constantemente; tendo sido esta razo um incentivo para que sejam instaladas mais turbinas elicas.

A produo de energia elctrica a partir do vento tem demonstrado ser to rentvel em muitas pequenas cidades que alguns agricultores e rancheiros desistiram das suas actividades, permitindo, em vez disso, que vrias empresas instalem essas turbinas elicas nas suas propriedades em troca de uma contribuio pecuniria. Deixam ento de realizar as suas actividades habituais, ganhando, garantidamente, dinheiro.

Venda Geradores.com

14/28

Com o alto risco associado ao sector agrcola e ao sector da criao de gado, compreensvel que muitos deles o faam. Para aqueles que esto mais prximos da idade da reforma, faz sentido ter a capacidade de confiar numa dada fonte de rendimentos. Isto menos stressante do que esperar por uma boa colheita ou que o preo da carne no desa no mercado.

A instalao deste tipo de turbinas elicas para a gerao de energia elctrica , contudo, extremamente cara, alm do facto de ser um processo que requer bastante tempo devido ao tamanho das turbinas. Quando as observe a partir de um avio ou numa viagem por uma estrada principal no realiza o quo enorme elas so. Esto, em mdia, entre 200 a 250 ps de distncia do solo.

A maior turbina elica do mundo est situada no Havai. mais alta de que um prdio de 20 andares. Cada uma das lminas da turbina do tamanho de um campo de futebol. Cada uma dessas turbinas capaz de produzir energia suficiente para fornecer energia elctrica a 300 casas nessa zona.

Se tiver a oportunidade de passar por uma zona onde estas existam, poder ver, com os seus prprios olhos, o quo gigantescas so. No Iowa, existem aproximadamente 800 turbinas elicas situadas nos chamados parques elicos. fornecida energia elica, produzida por estas, a mais de 200.000 lares. Tambm existem no Minnesota, Wisconsin, Oklahoma, Kansas, Califrnia e Colorado.

Ao observar as turbinas a girarem, poder verificar que estas rodam no sentido oposto s agulhas do relgio. medida que o vento sopra, o eixo, que est conectado a um gerador, engatado. medida que as lminas giram, este gerador ir mover a energia criada ao longo dos locais na rede. O funcionamento das turbinas monitorizado e, em caso de emergncia, estas so desligadas.

Venda Geradores.com

15/28

Em caso de desastres naturais, tais como tornados, estas turbinas podem dar-lhes mais fora para que sigam em frente e destruam tudo no seu caminho. Ao serem desligadas, isso j no se verificar.

Isto tambm pode evitar que as lminas sejam danificadas durante esse tipo de acontecimento. Visto o custo elevadssimo das turbinas elicas, mant-las em boas condies de funcionamento algo muito importante. Nalgumas zonas, os tornados so um problema comum e, por isso, as turbinas elicas so constantemente vigiadas.

Nem toda a gente f destas turbinas elicas por pensarem que so uma monstruosidade. Querem poder olhar pela janela e contemplar a plancie, e no toneladas de turbinas elicas. Tambm consideram que estas retiram o aspecto romntico e tranquilo da zona.

No entanto, quando se trata de pequenas cidades que lutam para que os seus moradores ganhem a sua vida, a perspectiva de ser remunerado para que uma empresa instale turbinas elicas para a captao de energia uma resposta s suas preces. Preferem ter dinheiro para pr comida na mesa a terem terrenos a perder de vista.

A quantidade de energia que pode ser produzida desta forma nunca ser a mesma. H dias bastante ventosos e outros em que sopra apenas uma brisa amena. Mesmo assim, h vento suficiente para fazer com que o custo da instalao deste tipo de equipamento valha a pena. Tambm vale a pena partilhar a beleza de determinadas zonas.

Algumas destas turbinas esto tambm situadas em vrias massas de gua. Acreditase que a energia elica poder, um dia, ser responsvel por cerca de 50% da energia que consumimos. Mas para que isso acontea, sero ainda necessrias muitas investigaes, bem como grandes desenvolvimentos.

Venda Geradores.com

16/28

No entanto, muito emocionante saber que tais recursos energticos esto disponveis para ns. Pode fazer com que respiremos de alvio enquanto os recursos naturais que no podemos substituir continuam a ser consumidos dia aps dia.

O facto de no libertarem nada de nefasto para o meio-ambiente tambm bastante importante. O facto de no ser libertado dixido de carbono e outros gases para a atmosfera medida que a energia elica produzida algo que tambm significa muito para ns, pois, significa que o ar que respiramos mais saudvel do que o que o se verificava anteriormente.

A American Wind Energy Association tem continuado a trabalhar com vista a que este tipo de energia renovvel esteja disponvel em todo o pas. Muitos acham estranho que outros pases, entre os quais a Espanha e a Alemanha, apostem mais neste tipo de energia do que os Estados Unidos. No entanto, devido aos seus aspectos positivos, de esperar que o volume energtico consumido continue a aumentar anualmente.

De acordo com as suas estimativas, podemos criar 1 vezes a quantidade de electricidade consumida anualmente nos Estados Unidos com base na quantidade de vento existente diria. Estas so notcias extremamente entusiasmantes e algo que pode realmente ajudar-nos a preservar os nossos recursos naturais dentro das nossas possibilidades.

Alguns grupos de defesa dos direitos dos animais apontaram o dedo s turbinas giratrias desses aerogeradores que ferem gravemente, chegando mesmo a matar vrios tipos de pssaros. Para avaliar estas reivindicaes, tm-se realizado alguns estudos.

So envidados esforos para evitar que isso acontea sem reduzir, contudo, a eficcia da energia elica produzida. Acredita-se que estes incidentes so muito reduzidos

Venda Geradores.com

17/28

embora os pssaros no estejam perante um perigo real devido s turbinas que gerem energia.

Venda Geradores.com

18/28

Energia hidrulica
Tambm se pode produzir energia atravs da gua, processo este designado por energia hidrulica. Este processo permite criar muito mais energia num determinado momento do que a energia solar ou a energia elica, o que se deve ao facto de a gua ser bastante densa.

Por conseguinte, s necessria uma pequena quantidade de gua para criar uma determinada quantidade de energia. Em contrapartida, necessria muita mais luz solar ou vento para gerar a mesma quantidade. A energia hidrulica utilizada para fornecer electricidade a mais de 28 milhes de pessoas em todo o mundo e representa aproximadamente 10% de toda a energia elctrica produzida nos Estados Unidos. O processo envolve vrias precaues de segurana, tal como a gua nunca entrar em contacto com os componentes elctricos utilizados no processo. Todos ns sabemos que isso poderia implicar um desastre. O processo ocorre atravs do fluxo de gua que faz girar as turbinas existentes no gerador.

Embora este processo no seja algo inovador, tem sido melhorado desde a sua primeira utilizao, a qual ocorreu h milhares de anos. Os egpcios representavam uma sociedade muito sagaz e eram capazes de usar este processo para moer os cereais. Tambm foi usado como uma forma de serrar madeira visto que mantinha as lminas suficientemente frias.

A primeira central hidroelctrica norte-americana surgiu em 1882, no Wisconsin. A maioria das pessoas no tem noo de que, outrora, uma grande parte da energia elctrica consumida nos Estados Unidos provinha dessas centrais. Em 1940, cerca de metade da energia elctrica consumida provinha dessa fonte energtica. Mais tarde, foi substituda pela utilizao do carvo.

Claro que isso foi antes de ns sabermos que o carvo era algo que um dia escassearia. No percebemos, nessa altura, a quantidade de carvo que viramos a

Venda Geradores.com

19/28

utilizar. Tambm no nos apercebemos do quanto o carvo iria poluir o nosso meioambiente. Parece irnico que para darmos um passo em frente tenhamos de voltar atrs, mas o que acontece neste caso em concreto.

Nos Estados Unidos, existem vrias barragens onde so executados projectos elaborados. Aqui, so gerados enormes volumes de energia dia aps dia atravs deste mtodo. Visto que a energia hidrulica extremamente dispendiosa, esta no to amplamente utilizada como poderia s-lo.

A maior central hidroelctrica do mundo est situada em Washington ao longo da barragem Grand Coulee. A sua construo demorou 11 anos, de 1933 a 1942. Desde essa poca, passou por vrias remodelaes e mudanas. Tem dimenses extraordinrias: mais de 5.000 ps de comprimento e 550 ps de altura.

Ao todo, encontram-se a quatro centrais distintas. Cada uma controlada separadamente para um controlo mais fcil do processo de produo energtica. H 33 geradores e mais de 2 milhes de lares, situados nessa zona, obtm assim a energia que consomem. um feito extraordinrio, que mostra realmente a energia que pode ser criada com tamanha fonte de energia renovvel.

Algumas das abordagens mais recentes em termos de energia hidrulica incluem a gerao dessa energia a partir das ondas do oceano. Mesmo as ondas que ocorrem ao longo do dia, no mar, podem ser usadas para criar energia. Acredita-se que o uso de energia hidrulica ser, um dia, muito mais significativo do que aquele que se verifica actualmente.

Claro que no faz sentido que a energia hidrulica seja aplicada em qualquer lugar, pois, h muitos lugares que no tm gua suficiente para um bom funcionamento das centrais. Nem todos os lugares tm rios e cursos de gua abundantes e oceanos para gerar energia hidrulica. A maioria est localizada ao longo da zona ocidental dos Estados Unidos, nomeadamente no Oregon, em Washington e na Califrnia.

Venda Geradores.com

20/28

Se possvel encontrar uma forma de converter a gua em energia menos dispendiosa do que aquela que existe actualmente, ento isso certamente acontecer. S faz sentido devido aos volumes de energia que podem ser gerados a partir deste recurso natural. Alm disso, no reduz o volume de gua nem implica qualquer tipo de contaminantes.

H estudos que demonstram, porm, que as formas vivas aquticas podem ser afectadas por este processo, o que poder perturbar o equilbrio natural do que acontece nessas guas. Existe tambm o risco de terrorismo para destruir o que construmos.

Desde os acontecimentos do 11 de Setembro, foram implementados esforos de segurana mais apertados de modo a impedir que isso acontea. Existem postos de controlo e locais de paragem aleatrios ao longo do caminho, onde os veculos so inspeccionados. H tambm restries em lugares como a barragem de Hoover, as quais impedem, a ttulo de precauo adicional, o trnsito de veculos longos, tais como camies e autocarros.

A construo de uma barragem para uma central hidroelctrica pode levar anos at que esta comece a funcionar. Muitas pessoas que vivem nas imediaes de uma central hidroelctrica esto descontentes, pois, preocupam-se com o risco de cheias, alm de que os preos dos prprios seguros aumentam devido a essa possibilidade.

Venda Geradores.com

21/28

Biocombustvel
O biocombustvel no faz parte dos tipos de energia renovveis mais conhecidos, mas importante compreender o que isto . O processo inicia-se quando se verifica a fotossntese das plantas. A energia qumica a armazenada pode ser libertada, dando lugar a um tipo de biomassa que transformada em combustvel.

Este pode ser usado em motores. So ainda necessrias bastantes investigaes nesta rea. Actualmente, este processo de converso no to eficaz como deveria ser, alm do facto de a sua produo ser um processo extremamente moroso e dispendioso.

O biocombustvel existe quer sob a forma lquida, quer sob a forma slida. O leo vegetal utilizado como fonte de combustvel alternativa para alguns veculos um tipo de biocombustvel lquido. Pode ser natural ou pode ser reprocessado aps ter sido usado. Alguns restaurantes do o seu leo vegetal usado queles que o utilizam para os seus veculos. Uma vez limpo, pode ser utilizado, no representando qualquer perigo para o veculo.

Alguns tipos de produtos alimentares so cultivados em quantidades superiores procura, pelo que possvel produzir etanol. geralmente misturado com 15% de combustvel tradicional para que a mistura resulte. Ao que parece, so muitos aqueles que, no contexto da indstria do cultivo de tais produtos alimentares, no concordam, porm, com a sua utilizao, por considerarem que os alimentos devem ser usados para alimentar os mais necessitados.

Contudo, o biocombustvel existe geralmente sob a forma de slidos. Por exemplo, podemos incluir nesta categoria a lenha. Pode us-la para cozinhar e para aquecer a casa em vez de depender do gs natural. Apresenta, todavia, uma desvantagem, visto que pode emitir substncias perigosas para o meio-ambiente.

Venda Geradores.com

22/28

Esto em curso testes em que as variveis esto agora a ser controladas no campo do biocombustvel. Acredita-se que este tipo de energia renovvel poder ser, um dia, um avano no campo do fornecimento de combustvel para os nossos veculos. Esteja atento aos grandes feitos que esto para acontecer neste campo no futuro.

Se for possvel descobrir um processo acessvel para usar o biocombustvel, poderemos gerar mais de metade dos recursos naturais esgotados anualmente. E isso o que continua a motivar os investigadores a avanarem e os financiadores a continuarem a concederem subvenes para permitir que isso acontea.

A nica questo que parece ser preocupante que, para gerar mais biocombustvel, so necessrias grandes extenses de terrenos, o que poder significar que terremos normalmente utilizados para o cultivo de produtos alimentares e de outros recursos deixem de estar disponveis. necessrio que estejamos bem atentos a este campo em particular.

Visto que parte destas preocupaes veio a lume, esto a ser introduzidas outras formas de biocombustveis susceptveis de serem utlizadas, desde que estes produtos naturais sejam capazes de fornecer o calor que pode ser transformado em combustvel. At o lixo pode ser usado para criar biocombustvel, o que significa que menos resduos permanecero em aterros sanitrios.

Uma das empresas de biocombustvel mais bem-sucedidas est situada em Cedar Rapids, no Iowa; trata-se da BFC Gas & Electric. capaz de reciclar cerca de 150 toneladas de matria por dia nas suas instalaes. Processam sobras de madeira provenientes de projectos e serrarias da regio.

tambm utilizado papel em vez deste ser desperdiado quando usado em projectos em que sobram pedaos de papel. Por vezes, h determinados tipos de papel e de carto que no podem ser reciclados com xito, pelo que so, nestes casos, processados.

Venda Geradores.com

23/28

As colheitas estragadas, as plantas e rvores doentes, e os caules de milho que permanecem no solo aps a colheita tambm servem. A energia elctrica de mais de 40.000 lares na regio de Cedar Rapids fornecida atravs desta empresa em particular. Verifica-se um trabalho rduo para fazer com que o uso de biocombustveis reverta em benefcio da comunidade.

Noutras regies, verifica-se a transformao de estrume de vaca em biocombustvel. algo que nem toda a gente acha atraente, mas pode ser um caminho vivel para obter mais benefcios a partir de tais resduos. No entanto, h muitos detalhes que ainda devem ser desenvolvidos.

Venda Geradores.com

24/28

O Futuro das Energias Renovveis


Como pode verificar, verificar-se-o imensas vantagens decorrentes de todos estes tipos de energias renovveis. Embora estejam, actualmente, a ser implementados num determinado patamar, ainda h muito para fazer. necessrio que aprendamos como obter o mximo de benefcios.

Por outro lado, necessrio que aprendamos como reduzir os custos envolvidos na gerao de energia. Este parece ser o maior entrave aos avanos neste campo. O facto de funcionarem e reduzirem a poluio so aspectos muito positivos que nos encorajam a seguir em frente.

Assim que nos tornarmos mais conscientes das fontes energticas que estamos a esgotar, ser necessrio que actuemos. Quanto mais aprendermos a no depender desses recursos melhor ser para o mundo inteiro. Leve o tempo necessrio para descobrir tudo o que puder sobre as energias renovveis para que tambm esteja consciente do que est a acontecer sua volta.

Mantenha-se a par dos desenvolvimentos que esto a ocorrer neste campo. realmente bastante fascinante e certamente algo que querer continuar a explorar. Por outro lado, aconselhamo-lo a olhar atentamente para a forma como est a usar as fontes naturais de energia.

Faa cortes onde puder para continuar a conservar o que temos actualmente para gerar energia e que, muitas vezes, consideramos como um dado adquirido na nossa sociedade. Isso no significa que no possa desfrutar do seu estilo de vida, mas sim tentar ver as coisas numa perspectiva ecolgica.

H, contudo, algum negativismo relativamente produo das energias renovveis. As preocupaes prendem-se no s com a quantidade de espao necessrio para que todos estes mtodos sejam implementados, bem como com o facto de algumas
Venda Geradores.com 25/28

empresas puderem vir a perder dinheiro face diminuio da procura dos combustveis fosseis. Todavia, o design geral das turbinas dos aerogeradores e dos painis solares uma rea que ainda podem ser efectuadas melhorias.

Se no ocuparem tanto espao ou se no forem to perceptveis, mais pessoas estaro dispostas a instal-los. A criatividade neste campo algo que devemos encorajar e que deve ser possvel devido tecnologia prontamente disponvel.

Alguns especialistas tambm temem que surjam alguns problemas de que ainda no temos conhecimento. No entanto, isso no deve impedir-nos de avanarmos e de obtermos tudo o que possamos a partir destas fontes renovveis. Deixarmos cada coisa a seu tempo a melhor forma de agir.

Esto a ser examinados, de forma cuidadosa, os riscos de poluio e destruio resultantes do equipamento de construo usado para completar tais projectos. Tambm h quem se preocupe com o risco profissional associado. Mesmo com uma formao apropriada, as pessoas podem ferir-se ou morrer no seu processo de edificao.

Algumas pessoas no esto propensas a mudanas e isso tambm diz respeito forma como obtm a energia. Geralmente, dependem do carvo e do gs natural. Esto habituadas a pagar por estes produtos e tm receio de experimentar algo novo. Continuar a proporcionar-lhes informaes precisas pode realmente ajud-las a terem uma perspectiva geral.

As possibilidades que se oferecem a ns no campo das energias renovveis so imensas. No h limites desde que representem uma vantagem para a sociedade no seu todo. Seria interessante olharmos para trs, h dez ou vinte anos atrs, e vermos de onde provm os conceitos de energias renovveis.

Venda Geradores.com

26/28

Concluso
Parecer haver, hoje em dia, mais do que nunca, um maior interesse pelas formas de energias renovveis. As pessoas, oriundas de todas as esferas sociais, esto a olhar para os vrios benefcios que delas podem advir. Um indicativo de que necessrio que continuemos a avanar prende-se com o facto de muitos pases subdesenvolvidos usarem mais energias renovveis do que ns.

Embora seja ptimo que tenhamos do nosso lado a tecnologia, no nos podemos esquecer do que estes produtos fazem ao meio-ambiente. O aquecimento global sempre foi um enorme motivo de preocupao. O problema parece continuar a piorar devido aos vrios tipos de poluio na atmosfera.

Acredita-se que seja um factor-chave quanto aos fenmenos estranhos que acontecem nossa volta no que diz respeito meteorologia. Tem chovido, e at mesmo nevado, nas regies desrticas. As regies com baixa precipitao so agora afectadas pela seca. Diversos desastres naturais, entre os quais furaces, cheias e tornados, continuam a destruir tudo no seu caminho.

Enquanto os governos, bem como os cidados, continuarem a converter-se ao que as energias renovveis tm para oferecer, provvel que comea a registar-se algum equilbrio. H muitas grandes empresas, l fora, que esto a liderar o caminho. Pretendem instituir excelentes exemplos para outras na esperana de que estas tambm percorram o mesmo caminho.

Como o custo do combustvel continua a aumentar, toda a gente se preocupa com isso e, por conseguinte, as pessoas procuram uma forma alternativa de energia renovvel que possa ser usada para substitu-lo. Alguns dos veculos vulgarmente conhecidos como hbridos so uma ajuda nesse campo, pois, usam em grande parte energia solar, passando a utilizar o combustvel apenas como recurso de reserva at ser captada mais energia. Ao diversificarmos os vrios mtodos que usamos para as energias

Venda Geradores.com

27/28

renovveis, podemos equilibrar o nosso desejo de seguirmos em frente, enquanto sociedade, com o que h de melhor e com a responsabilidade de protegermos o ambiente. H muitos prs e contras relativamente a cada uma das fontes de energia renovvel, mas os benefcios superam, certamente, o que h de negativo.

No h forma de contornar o facto de que no podemos substituir os combustveis fsseis que consumimos. Quanto mais usarmos, menos haver para as geraes futuras. Podemos agir em consonncia com aquilo que sabemos e levarmos adiante as energias renovveis ou podemos agir de forma egosta e continuar a esgotar o que temos e deixar as geraes vindouras descobrirem isso pelos seus prprios meios.

Links teis
Laboratrio de Energia Solar Energia Solar Trabalho sobre Energia Elica Energia Elica Portal das Energias Renovveis A Energia no Mundo CRESESB - Centro de Referncia para Energia Solar e Elica Venda Geradores Tudo sobre Geradores de Energia Curso sobre Paineis Solares Domsticos Apoio Solar Incentivo aos Paineis Solares

Venda Geradores.com

28/28

You might also like