You are on page 1of 11

Maro o ms do 90 aniversrio do PCB. Durante o este ms e ao Trabalho longo do ano os fatos, as personaPartido Comunista Brasileiro www.pcb.org.

.br lidades e as lutas do PCB sero destacados em eventos e cursos. O . N 249 1 .03.2012 para. partido mais antigo do Brasil, inteRumo aos 90 anos do Partido! grando a Frente Anticapitalista e Anti-imperialista, tem a proposta mais jovem, inovadora e revolucionria: o Poder Popular.

PerCeBer

O que ser comunista

1. Ser comunista estar atento vida, sobretudo, na utopia eterna da igualdaproteg-la e tornar sua existncia no s de entre os homens. possvel como plena. 6. Ser comunista hoje, mais do que 2. Ser comunista cultivar a fonte de nunca, acreditar que as conquistas da saber aonde quer que ela se manifeste, cincia e da tecnologia s fazem sentido na tradio dos costumes simples da se forem para o benefcio de todos. boa convivncia ou nos processos de elaborao do conhecimento produzido 7. Ser comunista combater a excluso pela humanidade. social e promover a fraternidade dos povos, assim como a coexistncia das 3. Ser comunista contemplar as inculturas e dos saberes populares. meras situaes que possibilitem a ampliao dos horizontes do ser humano, 8. Ser comunista sustentar a ideia de preservando a relao e a diversidade que a vida pode e deve ser cada vez entre as espcies, os gneros e as etnias. mais bem vivida por todos em igualdade de condies. 4. Ser comunista defender a existncia das diferenas e suas ricas manifesta9. Ser comunista nunca desistir das es, mas jamais aceitar as desigualda- convices herdadas pela tradio das des sociais. lutas dos povos da Terra, renovando-as a cada momento atravs de novos ensi5. Ser comunista apostar na capacinamentos e novos estmulos. dade de superao do ser humano na busca incessante do bem-estar-social e, 10. Ser comunista cuidar de seu semelhante como parte integrante de seu ser.

Manifesto ao povo Brasileiro: Contra a privataria dos aeroportos!

onde sairo os recursos para manter os deficitrios? Da Educao? Sade? Previdncia Social? Habitao? Segurana? Inviabilizado o atual sistema que no teria mais como se manter sem aporte de novos recursos como sero administrados os aeroportos dos estados menores da federao e os de reas de difcil acesso e fronteiras?

tros, os conselheiros eleitos pelos trabalhadores, tanto para o Conselho Fiscal quanto para o Conselho Deliberativo, no foram sequer consultados!

A presidente deu as mos ao que o PT repudiou

Gravssima, ainda, a questo da segurana nacional. Sobretudo depois da descoberta de petrleo na regio do pr-sal, o Brasil se tornou mais vulnervel a invases, o que acentua o carter estratgico dos aeroportos. A presena da 4 Frota nas Pois saiba: quem vai susten- costas brasileiras deveria servir tar toda essa negociata de alerta.

O Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro repudia veementemente a privatizao dos aeroportos de Braslia, Guarulhos e Campinas. Juntos, esses aeroportos detm 70% do faturamento da Infraero A privatizao inviabiliza todo o sistema de funcionamento da estatal. S a rentabilidade de Cumbica, em Guarulhos, mantinha 12 aeroportos deficitrios.

voc, povo brasileiro, atravs do BNDES. Os consrcios vencedores nos leiles j consumados em Braslia, Guarulhos e Campinas podero recorrer ao banco estatal para financiar em 80% as prometidas obras de ampliao e reforma!
Ezeiza, na Argentina: concessionria no fez os investimentos prometidos. A empresa a mesma que ganhou o aeroporto de Braslia

Mas se o banco estatal tem dinheiro para bancar empresas estrangeiras, interessadas unicamente em seus prprios lucros, por que no poderia apliAntes das privatizaes, a rede car esses mesmos recursos na Infraero era composta de 67 Infraero? aeroportos, 83 grupamentos de navegao area, diversos ter- Outra pergunta: como explicar minais de carga, tudo sem apor- o grande aporte de recursos dos te do governo. A pergunta que fundos de penso no consrcio no quer calar : agora que os Invepar, que arrematou Cumbiaeroportos mais lucrativos co- ca? No que diz respeito Pemeam a ser privatizados, de

por razes estratgicas que 85% dos aeroportos no mundo so estatais. No entanto, em lugar de investir na proteo do territrio, abrem-se as reas estratgicas do Pas para empresas estrangeiras, o que inexplicvel e inaceitvel.

es contraditrias passadas aos passageiros, tumulto, calor intenso nos meses de vero e a falta de espao fsico. Mas no s: As companhias de seguro das aeronaves, depois da privatizao, comearam a cobrar mais caro em Ezeiza, onde o risco de acidentes no pouso de grandes aeronaves (a exemplo do 747777 e do 767-400), que seguiam de So Paulo (Guarulhos) para Buenos Aires (Ezeiza) aumentou no pas vizinho, em conseqncia da falta de investimentos, como assegura o Sindicato Nacional dos Aerovirios. Por estes e outros motivos igualmente relevantes conclamamos o povo brasileiro a se mobilizar. Os prximos da lista so: o Aeroporto Tom Jobim, na base do Galeo, no Rio de Janeiro; o Salgado Filho, em

Porto Alegre; o Tancredo Neves (Confins), em Belo Horizonte; e o Luiz Eduardo Magalhes, em Salvador. A populao no pode assistir impassvel entrega do patrimnio nacional. Essas negociatas esto em contradio com os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral pela presidenta Dilma. O povo brasileiro exige que a presidenta Dilma reveja essas privatizaes que se consubstanciam em crime de lesaptria! No existe ptria sem patrimnio!

No mundo, entre os 15% aeroportos privatizados h grandes problemas. O de Ezeiza, em Buenos Aires, na Argentina, administrado pela Corporao Amrica, a mesma empresa que ganhou a concesso em Braslia. L, a concessionria no fez nenhum dos investimentos prometidos e os problemas so gritantes. Qualquer passageiro que aterrisse em Ezeiza poder comprovar. Entre os problemas mais visveis esto os constantes atrasos nos vos, informa-

Todos em defesa da soberania nacional!


Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro/Sindipetro-RJ

Cinema no Teatro Barraco... Em Foz do Iguau, claro!

Uma das principais lideranas femininas de toda a histria, Rosa Luxemburgo focalizada nesse filme da diretora alem Margarethe von Trotta, datado de 1986, que ser exibido na noite de sbado no Teatro Barraco, em Foz do Iguau. Promoes como essa ficaram inviveis em Cascavel, onde o Teatro Barraco foi posto abaixo por incapacidade das autoridades municipais de preservar o patrimnio pblico municipal. Uma das atividades que o PCB dever desenvolver em 2012 viabilizar a Cinemateca Durval Hoff, para promover exibies de filmes dessa qualidade nos espaos pblicos ainda disponveis. Quem foi Rosa, A Vermelha? Nascida na Polnia e doutora em Cincias Econmicas, Rosa Luxemburgo torna-se uma das grandes lderes do movimento operrio revolucionrio alemo. Adere ao Partido Social-Democrata alemo em 1898 e em 1914, rompe violentamente com essa agremiao. Rosa, a Vermelha, como era conhecida, visceralmente internacionalista e antibelicista condena como uma traio o apoio dos socialdemocratas deflagrao da I Guerra Mundial. Ao lado de Lo Jogiches e do revolucionrio Karl Liebknecht, fundou a Liga Spartakus, embrio do futuro Partido Comunista Alemo, e se dedica intensamente no movimento de massas, enfrentando a opresso capitalista.

Cuba: coube ao povo decidir as mudanas

A recente Conferncia Nacional do Partido Comunista de Cuba, destinada ao fortalecimento interno da organizao, contou com mais de 800 delegados participantes. O plenrio definiu os objetivos de trabalho para a atual conjuntura do pas e para os prximos anos. Trazendo propostas de suas bases em toda a ilha, os delegados aprovaram um conjunto de aes consideradas ferramentas para o propsito fundamental de garantir a indestrutvel unio com o povo e a continuidade e irreversibilidade do socialismo, alm de potencializar o centralismo democrtico e a direo coletiva como seus princpios centrais de organizao.

A propsito desse cenrio, a Conferncia convocou os cidados a cooperar com a atualizao econmica e determinou aos comunistas que deem ateno e apoio aos autnomos, que somam 360 mil pessoas, muitas delas dedicadas ao transporte de passageiros, venda de alimentos e o arrendamento de moradias. Tambm destacou o papel da organizao comunista na poltica de quadros, a defesa dos valores da sociedade e a luta contra a indisciplina social, as ilegalidades e a corrupo.

Castro, qualificou esse processo de profundamente democrtico. Discutiu-se de um extremo a outro do pas com um esprito democrtico, como nunca antes, apontou o secretrio comunista no encerramento da conferncia.

Crianas pedem fim do criminoso bloqueio americano a Cuba

Secretrio Ral Castro fala aos delegados

Dentre os objetivos assinalados em sua Resoluo constam o impulso ao cumprimento das decises do VI Congresso do Partido, realizado em abril do ano passado, que determinaram a atualizao do modelo econmico de Cuba. A nao caribenha est imersa em transformaes marcadas na busca de uma maior eficincia, ampliao da poupana, diversificao de exportaes e a execuo de investimentos, bem como a valorizao do trabalho por conta prpria.

Outros pontos aprovados na Conferncia, que deliberou por dois dias, foram o fortalecimento dos vnculos com as organizaes juvenis e de massas, e a ratificao da rejeio a preconceitos e condutas discriminatrias por motivo de raa, sexo ou crenas religiosas. Os comunistas cubanos recomendaram ao Comit Central do Partido para que em correspondncia com os objetivos traados, estude as modificaes estatutrias que beneficiarem o fortalecimento do PCP. Essa reunio de dois dias foi o ponto culminante de um processo nacional que permitiu a centenas de milhares de militantes expressar suas ideias e apresentar propostas. Segundo dados divulgados no encontro, as consultas com as bases geraram mais de um milho de sugestes, que resultaram na modificao ou incorporao de novos objetivos. Continuaremos a faanha, O primeiro secretrio do Parti- prometem os comunistas do Comunista de Cuba, Ral

Em seu discurso na plenria, Ral Castro considerou necessrio manter a continuidade da soberania e a justia social conquistadas pela Revoluo de 1959. Castro recordou que o conceito do Partido Comunista como vanguarda e fora dirigente superior da sociedade est em plena correspondncia com a Constituio da Repblica, aprovada em referendo por mais do 97 por cento dos eleitores, mediante voto livre, direto e secreto. Na interveno final da Conferncia, o dirigente reiterou a vontade dos comunistas de resistir as brutais campanhas anticubanas instigadas pelo governo dos Estados Unidos e alguns outros tradicionalmente comprometidos com a subverso contra nosso pas, com o concurso da grande imprensa ocidental e a colaborao de seus assalariados dentro da ilha.

Cidade, emprego, ambiente, juventude: por um programa revolucionrio

Nenhum direito a menos, s direitos a mais


Ajude um desempregado: reduza a jornada de trabalho para 40 horas

Lembre-se: em Cascavel, ns somos a Revoluo!

Este espao est sempre aberto para artigos e manifestaes da comunidade


Na Internet, acompanhe o blog do PCB de Cascavel:
http://pcbcascavel.wordpress.com

Veja tambm o blog da Juventude Comunista de Cascavel:


http://ujccascavel.blogspot.com

Twitter: PCB do Paran:


http://twitter.com/pcbparana

Juventude Comunista de Cascavel:


http://twitter.com/#!/j_comunista

A seguir, um dos captulos da cartilha de Marxismo e uma pgina colecionvel de O Capital em quadrinhos

Curso Bsico de Marxismo O Estado o poder exercido pela classe dominante 9


No Comunitarismo Primitivo, a funo de dirigir os assuntos pblicos era exercida por todos, em comum. A autoridade dos velhos (ancios) e chefes das tribos baseava-se ns suas qualidades pessoais: experincia, sabedoria etc. Nessa etapa, ainda no havia o Estado. O Estado surgiu com o aparecimento da propriedade privada e com a diviso da sociedade em classes. Desde ento o poder se separou do povo, transformando-se em instrumento da classe exploradora.
A autoridade era do ancio ou chefe da tribo

O exerccio do poder se tornou funo de um grupo especial de pessoas, ou seja, o aparelho do Estado, dividido em vrios departamentos: finanas, foras armadas, ordem pblica etc. A preocupao principal desse Estado sempre foi oprimir, na defesa da ordem estabelecida pelas classes dirigentes. Numa sociedade exploradora, a democracia no pode ser ampla. Nas repblicas democrticas escravistas, como as de Atenas ou Roma, a maioria da populao (escravos) no tinha direitos. Nas repblicas urbanas feudais (Veneza, Florena) o poder pertencia aos ricos negociantes, os mestres das corporaes... Nas democracias burguesas de hoje, mesmo com o voto direto, est no poder a grande burguesia, que utiliza seu domnio atravs do controle dos meios de produo.
Escravos sem direitos nas democracias clssicas

O controle pela grande burguesia exercido pelo poder econmico, que lhe permite a utilizao de todos os elos do aparelho de Estado e os meios de propaganda (imprensa, rdio, TV), o suborno, a fraude e a corrupo para continuar com as rdeas do governo (Estado).

Apesar de suas limitaes de classe, contudo, a democracia burguesa permite condies mais propcias para a luta pela melhoria da situao da classe operria e dos camponeses, que o objetivo do Partido Comunista. Aproveitando as liberdades polticas, podemos nos organizar melhor para a tarefa principal, que substituir o Capitalismo. No por acaso que a burguesia monopolista, temerosa do avano da organizao popular, procura acabar com a democracia e implantar a sua ditadura descarada.
Na ditadura, as armas garantem a explorao

Por isso, uma das tarefas mais importantes da classe operria lutar para manter e radicalizar a democracia, mesmo burguesa. Para conseguir cumprir essa tarefa, devemos ampliar a conscincia de classe entre os trabalhadores, educar os melhores trabalhadores na teoria e na luta, tendo como horizonte imediato a conquista do Socialismo. O aperfeioamento da democracia a linha principal do desenvolvimento da estrutura do Estado socialista (que vir desmontar o Estado burgus). sabido que a luta de classes preenche toda a histria humana. Os Estados escravistas da Grcia e de Roma tremeram mais de uma vez, sacudidos pelas insurreies dos escravos. Na poca feudal se produziram levantes em massa de camponeses. Desde o sculo XIX desencadeiam-se em todo o mundo lutas desenvolvidas pelo operariado contra a explorao urbana e dos camponeses pelo acesso terra para produzir, pois no campo e na cidade, a classe exploradora tomou para si os meios de produo e os emprega para produzir a sua riqueza, mediante a explorao do trabalho das classes oprimidas.
Spartacus, lder de grandes rebelies de escravos

A seguir: A luta de classes

LiesdeComunismo nmero41

AcadanovaediodoPerCeBervocrecebermaisumapginadeOCapitalemquadrinhos

You might also like