You are on page 1of 18

Sistema de informaes sobre o mercado de trabalho no setor turismo

O EMPREGO NO TURISMO NAS REGIES METROPOLITANAS

Outubro 2010

SISTEMA DE INFORMAES SOBRE O TRABALHO DO SETOR TURISMO NO BRASIL

MERCADO

DE

Ipea Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada Presidente Marcio Pochmann Diretora de Estudos e Polticas Regionais, Urbanos e Ambientais Liana Maria da Frota Carleial Equipe Tcnica do Projeto Ipea Roberto Aric Zamboni Coordenador Patricia Alessandra Morita Reinaldo Camargo de Soares Ligia Louzada Freitas Codeplan - Companhia de Planejamento do Distrito Federal Margarida Hatem Pinto Coelho

Instituio Financiadora Ministrio do Turismo Relatrio Margarida Hatem P. Coelho Patricia A. Morita

1 Introduo O IPEA, com o apoio do Ministrio do Turismo - Mtur, est estruturando o Sistema Integrado de Informaes sobre o Mercado de Trabalho no Setor Turismo - SIMT, com informaes que utilizam dados de fontes secundrias e de pesquisas realizadas pelo IPEA sobre a ocupao nas principais Atividades Caractersticas do Turismo ACTs: Alojamento, Agncias de Viagem, Transportes, Aluguel de Transportes, Auxiliar de Transportes, Alimentao e Cultura e Lazer 1. Compem o SIMT, estudos e tabelas com estimativas relativas ao mercado de trabalho do turismo; anlises tcnicas, banco de dados com estatsticas e informaes necessrias elaborao de polticas e anlises pelo Mtur e pela sociedade em geral.2. Na etapa de implantao do SIMT, em 2003, fez-se um diagnstico das informaes e fontes existentes e definiu-se a metodologia que norteou o conjunto de pesquisas voltadas para a medio e caracterizao da ocupao no setor turismo3. Esse diagnstico apontou como principal limitao ao desenvolvimento dos trabalhos a dificuldade de distinguir as propores de atendimento dos servios prestados pelos estabelecimentos que operam nas ACTs a residentes e a turistas. Na ausncia desses dados, os estudos at ento elaborados superestimavam as ocupaes do setor, pois, indevidamente, apropriavam toda a ocupao como derivada do atendimento a turistas. Esse tipo de distoro ocorria, principalmente, em atividades como Alimentao e Cultura e lazer, nas quais o atendimento a turistas representa uma parcela pequena da clientela. O SIMT busca suprir essa carncia de informaes, por meio de um coeficiente turstico, construdo pelo IPEA, com base em pesquisa por telefone,

1 O conceito de ACTs est referido no documento Conta Satlite de Turismo, Quadro Conceptual,

1999, Organizao Mundial do Turismo, Madri, Espanha.


2 Os relatrios da pesquisa e estatsticas esto disponveis na pgina do IPEA: www.ipea.gov.br, link

Emprego no Turismo.
3 Ver documento: Proposta Metodolgica para a produo de indicadores correntes sobre o mercado de

trabalho no setor turismo, por meio de fontes secundrias de cobertura nacional - ARIAS, A. Rodriguez; Ipea, Braslia, 2004.

feita em todas as unidades da federao que possibilitou distinguir o atendimento feito a turistas e a residentes. a partir da utilizao desses coeficientes, em conjunto com dados de fontes secundrias como a Relao Anual de Informaes Sociais RAIS e a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domiclios PNAD, que se elaboraram as estimativas referentes ocupao gerada pelo turismo. Tais aspectos puderam ser contemplados com maior nfase no que se refere ocupao formal, em virtude do amplo nvel de cobertura e detalhes com que so disponibilizados os dados da RAIS. No nvel estadual e municipal, limitaes relacionadas s amostras da PNAD s permitem apresentar os dados para o segmento formal. Neste documento, sero apresentados dados relativos ao emprego formal no turismo, nas duas ACTs mais vinculadas ao turismo, Alojamento e Agncias de Viagem, para 10 regies metropolitanas: So Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Belm e Braslia. Pretende-se, com isso, contribuir com informaes que possibilitem uma leitura da dimenso da oferta de servios tursticos, com base nos dados sobre o emprego, nos municpios que sediaro jogos da Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Sero feitas algumas anlises comparando dados do emprego nessas duas atividades do turismo em relao ao emprego na economia como um todo, para regies metropolitanas e no metropolitanas, no centro e na periferia das regies metropolitanas estudadas e para o conjunto dos municpios indutores do turismo, elencados pelo Mtur no seu Plano de Regionalizao do Turismo. Apresenta-se tambm a evoluo do emprego nessas atividades, no perodo dezembro de 2002 a dezembro de 2008. Ao final, faz-se uma sntese de alguns aspectos abordados, a ttulo de concluso. Este documento est baseado em estimativas produzidas no mbito do SIMT, elaboradas por Reinaldo Soares de Camargo e os dados referem-se a dezembro de 2008.

2 - Aspectos Metodolgicos Para analisar os dados das regies metropolitanas, necessrio utilizar os dados no nvel municipal. Para esse nvel, no mbito do SIMT, no existem coeficientes confiveis de atendimento a turista. Ou seja, com base na pesquisa feita, no possvel identificar com um nvel de significncia aceitvel, qual o percentual de turistas e residentes em cada ACT, para cada municpio. Por essa razo, para a anlise do emprego no turismo nas regies metropolitanas, foram consideradas apenas as atividades que atendem principalmente a turistas, ou seja, Alojamento e Agncias de Viagens, que chamaremos de Ncleo das ACTs. Para essas atividades, vamos considerar que 100% dos clientes so turistas. Essas duas atividades representam em torno de um tero do emprego no turismo no Brasil. A seguir relacionam-se as classes CNAE - Classificao Nacional de Atividades Econmicas referentes a essas atividades. Alojamento: 55.108: Hotis e similares 55.906: Outros tipos de alojamento, no especificados anteriormente. Agncias de Viagem: 79.112: agncias de viagens 79.121: operadores tursticos 79.902: servios de reservas e outros servios de turismo no especificados anteriormente. No nvel municipal, tambm no h dados confiveis para o emprego informal. Assim, a anlise refere-se apenas ao emprego formal do turismo. Apesar de formalmente existirem 36 Regies Metropolitanas no Brasil, para este estudo, consideramos apenas as 9 Regies Metropolitanas mais tradicionais: So Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Belm, mais a Regio Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE- DF) As informaes, sob a forma de grfico, so de dezembro de 2008 e apresentam valores para o ncleo das ACTs, (algumas vezes, chamado de Turismo no texto) e para a Economia.

3 Emprego nas Regies Metropolitanas x emprego em regies no metropolitanas Das 321.733 ocupaes formais no ncleo das ACTs (Alojamento e Agncias de Viagens), 40% esto concentradas nas Regies Metropolitanas. Ou seja, as 10 Regies Metropolitanas consideradas so responsveis pela gerao de quase metade do emprego no ncleo do turismo no Brasil. RM x no RM N de ocupaes no ncleo das ACTs (dez/2008)

Ncleo ACTs 321.733 ocupaes

RMs 130.144 ocup. 40%

No-RMs 191.589 ocup. 60%

preciso fazer essa anlise dentro do contexto da economia como um todo; no basta analisar o turismo isoladamente. 40% do emprego no ncleo das ACTs esto em regies metropolitanas, mas isso pode acontecer em todos os setores, no s no turismo, j que as regies metropolitanas concentram grande parte dos empregos. necessrio, ento, verificar quanto dos empregos da economia como um todo esto em regies metropolitanas. O grfico a seguir mostra que 44% dos empregos na economia esto concentrados nas RMs. Comparando esse percentual com o do ncleo das ACTs, ou seja, 44% com 40%, pode-se dizer que o ncleo do turismo relativamente menos concentrado nas RMs do que a mdia da Economia.

RM x no RM Nmero de ocupaes no Ncleo ACTs x Economia (dez/2008)


No-RMs 60% RMs 40% No-RMs 56% RMs 44%

Ncleo ACTs

Economia

Agora, analisam-se individualmente as ACTs que compem o Ncleo do Turismo. No grfico abaixo, observa-se que o comportamento muito distinto para Alojamento e Agncias de Viagens. A maior parte do emprego em Alojamento se encontra em regies no-metropolitanas (64%). J o emprego em Agncias de Viagens est concentrado nas regies metropolitanas (63%). Uma hiptese para esse fato que as Agncias de Viagens esto prximas aos ncleos emissores de turistas que, por sua vez, se concentram nas regies metropolitanas. A atividade Alojamento, por sua vez, apesar de muito presente nas regies metropolitanas, tambm est dispersa pelo territrio. mais provvel se encontrar um hotel ou pousada numa regio no metropolitana do que uma agncia de viagens. Concluindo, o emprego no ncleo do turismo menos concentrado nas RMs do que na mdia da Economia, devido ACT Alojamento, que est prioritariamente fora das regies metropolitanas e representa em torno de 85% do ncleo.

RM x no RM N de ocupaes nas ACTs (dez/2008)

37% 60% 56% 64%

no-RM RM

63% 40% 44% 36%

Ncleo ACTs

Economia

Alojamento

Agncias de Viagens

4 Emprego nas Regies Metropolitanas: Centro x Periferia Analisando-se o emprego no turismo apenas nas Regies

Metropolitanas, observa-se que a grande maioria, 75% das ocupaes do turismo nas RMs, concentra-se no seu centro e o restante, 25%, na sua periferia. Ou seja, das 130.000 ocupaes nas RMs, quase 100.000 esto no centro delas. importante ressaltar que o centro das 10 regies metropolitanas consideradas so capitais.

Centro RM x Periferia RM N de ocupaes no ncleo das ACTs (dez/2008)

Periferia RMs 32.920 ocup. 25%

Centro RMs 97.224 ocup. 75%

RMs 130.144 ocup.

Fonte: IPEA

Comparando-se novamente com a mdia da economia, nota-se que os empregos no ncleo do Turismo so significativamente mais concentrados no centro das RMs (75% versus 68%), como indica o grfico seguinte. Centro RM x Periferia RM N de ocupaes no Ncleo x Economia (dez/2008)

Periferia 25%

Centro 75%

Periferia 32%

Centro 68%

Ncleo

Economia

Fonte: IPEA

Analisando essa distribuio por atividade, nota-se, no grfico abaixo, que, tanto em Alojamento quanto em Agncias de viagens, o emprego est mais concentrado no centro das RMs do que a mdia da economia. Isso particularmente significativo para Agncias de Viagens, pelo fato de que o centro das Regies Metropolitanas um forte emissor de turistas, concentrando famlias com nvel de renda mais elevado e sedes de estabelecimentos econmicos.

Centro x Periferia N de Ocupaes nas ACTs (dez/2008)

25%

15% 32% 29%

Periferia Centro

75%

85% 68% 71%

Ncleo ACTs

Economia

Alojamento

Agncias de Viagens

5 Emprego no turismo nos municpios indutores do turismo A relao dos 65 municpios, definidos no mbito do Programa de Regionalizao do Turismo do Mtur, que devero ter prioridade para receber investimentos tcnicos e financeiros, por serem indutores do turismo, a seguinte: UF Rondnia Acre Amazonas Roraima Par Amap Municpio Porto Velho Rio Branco Manaus / Barcelos / Parintins Boa Vista Belm / Santarm Macap

10

Tocantins Maranho Piau Cear Rio Grande do Norte Paraba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Minas Gerais Esprito Santo Rio de Janeiro So Paulo Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Mato Grosso do Sul Mato Grosso Gois Distrito Federal

Palmas / Mateiros So Luis / Barreirinhas Teresina / Parnaba / So Raimundo Nonato Fortaleza / Aracati / Jericoacoara / Nova Olinda Natal / Tibau do Sul Joo Pessoa Recife / Ipojuca / Fernando de Noronha Macei / Maragogi Aracaj Lenis / Salvador / Mata de So Joo / Porto Seguro / Mara Belo Horizonte / Diamantina / Ouro Preto / Tiradentes Vitria Rio de Janeiro / Petrpolis/ Parati/ Angra dos Reis / Armao de Bzios So Paulo / Ilhabela Curitiba/ Paranagu / Foz do Iguau Florianpolis / Cambori / So Joaquim Porto Alegre / Gramado / Bento Gonalves Campo Grande / Bonito / Corumb Cuiab / Cceres Goinia / Caldas Novas / Pirenpolis / Alto Paraso Braslia

Analisando-se o emprego no turismo nesses municpios, observa-se no grfico a seguir, que eles so responsveis por 51% do emprego gerado no Ncleo do Turismo, ou seja, em torno de 160 mil ocupaes. Dessas, 64%, ou aproximadamente 100 mil, encontram-se em Regies Metropolitanas.

11

Municpios Indutores do Turismo N de Ocupaes no Ncleo das ACTs (dez/2008) no RMs 58.375 ocup. 36% RMs 104.244 ocup. 64%

Indutores 162.619 ocup. 51%


Fonte: IPEA

No grfico abaixo, comparando o ncleo das ACTs com a mdia da economia, nota-se que, nos municpios indutores, as ocupaes do ncleo das ACTs esto menos concentradas nas regies metropolitanas do que a mdia da economia. Enquanto 78% das ocupaes na economia como um todo encontram-se em RMs, no ncleo das ACTs, esse percentual de apenas 64%. Isso ocorre porque em Alojamento, uma parcela significativa das ocupaes (40%) est fora das regies metropolitanas.

12

Municpios Indutores do Turismo N de Ocupaes no Ncleo x Economia (dez/2008)

22% 36% 40%

22%

no-RM RM

78% 64% 60%

78%

Ncleo ACTs

Economia

Alojamento

Agncias de Viagens

6 - Evoluo do emprego entre 2002 e 2008 Neste item, ser apresentada a evoluo do emprego no ncleo das ACTs e na economia, entre dezembro de 2002 e dezembro de 2008. Evoluo entre dez/2002 e dez/2008 N de Ocupaes (Taxa crescimento anual mdia 2002-2008)
Ncleo Economia 6,1% 6,1% 5,5% 5,6% 6,5% 5,4% 5,6% 6,1% 5,8%

5,8% 5,1%

3,7% 2,8% 3,2%

Brasil
Fonte: IPEA

RM

no-RM

Centro RM

Periferia RM

Indutores Indutores RM no-RM

13

O grfico acima mostra a taxa de crescimento anual mdia. A coluna da esquerda mostra o crescimento do emprego no Ncleo das ACTs e, a da direita, na Economia. No Brasil, o ncleo das ACTs cresceu um pouco menos do que a mdia da economia. Quando se analisam os dados para regies metropolitanas e no metropolitanas, verifica-se que o crescimento do emprego no ncleo foi menor do que o da economia nas Regies Metropolitanas. Nas regies no metropolitanas, esse crescimento foi igual. Analisando o crescimento nas regies metropolitanas, separadas em centro e periferia, observa-se que, no centro das RMs, o crescimento das ocupaes no ncleo do turismo foi consideravelmente menor do que na economia. Na periferia das RMs, porm, esse comportamento foi inverso, diferente das demais comparaes. Nos municpios indutores do turismo, o crescimento do ncleo tambm foi inferior ao da economia nas Regies Metropolitanas. Em geral, nota-se que o crescimento do emprego no ncleo do turismo nas Regies Metropolitanas, particularmente no centro das Regies

Metropolitanas, tem sido menor que na mdia da economia. Isso chama ateno e leva a um questionamento do porqu o emprego no turismo no centro das RMs tem crescido aparentemente aqum do seu potencial. O grfico abaixo apresenta a evoluo do emprego por ACT.

14

Evoluo entre dez/2002 e dez/2008, por ACT N de Ocupaes (Taxa crescimento anual mdia 2002-2008)
Ncleo Economia Alojamento Agncias de viagem 10,7%
2,8% 3,2%

5,8% 4,5% 8,2%

10,6%

16,4%

5,5% 2,6% 6,9%

5,1%

3,7%

Brasil
Fonte: IPEA

RM

no-RM

Centro RM

1,7%

Periferia RM

Indutores Indutores RM no-RM

Analisando-se, nesse grfico, o crescimento por ACT, verifica-se que, em todas as comparaes, o crescimento de Alojamento foi menor do que o da mdia da economia, enquanto o crescimento das Agncias de viagem foi consideravelmente maior. Comparando o crescimento do emprego na economia e em Alojamento, nota-se que essa diferena foi particularmente grande nas RMs, no centro das RMs e nos municpios indutores dentro das RMs. Como essa atividade tem um peso forte no ncleo, o crescimento do ncleo nessas comparaes foi menor do que na economia. Isso pode refletir o fato de que o centro das RMs j tem uma infraestrutura de Alojamento prvia e comparativamente consolidada, sem muito espao para crescimento. Por outro lado, as taxas de crescimento mais altas na periferia das RMs indicam uma expanso da metrpole. Quando se compara RMs com no RMs, verifica-se que o crescimento de Alojamento fora das RMs maior, sinalizando uma possvel expanso do turismo pelo Brasil com a criao ou desenvolvimento de novos destinos. A taxa de crescimento do emprego em Agncias de viagem, bem acima da mdia da economia, por um lado, resultante da base de comparao menor, mas, por outro, sinaliza uma expanso do turismo. O fato de as taxas serem particularmente altas fora das RMs tambm pode sinalizar uma expanso do mercado emissor de turistas. 15

2,3%

6,1% 5,2%

6,1% 5,6%

5,8%

6,5%

5,6%

5,4% 5,2%

5,6%

5,8%

6,1%

5,8%

A seguir, analisam-se as RMs individualmente. Regies Metropolitanas N de Ocupaes (dez/2002 e dez/2008)


2002 2008

28.850

39.029

24.438

25.796

13.710

10.614

9.236

8.900

10.048

7.878

6.973

7.950

6.667

6.466

5.314

5.837

4.765

6.248

So Paulo Rio de Salvador Belo Recife Janeiro Horizonte


Fonte: IPEA

Braslia

Curitiba

Porto Fortaleza Alegre

Belm

So Paulo e Rio de Janeiro so, de longe, as RMs com maior nmero de ocupaes. Juntas, elas respondem por 20% das ocupaes no ncleo das ACTs. Em seguida, vm Salvador, Belo Horizonte, Recife, Braslia, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Belm. O grfico a seguir inclui a taxa de crescimento anual mdio das ocupaes no ncleo das ACTs e na Economia para as diferentes RMs.

2.643

3.616

16

Regies Metropolitanas N de Ocupaes (Taxa crescimento mdio anual 2002-2008)


Ocupaes Tx cresc Ncleo Tx cresc Economia
45.000 40.000 35.000 30.000 25.000 20.000 15.000 10.000 5.000 0
So Paulo Rio de Janeiro Salvador Belo Horizonte Recife Braslia Curitiba Porto Alegre Fortaleza Belm

6,8% 6,0% 5,9% 5,2% 4,0% 5,1% 3,9% 2,2% 6,4% 5,5% 5,8% 5,1%

7,7% 5,9%

5,4% 3,4% 4,6%

2,0% 0,9%

1,7%

Fonte: IPEA

Nele, pode-se notar que, em todas as RMs consideradas, a taxa de crescimento mdio das ocupaes no ncleo das ACTs foi inferior mdia da economia, exceto em Salvador, onde o crescimento do ncleo foi maior do que o da mdia da economia.

7 - Concluses O objetivo deste trabalho contribuir para a formulao e

acompanhamento de polticas pblicas. Assim, ele pretende trazer mais informaes para, em conjunto com outros estudos, subsidiar anlises mais elaboradas sobre o setor turismo, particularmente em seus aspectos territoriais. Por isso, a ttulo de concluso, apenas destacamos alguns aspectos abordados ao longo do texto. No conjunto das RMs estudadas, So Paulo e Rio de Janeiro so as RMs com maior nmero de ocupaes no ncleo das ACTs. Juntas, elas respondem por 20% dessas ocupaes. 40% dos empregos do Ncleo das ACTs esto em RMs, mas, quando se compara com o emprego da economia como um todo, o emprego no Ncleo das ACTs menos concentrado nas RMs do que na economia.

17

O emprego em Alojamento est concentrado fora das RMs, enquanto, em Agncias de viagens, concentra-se nas RMs. Assim, o emprego no ncleo do turismo menos concentrado nas RMs devido a Alojamento, que est prioritariamente fora das RMs e representa em torno de 85% do ncleo. Nas RMs, o emprego no Ncleo das ACTs predominante no centro da RM e no na sua periferia. O Ncleo das ACTs, assim como Alojamento, est crescendo menos do que a mdia da economia, enquanto Agncias de viagem est crescendo bastante acima dessa mdia. O Ncleo das ACTs cresce mais fora das RMs, e, nas RMs, ele cresce mais na periferia que no centro. Isso pode ser explicado pela expanso da metrpole ou pela criao e desenvolvimento de novos destinos, bem como, por uma expanso do mercado emissor.

18

You might also like