You are on page 1of 9

O BEB IMAGINADO NA GESTAO: ASPECTOS TERICOS E EMPRICOS

Andrea Gabriela Ferrari* Cesar A. Piccinini# Rita Sobreira Lopes


RESUMO. Com base na literatura, discute-se neste artigo a construo do beb imaginado feita pela me durante a gestao. So apresentados relatos de quatro gestantes que no incio do estudo se encontravam no terceiro trimestre gestacional. Elas foram entrevistadas, no final da gestao e no terceiro e oitavo ms de vida do beb. Nestas entrevistas abordavam-se os sentimentos e expectativas sobre a maternidade e sobre o beb. A partir da teorizao psicanaltica analisaram-se os relatos das gestantes sobre o beb imaginado no qual a me investe a sua libido no intuito de constituir espao subjetivo para receber o beb da realidade. A partir deste estudo sugere-se que o beb imaginado tem um importante impacto para a futura interao me-beb.
Palavras-chave: beb imaginado, gestao, interao me-beb.

THE IMAGINED BABY DURING PREGNANCY: THEORETICAL AN EMPIRICAL ASPECTS


ABSTRACT. Based on the literature, the mothers construction of the imagined baby during pregnancy is discussed. Reports of pregnant women who were in the third trimester of pregnancy at the beginning of the study are presented. They were interviewed at the end of pregnancy and in the babys third and eighth month. In these interviews the feelings and expectations concerning motherhood and the baby were explored. Based on psychoanalytic theory we analyzed the pregnant womens reports concerning the imagined baby in whom the mother invests her libido in order to constitute a subjective space to receive the baby of reality. From this study it is suggested that the imagined baby has an important impact on the future mother-infant interaction.
Key words: Imagined baby, pregnancy, mother-infant interaction.

EL BEB IMAGINADO EN EL EMBARAZO: ASPECTOS TERICOS Y EMPRICOS


RESUMEN. Con base en la literatura, se discute en este artculo la construccin del beb imaginado hecha por la madre durante el embarazo. Se presentan relatos de cuatro embarazadas que al inicio del estudio estaban en el tercer trimestre gestacional. Las entrevistas se hicieron al final del embarazo, en el tercer y octavo mes de vida del beb. En estas entrevistas se abordaban los sentimientos y expectativas sobre la maternidad y sobre el beb. A partir de la teora psicoanaltica, se analizaron los relatos de las embarazadas sobre el beb imaginado, en el que la madre invierte su libido con el objetivo de constituir un espacio subjetivo para recibir al beb de la realidad. A partir de este estudio se sugiere que el beb imaginado tiene un impacto importante para la futura interaccin madre-beb.
Palabras-clave: beb imaginado, embarazo, interaccin madre-beb.

*
#

Psicloga Clnica e Psicanalista. Doutora em Psicologia do Desenvolvimento. Professora do curso de Psicopedagogia Clnica e Institucional do UNILASALLE. Ps-doutor. Professor Assistente do Departamento de Psicologia e do Programa de Ps-graduao em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora. Professora do Programa de Ps-Graduao em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 305-313, maio/ago. 2007

 

306

Ferrari e cols.

Este estudo buscou investigar a construo do beb imaginado feita pela me durante a gestao e o impacto dessa construo imaginativa para a futura interao mebeb. As falas apresentadas ao logo do texto referem-se a cinco estudos de casos examinados em profundidade e na tese de doutorado da primeira autora do presente artigo (Ferrari, 2003). Os casos faziam parte do Estudo Longitudinal de Porto Alegre: Da Gestao Escola (Piccinini, Tudge, Lopes & Sperb, 1998). Todas as participantes foram entrevistadas em trs momentos diferentes, no final da gestao, no terceiro e oitavo ms de vida do beb. Nestas entrevistas se abordavam longamente os sentimentos e expectativas sobre a maternidade, paternidade de seu marido/companheiro, sobre o beb e futuro do filho desde a descoberta da gravidez. No terceiro e oitavo ms de vida do beb, alm daqueles aspectos, abordava-se, tambm, a experincia da maternidade naquele momento. Cabe ressaltar que todos os nomes so fictcios e a pesquisa foi aprovada pelo Comit de tica da UFRGS (Proc. 98/293). Especificamente, para fins deste artigo, foram escolhidas algumas vinhetas dos relatos das gestantes entrevistadas que dessem conta do processo de construo do beb imaginado feita pela gestante e seu impacto para a futura interao me-beb. As entrevistadas foram denominadas ficticiamente de Silvia, Roberta, Diana, Joana e Maria. Silvia tinha na poca da entrevista 32 anos, estava casada fazia quatro anos, tinha o ensino mdio, trabalhava no comrcio da famlia e era de Nvel Scio Econmico mdio. Roberta, 30 anos, era casada h dois anos, secretria executiva, tinha curso superior e era de Nvel Scio Econmico mdio. Diana, 28 anos, era vendedora, tinha curso superior incompleto, quando engravidou morava ainda com os pais mas, meses depois, foi morar com o namorado, pai do beb, tendo Nvel Scio Econmico mdio. Joana, 23 anos, tinha ensino fundamental, era dona de casa, morava com o companheiro h um ano, e era de Nvel Scio Econmico mdio-baixo. Por fim, Maria, tambm com 23 anos, morava na casa dos pais do companheiro fazia dois anos e no momento da entrevista no trabalhava, sendo de Nvel Scio Econmico baixo. Este artigo est dividido em trs tpicos que facilitam a leitura, a saber Aspectos subjetivos da gestao e a construo do beb imaginado; O beb imaginado e O beb imaginado e o narcisismo materno.
ASPECTOS SUBJETIVOS DA GESTAO E A CONSTRUO DO BEB IMAGINADO

A gravidez considerada um perodo de expectativas e ensaios para o que est por vir e, alm

disso, tida como uma fase na qual relacionamentos anteriores so re-elaborados, onde h um constante confronto entre a satisfao dos desejos e a possibilidade de reconhecer a nova realidade (Horstein, 1994). Alm do corpo da gestante encarregar-se do crescimento fsico do feto, acontece, no seu psiquismo, a formao da idia de ser me e a construo de uma imagem mental do beb (Stern, 1997). Para Stern, Stern-Bruschweiler e Freeland (1999) como se ocorressem trs gestaes ao mesmo tempo: o desenvolvimento fsico do feto no tero, uma atitude de me no psiquismo materno e a formao do beb imaginado na sua mente. Cabe ressaltar que, na bibliografia psicanaltica no h, ainda, uma concordncia entre os autores na denominao do fenmeno de imaginao de um beb que ocorre durante a gestao. Lebovici (1987) diferencia um beb imaginrio (produto do sonho diurno) de um beb edpico (herdeiro do complexo de dipo materno), Aulagnier (1990) trabalha com o conceito de corpo imaginado que seria a possibilidade de representar o feto psiquicamente. Para fins deste trabalho, resolvemos utilizar o termo beb imaginado pois daria conta dos processos conscientes e inconscientes colocados em jogo quando de uma gestao Para Aulagnier (1990), a gestao deveria ser considerada em dois nveis o biolgico e o da relao de objeto. O plano biolgico refere-se lenta transformao da clula em ser humano. Quanto relao de objeto, essa clula representada, desde o seu princpio, pelo corpo imaginado que precede e acompanha a criana. Assim, na medida em que a gestao se desenvolve, vai se processando, no psiquismo da me, uma preparao para entrar em relao com a criana que est para nascer (Aulagnier, 1994; Lebovici, 1987; Stern, 1997, Stern & cols., 1999). Em geral, as mulheres quando confirmam a gravidez tm sentimentos ambivalentes que, muitas vezes, geram-lhe conflitos, pois so interpretados como rejeio da gravidez e, conseqentemente, do beb (Soifer, 1973; Szejer, 1999). Esta ambivalncia estaria relacionada, em grande parte, a esse movimento subjetivo a ser feito, de mudana de posio de filha para me. Nesse sentido, podemos pensar que um luto da posio infantil se faz necessrio, o que possibilita o acesso ao lugar materno a partir das identificaes infantis (Debray, 1988; Ferrari, Picinini & Lopes, 2005). Para exemplificar este aspecto, podemos evocar uma frase enunciada por uma das entrevistadas do presente estudo, a gestante Silvia, que era primpara e estava no oitavo ms gestacional.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 305-313, maio/ago. 2007

O Beb imaginado na gestao

307

Silvia queria engravidou:

muitos

filhos,

mas

quando

Meio que fiquei, no sei, me deu um tipo de depresso, no fiquei meio contente com a gravidez [quando pegou o resultado do exame de gravidez] voltei bem triste para casa, que eu queria e ao mesmo tempo acho que fiquei meio que com medo, responsabilidade, no dava para voltar atrs. Mas fiquei contente cheia de planos.

Mas nem sempre o sentimento ambivalente se revela de forma to clara e o movimento subjetivo para a maternidade se apresenta num estado de surpresa e deslumbramento, como pode ser visto em outra gestante investigada, Roberta:
Como que pode isso, um ser dentro de ti?! E a gente olha as ecos assim, a primeira vez que eu vi me lavei chorando (...) o primeiro ms porque ele um embrio, uma coisa de nada e aparecia s uma bolinha de nada e mais nada. Ento todo mundo chamava ele de feijo, era o feijo, depois foi subindo para soldadinho de chumbo, da o da segunda, j bem formado (...) maravilhoso, lindo! (...) eu choro, choro de emoo (...) antes no era assim, porque eu t gerando um beb(...) ento eu fico muito mais emocionada, mais sensvel (...).

ter independncia financeira. A gravidez tinha acontecido por acaso e foi o fato de a sua me tentar se adonar do neto que a levou a oficializar o relacionamento com o namorado constituindo outra famlia. A passagem subjetiva do lugar de filha para o lugar materno parece ter acontecido para garantir a posse do filho. A av era caracterizada como uma me invasiva que queria determinar como ela tinha que organizar a vida e cuidar do filho. Para impor um limite, foi necessrio retomar o relacionamento com o namorado (pai do beb) e passar a morar em outra casa.

O BEB IMAGINADO

Percebe-se como, apesar de Roberta se encontrar no final da gestao, ainda fala da sua experincia com certo deslumbramento, como se esse lugar materno ainda estivesse em construo, caracterizando esta fase como um momento privilegiado e cheio de surpresas. O fato de gerar um beb dentro de seu prprio corpo um fato extremamente valorizado, deixando-a em uma posio privilegiada frente s outras pessoas. Outra gestante entrevistada, Diana, evocou a seguinte frase que d conta do movimento subjetivo da passagem do ser filha para o ser me. Falando a respeito de uma discusso que teve com sua prpria me refere:
(...) da comeou aquelas coisas de me, no eu, a minha me (...) acha que o filho ia ser dela (...) e eu comecei a no gostar muito (...) essas coisas que a gente quer fazer para o filho da gente (...) da eu resolvi que eu ia sair de casa (...).

Neste caso, tratava-se de uma gestante, tambm primpara, que ainda morava com seus pais, apesar de

Diversos autores tm enfatizado que a relao da me com o beb existe desde antes da gravidez, nas fantasias da mulher relacionadas com a possibilidade de ter um filho. Lebovici (1987) denominou esse processo de vinculao de beb imaginrio. Brazelton e Cramer (1992) afirmaram que, a me, personificando o feto e atribuindo-lhe caractersticas e personalidade, comea a relacionar-se com ele. Geralmente, as futuras caractersticas da criana esto relacionadas com o jeito de ser dos pais ou de algum parente prximo que ocupa um lugar privilegiado para eles. As gestantes demonstram necessidade de inserir o beb em uma linhagem da qual elas tambm fazem parte, caracterizando o beb a partir de semelhanas a um dos pais ou no casal (Piccinini, Ferrari, Levandowski, Lopes & Nardi, 2003). Por exemplo, Silvia descreveu o filho como: eu acho que vai ser calmo, porque eu sou bem calma e meu marido tambm. O beb imaginado permitiria me inseri-lo dentro de uma ordem de coisas da qual ela tambm faz parte (Horstein, 1994). Para Szejer e Stewart (1997), durante a gravidez a me antecipa o nascimento do filho, a partir das marcas deixadas pela sua prpria histria. Aulagnier (1994) menciona ainda que nesta relao imaginria estabelecida desde o incio da gravidez, o feto no enxergado como tal, mas representado como um beb com um corpo completo e unificado. A autora denominou essa imagem de corpo imaginado, na qual a libido materna passa a ser despejada. Para Horstein (1994), fundamental que o processo de imaginar o beb se inicie assim que a mulher confirma a sua gravidez. isso que possibilitar que o feto mude de estatuto para o ser criana. Se isso ocorre, a criana, desde a sua concepo, estar inserida no mesmo mundo simblico dos pais e far parte dele (Aulagnier, 1990). esse corpo imaginado que permitir que a futura

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 305-313, maio/ago. 2007

308

Ferrari e cols.

me invista libidinalmente no seu beb, reconhecendoo como um corpo separado do dela. Frases evocadas ainda na gravidez do conta de que o feto que est sendo gestado ser um novo sujeito, com caractersticas prprias a serem descobertas pela me. Por exemplo, em Roberta este fenmeno aparece como um sentimento de insegurana no cuidado do beb:
Eu tenho medo que ele chore e no saiba o que fazer. Porque eu no tenho me, porque ela no vai estar perto de mim para me dar conselho e me ajudar.

Apesar de esta frase se referir ausncia da prpria me para lhe ensinar a ser me ela tambm d conta de que o beb ser um outro sujeito dotado de sentimentos e emoes e, que ela, no papel de me, ter que decodificar suas necessidades para satisfaz-lo. Se sua prpria me estivesse presente, poderia lhe oferecer certas pistas e parmetros necessrios para a interpretao das necessidades do beb. Nesse sentido, apesar de ainda grvida, Roberta oferece ao beb um lugar de sujeito com suas prprias necessidades. Outra me, Diana, refere que:
O meu filho, eu tenho certeza, vai ser muito mais grudado no pai do que comigo, no sei porque (...) o A. [marido] chegou e falou com ele essa criana comeou a pular e a chutar, fica enlouquecido, numa felicidade!.

Ela prpria se diz mais apegada ao pai do que a me, sendo esta a expectativa lanada para o filho. Nestes movimentos imaginativos a respeito do filho encontra-se a possibilidade de tom-lo como sujeito diferenciado e no apenas uma extenso do prprio corpo, vislumbrando a constituio de um outro sujeito. Mesmo vislumbrando ali um outro ser, percebe-se que as caractersticas a ele oferecidas no se distanciam muito do que lhes familiar, conhecido. Assim, somente pode se caracterizar o filho a partir das marcas deixadas pela prpria vida. J para Lebovici (1995), haveria trs bebs na mente materna. Um beb edpico, resultante da prpria histria edpica infantil da me, o qual considerado o mais inconsciente de todos e acompanhado dos desejos infantis dessa mulher. Esse seria o beb da fantasia, o desejo de ter tido um filho com seu pai que foi reprimido quando da dissoluo do Complexo de dipo. O outro beb, segundo o autor, seria o beb imaginrio, construdo durante a gestao, o beb dos sonhos diurnos e das expectativas, o produto do desejo de maternidade. Por fim, o terceiro seria o beb

propriamente dito, aquele que a mulher segurar nos braos no dia do nascimento. Todo o trabalho imaginativo sobre o futuro beb durante a gravidez se apia nas modificaes corporais progressivas das gestantes, reforando as fantasias presentes desde antes da concepo (Debray, 1988). Esse movimento imaginativo permite que acontea manifestaes fantasmticas muito ricas ao redor do beb imaginado. Caberia aqui lembrar a idia freudiana sobre a necessidade que os movimentos representativos tm de se apoiar, num primeiro momento, nas funes corporais (Freud, 1905/1990). Isto parece retratado na fala de uma das mes do nosso estudo, Silvia, que se sentiu deprimida durante os primeiros meses da gestao e saiu da tristeza depois que comeou a perceber o filho se mexer: Eu pra mim, se mexendo, um sinal de vida. Assim, a possibilidade de pensar um corpo para o seu filho ocorre, tambm, pela capacidade de a me representar as suas modificaes corporais e dar-lhes um sentido para alm do entendimento concreto. Pareceu-nos ser um movimento fundamental, pois, havendo uma capacidade de a me simbolizar as modificaes fsicas em funo de uma produo subjetiva, haveria a garantia, desde o incio, de o beb se inserir em uma cadeia geracional. Sendo portador de uma histria, o beb teria ao seu encargo a montagem de um futuro, a partir das pistas oferecidas pela me, que lhe diga respeito. Nesse sentido, cabe citar novamente a teorizao de Aulagnier (1994), a qual afirma que um sujeito constitudo pela linguagem. Nesse aspecto, frases evocadas por mulheres grvidas sobre os movimentos fetais tendem a dar forma e sentido ao que percebido. Certamente, esta percepo est relacionada aos aspectos subjetivos e histricos dessa mulher. Assim, falas como as de Joana Acho que vai ser jogador de futebol porque ele est sempre chutando ou de Maria Acho que ela quer nascer logo, se espreguia o tempo inteiro, as vezes consigo sentir o pezinho dela aqui do conta da capacidade representativa materna que insere o feto em uma cadeia geracional, posicionando-o como sujeito diferenciado. Stern (1997) acredita que o desenvolvimento do feto e o da representao do beb feita pela me (beb imaginado) no ocorreriam paralelamente. O autor afirma que, no quarto ms de gestao, h uma intensificao por parte da me da representao do seu feto como beb imaginado e que essa representao atingiria seu topo por volta do stimo ms da mesma. Segundo Stern (1997), no final da gravidez haveria uma escassez ou anulao de

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 305-313, maio/ago. 2007

O Beb imaginado na gestao

309

representaes, porque a me precisa preparar-se para a chegada do beb real e preservar-se da discordncia entre o beb imaginado e o beb da realidade. Geralmente, a partir do terceiro ms de gestao que a futura me se permitiria iniciar o processo de imaginar seu beb (Stern & cols., 1999). Isso coincide com o trmino do perodo mais propenso a abortos espontneos e o momento no qual a gravidez entra numa fase relativamente segura. No quarto ms de gestao, a experincia com o feto da realidade se antepe construo da imagem do beb. Isso ocorre no somente pelos exames de ultrassonografia, mas, tambm, pela possibilidade de sentir os movimentos fetais. A me comea a fazer leituras desses movimentos que, com certeza, tm relao com seus desejos a respeito desse filho. A realidade dos movimentos fetais e das ultrassonografias proporciona mais dados para serem acrescentados ao beb imaginado. O perodo entre o quarto e o stimo ms quando a imaginao das futuras mes estaria mais fecunda, e no stimo ou no oitavo ms de gestao o beb est bem definido na mente materna. Entre o oitavo e o nono ms da gravidez, acontece uma inibio do processo imaginativo relacionado ao beb. Esse processo ocorre em funo da proximidade do parto, momento no qual se encontraro o beb imaginado e o beb real. Se at o stimo ms da gravidez a me tomava traos emprestados de familiares e do marido para montar o seu beb imaginado, no final da gravidez aconteceria um processo de apoderar-se desse ser que est para nascer e comear a perceber-se como sendo aquela que ter mais importncia na vida do mesmo, apresentando uma sensao de propriedade em relao a ele.

das gestantes (Diana) de sete meses d conta deste aspecto. Acreditava que o filho seria:
(...) tipo polaco, com umas bochechas vermelhas, gordinho, com o narizinho empinadinho (...) os olhos no consigo decifrar, porque a cor dos olhos uma coisa que eu quero saber muito (...).

Descrevendo as caractersticas fsicas do beb, parecia que estava falando do marido, sendo que os olhos, caracterstica importante de valorizao fsica, pareceria ter receio de tecer alguma hiptese (o marido tinha olhos azuis muito claros que ela valorizava muito). Neste sentido, Brazelton e Cramer (1992) colocam que o movimento imaginativo possibilita acionar o que eles denominaram de apego primordial. Segundo eles, os desejos narcisistas dos pais so fundamentais para a construo do beb imaginado. So esses desejos narcisistas colocados no beb imaginado que preparam a me para se vincular a seu futuro beb, acreditando que o mesmo a coisa mais importante e preciosa de toda a sua vida. Isso possibilita que a me suporte as demandas constantes do recm-nascido, em funo desse deslocamento do narcisismo que aconteceu na gravidez. Podemos exemplificar esse aspecto narcsico, j salientado por Ferrari e cols. (2005) a partir da fala de Roberta:
Ricardo, para mim, vai ser um grande homem, um presidente, no presidente do Brasil, mas presidente de uma grande empresa, assim, vai ser uma pessoa muito importante. o que eu quero. E um esportista tambm, eu quero que ele seja, eu quero que goste muito de esportes, seja estudioso. O pai quer que ele use culos e que saiba todas as constelaes, que seja daqueles guris bem malucos, que use culos e fique srio. Eu disse - no senhor, vai falar nome feio, vai fazer de tudo esse guri! E a histria do esporte eu acho bem legal, assim, eu gosto muito de esporte, as minhas irms, as duas so atletas. E eu acho que o esporte tem que estar na vida da gente.

O BEB IMAGINADO E O NARCISISMO MATERNO

Ento o beb imaginado possibilita me entrar em relao com seu filho muito antes de ele nascer (Brazelton & Cramer, 1992). Nessa construo, a me vai personificando o feto para que, no momento do nascimento, ela no se encontre com algum completamente estranho. Essa personificao do feto vai acontecendo medida que os pais escolhem o nome do beb, suas roupas e, tambm, modificam a casa. Ao dar caractersticas aos movimentos fetais, personificar esses movimentos, dizendo o que esse filho ser, acaba atribuindo uma personalidade ao feto. Em geral, as mes atribuem caractersticas fsicas e psquica ao beb que o familiariza, fazendo parte desde o incio daquela famlia em particular. A frase evocada por uma

Na construo do beb imaginado por esta gestante percebe-se o quanto o beb est no lugar daquele que vir superar as frustraes que ela e o marido passaram e esto passando. O marido desta gestante ocupava um cargo executivo em uma multinacional e tinha perdido o emprego no mesmo ms em que ela engravidou. At o momento da entrevista (oitavo ms da gestao) ele no tinha conseguido outro trabalho, sendo que estava vivendo

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 305-313, maio/ago. 2007

310

Ferrari e cols.

de trabalhos de free-lancer a empresas. A questo do esporte encontra um lugar privilegiado para ela, pois faria com que se retomasse um vnculo com sua famlia de origem. Ela no estava se sentindo amparada e valorizada pelas irms e, nesse aspecto, a vinculao do filho ao esporte faria com que ela retomasse um lugar de reconhecimento perante essas irms, afetivamente afastadas do convvio. O aspecto do estudo entra em cena, visto que, apesar de ela ter feito uma graduao, trabalhava em outra rea bastante diferente daquela em que se formou, no precisando para seu exerccio de curso superior. Alm desse aspecto, o marido se encontrava s voltas com o trmino da faculdade, com bastante dificuldade, pela angstia gerada pela perda do emprego e a proximidade do nascimento do filho. Na gestao, a futura me vai tomando o beb como objeto, o que lhe permite a montagem de um beb imaginado, e nesse objeto que a me investe a sua libido, investimento este narcisista, j que, aparentemente, visa prpria pessoa (Aulagnier, 1994, 1979; Horstein, 1994). medida que a gravidez acontece, esse investimento narcisista vai se intensificando, sendo, conforme Bydlowski (2000a), comparado ao enamoramento (conforme Freud, 1921/1990). A diferena encontrada pela autora que, no enamoramento, o objeto difere do eu, o que no acontece na gravidez, na qual o objeto no diferente do eu materno, mas dele faz parte. Aulagnier (1990) considerou esse processo como um investimento libidinal, mas que no ocorre por um desinvestimento do narcisismo materno em funo do beb, havendo um ...sobreinvestimento narcisista daquilo que sentido como uma produo endgena, como algo que vem acrescentar-se ao prprio corpo (p. 18). Estes aspectos tericos podem ser exemplificados em falas de gestantes a respeito de potncia e completude. Na fala de Roberta, a capacidade de gerar um beb vista como um milagre Como pode isso dentro de ti, do teu corpo?! Tenho a sensao de poder tudo, de estar vivenciando uma situao milagrosa!. Para Aparecida, Eu me sinto tri-forte, sabe. Nesse sentido, pensamos que o que colocado nesse investimento libidinal na gestao a possibilidade de sentir-se extasiada pela possibilidade de - investindo aparentemente em um outro ser acabar, na verdade, com uma montagem narcsica de completude e no castrao. Esta montagem narcsica lhe oferece a iluso de satisfazer, atravs desse outro, que ao mesmo tempo ela mesma, as frustraes impostas pela vida. O narcisismo da infncia permitiria fazer um

movimento de toro do objeto real em objeto fantasiado (Nasio, 1997). Partindo disso, pensamos que, no movimento da gestao em relao ao objeto, a gestante partiria do oposto, ou seja, de um objeto fantasiado que possibilita que um objeto real surja como privilegiado. Para Nasio (1997), o narcisismo um estado particular do eu que objetiva incorporar o objeto real para transform-lo em fantasia, passando a ter um lugar de objeto sexual que se faz amar e desejar pela pulso sexual. Na gestao, pareceu-nos que o narcisismo materno parte do objeto fantasiado, possibilitando que o objeto real surja como separado do seu eu. O objeto que partiu da fantasia pode se deixar amar e desejar pelo eu que o criou. Para Freud (1917/1990), as produes artsticas podem ser consideradas um caminho privilegiado para retornar da fantasia realidade, pela sublimao. Podemos pensar que, talvez, o movimento sublimatrio entre em jogo na construo da maternidade, visto a necessidade do forte investimento pulsional, feito pela me, para a sobrevivncia do beb. Porm, como foi relatado anteriormente, o investimento pulsional materno no implica esvaziamento narcsico, mas, sim, muitas vezes, uma inflao narcsica. Isso nos fez pensar na possibilidade de interligar o narcisismo materno com uma capacidade sublimatria, ou seja, a meta da pulso materna dirigida ao beb poderia no objetivar uma meta de satisfao sexual. Talvez esteja nesse movimento de partida da fantasia realidade, de forma sublimada, a importncia da montagem do beb imaginado na apropriao do corpo do beb como objeto privilegiado do desejo materno. Considerando esses aspectos, pode-se pensar, na diferena entre o enamoramento pelo beb durante a gestao (Aulagnier, 1990; Bydlowski, 2000a) e a proposta de enamoramento freudiana (Freud 1921/1990, 1914/1990). Freud refere que no enamoramento haveria um esvaziamento narcsico pelo investimento no outro. J Bydlowski (2000a) e Aulagnier (1990) referem que no enamoramento em relao ao beb durante a gestao, no haveria um esvaziamento do narcisismo materno, pois o beb se constituiria numa produo eminentemente narcsica. Assim, no ocorreria uma deflao do eu pela vinculao do beb imaginado a esse eu que o imagina. Ento, podemos concluir, como Aulagnier (1979), que a me, na relao com o beb, pode vivenciar seu prprio passado sem os conflitos com os quais ela teve que lidar. Alm de ter, ilusoriamente, a possibilidade de vivenciar esta relao de forma pacfica, vivencia a experincia passada de forma invertida, experincia essa que diz respeito ao surgimento do desejo dos seus pais por ela e, agora,

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 305-313, maio/ago. 2007

O Beb imaginado na gestao

311

dela pelo filho. Nesse momento original do desejo, pode-se dizer que h uma conformidade muito grande entre a me e o beb. Dessa forma, Violante (2001) afirma que, ...a imagem do beb que a me constri durante sua gestao, a qualidade e intensidade do investimento nesta imagem sero funo da imagem e do investimento que ela poder ou no preservar na criana que foi (p. 46). Bydlowski (2000b) referiu que, sendo um investimento quase absolutamente narcsico em relao a um objeto que faz parte de si, comum que as grvidas fiquem sensibilizadas com questes que digam respeito gravidez, assim como que relembrem fatos aparentemente esquecidos de sua histria. Isso faz com que a gravidez seja um momento privilegiado para o ressurgimento das neuroses infantis ou mesmo de experincias do incio da sua vida. Segundo Bydlowski (2000b), essas representaes ou fantasias podem adquirir vida na relao com o beb a partir do seu nascimento, sendo que o beb est investido, desde a gravidez, de um papel reparador no imaginrio materno. Mesmo antes do seu nascimento, ele pensado pela me como aquele que realizar e reparar tudo aquilo que foi no realizado e no reparado por ela, pelos irmos ou at mesmo pelos avs. Nesse aspecto, para essa autora, o desejo da me em relao criana , num primeiro momento, muito menos pela criana em si do que em funo das realizaes que a criana lhe trar. E essa pretenso materna que faz com que a criana se torne o seu objeto privilegiado. Assim, pode-se retomar a frase de Roberta, mencionada anteriormente, que constri para o filho um futuro que ela gostaria de ter no presente, uma multinacional para o marido e um relacionamento privilegiado com as irms que so desportistas. Nesta passagem, o lugar de ideal oferecido ao beb relacionase basicamente ao lugar no qual ela prpria gostaria de se encontrar. O beb imaginado se constitui em fonte de muitos momentos de vida psquica da gestante (Aulagnier, 1994, 1979; Bydlowski, 2000a, 2000b). ele que alimenta seus sonhos, pois quando a gestante sonha ou imagina dificilmente o faz com o feto, mas com o personagem de um beb j constitudo. neste beb imaginado, que possibilita a personificao do feto, que a libido da me despejada (Aulagnier, 1990). Ento, pode-se conceber o beb imaginado como uma primeira insero da criana no mundo imaginrio da me. Imaginar um corpo para seu futuro beb o que d a possibilidade de libidinizar esse corpo enquanto separado do prprio. A me se organiza desde a gestao em torno de um sujeito que, mesmo

completamente dependente dela, no pode ser considerado somente uma extenso de seu prprio corpo. O beb imaginado permite futura me ter a dimenso de que esse beb est inserido na mesma ordem humana da qual ela faz parte, sendo regido pelas mesmas leis que a regem (Aulagnier, 1990, 1994). o beb imaginado que dar o substrato psquico para a me entrar em relao com o beb da realidade, j que, como foi visto anteriormente, o beb imaginado aquele ideal, aquele que se antecipou ao beb da realidade para poder lhe dar vida. O beb imaginado a personificao dos desejos e fantasias maternas, e so estes desejos e fantasias que faro com que a me, depositando sua libido nesse corpo, torne-o um sujeito digno de uma histria pessoal e particular. Ento, durante a gestao, o feto pensado como um corpo imaginado, coberto de atributos e enunciados relativos a um beb formado (Horstein, 1994). Quando o beb da realidade entrar em cena, essa imagem ser mais ou menos confirmada, fazendo com que a me se desiluda em relao ao poder do seu discurso, pois a realidade do corpo da criana precisa se impor, fazendo com que a me tenha que interpretar e adivinhar suas necessidades. Mannoni (1971) referiu que a chegada de um beb nunca corresponde completamente a quilo que a me esperava. Por outro lado, Szejer (1999) referiu-se possibilidade de a criana imaginada poder coabitar com a da realidade, no havendo necessidade de a me fazer seu luto. O luto a ser feito o do feto e o da gravidez, sendo necessrio substitu-los por uma relao me-beb que tem que ter a referncia no pai da criana e no seu nome.
CONSIDERAES FINAIS

Os aspectos abordados acima no se relacionam com as modificaes fsicas acontecidas na gravidez e no parto, mas, sim, como elas so significadas, afetiva ou psiquicamente, pelas parturientes. Como pode ser visto, a construo de um beb imaginado possibilita que a me oferea um lugar para o beb da realidade ocupar. Ao mesmo tempo, esse movimento, considerado fundamental, faz com que a me se perceba como algum que colocar outro ser no mundo, permitindo-lhe o crescimento. Nesse processo, pensamos que a me atualiza a relao de sua narcisizao infantil para a construo do beb. O beb imaginado corporifica desejos e fantasias da me relacionadas ao prprio narcisismo (Ferrari & cols., 2005). Esta construo imaginativa materna somente pode ser feita desde que se tome essa criana que est por nascer como sendo aquela na qual sero despejados os anseios e desejos mais precoces, a partir

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 305-313, maio/ago. 2007

312

Ferrari e cols.

da qual, essa me passar a viver. fundamental que a me tome esse corpo que est por nascer como objeto privilegiado para despejar toda sua libido na constituio desse novo sujeito. Assim sendo, podemos pensar que, na gestao, trata-se, ento, da construo do objeto (para a me) e de um eu (para o beb). A importncia da montagem de um beb imaginado refere-se capacidade de a me partir do seu prprio narcisismo para a produo de um corpo que ser tomado como objeto privilegiado do seu desejo. Contudo, quando o beb nasce, a me precisa manter algo do beb imaginado at ento, mas precisa fazer algumas reestruturaes de acordo com as caractersticas com as quais o beb nasce. Esta reestruturao do beb imaginado, quando do nascimento do beb, se faz fundamental para a interao me-beb. Pode parecer paradoxal, mas se durante a gestao fundamental a construo de um beb imaginado que ser tomado como objeto privilegiado, por outro, no momento do nascimento, as discrepncias entre o beb imaginado e aquele da realidade tm que ser reestruturadas. certo que o beb imaginado que guiar a me nas interpretaes das necessidades do beb mas, tambm, a me precisa deixar um espao para o imprevisvel, j que ser nesse espao que o beb surgir como sujeito diferenciado daquela que o criou. Se isto no acontecer, podem surgir psicopatologias precoces advindas dessa cegueira da me em relao s particularidades do beb. Como refere Rodulfo (1989), os pais esperam do filho alm do que eles conseguiram, abrindo caminho para o imprevisvel. Mas, se os pais esperam do filho aquilo que eles determinaram, o espao para o imprevisvel encontra-se fechado. Rodulfo (1989) refere que este mandato pode ocasionar psicopatologias graves como a psicose infantil. A importncia da investigao sobre o beb imaginado reside na possibilidade que sua anlise nos oferece para pensar como determinada gestao e, conseqentemente, a interao, est sendo constituda. O modo subjetivo como a me vai se posicionar frente a esta produo imaginativa oferece pistas para os profissionais que trabalham com gestao e primeira infncia poderem pensar em formas de interveno precoce visando preveno de psicopatologias da infncia.

Aulagnier, P. (1994). Nacimiento de un cuerpo, inicio de una historia. En L. Horstein (Org.), Cuerpo, historia, interpretacin: Piera Aulagnier - de lo originario al proyecto indentificatorio (pp. 117-170). Buenos Aires: Paids. Aulagnier, P. (1979). A violncia da interpretao. Rio de Janeiro: Imago. Brazelton, B. & Cramer, B. (1992). As primeiras relaes. So Paulo: Martins Fontes. Bydlowski, M. (2000a). La dette de vie: Itinraire psychanalytique de la maternit. Paris: PUF. Bydlowski, M. (2000b). Je rve un enfant: lexperience de la maternit. Paris: Odile Jacob. Debray, R. (1988). Bebs/mes em revolta: tratamentos psicanalticos conjuntos dos desequilbrios psicossomticos precoces. Porto Alegre: Artes Mdicas. Ferrari, A. (2003). Tornar-se me: a constituio da maternidade da gestao ao primeiro ano de vida do beb. Tese de Doutorado No-Publicada, Programa de Ps-Graduao em Psicologia do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Ferrari, A., Piccinini, C. & Lopes, R. (2005). O narcisismo no contexto da maternidade: Algumas evidncias empricas. [Submetido para publicao]. Freud, S. (1990). Conferencias de introduccin al psicoanlisis: 23 conferencia. Los caminos de la formacin de sntoma. (J. Etcheverry, Trad.). En Obras Completas (Vol. 16, pp. 326343). Buenos Aires: Amorrortu. (Original publicado em 1917) Freud, S. (1990). Introduccin del narcisismo. (J. Etcheverry, Trad.). En Obras Completas (Vol. 14, pp. 65-97). Buenos Aires: Amorrortu. (Original publicado em 1914). Freud, S. (1990). Psicologia de las masas y anlisis del yo. (J. Etcheverry, Trad.). En Obras Completas (Vol. 18, pp. 63135). Buenos Aires: Amorrortu. (Original publicado em 1921). Freud, S. (1990). Tres ensayos de la teora sexual. (J. Etcheverry, Trad.). En Obras Completas (Vol. 7, pp. 109-222). Buenos Aires: Amorrortu. (Original publicado em 1905). Horstein, L. (1994). Piera Aulagnier: Sus cuestiones fundamentales. En L. Horstein (Org.), Cuerpo, historia, interpretacin: Piera Aulagnier - de lo originario al proyecto indentificatorio (pp. 11-116). Buenos Aires: Paids. Lebovici, S. (1987). A me, o beb e o psicanalista. Porto Alegre: Artes Mdicas. (Original publicado em 1983). Lebovici, S. (1995). Creativity and infants competence. Infant Mental Health Journal, 16, 10-15. Mannoni, M. (1971). El nio retrasado y su madre. Madrid: Fax. Nasio, J. (1997). Introduo s obras de Freud, Ferenczi, Groddeck, Klein, Winnicott, Dolto, Lacan. Rio de Janeiro: Zahar. Rodulfo, R. (1989). El nio y el significante: un estudio sobre las funciones del jugar en la constituicin temprana. Buenos Aires: Paids. Piccinini, C., Ferrari, A., Levandowski, D., Lopes, R. & Nardi, T. (2003). O beb imaginrio e as expectativas quanto ao futuro do filho em gestantes adolescentes e adultas. Interaes, 8(16), 81-108. Piccinini, C. A., Tudge, J., Lopes, R. S. & Sperb, T. (1998). Estudo longitudinal de Porto Alegre: da gestao escola. Projeto de

REFERNCIAS
Aulagnier, P. (1990). Um intrprete em busca de sentido. So Paulo: Escuta.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 305-313, maio/ago. 2007

O Beb imaginado na gestao

313

Pesquisa No-Publicado, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Soifer, R. (1973). Psicologia del embarazo, parto y puerprio. Buenos Aires: Kargieman Stern, D. (1997). A constelao da maternidade: o panorama da psicoterapia pais/beb. Porto Alegre: Artes Mdicas. (Original publicado em 1995). Stern, D., Stern-Bruschmeiler, N. & Freeland, A. (1999). El nacimiento de una madre. Espaa: Paids. Szejer, M. (1999). Palavras para nascer. So Paulo: Casa do Psiclogo. (Original publicado em 1997).

Szejer, M. & Stewart, R. (1997). Nove meses na vida de uma mulher: uma abordagem psicanaltica da gravidez e do nascimento. So Paulo: Casa do Psiclogo. (Original publicado em 1994). Violante, M. L. (2001). Piera Aulagnier: uma contribuio contempornea obra de Freud. So Paulo: Via lettera.

Recebido em 13/10/2005 Aceito em 21/06/2006

Endereo para correspondncia: Andrea Gabriela Ferrari. Rua Mostardeiro 333, ap. 313. CEP: 90430-001, Porto Alegre-RS. E-mail: ferrari.ag@hotmail.com

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 305-313, maio/ago. 2007

You might also like