You are on page 1of 6

GRADE DE DISCILINAS DE LICENCIATURA EM MATEMTICA 1 ANO

Disciplina: Clculo Diferencial e Integral I Carga Horria Total: 120 C/H terica: 120 C/H prtica: 0 Ementa: Nmeros reais. Funes. Limites e continuidade. Derivada. Integral.. OBJETIVO(S): Desenvolvimento da capacidade de participar, investigar, se expressar (escrita e verbalmente), compreender, abstrair, raciocinar logicamente, interpretar (textos e oratrias), sintetizar, criar organizar, analisar, refletir, criticar, resolver, generalizar e concluir. Disciplina: Matemtica Financeira Carga Horria Total: 60 C/H terica: 60 C/H prtica: Ementa: Estudo da base terica necessria para a compreenso dos assuntos relacionados com o valor do dinheiro no tempo, capacitando o aluno a interpretar e desenvolver processos matemticos para clculo que afeta a atividade econmica. OBJETIVO(S): Capacitar o acadmico a interpretar e desenvolver processos matemticos para clculo que afeta a atividade econmica. Disciplina: Fundamentos da Matemtica Elementar Carga Horria Total: 60 C/H terica: 60 C/H prtica: 60 Ementa: Analisar o contedo da Matemtica Elementar de um ponto de vista mais rigoroso, relacionando o que se ensina no primeiro e segundo graus com o que se aprende no curso de licenciatura. Desenvolver atividades de laboratrio de matemtica pesquisas bibliogrficas e de materiais. OBJETIVO(S): Propiciar o domnio dos contedos fundamentais da matemtica elementar de 1 e 2 graus e suas relaes com os contedos estudados no decorrer do curso de licenciatura, atravs das atividades de laboratrio, pesquisas bibliogrficas e construo de materiais. Disciplina: Desenho Geomtrico e Geometria Descritiva Carga Horria Total: 120 C/H terica: 90 C/H prtica: 30 Ementa: Introduo lgica proposicional. Lgica de predicados. Exemplos de teorias matemticas. Teoria informal de conjuntos. Conceitos bsicos e notao. Ordem. lgebra de Boole. Introduo matemtica discreta. Grupamentos combinatrios. Elementos de Teoria dos Grafos. e de predicados para utilizao nas disciplinas do curso, bem como, trabalhar conceitos bsicos de teoria dos conjuntos e de relaes, com representao inclusive atravs de grafos. OBJETIVO(S): A partir da compreenso das posies e relaes dos elementos geomtricos no espao e no plano, o aluno dever resolver problemas de construes geomtricas.

Disciplina: Geometria Analtica e Vetorial Carga Horria Total: 120 C/H terica: 120 C/H prtica: Ementa: Sistema de coordenadas cartesianas, polares, esfricas e cilndricas. Retas e Planos. Parametrizao. Curvas planas-cnicas. Qudricas. Funes Vetoriais. Idias de integral de linha. Noes sobre espaos vetoriais. OBJETIVO(S): Desenvolver habilidades de associar equaes aos entes geomtricos, utilizando como ferramenta bsica a lgebra Vetorial. 2 ANO Disciplina: Matemtica Finita Carga Horria Total: 120 C/H terica: 120 C/H prtica: 0 Ementa: Introduo lgica proposicional. Lgica de predicados. Exemplos de teorias matemticas. Teoria informal de conjuntos. Conceitos bsicos e notao. Ordem. lgebra de Boole. Introduo matemtica discreta. Grupamentos combinatrios. Elementos de Teoria dos Grafos. e de predicados para utilizao nas disciplinas do curso, bem como, trabalhar conceitos bsicos de teoria dos conjuntos e de relaes, com representao inclusive atravs de grafos. OBJETIVO(S): Aquisio de conceitos bsicos de lgica proposicional e de predicados para utilizao nas disciplinas do curso, bem como, trabalhar conceitos bsicos de teoria dos conjuntos e de relaes, com representao inclusive atravs de grafos. Disciplina: Clculo Diferencial e Integral II Carga Horria Total: 120 C/H terica: 120 C/H prtica: 0 Ementa: Funes de vrias variveis: Limite, continuidade e derivada. Mximos e Mnimos. Multiplicadores de Lagrange. Integris Mltiplas. Equaes diferenciais ordinrias. Seqncias e Sries. OBJETIVO(S): Desenvolvimento da capacidade de participar, investigar, se expressar (escrita e verbalmente), compreender, abstrair, raciocinar logicamente, interpretar (textos e oratrias), sintetizar, criar organizar, analisar, refletir, criticar, resolver, generalizar e concluir. Disciplina: Geometria Euclediana Carga Horria Total: 51 C/H terica: 51 C/H prtica: 0 Ementa: Geometria Euclidiana (plana e espacial). Geometria no Euclidiana. Introduo a Geometria Diferencial Clssica. Elementos de Topologia. OBJETIVO(S): Desenvolvimento da capacidade de participar, investigar, se expressar (escrita e verbalmente), compreender, abstrair, raciocinar logicamente, interpretar (textos e oratrias), sintetizar, criar, organizar, analisar, refletir, criticar, resolver, generalizar e concluir. Disciplina: Fsica Geral e Experimental Carga Horria Total: 120 C/H terica: 120 C/H prtica:

Ementa: Fundamentos Fsicos da Mecnica. Princpios da Termodinmica. Eletrosttica e Eletro-dinmica. Oscilaes e Ondas. tica. Noes de Fsica Moderna. Prtica de Laboratrio. OBJETIVO(S): Estudar os fundamentos bsicos da Fsica, estabelecendo condies de compreenso de sua aplicao em situaes problemticas e a relao que mantm com contedos do ensino mdio.

Disciplina: Prtica de Ensino I Carga Horria Total: 120 C/H terica: 80 C/H prtica: 40 Ementa: A funo social da escola. O papel do professor. As tendncias pedaggicas: objetivos, contedos e mtodos. Planos e programas curriculares. O planejamento da prtica pedaggica. Mtodos e tcnicas de ensino-aprendizagem. O conhecimento da realidade escolar e a matemtica nos PCNs do ensino fundamental e mdio. OBJETIVO(S): Analisar o processo de escolarizao em seus vrios aspectos: poltico, filosfico, administrativo e pedaggico; conhecer e utilizar mtodos tcnicas de ensino-aprendizagem; discutir dimenses polticas, sociais e epistemolgicas da matemtica abordadas nos PCNs do ensino fundamental e mdio.

3 ANO
Disciplina: Clculo Diferencial e Integral III Carga Horria Total: 60 C/H terica: 60 C/H prtica: 0 Ementa: Integral de linha. Superfcie. Funes analticas. Frmula Integral de Cauchy. OBJETIVO(S): Fornecer slida base terica de clculo de variveis complexas; Destacar aspectos da aplicao no clculo de integrais curvilneas e integrais reais (entre outros); Desenvolver a capacidade de investigar, expressar-se, abstrair, raciocinar logicamente, e generalizar conceitos. Disciplina: Modelos Matemticos I Carga Horria Total: 60 C/H terica: 60 C/H prtica: 0 Ementa: Desenvolver no aluno a criatividade atravs da modelagem matemtica de situaes reais. Valorizar o conhecimento matemtico do professor de matemtica. Relacionar e integrar as reas do conhecimento matemtico. Desenvolver a abstrao na resoluo de problemas. OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade de escrever matematicamente um problema apresentado de forma contextualizada, a fim de que se possa empregar as ferramentas da matemtica para a sua resoluo.

Disciplina: lgebra Linear Carga Horria Total: 120 C/H terica: 120 C/H prtica: Ementa: Matrizes, sistemas, espaos vetoriais, transformaes lineares, equaes diferenciais lineares, programao linear. Equaes de diferenas. OBJETIVO(S): Fornecer slida base terica de lgebra linear tendo em vista suas mltiplas aplicaes, pelo alcance de sua linguagem e abordagem; Destacar aspectos importantes da aplicao da teoria, sobretudo, no clculo computacional; Desenvolver no aluno de matemtica o pleno entendimento da criao de uma teoria matemtica: axiomatizao, hiptese e tese, tcnicas de demonstrao; Disciplina: Mtodos Numricos Computacionais Carga Horria Total: 120 C/H terica: 120 C/H prtica: 0 Ementa: Algoritmos e procedimentos. Introduo a linguagem de alto nvel. Clculo de Zeros de Funes reais: Resoluo de sistemas de Equaes Lineares. Ajuste de Curvas. Interpolao Polinomial. Integrao numrica. Soluo numrica de equaes diferenciais ordinrias. OBJETIVO(S): Capacitar o aluno a utilizar algoritmos computacionais na soluo de problemas de Matemtica e reas afins. Desenvolver senso crtico na escolha de mtodos numricos e na interpretao de resultados dos programas e rotinas de uso corrente. Disciplina: Histria da Matemtica Carga Horria Total: 60 C/H terica: 60 C/H prtica: 0 Ementa: proceder ao estudo das produes cientficas, principalmente aquelas relaciondas s idias fundamentais da matemtica e da educao, luz das caractersticas econmicas, polticas, sociais e culturais da poca que as produziram. OBJETIVO(S): Identificar a matemtica como um conhecimento histrico e socialmente construdo favorecendo a compreenso da lgica do contedo e o carter transitrio presente tambm no processo de educao matemtica Disciplina: Psicologia da Educao Aplicada ao Ensino da Matemtica Carga Horria Total: 60 C/H terica: 60 C/H prtica: 0 Ementa: Estudar as relaes da psicologia educacional com a aprendizagem e ensino da matemtica, enfatizando o desenvolvimento do pensamento matemtico. OBJETIVO(S): Ao trmino da disciplina o aluno dever ser capaz de: Identificar a psicologia como cincia, diferenciando-a do senso comum e compreendendo a complexidade de seu objeto de estudo. Compreender os principais conceitos das abordagens psicolgicas clssicas: Behaviorismo, Gestalt, Psicanlise articulando-os com o processo de ensinoaprendizagem e as contribuies dessas escolas Educao. Descrever os principais fatores cognitivos e psicossociais caractersticos de cada etapa do desenvolvimento humano, com nfase na psicologia do adolescente. Estabelecer as relaes entre motivao, criatividade, memria, inteligncia e as prticas educacionais e o ensino da matemtica.

Reconhecer os saberes produzidos pela psicologia da educao como recurso disponvel futura prtica profissional. Disciplina: Didtica Aplicada ao Ensino da Matemtica I Carga Horria Total: 60 C/H terica: 60 C/H prtica: 0 Ementa: Proceder Anlise do processo de ensino-aprendizagem de contedos matemticos a luz da realidade educacional brasileira.. OBJETIVO(S): Estabelecer princpios norteadores da forma de orientar o processo metodolgico da transmisso do conhecimento matemtico nas escolas de ensino de 1grau ,tendo em vista a realidade educacional brasileira. Disciplina: Prtica de Ensino II Carga Horria Total: 120 C/H terica: 60 C/H prtica: 60 Ementa: O ensino-aprendizagem da matemtica no ensino fundamental e mdio: objetivos contedos e estratgias metodolgicas. O processo de avaliao em sala de aula. Regncia de classe e elaborao de projetos de ensino e/ou extenso. Participao em projetos de pesquisa. OBJETIVO(S): Conhecer a prtica pedaggica da Matemtica em sala de aula em seus diferentes aspectos a fim de planejar o trabalho a ser desenvolvido em sala de aula. Desenvolver regncia de classe em aulas de matemtica, no nvel fundamental e mdio de ensino, a fim de preparar o futuro licenciando em Matemtica para uma atuao profissional efetiva. Elaborar e Implementar projetos de ensino e/ou extenso, assim como, participar em projetos de pesquisa buscando consolidar a formao terico-metodolgica do acadmico do Curso de Licenciatura em Matemtica.

4 ANO
Disciplina: Anlise Real Carga Horria Total: 120 C/H terica: 120 C/H prtica: 0 Ementa: Conjuntos e Funes: Conjuntos enumerveis. Nmeros reais. Seqncias e sries de nmeros reais. Topologia da reta. Limites de funes. Funo Contnua. Derivadas. Integral de Riemann. Seqncias e sries de funes. OBJETIVO(S): Favorecer a anlise terica dos conceitos matemticos. Correlacionar conceitos e aperfeioar a linguagem matemtica especfica. Disciplina: Estruturas Algbricas Carga Horria Total: 120 C/H terica: 120 C/H prtica: 0 Ementa Relaes, aplicaes, operaes. Grupos, Anis e Ideais. Anis de Polinmios, anis fatoriais. OBJETIVO(S): A partir da anlise dos nmeros e das operaes, salientar as propriedades algbricas, obtendo noes bsicas sobre as estruturas neles existentes estudo das estruturas de anis de polinmios e fatoriais, com estabelecimento das conexes que este contedo mantm com a matemtica do ensino mdio. Disciplina: Estatstica e Probabilidade

Carga Horria Total: 120 C/H terica: 120 C/H prtica: 0 Ementa: Estatstica Descritiva, Probabilidade (Condicional e Independente), Teorema de Bayes, Varivel aleatria Discreta e Contnua, Funes e Distribuio de Probabilidade, Momentos, Funes Geratrizes de Momentos, Distribuies Discretas e Contnuas ( Binomial, Hipergeomtrica, Poisson, Normal, Uniforme, Exponencial e Qui-quadrado), Transformaes de uma varivel aleatria. Noes de Intervalo de Confiana e Teste de Hipteses. OBJETIVO(S): Estabelecer embasamento conceitual e operacional da Estatstica de forma a evidenciar sua aplicabilidade na resoluo de problemas prticos e tomada de deciso em diferentes campos do conhecimento. Disciplina: Didtica Aplicada ao Ensino da Matemtica II Carga Horria Total: 60 C/H terica: 60 C/H prtica: 0 Ementa: Proceder anlise do processo ensino-aprendizagem de contedos matemticos a luz da realidade educacional brasileira. OBJETIVO(S): Estabelecer princpios norteadores da forma de orientar o processo metodolgico da transmisso do conhecimento matemtico nas escolas de 2o. grau, tendo em vista a realidade educacional do Brasil. Disciplina: Prtica de Ensino III Carga Horria Total: 60 C/H terica: 30 C/H prtica: 30 Ementa: Elaborao de monografia com tema de estudo e / ou assunto orientado para o ensino de matemtica no nvel fundamental e mdio, segundo algumas das seguintes linhas de pesquisa: Modelagem Matemtica e Etnomatemtica; Resoluo de Problemas; Histria da Matemtica; Informtica e Ensino de Matemtica; Estatstica e Educao Matemtica; entre outras. OBJETIVO(S): Possibilitar condies para que o futuro licenciado em Matemtica problematize, organize, sistematize e reflita sobre assuntos e / ou temticas referente ao ensino-aprendizagem de Matemtica. Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino Mdio e Fundamental Carga Horria Total: 60 C/H terica: 60 C/H prtica: 0 Ementa: A produo histrica do sistema educacional brasileiro na evoluo da formao social e na construo de sua dimenso poltica-cultural; A organizao do processo de trabalho na escola e a construo do saber; A produo histrica da diviso social e tcnica do trabalho e o processo de qualificao do profissional de ensino. OBJETIVO(S): Concluir que a educao expresso da realidade scio-polticocultural, aprofundando os aspectos fundamentais da organizao e funcionamento do ensino de 1 e 2 graus, considerando questes bsicas, tais como: Educao nas Constituies Brasileiras; Lei n 5692/71; Plano Decenal de Educao e a Lei n 9394/96.

You might also like