You are on page 1of 49

DOMNIOS MORFOCLIMTICOS DO BRASIL

1 - Amaznico

2 - Cerrado
3 - Mares de Morros 4 - Caatinga 5 - Araucria 6 - Pradarias

Faixas de Transio
7 - Transio no diferenciada

DOMNIO AMAZNICO

Apresenta-se nas regies de floresta Amaznica, essa composta por matas fechadas e densas, formadas por rvores de grande, mdio e pequeno porte, classificado em mata de vrzea, mata de terra firme e igap. A diversidade da vegetao proveniente do clima quente e mido e elevados ndices pluviomtricos que ocorrem de forma regular durante grande parte do ano. O relevo apresentado se restringe basicamente plancie e depresses.

DOMNIO DA CAATINGA

Ocorre no oeste do Nordeste e norte de Minas Gerais, a cobertura vegetal composta por espcies da flora resistentes falta de gua. O clima semi-rido, possui como principal caracterstica a longa estiagem e chuvas irregulares no decorrer do ano. As altitudes variam de 200 a 800 metros acima do nvel do mar, compostos por duas unidades de relevo: depresses e planaltos.

DOMNIO DO CERRADO Predomina no centro-oeste do Brasil no qual encontra os estados de Gois, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a vegetao composta por rvores tortuosas de pequeno porte, razes profundas, cascas e folhas grossas, apesar disso, o cerrado demonstra outras variaes ou classificaes denominadas de subsistemas (cerrado comum, cerrado, campo limpo, campo sujo, subsistema de matas, de veredas e ambientes alagadios). O clima o tropical sub-mido com duas estaes bem definidas, uma seca e uma chuvosa. O relevo desse domnio composto por planaltos e chapadas.

DOMNIO DOS MARES DE MORROS


A paisagem formada por relevo acidentado, ou seja, h uma grande incidncia de planaltos, serras e morros que sofreram desgastes erosivos, esse relevo abrange a floresta tropical (Floresta Atlntica), essa, em seu estgio natural, se apresentava desde o Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, quanto ao clima o tropical mido, as chuvas so regulares e bem distribudas no decorrer do ano.

Domnio das Araucrias


Restringe-se aos estados da Regio Sul do Brasil, essa vegetao encontrada principalmente em planaltos mais elevados. A cobertura vegetal formada por pinheiro-do-paran, alm da erva-mate e o cedro. O clima predominante o subtropical, ou seja, uma transio entre o clima tropical e o temperado, com veres quentes e invernos rigorosos, apresenta as menores temperaturas do pas e, em determinadas localidades, ocorre precipitao de neve.

DOMNIO DAS PRADARIAS formado por vegetaes (herbceas) rasteiras e gramneas, relevo relativamente plano, suavemente ondulado. O clima o mesmo do Domnio das Araucrias.

Faixa de Transio (Pantanal)


Apresenta caractersticas variadas, desde aspecto da caatinga at a floresta amaznica, o relevo que predomina so as plancies que se alagam nos perodos chuvosos. O clima desse domnio o tropical com um perodo de seca e outro chuvoso.

Abrange predominantemente os estados do Maranho e Cear, Rio Grande do Norte e Tocantins. Est numa zona de transio entre os ecossistemas da Floresta Amaznica e da caatinga. classificada como uma formao florestal, mas, na realidade, constitui uma formao vegetal secundria, por seu acentuado desmatamento. Nesse ecossistema predominam dois tipos de palmeira muito importantes para a economia local: Babau, de cuja amndoa se extrai o leo; as folhas so usadas para a cobertura de casas e o palmito como alimento para o gado. Um rico artesanato emprega suas fibras para confeccionar esteiras, cestos e bolsas. Da casca do cco, podem ser retirados o alcatro e o acetato. Carnaba, cujo produto mais conhecido a cera. Como tudo dessa palmeira pode ser aproveitado (folhas, caule, fibras), o nordestino denominou-a rvore da providncia.

FAIXA DE TRANSIO MATA DOS COCAIS EXTRATIVISMO VEGETAL

FAIXA DE TRANSIO
AGRESTE

MANGUES

HALFILAS, RAZES EXPOSTAS

"As espcies desta formao vegetal apresentam razes que funcionam como escoras. O emaranhado de razes reduz a velocidade das correntes marinhas, criando um depsito de lama e argila, fundamental para a reproduo da vida marinha." MANGUEZAIS

VEGETAO ORIGINAL

REAS DEVASTADAS

A Mata Atlntica, que originalmente se estendia por todo o litoral brasileiro, do Cear ao Rio Grande do Sul, ostenta hoje o triste ttulo de uma das florestas mais devastadas do mundo. Com mais de 1 milho de quilmetros quadrados, hoje restam apenas 5% da vegetao original, como mostram as figuras.

DESMATAMENTO = ASSOREAMENTO

As agresses ambientais Baa da Guanabara, de 1500 at os dias de hoje, tm acarretado srios danos a seus ecossistemas, como representado nos mapas.

O Complexo do Pantanal cortado por uma densa rede hidrogrfica. Por sua rica biodiversidade foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. Muitas das ameaas integridade ecolgica do Pantanal esto nas regies que o cercam.Duas atividades praticadas nas regies circunvizinhas que ameaam o equilbrio ecolgico do Pantanal, o garimpo e a atividade agrcola,

A figura abaixo representa caractersticas fisionmicas marcantes de um dos domnios morfoclimticos brasileiros.
C
E R

R
A D O

A ilustrao a seguir corresponde a um dos vinte e cinco "hot spots" de biodiversidade, ou seja, os ecossistemas mais ameaados do planeta. Das 10 mil espcies de plantas que compem sua vegetao, 4.400 so endmicas (que s existem naquele local)So exemplos de impactos ambientais causados por atividades econmicas que tm colocado sob a ameaa este importante domnio natural: Destruio de matas ciliares e morte de espcies animais devido a queimadas e implantao de projetos agropecurios baseados na monocultura de gros.

A vegetao reflexo das condies naturais, principalmente do solo e do clima do lugar onde ocorre. O Brasil, por contar com grande diversidade climtica, apresenta vrias formaes vegetais. Tem desde densas florestas latifoliadas tropicais, que ocupam mais da metade de seu territrio, at formaes xerfitas, como a caatinga 1 - Floresta Amaznica 2 - Floresta de Araucria 3 - Floresta Atlntica 4 - Cerrado 5 - Caatinga ( ) Clima Tropical Tpico

(
( ( (

) Clima Equatorial mido


) Clima Tropical Litorneo mido ) Clima Subtropical ) Clima Tropical Semi-rido

A observao das figuras e seus conhecimentos sobre a Amaznia brasileira permitem afirmar que a criao de unidades de conservao, conhecidas como reservas extrativistas representa uma possibilidade dos grupos economicamente minoritrios sobreviverem ao avano do capital, na regio AMAZNICA

A imagem expressa uma situao que evidencia a ocorrncia de um impacto ambiental negativo. Esse impacto tem origem nas obras de engenharia e nos desmatamentos que, oriundos da atuao da sociedade no ambiente urbano, afligem a populao.

SITUAO PROBLEMA EM REA DE MARES DE MORROS

IMPACTOS AMBIENTAIS

Dentre as reas brasileiras atualmente mais sujeitas ao processo esquematizado, citam-se:


a) o sul de MG e cerrados do Centro Oeste. b) a caatinga do NE e a Mata Atlntica. c) o sudoeste do RS e pores da Amaznia. d) a caatinga do NE e sul de MG. e) o sudoeste do RS e a Mata Atlntica.

As letras A, B, C e D do quadro correspondem, respectivamente, a:a) Mata de Araucria; tropical; floresta latifoliada; planaltos com coxilhas.b) Amaznia; tropical de altitude; floresta caduciflia; planaltos tabuliformes.c) Mata de Araucria; semi-rido; florestas tropicais; plancies onduladas e plancies deprimidas alagveis.d) Pradarias; tropical e semi-rido; manguezais; serras.e) Pradarias; equatorial mido; floresta caduciflia; plancies.

Qual item se refere s caractersticas do Cerrado?

Observe os perfis de solo 1, 2 e 3, caractersticos de trs dos domnios morfoclimticos existentes no Brasil. Eles so, respectivamente, representaes esquemticas de solos dos domnios morfoclimticos a) amaznico, da caatinga e dos mares de morro.

b) amaznico, dos mares de morro e do cerrado.


c) da caatinga, do cerrado e amaznico. d) do cerrado, da caatinga e amaznico. e) do cerrado, amaznico e da caatinga.

No Brasil, a mata dos Pinhais cobria originalmente uma rea superior a 100 mil km ou 100 milhes de hectares. Atualmente, calcula-se que sobraram apenas cerca de 300km ou 300 mil hectares desse domnio vegetal, ou seja, apenas 0,3% da cobertura original.

A caatinga, que em tupi-guarani significa "mata branca", um ecossistema e, como tal, possui relaes de interdependncia entre os diferentes elementos que a constituem.-

a) 1 - A (Caatinga);

2 - B (mares de morros florestais)


b) No perfil "A" existe pouca matria orgnica e nvel mis baixo de decomposio de rochas, devido baixa umidade.

O perfil "B" possui mais matria orgnica. A maior umidade favorece o desenvolvimento da vegetao, bem como sua decomposio.

a) Denominao: Mares de morros

Estrutura Geolgica: cristalina;


Caractersticas Climato-Botnicas Originais: clima tropical/floresta latifoliada. b) Denominao: Mares de morros; Estrutura Geolgica: sedimentar; Caractersticas Climato-Botnicas Originais: clima tropical/cerrado.

No trajeto destacado no mapa, predominavam, at fins do sculo XIX, diferentes tipos de vegetao original.
Assinale a alternativa que indica a seqncia correta, segundo a direo NO-SE.

Observe o desenho que mostra a regio Nordeste, num "corte" leste-oeste (NE-N), evidenciando o tipo de vegetao mais, ou menos, exuberante, de acordo com a quantidade de chuva que cai na regio.

Os degraus de cortes, realizados para a criao de superfcies planas necessrias construo de moradias e arruamento, modificam a geometria e a declividade das vertentes, expondo o solo aos efeitos da ao direta dos agentes climticos.

FALSIAS

EROSO MARINHA

EROSO ELICA

You might also like