You are on page 1of 4

Contedos programticos propostos para as disciplinas

ingls
bimestre 1 bimestre 5a srie 6a srie 7a srie Comemoraes ao redor do mundo Reconhecimento de comemoraes (dia dos namorados, ano novo, independncia) que ocorrem em datas e de modos diferentes em diferentes pases e culturas; Localizao de nomes de pases em mapas; Localizao de informaes explcitas em textos informativos sobre o tema em estudo; Tempos verbais: presente (retomada) e passado; Datas; Retomada: nomes de pases e nacionalidades em lngua inglesa. O bairro Primeiros contatos Denominao em lngua inglesa Cumprimentos e despedidas; Identificao pessoal: nome, idade, dos diferentes espaos comerciais e comunitrios que esto nos endereo e telefone; arredores da escola (banco, Nmeros em lngua inglesa. padaria, supermercado, farmcia); Relao entre espaos comerciais, Gneros para leitura e escrita sua funo e as aes que neles Fichas de cadastro e formulrios ocorrem tipicamente; (identificao de dados). Verbos de ao; Tempo verbal: presente; Produo: carto de identificao There is / there are. escolar. Gneros para leitura e escrita Descries de diferentes espaos comerciais e comunitrios, sua funo e as aes que neles ocorrem, em folhetos, guias de bairro etc.

eNsiNO FUNDAmeNtAL
8a srie Biografias de pessoas marcantes Identificao de biografias de pessoas marcantes da histria nacional e internacional que ainda esto vivas; Identificao de quando e onde as pessoas nasceram e estudaram, que lngua falam, de que gostavam quando eram pequenas; Relao entre biografias e profisses; Tempos verbais: passado e presente (retomada) e reconhecimento de uso do presente perfeito. Gneros para leitura e escrita Biografias e entrevistas. Produo: biografia de pessoa que admira.

Gneros para leitura e escrita Textos informativos de datas Produo: descrio de diferentes comemorativas, calendrios de espaos comerciais e comunitrios do bairro, sua funo e as aes que eventos, mapas etc. (localizao de informaes explcitas). neles ocorrem, com apontamentos de intervenes para a melhoria da qualidade de vida. Produo: pster com texto informativo em lngua inglesa sobre uma data comemorativa.

VERSO PRELIMINAR - 1

2
bimestre 2 bimestre 5 srie
a

6 srie
a

7 srie
a

8 srie
a

As lnguas estrangeiras em nosso A lngua inglesa e os esportes entorno Denominao das diferentes modalidades de esportes; Reconhecimento de palavras estrangeiras em nomes de lugares, Reconhecimento de palavras marcas de produtos, equipamentos, inglesas ou de origem inglesa jogos, internet etc.; usadas em lngua materna em diferentes modalidades esportivas; Anlise de palavras estrangeiras presentes no cotidiano, sua origem Relao entre modalidades e adaptao em lngua materna. esportivas e atividades praticadas pelos atletas (aes); Gneros para leitura e escrita Tempo verbal: presente contnuo Leitura de portadores de textos e presente simples; impressos que tenham palavras estrangeiras (camisetas, Verbo modal can (para expressar embalagens, manuais e cartes habilidades); de jogos). Denominao de pases e nacionalidades. Produo: psteres sobre a presena da lngua inglesa Gneros para leitura e escrita no cotidiano. Leitura de descries de modalidades esportivas presentes em suportes como o jornal e stios da internet. Produo: carto de identificao de um esportista ou de um esporte.

A day in the life of...: rotinas de jovens em lugares diferentes do mundo Verbos de ao (retomada);

inventores famosos e suas invenes Relao entre invenes e inventores (quem fez o qu);

Tempo verbal: presente (retomada); Descries de invenes, situando-as no momento histrico; Advrbios de tempo, freqncia, Relao entre uma inveno e seu lugar e modo. uso social; Gneros para leitura e escrita Tempos verbais: passado e presente (retomada) e voz passiva (Its used Entrevistas, depoimentos, e-mails, for... ing); dirios etc. sobre rotina; Verbos e adjetivos. Leitura de grficos, anlise de dados obtidos em levantamentos e pesquisas sobre o cotidiano e as Gneros para leitura e escrita preferncias de jovens (localizao Verbetes de enciclopdias ou de informaes explcitas em textos de textos didticos, descries informativos e descritivos). de equipamentos e produtos em catlogos, biografias. Produo: coletnea com e-mails ou cartas produzidos pelos alunos Produo: descrio de um produto para correspondncia com epals ou equipamento inventado ou penpals. pelo aluno.

VERSO PRELIMINAR - 1

3
bimestre 3 bimestre 5 srie
a

6 srie
a

7 srie
a

8 srie
a

Descrio da escola Denominao de objetos (caneta, lpis, mochila) e mveis escolares (carteira, cadeira, lousa); Denominao dos espaos da escola (sala dos professores, sala de aula, biblioteca) e dos profissionais que nela atuam (inspetor, secretria, diretor, professor). Gneros para leitura e escrita Descries de espaos escolares, de organograma de escola, de plantas de fachadas ou outros espaos de escola.

entretenimento Denominao dos espaos de lazer da cidade (parques, museus, cinemas); Relao entre diferentes espaos de lazer e as atividades que neles se podem praticar (o que fazer e onde); Identificao de informaes especficas sobre os espaos de lazer, tais como horrios de funcionamento, localizao, tarifas etc.; Retomada: there + be / can / presente.

Hbitos de alimentao Denominao das diferentes refeies, alimentos e bebidas; Relao entre alimentos e bebidas e refeies; Identificao dos hbitos alimentares em diferentes culturas;

Narrativas pessoais: um episdio em minha vida Identificao dos elementos de uma narrativa (o que, quando, onde e como); Organizao de eventos cronologicamente;

Gneros para leitura e escrita Produo: cartaz com ilustrao de espaos da escola e da sala de aula Folhetos, pginas da internet ou revistas produzidos em lngua com seqncia de nomes escritos e inglesa para turistas que visitam eventual proposta de reorganizao So Paulo ou Brasil. do espao. Produo: folheto ilustrado sobre uma opo de lazer na cidade ou no bairro.

Relao entre um acontecimento Distino entre alimentos e bebidas e uma emoo por ele provocada; saudveis x no-saudveis (junk food x healthy food); Tempos verbais: passado e passado contnuo (retomada); Os diferentes significados dos pronomes indefinidos Adjetivos para descrever sensaes (quantificadores): much, many, a e sentimentos; lot, (a) little, (a) few, some, any, no; Advrbios de tempo, lugar e modo. Tempo verbal: presente (retomada); Gneros para leitura e escrita Dicas para uma alimentao Pequenas histrias e depoimentos, saudvel; relatos de experincia de vida, Verbo modal should. memrias, trechos de autobiografias e dirios de viagem. Gneros para leitura e escrita Leitura de cardpios, tabelas (o valor Produo: roteiro para dramatizao nutricional de diferentes alimentos), em lngua inglesa de uma cena (episdio da vida dos alunos). rtulos etc. Produo: cardpio saudvel para a cantina da escola.

VERSO PRELIMINAR - 1

bimestre 4 bimestre

5 srie
a

6 srie
a

7 srie
a

8 srie
a

Diferentes moradias Denominao de diferentes tipos de moradia; Relao entre ilustrao e descrio de diferentes tipos de moradia; Denominao de espaos de uma casa e dos itens de moblia mais comuns;

Meu perfil, minhas preferncias Denominao de diferentes atividades de lazer (cinema, leitura, msica etc.) praticadas e apreciadas; Tempo verbal: presente (em foco: formas interrogativa e negativa).

Qualidade de vida o que , o que mudou Identificao de mudanas nos hbitos das pessoas durante determinados perodos da vida: infncia, namoro, estudo, alimentao, atividades de lazer etc.;

O mundo ao meu redor e minha vida daqui a 10 anos Previses para o futuro pessoal e coletivo; Relao entre mudanas e aspectos da vida pessoal e social; Advrbios e expresses adverbiais de tempo; Estudo dos adjetivos (formas comparativas); Tempo verbal: futuro (will, there will be); Estruturas verbais: hope to, wish to, would like to. Gneros para leitura e escrita Depoimentos e excertos de artigos opinativos sobre o futuro. Produo: relato autobiogrfico organizado em trs partes: apresentao pessoal, fatos marcantes e expectativas para o futuro.

Identificao de mudana de Gneros para leitura e escrita hbitos em diferentes pocas (a Entrevistas e perfis de pessoas vida de um jovem hoje a de quem Adjetivos usados para descrever que buscam amizades e participam foi jovem h 30 anos); casas e seus espaos. em comunidades virtuais. Organizao de eventos em uma Gneros para leitura e escrita linha do tempo; Produo: perfil individual, em Descries de diferentes lngua inglesa, em que constem Advrbios e expresses adverbiais moradias, de plantas baixas de informaes pessoais (retomada de tempo; empreendimentos imobilirios etc. da 5 srie) e preferncias. Tempos verbais: passado (retomada), passado contnuo, Produo: planta baixa de uma used to. casa contendo itens de moblia, com os cmodos e mveis identificados. Gneros para leitura e escrita Entrevistas, trechos de artigos de revista em lngua inglesa sobre o tema. Produo: entrevistas com pessoas mais velhas sobre como foi sua adolescncia.

VERSO PRELIMINAR - 1

You might also like