You are on page 1of 9

ESTRUTURA DA MATRIA

Encontram-se na natureza 92 espcies de tomos. O mais leve o hidrognio e o mais pesado, o de urnio, alm de dezenas de outros mais pesados que podem ser produzidos artificialmente. Os tomos se ligam entre si para formar agregados mais complexos, que so as molculas que constituem as substncias. Apesar das medidas indiretas e de imagens que comprovam a existncia de tais estruturas, as confirmaes das teorias fsicas sobre a hiptese atmica so as provas irrefutveis de que a matria um agregado de tomos e molculas.

O fsico Rutherford (1871-1937), em 1911, junto com seus colaboradores Geyger e Marsden, aps inmeros experimentos, pode concluir que o tomo, a menor entidade constituinte da matria que preserva suas propriedades qumicas, constitudo por um minsculo ncleo positivo circundado por uma regio muitssimo intensa, na qual est dispersa a carga negativa.

A experincia mais relevante consistiu em lanar contra uma finssima folha de ouro, um feixe de partculas alfa, emitidas por uma fonte radioativa, que ao atravessar a lmina eram interceptadas por uma placa fluorescente.
colimador de chumbo

anteparo de sulfeto de zinco

Fonte de Po-208

folha de ouro

Atravs da medida do ngulo de difuso da luz produzida, obtinha informaes sobre a estrutura do alvo. Ficou surpreso ao verificar que algumas das partculas retornavam, isto , eram refletidas. Para explicar os resultados dos experimentos props: O tomo constitudo por um ncleo positivo extremamente pequeno (raio = 10-14 m), localizado no centro de uma esfera muito maior (raio = 10-10 m). Os resultados experimentais, analisados por Rutherford, esto em perfeito acordo com as previses da Lei de Coulomb (1784), e fornecem como imagem do tomo, uma estrutura basicamente vazia, em que quase toda a massa se encontra concentrada no ncleo. A partir da experincia chegou-se as concluses: A carga do ncleo ( carga dos prtons) sempre um mltiplo inteiro da carga do eltron (q =Ze), onde Z (nmero atmico) igual ao nmero de eltrons. Os eltrons esto em movimento ao redor do ncleo.

Em 1913, Neils Bohr sugeriu que os eltrons mantinham-se em movimento circular em rbitas especficas devido a fora centrpeta exercida pelo ncleo que impede que deixem o tomo na direo tangencial sua rbita.

Bohr aplicou idias qunticas estrutura atmica e postulou: 1. Eltrons giram em torno do ncleo em rbitas determinadas que satisfazem a relao: p = n h / 2 , onde p = momento angular; h = 6,62 x 10 -34 J.s ; n = nmero inteiro 2. Eltrons perdem ou ganham energia somente quando pulam de uma rbita para outra. Nenhuma mudana de energia ocorre no tomo, permanecendo os eltrons em rbitas especficas. Considere o mais simples dos tomos, o hidrognio, por conter um nico eltron. Esse eltron pode percorrer apenas algumas rbitas conforme representado a seguir:

n=1 E1 = 0 n=2 E2=10,2

Representao de possiveis rbitas mais internas de eltrons num tomo de H. A energia do tomo tanto maior quanto mais distante do ncleo estiver localizada a rbita que o eltron percorre.

n=2 E2 = 12,1 eV

n=4 E4=12,8 eV

A cada uma das rbitas corresponde uma energia negativa determinada que igual soma da energia cintica do eltron com a energia potencial eltrica do sistema eltron + ncleo. A energia potencial cresce medida que o eltron se afasta do ncleo. Quando os eltrons percorrem rbitas situadas o mais prximo possvel do ncleo, a energia do tomo mnima estado fundamental. possvel fazer passar um eltron de uma rbita mais interna a uma mais externa. Para tanto preciso: 1. Existir na rbita externa um lugar livre para o eltron 2. Fornecer ao tomo uma energia igual diferena das energias das respectivas rbitas. Energia liberada medida que os eltrons retornam para camadas mais internas sob a forma de radiaes eletromagnticas.

Quanto maior o salto energtico que o eltron realiza, tanto maior a frequncia do fton emitido.

Os eltrons das camadas mais externas so chamados eltrons de valncia, e determinam as propriedades qumicas do tomo. Os nveis de energia so divididos em subnveis e no h como determinar a posio de um eltron ou sua trajetria. Tudo que se pode afirmar diz respeito a probabilidade de se encontrar o eltron num ponto ou noutro do espao. impossvel saber com segurana qual a sua velocidade. Para explicar tais fatos desenvolveu-se a Mecnica Quntica. O modelo do tomo de Bohr til, pois explica a estabilidade do tomo, absoro e emisso de luz e energia envolvidas no processo da ionizao.

O fsico Max Planck foi quem introduziu o conceito de energia quantizada. Sugeriu a hiptese de que a energia de uma onda eletromagntica de freqncia f, no pode ter um valor qualquer, mas apenas mltiplos inteiros de uma energia mnima, que denomina-se quantum de luz. Os quanta, tambm chamados ftons, so enormes quantidades de pacotes de energia, que possuem propriedades semelhantes de um corpsculo. E = h. ( energia de um quantum ). A radiao eletromagntica tem por isso propriedades semelhantes s de um corpsculo que se move no vcuo com velocidade da luz, nos processos de emisso e absoro. A onda associada matria pode ser interpretada como uma flutuao na probabilidade da partcula existir em diferentes locais do espao. A energia liberada quando eltrons de camadas mais externas caem para as mais internas, pode ser liberada na forma de um fton caracterstico. Uma transio de eltron pode provocar transies de eltrons em cascata, resultando em uma faixa de energia de ftons caractersticos. Um processo alternativo emisso do fton aquele no qual a energia liberada durante a transio transferida a outro eltron residente na camada externa e suficiente para ejetar o eltron de sua camada.

A emisso de ftons caractersticos e eltrons Auger so processos que permitem a liberao de excesso de energia de um tomo durante a transio. Quanto maior o nmero atmico, maior a probabilidade de emisso de ftons caractersticos.

efton caracterstico

eltron Auger

O NCLEO
A tarefa de descobrir as dimenses do ncleo foi empreendida por Rutherford e Chadwick, em 1925. Para tanto, realizaram inmeras experincias em que faziam colidir partculas alfa contra ncleos de tomos mais pesados como o ouro e a platina. Constataram que suas dimenses so da ordem de 10-14 m . As partculas alfa projetadas sobre o alvo de ouro ou platina estavam submetidas no somente s foras de Coulomb, mas tambm s foras nucleares. Experincias posteriores permitiram concluir que o ncleo um corpsculo praticamente esfrico de ~ 10000 vezes menor que o dimetro do tomo.

Em 1919, foi Rutherford que conseguiu pela primeira vez provocar a transformao de um elemento em outro com a emisso de uma partcula positiva que foi chamada prton (massa = 1,6725x10-27 kg). Esta experincia permitiu concluir que o prton uma das partculas que compem o ncleo. Em 1932, Chadwick bombardeando berlio com partcula alfa, descobriu que ncleos deste elemento se desintegravam e emitiam uma nova partcula eltricamente neutra, que foi chamada neutron ( massa = 1,67x10-27 kg ).

Prtons e neutrons so chamados nucleons. Na dcada de 60 descobriu-se que os nucleons so na verdade um agrupamento de partculas ainda menores chamadas quarks que se mantm unidas pela fora nuclear. A massa de repouso de um ncleo menor que a soma das massas dos nucleons. Chamamos este fenmeno de Defeito de Massa e representa uma quantidade de energia que se fornecida a um sistema capaz de separar as partculas completamente energia de ligao total do sistema. A energia de ligao/nucleon constante para a maioria dos tomos e est contida entre 7 e 9 MeV/nucleon exceo do 4 He, 12 C e 16 . Energia de Ligao = m c2 m = Z Ma(1H) + (A-Z) mn Ma onde, Mn= 1,008665 uma ( massa do neutron) Ma(1H) = 1,00797 uma Ma: massa do tomo Z: nmero atmico A: nmero de massa atmica

NUCLDEO
O tomo caracterizado pelo Nmero Atmico (Z), pelo Nmero de Massa (A) e pelo Estado Energtico. Os nucldeos so classificados em: Istopos: nucldeos de mesmo nmero atmico e diferente nmero de massa: 12 X; 12Y; 12Z. Isbaros: nucldeos de mesmo nmero de massa e diferente atmico: 12 13 54 25X; 25Y; 25Z. Istonos: nucldeos que possuem o mesmo nmero de neutrons: 10 35 43 20X; 45Y; 53Z Ismeros: nucldeos que se diferenciam apenas pelo seu contedo energtico: In , 115mIn; 99Tc e 99m Tc

115

EQUIVALNCIA ENTRE MASSA E ENERGIA


A massa de qualquer tomo corresponde aproximadamente a um nmero inteiro de vezes a massa do tomo de Hidrognio. Para determinar com exatido a massa de todos os tomos foi institudo um padro de massas, baseado no tomo do carbono-12. 1 unidade de massa atmica = 1 u.m.a = 1/12 da massa do carbono-12 1 u.m.a.= 1,6606 x 10 -27 kg. A relao E = mc2 exprime a equivalncia entre massa e energia, onde c igual a 2,99792 x 10 8 m/s e a velocidade da luz no vcuo. Como unidade conveniente e compatvel com as massas nucleares utiliza-se o ELETRON-VOLT( eV ) como unidade de energia. 1 eV = 1,602 x 10 -19 Joule. Exemplo: Determine a energia necessria para manter unidas as partculas que constituem o ncleo do tomo de 4He, cuja massa atmica 4,00260 uma.

ESTABILIDADE NUCLEAR

Quando um ncleo resulta de transmutaes geralmente se apresenta em estado excitado, de maior energia. Tais estados so instveis, pois em pouqussimo tempo retorna o seu estado fundamental, emitindo ftons. Estes ftons so de altssima energia quando comparados aos ftons emitidos pelos eltrons em orbita. Essa radiao eletromagntica recebe o nome de fton gama. Cada tipo de ncleo, quando excitado, s pode emitir um conjunto especfico de ftons-gama de freqncias bem determinadas. Nos elementos naturais esta instabilidade decorrente de: 1 - Excesso de massa e carga nuclear; 2 - Alta razo A/Z (Z pequeno em relao a A). Dos elementos naturais (1H 92U) temos os elementos leves at o 82Pb e os pesados do 82 Pb 92 U . Todos os elementos pesados e istopos so radioativos naturais (exceo 83 Bi). Alguns istopos dos elementos leves so radioativos (K, C, In). Os ncleos tambm possuem nveis de energia. O retorno do ncleo ao estado fundamental pode ocorrer com um salto, liberando energia de uma vez ou por uma srie de saltos em cascata.

Ncleos instveis sob transmutao, tal como, fisso ou decaimento radioativo, liberam energia. O processo de decaimento apresentado pelo esquema de decaimento, conforme o exemplo a seguir:

60

Co
>99,9%; Emax=0,31 MeV

E max=1,48 MeV

=1,17 MeV =1,33 MeV


60

Ni

Ncleos instveis sob transmutao, tal como fisso ou decaimento radioativo, liberam energia. O decaimento radioativo pode ser avaliado identificando o radiao emitida e os produtos do decaimento.

1 - decaimento alfa
A

X A-Z Y + 4He + Q

2 - decaimento por emisso de psitron e captura de eltron p n + + + (neutrino) 3 - decaimento beta n p + - + (antineutrino) 4 - transio isomrica nenhuma mudana nos .nucleons, apenas liberao de energia.

EMISSO GAMA
Energia eletromagntica liberada na transio de um estado isomrico para outro de energia mais baixa, a emisso gama precedida por captura de eltron ou por desintegrao alfa, beta e psitron. A Captura de eltrons ocorre com ncleos por excesso de carga. Muitos eltrons so capturados da camada K aumentando a razo n/p. 1 p +0 e 1 n + Esta vacncia ser preenchido para eltron em cascata. Muitos ncleos decaem por ambos captura eletrnica e emisso + 10% Ex.:
22 22

Ne +

Na +

e 90%

+ + 22 Ne +

Converso interna: excesso de energia transferida ao eltron que ejetado com energia igual a liberada pelo ncleo - a energia de ligao do eltron. No h emisso de raios gama. A probabilidade aumenta com o aumento do Z e com o tempo de vida do estado excitado do ncleo.

PRODUO ARTIFICIAL DE RADIONUCLIDEOS


Nucldeos com excesso de neutrons so criados por bombardeamento com neutrons no reator. 13 C + 1 n 14 C + transio isomrica 31 P + 1 n 32 P + transio isomrica Ex.: 3 H, 35S, 51 Cr, 60 Co, 99 Mo, 133 Xe, 198Au Nucldeos com excesso de protons so produzidos por bombardeamento com protons, alfa, deuterons em aceleradores de partculas. Estes decaem por positron ou captura de eltrons com emisso de positrons, ftons etc.. Ex: 13 N, 15 O, 18 F Nucldeos obtidos por fisso Ex: 90 Sr, 99 Mo, 131 I, 137 Cs Exemplo de transmutao nuclear:

14

N (, p)17 .

You might also like